Prefácio - ministerioeleitosemcristo.com · O pecado faz surgir uma separação entre nós e Deus...

18
Prefácio O nosso Senhor Jesus pagou um preço caro para que vidas sejam salvas e se tornem filhos de Deus. Após receber uma vida na família do Senhor, o próximo desafio é mantém essa vida na presença do Senhor. O inferno luta para que essa nova não conheça a plenitude do Espírito e trabalha fortemente para que o projeto seja cancelado no início. O alvo do inferno é destruir no início. Por causa disso, temos o projeto Anjo da Guarda. O Anjo da Guarda é um irmão ou irmã que tem a incumbência de acompanhar essa nova vida que nasceu no Reino de Deus. O Anjo da Guarda tem a função de: Ensinar os princípios do Reino de Deus ao novo irmão Interceder por esse novo irmão Aconselhar Guiá-lo ao batismo Guiá-lo ao Encontro com Deus Mostrar ao novo irmão o caminho da salvação

Transcript of Prefácio - ministerioeleitosemcristo.com · O pecado faz surgir uma separação entre nós e Deus...

Prefácio

O nosso Senhor Jesus pagou um preço caro para que vidas sejam salvas e

se tornem filhos de Deus.

Após receber uma vida na família do Senhor, o próximo desafio é mantém

essa vida na presença do Senhor.

O inferno luta para que essa nova não conheça a plenitude do Espírito e

trabalha fortemente para que o projeto seja cancelado no início.

O alvo do inferno é destruir no início.

Por causa disso, temos o projeto Anjo da Guarda. O Anjo da Guarda é um

irmão ou irmã que tem a incumbência de acompanhar essa nova vida que

nasceu no Reino de Deus.

O Anjo da Guarda tem a função de:

• Ensinar os princípios do Reino de Deus ao novo irmão

• Interceder por esse novo irmão

• Aconselhar

• Guiá-lo ao batismo

• Guiá-lo ao Encontro com Deus

• Mostrar ao novo irmão o caminho da salvação

Por que Jesus teve que morrer por nós (Lição 1)

Por que Jesus teve que morrer por nós? A humanidade estava afastada de Deus por causa do pecado. O pecado é a única coisa que pode nos afastar de Deus. Para entendermos o porquê que Jesus tinha que morrer por nós, temos que entender o estrago que o pecado faz na vida do homem.

O Pecado

O primeiro pecado do mundo foi com Adão e Eva (Gn 3:6). Adão e Eva pecaram quando desobedeceram à ordem de Deus, e naquele momento Deus os expulsou do jardim do Éden (Gn 3: 23). Isso quer dizer que quando nós pecamos, nós nos afastamos dEle. O pecado faz surgir uma separação entre nós e Deus e quem estar no pecado não tem como agradar a Deus e se torna inimigo de Deus.

O pecado é a coisa mais terrível do mundo!

Vejamos algumas consequências do pecado

• Assim que pecamos surgi uma muralha, ficando assim separados de Deus

• O salário do pecado é a morte (Carta à igreja de Roma capítulo 6

versículo 23) • Os nossos pecados encobrem o rosto de Deus de nós, para que nós

não O ouça. (Is 59:2b)

Vejamos alguns pecados

Gl 5:19-21

• Prostituição: servir outros deuses (prostituição espiritual) e se

entregar a outros (as) homens (mulheres) que não sejam seu (a) esposa (marido), prostituição física.

• Impureza: obscenidade, sujeira, corrupção moral, tudo o que é infame, expressão vocal vil (língua descontrolada).

• Lascívia: despertar um desejo em alguém o qual para que esse desejo seja saciado a pessoa tem que pecar.

• Idolatria: em hebraico significa vaidade, futilidade, coisa de nada, demônio. No grego significa fantasma, falso deus, demônio, pecado da mente contra Deus, escravidão de ideia...

• Feitiçaria: vem do grego pharmakia e em português significa farmácia, uso de drogas, venenos acompanhados de invocação a demônios para impressionar as pessoas.

• Inimizades: oposto de amor. • Porfias: ambição, egoísmo, rivalidade, fazedor de partidos de

divisão, busca seguidores, facções, pessoa capaz de tudo por dinheiro, é fruto do ciúme, iras, discórdias, dissensões, invejas.

• Bebedices • Emulação: Competição, rivalidade, necessidade de ser

reconhecido como melhor.

Quando cometemos esses pecados estamos nos afastando de Deus, estamos nos tornando inimigos dEle e perdendo nossa salvação.

Agora eu posso te responder porque Jesus morreu por nós

A humanidade estava longe de Deus por causa do pecado. A única forma de destruir o pecado é através do derramamento de um sangue puríssimo. O sangue puro tem poder para apagar pecado. Mas em todo o universo só existia um que podia apagar os pecados da humanidade. Ninguém, nem homens nem anjos, podiam apagar pecados, só o filho de Deus que é Jesus.

A humanidade estava perdida, entregue nas mãos de satanás e condenada. Mas Jesus tomado por um amor imensurável decidiu vir a terra e pagar o preço para que a humanidade fosse salva.

Por isso que Jesus tinha que morrer, pois ele tinha que derramar seu sangue. Deus não criou o homem para ser escravo dos demônios. Os demônios põem doenças nos homens, põe miséria, destrói famílias, faz homens matar homens, põe vícios etc. Mas Deus que nos ama tanto preparou uma forma de sermos livres dessas formas demoníacas e nos dá a salvação. Ele enviou seu único filho e Jesus por livre, espontânea vontade e amor imenso veio a terra e pagou o preço por nossa liberdade. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito,

para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna

(Jo 3:16).

Como me aproprio da salvação (Lição 2)

Já entendemos que Jesus pagou o preço para destruir o pecado e nos deu a salvação. Mas como nós nos apropriamos do ato dele na cruz, obtemos a remissão dos nossos pecados e ganhamos a salvação?

Primeiro passo: Jesus O primeiro passo é confessar com tua boca que Jesus é o seu Senhor e crer com o coração que só Ele pode lavar os nossos pecados e nos salvar (Rm 10:9).

Segundo passo: Entendimento O segundo passo é perceber o estrago que faz o pecado. Quando descobrimos o que o pecado faz conosco, quando entendemos que o pecado nos afasta de Deus e que o nosso pecado é profundamente detestável por Deus, com certeza mudaremos nossas atitudes. Então se estava mentido, agora que sei que a mentira mim afasta de Deus, não farei mais. Se fornicava, não fornicarei mais. Se roubava, não roubarei mais. Se me prostituía, não me prostituirei mais. Se idolatrava homens vivos ou que já morreram, não farei mais etc.

Terceiro passo: Arrependimento O terceiro passo é se arrepender. Se arrepender é decidir não fazer mais as coisas que agora você descobriu que desagrada a Deus, pois agora você quer ser filho de Deus, você quer ser amigo de Deus. Arrependimento significa mudar de mente, mudar de atitude, mudar de curso depois de uma nova percepção.

Quarto passo: Confessar os pecados

A consequência do verdadeiro arrependimento é confessar os pecados cometidos no passado. Quando nós confessamos os nossos pecados verdadeiramente, decididos a não praticar mais, Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar (Primeira carta o apóstolo João às igrejas da Ásia menor, capítulo 1 verso 9). Quando seguimos esses passos, o Senhor Jesus vem e apaga todos os

nossos pecados e nos liberta das mãos de satanás. A partir daí, nos

tornamos filhos de Deus e ganhamos a salvação. Não tem como comprarmos a nossa libertação e salvação. Deus nos deu de graça através de Jesus. É impossível um homem comprar sua salvação. A salvação é um presente que Deus, através de Jesus, nos deu. Não existe outro que posso te salvar.

Ele é o caminho, verdade e vida. Ninguém vem ao Pai (Deus) se não for

por Ele (Jesus) Jo 14:16.

Como podemos ter certeza da nossa salvação (Lição 3)

É maravilhoso ser salvo através da fé em Jesus Cristo. Melhor ainda é ter certeza absoluta da salvação. Esta certeza nos é transmitida por Deus de três maneiras

1. Pela Palavra de Deus. Todas as promessas de Deus são verdadeiras. Quando nos arrependemos, ele perdoa. A palavra de Deus no ensina que estivermos em Cristo temos a vida eterna. "E o testemunho é este, que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no

seu Filho. Aquele que tem o Filho (no coração) tem a vida; aquele que não

tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a fim de

saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do

Filho de Deus': (1 João 5.11-13.)

2. Pela confiança íntima que o Espírito Santo nos dá.

"O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de

Deus." (Romanos 8.16.) Recebemos de Deus uma confirmação de que não pertencemos mais a Satanás e nem a nós mesmos; pertencemos a Deus. Somos seus filhos. "Aquele que crê no Filho de Deus tem em si o testemunho." (I João 5.10)

3. Pela vida transformada.

"Se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já

passaram; eis que se fizeram novas." (2 Coríntios 5.17) Cristo efetua mudanças em nossos pensamentos, atitudes, palavras e ações.

Sua vida mudou? E evidência da atuação do Senhor. A certeza da salvação não vem através dos sentimentos, pois estes são instáveis. A certeza vem através de uma convicção interior. Confie em Deus e em sua Palavra.

Como Deus habita em nós (Lição 4)

Quando declaramos Jesus como nosso Senhor e salvador, recebemos o Espírito Santo em nosso espírito.

O Espírito Santo é o próprio Deus habitando em nós. Jesus também conquistou isso na cruz. Nós só podemos ser morada do Espírito Santo se estivermos em Cristo.

E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, para estar com

vocês para sempre, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode

receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele

habita em vocês e estará convosco. Jo 14:16-17

Nomes do Espírito Santo

O Espírito Santo tem vários nomes conforme a sua obra e caráter.

1. Espírito de Deus (Gn 1:2) 2. Espírito do Senhor (Is 11:2) 3. Espírito de Jesus Cristo (Fp 1:19/ At(16:7) 4. Espírito do nosso Deus (1 Co 6:11) 5. Consolador (Jo 14:16), 6. Espírito da verdade (Jo 14:6) 7. Espírito da graça (Hb 10:29) 8. Espírito da vida (Ef 2:1) 9. Espírito da promessa (Ef 1:13)

Símbolos do Espírito Santo

A palavra de Deus é rica em linguagem simbólica, e se não soubermos compreender esses símbolos com certeza teremos uma interpretação errônea e atribuiremos figuras e símbolos impróprios ao Espírito Santo.

1. Fogo (Ex 3:2/ Sl 50:3/Lc 3:16) no antigo testamento o fogo simbolizava a presença de Deus e em Lucas o fogo é representado como elemento purificador na vida de quem recebe o batismo com o Espírito Santo.

2. Água, rio e chuva (Jo 7:37-39/ Is 44:3) A água é um elemento indispensável para a vida e Deus usa esse elemento para nos mostrar que o seu Espírito é quem mata a nossa sede e nos traz vida. Em Isaías 44 Deus faz alusão a promessa do derramamento do Espírito que ocorreu em At 2.

3. Selo (2 Co 1:21-22/ Ef 1:13) O selo indica posse, era usado para designar posse de alguma pessoa sobre alguma coisa. Quando aceitamos Jesus somos selados pelo o Espírito Santo. Somos propriedade particular de Deus, quando Jesus vier buscar a sua igreja Ele levará os que estão selados.

Preciso ter comunhão com o Deus que habita em mim (Lição 5)

Agora que sabemos como Deus habita em nós, é necessário começar ter

comunhão com Ele.

A forma que temos comunhão com o Senhor dentro de nós é através do

nosso espírito. Deus é espírito e nós podemos ter comunhão com Ele

porque nós também temos um espírito.

A oração é a forma poderosa de se ter comunhão com o Senhor.

Como filho de Deus, você precisa conversar com seu Pai celestial. Mesmo

achando que não sabe falar com ele, experimente!

Ele terá prazer em ouvir e responder às suas orações.

• Ore sozinho, diretamente ao Pai. Jesus disse: "Tu, porém, quando

orares, entra no teu quarto, e fechada a porta, orarás a teu Pai”

(Mateus 6:6)

• Ore com humildade. "Deus resiste aos soberbos, contudo aos

humildes concede a sua graça." (1 Pedro 5:5)

• Ore em nome de Jesus. Jesus disse: "Ninguém vem ao Pai senão

por mim." (João 14:6) "E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso

farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes

alguma coisa em meu nome, eu o farei." (João 14:13,14). Nada de

outros intermediários, não adianta.

• Ore com a consciência pura. Se tiver cometido pecados, confesse-

os. "Se eu atender à iniquidade em meu coração, o Senhor não me

ouvirá." (Salmo 66:18) Por outro lado, "Se o coração não nos

acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos dele

recebemos." (1 João 3.21,22.) Se tiver ofendido ou prejudicado a

alguém, procure essa pessoa, peça-lhe perdão e faça o acerto que for

necessário.

• Ore com ações de graça. Não esqueça de dizer: "Obrigado, Pai."

"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo

Jesus para convosco." (1 Tessalonicences 5:18)

• Ore diariamente.Tenha uma hora e lugar para orar diariamente.

• Ore esperando receber a resposta. "Tudo quanto em oração

pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco." (Marcos

11:24)

• Ore com naturalidade, usando suas próprias palavras. Não

procure imitar as orações dos outros e nem fique repetindo palavras

vazias ensinadas por outros. "E, orando, não useis de vãs repetições,

como os gentios; por que presumem que pelo seu muito falar serão

ouvidos." (Mateus 6:7) Cada um tem sua própria maneira de se

expressar.

• Ore segundo a vontade de Deus. "E esta é a confiança que temos

para com ele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade,

ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe

pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temas

feito." (1 João 5:14,15)

• Ore com persistência. Se a resposta não vier imediatamente,

continue orando e diga a Deus que crê que a resposta virá. "Pedi e

dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos á" (Lucas

11:9)

• Ore com um companheiro. Cada pessoa deve orar sozinho, mas

existem também momentos em que precisamos de um irmão.

"Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali

estou no meio deles." (Mateus 18:20).

O que é a fé (Lição 6)

Fé significa acreditar.

Dessa forma, nós podemos ter fé em várias coisas. Podemos ter fé no chefe,

no médico, no amigo, no banco... Mas acreditar em todas essas pessoas é

muito perigoso, pois todas essas pessoas são falhas.

A fé que vai te fazer viver milagres é acreditar no que Deus fala, pois Deus

sempre cumpre sua palavra, Ele nunca será falhará conosco.

Para isso devemos ler a palavra de Deus, pois ela é a voz de Deus escrita.

Mas devemos ler acreditando que é Deus falando conosco e que é verdade

o que Ele está falando.

O que torna difícil para agente crer no que Deus escreveu é que geralmente

ou quase sempre Ele nos fala algo que ainda não aconteceu. E como

estamos vivendo uma outra realidade totalmente diferente do que Deus está

falando, não conseguimos acreditar em Deus.

Mas a fé é justamente isso, é você crer no que não está vendo e esperar com

convicção (Hebreus 11:1).

Por que satanás convence o homem a desistir de esperar? Ele mostra para o

homem a realidade que ele está vivendo e assim, a pessoa acha que Deus

não ama ela.

Já Deus, mostra uma realidade que ainda não existe no mundo material e se

a pessoa crer, essa realidade se materializa.

Acreditar em tudo o que falam é atirar no escuro, é ter fé no incerto. Mas

acreditar no que Deus escreveu é certeza de vitória, pois nosso nunca

mentiu e sempre cumpre sua palavra.

O que é a igreja (Lição 7)

Muitos acham que a igreja é o prédio físico. Outros acham que uma organização religiosa, mas nada disso é igreja.

A igreja é um edifício construído de pedras vivas.

“Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois

edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a

fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus

por intermédio de Jesus Cristo”(1 Pedro 2:5).

Estas pedras vivas são chamadas santos e são membros da família

de Deus:

“Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas

concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,

edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas,

sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual

todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário

dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais

sendo edificados para habitação de Deus no

Espírito” (Efésios 2:19-22)

A palavra grega traduzida como “igreja” significa, literalmente, “chamado para fora” e assim refere-se a um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem ao Senhor. A igreja não é nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal. É um corpo constituído de componentes vivos. Como um organismo vivo, a igreja pode sentir medo (Atos 5:11), pode orar (Atos 12:5) e pode falar (Mateus 18:17). Pessoas que são chamadas para saírem do pecado não continuam participando do mal no mundo, porque elas estão separadas do pecado (João 17:14-23; Colossenses 1:13; 1 Pedro 2:9; 1 João 4:5-6). Deus chama o povo para deixar o mal deste mundo através da mensagem do evangelho (2 Tessalonicenses 2:13-14). Aqueles que são convertidos

verdadeiramente a Cristo são chamados santos (1 Coríntios 1:2; Colossenses 1:1-2). Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo da “igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” (Atos 20:28). Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado, mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna (Romanos 5:8; 1 Coríntios 6:19-20). A igreja é formada por todos que têm Cristo como seu Senhor e Salvador.

Nós somos a igreja

A bíblia (Lição 8)

A bíblia é a palavra de Deus escrita. O Espírito Santo que é o Espírito do

nosso Deus inspirou seus servos a deixarem sua palavra escrita.

Ler a bíblia significa ler as palavras do nosso Deus.

Muitas vezes, não conseguimos ouvir a voz de Deus no nosso espírito, mas

ler a bíblia e certeza que você ouvirá a palavra de Deus.

Vantagens da leitura bíblica

• Ela nos fortalece. "Fortalece-me segundo a tua palavra." (Salmo

119.28.)

• Ela nos purifica. "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho

falado." (João 15.3.) "De que maneira poderá o jovem guardar puro

o seu caminho? observando-o segundo a tua palavra."(Salmo

119.9.)

• Ela nos ajuda a receber respostas de oração. "Se permanecerdes

em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que

quiserdes, e vos será feito."(João 15.7.)

• Ela nos alimenta espiritualmente. "Desejai ardentemente, como

crianças recém nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele

vos seja dado crescimento para a salvação." (1 Pedro 2.2.)

• Ela nos traz sabedoria. "Os teus mandamentos me fazem mais sábio

que os meus inimigos...compreendo mais do que todos os meus

mestres, porque medito nos teus testemunhos." (Salmo 119.98,99.)

• Ela orienta nossa vida e nossas decisões. "Lâmpada para os meus

pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos." (Salmo 119.105.)

• Ela garante nosso sucesso. "Não cesses de falai deste livro da lei;

antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer

segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu

caminho e serás bem sucedido." (Josué 1.8.)

Como ler a Bíblia

• Leia na expectativa de que Deus lhe fale ao coração.

• Leia fazendo perguntas. O que Deus quer de mim neste trecho? O

que é que esta passagem revela sobre Deus, sobre Jesus, sobre mim e

sobre a vontade dele? Há aqui alguma ordem para eu obedecer?

Alguma promessa da qual deva me apropriar? Como as verdades

deste texto podem ser aplicadas à minha vida?

• Leia várias vezes. Para entender bem uma passagem, nada melhor

que a repetição. A Bíblia é um livro que deve ser consultado com

freqüência.

• Leia meditando. E melhor uma pequena passagem lida, entendida e

aplicada, do que as muitas verdades de um texto longo, vistas

superficialmente. (Salmo 1)

• Leia com disposição de praticar a palavra. "Tomai-vos, pois,

praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a

vós mesmos." (Tiago 1.22)

Leituras selecionadas

Quando Você ...

• Estiver enfermo ou em sofrimento: Tiago 5.13-18; João 11.1-

45; Salmos 6 e 41.

• Fracassar nos negócios: Salmo 37; Mateus 6.24-34.

• Desejar paz interior: João 14; Salmos 23 e 91.

• Sofrer ingratidão: 1 Coríntios 13; Isaías 49.14,15.

• Sentir-se provado: Tiago 1.2-15.

Se você...

• Tiver pecado: Salmo 51; Isaías 53; João 3; 1 João 1.9.

• Necessitar de perdão: Lucas 15; Mateus 6.14,15.

• Desejar paz e alegria no lar: Efésios 5.22,23; 1 Pedro 3.1-12.

• Quiser aprender a orar: Mateus 6.5-18; Salmos 23 e 51.

• Quiser viver em paz com o próximo: Mateus 5.23-26; Mateus

7.12; Romanos 12.9-21.

• Quiser certeza da salvação: João 3.16,18 e 36; 1 João (a carta

inteira).

A grande finalidade da leitura bíblica e da oração é manter uma

comunhão íntima com Deus.

Através dela recebemos do Senhor o alimento indispensável ao dia-

a-dia de nossa vida espiritual.