Prata

5
Metais nobres Designam-se por metais nobres , todos os metais que são resistentes a corrosão e a oxidação, ao contrario da maior parte dos chamados metais vis, como níquel, ferro, chumbo e zinco. Por serem nobres, tem um valor comercial maior do que os outros metais Quais são os metais nobres: Caracterizam os metais nobres, como aqueles menos reativos que o hidrogênio(essa classificação se baseia em reações de deslocamento, que são aquelas que ocorrem graças aos elementos mais reativos) Propriedades Ductilidade: A ductilidade é a propriedade que representa o grau de deformação que um material suporta até o momento de sua fratura. Materiais que suportam pouca ou nenhuma deformação no processo de ensaio de tração são considerados materiais frágeis. Isto é quando por exemplo um plástico é rasgado ao meio, esse processo entre estica-lo até rasga-lo é chamado de ductibilidade. condutibilidade:condutividade térmica quantifica a habilidade dos materiais de conduzir energia térmica, ou seja, de proporcionar calor. Estruturas feitas com materiais de alta condutividade térmica conduzem energia térmica de forma mais rápida e eficiente que estruturas análogas feitas contudo de materiais com baixa condutividade térmica. Desta maneira, materiais com alta condutividade térmica são utilizados em dissipadores térmicos e materiais de baixa condutividade térmica são utilizados na confecção de objetos que visam a prover isolamentos térmicos, a exemplo, em cobertores. Elétrica:Capacidade dos materiais de conduzirem ou transmitirem corrente elétrica. Quanto à condutividade, os materiais podem ser classificados em condutores (os metais são os melhores condutores), semicondutores e isolantes (ou dielétricos). maleabilidade:A maleabilidade é uma propriedade que junto a ductilidade apresentam os corpos ao serem moldados por deformação . A diferença é que a ductibilidade se refere a formação de filamentos e a maleabilidade permite a formação de delgadas lâminas do material sem que este se rompa, tendo em comum que não existe nenhum método para quantificá-los. rigidez:Rigidez é a resistência de um corpo duro à cura ou deformação

description

prata, silver

Transcript of Prata

Page 1: Prata

Metais nobres

Designam-se por metais nobres , todos os metais que são resistentes a corrosão e a oxidação, ao contrario da maior parte dos chamados metais vis, como níquel, ferro, chumbo e zinco. Por serem nobres, tem um valor comercial maior do que os outros metais

Quais são os metais nobres:

Caracterizam os metais nobres, como aqueles menos reativos que o hidrogênio(essa classificação se baseia em reações de deslocamento, que são aquelas que ocorrem graças aos elementos mais reativos)

Propriedades

Ductilidade: A ductilidade é a propriedade que representa o grau de deformação que um material suporta até o momento de sua fratura. Materiais que suportam pouca ou nenhuma deformação no processo de ensaio de tração são considerados materiais frágeis. Isto é quando por exemplo um plástico é rasgado ao meio, esse processo entre estica-lo até rasga-lo é chamado de ductibilidade.

condutibilidade:condutividade térmica quantifica a habilidade dos materiais de conduzir energia térmica, ou seja, de proporcionar calor. Estruturas feitas com materiais de alta condutividade térmica conduzem energia térmica de forma mais rápida e eficiente que estruturas análogas feitas contudo de materiais com baixa condutividade térmica. Desta maneira, materiais com alta condutividade térmica são utilizados em dissipadores térmicos e materiais de baixa condutividade térmica são utilizados na confecção de objetos que visam a prover isolamentos térmicos, a exemplo, em cobertores.

Elétrica:Capacidade dos materiais de conduzirem ou transmitirem corrente elétrica. Quanto à condutividade, os materiais podem ser classificados em condutores (os metais são os melhores condutores), semicondutores e isolantes (ou dielétricos).

maleabilidade:A maleabilidade é uma propriedade que junto a ductilidade apresentam os corpos ao serem moldados por deformação. A diferença é que a ductibilidade se refere a formação de filamentos e a maleabilidade permite a formação de delgadas lâminas do material sem que este se rompa, tendo em comum que não existe nenhum método para quantificá-los.rigidez:Rigidez é a resistência de um corpo duro à cura ou deformação por uma força aplicada. É uma qualidade inerente ao material.resistência mecânica:é a sua capacidade de suportar as solicitações externas sem que estas venham a lhe causar deformações plásticas.

tenacidade:é uma medida de quantidade de energia que um material pode absorver antes de fraturar

Quais são os metais nobres e suas caracteristicas:

Platina:

Page 2: Prata

Ele é um elemento químico denso, maleável, dúctil, tem pouca reatividade, precioso , tem coloração prata branqueada e é um metal de transição. A platina é um elemento químico com baixa reatividade. Ele tem uma extraordinária resistência à corrosão, inclusive sob altas temperaturas

Ele é um elemento químico escasso, por causa da sua escassez na crosta da Terra, do qual é produzido somente alguns milhões de toneladas, ele é considerado o metal mais caro e precioso.

Usos da Platina:

Os maiores consumidores de platina no mundo inteiro são os produtores industriais de produtos como, computadores, peças de automóvel, de vidro. A demanda por outros produtos de luxo, como a Joalharia estão completamente dependentes da saúde económica mundial.

Ouro:

É um metal de transição brilhante, amarelo, denso, maleável, dúctil (trivalente e univalente) que não reage com a maioria dos produtos químicos, mas é sensível ao cloro e ao bromo. Quimicamente inerte, tem alta resistência a oxidação, não é atacado por nenhum ácido.

À temperatura ambiente, apresenta-se no estado sólido. Este metal encontra-se normalmente em estado puro e em forma de pepitas e depósitos aluvionais e é um dos metais

É facilmente manuseavel e maleável que, com apenas um grama de ouro, é possível obter um fio de 3 quilômetros de extensão e 0,005 milímetros de diâmetro, ou uma lâmina quadrada de 70 centímetros de largura e espessura de 0,1 micrômetro.1

Usos do ouro:

O ouro é utilizado como moeda de troca, a maior parte do ouro produzido em todo o mundo é absorvido pelos próprios estados, para cunhagem de moeda e principalmente para reservas bancárias como garantia de equilíbrio nas transações comerciais internacionais. maiores aplicações não monetárias deste elemento são decorativas e funcionais.

Os usos decorativos incluem a joalharia, adornos religiosos, etc. As aplicações funcionais existem na indústria electrónica e aeroespacial. É comum realizar electrodeposições de ouro em componentes electrónicos, escudos de calor, díodos, circuitos impressos ou pinos de ligação. Também se utiliza ouro em ligas destinadas a próteses dentárias, contactos eléctricos, equipamento químico, fotografia, etc.

Prata

é um metal de transição externa de alto potencial redutivo, ou seja, é muito

Page 3: Prata

difícil de oxidar (por isso a sua grande utilização em procedimentos que não podem sofrer com a “ferrugem”). É sólido, apresenta coloração esbranquiçada e brilhante nas condições ambiente, e pela denominação latina de Argentum possui símbolo químico Ag.Depois do ouro, é o mais maleável e mais dúctil dos metais, É o metal com maior condutibilidade elétrica e térmica.

Aplicações:

Propriedades óticas.A• Cloreto de prata tem propriedades óticas especiais, pode ser transparente e servir de cimento para vidro., s maiores aplicações da prata no cotidiano estão ligadas a fotossensibilidade, uma vez que compostos de prata, ao serem expostos à radiação solar, sofrem dissociação liberando os íons

Componente de ligas.• Componente de ligas diversas para uso em odontologia, soldas, contatos elétricos, baterias de alta capacidade (prata-zinco e prata-cádmio).

Joias/Adornos Além disso, há o emprego da prata em adornos (jóias: anéis, gargantilhas, pulseiras), talheres, ferramentas cirúrgicas (como alguns bisturis) e dobrões (ou moedas). m geral, são usadas ligas com cerca de 92% de prata e o restante de cobre ou de outros metais.

Remédios.• Compostos de prata foram usados para prevenir infecções antes do advento dos antibióticos.

Fotografia convencional.• Fotografia convencional é provavelmente a maior aplicação individual (na forma de nitrato de prata e haletos de prata). (sal inorgânico, sólido à temperatura ambiente, de coloração esbranquiçada, sensível á luz)

Explosivo. Fulminato de prata é um poderoso explosivo, (É um explosivo primário extremamente sensível. O impacto de uma única gota de água é suficiente para detonar algumas miligramas de fulminato de prata, que mesmo pequenas quantidades deste explosivo podem causar extensos danos por estilhaços).

Pinturas.• Pinturas condutivas para circuitos impressos,(a pintura metalizada ou metálica, em alguns casos conhecida como policromática, é um tipo de pintura utilizada em automóveis e outras superfícies. A pintura metalizada permite revelar os contornos da carroceria mais que a pintura normal).

Cobre

É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade.

Utilização

Utensílios de cozinha: tachos ciganos, panelas, bacias, talheres.

Page 4: Prata

Condutores elétricos: cabos de alta e baixa tensão, conectores, contatos elétricos em geral, fabricação de motores.

Equipamentos: aquecedores solares, condutores de calor, tubulações de água.

Ligas Metálicas: cobre e estanho forma o bronze, cobre e zinco forma o latão e por fim cobre e ouro forma o ouro 18 quilates,por exemplo, estas são as ligas mais comuns e utilizadas  mas existem inúmeras outras.

Paladio

O paládio é um metal branco prateado parecido com a platina, não se oxida com o ar, e é o elemento do grupo da platina de menor densidade e menor ponto de fusão. É macio e dúctil quando aquecido, aumentando consideravelmente sua dureza e resistência quando trabalhado a frio.

Aplicaçoes

Aplica-se na indústria elétrica, na fabricação de contatos em sistemas eletromecânicos, como por exemplo relés. Na indústria química e farmacêutica usa-se como catalisador de reações de hidrogenação e na indústria petrolífera, o paládio é importante na catálise de fracções de petróleo destilado. O elemento também se aplica em algumas ligas metálicas usadas em medicina dentária ou odontologia. Em joalheria, o paládio é endurecido com uma pequena fracção de rutênio ou ródio, ou pode ser usado como descolorizante do ouro, dando origem ao chamado "ouro branco".

Referencias:

Brasil escola:

<http://www.brasilescola.com/quimica/metais-nobres.htm>

Info escola:

<http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/>

Nautilus

<http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e07930.html>

Tabela periodica completa:

<http://www.tabelaperiodicacompleta.com/elemento-quimico/>

Page 5: Prata