Português_Matemática_Geografia

12
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO VESTIBULAR DE VERÃO 2013 3 a etapa: Português, Matemática e Geografia ________________________________________________________ ______________________________ (NOME COMPLETO EM LETRA DE FORMA) (N o DE INSCRIÇÃO) INSTRUÇÕES 1. Verifique se este caderno contém quarenta e cinco questões objetivas e observe se ele apresenta alguma imperfei- ção. Em caso de dúvida, comunique o fiscal. 2. O conteúdo desta prova está distribuído da seguinte maneira: QUESTÕES CONTEÚDO QUESTÕES CONTEÚDO QUESTÕES CONTEÚDO 01 a 15 Língua Portuguesa Literatura Brasileira 16 a 30 Matemática 31 a 45 Geografia 3. As questões desta prova apresentam cinco alternativas, assinaladas com os números 01, 02, 04, 08 e 16, nesta sequência. Cada questão terá como resposta a soma dos números correspondentes às alternativas que você apontar como corretas. 4. Instruções sobre o cartão de respostas. 4.1 CONFIRA os dados seguintes, que devem coincidir com os de sua inscrição: nome do candidato, curso/turno, número de inscrição. 4.2 ASSINE no local indicado. 4.3 PREENCHA os campos ópticos com cuidado, porque não haverá substituição do cartão em caso de erro ou rasura. 4.4 Para cada questão, PREENCHA SEMPRE DOIS CAMPOS, um na coluna das dezenas e outro na coluna das unidades. Como exem- plo, se esta prova tivesse a questão 57 e se você encontrasse o número 09 como resposta para ela, o cartão de respostas teria que ser preenchido da maneira indicada ao lado. 5. O prazo determinado para resolução desta prova é de TRÊS HORAS, a partir do momento em que for completado o processo de distribuição dos cadernos de questões, incluído o tempo para o preenchimento do cartão de respos- tas. 6. PERMANEÇA na sala de prova após o recolhimento dos cartões de respostas, mantenha o seu caderno de ques- tões e aguarde as instruções do fiscal. Observação: você pode preencher a papeleta abaixo e levá-la. ATENÇÃO! Só a destaque depois de ter entregue o cartão de respostas ao fiscal. ................................................................................................................................................................................................................. destaque aqui ............................... UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO VESTIBULAR DE VERÃO 2013 3 a etapa: PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E GEOGRAFIA PAPELETA PARA ANOTAÇÃO DAS RESPOSTAS ASSINALADAS USO OPCIONAL 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

description

uepg vestibular

Transcript of Português_Matemática_Geografia

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

    COMISSO PERMANENTE DE SELEO

    VESTIBULAR DE VERO 2013

    3a etapa: Portugus, Matemtica e Geografia

    ________________________________________________________ ______________________________

    (NOME COMPLETO EM LETRA DE FORMA) (No DE INSCRIO)

    INSTRUES

    1. Verifique se este caderno contm quarenta e cinco questes objetivas e observe se ele apresenta alguma imperfei-o. Em caso de dvida, comunique o fiscal.

    2. O contedo desta prova est distribudo da seguinte maneira:

    QUESTES CONTEDO QUESTES CONTEDO QUESTES CONTEDO

    01 a 15 Lngua Portuguesa Literatura Brasileira

    16 a 30 Matemtica 31 a 45 Geografia

    3.

    As questes desta prova apresentam cinco alternativas, assinaladas com os nmeros 01, 02, 04, 08 e 16, nesta sequncia. Cada questo ter como resposta a soma dos nmeros correspondentes s alternativas que voc apontar como corretas.

    4. Instrues sobre o carto de respostas.

    4.1 CONFIRA os dados seguintes, que devem coincidir com os de sua inscrio: nome do candidato, curso/turno, nmero de inscrio.

    4.2 ASSINE no local indicado.

    4.3 PREENCHA os campos pticos com cuidado, porque no haver substituio do carto em caso de erro ou rasura.

    4.4 Para cada questo, PREENCHA SEMPRE DOIS CAMPOS, um na coluna das dezenas e outro na coluna das unidades. Como exem- plo, se esta prova tivesse a questo 57 e se voc encontrasse o nmero 09 como resposta para ela, o carto de respostas teria que ser preenchido da maneira indicada ao lado.

    5. O prazo determinado para resoluo desta prova de TRS HORAS, a partir do momento em que for completado o processo de distribuio dos cadernos de questes, includo o tempo para o preenchimento do carto de respos-tas.

    6. PERMANEA na sala de prova aps o recolhimento dos cartes de respostas, mantenha o seu caderno de ques-tes e aguarde as instrues do fiscal.

    Observao: voc pode preencher a papeleta abaixo e lev-la.

    ATENO! S a destaque depois de ter entregue o carto de respostas ao fiscal.

    ................................................................................................................................................................................................................. destaque aqui ...............................

    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COMISSO PERMANENTE DE SELEO VESTIBULAR DE VERO 2013 3

    a etapa: PORTUGUS, MATEMTICA E GEOGRAFIA

    PAPELETA PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS ASSINALADAS USO OPCIONAL

    01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

    16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

    31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

  • 1

    QUESTES OBJETIVAS

    LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

    TEXTO PARA AS QUESTES 01 A 05

    Interface humano-tecnolgica A interface crebro-computador e vice-versa cami-

    nha a passos largos com as experincias neurocientficas muitas vezes cruis feitas com animais. A tcnica se resume a inserir agulhas nos crebros dessas cobaias despertas para

    tentar ouvir, rastrear, mapear e quem sabe at controlar os impulsos eltricos que compem a atividade cerebral. Nesse sentido, os pesquisadores esto prximos de poder interface-ar o orgnico e o maqunico com alguma eficincia e isso ter implicaes antropotcnicas profundas. Por um lado essas prticas abrem um horizonte enorme para a reabilitao de pessoas mutiladas e/ou portadoras de deficincias locomoto-ras, mas, por outro, ultrapassa a ltima fronteira protegida do corpo humano, e o que vir a seguir em termos de intrusi-vidade e controle realmente no se pode prever. A pergunta central : ser que tecnologias assim funcionaro num pas como o nosso, onde a sade pblica vive na penria de ver-bas, equipamentos, mdicos, remdios, leitos, e por vezes at hospitais? Ser que essas tecnologias sero acessveis s camadas mais carentes de nossa sociedade? Ou atendero apenas a uma minoria elitizada que surfa na crista da onda tecnocientfica que a est? Eis a questo!

    Adaptado de: Revista Filosofia Cincia & Vida, ano VII, n

    o 86, setembro/2013, pgina 18.

    01 No que diz respeito ao contedo do texto, assinale o que for correto.

    01) Os avanos na rea neurocientfica lanam uma in-cgnita com relao ao que ser possvel no futuro.

    02) A tecnologia neurocientfica limita as vantagens ob-tidas no tratamento de dificuldades de locomoo e recuperao de pessoas mutiladas.

    04) H um questionamento em relao aos beneficia-dos dessas crescentes descobertas, tendo em vista

    as carncias por que passa a sade pblica no Bra-sil.

    08) Os cientistas j conseguem fazer conexes entre o crebro humano e o computador obtendo resulta-dos fantsticos.

    16) A avaliao das atividades cerebrais dos animais realizada atravs de procedimentos efetuados sem anestesia para obter um melhor resultado.

    ESPAO RESERVADO PARA ANOTAES

    02 No que se refere estruturao do texto, assinale o que for correto.

    01) O vocbulo "intrusividade" que est presente no 4o perodo do texto pode ser substitudo por "superfi-cialidade" sem prejudicar o sentido do contexto.

    02) Foi empregado o verbo ser no futuro do presente para enfatizar a dvida sobre os acontecimentos do futuro.

    04) No penltimo perodo do texto, o autor empregou trs palavras no sentido conotativo para destacar o poder das pessoas com melhor poder aquisitivo.

    08) O termo "interface" foi empregado inicialmente como substantivo e na sequncia do texto, conju-gado como verbo na sua forma infinitiva.

    16) O elemento "antropo" que compe a palavra "an-tropotcnico" origina-se do grego e significa "estu-do".

    03 O ttulo da matria formado por duas palavras com-postas, a primeira, grafada sem hfen e a segunda, utili-za-se do hfen para sua composio. Assinale o que for correto, conforme as novas regras de ortografia.

    01) Anti-higinico; inter-humano; guarda-sol.

    02) Hipertexto; bem-vindo; para-choque.

    04) Ps-graduao; hidro-trmico; auto-ajuda.

    08) Semifinal; contrarregra; porta-malas.

    16) Videoconferncia; antipoluente; macroeconomia.

    04 No 5o perodo foi utilizado o pronome relativo "onde" para indicao de lugar. Assinale o que for correto quanto ao emprego de "onde" e "aonde".

    01) Todos queriam ver onde daria essa histria.

    02) A populao no lembrava onde ficava a obra ina-cabada.

    04) Onde voc pretende ir nas suas prximas frias?

    08) Ela visitar a cidade aonde nasceram seus pais.

    16) No entendo aonde ele estava com a cabea para reagir daquela forma.

    ESPAO RESERVADO PARA ANOTAES

  • 2

    05 Na frase "Os pesquisadores esto prximos de poder...", o termo "prximos" exige a preposio "de" para esta-belecer uma relao adequada com o complemento que vem na sequncia. Assinale o que for correto quanto regncia nominal.

    01) Ns somos favorveis a que voc participe do gru-po.

    02) Alguns acontecimentos a que estive alheio eram bastante relevantes.

    04) Os gerentes com os quais o diretor tem divergn-cias, sentem-se inseguros.

    08) Algumas pessoas tm capacidade em argumentar com coerncia.

    16) O projeto apresentado pelo vereador era passvel de reformulaes.

    TEXTO PARA AS QUESTES 06 A 10

    Em busca do momento explosivo Em 2008, Horace Engdahl, ento secretrio da Aca-

    demia Sueca, instituio que confere o Nobel aos escritores, criticou a literatura americana por ser "insular". Naquele ano, ganhou J.M.G. Le Clzio, um francs "multicultural".

    O Nobel de Literatura para Alice Munro, 82 anos, uma virada. Ela no americana, e sim canadense ( a pri-meira vez que um escritor do Canad recebe a lurea des-contado Saul Bellow, naturalizado americano).

    Mas uma autora "insular", devotada a um universo bem delimitado: as reas rurais do Canad, com seus "rios largos e pequenas cidades", como definiu o atual secretrio da academia, Peter Englund. No h nada de estreito no modo como ela explora esse mundo. Com sua narrativa s na aparncia delicada, Alice mergulha fundo nas frustraes e mesquinharias de seus personagens, sobretudo das mulheres.

    uma cultora exclusiva do conto tem quatro cole-tneas publicadas no Brasil e certa vez disse no entender bem o romance, gnero ao qual faltaria "tenso". "Eu procuro um momento explosivo e reno tudo em torno dele", disse. Eis ai uma definio eficiente da difcil arte do conto.

    Adaptado de: Revista Veja de 16.10.2013, Editora Abril,

    edio 2343 ano 46 no 42, pgina 94.

    06 Com relao ao contedo do texto, assinale o que for correto.

    01) Na viso de Alice, o romance se sobrepe ao conto, em funo da tenso que o primeiro transmite ao leitor.

    02) A escritora canadense explora os dramas de perso-nagens imersos em pequenas cidades rurais de seu pas.

    04) A escolha de Alice Munro contradisse a teoria de

    Horace Engdahl, em 2008, que classificava a litera-tura americana restrita a seu universo.

    08) J.M.G. Le Clzio foi considerado multicultural por Saul Bellow.

    16) As publicaes da autora canadense no Brasil so uma coletnea de contos e romances narrados num estilo delicado, porm, profundo.

    07 Com relao composio da unidade do texto, assinale o que for correto.

    01) A expresso "naquele ano", que inicia o 2o perodo do 1o pargrafo, refere-se a 2008.

    02) Os termos "insular" e "multicultural" foram desta-cados entre aspas, por se tratarem de neologis-mos.

    04) A contrao "dele" que est presente no 2o perodo do ltimo pargrafo refere-se a "conto", antes mencionado.

    08) O pronome possessivo "seus" presente na 1a e 3

    a

    frases do 3o pargrafo refere-se Alice Munro.

    16) No 1o perodo do 1o pargrafo, o pronome relativo "que" retoma o termo "instituio", mencionado anteriormente.

    08 Na orao "...como definiu o atual secretrio...", o co-nectivo grifado estabelece conformidade com a orao anterior. Assinale o que for correto em que o conectivo que inicia a orao subordinada adverbial estabelece es-sa mesma circunstncia.

    01) Como no conseguiu informaes, preferiu ficar ca-lado.

    02) Tudo aconteceu como estava previsto.

    04) Segundo a opinio de alguns, houve falhas na ex-plicao.

    08) Ele tem estudado como um obstinado.

    16) Como prev o regulamento, somente duas equipes se classificaram.

    09 No que se refere ao vocabulrio utilizado no texto, assi-nale o que for correto.

    01) O termo "sobretudo" empregado no ltimo perodo do 3o pargrafo pode ser substitudo por "especi-almente" sem alterar o sentido do contexto.

    02) Os termos "estreito" e "explosivo", presentes no 3o e 4o pargrafos respectivamente, constituem met-foras no texto.

    04) A palavra "virada", presente na 1a frase do 2o pa-

    rgrafo, foi utilizada para demonstrar "uma altera-o profunda de atitude".

    08) O adjetivo ptrio "americano", utilizado no texto, no se refere aos nascidos no Canad.

    16) O substantivo feminino "lurea", empregado no 2o pargrafo, origina-se do latim e seu significado primitivo corresponde "coroa de louros".

    ESPAO RESERVADO PARA ANOTAES

  • 3

    10 O 3o pargrafo inicia com a conjuno mas. Assinale o que for correto no que se refere ao emprego de mas, ms e mais.

    01) Eles j desconfiavam das suas ms intenes.

    02) O rapaz no s culto, mais tambm simptico.

    04) O palestrante falou bem, mais no foi como eu es-perava.

    08) Quanto mais eu pesquiso sobre o assunto, mais eu quero saber.

    16) Meu tio mas sua filha esto vindo para c.

    11 Com relao ao romance Dois Irmos, de Milton Ha-toum, assinale o que for correto.

    01) O romance narrado por uma personagem secun-dria, suposto filho de Yaqub, que vivia em um quartinho construdo no quintal, fora dos limites da casa de Halim e Zana, com sua me Domingas.

    02) O narrador do enredo Halim, filho de Domingas, ndia adotada por Zana e Omar.

    04) Uma questo que circunda a narrativa a busca de Nael, o narrador, pela identidade do pai, que ao fim se revela na dvida: "sou e no sou filho de Yaqub".

    08) Yaqub era extremamente passional e imprevisvel, enquanto seu gmeo Omar era racional e calculava todos os seus atos.

    16) O romance narrado por mais de uma persona-gem, assim o leitor tem acesso histria narrada por dois pontos de vista, respectivamente, o de Omar e de Yaqub.

    12 Sobre as obras Felicidade Clandestina e Muitas Vozes, assinale o que for correto.

    01) No conto "As guas do mundo", Clarice Lispector descreve a coragem e o sentimento de perigo no encontro entre a personagem feminina e o mar.

    02) Gullar rompeu com o concretismo, contudo conti-nuou a utilizar da experimentao visual no papel. Nota-se vestgios desta experimentao tipogrfi-ca, por exemplo, na distribuio dos versos no es-pao da pgina em "Ouvindo Apenas", o primeiro poema de Muitas Vozes.

    04) No conto "Perdoando Deus", a narradora chega s concluses seguintes: precisa deixar de acolher a falta de poderes de Zeus e sua prpria natureza sentimental; deve notar que quando ama a Zeus por amar a si mesma, pois de fato o mundo jamais

    a escandalizou.

    08) Uma das particularidades estilsticas que se pode destacar na poesia gullariana, em Muitas Vozes, o emprego da sinestesia (mescla deliberada de dis-tintas sensaes).

    16) Sabidamente, muitos contos de Felicidade Clandes-tina, de Clarice Lispector, foram publicados no ca-derno B, do Tabloide da Ucrnia.

    13 Sobre a questo do tempo, como abordagem tcnica e temtica em nossa literatura, assinale o que for correto.

    01) Nos contos claricianos, a percepo do tempo uma caracterstica complexa onde, o mais das ve-zes, a "valorizao do momento" torna-se uma preocupao maior que a valorizao de fatores histricos.

    02) O enredo de O Guarani no segue a absoluta linea-ridade temporal narrativa.

    04) Em muitos momentos de O Guarani, o narrador in-terrompe a sequncia cronolgica natural para nos contar um evento que ocorrera antes. Assim, va-mos inteirando-nos dos fatos narrativos gradati-vamente.

    08) Em seus flashbacks, Jos de Alencar jamais traba-lha a sutileza psicolgica com a qual as persona-gens sentem seus amores e anseios.

    16) O poema "Lio de um Gato Siams", de Ferreira Gullar, tematiza as noes de tempo e de eternida-de.

    14 Lendo O Guarani de Jos de Alencar, pode-se afirmar que a casa de D. Antnio de Mariz era uma proteo contra os ndios. Esse vassalo mantinha uma banda de homens ao seu servio que mesclavam ao mesmo tem-po a fora da civilizao e a fora selvagem. Sobre es-ses homens, assinale o que for correto.

    01) Eram homens disciplinados ao estilo moral militar, ambiciosos, que reconheciam como rei ao Duque de Bragana. Pode-se dizer que, em um primeiro momento, eles so descritos como aparentemente leais.

    02) Os aventureiros quando se encontravam formando as caravanas, cuja funo era explorar os interio-res do serto em busca de riquezas, chamavam-se "bandeiristas".

    04) Rui Soeiro e Bento Simes estavam nas mos do italiano. Logo eles no o poderiam matar ou desis-tir do combinado de assassinarem os fidalgos e

    raptarem Ceci e Isabel. O ndio Peri ouve esta tra-ma pelo tubo acstico de um formigueiro.

    08) Em dado momento de O Guarani, a afirmao de que Fr. ngelo de Luca morrera como santo e mr-tir no zelo de sua f apostlica contradiz, ironica-mente, a sua ambio e tramas para obter riquezas e poder. Esse mesmo personagem se trata do aventureiro Loredano.

    16) Essa banda de homens que estavam a servio de D. Antnio jamais se chamaram "guanumbis". Eram chamados "aventureiros".

    ESPAO RESERVADO PARA ANOTAES

  • 4

    15 Assinale o que for correto.

    01) No romance O Guarani, a revelao que Peri estava caando uma ona exclusivamente para mostrar Ceclia, apenas ocorre depois da cena em que ele mata o animal. D. Antnio admira o carter do n-dio, sua nobreza e seu herosmo.

    02) O ltimo poema do livro Muitas Vozes, intitulado "Falagens", destaca-se por ser composto de sete partes (do I ao VII).

    04) Dentre as caractersticas presentes nas persona-gens de Clarice Lispector esto a inadaptao exis-tencial e a passagem pela epifania. Tal como se v, por exemplo, em "Os Desastres de Sofia", narrativa que trabalha a angstia infantil da aluna buscando atingir seu professor.

    08) Em uma cena de O Guarani, o frade carmelita Fr. ngelo de Luca, puro missionrio catequista, ouve confisso de Ferno Aines de que dentro de uma garrafa havia um pergaminho indicando minas

    de carvo mineral. Depois o moribundo agonizou com a extrema-uno e a absolvio que tanto al-mejava.

    16) A colonizao libanesa no sul do Brasil, no sculo XIX, o tema do romance Dois Irmos.

    MATEMTICA

    16 Seja f uma funo definida por f(x) = tg x, com

    x2 2

    . Sendo f(a) = b, com a

    2 2

    e

    b , assinale o que for correto.

    01) 22

    1cos a

    1 b

    .

    02) 2

    2

    2

    bsen a

    1 b

    .

    04) 2

    2 2 2

    1 1 b

    cos a sen(2a) sen a 1 2b

    .

    08) f(2a) = 2b.

    16) 1 b

    cos(2a)1 b

    .

    ESPAO RESERVADO PARA ANOTAES

    17 Assinale o que for correto.

    01) A soma das solues da equao a(x+1) = b1/x, em x, onde a e b so nmeros reais positivos, tais que ln(b) = 2.ln(a) 1.

    02) A soluo da equao 2 3 22

    3 3 3 3log x log x log x ... log x 759 x = 27.

    04) Se os nmeros positivos m

    3, log4 (2.4

    2m 7.4m 8)

    e 12m so, nessa ordem, os trs primeiros termos

    de uma progresso geomtrica, ento m vale 3

    2.

    08) Se

    1 1

    21

    3 3.6y

    1 2.3

    , ento o valor de y igual a 15

    26.

    16) O conjunto soluo da inequao 2

    2 2

    x 9 6x, com

    x *, {x *| x > 1 e x 3}.

    18 Se A, B e C so conjuntos no vazios, tais que, n(BC) = 29, n(AB) = 9, n(CB) = 12, n(AC) = 8 e n(ABC) = 5, assinale o que for correto.

    01) n(AB) + n(B) = 38.

    02) n(ABC) = 35.

    04) n(B), n(AB) e n(ABC) formam, nessa ordem,

    uma progresso aritmtica de razo 9.

    08) O nmero de elementos do conjunto B primo.

    16) n(AB) > 2.n(B).

    ESPAO RESERVADO PARA ANOTAES

  • 5

    19 Supondo que a populao de certa cidade do interior, daqui a t anos, seja definida pela funo

    6.000P(t) 20.000

    t 2

    . A partir do que foi exposto, assi-

    nale o que for correto.

    01) A populao dessa cidade, daqui 200 anos, ultra-passar o total de 20.000 habitantes.

    02) O crescimento dessa populao do 8o para o 10

    o

    ano ser de 100 habitantes.

    04) A medida que o tempo vai passando, a populao

    dessa cidade atingir um total de 30.000 habitan-tes.

    08) O crescimento dessa populao do 4o para o 6

    o ano

    ser maior que 1,4%.

    16) Daqui a 8 anos, a populao dessa cidade ser de 19.400 habitantes.

    20 Sabendo que os coeficientes a, b e c da equao poli-nomial 3x4 + ax3 + bx2 + cx 15 = 0 so nmeros re-ais, que duas de suas razes so inteiras e distintas e que 1 2i tambm sua raiz, assinale o que for corre-to.

    01) O mnimo mltiplo comum entre b e c um nme-ro divisvel por cinco.

    02) A soma dos valores de a, b, c 12.

    04) O produto dos valores de a, b, c positivo.

    08) O maior dos valores de a, b, c 12.

    16) A soma das razes inteiras da equao um nme-ro maior que zero.

    ESPAO RESERVADO PARA ANOTAES

    21 Assinale o que for correto.

    01) O nmero x = 1 a raiz do polinmio P(x) = x5 5x4 + 7x3 + x2 8x + 4.

    02) Se um polinmio com coeficientes reais possuir uma raiz complexa z = a + bi, ento o conjugado desse nmero tambm raiz do polinmio.

    04) Se o polinmio P(x) tem grau n + 3 e o polinmio Q(x) tem grau n + 5, com n pertencente ao con-junto dos nmeros naturais, ento o grau do poli-nmio P(x) . Q(x) 2n + 8.

    08) Se o polinmio P(x) = x3 + mx 20, com m real, for divisvel por Q(x) = x 2, ento P(x) possui apenas uma raiz real.

    16) As razes do polinmio P(x) = x2 x 2 so tam-bm razes do polinmio Q(x) = x3 + 6x2 9x 14.

    22 Sabendo que A23 e B32 so matrizes reais tais que

    0 cos x 5A

    3 0 sen x

    e

    0 0

    B 2 0

    0 1

    , e que f :

    uma funo real definida por f(x) det(A.B) , onde

    det(A.B) significa o determinante da matriz, produto

    de A por B, assinale o que for correto.

    01) A soma dos elementos da diagonal principal das matrizes A.B e B.A so iguais.

    02) O perodo da funo f(x) 2.

    04) Se x = , ento a soma dos elementos da diagonal principal da matriz A.B 2.

    08) O menor valor que a funo f assume no intervalo

    [0, ] 2.

    16) f 14

    .

    ESPAO RESERVADO PARA ANOTAES

  • 6

    23 Sejam as retas r, s e t num mesmo plano. Sabendo que:

    a reta s paralela a reta t e perpendicular a reta r; a equao da reta s 2x + 2y + 6 = 0; o ponto de interseo da reta r com o eixo y (0,3); o ponto de interseo da reta t com a reta r (1,4).

    A partir do que foi exposto, assinale o que for correto.

    01) O coeficiente linear da reta t 5.

    02) O ponto (-2,1) pertence reta r.

    04) A rea do tringulo, delimitado pelo eixo dos x e as retas r e t igual a 16.

    08) A distncia do ponto (1,1) a reta t maior que 2.

    16) A equao da circunferncia de centro no ponto de interseo das retas r e t e raio 4 x2 2x + y2 8y + 1 = 0.

    24 Se os nmeros complexos z1, z2 e z3 so tais que

    1

    5 5z 2 cos isen

    4 4

    , z1 z2 = 2 e 2

    3

    1

    zz

    z , assinale

    o que for correto.

    01) 3

    z 5 .

    02) 4

    1z 4 .

    04) z3 uma soluo da equao x2 4x + 5 = 0.

    08) Se 1

    2

    za bi

    z

    ento 2a5

    e 1

    b5

    .

    16) z1 . z2 = 4 + 4i.

    ESPAO RESERVADO PARA ANOTAES

    25 Assinale o que for correto.

    01) O nmero de anagramas da palavra RPLICA, na qual as vogais se mantm nas respectivas posi-es, um mltiplo de 4.

    02) Numa sala de aula deseja-se selecionar dois alunos para realizar um exame, sabendo que essa seleo pode ser realizada de 21 maneiras distintas, ento essa sala tem um nmero mpar de alunos.

    04) Pode-se formar 34 comisses de 4 pessoas, com 3

    moas e 4 rapazes, sendo que cada uma das co-misses ter ao menos 1 moa e 1 rapaz.

    08) Pode-se formar 35 equipes de trabalho com um grupo de 7 pessoas, devendo cada equipe ser constituda por 1 coordenador, 1 secretrio e 1 te-soureiro.

    16) Com os algarismos mpares pode-se formar 72 nmeros de algarismos distintos compreendidos entre 2.000 e 8.000.

    ESPAO RESERVADO PARA ANOTAES

  • 7

    26 Sabendo que no desenvolvimento do binmio n

    3 2xx

    o primeiro termo x18, assinale o que for

    correto.

    01) O valor de n pertence ao intervalo [3,7].

    02) A soma dos coeficientes dos termos do desenvol-vimento do binmio 64.

    04) O valor de n soluo da equao

    2

    3log n 3 2 .

    08) O termo mdio do desenvolvimento do binmio tem coeficiente igual a 20.

    16) O stimo termo do desenvolvimento do binmio 3

    x

    4 .

    27 O paralelogramo ABDE, tem os vrtices A e B determi-nados pelas intersees entre a reta s de equao x + y 2 = 0 e a circunferncia C de equao x2 4x + y2 2y + 4 = 0, o vrtice A est sobre o eixo das abscissas e o vrtice D coincide com a origem (0,0). A partir do que foi exposto, assinale o que for correto.

    01) O paralelogramo um quadrado.

    02) As diagonais do paralelogramo medem 2 unidades de comprimento.

    04) O outro vrtice do paralelogramo est sobre o eixo OY.

    08) O permetro do paralelogramo tem medida menor que 5 unidades de comprimento.

    16) A rea do paralelogramo menor que a rea do crculo da circunferncia C dada.

    ESPAO RESERVADO PARA ANOTAES

    28 Um produto embalado em latas cilndricas (cilindros

    de revoluo). O raio da embalagem A igual ao dime-tro da embalagem B e a altura da embalagem B o do-bro da altura de A. A partir do que foi exposto, assinale o que for correto.

    01) Se as embalagens so feitas do mesmo material, ento em A gasto mais material que em B.

    02) Se o preo do produto na embalagem A custa R$ 72,00 e na embalagem B R$ 44,00, ento A mais econmico para o consumidor.

    04) Se o raio da embalagem A vale 2 cm e a altura de A vale 3 cm, ento o volume da embalagem A igual metade do volume da embalagem B.

    08) Se o raio da embalagem A vale 2 cm e a altura

    vale 3 cm, ento a razo entre as reas totais das

    embalagens A e B 10

    7.

    16) O volume da embalagem A o dobro do volume da embalagem B .

    ESPAO RESERVADO PARA ANOTAES

  • 8

    29 No colgio AMA, um professor de matemtica aplicou um teste com cinco questes, valendo um ponto cada uma, para 30 de seus alunos. Aps a correo dos tes-tes organizou as notas finais na tabela abaixo. Sendo ma a mdia aritmtica, md a mediana e mo a moda das no-tas obtidas pelos alunos, assinale o que for correto.

    NOTAS 1,0 2,0 3,0 4,0 5,0

    NMERO DE ALUNOS 2 4 10 6 8

    01) Menos que 25% dos alunos tiraram nota integral

    no teste.

    02) Mais que 50% dos alunos tiraram nota maior que a mdia da turma.

    04) md mo.

    08) ma > md.

    16) md e mo so nmeros primos.

    30 Assinale o que for correto.

    01) A rea da regio limitada pela funo

    2x se 0 x 2

    x 6 se 2 x 5

    x 7 se 5 x 7

    2

    e pelo eixo x (y = 0)

    12,5 unidades de rea.

    02) Se a receita mensal de uma loja de sandlias re-presentada, em reais, por R(x)= 450(x5)(x13), na qual x o preo de venda de cada par de san-

    dlias, ento a receita mxima ser de R$ 7.200,00.

    04) Se f(x) uma funo real que satisfaz as seguintes condies f(a) = 2 e (f(a x))3 = 2 f(x) + 12, en-to f(0) um divisor de 9.

    08) Se f(x) = 2x + 10, g(x) = ax2 + bx + c e f(g(x)) = 6x2 8x, ento o valor de a b um nmero par.

    16) Sendo f : * uma funo definida por n

    1f(n)

    3

    , ento nf(n 1) f(n)f(n)

    , para todo n

    *.

    ESPAO RESERVADO PARA ANOTAES

    GEOGRAFIA

    31 A cidade de Ponta Grossa (PR) est a 25 05' 42" S e 50 09' 43" W.

    A cidade de Braslia (DF) est a 15 47' 56" S e 47 52' 00" W. A cidade de Boa Vista (RR) est a 02 49' 12" N e 60 40' 19" W. Nesse contexto, assinale o que for correto.

    01) A cidade de Braslia, na Zona Tropical da Terra, ao norte do Trpico de Capricrnio, est mais a leste do que a cidade de Ponta Grossa.

    02) Das trs cidades, Boa Vista a nica no Hemisfrio Norte e a que se localiza mais a oeste.

    04) Ponta Grossa, entre as longitudes de Braslia e de Boa Vista, situa-se na Zona Temperada do Sul, ou seja, uma regio Subtropical.

    08) Boa Vista est no Hemisfrio Norte e Ocidental, e est mais a leste do que as outras duas.

    16) As trs cidades esto no Hemisfrio Ocidental do planeta.

    32 Alguns pases do mundo so cortados pelas mais altas e mais jovens montanhas do planeta. Sobre esse assunto, assinale o que for correto.

    01) O Brasil apresenta montanhas geologicamente jo-vens na divisa entre Minas Gerais e Esprito Santo, onde se situa o Pico da Bandeira, a mais alta mon-

    tanha do pas.

    02) O Nepal cortado pela Cordilheira do Himalaia e, na sua zona fronteiria norte, conhecida como o Teto do Mundo, est o Everest, a montanha mais alta do globo.

    04) A Sua atravessada na sua metade sul pela ca-deia dos Alpes, orientada no sentido leste-oeste.

    08) A Bolvia cortada pela Cordilheira dos Andes, sendo que sua capital, La Paz, situa-se no Altiplano e a capital mais alta do mundo.

    16) A Nigria cortada pelo Grande Rift e atravessa-da pelas montanhas que contm o Monte Kiliman-jaro, o mais alto da frica.

    ESPAO RESERVADO PARA ANOTAES

  • 9

    33 Sobre o municpio de Ponta Grossa, assinale o que for correto.

    01) O municpio de Ponta Grossa faz divisas, dentre ou-tros, com os municpios de Palmeira, Carambe, Castro e Tibagi.

    02) O Rio Tibagi serve de divisa natural entre Ponta Grossa e Tibagi, e entre Ponta Grossa e Ipiranga. E parte da divisa entre Ponta Grossa e Teixeira Soa-res.

    04) Ponta Grossa tem parte de seu municpio localizado no Primeiro Planalto Paranaense, na regio do dis-trito de Itaiacoca.

    08) Mineral como o talco explorado no distrito de Itaiacoca, no Primeiro Planalto do Paran.

    16) A sede municipal de Ponta Grossa aloja-se sobre uma regio que apresenta terrenos geolgicos co-mo arenito Furnas, folhelho Ponta Grossa, arenito do grupo Itarar e intruses plutnicas de diabsio.

    34 Sobre problemas urbanos, questes ambientais brasilei-ras e unidades de conservao, assinale o que for corre-to.

    01) Durante o sculo XX, o Brasil alcanou elevadas ta-xas de crescimento econmico e industrial que provocaram aumento populacional nos grandes centros urbanos. Esse aumento contribuiu para a deteriorao da qualidade de vida das grandes ci-dades.

    02) Parques nacionais ou estaduais, no Brasil, so reas no abertas visitao pblica com fins re-creativos ou educacionais.

    04) As unidades de conservao ambientais so espa-os delimitados com a finalidade de preservao da flora, fauna, recursos hdricos, caractersticas geo-lgicas ou geomorfolgicas, belezas naturais, ou seja, a integridade ambiental.

    08) Nenhuma unidade de conservao ambiental no Brasil se volta para explorao sustentvel de re-cursos naturais ou para preservao total de ecos-sistemas.

    16) Poluio do ar e dos rios, enchentes, falta de sa-neamento bsico foram problemas agravados com o aumento populacional das cidades, sem que os investimentos fossem suficientes para dotar as ci-dades de infraestrutura necessria a esse aumento de populao.

    ESPAO RESERVADO PARA ANOTAES

    35 Identifique as alternativas que englobam termos e si-

    glas que dizem respeito e esto ligados diretamente aos grandes blocos econmicos mundiais e assinale o que for correto.

    01) NAFTA, MERCOSUL e Zona do Euro.

    02) Unio Europeia, Apec e Novos Tigres Asiticos.

    04) OTAN, ALCA e Doutrina Bush.

    08) Subduco, Teoria de Wegener e Blocos Cratni-cos.

    16) Simun, Conferncia de Kyoto e OPEP.

    36 Sobre a chamada Terceira Revoluo Industrial e seus aspectos caractersticos, assinale o que for correto.

    01) Houve uma integrao entre informtica e teleco-municaes.

    02) Avano nos setores de telecomunicaes como sa-tlites artificiais e cabos de fibra tica.

    04) A revoluo tecnocientfica tambm responde pelo aumento de emprego, pois permite produzir mais mercadorias e gerar mais servios, necessitando de um maior nmero de trabalhadores.

    08) Desenvolvimento da microeletrnica, da robtica e da engenharia gentica.

    16) Desenvolvimento da informtica tanto nos equipa-mentos de hardware quanto nos programas e sis-temas operacionais, os softwares.

    ESPAO RESERVADO PARA ANOTAES

  • 10

    37 Com relao a caractersticas de Curitiba, a capital pa-ranaense, assinale o que for correto.

    01) a cidade mais populosa da regio Sul do Brasil.

    02) Possui uma regio metropolitana e o seu aeroporto internacional localiza-se no municpio de So Jos dos Pinhais.

    04) Surgiu a partir de um arraial de minerao no s-culo XVII, s margens do rio Atuba.

    08) considerada a capital mais fria do Brasil, o que se deve pela sua localizao sobre um planalto, mais elevada do que as demais capitais da regio Sul do pas, e por estar em regio subtropical.

    16) Possui inmeros parques em sua rea urbana e v-rios monumentos que homenageiam as diversas etnias que contriburam para a formao do povo paranaense.

    38 Sobre o territrio paranaense, assinale o que for corre-to.

    01) A Regio Serrana do Aungui, na regio norte do Primeiro Planalto Paranaense, caracteriza-se pelos terrenos mais recentes do territrio paranaense, e onde predominam arenitos e folhelhos.

    02) Na Serra do Mar paranaense encontra-se o Pico Pa-ran, que o ponto culminante do relevo da regio Sul do Brasil.

    04) Cidades como Curitiba, So Jos dos Pinhais, Cam-po Largo, Cerro Azul, Rio Branco do Sul e Doutor Ulysses esto situadas no Primeiro Planalto Para-naense ou Planalto de Curitiba.

    08) Ponta Grossa, Guarapuava, Palmeira e Castro so cidades assentadas sobre terrenos de idade Devo-niana e se localizam no Terceiro Planalto Paranaen-se.

    16) O Terceiro Planalto Paranaense pode ser dividido em cinco blocos menores, os blocos planlticos de Cambar e So Jernimo da Serra, Apucarana, Campo Mouro, Guarapuava e Palmas.

    ESPAO RESERVADO PARA ANOTAES

    39 Sobre astronomia, no que se refere s fases da Lua,

    assinale o que for correto.

    01) A Lua Nova ocorre quando Sol, Lua e Terra esto

    alinhados e a Lua encontra-se entre o Sol e a Ter-ra.

    02) Lua Cheia ocorre quando Sol, Lua e Terra esto alinhados e a Terra encontra-se entre o Sol e a Lua.

    04) Quarto Minguante ocorre quando Sol, Lua e Terra formam um ngulo reto e a Terra encontra-se no vrtice desse ngulo, logo aps a Lua Cheia.

    08) Quarto Crescente ocorre quando Sol, Lua e Terra formam um ngulo reto e a Lua encontra-se no vrtice desse ngulo, logo aps a Lua Nova.

    16) Lua Nova e Lua Cheia independem da posio da Terra e da Lua em relao ao Sol e nessas fases no ocorrem eclipses do Sol ou da Lua.

    40 Com relao a locais, rios e formaes vegetais que esto ligados regio Nordeste do Brasil, embora em alguns casos possam extrapolar quela regio, assinale o que for correto.

    01) Represa de Paulo Afonso, estado da Paraba, vege-tao de caatinga, cidade de Aracaju, Baa de To-dos os Santos.

    02) Cerrado Brasileiro, estado de Minas Gerais, cidade de Barra do Garas, Ilha do Governador.

    04) Estado de Alagoas, cidade de Joo Pessoa, nascen-tes do Rio So Francisco, Chapada dos Veadeiros, Rio Guapor.

    08) Estado do Tocantins, Mata de Cocais, cidade de Macei, Complexo do Pantanal, Rio Tiet.

    16) Agreste e Zona da Mata, estado do Maranho, ci-dade de Garanhuns, Delta do Parnaba, Parque Na-cional de Sete Cidades.

    41 A respeito da vegetao original do territrio paranaen-se, assinale o que for correto.

    01) A regio onde predomina a Mata Atlntica, no leste do Paran, uma das reas mais preservadas do Brasil e engloba o litoral e a Serra do Mar. deno-minada de mata tropical de encosta. higrfila e latifoliada.

    02) A regio dos Campos Gerais do Paran se caracte-riza por vegetao herbcea com bosques isolados e matas ciliares.

    04) No oeste e sudoeste do Paran preserva-se apenas parte da Mata Pluvial Subtropical, praticamente apenas no Parque Nacional do Iguau.

    08) A Mata de Araucria foi em grande parte devastada em nosso estado, sendo preservada apenas no Sul e, principalmente, no sudoeste do Paran.

    16) O Paran um dos poucos estados brasileiros com litoral que no apresenta vegetao de mangue e de restinga.

  • 11

    42 Com relao s representaes da Terra, assinale o que for correto.

    01) Uma escala numrica apresenta-se sob a forma de um segmento de reta graduado.

    02) Projeo cartogrfica a forma pela qual uma su-perfcie esfrica representada num plano.

    04) Planisfrios so mapas que representam toda a su-perfcie esfrica em um plano.

    08) Quanto menor for o denominador de uma escala numrica, menor ser o tamanho do mapa e a ri-queza de detalhes.

    16) As coordenadas geogrficas so divididas em para-lelos, que definem as latitudes (de 0 a 180 N e S) e meridianos, que definem as longitudes (de 0 a 90 E e W).

    43 Sobre a poltica e a economia no espao mundial, assi-nale o que for correto.

    01) A Guerra Fria ficou restrita Europa e no se es-tendeu para outras partes do mundo.

    02) Na Guerra Fria, a Europa perdeu a condio de centro do poder internacional, mas se tornou o ce-nrio de confrontao entre Estados Unidos e URSS.

    04) A Europa, na Guerra Fria, aliou-se URSS (parte ocidental da Europa) e aos Estados Unidos (parte oriental da Europa).

    08) Aps a Segunda Guerra Mundial emergiu um sis-tema mundial baseado na rivalidade geopoltica en-tre Estados Unidos e URSS, a chamada Guerra Fria.

    16) O principal smbolo da Guerra Fria foram as Mura-lhas da China, que separaram o Oriente do Ociden-te.

    ESPAO RESERVADO PARA ANOTAES

    44 A ndia um dos pases que foram agrupados como BRICS. Sobre esse pas, assinale o que for correto.

    01) A Repblica da ndia ocupa, com o Paquisto e Bangladesh, o chamado subcontinente indiano no sul da sia.

    02) Em seu territrio aparecem altas montanhas (Hi-malaia), plancies aluviais (regadas pelos seus principais rios: Indo, Ganges e Brahmaputra), de-sertos (Thar ou Grande Deserto Indiano) e exten-sos planaltos (Dec).

    04) Possui clima tropical na maior parte do pas com forte influncia das mones.

    08) Possui a segunda maior populao entre os pases do mundo, com destaque para a religio hindusta.

    16) Entre suas principais cidades esto Mumbai, Dlhi e Calcut.

    45 Sobre a populao brasileira, seu crescimento e sua composio tnica, assinale o que for correto.

    01) A imigrao europeia teve mais influncia na popu-lao das regies Norte e Nordeste do pas, contri-buindo para o branqueamento das populaes da-quelas regies brasileiras.

    02) O Sul e o Centro-Oeste se destacam pela maior predominncia dos elementos pardos na sua popu-lao.

    04) O Brasil, como colnia de povoamento, fez com que os portugueses se aproveitassem dos indge-nas e dos escravos africanos apenas para aumento da populao do novo territrio junto ao mar.

    08) Os indgenas, os primitivos donos do Brasil, foram submetidos a um longo perodo de extermnio, no apenas fsico, mas tambm cultural, o chamado et-nocdio, resultante da integrao forada do ndio sociedade do branco.

    16) Sem terem suas terras devidamente demarcadas e totalmente regularizadas, os atuais descendentes dos primitivos indgenas sofrem invaso de suas terras por garimpeiros, posseiros, empresas madei-reiras e de minerao.

    ESPAO RESERVADO PARA ANOTAES