Portfólio referente ao ano 2011

41
PORTFÓLIO Centro de Estudo e Pesquisa Secretaria de Educação do Estado de Goiás SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO 2011 www.cirandadaarte.com.br

Transcript of Portfólio referente ao ano 2011

Page 1: Portfólio referente ao ano 2011

PORTFÓLIOCentro de Estudo e Pesquisa

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

SECRETARIA DE ESTADODA EDUCAÇÃO

2011www.cirandadaarte.com.br

Page 2: Portfólio referente ao ano 2011

Estado de Goiás

Marconi Perillo

Governador

Secretário de Estado da Educação

Thiago de Mello Peixoto da Silva

Superintendência de ProgramasEducacionais Especiais

Edvânia Braz Teixeira Rodrigues

Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte

Diretora

Luz Marina de Alcântara

Coordenador Pedagógico

Eliton Perpétuo Pereira

Marlene Solange de Melo Moura

Secretária

Design Gráfico Enio Moreno

Page 3: Portfólio referente ao ano 2011

O Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte/SEDUC

Compreende a arte como comunicação e expressão pessoal e como cultura, o que torna o ensino nesse campo um importante mecanismo para a identificação cultural e desenvolvimento dos sujeitos. A aquisição dos conhecimentos artísticos contribui para a educação dos sentidos, o aguçar da imaginação, a percepção das realidades, o desenvolver da capacidade crítica. A arte na educação é um veículo potencializador para as diversas construções cognitivas e simbólicas envolvidas no ato de conhecer.

O Centro de Estudo e Pesquisa “Ciranda da Arte”

Originou-se da Coordenação de Arte, que funcionava nas instalações da Subsecretaria Metropolitana de Educação desde 1999 e tinha como atribuição acompanhar os projetos de Teatro, Coral, Bandas e Fanfarras referentes aos Projetos de Atividades Educacionais Complementares.Mediante a ampliação desses projetos, ficou explícita a necessidade de formação específica em arte, e, por meio da realização de um levantamento na rede,

verificou-se que somente dezessete professores na Subsecretaria Metropolitana eram licenciados em arte, sendo, os demais, professores de outras graduações, que assumiam a disciplina para complementação de carga horária, o que fragilizava as aprendizagens artísticas. No sentido de mudar esse quadro, a Secretaria da Educação determina a exclusividade do professor em arte, buscando fortalecê-la como campo do conhecimento e incentivar a formação e capacitação dos professores. Inicia-se também o processo de formação continuada por meio do curso “Novas Metodologias para o Ensino da Arte”, que aprofunda os conhecimentos em Artes Visuais, Audiovisuais, Dança, Teorias da Aprendizagem, História das Artes Visuais, Música e Teatro e suas aplicações no ensino. Esse curso foi oferecido em três edições, nos anos de 2002, 2003 e 2004, compondo-se de sete módulos, com a carga horária de 190 horas. Nesse período, a Coordenação utilizou-se de lugares cedidos pelas unidades escolares, atendendo a um quantitativo de 138 professores. Diante da necessidade de sediar a educação continuada dos professores e acompanhar os seus projetos mais sistematicamente, bem como desenvolver ações no campo das artes e da cultura, a Coordenação de Arte tem amplo apoio do governo do Estado de Goiás, Marconi Perillo. Assim, ganha instalações próprias em 2004 e cria-se o Centro de Estudo e Pesquisa “Ciranda da Arte” sob a Lei nº 15.255 de 15/07/2005.

Concepções que orientamo Ensino das Artes

Histórico do Centro de Estudoe Pesquisa Ciranda da Arte

Page 4: Portfólio referente ao ano 2011

Em consequência das providências iniciadas, visando à transformação da realidade do ensino de arte em Goiás, torna-se necessária a ampliação da oferta de formação/capacitação dos professores. Neste sentido, a partir de 2006 o Centro de Estudo e Pesquisa “Ciranda da Arte” passa a dar suporte à totalidade das Subsecretarias Regionais do Estado, criando diversas frentes de trabalho para o desenvolvimento de ações educativas de relevância, nas quais o Ciranda da Arte se faz parceiro atuante e sempre presente.

O Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte/SEDUC

Acompanha, nas escolas, o trabalho dos professores que participam de seus cursos de formação continuada, construindo juntos propostas curriculares, sugestões metodológicas e oficinas de produção artística viáveis para o contexto escolar. Por meio de grupos de estudos, experiências são socializadas, surgem contribuições e interessantes iniciativas para a melhoria do ensino de arte nas escolas

Ampliando o seu raio de ações

Acompanhamento Didático-Pedagógicoaos Professores da Rede

Page 5: Portfólio referente ao ano 2011

O Centro de Estudo e Pesquisa “Ciranda da Arte” ministra cursos semestrais com duração média de 90 horas, nas diversas linguagens artísticas. Estes cursos são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação - CEE e oportunizam, além do aprimoramento profissional, a titularidade dos professores da rede, com melhoria de seus vencimentos. O Programa de Formação Continuada é elaborado bienalmente e encaminhado ao CEE paraanálise e aprovação. Após a realização dos cursos, são encaminhados relatórios dos mesmos ao CEE para que seja autorizada a emissão de certificados mediante Resolução. Para o biênio 2011/2012 foram autorizados os seguintes cursos:

1. Análise de obras áudio e visuais

Ementa: Estudo da fenomenologia enquanto ciência que fundamenta a relação dos significados da arte na sociedade a partir da análise de obras visuais e musicais. Estudo da História da Arte, História da Música, História Geral e do Brasil por meio do processo de Análise Fenomenológica. Elaboração de propostas de análise de obras artísticas na escola junto aos alunos da rede de ensino básico.

Cursos de formaçãocontinuada

Page 6: Portfólio referente ao ano 2011

Ementa: Problematização de questões relativas ao ensino contemporâneo de arte. Discussão das principais teorias sobre a arte educação. Debater os fundamentos do ensino de arte, suas concepções e evidências numa abordagem histórica, sociológica e cultural a partir do contexto contemporâneo.

Ementa: Compreensão das imagens como narrativas visuais. Discussão das principais teorias do desenvolvimento estético. Abordagem das diferenças entre recepção, fruição, apreciação ou leitura estética. Compreensão e interpretação de imagens na escola.

Ementa: Introdução à linguagem cinematográfica. Estudos básicos de roteiro. As diversas fases da produção e a direção. Equipe técnica de filmagem. A gravação. Introdução à edição/montagem.

Ementa: Reflexão sobre a relação entre o museu e a escola. Apresentação e discussão das estratégias de atuação educacional da escola. Estudo/reflexão das diferentes formas de representação artística que constituem o que a história da arte denomina de arte clássica, moderna e contemporânea. Construção de analogias a partir das diferentes formas de organização da composição plástica de artefatos visuais.Fomento de diferentes olhares para o objeto cultural, associando-o às problemáticas atuais, desvelando os códigos interpretativos necessários à sua contextualização.

Ementa: Introdução às práticas e produção em Artes Visuais, foco nas formas do bidimensional de forma experimental e lúdica. Noções básicas e fundamentais desse campo, com a utilização de diversos materiais, acompanhadas por explicações teóricas a respeito do fazer artístico. Desenvolvimento de técnicas e conceitos estéticos-seqüencias na construção de formas bidimensionais. Articulação entre os fundamentos técnicos e suas respectivas linguagens no sentido de suportes bidimensionais

Ementa: Desenvolvimento, análise e criação de desenhos em estilo mangá. Histórias em quadrinhos em estilo japonês. Discussão de aspectos que os diferenciam dos quadrinhos ocidentais.

8. Intervenção Urbana

Ementa: Estudo das manifestações artísticas que ocorrem em espaços urbanos, dentre elas o graffiti, a instalação e fotografia. Trabalhando os indivíduos para que eles se reconheçam nestes espaços e promovam mudanças, sentindo-se protagonistas desta realidade.

Imagens Criticamente 2.Compreendendo 3.O ensino das artes na

contemporâneidade

5.Prática audiovisualna sala de aula

7.Práticas do desenhopor meio do Mangá

6.Prática educativa escolarem arte

4.Museu e Escola - diálogos possíveis

Page 7: Portfólio referente ao ano 2011

Ementa: A Arte Moderna sob a ótica contextual, histórica e social brasileira. A influência das vanguardas artísticas européias na cultura e na produção brasileira e de artistas que se consagraram no país. Estudos teóricos e práticos relacionados às narrativas visuais da postura moderna brasileira, à luz do ensino de artes visuais. Elaboração e realização de projeto de trabalho relativo à matriz curricular, a ser desenvolvido na escola pelos (as) integrantes do curso.

Ementa: Estudos teóricos, técnicos do desenho com a utilização dos elementos formais. Criação de imagens a partir de experiência visuais e orais promovendo diálogos poéticos.

Ementa: A História da Arte Ocidental, especialmente a arte Grega como foco dos estudos teóricos e práticos relacionados às narrativas visuais contemporâneas, bem como o ensino de artes visuais. Elaboração e realização de projeto a ser desenvolvido na escola pelos (as) integrantes do curso.

Ementa: Conceitos de imagem, análise e processos de criação. Estudo das possibilidades de Criação de imagens mediadas

pela máquina, numa abordagem metodológica voltada para o ensino de Arte tendo como

suportes e ferramentas diferentes recursos eletrônicos.

Ementa: Estudo, contextualização e pesquisa da arte dos povos africanos e sua influência na arte e cultura nacional brasileira. Problematização de questões relativas à: produção e circulação de Arte, cultura e relações étnico-raciais, análise de expressões contemporâneas, representações imagéticas na mídia e no imaginário coletivo.

Ementa: A Arte Moderna sob a ótica contextual, histórica e social brasileira. A influência das vanguardas artísticas européias na cultura e na produção brasileira e de artistas que se consagraram no país. Estudos teóricos e práticos relacionados às narrativas visuais da postura moderna brasileira, à luz do ensino de artes visuais e da Proposta da Matriz Curricular.

Ementa: Iniciação á história da Arte Ocidental (Pré-história e Egito), relacionando-a com as reflexões sobre o ensino e na realização do projeto de trabalho, produção e aprendizagem artística dos educadores e de sua práxis.

Ementa: Estudo das formas figurativas e abstratas enquanto elementos estruturantes na composição, conceito e significação das imagens. Metodologia formalista de compreensão da imagem. Investigação de técnicas artísticas, diferentes recursos de produção de imagem e construção de projetos de investigação e experimentação do fazer artístico voltado para o ensino de Arte.

9.Introdução ao Desenho 10.História, reflexão e produção: Arte Clássica

16. Diálogos entre Abstrato e Figurativo15.Arte Antiga Ocidental

Sociedades primitivas

14.Análise e reflexão da influênciadas vanguardas europeias na culturae produção artística brasileira

13.Arte Afro-Brasileira

12.Entre meios e metáforasno ensino de Artes Visuais

11.História produção e reflexãoModernismo no Brasil

Page 8: Portfólio referente ao ano 2011

Ementa: Conceitos de imagem, análise e processos de criação. Estudo das possibilidades de Criação de imagens mediadas pela máquina, numa abordagem metodológica voltada para o ensino de Arte tendo como suportes e ferramentas diferentes recursos eletrônicos.

Ementa: Estudo das formas bi e tridimensionais. Metodologia formalista de compreensão da imagem. Investigação de técnicas artísticas, de conceitos, recursos de produção de imagem e construção de projetos de investigação e experimentação do fazer artístico voltado para o ensino de Arte.

Ementa: A História da Arte Ocidental, especialmente a arte Grega como foco dos estudos teóricos e práticos relacionados às narrativas visuais contemporâneas, bem como o ensino de artes visuais. Elaboração e realização de projeto a ser desenvolvido na escola pelos (as) integrantes do curso.

Ementa: Estudo da linha e da mancha enquanto elementos estruturantes na composição e significação das imagens dentro do contexto histórico. Metodologia formalista de compreensão da imagem. Investigação de técnicas artísticas, de conceitos, recursos de produção de imagem e construção de projetos de investigação e experimentação do fazer artístico voltado para o ensino de Arte.

Ementa: Estudo, contextualização e pesquisa da arte de povos indígenas americanos, povos africanos e sua influência e presença na arte e cultura nacional hodierna. Problematização de questões relativas à produção e circulação de Arte e cultura afro, africana e indígena. Abordagem e conhecimento de referenciais teóricos da arte, da cultura e das relações étnico-raciais, análise de expressões contemporâneas da cultura nesse segmento e suas representações nas mídias e no imaginário coletivo. Introdução aos estudos da marca africana e indígena na cultura e na corporeidade brasileira.

Ementa: O teatro de formas animadas; Memória, identidade, e posicionamento a partir dos conceitos de animação e manipulação de objetos. Imagens, cenas e discursos sobre as narrativas com bonecos.

Ementa: Teoria, estudo da Arte Cênica e a Contação de Histórias; origem, percurso histórico e práticas vivenciadas da arte de contar histórias; prática: desenvolvendo as habilidades do contador de histórias; sessões de histórias nas escolas estaduais; preparação e aquecimento para contação de histórias; memorização: exercícios de memorização; memorização histórias diversas; projetos de leitura; utilizando a contação de histórias na interdisciplinaridade em salas de aula; elaboração de projetos de leitura; produção de histórias para publicação e incentivo à leitura.

Ementa: Teoria da Arte Cênica e a Contação de Histórias; origem da arte de contar histórias; apropriação e domínio das habilidades pertinentes ao contador de histórias; a linguagem corporal: facial: expressão de sentimentos, olhos, boca; gestos: cabeça, braços, pernas; vocal: uso da voz – postação vocal e projeção da voz; cuidados e higiene vocal; preparação e aquecimento das pregas vocais; memorização: funções intelectuais da memorização; exercícios de memorização; contação de histórias no contexto escolar; projetos de leitura; a utilização da contação de histórias na interdisciplinaridade; elaboração de projetos pedagógicos.

17.Processo de criação de Imagens e as Ntic´s.

18.Diálogos entre Bi e Tridimensional

20.Diálogos entreLinear e Pictórico

21. Arte, Ensino e RelaçõesÉtnico-Raciais

22. Experimentações com formas animadas

23 . Contar Histórias: uma arte milenar

24. Contando, re-contando e escrevendo histórias

19.Arte Clássica: História.Reflexão e Produção numaperspectiva contemporânea

Page 9: Portfólio referente ao ano 2011

Ementa: Estudo de princípios metodológicos dos jogos teatrais no contexto escolar; Princípios básicos da improvisação; Importância do aspecto lúdico do ser humano, da consciência corporal, da concentração e da criatividade; Atividades teóricas e práticas, com base nos jogos teatrais e suas aplicações em sala de aula.

Ementa: Teoria: O que é a memória, e como tirar maior proveito dela. Arte cênica e a contação de histórias. Memorização: Funções intelectuais da memorização; exercícios de memorização; a importância de se desenvolver a mente; Inteligências Múltiplas; técnicas de memorização. Apropriação e domínio das habilidades pertinentes ao contador de histórias: a linguagem corporal; facial: expressão de sentimentos, olhos, boca; gestos: cabeça, braços, pernas; vocal. Uso da voz – postação vocal e projeção da voz; cuidados e higiene vocal; preparação e aquecimento das pregas vocais.

27. Laboratório de Máscaras

Ementa: Origem, natureza e tradição das máscaras; Tipologia, formas e aspectos culturais; Sentido do Mascaramento por uma perspectiva jungiana – o que a mascara esconde ou revela no sujeito?; A Máscara e o corpo – A Máscara Artística e sua aplicação cênica.

Ementa: O Processo histórico-cultural do lúdico na infância; A dimensão lúdica e social da criança na Educação Infantil; Concepções e fundamentos da ludicidade; O universo expressivo das crianças: jogos lúdicos dramáticos e teatrais; O papel do jogo no domínio da arte teatral, para vivenciar etapas de construção da representação: a expressão corporal, visual, sonora, textual e a criação da personagem – prática e aplicação em contextos escolares.

Ementa: Didática e pedagogia teatral no contexto escolar através dos conteúdos de teatro de Viola Spolin, Augusto Boal e Hilton Carlos de Araújo. Inserir dinâmicas de entrosamento, de sensibilização e de particularidade dos sentidos além de jogos teatrais e/ou dramáticos. Desenvolver a criatividade e a interpretação teatral por meio dos cinco sentidos do corpo humano.

Ementa: do narrador de histórias; estudo de técnicas de ensino da contação de histórias para os alunos e sua viabilidade de aplicação na escola; como incentivar crianças a gostar de ler e contar histórias; técnicas de expressão oral, facial, gestual e corporal; exercícios de memorização; estudo de gêneros narrativos; elaboração de Projeto de formação de grupo de contadores infantis e infanto-juvenis na escola; execução do projeto com acompanhamento e avaliação; funcionamento do grupo de contadores de histórias.

Estudo das metodologias de desenvolvimento do contador e

25. Jogos Teatrais 26. Memorização e Contação de História

28. Dinamizando a biblioteca e formando grupos infantis de contadores de histórias

29. Do Faz-de-conta à representação cênica

30. A Interpretação através dos sentidos

Page 10: Portfólio referente ao ano 2011

Ementa: Introduzir conceitos de técnica vocal. Discutir problemas fisiológicos da voz que envolva afinação e mudança de voz no jovem cantor. Apresentar repertório diversificado para coros iniciantes. Desenvolver dinâmicas de regência coral. Estudo da técnica gestual dos compassos simples, compostos e alternados com inicio nos diferentes tempos e frações destes compassos. O estudo da fermata. O uso do diapasão. O uso da mão esquerda para os diferentes tipos de entradas e acabamentos. O estudo analítico das peças e a preparação das partituras.

Ementa: Promover vivências com as modalidades propostas no documento curricular em arte, mas especificamente em música, relacionando-as com os conceitos e a abordagem metodológica em educação em musical.

Ementa: Estudo da técnica gestual dos compassos simples, compostos e alternados com inicio nos diferentes tempos e frações destes compassos. Introduzir novos conceitos de técnica vocal. Fisiologia da voz. Introduzir o estudo da Dicção e fonética. Discutir modelos vocais em diferentes exemplos de coros. Questões relativas a estilo e interpretação de repertorio coral do período renascentista ao contemporâneo.

Ementa: Estudo teórico e prático da montagem de espetáculos musicais na escola por meio da integração entre elementos das artes cênicas (teatro e dança) e música (instrumental e canto). Elaboração de propostas de montagem de espetáculo musical junto aos alunos da rede de ensino básico na disciplina Arte de forma contextualizada e significativa.

Ementa: Estudo dos conceitos artísticos e a concepção de suas linguagens: música e literatura; música e imagem, música e paisagens sonoras e visuais em uma visão interartística. Reflexões e práticas pedagógicas para sala de aula.

Ementa: O uso de softwares e ferramentas tecnológicas para o ensino de música na escola: programas, experiências, publicações e possibilidades pedagógicas para o ensino e aprendizagem musical em sala de aula. Discussão e elaboração de propostas para o uso das Novas Tecnologias para o Ensino de Música na Escola.

Ementa: Desenvolvimento de atividades de criação musical e organização sonora por meio de processos de pesquisa de sons e de “produção musical” via computador. Atividades pedagógicas musicais voltadas para a criação e estruturação musical pelos alunos das escolas da rede.

Ementa: Estudo teórico e prático da regência, seus gestuais, aplicações em compassos simples e compostos, diversas formas e variações, enfocando recursos físicos e intelectuais fundamentais para preparação, técnica, direção e execução de peças musicais dos mais diversos tipos Abordagem histórica de grandes regentes musicais dos mais diversos tipos abordagem histórica de grandes regentes.

40. Currículo em Arte: Interagindo com as Modalidades Musicais

39. Fundamentos da Regência Coral 41. Metodologia Coral 42. Montagem de Espetáculo Musical na Escola

43. GEP: Música e Interartes 44. GEP: O Uso de Softwares

na Musicalização Escolar45. Produção MusicalEletrônica

46. Regência aplicada para Bandas

Page 11: Portfólio referente ao ano 2011

Ementa: O teatro de representação e a presença do ator; O discurso da Antropologia teatral e os princípios do ator compositor; A cena como arena da performance e cerimonialidade.

Ementa: As tendências pedagógicas mais recorrentes no ensino das artes no Brasil, com ênfase no binômio Teatro-Educação; Objetivos em Teatro-Educação; Processo e/ou produto em Teatro-Educação; O Teatro como componente curricular eou projeto extra-curricular; Elementos de composição do currículo numa perspectiva reflexiva; Investigação acerca do ensino do Teatro no Estado de Goiás; Interações com práticas teatrais na escola.

Ementa: Os principais elementos que caracterizam o movimento dramático; A perspectiva pós-dramática da cena contemporânea; Territórios e territórios no universo da Representação Cênica; A performance como linguagem de cruzamentos na representação do eu.

Ementa: A tecnologia da cena e o desenvolvimento do espetáculo cênico; As artes e as técnicas que estruturam o espetáculo cênico. Concepção e encenação de idéias. Os processos de construção física do espetáculo.

.

Ementa: Contextos sócio-históricos do Teatro; O teatro e a Educação; O ensino de teatro no Brasil; Metodologias de ensino e encenação teatral na sala de aula.

Ementa: O teatro do Oprimido como instrumento de participação popular, torna-se uma forma de discussão dos problemas públicos, constituindo também um canal de formação, na qual se desenvolve a compreensão critica contextualizada e também possibilita o estimulo da criatividade. Estudo do Teatro do oprimido por meio da prática de jogos, exercícios e técnicas teatrais e da vivência estimular a discussão de questões do cotidiano; com o objetivo de contextualizar relações de poder, por meio de histórias entre oprimido e opressor.

Ementa: Estudo das principais manifestações artísticas do Brasil geradas pela cultura popular e de natureza teatral focando o fenômeno das práticas festivas, suas formas de representações e suas funções sócio-culturais e civilizatórias. Reflexão sobre a identidade expressiva do brasileiro e suas relações com a identidade cênica do ator em processo de formação.

Ementa: Estudo teórico e prático dos aspectos objetivos e subjetivos formadores do regente de banda, enfocando aspectos técnicos básicos para a composição, organização, preparação, técnica e direção de grupos de bandas dos mais diversos tipos. O papel do regente como educador musical.

32. O Teatro na educação básica 33. Representações híbridas na cena teatral 34. Técnicas Teatrais

35. Teatro na Escola: Concepções e Métodos. 36. Teatro do Oprimido:

Estudo e vivências37. Teatro e Cultura

Popular

31. A presença física doatoe e a construção

de sentidos na cena

38. Fundamentos básicosda regência e formação

de bandas

Page 12: Portfólio referente ao ano 2011

Ementa: Estudo teórico, prático e didático para formação de professores de clarineta em banda, enfocando os aspectos performáticos e didáticos do professor de clarineta. Estudo e discussão da sua atuação como clarinetista e como professor de clarineta na banda e seu papel como professor pesquisador no processo de ensino e aprendizagem na contemporaneidade do ensino da clarineta nas escolas.

Ementa: Estudo da técnica vocal. A experimentação dos recursos vocais, sua aplicabilidade seja na formação do repertório individual ou no desenvolvimento da identidade vocal de grupo.

Ementa: Estudo e discussão das principais metodologias musicais e sua aplicabilidade em sala de aula. As pedagogias musicais e a matriz curricular para o Estado de Goiás.

Ementa: Estudo e reflexão da práxis pedagógica dos professores de linha de frente a partir dos conteúdos propostos: Orientação Pedagógica para a formação de balizas e Composição Coreográfica.

Ementa: Estudo das concepções de corpo e dos diferentes paradigmas de deficiência. Discussão das origens dos problemas sociais enfrentados pelos deficientes e minorias excluídas. Os diferentes tipos de deficiência e as políticas educacionais. A prática da inclusão e as mudanças de concepção de educação. A dança e seus processos pedagógicos e inclusivos para a formação consciente e autônoma do sujeito.

Ementa: Estudo dos elementos da consciência e da percepção corporal, na educação, no trabalho e na arte. Estudo da escuta do corpo através de práticas corporais que consideram esses elementos cruciais para a integração corporal. Estudo do corpo diferenciado e sensível na dança.

Ementa: Reflexão sobre o contexto antropológico, cultural e estético do corpo e da dança. Estudo dos elementos constituintes da dança e seus aspectos conceituais e práticos.

Ementa: Estudo de estruturas organizacionais de apresentações públicas em dança. Possibilidades coreográficas, cenários e figurinos. Análise de produções regionais. Intercâmbio entre escolas da rede estadual de ensino – Palco itinerante.

47. Formação continuada de professores de clarineta nas bandas das escolas

48. Técnica vocal para regentes

49. GEPO Uso das Pedagogias Musicais em Sala de Aula: Metodologias e Tendências

50. Corpo Coreográfico e Balizas de Bandas e Fanfarras

54. Sistematização e Produção em Dança

53. O Corpo na Dança52. Elementos da consciência para a dança

51. Corpo, Dança e Inclusão

Page 13: Portfólio referente ao ano 2011

Ementa: Estudos, discussões e reflexões em dança, arte e educação têm como desafio lançar um olhar crítico para a dança enquanto área de conhecimento legitima no contexto escolar e, portanto, conhecimento que contribui na formação de sujeitos críticos, criativos e sensíveis. Fomentar pesquisas e debates que auxiliem no sentido de ultrapassar a visão hegemônica de corpo, arte e, portanto da dança presente na escola. Faz parte de um Projeto de Extensão da FEF/UFG, onde uma das ações e estabelecer parceria com Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, órgão ligado a Secretaria de Estado da Educação de Goiás.

Ementa: Estudos teóricos e práticos na construção de diálogos híbridos entre a Dança e os processos tecnológicos na contemporaneidade. Abordando metodologias voltadas para o ensino de Dança, com base nas estruturas coreológicas teorizadas por Rudolf Laban. Experienciar processos de criação em vídeo-dança.

Ementa: Estudo e reflexão acerca da práxis pedagógica em dança partindo compreensão crítica da concepções de corpo via imagem na Dança e sua estética. Conceito das estruturas coreológicas teorizadas por Laban. Pesquisa de campo e elaboração de projetos de trabalho na construção de uma metodologia partindo da visualidade, mediada pelo processo de criação em Dança.

Ementa: Investigação coreográfica com base nos elementos estruturais do movimento, a partir de técnica, improvisação e repertório. Construir relações entre corpo, cultura e sociedade no processo de criação individual e coletiva, ampliando a percepção, o sentido e a significação da práxis pedagógica em sala de aula.

Ementa: Investigação e pesquisa de materiais didáticos na elaboração de estratégias metodológicas em Dança. Proporcionando trocas entre os educadores partindo de suas experiências em sala de aula, para a elaboração de projetos coletivos.

Ementa: Momentos específicos para o debate, estudo e reflexão sobre o ensino de Arte, em todas as linguagens, considerando a relevância da pesquisa e constante investigação no processo ensino-aprendizagem, sintonizando o professor com as teorias e produções contemporâneas.

Ementa: Problematização de questões relativas ao ensino de arte no Brasil. Discussão das principais teorias sobre a arte educação desenvolvidas no Brasil. Fundamentos do ensino de arte brasileiro, suas concepções e evidências numa abordagem histórica, sociológica e cultural a partir do contexto contemporâneo.

Ementa: Estudo de questões relativas à arte enquanto fenômeno humano, portanto cultural. Discussão das principais teorias sobre cultura. Fundamentos do ensino de arte, suas concepções e evidências numa abordagem histórica, sociológica e cultural a partir do contexto contemporâneo.

55. Grupo de estudos e pesquisa em dança, arte e educação

56. Poéticas Tecnológicas em Dança

57. Dança e visualidade: uma educação estética 58. Processos de

composição coreográfica

62. Ensino das Artes numa abordagem cultural

61. Percurso histórico do Ensino de Arte no Brasil

59. Estratégias Metodológicas para o ensino de Dança

60. GEP de arteGrupo de estudo e pesquisaArtes Visuais, Música e Teatro

Page 14: Portfólio referente ao ano 2011

Ementa: Estudo e discussão das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem baseadas na psicologia construtivista do desenvolvimento filogenético (Piaget), sociogenético (Vigotsky), ontogenético e microgenético. Estudo da colaboração destas teorias em relação com o desenvolvimento de atividades arte-educativas na escola. Desenvolvimento de propostas de ensino de Arte que considere o processo de desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo.

Ementa: Básico da Lingua Brasileira de Sinais/Cultura, Identidade Surda e Cidadania/ Expressão facial e corporal/O ensino de arte para surdos.

Ementa: Estudo e discussão sobre fundamentações teóricas e metodológicas das relações entre as linguagens artísticas. Estudo das possibilidades de integração das Artes e da Interdisciplinaridade e elaboração de propostas de atividades de ensino de arte na escola que integre as linguagens artísticas (Análise, Criação e Execução).

Ementa: Estudo e discussão sobre o ensino da Arte na contemporaneidade levando em conta o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC's) e a Educação a Distância (EAD). Exemplos, possibilidades e elaboração de propostas do uso destas ferramentas para a dinamização do ensino e da aprendizagem da arte nas escolas.

CURSOS MINISTRADOS EM 2011

Ementa: Orientações curriculares em arte para o ensino fundamental. Fundamentos metodológicos e epistemológicos do ensino de Arte. Processos históricos do ensino de arte. Avaliação e metodologia em arte. Experimentações artísticas.As aulas foram ministradas na sede da Ciranda da Arte, no período matutino e noturno, às quartas feiras, durante os meses de agosto a dezembro, totalizando um total de 14 encontros presenciais. Os professores da rede apresentaram pouco conhecimento na área de artes visuais, mas surpreendentemente esse grupo transformou-se em um sólido “grupo de estudo”, percebendo a importância da arte no espaço escolar. Estudo Curriculares/Noturno

Estudos Curriculares/Matutino

63. Psicologia do Desenvolvimento na Arte

64. Arte no Silêncio: Língua Brasileira de SinaisLibras

65. Interdisciplinaridade na Arte-Educação

66. Educação à distânciae NTIC's no Ensino da Arte

Reorientação Curricular na Prática: Arte Carga Horária: 90h

Page 15: Portfólio referente ao ano 2011

Turma do Curso Entre Meios e Metáforas no Ensino de Artes Visuais/Vespertino

Ementa: Conceitos de imagem, análise e processos de criação. Estudo das possibilidades de criação de imagens mediadas pela máquina, numa abordagem metodológica que teve como suporte e ferramentas os diferentes recursos eletrônicos.O curso Entre Meios e Metáforas teve como objetivo proporcionar experiências teórico/práticas de forma significativa na formação do professor, possibilitando o conhecimento dos processos de produção da gravura por meio da técnica de estampas: 1) Estêncil, que tem tradição milenar de estamparia com a utilização de moldes vazados; 2) Gravura digital, contemplando a produção artística com vistas a desenvolver o potencial crítico e reflexivo do docente, permitindo-lhe vivenciar experiências com o uso de softwares e periféricos para a criação e impressão de imagens, para então repensá-las no contexto do ensino das artes visuais. O tema Identidade foi o eixo norteador para o desenvolvimento das pesquisas e produções, onde foram privilegiadas as escolhas pessoais a partir das vivências e da realidade na qual os professores estão inseridos.

DANÇA

Ementa: Investigação coreográfica com base nos elementos estruturais do movimento, a partir de técnica, improvisação e repertório. Construir relações entre corpo, cultura e sociedade no processo de criação individual e coletiva, ampliando a percepção, o sentido e a significação da práxis pedagógica em sala de aula. O curso contou com uma carga horária de 90h/aula subdividida em atividades presenciais; elaboração de um projeto temático e desenvolvimento do mesmo com os estudantes da rede estadual; atividades complementares em espaços culturais. A abordagem metodológica foi fundamentada na contextualização, compreensão crítica e produção, partindo de reflexões sobre o processo de composição coreográfica. A compreensão crítica da dança propôs uma interpretação cultural, artística e estética no apreciar o que, como, quando, onde e por que as pessoas dançam. A produção contemplou o dançar, o estudo, na práxis, do movimento dançado, em repertórios construídos culturalmente, bem como a improvisação e composição coreográfica.

Visitas e Participações emEventos da Área de Dança

Turma Processos de Composição Coreográfica 2011

Entre Meios e Metáforas no Ensino das Artes Visuais Carga horária: 90h

Processos de composição coreográficaCarga horária: 90h

Page 16: Portfólio referente ao ano 2011

MUSICAReorientação Curricular na Prática: Arte Carga horária: 90h

Ementa: Orientações curriculares para o ensino fundamental. Fundamentos contemporâneos do ensino de arte. Processos históricos do ensino de arte. Avaliação e metodologia em arte. Experimentações artísticas.O curso abordou o estudo da Matriz Curricular de Música, focando as diversas manifestações da música de acordo com a realidade escolar, possibilitando o diálogo entre as modalidades, os anos letivos e eixos temáticos que estruturam a matriz. Estudou-se alguns vídeos cuja reflexão abarcou os temas “o professor de arte na pós-modernidade” e “currículo”. Dentre os vídeos, ressaltam-se: “Desafios Futuros” de José Carlos Libâneo; “Formação de Professores” de Cipriano Luckesi,“Poder/Subjetividade e Currículo” postado por Luguiraud e parte do filme:”Um adorável professor”. A metodologia de implementação da matriz foram as Sequências Didáticas.

Estudos Curriculares/Matutino

Fundamentos Básicos da Regência e Formação de BandasCarga horária: 90h

Grupo de Estudo e Pesquisa daMusicoterapia na EducaçãoCarga horária: 90h

Ementa: Estudo teórico e prático dos aspectos objetivos e subjetivos formadores do regente de banda, enfocando aspectos técnicos básicos para a composição, organização, preparação, técnica e direção de grupos de bandas dos mais diversos tipos. O papel do regente como educador musical.

Ementa: Estudos interdisciplinares sobre Música, Musicoterapia e Educação. Reflexões dialogadas em grupo acerca da aplicabilidade da Musicoterapia na educação. Estruturação conjunta, entre os atores da comunidade escolar, de procedimentos e/ou processos de intervenção musicoterapêutica. Aplicabilidade da Musicoterapia em espaços educativos dentro da escola de tempo integral. Formação continuada de profissionais musicoterapeutas. Musicoterapia na Educação. Metodologia de Pesquisa e ação: a Construção Musicoterapêutica Integrada.

da (EMAC/UFG), contratados pela SEDUC-GO e atuantes nas escolas de tempo integral; por profissionais das escolas de tempo integral; alunos graduandos e pós-graduandos da EMAC/UFG vinculados GEP; e profissionais musicoterapeutas vinculados ao Projeto de Extensão Grupo de Estudo e Pesquisas em Musicoterapia na Educação (NEPAM-EMAC/UFG). Outros profissionais de outras áreas do conhecimento que discutem o uso da música na educação e outros temas também podem participar do curso. Entre os objetivos do GEP podemos elucidar:

1) Proporcionar a efetivação de estudos interdisciplinares sobre a aplicabilidade da Musicoterapia na educação;

2) Estimular a geração de novos estudos, pesquisas e produção científica sobre Musicoterapia na educação;

3) Desenvolver tecnologias leves à aplicação da Musicoterapia na educação.

O Público-alvo foi composto pelos alunos egressos do curso de musicoterapia

Page 17: Portfólio referente ao ano 2011

TEATRO

O Ensino de Artes Visuais na Contemporaneidade

Memorização e Contação de História Carga horária: 90h

Contando e Re-contando e Escrevendo Histórias Carga horária: 90h

Gep de Arte - Grupo de Poéticas e Produção em Artes Visuais

Ementa: O que é a memória, e como tirar maior proveito dela. Arte cênica e a contação de histórias. Memorização: Funções intelectuais da memorização; exercícios de memorização; a importância de se desenvolver a mente; Inteligências Múltiplas; técnicas de memorização. Apropriação e domínio das habilidades pertinentes ao contador de histórias: a linguagem corporal; facial: expressão de sentimentos, olhos, boca; gestos: cabeça, braços, pernas; vocal. Uso da voz – impostação vocal e projeção da voz; cuidados e higiene vocal; preparação e aquecimento das pregas vocais.

Ementa: Teoria, estudo da arte cênica e a contação de histórias; origem, percurso histórico e práticas vivenciadas da arte de contar histórias; prática: desenvolvendo as habilidades do contador de histórias; sessões de histórias nas escolas estaduais; preparação e aquecimento para contação de histórias; memorização: exercícios de memorização; memorização histórias diversas; projetos de leitura; utilizando a contação de histórias na interdisciplinaridade em salas de aula; elaboração de projetos de leitura; produção de histórias para publicação e incentivo à leitura.Curso oferecido para professores das redes estadual e municipal (escolas de 1º ao 5º ano EF); estudantes de licenciaturas da UFG. Todas as segundas feiras das 18h30min às 21h30min. Foram ministradas técnicas de contação de histórias com brinquedos cantados, recursos lúdicos e visuais. Houve elaboração de pequenos grupos com projetos de incentivo à leitura por meio da contação de histórias. O grupo recebeu a visita da escritora de literatura infantil em Goiás, Diane Valdez, da Faculdade de Educação da UFG. O curso contou com a participação de grupos de produção do Ciranda da Arte: Trupe dos Cirandeiros com “O capitão e a sereia”; Mara Veloso e Gustavo Araújo com “A moça Tecelã”; Ciranda dos Contos com as contadoras de histórias Shirlene e Bárbara do grupo Gwaya Contadores de Histórias.

Contando re-contando e escrevendo história

Grupo de estudo e pesquisa em artes visuais/ 2º semestre de 2011

O GEP- Grupo de Poéticas e Produção em Artes Visuais é direcionado para a pesquisa das práticas e produções em Artes Visuais, se estruturando a partir dos eixos temáticos da matriz curricular de arte. Tendo na sua base a produção artística vinculada ao trabalho pedagógico, o curso buscou fortalecer a identidade do professor de arte enquanto artista. A finalização do curso resultou numa apresentação dos trabalhos produzidos durante o curso, na vertente contemporânea

Page 18: Portfólio referente ao ano 2011

“Histórias para Contar, Brincar e Encantar”Profª formadora: Vanusa Nogueira Neves

Curso oferecido para professores das redes estadual e municipal (escolas de 1º ao 5º ano EF) ; estudantes de licenciaturas da UFG. Todas as Segundas Feiras das 18h30min às 21h30min.Foram ministradas técnicas de contação de histórias com brinquedos cantados, recursos lúdicos e visuais. Houve elaboração de pequenos grupos com projetos de incentivo à leitura por meio da contação de histórias. O grupo recebeu a visita da escritora de literatura infantil em Goiás, Diane Valdez, da Faculdade de Educação da UFG.

Page 19: Portfólio referente ao ano 2011

A EaD na Formação Continuada de Professores de Arte

Na perspectiva de atender as demandas de formação continuada dos professores de arte em suas diversas áreas (musica, dança, teatro, artes visuais), o Ciranda da Arte tem se dedicado a experimentar e pesquisar as possibilidades da modalidade do ensino à distancia que faz uso das redes virtuais da internet e dos programas de educação online. O atendimento às turmas de professores que compõem os cursos oferecidos pelo Ciranda da Arte se dá por meio dos ambientes virtuais (salas de aula online). Desta forma, é possível manter um diálogo mais amplo e constante com os professores de toda a rede.

Cursos de Capacitação nas Subsecretarias Regionais

Para além dos cursos regulares ministrados em âmbito interno, o Ciranda da Arte atende às solicitações de capacitação feitas pelas Subsecretarias Regionais de Educação. Estas formações incluem oficinas e reflexões teórico-metodológicas que subsidiam a práxis dos arte educadores na rede. São, também, ministradas oficinas artísticas nos Simpósios de Práticas Pedagógicas (trabalhos coletivos) das unidades escolares, articuladas aos seus Projetos Políticos Pedagógicos.

Page 20: Portfólio referente ao ano 2011

Publicação de Livros na Área de Artes Visuais, Contação de História,

Dança, Música e Teatro

O Centro de Estudo e Pesquisa “Ciranda da Arte” reuniu artigos diversos na área de artes visuais, contação de história, dança, música e teatro, publicando-os em cinco livros pela Secretaria de Estado da Educação, em 2009, e mais cinco livros, pelo Ciranda da Arte em parceria com a Editora Kelps, em 2011. Estas publicações instigam os professores à reflexão sobre experiências educativas e à compreensão das inúmeras questões relacionadas ao ensino e aprendizagem das artes no espaço escolar. O propósito é que os textos reunidos estabeleçam múltiplas relações com as práticas educativas, instigando o desejo de que as aprendizagens estéticas sejam mais significativas e comprometidas, além de Buscam compartilhar experiências diversas envolvendo teoria e prática, como forma de construção de conhecimentos e embasamento para os professores que se aplicam à constante pesquisa e atualização no campo da arte/educação.Os livros estão sendo distribuídos gratuitamente aos professores da rede estadual.

Títu

los

de

20

09

1 -

O e

nsin

o d

e a

rtes v

isu

ais

:d

es

afi

os e

po

ssib

ilid

ad

es c

on

tem

po

rân

eas

2 - O ensino da música:desafios e possibilidades contemporâneas

2 - O ensino da música:desafios e possibilidades contemporâneas

4 - A contação de históriasno espaço escolar:desafios e possibilidades contemporâneas

3 - O ensino da dança:desafios e possibilidades contemporâneas

5 - O ensino do teatro:desafios e possibilidades contemporâneas

Page 21: Portfólio referente ao ano 2011

1 - Abrangência da música na educação contemporânea:Conceituações, problematizações e experiências

4 - O ensino de dança no mundo contemporâneo:Definições, possibilidades e experiências

5 - O ensino de teatro na contemporaneidades:Definições, possibilidades e experiências

2 - Educação das artes visuais na perspectiva da cultura visual:Conceituações, problematizações e experiências

3 - :Educação e arte cênica essencial para contar histórias:

Conceituações, problematizações e experiências

Títu

los

de

20

11

Page 22: Portfólio referente ao ano 2011

Seminário do Ensino de Arte: desafios e possibilidades contemporâneas

O Seminário do Ensino de Arte: desafios e possibilidades contemporâneas tem como marco sua primeira edição no ano de 2007. É um evento semestral, organizado pelo Ciranda da Arte com suporte da Secretaria de Educação e outras importantes parcerias. Agrega professores de arte da rede estadual, com o intuito de promover reflexões e trocas de experiências sobre processos de ensino e aprendizagem nessa área. Suas temáticas verticalizam discussões em torno da compreensão dos fundamentos da arte na educação básica a partir do cenário contemporâneo. Nas sete edições realizadas, contou com a presença de renomados palestrantes de universidades brasileiras e internacionais, que apresentaram suas atuais pesquisas sobre educação, abrindo espaço para debate. Oportuniza, ainda, apresentações de relatos de experiências desenvolvidas por professores da rede, que contribuem para intensificar reflexões sobre a prática de sala de aula e estratégias de melhoria do processo ensino e aprendizagem.

Pri

me

ira

ed

içã

o

Se

gu

nd

a e

diç

ão

Te

rce

ira

ed

içã

o

abril de 2007, no Auditório do Colégio Sagrado Coração de Maria, em Goiânia, com a participação de 360 professores da rede estadual. Teve mesa redonda contemplando as quatro áreas artísticas e um momento de relatos de experiências de professores lotados no Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.

novembro de 2007, no Auditório do Instituto Emmanuel, em Goiânia, com 480 participantes. A programação incluiu uma palestra contemplando discu ssão sobre currículo no ensino de arte e sessão de relatos de experiências de professores lotados nas unidades escolares.

junho de 2008, no Auditório do Instituto Maria Auxiliadora em Goiânia, com 420 participantes. Teve mesa redonda nas quatro áreas artísticas e um momento de relatos de experiências dos professores lotados nas escolas.

Page 23: Portfólio referente ao ano 2011

Qu

inta

ed

içã

o

Se

xto

ed

içã

o

Setima edição

Qu

art

a e

diç

ão

maio de 2009, no Hotel Golden Dolphin em Caldas Novas, com 600 participantes. Esse evento teve programação de três dias, com mesas redondas e oficinas nas quatro áreas artísticas. Foi totalmente custeado pela SEDUC/Coordenação do Ensino Médio.

novembro de 2009, no Auditório da Faculdade de Educação/UFG, em Goiânia com 430 participantes, incluindo professores da rede municipal. O evento teve duração de um dia, com mesa redonda e apresentação de experiências por artistas goianos na área musical, cênica e visual.

abril de 2010, no Auditório do Instituto Emmanuel em Goiânia, com 500 participantes e duração de um dia. A programação incluiu uma conferência geral com a Profa. Dra. Ana Mae Barbosa e palestras específicas nas áreas artísticas.

novembro de 2010, no Centro Cultural Ricardo Freua Bufáiçal da UFG, em Goiânia, com duração de três dias. Esse evento foi realizado juntamente com o 20º Congresso da Federação dos Arte Educadores do Brasil (CONFAEB 20 ANOS – INDIVÍDUOS/COLETIVOS/COMUNIDADES/REDES), por meio de parceria estabelecida entre a SEDUC/Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, Faculdade de Artes Visuais/UFG e Federação dos Arte Educadores do Brasil.

Page 24: Portfólio referente ao ano 2011

Oit

ava

ed

içã

oOutubro de 2011, no teatro Madre Esperança Garrido/Goiânia e contou com a participação de 391 credenciamentos no evento. A abertura oficial contou com a fala do senhor Thiago Peixoto, Secretário de Estado de Educação. Sua fala foi precedida pela III Mostra Artística das Escolas Estaduais de Tempo Integral. As atividades do dia 19 de outubro se iniciaram com a participação da Orquestra de Sopros e Percussão do Cerrado, seguida da conferência: As dimensões profissionais do arte/educador: ensinar e produzir arte, proferida pela Profª Dra. Ana Angélica Albano – Unicamp/SP. e pelo Profº Dr. Graham John Price - Faculdade de Educação da Universidade de Waikato, Nova Zelândia. As atividades do período matutino se encerraram com a participação do Coro Cênico Ciranda da Arte, com o espetáculo intitulado Luciana. O espetáculo “O Capitão e a Sereia” da Trupe de Cirandeiros abriu as atividades do turno vespertino que foi precedido pelos GTs de artes visuais (Palestrante: Profª Ms. Manoela dos Anjos Afonso – FAV/UFG/GO), dança (Palestrante: Profª Dra. Renata de Lima Silva – EMAC/UFG/GO), música (Palestrante: Profº Ms.André Luiz Gonçalves de Oliveira – UFMS/MS), teatro (Palestrante: Profº Dr. Arão Nogueira Paranaguá de Santana – UFMA/MA) e contação de histórias (Palestrante: Profª Ms. Edvânia Braz Teixeira Rodrigues – CEPAE/UFG). Os trabalhos foram finalizados com os relatos de experiências dos professores da rede e pela Mesa de Avaliação dos GTs (Mediação: Prof. Ms. Henrique Lima Assis) e, por fim, com o coquetel de lançamento dos livros.

Cursos de capacitação na comunidade Kalunga e Indígena

Diversas viagens foram feitas em 2011 com a finalidade de oferecer suporte teórico-metodológico aos professores das comunidades Kalunga e indígena. Os professores de artes visuais, dança, música e teatro do Ciranda da Arte tiveram um amplo contato com as escolas, suas práticas, sua forma de organização curricular, verificando que nessas localidades existe uma necessidade de formação continuada que venha a acrescentar modos de sistematização dos conhecimentos e valorização da cultura local. Nesses momentos de interação, foi possível trocar importantes experiências com os professores dessas comunidades, que solicitaram a continuidade do diálogo com nossas equipes.

Page 25: Portfólio referente ao ano 2011

Capacitações em Goiânia e Regionais

O Ciranda da Arte ministrou em 2011 capacitações em Goiânia e diversas cidades do interior do estado, dentre elas, Divinópolis, Formosa, Jussara, Mineiros, Cachoeira Dourada e Quirinópolis.

As equipes de professores que atuam no Ciranda da Arte desenvolvem uma agenda interna de formação continuada que inclui discussões, seminários, leitura coletiva e outras atividades de fundamentação teórica geral e específica nas áreas artísticas. Às segundas-feiras, no período vespertino, acontecem as reuniões pedagógico-administrativas, que se constituem de discussões coletivas sobre o funcionamento interno da unidade, decisões, encaminhamentos e também momentos de estudos e socialização das equipes. Além da formação interna, as equipes participam de eventos (seminários, encontros, colóquios) e também de cursos, mini-cursos e oficinas, visitas a espaços culturais, com vistas ao seu aprimoramento profissional.

Formação interna das equipes do Centro de Estudo e Pesquisa “Ciranda da Arte”

Page 26: Portfólio referente ao ano 2011

Palestras interativas que abordam temáticas relacionadas ao campo da Arte/Educaçao na sociedade contemporânea: Formação e atuação do arte educador, professor/artista, identidade profissional do arte educador, relação professor-aluno, entre outras.Este primeiro ciclo teve sete encontros com profissionais da arte e da educação que aconteceram às segundas feiras, das 16h às 17h30, no Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, abertos à comunidade educacional.

Ciranda de Palestras

Esse curso Integra projeto de extensão da ESEFFEGO/UEG.(coordenadora profª. Ms. Cristina Bonetti – ESEFFEGO/UEG). Agrega professores do Ciranda da Arte e demais professores da rede. Constitui-se em momentos específicos para o debate, estudo e reflexão sobre o ensino de dança, sintonizando o professor com as teorias e produções contemporâneas, as danças da cultura popular tradicional dos povos, folclore nacional e internacional, elementos da contra-dança (danças de pares), danças da corte, pau-de-fita e quadrilha, estudo da geometria das danças abordadas.

Curso de danças Tradicionais Populares

Page 27: Portfólio referente ao ano 2011

Musicoterapia e competência profissionalproposta de atuação com professores de arte da rede pública estadual de ensino.

Projeto de pesquisa da mestranda em Educação Musical da Emac-UFG, Profa. Roberta Borges dos Santos, que contou com a colaboração de professores do Ciranda da Arte.

Participação no curso Núcleos de Atividades

de Altas Habilidades/Superdotação – NAAH/S

A proposta de atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação tem fundamento nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva e como objetivo formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos. Os professores do Ciranda da Arte participaram do curso com o objetivo de promover o atendimento dos alunos com altas habilidades/superdotação das escolas públicas por meio da arte.

Page 28: Portfólio referente ao ano 2011

Curso Disseminador de Educação Fiscal

Esse curso visa promover a Educação Fiscal, para o pleno exercício da cidadania, ato que envolve, principalmente, a relação do cidadão com o Estado. Os professores do Ciranda da Arte participaram do curso, elaborando ao final do mesmo, o projeto “As linguagens artísticas disseminando e Educação Fiscal: Fiscalizar(te)”. O objetivo geral desse projeto é promover, através de manifestações artísticas e culturais (música, teatro, artes visuais, produções de vídeos, dança, festas, etc.) a conscientização social e o desenvolvimento do senso de educação fiscal.

Oficina de modelagem com o professor Gabriel da EAD/UFG

Oficina oferecida aos professores do Ciranda da Arte e outros professores da rede, com o intuito de explorar as possibilidades artísticas da modelagem em argila.

Participação em eventos

Participação no IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino“Para uma realidade complexa, que escola, que ensino?”

Participação na Comissão CientíficaCoordenação de Grupos de Trabalho - GT de Arte: “Para uma realidade complexa, que ensino de artes?”

Apresentação de pôsteres: “O Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte no cenário da educação das artes em Goiás” e “Andanças: uma experiência no ensino de dança”.

Apresentação de Trabalhos (artigos): “Reflexões sobre as experiências investigadas: A educação musical na integração das linguagens artísticas e a verticalização do conhecimento” e “Processos de implementação curricular para o ensino de dança na secretaria Estadual de Educação de Goiás”.Apresentação de Relatos de

Experiências: “Música Absoluta: músicas que se expressam por si mesmas”; “O que não é flor e folha é difícil de fazer”.

XXI CONFAEBSão Luís do Maranhão

Apresentação de comunicações, narrativas estético-pedagógicas, trabalhos artísticos e Mesa Redonda.

Page 29: Portfólio referente ao ano 2011

Diálogos Interculturais: Universidade e Sustentabilidade Indígena

Esse trabalho foi desenvolvido pela Universidade Católica de Goiás junto às comunidades indígenas: Karajá, Tapuio e Avá-Canoeiro. A SEDUC teve a responsabilidade de planejar e executar as oficinas interculturais para crianças e adolescentes indígenas e não indígenas, apresentar painéis representativos da etnias que habitam o estado de Goiás. O Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte teve intensa participação nesse evento nos anos de 2010 e 2011, oferecendo oficinas de artes visuais, dança e teatro de forma integrada com as comunidades indígenas. Oficinas: Lua Clara – jogos e brincadeiras em Ahãdura; Rebolado no Ixená; Pintura corporal – encontros e encantos numa arte milenar; Artesanato. O objetivo desse evento foi aprofundar os conhecimentos universais e tradicionais indígenas, bem como refletir sobre nosso compromisso social na elaboração de políticas públicas voltadas a projetos coletivos de sustentabilidade indígena.

Seminário Estadual Trabalho Docente na Educação Básica em Goiás

Evento da Faculdade de Educação da UFG, aconteceu nos dias 02 e 03 de junho de 2011 e abordou os temas: Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil: hipóteses, objetivos, metodologia e resultados nacionais; Identidade e Carreira Docente, Condições de trabalho e Saúde Docente, Política Educacional e regulação do trabalho docente, A valorização do trabalhador docente na Educação Básica do Brasil: o PNE em questão. O Ciranda da Arte atuou na divulgação e participação ativa no evento.

Seminário performances culturais e pedagogia das danças tradicionais

e a diversidade e festival multicultural Arraiá da Diversidade

Evento oficial da programação da Celebração dos 78 anos do Bairro da Vila Nova. Fazendo parte do calendário das festividades “ESEFFEGO-50 ANOS”, foi celebrado com a comunidade Goianiense O FESTIVAL MULTICULTURAL “ARRAIÁ DA DIVERSIDADE”, nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2011.O objetivo desse projeto é mostrar a diversidade entre os rituais, narrativas, músicas e danças da cultura popular tradicional, como manifestação cultural e artística nas festas da religiosidade popular no estado de Goiás. O Ciranda da Arte participou ativamente desses eventos, no seminário, fazendo parte da mesa redonda e dos debates; no festival, responsabilizou-se pela decoração e organização das apresentações de danças das unidades escolares.

Page 30: Portfólio referente ao ano 2011

Mostra de Conhecimento, Cultura e Arte

A Mostra de Conhecimento, Cultura e Arte teve sua primeira edição no ano de 2007, possibilitando a socialização das mais significativas experiências desenvolvidas pelas unidades escolares, incluindo as científicas, artísticas e culturais.Nas edições realizadas, o Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte vem desempenhando um relevante papel na organização das apresentações de palco – dança, coral, violão, escaletas, bandas e fanfarras, contação de histórias e espetáculos das escolas de tempo integral, além da curadoria e organização das exposições de artes visuais. Somente nas apresentações de palco, os quatro eventos realizados somam a participação de mais de sete mil estudantes.A mostra propicia o contato de professores, estudantes e comunidades em geral com as propostas educativas, e é por meio das exposições e apresentações que se permitem avaliar os projetos em andamento nas escolas, sobretudo os Projetos de Atividades Educacionais Complementares. A cada evento pode-se verificar a melhoria da qualidade dos resultados apresentados, que são reflexo do investimento público na educação.

Mostra de Conhecimento, Cultura e Arte

A Mostra de Conhecimento, Cultura e Arte teve sua primeira edição no ano de 2007, possibilitando a socialização das mais significativas experiências desenvolvidas pelas unidades escolares, incluindo as científicas, artísticas e culturais.Nas edições realizadas, o Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte vem desempenhando um relevante papel na organização das apresentações de palco – dança, coral, violão, escaletas, bandas e fanfarras, contação de histórias e espetáculos.

Projetos de Atividades Educacionais Complementares - PRAEC

A Secretaria de Estado da Educação, ao oferecer alternativas para as aprendizagens artísticas dos estudantes por meio dos Projetos de Atividades Educacionais Complementares, designa o Ciranda da Arte para avaliar e acompanhar os projetos de todas as modalidades artísticas: bandas e fanfarras, violão, coral, dança, teatro, artes visuais, capoeira, contação de histórias, dentre outros. O objetivo é ampliar saberes específicos em cada uma destas áreas de acordo com o interesse das comunidades escolares. O Ciranda da Arte, ao receber a atribuição de acompanhar esses projetos, a partir de 2007, percebeu que os mesmos necessitavam de maior consistência na sua elaboração e desenvolvimento, exigindo uma atenção mais criteriosa para sua

aprovação. Ao aprovar os projetos, o Ciranda da Arte busca também

contribuir com sugestões teóricas e metodológicas, que auxiliam no seu desenvolvimento. Estas providências resultaram em projetos mais consistentes nos últimos anos, com evidente preocupação sobre a fundamentação teórica dentro de cada área artística. Estes resultados podem ser verificados por meio de seu acompanhamento nas escolas, nos seminários do Praec e nas Mostras de Conhecimento,

Cultura e Arte.

Page 31: Portfólio referente ao ano 2011

Projeto de Bandas e Fanfarras

Dentre os projetos da área de arte, faz-se necessário destacar as bandas e fanfarras, por sua tradição já consolidada na rede estadual de ensino. Coexistindo com todas as modificações advindas do mundo contemporâneo, as bandas e fanfarras não perdem a sua importância no cenário musical brasileiro, e continuam empolgando aos que assistem suas apresentações. No campo da educação musical, colaboram na formação dos estudantes, oportunizando o seu desenvolvimento estético, afirmação da identidade cultural e inclusão social. Na direção de fortalecer essa modalidade artística nas escolas, a Secretaria de Educação investiu amplamente na aquisição de instrumentos musicais destinados aos projetos de bandas e fanfarras, contemplando 15 subsecretarias regionais em 2009. Após o recebimento dos instrumentos algumas bandas brilharam em suas apresentações regionais, como aniversário de cidades, desfiles cívicos, dentre outros. No campeonato estadual realizado pela Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de Goiás, muitas bandas da capital e de outros municípios, beneficiadas com os instrumentos, atingiram um nivel excelente em suas participações. Em todas as categorias o domínio nos resultados foi de bandas da rede estadual, demonstrando os beneficios da aquisição dos instrumentos. Das 160 bandas existentes, 138 se encontram desativadas devido a falta de professores. Na cidade de Anápolis iniciou-se um projeto piloto de ressignificação das bandas e fanfarras, por meio da qualificação dos professores envolvidos. Uma equipe de música vinculada ao Ciranda da Arte oferece cursos de técnicas de musicalização e arranjos, procurando desenvolver uma perspectiva de unificação do ensino de bandas nas escolas, que anteriormente era construída por cada professor dentro de seu contexto educativo.A equipe veicula uma parceria com a Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, que contribui ministrando oficinas de trompete, elaboração de projetos e criação de bandas. Formou-se também um grupo de metais, que já se apresentou na 4ª Mostra de Conhecimento, Cultura e Arte. Iniciou-se, também em Anápolis, a formação de um grupo de Percussão. O objetivo principal desses projetos é fortalecer os aspectos pedagógicos e profissionalizantes dessa linguagem artística, transcendendo a perspectiva de apresentações cívicas. Diante da obrigatoriedade da música na escola, as bandas e fanfarras, nas escolas do interior do estado, se constituem na única alternativa de educação musical.

Page 32: Portfólio referente ao ano 2011

Música nas Escolas

Com referência à implementação da música nas unidades escolares, a TV Escola produziu uma matéria que apresenta as oficinas de violão, flauta e percussão desenvolvidas no Colégio Estadual Bandeirante e as oficinas Canto de Trabalho do CEJA Universitário. Na oportunidade, a Professora Luz Marina de Alcântara, diretora do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, concedeu entrevista sobre o ensino de música na escola, falando dos avanços em relação à sua inserção na música na matriz curricular, lembrando que o ensino de música é referência no estado de Goiás, mediante a intensa mobilização que tem sido feita desde a promulgação da Lei 11.769/08. A matéria foi transmitida no programa Salto Para o Futuro nos dias 27 de junho a 01 de julho de 2011.

Projeto Arte Educação

Desenvolvido pela Fundação Jaime Câmara em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, é um programa de apoio à educação formal, que oferece à comunidade estudantil carente, de 06 a 14 anos, acesso às atividades artísticas e culturais em horário inverso ao ensino regular. É organizado em quatro núcleos, atendendo cerca de 1000 alunos por meio das seguintes atividades: artes visuais, teatro, capoeira, dança, percussão, coral, ler e escrever, cantinho da leitura, xadrez, inglês, atendimento psicológico e visitas a centros de difusão cultural.Além de ser responsável pelo encaminhamento e modulação dos professores no Projeto, o Ciranda da Arte oferece suporte às atividades artísticas e avalia o seu desenvolvimento dentro de cada núcleo. Essa avaliação é feita por meio das “culminâncias”, que são momentos de apresentação de espetáculos para os pais das crianças e comunidade local, como resultado das atividades bimestrais realizadas.

Page 33: Portfólio referente ao ano 2011

Escolas Estaduais de Tempo IntegralEETI: Reagrupamento em Arte

A proposta do Reagrupamento nas Escolas Estaduais de Tempo Integral - EETI iniciou-se em 2008, com o objetivo de democratizar e atribuir ao estudante o direito de escolha sobre a construção de seus conhecimentos, permitindo-lhe escolher a partir de um leque de modalidades artísticas que passam a compor o currículo escolar. As escolas que aderiram à proposta de reagrupamento sob orientação do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte são: (Goiânia) Escola Estadual Professor Vandy de Castro, Escola Estadual Dr. Antonio Raimundo Gomes da Frota, Escola Estadual Criméia Oeste, Escola Estadual Bandeirante, Escola Estadual Polivalente Goiany Prates, Escola Estadual Jose Honorato, (Anápolis) Colégio Estadual de Pina, Colégio Estadual Adolpho Batista, (Inhumas) Escola Estadual João Lobo Filho, Escola Estadual Belarmino Essado. Os anos de 2009 e 2010 culminaram com espetáculos apresentados pelas EETI, composto por cenas que envolveram as linguagens capoeira, teatro, dança, música (percussão, coral, flauta, violão), com a participação de 200 e 500 estudantes nos dois anos

respectivos. Os eventos foram promovidos pela Secretaria

de Educação, produzidos e dirigidos pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte. Foi necessário disponibilizar uma estrutura que incluiu locação do espaço de apresentação, transporte para locomoção dos estudantes-atores e para assistirem ao espetáculo, locação de equipamentos d e s o n o r i z a ç ã o e iluminação, materiais e serviços de confecção de figurinos e cenário, r e f e i ç õ e s p a r a o s estudantes e equipes.

Page 34: Portfólio referente ao ano 2011

Em 2011, nove escolas de Tempo Integral fizeram parte das Atividades Curriculares Artísticas e Culturais coordenadas pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte: (Goiânia) Escola Estadual Criméia Oeste, Escola Estadual Bandeirante, Escola Estadual Polivalente Goiany Prates, Escola Estadual José Honorato, (Anápolis ) Colégio Estadual Lions Melchior de Araújo, (Inhumas) Escola Estadual João Lobo Filho, Escola Estadual Belarmino Essado, (Palmeiras de Goiás) Escola Estadual Barão do Rio Branco, (Paraúna) Escola Estadual Profº Ferreira. O trabalho com o eixo temático Identidade Cultural contemplou as quatro áreas artísticas: Artes Visuais Dança, Música e Teatro. Por meio do reagrupamento foram desenvolvidas as oficinas de: coral, percussão, violão, danças, capoeira, artes circenses, teatro, contação de histórias, artes visuais. Houve duas mostras nas escolas, uma no 1º semestre e outra no 2º. A III Mostra, que é o espetáculo final, contou com a participação de todas as escolas no palco do Teatro Madre Esperança Garrido dentro da programação do VIII Seminário de Arte.

Page 35: Portfólio referente ao ano 2011

Projeto Ciranda em Pirenópolis

O Projeto Ciranda em Pirenópolis teve início em 2010 na Escola Estadual Nosso Senhor do Bonfim, em Pirenópolis, ganhando a adesão de outras escolas. As oficinas são ministradas nas modalidades Dança, Teatro, Contação de Histórias, Flauta Doce, Fanfarra, Canto Coral, Percussão, Violão, Capoeira e Artes Visuais, dentre as quais os estudantes podem optar por uma ou mais modalidades, de acordo com o seu interesse. Em 2011 foram realizadas 323 inscrições para as oficinas, e ao todo, 455 estudantes manifestaram interesse em participar.Para garantir a devida consistência teórico-metodológica, os professores realizam o seu planejamento a partir de temáticas que dão significado às aprendizagens, de forma contextualizada com a cultura local e com as orientações curriculares para a área de arte.

Grupo de Estudos em Dança, Arte e Educação em Parceria

com Projeto de Extensão

O Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte tem parceria com a Faculdade de Educação Física/UFG em Projeto de Extensão, por meio do qual desenvolve o Grupo de Estudos em Dança, Arte e Educação. Tem como desafio lançar um olhar crítico para a dança enquanto área de conhecimento no contexto escolar. A finalidade desse projeto de extensão é criar um local de referência no debate acerca da dança na perspectiva educacional, promover novas formas de percepção e aprendizado em dança no contexto escolar, bem como suas inovações tecnológicas e formas diversas de manifestação no âmbito cultural.

Page 36: Portfólio referente ao ano 2011

Grupo Experimental de Dança Ciranda da ArteProjeto AnDanças

O projeto An/Danças, iniciado em 2010 com continuidade em 2011, vem proporcionar a integração entre a equipe de reorientação curricular em dança do Ciranda da Arte, o Grupo Experimental de Dança Ciranda da Arte – GED e os professores envolvidos com projetos de dança nas escolas. A dança no espaço escolar, assim como as demais disciplinas curriculares, é responsável pela construção do conhecimento, de pesquisas, assim como pela elaboração de produções artísticas. Surge deste modo, a necessidade de mostrar e valorizar as produções em dança na escola, assumindo importância para o aluno, pois além dos mesmos atuarem como dançarinos é-lhes oportunizado espaço de apreciação de outras produções artísticas. Para 2011, estão previstas quatro edições, e ao fim de cada edição, outras escolas terão a oportunidade de se integrar ao projeto.

Parceria com– Companhia de produção teatral Companhia Mínima

A peça “A Farpa” foi apresentada no Teatro Goiânia Ouro nos dias 11 e 12 de junho, sob a direção do Prof. Franco Pimentel, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.

Page 37: Portfólio referente ao ano 2011

Cin

e C

ira

nd

a

O Ciranda da Arte promove a Sessão Cinema, que se constitui em momentos de apreciação da linguagem cinematográfica, compreensão dos conceitos e elementos básicos dessa linguagem. São apresentados curtas metragens, making off, vídeos produzidos nas escolas no formato de ficção, documentários e animação. Para conduzir os debates o Ciranda da Arte convida cineastas, atores, roteiristas e professores que se dedicam à pesquisa cinematográfica. As sessões acontecem no pátio do Ciranda da Arte, com equipamentos próprios e operação de som e luz feita por sua equipe interna.Em 2011 foram apresentados e debatidos, no dia 26/05: o curta “Anjo Alecrim”, da cineasta Viviane Louise e o vídeo na escola “Vidas Opostas”, produzido pelos alunos do CPMG Vasco dos Reis, sob orientação da Profa. Viviane Bolba. A Profa. Dra. Alice Fátima Martins da Faculdade de Artes Visuais da UFG conduziu o debate. O público convidado se constituiu de professores e estudantes do Colégio Estadual Murilo Braga, que participaram intensamente do debate. Dia 02/06: o curta Maribondo Amarelo, de Amarildo Pessoa, com a presença deste cineasta. Nessa sessão o debatedor foi o Prof. Dr. Márcio Pizarro Noronha, da Faculdade de História da UFG. O público/participante foram alunos e professores do C. E. Olga Mansur.

Page 38: Portfólio referente ao ano 2011

Grupos de Produção Artística

Na perspectiva de ampliar repertórios, o Ciranda da Arte fomenta a criação de grupos artísticos constituídos por professores da rede, que atuam como artistas-docentes e intérpretes. Tais grupos levam suas produções para eventos promovidos pela Secretaria de Educação e outros, como oficinas e apresentações nas escolas, com a finalidade de socializar suas propostas no universo estudantil e de outros apreciadores da arte. O primeiro grupo de produção artística foi o Coro Cênico Ciranda da Arte, que começou em 2004, e a partir de 2006 novos grupos foram surgindo e se ampliando nas demais linguagens.

promove a compreensão da música coral como importante meio de expressão artística no contexto atual. Composto por vinte e seis professores da rede estadual, divulga e amplia o repertório musical e a compreensão estética na comunidade estudantil. O grupo tem se dedicado ao repertório da Música Popular Brasileira, aliando música e representação cênica.

Co

ro C

ên

ico

Cir

an

da

da

Art

e

formado por professores que têm como objetivo investigar a dança enquanto área do saber, na perspectiva contemporânea e suas implicações na escola, para a educação dos sentidos. As criações do grupo são apresentadas nas escolas e em eventos diversos e possibilitam o diálogo entre cultura, produção, artista e apreciador.

Grupo Experimental de Dança Ciranda da Arte

Núcleo de Produção e Criação Teatral Trupe dos Cirandeiros: tem como proposta criar espetáculos teatrais experimentais, pesquisar e difundir o resultado de seus estudos em relação à linguagem teatral e suas possibilidades, considerado como campo do conhecimento e suas possíveis relações com o ensino.

Núcleo de Produção e Criação Teatral Trupe dos Cirandeiros

Page 39: Portfólio referente ao ano 2011

é formada pelos professores que participam do Grupo de Estudo e Pesquisa em Banda no Ciranda da Arte, e conta hoje com 48 componentes. Tem como proposta um repertório eclético de músicas eruditas e populares, além de buscar a valorização dos arranjadores locais que escrevam peças para essa formação. Os ensaios são compostos de releituras de peças conhecidas e a interpretação de peças eruditas escritas ou adaptadas para nossa instrumentação, sem desmerecer nenhum gênero musical.

Orquestra de Sopros e Percussão do CerradoC

ira

nd

a d

os

Co

nto

s

formado por professores contadores de histórias. Além de cursos e oficinas, esse grupo leva às comunidades escolares momentos de escuta significativa, relacionando literatura e composição cênica. Desde 2008, o Programa de Incentivo à Leitura, realizado pelo Grupo Ciranda dos Contos – Contadores de Histórias tem contado com a grande parceria do Grupo GWAYA – Contadores de Histórias/UFG que se solidifica na formação de professores da rede estadual em arte cênica essencial para contar histórias, com metodologia adequada para a formação de leitores por meio dos cursos “Contar histórias - uma arte milenar” e “Contando, Re-contando e Escrevendo Histórias”. A realização dos cursos tem propiciado um contato mais direto com os professores do interior do Estado de Goiás, abrindo um leque de abrangência da atuação de dois grupos de contadores de histórias: Ciranda dos Contos e Grupo GWAYA.

Em 2011 o Grupo Ciranda dos Contos do Ciranda da Arte, em parceria com o Grupo GWAYA – Contadores de Histórias/ UFG, a Rádio Universitária e a Metrobus promoveram um trabalho de cunho artístico e educativo, denominado Recontos. Consistiu na realização de Espetáculos de Contação de Histórias de textos da literatura nacional e internacional, na última terça-feira de cada mês, no período noturno, nos dias: 29 de março, 26 de abril, 31 de maio, 28 de junho, 30 de agosto e 27 de setembro. O grupo também visitou escolas da rede estadual e municipal de educação, apresentando sessões de histórias. O Ciranda dos Contos se apresentou nos seguintes eventos: na Festa Junina do IFG em Anápolis, no Governo Itinerante em Goianira em outubro, na mostra cultural da Feira de Ciências em Goiânia em outubro, na I Mostra Nossa Terra Palmeiras dos Goyazes em novembro, no Evento Só para Mulheres em Petrolina de Goiás em dezembro, dentre outros.

Maria do Carmo - Dia das mães no Colégio Estadual Major Oscar Alvéolos

Page 40: Portfólio referente ao ano 2011

é um grupo vocal que tem como premissa a execução de peças de todos os estilos e épocas, com arranjos específicos para esta modalidade vocal, e trabalha geralmente com repertório de MPB. O grupo é composto por cantoras da rede estadual que começaram compondo o Coro Cênico Ciranda da Arte.

Quarteto Feminino Ciranda da Arte

grupo vocal que tem como premissa a execução de peças de todos os estilos e épocas, com arranjos específicos para esta modalidade vocal. O grupo é composto por cantores da rede estadual que começaram compondo o Coro Cênico Ciranda da Arte.

Quinteto Masculino Ciranda da Arte

Page 41: Portfólio referente ao ano 2011

Grupo de Percussão Ciranda de Fogo: formado por músicos, professores, que atualmente participam de vários trabalhos no movimento regional de Goiânia, fazem pesquisa sobre a cultura popular brasileira, diretamente na “zona da mata Norte de Pernambuco”, tendo como grandes influências Siba e Floresta, Mestre Salustiano, Pandeiro do Mestre, José Galdino, entre outros.

Grupo de Percussão Ciranda de Fogo

Formado por professores de Artes Visuais do Ciranda da Arte e unidades escolares, esse grupo dedica-se ä pesquisa de suportes, materiais e diversas possibilidades expressivas em artes visuais. O objetivo do grupo é proporcionar momentos de produção artística em sintonia com a prática pedagógica. Neste sentido os encontros são compostos por palestras com professores/artistas convidados, discussões de temas relevantes na

Grupo De Estudo E Pesquisa - Poéticas E Produção Em Artes Visuais

contemporaneidade e embasamento teórico e prático sobre as produções. É uma proposta que se constituiu como alternativa de conciliação entre dois aspectos da identidade docente, que nem sempre estão em sintonia. Ora o professor se dedica à atividade docente, em detrimento da criação artística, ora se dedica à criação e se distancia da prática docente. O grupo de produção tem como principal objetivo avançar na direção de um ponto de convergência. Os resultados desse trabalho desmitificam a arte e revelam que é possível conciliar trabalho docente e produção artística, e como esse aspecto é importante no sentido de construir uma identidade saudável do educador, que, ao afastar-se de seu lado artista, dificilmente se sente realizado na profissão de arte educador. Os resultados revelam também como esse processo reverbera em sua prática pedagógica junto aos estudantes.

Considerações finais

Ao se avaliar o percurso realizado desde a criação do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte até os dias atuais, verifica-se uma nítida valorização da arte como campo de conhecimento e como cultura, que pode ser também demonstrada através de dados quantitativos. Dentre estes dados, aparecem os professores efetivados por meio de concurso público, realizado mediante um intenso diálogo entre as autoridades educacionais e o Ciranda da Arte. Foram realizados cinco concursos públicos específicos para as áreas artísticas, nos anos de 2003, 2005, 2007, 2009 e 2010 com oferta de vagas para artes visuais, audiovisuais, dança, teatro, música e seus desdobramentos (coral, bandas e fanfarras, dentre outros). Estas iniciativas têm modificado, em dados concretos, o quadro de professores efetivos em arte em todo o Estado.Em sua trajetória, tem sido possível ao Ciranda da Arte consolidar diversos projetos para o fortalecimento cultural de professores e estudantes, devendo esse êxito ao apoio incondicional das políticas públicas de avanço no campo educacional, que compartilham e acreditam no sonho de construir uma sociedade mais produtiva e consciente de seus processos culturais. Passando pela formação do professor, o Ciranda da Arte projeta seu foco no estudante, para fortalecer seus processos identitários, capacitando-o a interpretar criticamente o mundo, ao fazer, contextualizar, compreender arte. Com a expansão de suas ações, o projeto “Ciranda da Arte” torna-se cada vez mais reconhecido, o que permite que sua voz ecoe em diferentes lugares, ora cantando, dançando ou representando, ora se posicionando criticamente frente a concepções já superadas ou equivocadas. Para tanto, encontra-se em constante repensar de seus percursos, refazendo caminhos, traçando metas mais ousadas, aventurando-se por diferentes lugares, trajetos, posicionamentos e projetos.