Ppt26 [recuperado]

17

description

 

Transcript of Ppt26 [recuperado]

Page 1: Ppt26 [recuperado]
Page 2: Ppt26 [recuperado]

  Os deuses gregos são muitos, mas três deles dominam o mundo: Zeus, deus dos céus, que domina o monte

Olimpo, e os seus dois irmãos, Posídon, deus do mar, e Hades, deus dos infernos, que reina no mundo dos

mortos. Os deuses gregos são familiares, de aparência humana, com os defeitos e qualidades dos homens;

mas são imortais e podem metamorfosear-se.

Jogos Olímpicos

Page 3: Ppt26 [recuperado]

Caso as cidades gregas estivessem envolvidas em guerras durante a realização dos jogos, proclamava-se uma trégua sagrada (ekekheiria), que concedia uma espécie de salvo-conduto aos viajantes a caminho de Olímpia. Na verdade, esses viajantes não iam à Olímpia apenas para os jogos. Iam para o festival religioso, para conversar com outras pessoas vindas de Argos, Esparta, Atenas, Tebas ou outras cidades. Nessa ocasião, poetas e oradores aproveitavam-se do grande afluxo de pessoas para tornarem-se mais conhecidos através da declamação de suas obras. Outros ainda aproveitavam o momento, para diversificar seus negócios, realizados numa grande feira. Pode-se fazer uma ideia aproximada do número de pessoas presentes no festival, considerando o fato de o estádio de Olímpia comportar 40 mil pessoas sentadas.

UMA OCASIÃO RELIGIOSA

Page 4: Ppt26 [recuperado]

Dia 1Manhã•Cerimónia de juramento dos atletas e dos juízes no Buleuterion perante a estátua de Zeus Korkios (Zeus dos Juramentos) •Provas de luta, pugilato e pancrácio para rapazes. •Consulta de oráculos.

Tarde•Palestras públicas de filósofos e historiadores. Recitais de poesia.

Jogos Olímpicos

Page 5: Ppt26 [recuperado]

Jogos Olímpicos

Dia 2Manhã•Corridas equestres. Os concorrentes entram no hipódromo em procissão.

Tarde•Pentatlo

Fim da tarde e noite•Cerimónias no santuário de Pélops, identificado pela tradição como o primeiro vencedor dos jogos. Reconstituição das suas cerimónias fúnebres. •Desfile no Áltis dos vencedores, em honra dos quais são entoados hinos. Banquetes.

Page 6: Ppt26 [recuperado]

Jogos OlímpicosDia 3Manhã•Procissão formada por todos os atletas, juízes e embaixadores das póleis gregas (que transportam vasos de ouro e prata que representam a riqueza das suas localidades) pelo Áltis. A procissão pára em frente ao Grande Altar de Zeus, onde se realiza o sacríficio de 100 bois oferecido pelo povo de Élide.

Tarde•Corridas pedestres

Noite•Banquete no Pritaneu, no qual participam os atletas, os convidados e os espectadores, recorrendo-se à carne utilizada no sacrifício feito de manhã.

Page 7: Ppt26 [recuperado]

Jogos Olímpicos

Dia 4Manhã•Luta

Meio-dia•Pugilato e pancrácio.

Tarde•Corrida com armas.

Page 8: Ppt26 [recuperado]

Jogos Olímpicos

Dia 5Procissão liderada pelos atletas vencedores até ao Templo de Zeus, onde serão premiados um por um com uma coroa de louro atribuída pelos juízes. Os espectadores atiram pétalas e folhas sobre os vencedores. À noite, grandes festas e banquetes. No dia seguinte os atletas, espectadores e embaixadores iniciam a viagem de regresso às suas terras.

Page 9: Ppt26 [recuperado]

PentatloO disco lançado pelos atletas pesava cerca de 2,5 quilos e poderia ser feito de pedra, ferro ou bronze. O vencedor era aquele que conseguia lançar o disco o mais longe possível e o vencedor era também considerado um herói. Quanto ao dardo possuía a altura de um homem e era feito em madeira. No salto em comprimento recorria-se a dois halteres que impulsionavam o atleta na subida e que eram depois atirados quando este descia.Caso um atleta tivesse vencido as três primeiras provas do pentatlo, não se realizavam as duas últimas.

Page 10: Ppt26 [recuperado]

A luta nasceu no Próximo Oriente, tendo sido adptada pelos Gregos talvez na época micénica. Tinha como deus padroeiro Hermes.Na luta grega eram necessário provocar por três vezes a queda do adversário para se consagrar vencedor. Considerava-se que tinha ocorrido uma queda quando as costas, ombros ou peito do adversário tinham tocado o chão. Antes de iniciarem a luta os concorrentes untavam o corpo com azeite e deitavam um pouco de terra para evitar que a pele se tornasse escorregadia. A prova não possuía um tempo limite. Era permitido partir os dedos do adversário, mas não era permitido realizar ataques na região genital ou recorrer a mordeduras. Existiam provas reservadas aos homens adultos e aos rapazes.

Luta, pugilato e pancrácio

Page 11: Ppt26 [recuperado]

Este tipo de prova incluía as corridas de carros ou de cavalo de sela. Nas primeiras poderiam usar-se dois cavalos (bigas) ou quatro cavalos (quadrigas). As quadrigas teriam sido introduzidas nos Jogos Olímpicos pela primeira vez em 680 a.C.. e as corridas de cavalo de sela em 648 a.C. Uma corrida de carros consistia em doze voltas ao hipódromo, tendo cada volta entre 823 e 914 metros; a corrida de cavalo era uma volta do hipódromo.

Corridas equestres

Page 12: Ppt26 [recuperado]

O estádio era a prova mais antiga e de maior prestígio, já que o seu vencedor daria o seu nome aos jogos. Consistia numa corrida de 192 metros, o comprimento do estádio; diaulós correspondia a uma corrida de 384 metros. Quanto ao dolichos, era uma corrida que variava entre os 7 e os 24 estádios. A corrida com armas variava entre os 2 e os 4 estádios e nela os atletas levavam o capacete e o escudo dos hoplitas, o que poderia ser penoso dado o peso que representava este armamento. Para evitar a fraude, os escudos usados pelos atletas eram guardados no Templo de Zeus, de modo a evitar que alguém corresse com um escudo que fosse mais leve.

Corridas pedestres

Page 13: Ppt26 [recuperado]
Page 14: Ppt26 [recuperado]
Page 15: Ppt26 [recuperado]
Page 16: Ppt26 [recuperado]
Page 17: Ppt26 [recuperado]