Potiguar Notícias - Edição 359

24
www.potiguarnoticias.com.br Parnamirim - 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira Ano 12 - número 359 - R$ 1.50 José Pinto Júnior As mulheres estão com a bola toda, nas páginas de fevereiro ›› Página 2 Cefas Carvalho Queda de Mubarak mostra peso de redes sociais Claudino Filho Ass. de Deus inaugura Centro de Educação Teológica ›› Parn. Página 3 Evandro Borges ›› Mun. Pág. 3 Rômulo Estânrley ›› Mun. Pág. 2 João Bezerra Dilma promete obras para aeroporto de São Gonçalo ›› Página 5 Potiguar Notícias ›› Página 3 Aliança Rosalba-Larissa pode “escantear” Fafá Passa e Fica recebe Cine Sesi Cultural ›› Página 2 MUNICÍPIOS São Gonçalo: começam obras para o IFRN ›› Página 4 Praça da Biblia é construída em São José do Campestre ›› Página 2 Prefeitos do Vale Unido se reúnem com Robinson ›› Página 3 ›› Página 7 O Diário Oficial e o Município: uma análise Numeração errada atrapalha entrega de cartas em bairro Ex-jogador, boêmio, músico... Macaíba se despede de Banga ›› Capa. Municípios ›› Pág. 3 Enildo comenta volta de Wilma Ceduc não tem profissionais para lidar com menores infratores ›› Notas da Redação. Pág. 3 Grupo potiguar abrirá Festival de Teatro de Curitiba ›› Página 7 Câmaras voltam aos trabalhos na RMN ›› Capa. Municípios A promotora de Justiça da Infância e da Juventude da Comarca de Parnamirim, Isa- belita Garcia Gomes Neto Rosas, considera que além da falta de infraestrutura, de pro- fissionais qualificados e a su- perlotação de adolescentes in- fratores enfrentados pelo Centro Educacional (Ceduc) de Pitimbu, em Parnamirim, há a necessidade de se investir em profissionais que tenham uma formação adequada para trabalhar com os jovens apreendidos. ›› Parnamirim. Capa Potiguar Capa:2.qxd 11/2/2011 19:30 Page 2

description

Potiguar Notícias - Edição 359

Transcript of Potiguar Notícias - Edição 359

Page 1: Potiguar Notícias - Edição 359

www.potiguarnoticias.com.brParnamirim - 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira Ano 12 - número 359 - R$ 1.50

José Pinto Júnior

As mulheres estãocom a bola toda,nas páginas defevereiro

›› Página 2

Cefas Carvalho

Queda deMubarakmostra peso deredes sociais

Claudino Filho

Ass. de Deusinaugura Centrode EducaçãoTeológica›› Parn. Página 3

Evandro Borges

›› Mun. Pág. 3

Rômulo Estânrley

›› Mun. Pág. 2

João Bezerra

Dilma prometeobras paraaeroporto deSão Gonçalo

›› Página 5

Potiguar Notícias

›› Página 3

Aliança Rosalba-Larissa pode “escantear” Fafá

Passa e Fica recebe Cine Sesi Cultural

›› Página 2

MUNICÍPIOS

São Gonçalo: começamobras para o IFRN

›› Página 4

Praça da Biblia é construídaem São José do Campestre

›› Página 2

Prefeitos do Vale Unido sereúnem com Robinson

›› Página 3

›› Página 7

O DiárioOficial e oMunicípio:uma análise

Numeração errada atrapalhaentrega de cartas em bairro

Ex-jogador,boêmio, músico...Macaíba se despede de Banga

›› Capa. Municípios

›› Pág. 3

Enildo comentavolta de Wilma

Ceduc não tem profissionais paralidar com menores infratores

›› Notas da Redação. Pág. 3

Grupo potiguar abriráFestival de Teatro de Curitiba

›› Página 7

Câmarasvoltam aostrabalhosna RMN

›› Capa. Municípios

A promotora de Justiça daInfância e da Juventude daComarca de Parnamirim, Isa-belita Garcia Gomes NetoRosas, considera que além dafalta de infraestrutura, de pro-fissionais qualificados e a su-perlotação de adolescentes in-fratores enfrentados peloCentro Educacional (Ceduc)de Pitimbu, em Parnamirim,há a necessidade de se investirem profissionais que tenhamuma formação adequada paratrabalhar com os jovensapreendidos.

›› Parnamirim. Capa

Potiguar Capa:2.qxd 11/2/2011 19:30 Page 2

Page 2: Potiguar Notícias - Edição 359

Diretor:José Alves Pinto Júnior - DRT-RN nº 848

Diretor Comercial: Sandro Luiz - [email protected](84) 3272-1919

Assinatura:(84) 3272-1919

Um jornal a serviço de Parnamirim e do RN

Editor:Cefas Carvalho

C.N.P.J: 05.585.247/0001-30 - Insc.mun. 004.456-3 Circulação :PARNAMIRIM, NATAL, MOSSORÓ, SÃO JOSE DO MIPIBU, NISIA FLORESTA, SENADOR GEORGINOAVELINO, GOIANINHA, CEARÁ-MIRIM, EXTREMOZ, SÃO GONÇALO, MACAÍBA, MONTE ALEGRE, GUAMARÉ,AREZ, BREJINHO, BOM JESUS, PASSA E FICA, CAMPESTRE, VERA CRUZ E NOVA CRUZ.

Rua José Serafim Nunes, 145 - Vale do Sol, Parnamirim - RN - CEP: 59.143-265 - Telefax: 3272-1919Home page:www.potiguarnoticias.com.br E-mail:[email protected] / [email protected]

Administração e Finanças:Irandi M. Dantas Pinto

[email protected]

José Pinto Junior

Política2

MULHER, MULHER, MULHER...É a mulher, é a mulher, é a mulher... Enquanto um cantor repete que é a mulher

que está bem na fita, a realidade mostra que Erasmo Carlos sempre teve razão. É umamentira absurda este negócio de que a mulher é um sexo frágil.

As páginas de fevereiro dão conta de que as mulheres estão com a bola toda. Dizque a governadora Rosalba Ciarlini foi recebida pela presidenta Dilma Rousseff.Uma mulher, duas mulheres; que Fafá Rosado pode renunciar para quem assumir avaga de prefeita de Mossoró? Outra mulher: Ruth Ciarlini; que depois de Rosalba sera primeira senadora do Estado, duas outras mulheres podem chegar lá em 2014: Fáti-ma Bezerra ou Wilma de Faria. Uma mulher, duas mulheres, três mulheres; que a ve-readora Júlia Arruda mantém a oposição a outra mulher, a prefeita Micarla de Sousa;que da bancada do batton da Câmara Municipal de Parnamirim, pode sair uma líder.Uma mulher, duas mulheres, três mulheres, quatro mulheres; que a deputada federalSandra Rosado se aproxima de Rosalba; que Larissa pode disputar o comando da ter-ra de Santa Luzia com Ruth Ciarlini em 2012. Até a Santa (!); que Norma Ferreira sedespede do poder no final de 2012 em São José de Mipibu, mas Graça Marques poderenovar em Monte Alegre; que Sheila Varela e Edinólia Melo continuam sonhandocom 2012 em Ceará-Mirim; sem contar que Marileide quer governar Nova Cruz eMarília Dias, trabalha para se reeleger na terra de Auta de Souza; isto sem contar quetodo homem inteligente reza na cartilha de uma mulher.

Neguinho da Beija-Flor dá o tom em ritmo de carnaval: “Mulher, mulher, mulher.Mulher que uma mulher, só dez mulheres”. Vai, Neguinho!

GEORGE CÂMARA O vereador do PC do B, George Câmara, foi eleito pelo Comitê de Imprensa da Câmara

Municipal de Natal, o vereador do ano de 2010. Muitos querem este reconhecimento em2011?

DE VOLTAAs câmaras municipais do Rio Grande do Norte ensaiam voltar as atividades legislativas.

Em Natal, dois novos vereadores: Fernando Lucena (PT) e Assis Oliveira (PR). Ambos sebeneficiam das eleições de Hermano Moraes (PMDB), que se elegeu deputado estadual ePaulo Wagner (PV), que se tornou deputado federal.

WILMA DE FARIAA ex-governadora Wilma de Faria vive grande desafio: voltar a disputar cargo público. De-

pois de ser eleita e reeleita governadora, pode disputar em 2012 a prefeitura ou mesmo umacadeira no Palácio Frei Miguelinho.

WILMA DE FARIA IIMas quem pensa que dona Wilma é carta fora do baralho, vai um aviso: ela pode eleger

boa bancada de vereadores em 2012 e tentar o Senado em 2014.

DE OLHO NO SENADOAlém de Wilma de Faria, outros nomes são lembrados, quando o assunto é a disputa pela

única vaga de senador disponível em 2014: Henrique Alves, Fátima Bezerra e Robinson Fa-ria.

NO RUMOO vereador natalense Enildo Alves deseja em breve anunciar sua nova sigla partidária. Es-

tá em dúvida entre: PSDB, DEM e PMDB. Enildo é primo de Henrique Alves, herdeiro dosbacuraus no RN.

VIVA A VIDAEsta coluna é dedicada à luta do ex-vice-presidente José Alencar. O homem é um exemplo

de luta pelo bem maior de cada um: a vida.

[email protected]

WALTER ALVESO jovem deputado Walter Alves vive o maior desafio de sua vida: liderar e unir o PMDB

na Assembléia Legislativa, partido que é dividido em todo o País.

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

HERMANO MORAESO deputado estadual Hermano Moraes (PMDB) está bem na fita. Saiu do Palácio Frei Mi-

guelinho para o Palácio José Augusto e é apontado como possível candidato a prefeito dedois municípios: Natal e São José de Mipibu.

01) No alto oeste potiguar,residiu durante anos nas cida-des de Portalegre, Umarizal,Itaú e adjacências, o senhorAdelson Barreto, que ganhavaa vida como protético. De esta-tura mediana, era muito alvo-roçado. Juízo curto. Sempre naoposição, governo nunca. In-clusive foi vereador em Itaú de1956 a 1960. Acerca do seu ofí-cio de confeccionar chapas, háestórias e histórias fantásticas.Em determinado período polí-tico, um candidato o contratoupara fazer prótese para os elei-tores. Uma senhora o procuroupara reclamar que ainda nãorecebera a sua dentadura. Ime-diatamente, ele apareceu comum saco cheio de chapas e jo-gou-as em cima da mesa: “Asenhora vá testando até encon-trar a sua!”. E retirou-se. Dou-tra vez, ele já não aguentavamais outra cliente reclamandoque a dentadura estava fazendocalo na boca, saiu-se com essa:“Minha senhora, a chapa estáboa, a sua boca é que é torta!!”.E ela creditou.

02) Na jurisdição do sargen-to Ferreirinha, em Natal, sur-giu um morador de hábitos es-

tranhos. O sujeito com cerca deum metro e noventa, quase nãosaía de casa e não falava comninguém. O pernóstico delega-do, de longe observava o ele-mento esquisito. Um dia, porcausa de um cachorro, o gigan-te taciturno, deu brabo e quiscortar o vizinho de facão. Sar-gento Ferreirinha entrou emação. Ordenou seus quatro sol-dados para prender o valentão.Sentado numa cadeira de pa-lhinha, Ferreirinha aguardavaos comandados. “Pronto Sar-gento”, disse um praça, “taí ohomem! Diz ele, que é juiz láem Bananeira/PB”. Ferreiri-nha que já passara a noite ante-rior com uma desinteria terrí-vel, com essa notícia, sentiuum forte redemoinho no estô-mago. “Agora me lasquei”,pensou o sargento. “Mandarbuscar um juiz, debaixo de ca-cete... Essa não!!”. Depois detomar fôlego, o delegado ten-tou remediar: “Então sua exce-lência é juiz de Direito?”. “Nãosenhor”, repondeu o lapeadograndão. “Eu sou juiz de fute-bol da Liga de Bananeira”. Fer-reirinha, que media apenas ummetro e sessenta, subiu no salto

e desabafou: “E pensar que euquase cagava a farda... Pren-dam esse cabra, e durante trêsdias só dê a ele um pão e umcopo d’água”.

03) O saudoso padre Penha,quando de sua estada em Ma-cau, tornou-se, talvez, a pessoamais popular e querida da cida-de. Zé Bafo-de-cana, um alcoó-latra inveterado, ia sempre à ca-sa do vigário pedir uma moedapara um pão. E um dia, padrePenha lhe disse: “Zé eu sei praque é essa moeda. Vou lhe dar,e vou com você até o bar. Lá eupagarei uma dose de Pitu, e vo-cê promete que vai pra casadormir, aceita?”. Bafo-de-canaesfregou as mãos, e, de pronto,aceitou o trato. O vigário pediuem segredo ao moço do barmeio copo d’água, mandou es-premer um limão, e recomen-dou: “Taí Zé. Tome a Pitu e vápra casa!”. Bafo-de-cana, quejá estava alcoolizado, tomou adose numa sofreguidão incrí-vel. O sacerdote já ia longe,quando o bebum falou para omoço do bar: “O padre pensaque me engana. Essa cana nun-ca foi Pitu. É olho d’água legí-tima”. Paladar apurado..

ValérioMesquita

[email protected]

VicenteVitoriano

Hoje, vou me dar o luxo de criaruma metáfora. A criatividade é mí-nima, pois o termo que quero subs-tituir é muito próximo do novo.Meu termo é “enxertia” e querousá-lo em alternativa para hibrida-ção. Metáfora de que? Estará, já,perguntando o leitor. Digo: enxer-tia é o ato de fazer inserções ou en-xertos de elementos de uma obraem outra ou de associar elementosde meios diferentes. Tal processome veio à mente por conta de uminteressantíssimo arranjo que ouvi,em que uma orquestra de jovens ja-poneses interpreta, sob regência deAkira Migagawa, a inusitada mis-tura da Quinta Sinfonia de Beetho-ven com o Mambo Número Cin-co, de Perez Prado.

Esta metáfora vem sendo usadajá há algum tempo, não sei exata-mente quanto, mas pode ser coisados anos oitenta, e serve para desig-nar os processos criativos ou for-mas artísticas que cobrem umagrande parte da produção contem-porânea. Em geral, pode-se enten-der a enxertia como proveniente dodadaísmo, embora associações deimagens de obras distintas não se-

jam incomuns antes da segunda dé-cada do século passado. Um casoclássico é o do “Almoço sobre a rel-va”, de Manet, pintura na qual o ar-tista teria “colado” imagens oriun-das de uma gravura de Marcanto-nio Raimondi. Informe-se que esteartista criara sua gravura baseando-se numa obra de Rafael, esta tam-bém “descendente” de um relevoantigo.

Nos últimos quarenta ou cin-qüenta anos, a enxertia tornou-selugar comum na produção de artesvisuais e os empréstimos, citaçõesou mesmo cópias variaram paraoutros tipos de composição em quese misturam não apenas imagens,mas também meios ou formas ex-pressivas que fazem as obras de-sembocarem nas performances, ví-deo-arte e instalações. Como resul-tado, as artes visuais se tornaram detal forma mistas que, muitas vezes,parece difícil entender que tal ouqual obra é ou não é uma obra dearte visual. Ou seja, de dúvidas so-bre se algo é pintura ou é escultura,tem-se dúvida se certa “ação” é tea-tro ou performance visual. Por ou-tro lado, este fenômeno contribui

para indistinções ou, para usar ou-tra metáfora usual, para borradurasna própria definição da autoria.Neste sentido, até que ponto o “Al-moço...” é mesmo de Manet? Nãoseria esta pintura, então, uma obracoletiva? Ou, ao inverso, pode-sequestionar se a mistura da Quintade Beethoven e o mambo de Pradonão é uma nova obra de Migaga-wa.

As diversas modalidades de en-xertia e sua disseminação nas artesnaturalmente acabaram por chegaràs salas de aula ou, pelo menos, àspropostas de ensino de arte. Nesteâmbito, apreende-se um problemaque, na sala de aula, recebe o nomede “re-leitura”. Movido pelo inte-resse em fazer seu aluno “penetrar”na compreensão ou interpretaçãode uma obra, em geral a reprodu-ção de uma pintura, o professorprocura motivá-lo a empreenderuma nova pintura ou desenho ba-seado naquela imagem observada.O problema reside na tendência dese chegar a uma mera e mal feitacópia, depois de um processo de re-petição que não leva ao entendi-mento dos meandros formais.

ASSENTAMENTOS FOLCLÓRICOS

ENXERTIAS

RICARDO MOTTAA Assembléia Legislativa do RN reinicia os trabalhos amanhã, terça-feira, daí 15, sob a

presidência do deputado estadual Ricardo Motta (PMN).

Potiguar 2:2.qxd 11/2/2011 19:38 Page 2

Page 3: Potiguar Notícias - Edição 359

Wilma vereadora

Enildo Alves disse na

semana passada que a ex-

governadora Wilma de

Faria deveria tentar a Câ-

mara em 2012, e não a

Prefeitura de Natal. Mas,

se Wilma não quis nem

tentar para a Câmara Fe-

deral e preferiu arriscar-se

para o Senado...

Ninguém defendeDeu no blog de Robson

Pires: “Para um ex-aliado

da governadora do Rio

Grande do Norte Wilma

de Faria (PSB) ela não

tem ninguém para defen-

dê-la, simplesmente por-

que ela nunca defendeu

ninguém. A mais pura

verdade. Wilma só pen-

sou nos seus interesses e

afastou um grupo forte

que tinha ao seu lado co-

mo João Maia, Robinson

Faria, Rogério Marinho e

mais uma meia dúzia de

pessoas. Um erro grave.

Perdeu a eleição para o

Senado. Caiu no ostracis-

mo político”.

Projeto musicalDione Melo é sócia na

loja “Conhecer”, em São

José de Mipibu. A escola

desenvolve projeto de va-

lorização da arte musical.

Lucinha Lira e Isaque

Galvão participam do

projeto.

CivilidadeNo dia 1, na Assem-

bléia Legislativa, o prefei-

to de Parnamirim, Maurí-

cio Marques e o deputado

Gilson Moura se cumpri-

mentaram civilizadamen-

te. “Parabéns pela posse

como deputado”, disse

Maurício. “Obrigado, pre-

feito”, respondeu Gilson.

Agnelistas na ALPor falar em AL, no dia

1º estavam presentes na

Casa diversos agnelistas

de carteirinha. Vários de-

les passarão a despachar

na AL.

AmazanO forrozeiro é pré-can-

didato a prefeito de Jar-

dim do Seridó. Amazan

(sem partido) acaba de

lançar seu mais novo su-

cesso. Intitulada de "Jar-

dim do Seridó", a música

fala sobre seu retorno a

cidade, onde só não fez

nascer, mas viveu até os

18 anos de idade, quando

decidiu retornar à Campi-

na Grande, na Paraíba, e

se dedicar a vida artística,

tornando-se um dos forro-

zeiros mais consagrados

do Nordeste.

CassaçãoOs assessores jurídicos

da Coligação "Vitória do

Povo", que tinha o ex-go-

vernador Iberê Ferreira de

Souza (PSB) como candi-

dato à reeleição, recorreu

ao TSE, contra expedição

do diploma da governa-

dora Rosalba Ciarlini

(DEM), e de seu vice Ro-

binson Faria (PMN), por

supostos abusos de poder

econômico, político, dos

meios de comunicação

social e gastos ilícitos de

campanha.

Líder

Cotado para ser o líder

do governo Maurício

Marques na Câmara de

Parnamirim, o vereador

do PV Clênio Santos pode

ter o apoio do PV esta-

dual para esta empreita-

da. Com o aval do parti-

do, Clênio tem grandes

chances de ser escolhido

líder do prefeito na Casa.

Política3

Aliança Rosalba-Larissa pode ser soluçãoespeculando para 2012

[email protected]

DaRedação

internet

DA REDAÇÃO DO PNTanto em Mossoró como

em Natal especula-se queuma estratégia política esta-ria sendo traçada com vistasa 2012.

Há quem garanta queexiste a possibilidade de aprefeita de Mossoró, FafáRosado (DEM), renunciarao mandato para ser secre-tária de Estado no governoRosalba Ciarlini (DEM).

Com isso, assumiria aprefeitura a vice-prefeitaRuth Ciarlini. Tornando-seprefeita, Ruth poderá - deacordo com a legislaçãoeleitoral - candidatar-se àreeleição. Como é irmã deRosalba, Ruth, como vice-prefeita, não poderia con-correr à Prefeitura em 2012.

Contudo, outra engenha-ria política estaria sendocosturada em Mossoró.Neste plano B, RosalbaCiarlini e seu grupo “aban-donariam” Fafá - que vemhá anos em rota de desgastepolítico e administrativo - etentariam aliança com a de-putada Larissa Rosado.

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

Deputada Larissa Rosado

arquivo pn

A pesebista já foi derrota-da nas urnas por Fafá Rosa-do duas vezes, mas obtevevotações consideradas boas.E vale registrar que em2000, Rosalba foi eleita pre-feita, derrotando Fafá (en-tão apoiada por Larissa eSandra Rosado). Na eleiçãoseguinte, 2004, Fafá já tinha

sido cooptada pelo rosalbis-mo e venceu a eleição muni-cipal sobre a mesma LarissaRosado.

Nada parece impedir, deforma contundente, umaaliança Larissa-Rosalba. Aavaliação que se faz (princi-palmente em Mossoró) éque no comando do Gover-

no do Estado, Rosalba nãoveria problemas reais em“dividir” Mossoró com ogrupo de Larissa-Sandra.

Nesta formação política,Fafá seria “escanteada”, so-brando a ela o espaço domarido, o deputado esta-dual Leonardo Nogueira(DEM).

divulgação

Ruth Ciarlini, vice-prefeita

internet

Prefeita Fafá Rosado

arquivo pn

Pedido de cassação repercute nacionalmenteiberê x rosalba

FOLHA DE SÃO PAULOA Coligação Vitória do

Povo, do candidato derrota-do ao governo do Rio Gran-de do Norte, Iberê Ferreirade Souza (PSB), recorreuao TSE (Tribunal SuperiorEleitoral) contra a diploma-ção da governadora Rosal-ba Ciarlini Rosado (DEM)e de seu vice RobinsonMesquita de Faria (PMN),por supostos abusos de po-der econômico, político,dos meios de comunicaçãosocial e gastos ilícitos decampanha nas eleições de2010.

Rosalba foi eleita gover-nadora do RN em primeiroturno, com 52,46% dos vo-

tos. Ela foi diplomada peloTRE (Tribunal RegionalEleitoral) no dia 15 de de-zembro de 2010.

Na ação, a coligação Vi-tória do Povo afirma queRosalba foi beneficiadacom 104 aparições na TVTropical, retransmissora daTV Record e de proprieda-de do senador AgripinoMaia (DEM), durante o pri-meiro semestre de 2010, oque teria alavancado a suapré-candidatura ao governodo Estado em detrimentode outros pro váveis candi-datos.

Informa ainda que, quan-do candidata ao Senado em2006, Rosalba teve a mesma

conduta, com 64 apariçõesem programas televisivos, oque quase custou a cassaçãode seu diploma pelo TSE.

Segundo a coligação, nãose pode confundir propa-ganda extemporânea comabuso de meios de comuni-cação social, o que teriaocorrido no caso, já que oque se deve analisar, dianteda quantidade de apariçõesde Rosalba na Rede Record,é "o conjunto da obra".

Acrescenta que "todo equalquer fato era motivo"para que a então senadorafosse convidada a aparecerna programação da TV Tro-pical e, em algumas oca-siões, teria inclusive falado

sobre algumas de suaspropostas.

A coligação sustenta ain-da no recurso que ela teriautilizado a chamada verbaindenizatória dada pelo Se-nado Federal para pagardespesas da campanha de2010.

O recurso informa que,por meio do site Portal daTransparência do Senado,constatou que, no caso deRosalba, "há coincidência"entre prestadores de servi-ços pagos pelo Senado comaqueles que desenvolveramserviços eleitorais para a se-nadora e então pré-candida-ta ao governo do Rio Gran-de do Norte.

O Ministério PúblicoFederal no Rio Grande doNorte (MPF/RN) ingressouna quarta-feira (9) com açãode improbidade administra-tiva contra a servidora fede-ral e suplente de vereadorRejane de Oliveira Ferreirae outras duas pessoas porparticipação em fraude con-tra o Instituto Nacional deSeguridade Social (INSS)no RN.

O esquema consistia naconcessão indevida de bene-fícios previdenciários, espe-cialmente no ano de 2004,em troca de votos para a en-tão candidata à vereadora,

que também é servidora doINSS. O dano aos cofres pú-blicos é estimado em maisde R$ 398 mil (valores histó-ricos de 2004).

Os mesmos fatos já moti-varam ação penal eleitoral,ajuizada pela PromotoriaEleitoral perante a 1ª Zonaem Natal.

A ação de improbidadeproposta pelo MPF/RNtem como objetivo a respon-sabilização dos acusados naesfera civil.

Para os procuradores daRepública que assinam aação, “as condutas atribuí-das à Rejane de Oliveira e

aos demais acusados causa-ram lesão ao erário e feri-ram os princípios da ética,lealdade e honestidade, con-siderados alicerces da mora-lidade administrativa”.

Dessa forma, a ação deimprobidade pede, entre ou-tras coisas, que a Justiça Fe-deral determine o ressarci-mento integral do prejuízode mais de R$ 398 mil cau-sado pelos envolvidos, bemcomo a suspensão dos direi-tos políticos deles por dezanos. Além dessas penalida-des, a suplente de vereadorainda pode perder o cargopúblico.

Conforme apurado peloMinistério Público Federal(e pela Promotoria da 1ª Zo-na Eleitoral), a servidoraRejane de Oliveira Ferreirapromovia reuniões com di-versas pessoas, prometendoconceder benefícios ou apo-sentadorias em troca de vo-tos na eleição para a Câma-ra de Vereadores de Natal,em 2004.

Quando os possíveis be-neficiários não preenchiamos requisitos legais relativosà concessão, a servidora osorientava a omitir fatos quepoderiam impedir a obten-ção do benefício.

MPF ingressa com ação contra suplentenatal

potiguar 3:2.qxd 11/2/2011 19:40 page 2

Page 4: Potiguar Notícias - Edição 359

4

A Coordenadoria de

Proteção e Defesa do

Consumidor (Procon) irá

fiscalizar dois shoppings

de Natal. Os estabeleci-

mentos estão sendo acu-

sados de não cumprirem

a lei Nº 9.451, que esta-

belece a dispensa de pa-

gamento do estaciona-

mento, quando o cliente

tiver consumido dez ve-

zes o valor da taxa cobra-

da. Segundo o coordena-

dor do Proncon Estadual,

Araken Farias, as denún-

cias teriam sido referen-

tes ao Via Direta e ao Ci-

dade Jardim.

A administração do

Shopping Cidade Jardim

negou que a empresa res-

ponsável pelo estaciona-

mento, a WellPark, este-

visse cobrando pelo esta-

cionamento, quando o

cliente consumia dez ve-

zes o valor da taxa.

Um dos funcionários

da Veríssimos e Filhos,

proprietária do shopping,

que não se identificou,

afirmou que o estabeleci-

mento não deverá cobrar

estacionamento nessas si-

tuções até que exista al-

guma mudança na lei.

Os shoppings estariam

consultando a Associa-

ção Brasileira de Shop-

ping Centers (Abrasce)

para derrubar a constitu-

cionalidade da Lei 9.451.

Em outros estados, onde

leis parecidadas entraram

em vigor, a Abrasce ale-

gou que o estado não po-

deria interferir na admi-

nistração privada e com

isso os estabelecimentos

continuaram a cobrar a

taxa de estacionamento.

SURPRESA

A gerência da Well-

Park, que também admi-

nistra o estacionamento

do Praia Shopping, infor-

mou que receberam recla-

mações dos clientes nos

primeiros dias porque fo-

ram pegos de surpresa

com a nova legislação.

Segundo a gerente, que

também não se identifi-

cou, basta o cliente apre-

sentar uma nota do dia

no valor de R$ 30 e a taxa

de estacionamento não é

cobrada.

Estado

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

Procon vai fiscalizar lei deestacionamento em shoppings

consumidor

Edivan e Francisco José Júniortomam posse na Fecam

câmaras municipais

JULIERME TORRESO presidente da Câma-

ra Municipal de Mossoró,

Francisco José Júnior

(PMN), definitivamente

não tem uma boa sintonia

com as portas, quando o

assunto é eleição. Quer

ver só? Lembram da elei-

ção para a escolha da Me-

sa Diretora da Câmara,

realizada em julho do ano

passado? Pois é, o verea-

dor chegava firme e forte

para ser eleito, quando en-

controu a sede do Legisla-

tivo de Mossoró trancada,

numa tentativa de impedir

o registro de sua candida-

tura no horário regimen-

tal. O final da história to-

dos sabem: houve um que-

bra pau danado e foi pre-

ciso realizar nova eleição.

Na terça-feira, dia 8, a

história se repetiu. Fran-

cisco José caminhava para

tomar posse como vice-

presidente da Federação

das Câmaras Municipais

do Rio Grande do Norte

(FECAM). Quando che-

gou à sede da entidade,

em Natal, ela estava fe-

chada. Ele e o presidente

da Câmara de Natal, Edi-

van Martins (PV), que se-

rá o novo titular da FE-

CAM, esperaram mais de

meia hora, sob sol forte. O

jeito foi tomar posse em

um ato improvisado, na

sede da Câmara natalen-

se.

A posse de Edivan Mar-

tins e Francisco José Jú-

nior, respectivamente, co-

mo presidente e vice da

Fecam, estava amparada

por decisão judicial.

O desembargador João

Pinheiro, do Tribunal de

Justiça do Rio Grande do

Norte, suspendeu uma

sessão da Fecam em que o

presidente da Câmara de

Ceará-Mirim, Ronaldo

Ve nâncio, havia sido elei-

to para comandar a enti-

dade. O magistrado detec-

tou irregularidades no

pleito e a não publicidade

do edital.

Vários vereadores de

Mossoró foram a Natal

para a posse de Francisco

José Júnior como vice-

presidente da FECAM,

como é o caso de Daniel

Gomes (PMDB) e Geni-

van Vale (PR).

Presidente da CDL-Parnamirimfala sobre projetos para 2011

economia

DA REDAÇÃO PNO presidente da CDL de

Parnamirim, Marcos Fer-nandes, disse que a CDLvai focar na defesa daquestão da SegurançaPública. A reunião contoucom a presença do se-cretário Aldair da Rocha.“Também conversamoscom o prefeito MaurícioMarques, que ficou interes-sado em fazer parceria como Ministério da Justiça”,disse.

Outro projeto da CDL éo carnaval 2011, que acon-tecerá na tradicional Paço-ca do Pilão, no dia 26deste mês, com um tradi-cional baile, que prometemuita diversão aos convi-

dados, com presença debanda e muita folia. Alémdisso, outra novidade é oBloco do Empreendedor,que sai às ruas no sábado,dia 5 de março.

A CDL está preparandoa agenda das atividadespara 2011, inclusive res-gatando o tradicional Bailedo Empreendedor, criadona gestão Ronaldo Araújo.

Estacionamento de shoppings serão fiscalizados

internet

Solenidade foi prestigiada por vários parlamentares

divulgação

Marcos Fernandes, presidente da CDL de Parnamirim

divulgação

Potiguar 4:2.qxd 11/2/2011 19:33 Page 2

Page 5: Potiguar Notícias - Edição 359

5

Economia

[email protected]

João Bezerra de MedeirosAgora vai?Mais uma vez a presidenta Dilma Rousseff confirmou a prioridade do Governo Fe-

deral em concluir as obras do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. O anúncio foifeito à governadora Rosalba Ciarlini em encontro acontecido no último dia 09. Alémdo aeroporto, Dilma também assegurou apoio a construção do Centro de Tecnologiade Energia, uma vez que o RN é o estado com maior potencial eólico de todo o Bra-sil. A favor da construção deste centro conta que durante o leilão, o RN foi a UnidadeFederativa que recebeu mais projetos para implantação de parques eólicos.

Novamente o Aeroporto de São Gonçalo é pauta entre os nossos governantes. Éuma novela. Dilma é a terceira presidente a assumir o governo federal, desde o “ini-cio” de suas obras com Fernando Henrique Cardoso, e o Aeroporto de São Gonçalocontinua lá... Sem grandes avanços. É impossível fazer uma conta precisa de quanto oestado já perdeu em ainda não dispor de um aeroporto daquele porte. Quantos benefí-cios, quantos dividendos o RN deixou de ganhar por não oferecer um terminal ade-quado para a entrada e saída de grandes cargas? Difícil. Imaginava que com a Copade 2014, as obras teriam ritmo acelerado mas, até mesmo a Copa é uma incógnita.Resta-nos, apenas, aguardar as cenas dos próximos capítulos ou melhor, resultadosdos próximos encontros.

BISCOITO DA SORTE

"Seja a mudança que você quer ver no mundo."Dalai Lama

Colaboração: Rodrigo Freire

Expansão das marcasTerminou no último domingo, 12, o Show Room Lush de moda realizado por qua-

tro marcas do RN. Durante quatro dias – de 09 a 12 – a SDesing, Anna Marcolina,Wagner Kallieno e a Lore promoveram a apresentação e venda de suas coleções parao Inverno 2011. O objetivo foi de expandir a moda desenvolvida pelos potiguares paramais cidades do RN, assim como para parte do Nordeste. O foco desse primeiro showroom foram os estados do RN, Pernambuco, Ceará e Paraíba. O evento aconteceu noIntercity Premium Natal, na praia de Areia Preta.

prefeituras em crise

Redução do FPM é prevista e preocupa prefeitos do RN

Depois de surpreender po-sitivamente prefeitos e gesto-res municipais no mês e naprimeira parcela do mês defevereiro, o Fundo de Partici-pação dos Municípios deveráter reduções drásticas nas ou-tras duas parcelas de feverei-ro e também no mês de mar-ço. O alerta foi feito no dia10, pelo presidente da Fede-ração dos Municípios do RioGrande do Norte (FE-MURN), após receber as pre-visões dos próximos repas-ses, feitos pela Secretaria doTesouro Nacional (STN) econversar também com técni-cos do Governo Federal emBrasília. “Os prefeitos de-vem, literalmente, puxar ofreio de mão, conter os gastospara ter surpresas bastantedesagradáveis nos próximosmeses”, alertou o prefeito Be-nes Leocádio, presidente daFEMURN.

O motivo do alerta é fácilde entender. Em janeiro desteano, o FPM apresentou omaior volume já repassadoaos municípios nos últimosquatro anos. Um municípiocom coeficiente 0,6 recebeu,já descontadas as contribui-ções para o Fundeb, Saúde ePasep, um total de R$314.886,84. Na primeira par-cela de fevereiro, a surpresapositiva foi ainda. Um muni-cípio também de coeficiente0.6 – a grande maioria doRio Grande do Norte – rece-beu, líquidos, exatos R$

263.340,62.As previsões da STN para

os próximos repasses de feve-reiro – o FPM é repassado acada dez dias – são sombrias:nas parcelas que serão libera-das nos dias 18 e 28 de feve-reiro, de acordo com comu-nicado do STN, distribuídoatualmente, um município decoeficiente 0.6 receberá, lí-quidos, respectivamente, R$20.764,02 e R$ 65.269,87.

Em virtude do extraordi-nário valor da primeira par-cela de fevereiro, o mês, deacordo com previsão daSTN, terá um repasse total deFPM 11% maior do que oefetuado em janeiro. Aindasegundo a Secretaria do Te-souro Nacional, o FPM de

março deverá ter redução de31% em relação a fevereiro.Para o mês de abril, a previ-são é de recuperação de 13%em relação a março.

“Tivemos em janeirouma boa arrecadação e umaprimeira parcela extraordi-nária em fevereiro, mas asprevisões do Tesouro Nacio-nal indicam que a recupera-ção do FPM está longe deser uma realidade e que osmunicípios vão continuarenfrentando dificuldades fi-nanceiras. Por isso, alerta-mos nossos colegas prefeitose recomendamos extremacautela nos gastos para evi-tar situações bastante desa-gradáveis”, orientou o presi-dente da FEMURN.

problema

Justiça bloqueia contas doempresário Manoel Dias B. Neto

O empresário cearenseManoel Dias Branco Netoteve suas contas bancáriaspessoais bloqueadas por de-cisão judicial. A decisão da16ª Vara Cível de Natal foipublicada na quinta-feira(10) pelo site do Tribunal deJustiça do Rio Grande doNorte.

O empresário é acusadode desviar R$ 1,8 milhão dascontas das empresas Ecoe-nergias e Companhia Açu-careira Vale do Ceará-Mi-rim, quando as mesmas jáestavam sob intervenção ju-dicial e com sua diretoriaafastada. O dinheiro foi sa-cado todo de uma única veze depositado em uma contapessoal de M. Dias.

A denúncia partiu do in-terventor judicial das duasempresas, Valdécio Caval-canti, que relatou o proble-ma durante uma audiênciade conciliação realizada en-tre M. Dias e o ex-senadorGeraldo Melo, antigo pro-

prietário das usinas. A au-diência foi realizada em 9 denovembro de 2010.

Nos autos do processo, fo-ram apresentados o cheque eos extratos que comprovama conduta indevida do em-presário. Assim, diante dograve quadro das empresasem razão do saque indevido,o juiz determinou o retornodo dinheiro aos cofres dasEcoenergias.

Além do bloqueio da refe-rida quantia das contas ban-cárias do empresário, oTJRN confirmou recente-mente e à unanimidade, em18 de janeiro de 2011, no jul-gamento do mérito do agra-vo de instrumento nº.2010.008479-1, a manuten-ção da penhora das açõesnominativas e preferenciaisdo empresário, no grupo M.Dias Branco Indústria S.A.Indústria e Comércio de Ali-mentos.

O grupo, que leva o nomedo empresário cearense, é

uma das maiores compa-nhias de alimentos do Brasil,com ações cotadas em bolsae valor de mercado estimadoem mais de R$ 5 bilhões.

Coelho da Páscoa Além de muitos chocolates, brindes e produtos alusivos à época, o coelho da Pás-

coa traz também muitas oportunidades, principalmente para quem está sem empre-go. O período é uma das três melhores datas para conquistar uma vaga temporária.O varejo já se prepara para atender ao crescimento estimado de 10% nas vendas dechocolates e produtos. Para a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Ter-ceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), a expectativa é que sejam abertas70 mil oportunidades em todo o país, um aumento de 10,5% em comparação ao mes-mo período do ano passado. O comércio está aquecido e seleciona profissionais paracargos como atendente, estoquista, balconista e repositor.

2º lote abertoA partir desta terça-feira, 15, os contribuintes poderão sacar as restituições do Im-

posto de Renda da Pessoa Física – exercícios 2010, 2009 e 2008 – referentes ao 2º lo-te residual multiexercício. A Receita Federal informa que no Rio Grande do Norte632 contribuintes terão direito a receber a restituição. Para informações, só acessarao site da Receita Federal no endereço www.receita.fazenda.gov.br ou pelo Receita-fone 146.

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

arquivo pn

Presidente da Femurn, Benes Leocádio

arquivo pn

Manoel Dias Branco Neto

Adesão de qualidadeA empresa de transportes Guanabara formalizou sua adesão ao Prêmio de Qualida-

de promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). O prêmio,criado em 1995 já está em seu oitavo ciclo. Tem como objetivo incentivar as empresase os órgãos gestores de trânsito e transporte público a se qualificarem e a buscarem aexcelência na sua administração e sua atuação junto à sociedade. A Guanabara pre-tende se tornar referência de qualidade dos seus processos administrativos e no atendi-mento aos clientes no transporte público de passageiros no Rio Grande do Norte. Jáneste mês, a empresa passa a adotar critérios para otimizar seu desempenho e aprimo-rar a relação com seus colaboradores e usuários.

Qualidade no emprego Dados do IBGE, através da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), revelam cresci-

mento na taxa de emprego para pessoas com maior nível de escolaridade. Em de-zembro de 2010 mais de 13 milhões de pessoas com 11 anos ou mais de estudo con-seguiram ocupações no mercado de trabalho a partir do nível de escolaridade. Os nú-meros são de estudos referentes aos últimos oito anos (2003-2010).

Na rotaParnamirim é uma das dez cidades escolhidas pelo Ministério do Turismo para

participar de uma ação de incentivo à atividade turística no Brasil. Através do pro-grama “Viajar é Descobrir”. Parnamirim foi uma das três cidades do Nordeste queforam escolhidas em um universo de 92 municípios de toda a região. O Ministérioirá divulgar um documentário em quatro emissoras de televisão aberta do País.

potiguar 5:2.qxd 11/2/2011 19:50 page 2

Page 6: Potiguar Notícias - Edição 359

TecNologia6

T.I.

Mercado profissional da Tecnologia da Informação O mercado profissional

da cidade do Natal, volta-do para a Tecnologia da In-formação, ainda parece seralgo um tanto obscuro pa-ra uma grande parcela dapopulação, que desconheceo que um profissional des-sa área faz. O Potiguar No-tícias esclarece nesta maté-ria alguns pontos impor-tantes, e faz uma aborda-gem geral da situação atualdesse mercado aqui, no Es-tado.

Em entrevista, AmandaLisboa, 22 anos, conta umpouco sobre a sua rotina detrabalho.

Administradora de ban-co de dados de uma empre-sa local, para esclarecer oque realmente um profis-sional desse ramo faz.

PN - Qual sua visão so-bre o mercado de T.I. emNatal?

Amanda Lisboa - O mer-cado de T.I. em Natal estácheio de profissionais qua-lificados, porém, o campode trabalho não é tão vas-to, quanto deveria ser vistoas necessidades existentes.Como por exemplo, emRecife, para onde muitosbons profissionais estãomigrando, assim como pa-

ra outros estados. Dessaforma, o Rio Grande doNorte só tem a perder coma saída cada vez maior des-sas pessoas, pela falta deinvestimentos tanto na par-te de tecnologia quanto noitem remuneração salarial.

PN – Como é a rotinade um profissional deT.I.?

Amanda Lisboa - Sou ad-ministradora de banco dedados. Trabalho numa em-presa que desenvolve soft-wares voltados para auto-mação comercial. Fiz oCurso Técnico de Informá-tica no CEFET-RN, inicieiSistemas de Informação,mas não concluí. Na maiorparte do tempo sigo meuhorário fixo de 8 horas dia-riamente.

Contudo, quem trabalhacom Tecnologia da Infor-mação não tem horário (ri-sos), até porque é inerenteda profissão trabalhar comsoluções, então fica bastan-te atrelado às necessidadesdos seus clientes que geral-mente fogem do horário deexpediente. Você precisa es-tar preparado para trabalharnoites a fio programando,dentre outras coisas.

PN- As perspectivasdesse mercado em Natal,

tem algum tipo de pro-gresso?

Amanda Lisboa - Achoque o mercado em Natalestá passando por um pro-cesso de crescimento quetende a acelerar. Surgiramnovos cursos na UFRN eexiste um investimentomuito forte em várias fa-culdades privadas, princi-palmente na graduaçãotecnológica que forma pro-

fissionais de maneira maisrápida, voltados direta-mente para algo específico(redes, programação, ban-co de dados).

A maioria desses profis-sionais estão em empresasprivadas e universidades.Fazer concurso público tal-vez seja ainda a melhor op-ção hoje em dia aqui, noEstado. Os salários são al-tos. Dependendo do órgão,existe um investimento

considerável, só que aindasão poucos e com poucasvagas. O mercado aindatem muito a crescer, esperocrescer junto com ele.

PN - Você acha que oEstado absorve uma par-cela considerável e sufi-ciente de inovações tecno-lógicas?

Amanda Lisboa - Não.Acho que ainda existe umgrande atraso, que tem co-mo culpados os própriosempresários da região, noque diz respeito ao setorprivado e quanto a investi-mentos públicos voltados àpesquisa na área e princi-palmente capacitação pro-fissional. Ainda ficamosbem limitados, mas possodizer que há certo tempo jápassamos por condiçõespiores.

PN- Com que tipo deaplicativo ou tecnologiamais recente você traba-lha?

Amanda Lisboa - Comotrabalho como automaçãocomercial, nesses últimosmeses estou totalmente vol-tada para o SPED FISCAL(Escrituração Fiscal Digi-tal), que é um arquivo digi-

tal que se constitui de umconjunto de escrituraçõesde documentos fiscais e deoutras informações de inte-resse dos fiscos das unida-des federadas e da Secreta-ria da Receita Federal doBrasil, bem como de regis-tros de apuração de impos-tos referentes às operaçõese prestações praticadas pe-lo contribuinte.

O processo dele foi beminteressante: a princípio ti-vemos que desenvolver umsoftware que gerasse infor-mações compatíveis com osoftware do governo. Pas-sado esse processo, que foide muita pesquisa, agora jáestamos com o programapronto, na parte da geraçãodos arquivos que será con-cluída apenas com corre-ções em bancos de dados.Quando você desenvolvesistemas de ramificaçõestotalmente diferentes vocêadquire informações quejamais imaginava, nesse ca-so, tivemos que mantercontato direto com várioscontadores.

Tecnologia da Infoma-ção funciona da seguinteforma: aplicar seus conhe-cimentos unindo novasdescobertas e criando so-luções.

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

| Naibhy RodRigues

“Acho que o mercado em Natal está

passando por um processo de crescimento que tende a acelerar.

TECNOLOGIA AUTOMOBILÍSTICA

"Acreditamos que acidentes não são inevitáveis."Milhares de pessoas no

mundo todo morrem devidoa acidentes fatais no trânsito,que resultam nas esmagado-ras estatísticas.

Alguns pes quisadores de-senvolvem novas tecnologiaspara evitar que tantas pessoasse envolvam em acidentes fa-tais, já que é comprovadocientificamente, que a maio-ria dos acidentes é provocadopor erros e equívocos huma-nos, chegando a cerca de 1milhão de vítimas ao ano.

A indústria automobilísti-ca investe pesado na criaçãode novos protótipos, cobertosde sensores e câmeras, afimde evitar colisões. É a chama-da frenagem inteligente, que

permite, através de dispositi-vos instalados ao redor docarro, que um reconhecimen-to automático seja feito paradetectar que existe algum ou-tro automóvel se aproximan-do do seu carro, ativando afrenagem do carro, mesmoque você ainda tente acelerar.

A Volvo, na Suécia, é umadas empresas que realizamtestes e estudos voltados àtecnologia de seus novos car-ros e, segundo o cientista ErikCoelingh, a frenagem inteli-gente funciona porque “háum GPS e um sensor no tetoque permite medir a localiza-ção de outros veículos”, ex-plica.

Para sanar problemas de

visibilidade nas estradas, ospesquisadores da GeneralMotors em Detroit, nos Esta-dos Unidos, estão analisandoe testando maneiras de com-pensar falhas nas visões dosmotoristas, através de umprotótipo de um pára-brisachamado Sistema de VisãoAvançada, no seu nome ori-ginal Advanced Vision Sys-tem.

Segundo Thomas Seder,dependendo das condiçõesclimáticas este novo sistemapode realçar trajetórias e pon-tos estratégicos para ajudar omotorista a se livrar de umpossível acidente.

“Nosso objetivo é ressaltarpontos importantes”, con-

clui.Através desse sistema, o

motorista fica com uma vi-são aumentada das margensda estrada, por exemplo.

Um modelo do Subarulançou um sistema de Eye-

Sight nos seus carros duranteuma Feira automotiva deDetroit, que possui as mes-mas características do siste-ma que está sendo testadopela Volvo.

Novos esforços estão sen-

do feitos para que os conhe-cidos bonecos de teste, quesempre tiveram papel impor-tante durante testes de coli-são das empresas automobi-lísticas, sejam substituídospor bonecos virtuais.

naibhy rodrigues

motorespt.com

potiguar 6:2.qxd 11/2/2011 19:31 page 2

Page 7: Potiguar Notícias - Edição 359

Cultura7

[email protected] - [email protected]

Cefas Carvalho

Cenário 1: João não ficaquieto na sala de aula. Inter-rompe e perturba os colegas.

1959: É mandado à salada diretoria, fica parado es-perando 1 hora, vem o dire-tor, lhe dá uma bronca des-comunal e volta tranquilo àclasse.

2010: É mandado ao de-partamento de psiquiatria, odiagnosticam como hiperati-vo, com transtornos de an-siedade e déficit de atençãoem ADD, o psiquiatra lhereceita Rivotril. Se transfor-ma num Zumbí. Os pais rei-vindicam uma subvençãopor ter um filho incapaz.

Cenário 2: Luis quebra ofarol de um carro no seubairro.

1959: Seu pai tira a cintae lhe aplica umas sonorasbordoadas no traseiro... ALuis nem lhe passa pela ca-beça fazer outra nova "caga-da", cresce normalmente,vai à universidade e se trans-forma num profissional desucesso.

2010: Prendem o pai deLuis por maus tratos. O con-denam a 5 anos de reclusãoe, por 15 anos deve abster-sede ver seu filho. Sem o guia

de uma fi-gura pater-na, Luis sevolta para adroga, delin-que e ficapreso numpresídio es-pecial paraadolescen-tes.

C e n á r i o3: José caie n q u a n t ocorria no pá-tio do colé-gio, machu-ca o joelho.Sua profes-sora Maria,o encontra chorando e oabraça para confortá-lo...

1959: Rapidamente, Joãose sente melhor e continuabrincando.

2010: A professora Mariaé acusada de abuso sexual,condenada a três anos de re-clusão. José passa cincoanos de terapia em terapia.Seus pais processam o colé-gio por negligência e a pro-fessora por danos psicológi-cos, ganhando os dois juí-zos. Maria renuncia à do-cência, entra em aguda de-pressão e se suicida...

Cenário 4: Disciplina es-colar

1959: Fazíamos bagunçana classe... O professor nosdava umas boa "mijada"e/ou encaminhava para a di-reção; chegando em casa,nosso velho nos castigavasem piedade.

2010: Fazemos bagunçana classe. O professor nospede desculpas por repreen-der-nos e fica com a culpapor fazê-lo . Nosso velho vaiaté o colégio se queixar dodocente e para consolá-locompra uma moto para o fi-lhinho.

psicologia, comparando 1959 com 2010

CLOWNS EM CURITIBA

espaço cultural

DA REVISTA CATORZEO número 52 da Rua Frei

Miguelinho tinha tudo paraser igual aos seus conterrâ-neos do bairro da Ribeira:desbotado, bolorento, carco-mido mais pelo abandonoque pelo tempo. Antes de vi-rar depósito de baratas, con-tudo, aquela casa enjeitadavirou palco de artista. E as-sim nasceu, em março de2001, a Casa da Ribeira.

Daqui a pouco menos deum mês, o casarão tem ani-versário duplo. A estruturaem si – nascida como hospe-daria – completa o primeirocentenário de existência; aCasa da Ribeira comemoradez anos de vida e militân-cia artístico-cultural, e rea-bre as portas ao público ti-nindo de nova, depois depassar por uma série de re-formas. E se a contagem re-gressiva para as festividadescomeçou em 2010 com es-petáculos teatrais, músicaboa e papo-cabeça, 2011promete muito mais.

Ao menos é o que dá aentender Henrique Fontes,uma das pessoas à frente daCasa. “Vamos promoverjunto com o Centro CulturalDoSol o Circuito CulturalRibeira. Será um eventomensal, aos domingos, quecomeça no aniversário daCasa em março. Trata-se deum circuito pelos espaçosque trabalham com culturana Ribeira”, explica.

O Circuito será lançadono dia 8 de março, terça-fei-ra de Carnaval, ocasião em

O 20º Festival de Curi-tiba abre dia 29 de marçocom o espetáculo do gru-po potiguar Clowns deShakespeare “Sua Ince-lença, Ricardo III”, queserá apresentado próxi-mo ao bebedouro do Lar-go da Ordem.

“A peça nem tem comonão ser apresentada a céuaberto”, explica o diretorda obra, o mineiro Ga-briel Villela, TeatroPaiol.

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, prepara (mais)uma reforma de secretariado. Entre as pastas que sofrerãoalteração de comando, as de Mobilidade Urbana e a Fun-carte, cujo presidente Rodrigues Neto sofre imenso des-gaste após mais uma carta-aberta de uma funcionária quepediu exoneração. A pasta recordista de troca-troca é aSaúde. Já foram secretários e exonerados Levi Jales, LeciGadelha e Ana Tânia Sampaio. O atual secretário é TiagoTrindade, que deverá sair com a reforma. Ou seja, 5 secre-tários de Saúde em dois anos.

Casa da Ribeira: 10 anos de vidafortalecendo cultura natalense

MAIS UMA REFORMA DE SECRETARIADO

Várias publicações chega-ram a sugerir que a onda deprotestos no Egito somentefoi possível graças às midiassociais da Internet. Essaafirmação é claramente umexagero, os protestos teriamacontecido de qualquer ma-neira, trata-se de um mo-mento histórico, de um fe-nômeno sociológico que es-tava na hora de entrar em ebulição, após 30 anos de dita-dura. Porém, os principais analistas concordam que semas midias sociais o número de gente protestando nasruas, ao menos no início, seria muito menor. As redes so-ciais permitiram a coordenação dos protestos e a obten-ção do apoio da maioria da população egipcia aos pro-testos.

O EGITO E AS REDES SOCIAIS

que os dez anos de existên-cia da Casa serão comemo-rados com shows na RuaFrei Miguelinho – o pontoserá um dos pólos carnava-lescos deste ano. Entre osartistas confirmados, Valé-ria Oliveira, Trem Fantas-ma, Banda Canastra (RJ),Cabruera (PB), CamaronesOrquestra Guitarrística,DuSouto e Rosa de Pedra.

Contudo, a Casa da Ri-beira só abrirá as portas aopúblico oficialmente no dia17 de março. A partir daíhaverá uma vasta programa-ção de teatro, música, dançae artes visuais. Maiores de-talhes Henrique diz que nãopode dar, mas adianta: “Va-mos fazer um revival de es-petáculos e shows que mar-caram os 10 anos da Casa,além de estreias com o in-tuito de celebrar a data e darinício à temporada de espe-táculos”.

Embora conte não haverainda captado todos os re-cursos necessários para osinvestimentos na Casa, odramaturgo fala em trocarcompletamente o carpete,

além dos sistemas de luz esom, e modernizar o siste-ma de ar-condicionado –que passará a ser ecologica-mente eficiente. A reformatambém inclui reparos es-truturantes no teto e pare-des, bem como a parte deacústica. Os investimentosvem de recursos consegui-dos junto à Lei CâmaraCascudo, Governo do Esta-do e Cosern.

NOVIDADEOutra novidade prevista

para o primeiro semestredeste ano é o lançamento deum livro que marcará os dezanos da Casa. “Contaremosum bom pedaço dessa histó-ria, que tem fatos marcan-tes”, afirma Henrique. Apublicação é da editora Florde Sal.

A programação da Casaserá intensa neste ano. En-grossarão o caldo de ativi-dades eventos de pensa-mento e reflexão sobre asartes e políticas públicaspara a cultura, além demais uma edição – destavez sob novo formato – doEdital Cena Aberta.

internetdivulgação

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

canindé soares

Ração Animal

Medicamentos veterinários

Ultensílios Agrícolas

Acessórios Pet

Av. Piloto Pereira Tim, 4440 - BR 101Vale do Sol | Parnamirim/RN

Cep: 59140-66084 3272 8125 - 9996 3486

Potiguar 7:2.qxd 11/2/2011 19:32 Page 2

Page 8: Potiguar Notícias - Edição 359

8 Potiguar Notícias | Segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

investimento

CEPE pede apoio de deputadapra investir em sede da entidade

O presidente do Clubedos Empregados da Petro-bras (CEPE), Valcimar Mei-ra, solicitou o apoio da de-putada federal Fátima Be-zerra para modificação dalegislação que proíbe a Pe-trobras de investir na sededa entidade. AUTORIZADOS

Atualmente existem 38clubes em todo o País quesomente são autorizados afazer melhorias em suas se-des com recursos próprios,o que seria inviável, disseMeira.

Com isso, devido ao de-creto 99.509 /90, o CEPEnão tem condições de cons-truir seu ginásio poliesporti-vo, orçado em R$ 700 mil.

"Nesta semana terei au-diência com a diretoria daPetrobras e então levarei es-

Fátima Bezerra se comprometeu em apoiar pleito

assessoria

se assunto para ser avalia-do", disse a deputada, quese comprometeu em apoiaro pleito dos petroleiros.

Caso seja feita a mudançana legislação, outras catego-rias serão beneficiadas, uma

vez que o decreto veda con-tribuições com recursos pú-blicos, em favor de clubes eassociações de servidoresou empregados de órgãos eentidades da administraçãopública federal.

obra

São Pedro ganha Pórticograças a esforço da Prefeitura

No último dia do mês dedezembro, o prefeito de SãoPedro, João de Deus, entre-gou aos conterrâneos domunicípio o Pórtico daCidade.

O pórtico foi uma lutaantiga, mas, por questão deordem borocrática, somenteem dezembro do ano passa-do foi entregue ao munici-pio.

O investimento não foigrande, mas a cidade ganhaem auto-estima quandoconsegue um equipamento.Para João de Deus, “o pórti-co é uma forma de desejarque sejam bem vindos a São

Pedro”, justificou.A construção do pórtico

custou R$ 55 mil, sendo 50

mil provenientes do Gover-no Federal e 5 mil reais daPrefeitura Municipal.

literatura contemporânea

Cruzada da Literatura e do Livroé levada a municípios do EstadoA Cruzada da Literatura

e do Livro é um dos projetosa que a Funarte concedeuuma de suas Bolsas de Cir-culação Literária em 2010.Essas bolsas são incentivosà promoção e difusão da li-teratura nacional no âmbitodos Territórios da Cidada-nia.

O projeto está sendo im-plantado em alguns municí-pios do Oeste Potiguar quefazem parte dos Territórioda Cidadania do Rio Gran-de do Norte.

O objetivo é reunir escri-tores estreantes das cidadesde Janduis, Patu, Apodi,Governador Dix-Sept Rosa-do e Umarizal.

Inicialmente, o trabalho

será realizado nos municí-pios de Janduís e Patu, com15 vagas disponíveis para osescritores de cada cidade.

O trabalho consiste emdar formação, produzir eeditar duas antologias comescritores da região, a partirde uma pesquisa consistenteda literatura oral e dos íco-nes disponíveis para as ex-plorações da arte literária.Além de explorar os moresdo inconsciente coletivo edo imaginário locais, a Cru-zada da Literatura e do Li-vro vai mergulhar na litera-tura contemporânea, seusmodos de fazer e seus pata-mares críticos.

Os idealizadores do pro-jeto esperam, com isso, aju-

dar a construir parâmetroslocais para uma história vi-va e uma literatura desejadae possível.

O professor AntônioLeal, que está desenvolven-do o projeto, vem de mar-cante experiência de educa-dor realizada na Favela daRocinha, no Rio de Janeiro,a partir de onde lançou oseu primeiro livro – FalaMaria Favela. E foi a partirdessa experiência com aaprendizagem da escrita queele se tornou escritor.

"Acreditamos poder vis-lumbrar a literatura necessá-ria presente nos trabalhos dealguns profissionais e de al-guns livre-circuladores daarte”, disse.

Prefeito João de Deus fala a populares sobre obra

divulgação

Potiguar 8:2.qxd 11/2/2011 19:27 Page 2

Page 9: Potiguar Notícias - Edição 359

Parnamirim

www.potiguarnoticias.com.br

Abertas as ins criçõ -

es para Rainha e

Rei do Carnaval de

Pirangi do Norte.

Edição 359 | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

Maurício encaminha projeto de reformaadministrativa à Câmara na próxima semana

ADEqUAção

O projeto de reforma ad-ministrativa do prefeitoMaurício Marques deve serencaminhado ao Poder Le-gislativo esta semana, segui-do de pedido do Poder Exe-cutivo para aprovação emregime de urgência pelos ve-readores. Segundo o prefei-to, a sua proposta é implan-tar a reforma a partir de 1ºde março deste ano.

Maurício Marques, em-bora sem querer ainda acres-centar detalhes, garante quea reforma é pra valer e trarámudanças radicais na má-quina administrativa parna-mirinense.

“Prefiro não antecipar na-da agora para não criar ne-nhuma expectativa. Após areabertura dos trabalhos le-gislativos da Câmara, queacontece no dia 15 de feve-reiro, estarei encaminhado o

projeto para análise dos ve-readores e aprovação. A par-tir daí vamos cuidar da im-plantação da reforma que,mesmo sendo traumáticapor ocasionar demissões, énecessária e importante pa-ra a máquina administrativase adequar à uma nova reali-dade financeira”, afirmou oprefeito ao Potiguar Notí-cias.

A proposta de reformaadministrativa, que está sen-do trabalhada, pretende ex-tinguir no mínimo quatrosecretarias, promover a fu-são de outras, além de extin-guir cargos comissionados.O objetivo é economizar R$2 milhões por mês.

Devem ser extintas as se-cretarias de Planejamento eDesenvolvimento Econômi-co – SEPLA, Habitação eRegularização Fundiária –

SEHAB, Secretaria Especialde Saneamento Básico – SE-SAB, todas passando a tersuas atribuições distribuídaspor outras secretarias. Tam-bém, as secretarias de Es-portes e Lazer – SEMEL – ede Turismo – SETUR – de-vem ser fundidas em umaúnica secretaria. Além dis-so, é idéia do prefeito Mau-rício Marques fazer o rodí-zio em algumas pastas po-dendo atingir cargos em vá-rias outras secretarias, taiscomo Meio Ambiente e De-senvolvimento Urbano –SEMUR – e Assistência So-cial – SEMAS.

Com a extinção ou fusãodessas secretarias deverãoocorrer remanejamentos deauxiliares, coordenadorias ecargos comissionados, obje-tivando adequar a adminis-tração municipal à realidade

pós-crise.Segundo o prefeito Mau-

rício Marques, atualmente,a receita de Parnamirim é deR$ 20 milhões por mês,oriundos de recursos pró-prios, convênio e repassesconstitucionais, enquanto adespesa com a folha de pa-gamento é da ordem de R$ 7milhões mensais. Dos R$ 20milhões totais da receita,15% são destinados à saúde,25% para a educação e 6%repassados para a CâmaraMunicipal.

O prefeito Maurício Mar-ques lamenta a queda nosrepasses do Fundo de Parti-cipação dos Municípios(FPM) e as mudanças noscritérios de distribuição doImposto sobre Circulaçãode Mercadorias e Serviços(ICMS). As mudanças noICMS, introduzidas pela

chamada Lei Robin Hood,tiraram de Parnamirim, emmédia, R$ 300 mil mensais.

Segundo o prefeito, em2010, a prefeitura arrecadoucerca de R$ 30 milhões coma cobrança do IPTU (Im-posto Predial e TerritorialUrbano), ITIV (Imposto so-bre a Transmissão Inter Vi-vos de Bens Imóveis) e re-ceita da dívida ativa do IP-TU. No mesmo período fo-ram gastos R$ 46 milhõesem obras de infraestrutura

urbana e na coleta de lixo.Todas essas informações

serão levadas pelo prefeitoMaurício Marques ao PoderLegislativo na sua mensagemanual de reabertura do ano le-gislativo de 2011, que aconte-cerá nesta terça-feira (15), apartir das 19 horas, na Câma-ra Municipal. “A nossa admi-nistração é transparente e tu-do que fazemos é de formaaberta. É isso que irei levar aoconheci men to dos vereado-res”, disse o prefeito.

MP DENUNCIA

Ceduc não tem profissionais qualificadospara trabalhar com adolescentes infratoresA promotora de Justiça

da Infância e da Juventudeda Comarca de Parnami-rim, Isabelita Garcia GomesNeto Rosas, considera quealém da falta de infraestru-tura, de profissionais qualifi-cados e a superlotação deadolescentes infratores en-frentados pelo Centro Edu-cacional (Ceduc) de Pitim-bu, em Parnamirim, há anecessidade de se investirem profissionais que te-nham uma formação ade-quada para trabalhar com osjovens apreendidos.

Segundo a promotora,existem na unidade de Pi-timbu oito policiais e seiseducadores para atender 79internos. Desde 2009 existeum processo em andamentopara contratação temporáriade novos profissionais e re-cursos financeiros, porém, ogoverno ainda não os execu-tou.

A unidade, que é admi-nistrada pela Fundação Es-tadual da Criança e do Ado-lescente (Fundac), possui 50leitos, mas já chegou a rece-ber 132. Atualmente, a uni-dade sofre com a situaçãode abandono, apresentandocondições precárias para a

internação dos jovens quepraticam atos infracionais.Além disso, a sua manuten-ção é cara, apresentando umcusto médio de R$ 5 mil porcada interno.

A superlotação no Ceducé um dos motivos da dificul-dade em se conseguir recu-perar os adolescentes infra-tores. São nove pavilhões,chamados de núcleos, quenecessitam ser reconstruí-dos, adaptados às exigênciasda legislação atual – o Esta-tuto da Criança e Adoles-cente (ECA) – que garanteque até os 18 anos o menorinfrator não comete crime,mas sim atos infracionais.Afirma que não estão pre-sos, mas sim internados.

A promotora reconheceque tem ocorrido um au-mento no número de crimesviolentos cometidos por jo-vens infratores no Rio Gran-de do Norte, principalmentelatrocínios e homicídios.

Para inibir o avanço des-sas ações é necessário a cria-ção de mais uma unidade naRegião Metropolitana deNatal, uma vez que o CeducPitimbu encontra-se lotadoe os novos casos estão sendoencaminhados para as uni-

dades de Mossoró. Um levantamento foi fei-

to em visitas de inspeçãorealizadas pelo MinistérioPúblico Estadual e consta-tou que nove em cada dezcrianças ou adolescentes so-cioeducandos do Ceduc/Pi-timbu são dependentes quí-micos.

Para piorar, segundo a

promotora Isabelita Garcia ,foi constatada a ausência detratamento especializadopara socioeducandos usuá-rios de substância entorpe-cente. Diante desse quadro,o Ministério Público chegoua instaurar inquérito civilpa ra apurar a ausência de“tratamento especializadode drogadição a adolescen-

tes privados de liberdade naunidade socioeducativa Ce-duc-Pitimbu”.

No documento, a promo-tora Isabelita Garcia afir-mou que nas visitas de ins-peção ao Ceduc-Pitimbu“foi constatada a ausênciade tratamento especializadopara socioeducandos usuá-rios de substância entorpe-

cente” e que “chega ao pata-mar de 90% o quantitativode socioeducandos privadosde liberdade dependentesquímicos”.

A promotora chegou aaprazar audiência com a re-de estadual e municipal desaúde mental para buscaruma solução para sanar aomissão vertente.

Pág. 3

A promotora Isabelita Garcia continua vigilante no Ceduc

O prefeito Maurício Marques ainda finaliza a reforma

O Ceduc de Parnamirim é administrado pela Fundac

Parnamirim Capa:2.qxd 11/2/2011 19:02 Page 2

Page 10: Potiguar Notícias - Edição 359

Parnamirim

[email protected]@potiguarnoticias.com.br

“O momento é de me apresentar para o t rabalho.

Estou pronto com coragem e d ispos ição para enf rentar o

maior desaf io da minha v ida” .

Paulo dawim (ao assumir a cadeira no Senado Federal )

“Somente at ravés da educação, Parnamir im conseguiu chegar onde

está, como o pr imei ro munic íp io em cresc imento no Rio Grande

do Nor te e o quar to no Bras i l ” .

Maurício Marques (na abertura da Semana Pedagógica)

2

André Luiz FerreirA

de OLiveirA

é o vencedor dessa sema-na da Promoção Navegueno Marina Badauê.

O portal potiguarnoticias.com.br está comuma super promoção. Cadastre-se e con-corra a uma passeio de barco no MarinaBadauê, com direito a acompanhante.Além disso, você tem direito a um almoçono charmoso restaurante do MarinaBadauê, localizado na praia de Pirangi.

CIRETRANO nome de Iaperí Leão es-

tá sendo cotado para assumiro cargo de supervisor da 3ªCiretran de Parnamirim, emsubstituição a Francisco Cí-cero de Medeiros. A indca-ção é do grupo liderado peloex-prefeito Raimundo Mar-ciano (DEM).

GREVEEngenheiros e arquitetos

do quadro da Prefeitura deParnamirim deflagraramuma greve por melhores sa-lários. Eles têm uma vastapauta de reivindicações

APOIOO deputado Agnelo Alves

teria fechado com o prefeitoMaurício Marques que ele,Agnelo, não será candidatoa prefeito em 2012. Agneloquer juntar apoios para acandidatura de CarlosEduardo a prefeito de Natal.Carlos deverá ser candidatopara enfrentar sua desafeta,prefeita Micarla de Sousa.

HOMERO GRECEstaria crescendo o nome de

Homero Grec para companhei-ro de chapa de Maurício Mar-ques em 2012.

JOÃO VEM AÍ

O medico João Albérico,ex-secretário de Saúde, émais um disposto a disputara Prefeitura de Parnamirim.Já tem até slogan de campa-nha: “João de Parnamirim”.

LEGISLATIVOOs trabalhos do ano le-

gislativo de 2011 na Câ-mara Municipal de Parna-mirim serão reabertos emsessão solene nesta terça-feira (15), às 19 horas,com a leitura da mensa-gem anual do prefeitoMaurício Marques.

ABRAÇO AO CAJUEIROA Ong Baobá, em parceria com empresas, órgãos gover-

namentais e movimentos sociais, estará realizando no dia 27de fevereiro o “1º Abraço no Maior Cajueiro do Mundo,contra o Aquecimento Global”, na praia de Pirangi do Nor-te. O projeto tem a intenção de promover uma reflexão sobreas emissões gasosas veiculares, industriais e desflorestamen-to das nossas florestas.

PREOCUPAÇÃOO prefeito Maurício Marques está preocupado com a di-

vulgação de suas obras junto a população. Em razão disso,reuniu em seu gabinete na segunda-feira (7), diretores, edi-tores dos jornais e jornalistas do município para uma con-versa. Maurício mostrou que sua administração vem reali-zando obras nestes dois anos de mandato, mas a populaçãonão está vendo estas realizações.

Reforma no Aeroporto Augusto Severo

O Aeroporto Internacional Augusto Severo, emParnamirim, passará por mais uma reforma. O supe-rintendente regional da Infraero, Fernando Nicácioda Cunha Filho, esteve aqui no estado na última se-mana para assinar a ordem de serviço de um contratocom valor de R$ 16,4 milhões. Todo o projeto de mo-dernização e ampliação deve ser concluído em dezmeses.

A empresa vencedora do processo licitatório - a Ci-ma Engenharia e Empreendimentos – anunciou queno dia 21 deste mês os operários já estarão no aero-porto iniciando os trabalhos. De acordo com a Infra-ero, alguns pontos terão prioridade, como o sistemade ar-condicionado e a construção de mais dez bal-cões de check-in.

Reconhecidamente, o Rio Grande do Norte viveum momento importante de expansão no turismo eessas obras no Aeroporto Augusto Severo são neces-sárias. O projeto também contempla a ampliação dassalas de embarque e desembarque, aumento da áreapública de circulação, nova entrada da sala de embar-que, adequação das áreas comerciais, substituição dosistema interno acústico do saguão e modernizaçãode vários sistemas eletrônicos de monitoramento.

Com a reforma, a Infraero espera aumentar a capa-cidade de passageiros em quase 80%. Atualmente, oAeroporto Augusto Severo tem capacidade de 1.500pessoas por hora, o que deve subir para 2.500, após areforma.

Porém, apesar de todo o esforço da Infraero, o su-perintendente Fernando Nicácio da Cunha Filho ga-rante que em 2013, após a conclusão do Aeroportode São Gonçalo, o Augusto Severo deverá deixar dereceber vôos. Mesmo assim, as obras são importantespara a modernização do aeroporto, porque é uma ne-cessidade urgente para os passageiros de hoje. De-pois, porque está sendo reformada e modernizada to-da uma estrutura que, com certeza, mesmo que nãoseja mais aeroporto, será muito bem aproveitada embenefício do Rio Grande do Norte.

ARQUIVO/PN

GUSTAVO 2012Gustavo Negócio reuniu a

família em torno do seu no-me para disputar uma vagapara a Câmara de Parnami-rim em 2012.

AUMENTOJaneiro foi mais um mês

de aumento nos repassesde FPM e FPE. Mas, ne-nhum prefeito falou. Sóreclama quando há queda.

DIVULGAÇÃOUma equipe do Ministério

da Cultura esteve durantedois dias em Parnamirim pa-ra fazer um documentáriosobre o que vem sendo reali-zado no município. O ex-BBB Serginho integrou aequipe que gravou as belezasdo nosso litoral.

RIO PIUMO Balneário do Rio Pium

continua com condições ina-dequadas para banho. Os da-dos são do programa ÁguaAzul.

ATRAPALHADAO delegado titular da 1ª

DP de Parnamirim, Graci-liano Lordão, foi transferidopara a 8ª DP da Cidade daEsperança, em Natal. Mas,forças estranhas entraramem cena e o delegado retor-nou a Paranamirim.

PRÉVIAA CDL Parnamirim vai

realizar no dia 26 de feverei-ro, no restaurante Paçoca doPilão,em Pirangi, a partirdas 20 horas, sua 1ª Préviade Carnaval.

DIREDSai a primeira nomeação

para cargo do Governo doEstado com pessoa eminen-temente de Parnamirim. Aprofessora Gilzete Figueire-do, irmã do vereador Gildá-sio Figueiredo, foi nomeadapara comandar a 2ª DIRED.

NOVA VIAO prefeito Maurício Mar-

ques anuncia a construção deuma nova via de acesso, total-mente pavimentada e ilumina-da, entre o centro da cidade e oAeroporto Augusto Severo.

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

O ABC é o favorito para ganhar oCapeonato Estadual?

61,11 % - Sim38,89 % - Não

ENQUETE

Parnamirim 2:2.qxd 11/2/2011 19:14 Page 2

Page 11: Potiguar Notícias - Edição 359

Parnamirim3

Abertas inscrições para Rei eRainha do Carnaval de PirangiAs inscrições para esco-

lha do Rei Momo e Rainhado Carnaval 2011 estãoabertas e continuam até apróxima quarta-feira (16).A escolha do casal que vaianimar as festividades car-navalescas será no dia 19de fevereiro, na Praça SãoSebastião, em Pirangi, apartir das 19h30.

Os requisitos essenciaispara concorrer aos títulossão: idade mínima de 18anos e mulheres devem sersolteiras. Conforme vemocorrendo nos últimosanos, o fator peso não seráessencial para os candida-tos do sexo masculino, massim desenvoltura e simpa-tia. Para se inscrever é ne-cessário preencher o for-mulário de inscrição, levarum comprovante de resi-dência e apresentar cópiasdo documento de identida-de (RG) e do CPF.

No dia 17 de fevereiro osinscritos devem participarde uma reunião na Funda-ção sobre as orientaçõesgerais a respeito do con-

curso. Os candidatos quenão comparecem ao en-contro serão eliminadosautomaticamente.

A comissão julgadoravai analisar a simpatia, de-senvoltura dos candidatosem danças como samba efrevo, além do conjunto ge-ral da apresentação dosinscritos.

O julgamento dos candi-datos e escolha dos vence-dores ocorrerá no dia 19 defevereiro, na praça São Se-bastião em Pirangi do Nor-te, em horário a ser defini-do e informado aos candi-datos. O Rei e a Rainha re-ceberão da Prefeitura deParnamirim, através daFundação Parnamirim deCultura, todos os orna-mentos que compõem ostítulos (fantasias, coroa,cetro e faixa) e o prolaborepago aos vencedores naimportância de R$ 2 mil,cada um. Os eleitos deve-rão ter domicílio e residên-cia no Município de Parna-mirim.

As inscrições podem ser

feitas na Fundação Parna-mirim de Cultura, das 8hàs 13h, situada à rua Antô-nio Ferreira Neto, nº 129-

A, no bairro Boa Esperan-ça. Mais informações po-dem ser obtidas através dotelefone 3644-8336.

FOLIA DE MOMO

Casal real da folia será escolhido no dia 19 deste mês

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

Caern reinicia esgotamento sanitário do Litoral

SANEAMENTO

Depois de fazer adequa-ções ao projeto, atendendotodas as exigências dos ór-gãos ambientais, a Compa-nhia de Águas e Esgotosdo Rio Grande do Norte(Caern) reiniciou, na últi-ma semana, a implantaçãodo Sistema de Esgotamen-to Sanitário de Pium, Co-tovelo e Pirangi.

Na obra, o Governo doEstado está investindo R$20 milhões, para beneficiarinicialmente 33 mil pes-soas, além de proporcionar

condições para o desenvol-vimento de atividades tu-rísticas no litoral Sul. A ex-pectativa da direção daCaern é concluir o traba-lho em 12 meses.

O sistema de esgota-mento sanitário de Pium,Cotovelo e Pirangi foi pro-jetado para atender umapopulação final de 44 milpessoas da região onde es-tão localizados algumasdas principais atrações tu-rísticas do Estado, como omaior cajueiro do mundo.

A obra foi paralisada emdezembro de 2007, em vir-tude de um pedido da Pro-motoria do Meio Ambien-te, solicitando esclareci-mentos sobre o tratamentoe o destino final dos esgo-tos coletados.

Com 74 quilômetros derede coletora, dos quais 37já foram implantados, oSistema de Esgotamentosanitário de Pium, Cotove-lo e Pirangi terá ainda 13quilômetros de emissáriosde recalque, dos quais três

quilômetros estão assenta-dos, sete estações elevató-rias, que vão proporcionarcondições para a execuçãode 6.600 ligações domici-liares, além da estação detratamento, composta portrês lagoas de estabiliza-ção, unidades de coagula-ção, floculação e flotação,casa de química, desidrata-ção de lodo através de lei-tor de secagem, edifício decloração e câmara.

A Companhia já vinhatranquilizando os morado-res da região quanto à pre-servação das reservas am-bientais, já que foram rea-lizadas adequações no pro-jeto original, visando cum-prir todas as exigênciasacordadas judicialmentecom o Ministério Público,que havia questionado ju-dicialmente a obra quantoà concessão das licençasambientais.

Os moradores temiamque as obras ocasionassemdanos ao meio ambiente.A Caern garante que o sis-tema de esgotamento sani-tário daquelas praias seráimplantado obedecendo fi -elmente as normas técni-cas e os padrões exigidospela legislação pertinente,descartando com seguran-ça qualquer agressão aomeio ambiente.

[email protected]

ClaudinoLeite

ASSEMBLEIA DE DEUS INAUGURACENTRO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA

Outra inauguração marca a administração do presiden-te da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Deus noRio Grande do Norte (IEADERN), pois foi realizada ter-ça-feira, dia 1º de fevereiro último, a solenidade de abertu-ra do Centro de Educação Teológica (CETAD). O cerimo-nial foi dirigido pelo professor Francisco Marto de Almei-da Costa, chefe do gabinete pastoral. Estiveram presentesdiversos membros da diretoria da igreja, assessores, coor-denadores de setor das congregações de Natal, dirigentesde congregações, além de professores e alunos. Na partemusical marcou presença a Orquestra Filarmônica Evan-gélica Gênesis (OFEG), sob a regência do pastor DanielBatista de Souza. Na oportunidade, o pastor Santana inau-gurou a reforma das instalações do CETAD. Um bonitoprojeto de autoria da arquiteta Tatiana Caldas, executadopela Superintendência de Obras e Engenharia, proporcio-nando maior conforto e segurança para aqueles que estu-dam e trabalham naquela unidade de ensino eclesiástico.O pastor Santana, também realizou a posse da direção doCETAD, que tem o evangelista Klauber Maia como dire-tor e o professor José Arimatés de Oliveira, como vice-di-retor, respectivamente. O preletor da noite festiva foi o pas-tor Israel Caldas Sobrinho, 1º vice-presidente da Assem-bleia de Deus, que abordou em sua reflexão bíblica, o te-ma: “A Importância de Conhecer a Deus, por meio das Es-crituras. O CETAD inicia o ano de 2011, com o dobro dealunos regularmente matriculados em relação ao ano pas-sado, projetos de expansão e muitas novidades na gestão,na grade curricular, assim como um prédio totalmente re-formulado objetivando, oferecer o melhor ao corpo dos-cente e discente do centro teológico.

JORNAL IEADERNCirculando em Natal e no interior, o JORNAL IEA-

DERN, nº 10, edição de cinco de fevereiro, órgão de di-vulgação do Templo Central da Assembleia de Deus emNatal, editado por este colunista.

DIANTE DO TRONOConjunto gospel da Igreja Batista de Lagoinha, na Ba-

hia, de sucesso em todo Brasil e, além fronteiras, estáprogramando efetuar a gravação de mais um DVD, até ofinal de julho próximo, em uma das belas praias do lito-ral potiguar. O mentor da idéia é o vereador evangélico,Albert Dickson, da Assembleia de Deus em Natal, e re-presentante no Estado, do Diante do Trono.

UNIVERSALIDADE DA MÚSICAO teólogo Antônio Gilberto, membro atuante da Con-

venção Geral das Assembleias de Deus no Brasil(CGADB), conhecido em todo o Brasil, e além frontei-ras explica com precisão em síntese de onde vem a pala-vra música? Segundo ele, a palavra vem do grego, sendodo termo “musas”. Na mitologia grega, Musas eram no-ve irmãs, deusas da música, da poesia, das artes e dasciências. Na esfera humana, a música vem dos primór-dios da humanidade. Todas as raças, todas as culturas,todas as religiões, desde suas origens, executam a músicade uma forma ou de outra, Isso inclui até os silvícolas. Apresença da música é evidente e certa nas reuniões da so-ciedade, sejam elas simples ou pomposas, formais ou in-formais. Exemplos: atividades políticas, cívicas, gover-namentais, inaugurações, formaturas, eventos sociais,militares, estudantis, trabalhistas, eclesiásticos, desporti-vos, despedidas, congressos, exposições, além de outrasfestas de qualquer natureza e até de funerais. Há ainda apresença da música no próprio ser. É a música na fala dapessoa: o tom da voz, o timbre, a modulação da voz, acadência da fala, o volume da voz e suas inflexões, deacordo com a situação do momento.

WORKSHOP MINISTERIALA Assembléia de Deus em Natal, sob a presidência do

pastor Raimundo Santana, promoverá em seu TemploCentral, sábado, dia 12 de fevereiro, no período da tardee noite, um evento denominado: “Workshop Ministe-rial” destinado a todos os dirigentes, vice-dirigentes decongregações com as respectivas e esposas. Neste ano de2011, serão realizadas cinco edições do evento.

Parnamirim 3:2.qxd 11/2/2011 19:24 Page 2

Page 12: Potiguar Notícias - Edição 359

Quem tem correspon-dências para receber teráde contar com a sorte paraos Correios entregarem noprazo normal. Principal-mente se estas forem decontas para pagar como asdas administradoras decartão de crédito, bancose operadoras de telefoniafixa ou de celular. Em No-

va Parnamirim, são mui-tas as reclamações deatraso nas entregas porparte da Empresa de Cor-reios e Telégrafos deixan-do as pessoas com maisdívidas já que contas nãopagas em dia significamjuros e mais despesas.

Na Avenida Abel Ca-bral, o problema de nume-

ração é complicado. Noinício, a numeração segueuma ordem; depois, mudacompletamente. “Só quemconhece a área é que en-trega as correspondênciascorretamente”, diz umcarteiro que trabalha háanos na área, mas preferenão se identificar. Segun-do ele, “no início da AbelCabral a numeração deum lado segue uma ordemcrescente e do outro ladoda avenida é totalmentediferente”.

A direção da empresareconhece o problema,mas diz que a entrega estácomprometida por contade alguns problemas oca-sionados devido ao cresci-

mento acelerado e, por ve-zes, desordenado, o queprejudica a entrega de cor-respondências. De acordocom assessoria de impren-sa dos Correios em Natal,a entrega de correspon-dência é comprometidaem alguns pontos da cida-de, como Nova Parnami-rim. “Esta região tem pro-blemas, como ruas proje-tadas e números em dupli-cidade. A questão da ex-plosão demográfica e po-pulacional também com-prometeu a entrega decorrespondência”, disse oassessor dos Correios,João Vianey, acrescentan-do que “este problemaacontece principalmentenos bairros periféricos,

onde ruas surgem sem nu-meração adequada ou sis-tematizada”. Ainda, se-gundo os Correios, a Pre-feitura é a responsável pe-la numeração e existe umcontato da empresa esta-tal com a municipalidadede Parnamirim para queinicie uma numeração or-denada nas ruas.CARÊNCIA

O Sindicato dos Traba-lhadores dos Correios doRio Grande do Norte in-forma que existe falta defuncionários para a entre-ga de correspondência.“O efetivo do Rio Grandedo Norte é o mesmo de há10 anos.

Os Correios têm um pa-pel social e constitucional

de fazer um trabalho dequalidade. A sociedadetem que ser contemplada.Houve um aumento da de-manda do serviço e o nú-mero de funcionários con-tinua o mesmo há muitotempo”, diz o presidentedo Sintect, Moacir Soares.

João Vianey também re-gistra que "o endereça-mento correto, escrevendonome do destinatário, rua,número da casa, bairro,cidade, estado e CEP é agarantia de entrega dacorrespondência".

Ele diz que, para obterinformações sobre os Cor-reios e os serviços, bastaligar para 0800-725-0100ou 3220-2405. Ou aindaacessar o site da empresa.

4

EspEcial

Numeração errada atrapalha entrega de cartasem nova parnamirim

São muitas as reclamações de atraso nas entregas por parte do Correios Crescimento acelerado e desordenado estaria prejudicando entrega das correspondências

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

Parnamirim 4:2.qxd 11/2/2011 19:15 Page 2

Page 13: Potiguar Notícias - Edição 359

5

ESPECIAL

AVENIDA MARIA LACERDA | 613

NOVA PARNAMIRIM | PARNAMIRIM/RN SHOPPING REIS MAGOS

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

Parnamirim 5:2.qxd 11/2/2011 19:23 Page 2

Page 14: Potiguar Notícias - Edição 359

4

Parnamirim

o tema é:

A reforma administrativa trará benefícios para o município?

A reforma administrativaque o prefeito MaurícioMarques está trabalhandopara implementar a partirdo mês de março de 2011,pretende extinguir no míni-mo quatro secretarias, pro-mover a fusão de outras,além de extinguir cargos co-missionados. O objetivo éeconomizar R$ 2 milhõespor mês.

O prefeito Maurício Mar-ques garante que a reforma émuito importante para que asua administração possacumprir a Lei de Responsa-bilidade Fiscal.

“Temos adotado medidasimportantes através de De-creto, que geraram reduçãode gastos de aproximada-mente R$ 100 mil, cortamos

R$ 80 mil de combustível,R$ 100 mil de comunicação,água, luz e telefone, assimcomo a devolução de 20 veí-culos que eram alugados re-duzindo gasto de mais R$ 80mil. Tudo já faz parte da re-forma que iremos implantar,assim como cargos co -missionados que sejam cor-tados, para que a lei sejacum prida”, diz o prefeito.

Segundo o prefeito, atual-mente existem 19 secretariase uma fundação (Cultura).“A reforma vem analisandocaso a caso e as mudançasnecessárias que precisam serfeitas em Parnamirim. Casosejam aprovadas pela Câma-ra, a partir do dia 1º de mar-ço, já começam a valer asnovas mudanças”. Prefeito Maurício Marques

Construção de novo cemitério emCajupiranga é saída para a superlotação

Com espaço insuficientepara comportar novos sepul-tamentos e tendo a infraes-trutura central projetadadesde os anos 50, os cemité-rios do município de Parna-mirim, não apresentammais condições funcionaiscondizentes ao porte urba-nístico da cidade. Os princi-pal – Monte Castelo – estásuperlotado e não comportanovos túmulos. O cemitériode Nova Esperança, antigoPirangi de Dentro, segue omesmo caminho. O proble-ma que tem causado preo-cupação ao poder públicomunicipal e tanto o Executi-vo como o Legislativo têmdemonstrado preocupaçãona busca de uma solução.

Atualmente o municípiodispõe de quatro cemitérios,dois localizados na zona li-torânea – Pium e Pirangi doNorte, ambos de pequenoporte –, além do “São Se-bastião”, estrutura centrallocalizada no bairro de

Monte Castelo e o de NovaEsperança.

O mais antigo e bem loca-lizado – o Cemitério São Se-bastião – que possui 14 ruase 56 quadras, já não dispõede espaço para abranger no-vos sepultamentos, fator querestringe os sepultamentosde pessoas que já dispu-nham de jazigos e estes sãoreabertos por diversas vezessem uma área que possibili-te a expansão de lotes. Alémda insuficiência de espaço, olocal, projetado desde 1951,necessita de renovação emsua fachada e repetidas ve-zes foi danificado por alaga-mentos no período chuvoso.

Um trabalho da adminis-tração dos cemitérios, tendoà frente Mário Gracio, tembuscado o paliativo de apro-veitamento de alguns peque-nos espaços para construçãodos chamados “túneis de ga-veta”. Em Parnamirim, háuma média de quatro sepul-tamentos por dia.

Para Mário Grácio, a so-lução definitiva só ocorrerácom a construção de um no-vo cemitério provavelmentena área de Cajupiranga. “Aadministração já tem conhe-cimento desse problema e

acredito que o prefeito Mau-rício Marques irá solucioná-lo”, afirmou.

Mário Grácio esclareceque eventuais encaminha-mentos de famílias que nãopossuem jazigo no Cemité-

rio São Sebastião para ou-tros cemitérios, principal-mente Nova Esperança,ocorre sem maiores trans-tornos, já que a outra locali-dade ainda possui espaçodisponível. Ele disse que a

Prefeitura está desapro-priando um terreno nas pro-ximidades do cemitério deNova Esperança para am-pliar a disponibilidade de lo-tes.

Mário Grácio tambémafir mou que a administra-ção dos cemitérios está con-cluindo um trabalho de re-cadastramento de todos oslotes, averiguando, junto aosfamiliares de falecidos se-pultados no local, dados deidentificação e situação dostúmulos, uma vez que mui-tos falecidos de décadas pró-ximas aos primeiros anos defuncionamento do cemitérioforam enterrados sem cuida-dos de identificação, portan-to sem lápides específicas.

“Estamos envidando todoesforço no sentido de que apopulação parnamirinensenão passe transtornos quandodo sepultamos de seus fami-liares. Esta é a orientação doprefeito Maurício Marques”,concluiu o administrador.

problema sério

SIM ( ) NÃO ( )

O Cemitério de Monte Castelo está superlotado, mas o cemitério de Nova Esperança será ampliado

O projeto de reforma ad-ministrativa, que o prefeitoMaurício Marques está estu-dando para ajustar a má qui -na a uma nova realidade fi-nanceira, deverá che gar àCâ mara Municipal de Par-namirim esta semana, apósa reabertura dos trabalhoslegislativos, que ocorre nestaterça-feira. Os vereadores te -rão que aprovar a matéria.

O líder da oposição naCâmara, vereador FranciscoGildásio Figueiredo (PSB),diz esperar que a reformaadministrativa “seja pra va -ler e não uma simples trocade seis por meia dúzia, ouse ja, trocar de secretários edemissão de pequenos car-gos comissionados”.

Gildásio Figueiredo argu-

menta que, na sua avaliação,há o receio de que apenas ospequenos cargos comissio -nados, sem nenhum critério,sejam atingidos, sem quecom isso haja qualquer tipode economia expressiva.

“Eu temo que tudo nãopasse apenas de uma jogadade marketing político paraencobrir a incompetênciaadministrativa dessa gestão,que até agora não mostroucompetência para adminis-trar o município”, ressaltaGildásio. O vereador aindaressalta que irá aguardar achegada da mensagem doprefeito à Câmaral para, emseguida, fazer uma analiseda matéria e, na medida dopossível propor as emendasnecessárias. Vereador Gildásio Figueiredo

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

Parnamirim 6:2.qxd 11/2/2011 19:04 Page 2

Page 15: Potiguar Notícias - Edição 359

Parnamirim

Parque Industrial ganha academia ao ar livreO prefeito Maurício Mar-

ques e os secretários NaurFerreira (Obras Públicas) eMárcio César Pinheiro (Che-fe de Gabinete) estiveram vi-sitando o Parque Industrial,na Praça Aluízio Alves paradar início à instalação deuma academia de ginástica,nos moldes da que já existeno bairro da Cohabinal. Aimplantação da academia éuma reivindicação da comu-nidade que, a partir de agora,tem onde se exercitar, princi-palmente as pessoas da ter-ceira idade.

Com um valor de investi-mento de R$ 80 mil, a PraçaAluízio Alves está passandopor serviços de manutenção erecebendo os equipamentosda academia ao ar livre. Sãotrês quadras esportivas, pistade skate, parque infantil euma vasta área para os mora-dores realizarem caminha-das.

Marinete Vasconcelos Bar-ros, de 75 anos de idade, eAntônio Barros, 81, morado-res da rua Maria Amélia Ma-chado, aprovaram a instala-ção da academia e fizeram

questão de agradecer a aten-ção do prefeito. “Já caminhoaqui todos os dias e garantoque vou ser o primeiro a usaressa academia”, disse o apo-sentado Antônio Barros.

Dona Marinete Barrostambém elogiou a iniciativado prefeito Maurício Mar-ques e fez um apelo para queos moradores ajudem a cui-dar dessa área de lazer. “Essapraça é um espaço nosso epor isso as pessoas têm queajudar a cuidar. Infelizmente,não são todos que têm essaconsciência”, disse.

A academia da Praça Aluí-zio Alves é a sétima implan-tada pela prefeitura em Par-namirim.

MERCADO VELHO

Para atender a reivindica-ções de moradores, o prefeitoMaurício Marques pediu em-penho de sua equipe na im-plantação de dois outros pro-jetos: a revitalização do Mer-cado Velho e a construção deuma praça na Cohabinal

“A revitalização do merca-do é uma reivindicação anti-ga dos moradores, que inclu-

sive me pediram para abriresta rua (Tenente FerreiraMaldos) em frente ao 3º Ba-talhão da Polícia Militar”,explicou o prefeito, revelandoque a rua será reaberta e se-rão criadas vagas para esta-cionamentos que beneficia-rão os lojistas do local.

A revitalização do Merca-do Velho, no Centro, é umaobra estimada em R$ 95 mile que deverá ser concluídaem 60 dias, segundo o coor-denador de Obras, Délio Bar-reto. O projeto prevê a recu-peração da praça, a acessibili-dade ao mercado e a abertura

da rua. O estacionamento te-rá capacidade para oito veí-culos, a praça será arborizadae haverá espaço de lazer paraas crianças.

Na Cohabinal, o projetoestá orçado em R$ 140 mil edeverá ser executado em 60dias. Haverá relocação do

ponto dos mototaxis, cons-trução de dois banheiros euma praça para atender à co-munidade, com toda a ilumi-nação necessária. Ainda nobairro da Cohabinal, o prefei-to anunciou que pretende re-vitalizar também a quadra deesporte existente no bairro.

áREA DE lAzER

Os últimos equipamentos foram implantados na área

O prefeito Maurício Mar-ques anunciou na terça-feira(8), no auditório do Lar Espí-rita Alvorada Nova (LEAN),durante a abertura da Sema-na Pedagógica, o encaminha-mento do Plano Municipalde Educação para a CâmaraMunicipal de Parnamirim e acriação de uma comissão deestudos para a implantaçãodo Plano de Cargos e Salá-rios dos professores.

A Semana Pedagógica, cu-jo tema deste ano com tema"A formação do professor e ocurrículo: sistematizando aprática pedagógica” foi en-cerrada no dia 11.

A secretária municipal deEducação, Raimunda Basílio,afirmou: “Tivemos muitosavanços, mas um dos princi-pais foi o aperfeiçoamento docurrículo escolar que estamostrabalhando ano a ano, com aparticipação dos alunos e da

comunidade”.O prefeito Maurício Mar-

ques lembrou que este já é oseu terceiro ano de governo eapesar de todas as dificulda-des, a Educação sempre foi esempre será prioridade emsua administração. “Minhaformação é de escola públicae o meu compromisso é como cidadão”, disse, enfatizan-do que somente através daeducação Parnamirim conse-guiu chegar aonde está, co-mo o primeiro em crescimen-to no Rio Grande do Norte eo quarto no Brasil.

Apesar de todas as dificul-dades financeiras, MaurícioMarques ressaltou: “sou umdefensor ardoroso da educa-ção”. Por isso mesmo, se es-forçou para a realização doconcurso que selecionou 705professores com um saláriode R$ 1.228,00, que não é oideal, mas o que a adminis-

tração hoje pode assumir. “Eagora chegou o momento doPlano Municipal de Educa-

ção e do Plano de Cargos eSalários”, concluiu o prefeitoMaurício Marques.

Prefeitura anuncia comissão para implantar PCCS

EDUCAÇÃO

O prefeito Maurício Marques esteve visitando o local

O prefeito falou durante a abertura da Semana Pedagógica

Mais de 200 ruas pavimentadasem dois anos de administração

OBRAS

Sete novas unidades desaúde, cinco escolas do en-sino infantil e fundamen-tal, mais de 200 ruas pavi-mentadas, construção edesassoreamento de lagoasde contenção de enchen-tes, construção da Estaçãode Tratamento de Esgotodo sistema de saneamentobásico do bairro Liberda-de, implantação da primei-ra Unidade de ProntoAtendimento (UPA-24ho-ras) em Rosa dos Ventos,inauguração da Central deAtendimento Social paradar mais conforto e agili-zar os serviços.

Essas foram algumasdas realizações da admi-nistração do prefeito Mau-rício Marques dos Santosnos dois primeiros anos degoverno.

Nessa conta ainda estãoincluídas melhorias emMoita Verde, urbanizaçãodo Parque das Orquídeas;construção de dois ponti-lhões e pavimentação deruas no Vale do Sol e par-cerias com a Caixa Econô-mica Federal e empresasprivadas para a construçãode 3.728 apartamentos pe-lo programa Minha CasaMinha Vida.

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

Parnamirim 7:2.qxd 11/2/2011 19:03 Page 2

Page 16: Potiguar Notícias - Edição 359

8 Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

política

Prefeitura retoma obra de asfaltamento da Petra KellyO prefeito Maurício

Marques dos Santos visi-tou no final da manhã daquinta-feira (10) as obrasde urbanização da baciada Petra Kelly em NovaParnamirim, que inclui aconstrução de uma lagoade captação de águas plu-viais, drenagem e pavi-mentação de 46 ruas. Aúltima etapa, que é o as-faltamento da AvenidaPetra Kelly, foi retomadaesta semana pela Prefeitu-ra.

Se não houver empeci-lhos daqui em diante e ascondições climáticas aju-darem, os trabalhos de-vem ser concluídos em 45dias. Hoje, máquinas fa-ziam o nivelamento dosolo, que é a fase inicialdo processo. A segundaetapa é a colocação docascalho e a terceira aaplicação do asfalto. “Va-mos fazer um canteirocentral para dar mais se-gurança aos moradores emotoristas e colocarmeio-fio de concreto”,

Parnamirim

disse o secretário deObras, Naur Ferreira.

Antes disso, a prefeitu-ra já havia realizado adrenagem na avenida enas ruas em seu entorno,iniciativa que ajudou aevitar inundações duranteas duas grandes chuvas re-

gistradas em Parnamirimno mês de janeiro. “Antes,isso aqui ficava tudo cheiode água. Eu até fotografeios alagamentos”, disseFernando Toledo, quemora no local há quatroanos. Para a dona de casaMaria D’Ávila o asfalto

vai acabar com um grandeproblema dos moradores,que é a poeira levantadapelos carros.

“É um compromissoassumido em praça públi-ca que estamos cumprin-do. Deveria ter sido feitoantes, mas nosso crono-

grama foi afetado pelacrise enfrentada pelasprefeituras em função daqueda de arrecadação noano passado. O importan-te é que agora o asfaltoestá chegando e vai bene-ficiar a todos”, disseMaurício a um grupo demoradores que fez ques-tão de acompanhar a visi-ta do prefeito às obras.

Com a pavimentação, aPrefeitura estará fechan-do um projeto maior, queé a urbanização das ba-cias da Petra Kelly, proje-to no valor de R$ 10 mi-lhões, com recursos pró-prios, e da MahatmaGandhi, essa última reali-zada em parceria com oMinistério das Cidades econcluída em 2008.

assessoria

concurso

Edital do CREA é alterado

Os candidatos ao concur-so do Conselho Regional deEngenharia, Arquitetura eAgronomia do Rio Grandedo Norte (Crea/RN) devemestar atentos à modificaçãorealizada no edital nº01/2011. O Ministério Pú -blico Federal no RN(MPF/RN) recomendou e oCrea/RN retirou do edital aexigência da carteira de mo-torista para o cargo deprofissional de suporte téc-nico. A recomendação tevecomo base a falta de relaçãológica entre o requisito dacarteira e as atribuições doreferido cargo.

O concurso do Crea visapreencher os cargos deprofissional de suporte téc-nico e profissional de su-

porte administrativo. Para osegundo cargo, o edital ex-ige carteira do tipo D, masconsta entre as atribuiçõesdo cargo: "dirigir veículosdo Conselho com a finali-dade de transportar pessoas,documentos, materiais,equipamentos e objetos".No caso do profissional desuporte técnico, embora nãoconste no edital qualquertarefa que exija do ocupantedo cargo a condução deveículos, havia a exigênciada carteira de motorista dotipo A e B.

O procurador da Repúbli-ca José Soares, que assinoua recomendação, argumen-tou que "a exigência editalí-cia mostra-se desarrazoa-da”.

educação

Semec vai fazercontratações

A Secretaria Municipalde Educação de Parnami-rim (Semec) vai abrir inscri-ções para o processo seleti-vo simplificado, que tem porobjetivo a contratação tem-porária de professores paraa rede municipal de ensino,especificamente para o exer-cício de docência em sala deaula.

O edital contendo as re-gras para o certame foi pu-blicado da edição do últimodia 10, do Diário Oficial doMunicípio (DOM).

A medida visa suprir aausência de profissionais dacarreira do Magistério Pú-blico Municipal decorrentede licenças previstas no Es-tatuto do Magistério Públi-

co Municipal e afastamen-tos, conforme levantamentoda Semec.

As inscrições poderão serfeitas no período de 15 a 17de fevereiro, das 8h às 12 edas 14h às 17h, na Secreta-ria de Educação, localizadana Rua Cícero FernandesPimenta 1.379, Santos Reis,Parnamirim.

A jornada de trabalho éde 30 horas semanais e a re-muneração mensal de R$1.228,00.

Os candidatos seleciona-dos e contratados irão de-sempenhar, exclusivamente,o exercício de docência emsala de aula e não poderão,em hipótese alguma, assu-mir outras atividades.

lei

Mulher Cristãganha dia no RN

A Governadora RosalbaCiarlini sancionou no ulti-mo dia 5 de Fevereiro a leinº 9.454, de autoria do de-putado Antônio Jácome,que institui o Dia Estadualda Mulher Cristã.

Fruto da mobilização demovimentos de mulheresvinculados a um grandenú mero de denominaçõese organizações cristãs doestado, o Dia Estadual daMulher Cristã será cele -bra do na data de 3 de a -bril, que marca a fundaçãodo movimento mulhercris tã.

Um dos objetivos doprojeto é destacar o impor-tante papel exercido pormilhares de mulheres cris-tãs na humanização do

ser, prudente e toleranteca paz de viver em harmo-nia. “A sanção desta leiconstitui em uma conquis-ta para um grande contin-gente de mulheres que, demaneira voluntária, mili-tam em centenas de orga-nizações e movimentospopulares em suas igrejas ecomunidades. O objetivodo projeto não é destacaruma religião especifica,mas sim a pratica de prin-cípios e valores éticos ine-rentes ao cristianismo e aabnegada atuação das mu-lheres que motivadas porestes princípios servemcom enorme compaixão asociedade”, afirma o depu-tado estadual Antônio Já-come.

assessoria

Os trabalhos serão concluídos dentro do prazo de 45 dias

Prefeito Maurício Marques acompanha pessoalmente retomada das obras da Petra Kelly

Parnamirim 8:2.qxd 11/2/2011 19:00 Page 2

Page 17: Potiguar Notícias - Edição 359

Municípioswww.potiguarnoticias.com.br

Potiguar Notícias | Edição 359 | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira

de volta ao batente

Cine Sesi chega a

Passa e Fica com

filmes nacionais

Página 2

Câmaras municipais retomam atividades na RMNDA REDAÇÃO DO PN

Após o período regula-mentar de recesso parla-mentar, as Câmaras Muni-cipais começam a retomaros trabalhos neste mês de fe-vereiro. Nos 10 municípiosda Região Metropolitana deNatal (RMN), as Câmarasganham importância aindamaior, já que estes municí-pios consistem em metadeda população, do eleitoradoe da economia do RN.

Em Natal, capital do Es-tado, logo no dia 1º de ja-neiro, a Câmara empossounova mesa diretora para obiênio 2011-2012, com o ve-reador Edivan Martins subs-tituindo Dickson Nasser co-mo presidente.

Na sexta-feira passada,dia 11, nova missão para aCâmara de Natal: empossarcomo vereadores os suplen-tes Fernando Lucena e As-sis Oliveira, que substituemHermano Morais e PauloWagner, eleitos deputadosestadual e federal.

PARNAMIRIMA Câmara Municipal do

município Trampolim daVitória começará os traba-lhos em 2011 nesta terça,dia 15, e com a mesa direto-ra já eleita, com o presiden-te Rosano Taveira, manten-do-se no cargo. A novidadea ser debatida na Casa nesteinício de ano deverá ser a in-dicação do novo líder do

prefeito na Casa, já que Va-lério Felipe Santiago entre-gou o cargo. O novo líderdeverá sair da trinca KátiaCarvalho, Clênio Santos eElienai Cartaxo.

MACAÍBAA Câmara Municipal

ma caibense, presidida porThomas Sena, começará afuncionar em regime inter-no neste dia 15, mas comsessão solene de abertura doano legislativo na quinta-fei-ra, dia 24. A expectativa se-rá ver como será o relacio-namento do presidente Senacom a prefeita Marília Dias,já que de aliados passaram aadversários políticos.

EXTREMOZCom nova presidente

(Lúcia Ramalho) eleita nofim do ano passado, apóslonga batalha política e judi-cial, a Câmara tem comodesafio em 2011 recuperar acredibilidade perante a po-pulação e pacificar o “climaquente” entre os vereadoresque se viu em 2010.

SÃO JOSÉ DE MIPIBUA Câmara mipibuense

con tinua presidida por Kéri-cles Ribeiro, o Kerinho eabrirá os trabalhos, dia 22

NÍSIA FLORESTASegundo o presidente da

Câmara Municipal de NísiaFloresta, Eugênio Gondim,os trabalhos serão iniciadosem 2011 na segunda-feiradia 21, com a manutenção

de ações como Câmara Inti-nerante e Câmara Cultural.

VERA CRUZCom novo presidente já

eleito (Cleonardo Oliveiraem lugar de Edmilson de Li-

ma), a Câmara de VeraCruz abrirá seus trabalhosna primeira semana de mar-ço.

SEM CONTATOA reportagem do PN ten-

tou entrar em contato com aCâmara de São Gonçalo doAmarante, por telefone, masnão obteve êxito. Não con-seguiu falar com ninguémna Câmara de Monte Ale-

gre. Também tentou conta-tar a Câmara de Ceará-Mi-rim através do telefone con-vencional e o presidente Ro-naldo Venâncio, igualmentesem sucesso.

Thomás Sena (Macaíba) Lúcia Ramalho (Extremoz)

arquivo pn arquivo pn divulgaçãocedida

divulgação divulgação divulgaçãoarquivo pn

obras à vista

Funasa autoriza recursospara saneamento em Janduís

Programa de Aceleraçãodo Crescimento, através daFunasa, e Prefeitura de Jan-duís vão aplicar recursos daordem de R$ 1.745.894,00no saneamento básico doMunicípio.

O superintendente esta-dual da Funasa no RioGrande do Norte, ZecaAbreu, autorizou na presen-ça do prefeito Salomão Gur-gel a liberação de recursosfinanceiros para a constru-ção de Sistema de Esgota-mento Sanitário no municí-pio de Janduís, há 298 kmda capital, que irá atender a65% da população. A ordemde pagamento da primeiraparcela do esgotamento sa-nitário será liberada na pró-xima semana.

O Programa de Acelera-

ção do Crescimento (PAC),através da Funasa, vai libe-rar na conta da PrefeituraR$ 593.566,00 o que corres-ponde a 40% do valor totaldo contrato.

Um total de R$1.693.518,00 serão liberadospara o esgotamento sanitá-rio de Janduís, que servirápara cobrir 65% da área ter-ritorial do Município. Acontrapartida da Prefeiturade Janduís é no valor de R$52.376,00, resultando eminvestimentos de R$1.745.894,00.

O gestor afirma que oMunicípio já conta com umprojeto pronto para pleitearo valor restante que servirápara sanear toda a cidade.

Segundo Salomão Gur-gel, a primeira tentativa pa-

ra conseguir os recursos dosaneamento básico, em Jan-duís, data de 1983, início dasua primeira gestão.

A partir do seu segundomandato, em 2005, os esfor-ços para angariar recursospara essa obra foram reno-vados.

"Portanto, trata-se deuma luta de 28 anos queagora estamos conseguindotornar uma realidade paramelhorar as condições de vi-da do povo de Janduís", res-saltou o prefeito.

A obra será de suma im-portância para o municipiode Janduís, além de melho-rar a qualidade de vida dapopulação e melhorar os ín-dices de aspectos como saú-de, principalmente entrecrianças.

energia

Cosern é condenada porcobrar suposto consumo

A Companhia Energéti-ca do Rio Grande do Nor-te (Cosern) foi condenadaao pagamento de indeniza-ção por danos morais novalor de R$ 3 mil por co-brar indevidamente umconsumidor. A decisão éda Vara Cível da comarcade Apodi.

Um consumidor deenergia elétrica, moradorda cidade de Apodi, ajui-zou ação contra a Cosern,alegando que, em 14 de fe-vereiro de 2005, recebeuuma inspeção da Compa-nhia em sua casa que regis-trou violação no lacre dovidro do medidor. Ele disseque, em virtude da vistoria,a empresa enviou para asua residência uma cobran-ça no valor de R$ 7.234,98

referente a uma estimativade toda a diferença entre aenergia consumida e a efe-tivamente paga. A Coserntambém suspendeu o for-necimento de energia doimóvel. Entretanto, ele ale-gou que o consumo deenergia mensal de sua resi-dência sempre oscila.

Em sua defesa, a Coserndisse que realizou a inspe-ção baseada na legislaçãoda Agência Nacional deEnergia Elétrica (Aneel) eque, nesta inspeção, foiconstatada a irregularidadeno medidor, o que, segun-do a empresa, teria regis-trado um consumo inferiorao efetivamente realiza-do.Para o juiz da Vara Cí-vel, a Companhia não agiudentro da ilegalidade e de

acordo com os autos hárealmente a irregularidadeno medidor. Entretanto, se-gundo o magistrado, ape-sar de constatar-se a altera-ção, o histórico de consu-mo da residência mostraque não houve mudançasignificativa no registro deconsumo do imóvel. “Sem-pre existiu oscilação deconsumo, desde 2000 até2005.

Fazendo-se uma compa-ração entre o consumo doperíodo de registro regulare do interstício pelo qualteria continuado a irregula-ridade no medidor, verifi-ca-se que não houve oscila-ção relevante que pudesseensejar o dever da autorapagar a diferença pelo con-sumo”, disse.

Edivan Martins (Natal) Rosano Taveira

Kerinho (São J. de Mipibu) Mica, vereador de ExtremozPres. Eugênio Gondim Pres. Ronaldo Venâncio

Municipios Capa:2.qxd 11/2/2011 18:46 Page 2

Page 18: Potiguar Notícias - Edição 359

Municípios2 Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - Segunda-feira

Rômulo Estânrley

O ADEUS A BANGAFaleceu no último dia 6, no

Hospital Regional AlfredoMesquita Filho, o músico Pau-lino José de Brito Neto, cari-nhosamente conhecido porBanga, de 76 anos. Segundo in-formações de parentes, os efei-tos do consumo de álcool e ci-garros teriam provocado a ine-ficiência de alguns órgãos vi-tais, que resultou em sua morte.Nascido em 1934, na Rua Pru-dente Alecrim, em Macaíba,era filho de José Paulino Bar-beiro e Hilda Fonseca de Brito.Banga era casado com RitaGomes dos Santos. Dessaunião amorosa, nasceram os fi-lhos Francisco de Assis dosSantos Brito (Sivuca), José de Brito Neto, Hermes PauloSantos, Edilson Gomes e Gisela de Brito. Ele se tornouuma figura bastante popular na cidade, graças ao seu ta-lento em instrumentos musicais de percussão, como tarole pandero. Por muito tempo, participou da Banda deMúsica Municipal, bem como atuou no grupo de serestaChão de Estrelas, nos distantes anos 80, ao lado do sau-doso Duartinho, Adão Varela Revoredo, do meu pai Du-da, Macedinho, Mosquito, entre outros. Em sua juventu-de, se destacou também como um grande jogador de fu-tebol, atuando no Cruzeiro F.C. Morador da Rua Rodol-fo Maranhão (a antiga Rua dos Cabarés), Banga era umautêntico popular pisa-na-fulô, representante da velhaMacaíba. Sempre que o encontrava nas ruas, dizia: “Dêlembranças ao seu pai!”. Ele foi sepultado no cemitériopúblico, dia 7. Com certeza, Macaíba fica mais pobrecom a partida de mais um de seus filhos!

são josé do campestre

Prefeitura inicia construção da Praça da Bíblia

O logradouro será construído na Avenida Getúlio Vargas e terá vários equipamentos

assessoria-divulgação

Um grande logradouropúblico, dotado de toda ainfra-estrutura necessária,onde os tementes a Deus,sejam eles católicos ouevangélicos, poderão mani-festar a sua fé. Assim será aPraça da Bíblia, espaço lo-calizado na Sede do municí-pio de São José do Campes-tre, cuja obra de construçãofoi iniciada na quinta-feira,dia 3.

A Praça da Bíblia seráconstruída na Avenida Ge-túlio Vargas e terá academiada melhor idade, estaciona-mento, canteiros verdes,bancos de concreto, lixeiras,sistema de iluminação pú-blica, entre outros.EVENTOSCULTURAISO secretário de Turismo

do Município, WilliamMoura, afirmou que a Pra-ça da Bíblia, além de pro-mover o lazer e o entreteni-mento e a melhoria da in-fra-estrutura municipal na

área do turismo, será um es-paço onde os fiéis a Deus,independentemente da reli-gião, poderão realizar even-tos culturais, por exemplo.IMPORTÂNCIA“A Praça da Bíblia é mais

uma importante obra que

será construída com recur-sos próprios do município.Este espaço será dotado detoda a infra-estrutura neces-sária para oferecer comodi-dade aos freqüentadores.Nossa administração vematendendo todas as reivindi-

cações da terceira idade econtribuindo para que osidosos tenham uma vida ca-da vez mais saudável, compráticas esportivas e convi-vência social de primeira li-nha”, afirmou o prefeito Ze-quinha Borges.

cinema

Cine Sesi Cultural chega a Passa e FicaProjeto audiovisual itine-

rante chega ao Estado parapromover exibições cinema-tográficas ao ar livre para osmoradores de cidade. Naprogramação constam cur-tas e longas-metragens, fil-mes em cartaz nos cinemaspoderão ser vistos gratuita-mente na cidade.

A maioria das cidades nointerior do RN não tem ci-nema. Desde a sexta-feira,dia 11 de fevereiro, o CineSesi veio com uma oportu-nidade única para Passa eFica e outras cidades do in-terior do RN. O projeto per-maneceu na cidade duranteo final de semana passado,nos dias 11, 12 e 13.

Na programação princi-pal, foram apresentados osfilmes "Se Eu Fosse Você 2",

"A Era do Gelo 3" e "TapeteVermelho". Os curtas esco-lhidos para exibição foram"Até o Sol Raiar", "CâmaraViajante" e "Vida Maria",além das animações produ-zidas. Para completar oevento, houve distribuiçãogratuita de pipoca.

O Cine SESI Culturalprocura formar platéias epermitir um acesso maisamplo da população do in-terior do país à cultura cine-matográfica. Sabendo quecerca de 95% das cidades dointerior nordestino nunca ti-veram sala de projeção cine-matográfica ou então estãofechadas há muito tempo. Oprojeto tem a missão de le-var mais cultura para esteslugares.

As projeções do Cine SE-

SI são realizadas com altopadrão de qualidade técnicae de conteúdo. Elas ocorremao ar livre em área cedida àInstituição, em acordo coma prefeitura local, semprenuma praça ou local de co-nhecimento do público e deacordo com as exigências fí-sicas do equipamento deprojeção garantindo a quali-dade da imagem e do som.O 'cinema ao ar livre' émontado com uma tela altoalvura de 12 x 5 metros ecom um projetor de 35 mm.O som possui três vias dedois mil watts e projetor Hi-Light Xenon de dois milwatts, além de cinemascope,o que permite boa visualiza-ção e audição a uma distân-cia de até 25 metros

Este projeto é uma inicia-

tiva do SESI para chegar acidade esta recebendo todoo apoio por parte da Prefei-tura Municipal que, atravésdo prefeito Pedro Lisboa, oPepeu, está disponibilizan-do o apoio necessário paraque mais este momento decultura e entretenimentochegue até os moradores dePassa e Fica.

O secretário de EducaçãoArlindo Júnior informouque a equipe necessita deum local amplo e poucomovimentado para montartoda a estrutura e na nossacidade o local escolhido foia Rua Antônio Arruda Câ-mara, próxima à Escola Es-tadual Deputado DjalmaAranha Marinho, este localpor 3 dias se tornou o localdas apresentações.

ODILON O ex-vereador macaibense Odilon

Benício Júnior foi bastante cumpri-mentado no último dia 8, por ocasiãodo seu natalício. Figura atuante na po-lítica, Odilon foi eleito recentementepresidente do Sindicato dos Servidoresda Polícia Federal (Sindpef), no RioGrande do Norte. Assumiu o cargo, li-derando a diretoria para o triênio 2010-2013. Os parabéns da coluna!

MISS MACAÍBA A jovem Monalisa Mo-

rais estará participandodo concurso Miss Macaí-ba 2011, no próximo dia18, no Shopping HappyMall. O evento está sendoorganizado pelo colunistasocial George Azevedo.Monalisa foi eleita MissSimpatia RN em 2010.

Municipios 2:2.qxd 11/2/2011 18:47 Page 2

Page 19: Potiguar Notícias - Edição 359

Municípios

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira 3

vale do assu

[email protected]

EvandroBorges

A publicização dos atosadministrativos contemplao princípio constitucionalda publicidade disposto nocaput do Art. 37 da Consti-tuição Federal, sendo umagarantia do conhecimentopor todos dos atos pratica-dos com as mais diversas re-percussões, de ordem de ci-dadania, políticas adminis-trativas e dos interesses dosseguimentos produtivos.

Alguns municípios, prin-cipalmente os maiores, co-mo são exemplos: Natal eParnamirim, passaramadotar publicação periódicado Diário Oficial Munici-pal, tendo cada um, esteinstrumento administrati-vo, adequada a dimensãoda sua estrutura.

Os municípios menores,inicialmente ficaram presosas publicações do DiárioOficial do Estado, com pre-ços bastante proibitivos, aci-ma da capacidade dos te-souros municipais, princi-palmente em circunstanciasde crise econômica, com acrescente diminuição dosrepasses do Fundo de Parti-cipação do Município.

O Ministério Público e oTribunal de Contas do Es-tado passaram ambos, a re-quererem a publicação dosatos, essencialmente no quediz respeito aos certames li-citatórios nas suas diversasmodalidades, incluindo asCartas Convites, onerandobastante as despesas muni-cipais.

A Justiça do Trabalhonas suas decisões em Recla-mações Trabalhistas indivi-duais passou a não aceitar oRegime Jurídico dos Servi-dores Públicos municipaisque não foram publicadosno Diário Oficial, conside-rando que o processo legis-lativo não fora completado,condenando os Municípiosaos pagamentos em FGTSe outras verbas, onerandomais uma vez as municipa-lidades.

A Federação dos Muni-cípios – FEMURN, quevem em competente cam-panha, conseguindo efetuarsignificativas mudanças nosmunicípios, sendo exem-

plar a modificação da dis-tribuição do ICMS, combom impacto positivo nosmunicípios de menor por-te, adotou um sistema ele-trônico de publicação dosatos administrativos, comadesão de inúmeros muni-cípios.

O encaminhamento da-do pela FEMURN foicompletamente através dalegalidade. Para a aceita-ção dos municípios, estesdeveriam editar uma LeiMunicipal, consoante oprocesso legislativo, envol-vendo a Câmara Munici-pal e suas diversas fases,condicionando os atos apublicação pelo DiárioOficial do processo eletrô-nico ofertado pela FE-MURN.

A publicação eletrônicaé uma inovação e renova-dora, acabando de vezcom as publicações nosátrios da Prefeitura e daCâmara Municipal, decerta forma temerária,com as incansáveis denún-cias que não ocorriam defato, ou então, por vezes,eram modificadas ao sa-bor das conveniências cir-cunstancias.

O sistema eletrônico daFEMURN assegura a pu-blicidade dos atos admi-nistrativos de muitos mu-nicípios, dando a devidatransparência, em confor-midade com o espírito da-do pelo legislador na LeiComplementar denomi-nadas de Responsabilida-de Fiscal e Estatuto da Ci-dade.

A publicação em siste-ma eletrônico não é alheiaa administração, o PoderJudiciário já adota, princi-palmente a Justiça Fede-ral, sem prejuízos para aspartes que litigam naquelaesfera da Justiça, mostran-do a sua eficiência.

A adoção do sistemaeletrônico da FEMURNpelos municípios garantea publicidade dos atosadministrativos, assegu-ra a transparência admi-nistrativa, prestigia osprincípios da legalidadee moralidade.

O DIÁRIO OFICIAL E O MUNICÍPIO.

Os gestores do ConsórcioVale Unido estiveram no dia 7com o vice-governador e se-cretário de Recursos Hídricos,Robinson Faria para tratar demedidas que venham minimi-zar os efeitos das enchentesnas cidades da região.

Diante a possibilidade deinverno rigoroso, a preocupa-ção aumenta. Aliás, nem pre-cisa chover muito para a vár-zea encher de água, já queprojetos de prevenção discuti-dos em anos anteriores – co-mo desassoreamento dos riospiranhas/Açu e pataxó - nun-ca saíram do papel.

Buscando soluções emer-genciais, estiveram presentesseis prefeitos das cidades maisafetadas pelas enchentes: Lui-zinho Cavalcante (Carnau-bais – presidente do G12),Ivan Júnior (Assú), GilbertoLopes (Itajá), Leonardo Oli-veira (Ipanguaçu), Eider Me-deiros (Alto do Rodrigues) eFrancisco Cunha, represen-tante do prefeito Ivan Padilha,de Pendências. Os deputados

Fábio Faria (federal) e GeorgeSoares (estadual) acompanha-ram a reunião.

Da SEMARH, estavampresentes, além do secretárioRobinson Farias, o adjuntoJader Torres, e o sub-coorde-nador de Obras, Otacílio Frei-tas. O IDEMA foi representa-do por seu diretor MarceloToscano Saldanha e o técnico

Sérgio Luiz de Macedo, queao final receberam documen-to assinado pelo presidente doG12 solicitando em caráteremergencial, autorização es-pecial para que as prefeituraspossam fazer a retirada deareia e vegetação do leito dosrios Piranhas/Açu e pataxó.

Os municípios localizadosapós o paredão da barragem

temem que volte a se repetirem 2011, o que aconteceu em2008 e 2009. Uma equipe detécnicos do IDEMA virá à re-gião fazer vistoria dos pontoscríticos. A EMPARN prevêque o inverno será acima donormal. Os gestores posterior-mente discutirão medidas per-manentes para evitar enchen-tes catastróficas.

Prefeitos do Vale Unido se reúnem com Robinson

Atos administrativos publicados pormeio eletrônico. Processo Legislativo.

Legalidade e Moralidade.

saúde

Carnabais: lutacontra hanseníase

Do dia 7 até o dia 22 defevereiro, as equipes dosESF's de Carnaubais esta-rão nas comunidades paralevar informação, orientan-do as pessoas sobre os riscosda Dengue e da Hanseníase.

A Secretaria de Saúdejunto com os enfermeiros,técnicos e agentes de saúdefarão multirões com o obje-tivo de eliminar os focos domosquito transmissor dadengue e as orientações de-vidas sobre os sintomas eformas de contrair umadoença silenciosa e perigosaque tem atingindo um altonúmero de pessoas no nos-sso país: a Hanseníase.

Confira a programaçãode combate as essas doen-ças:

03/02 - 08:00 às 11:00 -Tenda da Hanseníase emfrente ao Centro de Saúdede Carnaubais.

14:00 às 16:00 - Capacita-ção para Equipes dos ESF's,Diretores e Supervisores das

escolas na Câmara Munici-pal de Carnaubais, palestra-do pelos Enfermeiros.

08/02 - 07:30 às 11:00 -Mutirão Dengue/Hanse-níase nas áreas de Mutam-ba, Mutambinha, ViLa No-va e Arenosa.

15/02 - 07:30 às 11:00 -Mutirão Dengue/Hanse-níase nas áreas de Entroca-mento e conjuntos, BelaVista e Alemão.

22/02 - 07:30 às 12:00 -Mutirão Dengue/Hanse-níase no Assentamento deCanto Comprido e áreasvizinhas.

Gestores municipais estão preocupados com as chuvas e buscam soluções

expectativa

Assu realiza reunião deConselho de Turismo

O Conselho Municipal doTurismo de Assú realiza a suaprimeira reunião do ano nodia 17, às 17h, no auditórioda Pousada 22 de Dezembro.O secretário adjunto de Ju-ventude, Esportes, Eventos eTurismo, Samuel Fonsecacoordenará o encontro, queentre vários assuntos, trataráda elaboração de um calendá-rio de reuniões.

“Tenho a intenção de ouvirsugestões de todos os conse-lheiros para, a partir daí, par-tirmos para a confecção deum plano de trabalho para o

turismo do município”, disseo secretário adjunto.

No encontro ele dará deta-lhes do projeto de montagemde um banco de dados do tu-rismo do município e falarásobre o trabalho de identifica-ção de todos os hotéis, pousa-das e motéis do Assú.

Ele também produziu umquestionário que está sendodistribuído em todos os esta-belecimentos comerciais comperfil turístico e que será apre-sentado aos membros doConselho Municipal na reu-nião do dia 17.

Samuel Fonseca, secretário adjunto de Turismo

divulgação

Hanseníase tem cura

divulgação

Municipios 3:2.qxd 11/2/2011 18:48 Page 2

Page 20: Potiguar Notícias - Edição 359

MunicípiosPotiguar Notícias | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira 4

Visite nossa loja e venha conferir muitas ofertas

todos os dias.

Temos a Quarta da Moeda, a Quinta de Frutas e

Verduras, a Sexta da Carne e u fim de semana rec-

heado de promoções.

Aceitamos todos os cartões, entregamos em

domicílio e

funcionamos de segunda a sábado, das 7:00 às

20:00 e aos domingos das 7:00 às 13:00.

verão

Programação esportiva agita Guamaré neste mês

Durante todo o mês de fe-vereiro, a Secretaria de Es-portes e Lazer de Guamaréorganizou uma extensa pro-gramação com torneios, ati-vidades de recreação e práti-cas desportivas. Desde o dia4 de fevereiro,

O tradicional campeonatode futsal entre os blocos car-navalescos está sendo realiza-do no ginásio poliesportivoValdemir Miranda. E no dia5 foi dada a largada para asatividades do Verão Vivo,evento que oferece váriasmodalidades esportivas, co-mo Regata de Canoas, fute-bol de praia, voleibol, nata-ção, corrida de pedestres, ci-clismo, dentre outras.

Segundo o diretor de es-

portes da Secretaria de Es-portes e Lazer, Miguel Boen-te, também serão desenvolvi-dos projetos sociais esporti-vos que atenderão as criançase adolescentes do município.

INCENTIVOPara a secretária de Espor-

te, Larissa Mayara, todos osesforços estão sendo feitospara desenvolver e incentivara prática de esportes emGuamaré.

“Temos a certeza de queestamos no caminho certo,procurando incentivar a to-das as crianças e jovem inte-ressadas em praticar qual-quer modalidade. Esporte ésaúde e faz parte do processoeducativo, além de propor-cionar também disciplina.

esporte e lazer

Jovens de Messias Targino participam de PELC

Cinco jovens de MessiasTargino participaram emNatal, nos dias 1 e 2 de de-zembro, do processo de sele-ção para a implantação danova etapa do Programa Es-porte e Lazer da Cidade –PELC, do qual Messias Tar-gino foi contemplado. A in-formação foi dada pelo arti-culador municipal do pro-grama, Pôla Pinto, que épresidente do Sindicato dosTrabalhadores Rurais.

Segundo Pôla Pinto, to-do processo de seleção foicoordenado pelo Instituto

Federal de Educação, Ciên-cia e Tecnologia do RioGrande do Norte (IFRN),através da coordenação es-tadual do programa e equi-pe técnica. “Estamos aguar-dando o resultado para po-dermos iniciarmos as ativi-dades do programa”, infor-mou Pôla Pinto.

O programa vai funcio-nar em Messias Targino emparceria com a prefeituramunicipal e Sindicato dosTrabalhadores Rurais e se-rão atendidos no mínimo400 beneficiários com ativi-

dades que serão desenvolvi-das pelo programa. “Essa émais uma importante con-quista para nosso municí-pio”, destacou Pôla Pinto.

OBRASA prefeitura municipal de

Messias Targino vem dandocontinuidade ao trabalho deserviço de pavimentação aparalelepípedo de diversasruas da cidade. Várias ruasjá tiveram o trabalho con-cluído e outras iniciadas.

A Rua Arlindo Targinofoi pavimentada.

O conjunto Osnildo Tar-

gino teve a pavimentação damaioria das ruas concluída.A única parte que faltava decalçamento da Rua ArlindoTargino foi concluída diasatrás.

Já a pavimentação daRua Raimundo Nonato, quedá acesso à Rua João To-maz de Almeida teve inícioos trabalho de pavimenta-ção. "Desde nossa primeiragestão temos priorizado osserviços de urbanização emelhoramento das vias pú-blicas”, destacou a prefeitaShirley Targino.

Jovens participaram do programa sócio-cultural

divulgação

O PELC será implantado em Messias Targino

divulgação

são gonçalo do amarante

1º Bloco do IFRN vaifuncionar em marçoO prefeito de São Gon-

çalo do Amarante, JaimeCalado, recebeu a visita doprofessor Belchior de oli-veira Rocha, reitor do Ins-tituto Federal do RioGrande do Norte – IFRNe do diretor de Desenvolvi-mento da Rede Federal,Getúlio Marques Ferreira,também Secretário Adjun-to do SETEC. Acompa-nhados por uma comitivaformada por auxiliares,eles visitaram as obras docampus do IFRN de SãoGonçalo, que está previstapara ser concluída no se-gundo semestre deste ano.

Belchior informou que apartir do próximo mês demarço, já estará em fun-cionamento o primeirobloco do instituto, ofere-cendo curso de informáti-ca para duas turmas, bene-ficiando cerca de 40 alu-nos.

AUDIÊNCIAPUBLICAAinda neste mês de fe-

vereiro será realizada umaaudiência pública para de-finição dos cursos de refe-rência para o IFRN de SãoGonçalo, que deverá serfocada na área de infraes-

trutura aeroportuária. “Esta escola será um

marco na educação de SãoGonçalo do Amarante,um divisor de água na his-toria do município”, disseBelchior.

PRIORIDADEPARA O POVOPara o prefeito Jaime

Calado, São Gonçalo estáganhando uma escola de1ª linha que priorizará opovo do município.

“Isso é que eu chamo deeducação esperança, aspessoas vão sair desse ins-tituto com uma educaçãode qualidade”, afirmou.

A participação do pre-feito Jaime Calado foi de-cisiva para que São Gon-çalo pudesse receber umaunidade do Instituto Fede-ral de Ensino.

A emenda da deputadafederal Fátima Bezerra(PT) garantiu a construçãodas instalações e a contra-partida.

A instalação do IFRNem São Gonçalo do Ama-rante deverá ser um divisorde águas para a educaçãodo município, assim comopara a qualificação profis-sional.

Jovens participaram do programa sócio-cultural

divulgação

Municipios 4:2.qxd 11/2/2011 18:41 Page 2

Page 21: Potiguar Notícias - Edição 359

ClassifiCados

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - Segunda-feira

Calssificados 1:2.qxd 11/2/2011 18:34 Page 2

Page 22: Potiguar Notícias - Edição 359

ClassifiCados

Potiguar Notícias | Parnamirim 14 de fevereiro de 2011 - segunda-feira 2

Classificados 2:2.qxd 11/2/2011 18:23 Page 2

Page 23: Potiguar Notícias - Edição 359

ClassifiCados3 Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - Segunda-feira

Calssificados 3:2.qxd 11/2/2011 18:32 Page 2

Page 24: Potiguar Notícias - Edição 359

ClassifiCados4Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de fevereiro de 2011 - Segunda-feira

Calssificados 4:2.qxd 11/2/2011 18:55 Page 2