Português 6º Ano

4
Roteiro de Recuperação de Língua Portuguesa 1º Bimestre de 2012 - Profa. Regina Márcia Curso: Ensino Fundamental Turma: 6º. ano Período: Manhã Data: / / 2012 Nome: ____________________________________ nº ____ Você está recebendo algumas atividades de revisão do conteúdo do 1 o . bimestre. Faça com atenção, pesquisando na sua Gramática, na pasta e no caderno. Estarei à disposição para esclarecer as suas dúvidas. Bom trabalho! Data da prova de recuperação de Língua Portuguesa: 14/4/2012, às 8h. Conteúdo: Linguagem verbal e linguagem não-verbal Interlocutores Fonema e letra Classificação dos fonemas Dígrafo e Encontro consonantal Encontro vocálico – Classificação Classificação quanto ao número de sílabas e posição da sílaba tônica Leia o texto com atenção. Papel – A palavra papel vem de papiro, usado pelos egípcios para escrita. O mais antigo que se conhece foi encontrado em Memphis, no Egito, no século 13 a.C. O francês Reaumur foi o primeiro a sugerir o uso de madeira para a fabricação do papel, a partir de observações feitas com os marimbondos, insetos que fabricam seus ninhos mastigando cascas de árvores e formando estruturas parecidas com folhas. Mas foi o chinês Ysai-Lun quem fabricou a primeira folha de papel, usando bambu e galhos de amoreira, no ano 105 d. C.[...] Vidro – [...] É o mais antigo material sintético produzido pelo homem. Foi inventado [...] por comerciantes fenícios que, reunidos em torno de uma fogueira à beira-mar, deixaram cair acidentalmente um pouco de salitre no fogo. Para surpresa de todos, a fusão dessa mistura com a areia da praia gerou os primeiros pedaços de vidro da humanidade, há mais de 4 mil anos a.C. Plástico – O 1 º plástico foi produzido em 1862 [...] substituindo chifres , ossos e cascos de tartaruga na fabricação de pentes e botões. [...] Metais – A peça mais antiga de metal que se conhece é uma foice de cinco mil anos, provavelmente confeccionada com ferro meteórico, encontrado [...] no Egito. [...] Já na Antiguidade , espadas eram recolhidas dos campos de batalha como sucata para forjar novas armas. (Revista Globo Ciência, no. 37, ano 4. São Paulo, Globo, 1994.)

description

4568

Transcript of Português 6º Ano

Page 1: Português 6º Ano

Roteiro de Recuperação de Língua Portuguesa

1º Bimestre de 2012 - Profa. Regina Márcia

Curso: Ensino Fundamental Turma: 6º. ano Período: Manhã Data: / / 2012

Nome: ____________________________________ nº ____

Você está recebendo algumas atividades de revisão do conteúdo do 1o. bimestre. Faça com atenção, pesquisando na sua Gramática, na pasta e no caderno. Estarei à disposição para esclarecer as suas dúvidas. Bom trabalho!

Data da prova de recuperação de Língua Portuguesa: 14/4/2012, às 8h.

Conteúdo: Linguagem verbal e linguagem não-verbal Interlocutores Fonema e letra Classificação dos fonemas Dígrafo e Encontro consonantal Encontro vocálico – Classificação

Classificação quanto ao número de sílabas e posição da sílaba tônica

Leia o texto com atenção.

Papel – A palavra papel vem de papiro, usado pelos egípcios para escrita. O mais antigo que se conhece foi encontrado em Memphis, no Egito, no século 13 a.C. O francês Reaumur foi o primeiro a sugerir o uso de madeira para a fabricação do papel, a partir de observações feitas com os marimbondos, insetos que fabricam seus ninhos mastigando cascas de árvores e formando estruturas parecidas com folhas. Mas foi o chinês Ysai-Lun quem fabricou a primeira folha de papel, usando bambu e galhos de amoreira, no ano 105 d. C.[...]

Vidro – [...] É o mais antigo material sintético produzido pelo homem. Foi inventado [...] por comerciantes fenícios que, reunidos em torno de uma fogueira à beira-mar, deixaram cair acidentalmente um pouco de salitre no fogo. Para surpresa de todos, a fusão dessa mistura com a areia da praia gerou os primeiros pedaços de vidro da humanidade, há mais de 4 mil anos a.C.

Plástico – O 1º plástico foi produzido em 1862 [...] substituindo chifres, ossos e cascos de tartaruga na fabricação de pentes e botões. [...]

Metais – A peça mais antiga de metal que se conhece é uma foice de cinco mil anos, provavelmente confeccionada com ferro meteórico, encontrado [...] no Egito. [...] Já na Antiguidade, espadas eram recolhidas dos campos de batalha como sucata para forjar novas armas.

(Revista Globo Ciência, no. 37, ano 4. São Paulo, Globo, 1994.)

Responda às questões na folha de bloco.

1) O texto traz informações a respeito de quatro materiais. Quais são eles?

2) Em relação ao papiro, responda.a) Ele deu origem a qual palavra?

b) Quem utilizava o papiro e para quê?

3) Segundo o texto, o mais antigo objeto de metal que se conhece é uma foice fabricada há cinco mil anos. Onde ela foi encontrada e de que material ela talvez tenha sido feita?

Page 2: Português 6º Ano

4) Reciclagem é a transformação de materiais e objetos inúteis em matéria-prima a ser utilizada na produção de novos objetos.

5) Qual é o caso de reciclagem de metais, que segundo o texto, acontecia na Antiguidade?

Copie e responda os exercícios na folha de bloco.

1) Informe o número de letras e de fonemas das palavras que estão em sublinhadas no texto lido.

2) Identifique, circulando, os dígrafos das palavras abaixo.

antigo – conhece – folhas – cascas – fogueira – recolhidas – insetos –chinês – ferro – encontrado – quem

3) Nas palavras abaixo, identifique se as letras i e u estão representando vogais ou semivogais.

mais cair madeira areia seus substituindo fabricou reunidas 4) Observe a divisão silábica das palavras e classifique os encontros vocálicos em destaque.

a) Uruguai: U-ru-guai b) caixa: cai-xa c) cair: ca-ir

5) Faça a divisão silábica das palavras a seguir e classifique seus encontros vocálicos.

a) amoreira c) meteórico e) praia b) metais d) material f) fenícios

6) Identifique se há encontros consonantais ou dígrafos nas seguintes palavras:

a) vidro: d) estruturas:

b) plástico: e) confeccionada:

c) mastigando: f) formando:

7) Leia.

O caipira telespectador

O caipira estava tranqüilo, deitado na sala, fumando o seu sagrado cigarrinho de palha e assistindo à televisão, quando o seu cumpadre passa e acena pela janela:

Bom dia, Zé... tudo firme?Ele vira para o amigo e diz: Não, cumpadre... Por enquanto é tudo futebor...

Anedota popular

a) Em que sentido o “cumpadre” empregou a palavra firme?

b) Que sentido o caipira atribuiu à palavra firme?

Page 3: Português 6º Ano

c) Por que o caipira atribuiu à palavra firme sentido diverso daquele empregado pelo “cumpadre”? Baseando-se exclusivamente no texto, justifique sua resposta.

d) Leia.

“ Não, cumpadre... Por enquanto é tudo futebor...A linguagem utilizada nessa frase é formal ou informal?

e) Identifique o que se pede da fala abaixo:“ Bom dia, Zé... tudo firme?”

locutor: ________________________________________________________

locutário: _______________________________________________________

f) Em que consiste o humor da anedota?

8) Em vários lugares, encontramos imagens que foram criadas para facilitar a comunicação entre as pessoas de diferentes países e idiomas. Essas imagens, conhecidas como pictogramas, possuem semelhanças com aquilo que representam, tornando o entendimento imediato. Veja alguns pictogramas.

a) Você já deve ter visto alguns dos pictogramas apresentados acima. Tente descobrir o significado de cada um deles.

1- 4- 2- 5- 3-

b) Os pictogramas acima são exemplos de linguagem verbal ou não verbal?