Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao abuso e … · um decreto anule uma...

15
JUSTIÇA ECONOMIA Justiça condena a indenizar dependente da Manausmed que não teve procedimento cirúrgico autorizado Página 5 Página 7 Página 9 Página 3 TURISMO TECNOLOGIA MUNDO Parque Nacional da Tijuca recebe quase 3 milhões de turistas em 2019 Portaria dá partida à implantação do 5G no Brasil, afirma Marcos Pontes Grécia detecta primeiro surto de peste suína Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao abuso e exploração infanto-juvenil Página 2 CNPJ 28.321.315/0001-50 MANAUS, 8 a 10 DE FEVEREIRO DE 2020 * Ano 3 * Nº 584 Segunda-feira /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal Página 4 Decreto do Governo do Amazonas incentiva produção no PIM de motocicletas

Transcript of Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao abuso e … · um decreto anule uma...

Page 1: Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao abuso e … · um decreto anule uma le-gislação. Política MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020 OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS EDIÇÃO

JUSTIÇA ECONOMIAJustiça condena a

indenizar dependente da Manausmed que

não teve procedimento

cirúrgico autorizado

Página 5

Página 7

Página 9 Página 3

TURISMO

TECNOLOGIA

MUNDO

Parque Nacional da Tijuca recebe quase 3 milhões de turistas em

2019

Portaria dá partida à

implantação do 5G no Brasil,

afirma Marcos Pontes

Grécia detecta

primeiro surto de peste suína

Prefeitura de Manaus lança campanha de combate

ao abuso e exploração infanto-juvenil

Página 2

CN

PJ 2

8.3

21.

315

/00

01-

50MANAUS, 8 a 10 DE FEVEREIRO DE 2020 * Ano 3 * Nº 584Segunda-feira /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

Página 4

Decreto do Governo do Amazonas incentiva

produção no PIM de motocicletas

Page 2: Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao abuso e … · um decreto anule uma le-gislação. Política MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020 OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS EDIÇÃO

MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020PolíticaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 2

Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao abuso e exploração infanto-juvenil

A Prefeitura de Manaus deu início à campanha municipal de Combate ao Abuso, à Exploração de Crianças e Adolescentes e ao Trabalho Infantil. O lançamento aconteceu no parque Cidade da Crian-ça, bairro Aleixo, zona Centro-Sul.

A campanha institu-cional é coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência So-cial e Cidadania (Semasc), em parceria com o Fundo Manaus Solidária, além do Juizado da Infância e da Juventude, Conselhos Tutelares e sociedade ci-vil.

“Todos nós estamos aqui para proteger as nossas crianças, elas não devem ser tratadas como objeto. Nesse Carnaval nós somos os heróis e por

isso levantamos a bandei-ra da família, que é o ali-cerce para a construção de um novo futuro. De-nuncie! E assim podemos salvar mais vidas”, decla-rou a titular da Semasc, Conceição Sampaio.

A programação do even-to contou com apresen-

tações de fanfarras, brin-cadeiras e a animação das crianças e idosos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

“O fundo é parceiro da Semasc em todas as ações envolvendo crianças e adolescentes.

Essa é uma preocupação

da Prefeitura de Manaus, que investe nessa área, pois entendemos que a criança precisa de prote-ção e fazemos parte dessa rede de proteção garan-tindo direitos”, destacou a vice-presidente do Fundo Manaus Solidária, Mônica Santaella.

Manifesto internacional denuncia autoritarismo

bolsonarista

André Figueiredo lança projetos que sustam Decretos para Privatizar

Serpro e Dataprev

O documento é assinado por 1.893 pessoas, dentre elas nomes da cultura e produção intelectual na-cional como os compo-sitores Chico Buarque e Caetano Veloso, o escritor Paulo Coelho, o fotógra-fo Sebastião Salgado, e os atores Gregorio Duvivier, Dira Paes, Mel Lisboa, Ma-ria Fernanda Cândido e Alinne Moraes.

O site Poder 360 infor-ma que o rol de persona-lidades internacionais que assinam a carta é exten-so e inclui nomes como o do cantor e ativista Sting, do escritor moçambicano Mia Couto, do ator Willem Dafoe, do filósofo Noam Chomsky e do compositor Philip Glass.

O grupo cita como

exemplos de cerceamen-to ações e ideais defendi-das por integrantes do go-verno como o Escola sem Partido e a retirada do ar de propagandas do Ban-co do Brasil que –segundo os signatários– refletiam a inclusão racial.

publicada pelo perfil ofi-cial da Secom (Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da Repúbli-ca).

“A partir de 1 programa moralista e ideológico fe-chado e compactuado, essa administração bus-ca mudar o conteúdo dos livros escolares, dos fil-mes nacionais, restringir o acesso a bolsas de estudo e de pesquisa, intimidar o corpo docente, os jorna-listas e os cientistas. ”

O deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) apre-sentou, nesta segunda-feira (3), duas propostas (PDL 2 e PDL 3, de 2020) para sus-tar atos do Poder Executivo que colocam o Serviço Fe-deral de Processamento de Dados (Serpro) e a Empresa de Tecnologia e Informa-ções da Previdência (Data-prev) no Programa Nacional de Desestatização (PND). As medidas estão nos Decretos 10.206 e 10.199, ambos de janeiro de 2020.

Ao Serpro, fundado em 1964, cabe gerir os dados da Carteira de Habilitação Nacional (CNH) Digital e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), por exemplo. A data-prev é responsável pela ges-tão da Base de Dados Sociais Brasileira, especialmente a do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A em-presa foi criada em 1974

por força da 6.125/74. Para André Figueiredo, as duas empresas foram constitu-ídas por leis federais e não podem simplesmente ser desestatizadas por iniciati-va “infralegal” do Presiden-te da República, principal-mente pela importância das instituições para o Brasil.

O parlamentar argumenta que, por serem as institui-ções autorizadas por ato ju-rídico complexo, “somente pelo mesmo instrumento” poderão ser dissolvidas ou privatizadas.

Ainda de acordo com An-dré Figueiredo, a lei que autoriza a criação de uma estatal “não pode ser revo-gada pela combinação de lei genérica e ato infralegal”, sob pena de esvaziar o prin-cípio da primazia e, conse-quentemente, permitir que um decreto anule uma le-gislação.

Page 3: Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao abuso e … · um decreto anule uma le-gislação. Política MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020 OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS EDIÇÃO

MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020PolíticaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 3

Sting, Caetano e Paulo Coelho assinam abaixo-assinado contra Bolsonaro

O jornal britânico The Guardian publicou na noite desta sexta-feira (7), em seu site, um texto opi-nativo subscrito por vá-rios artistas e figuras pú-blicas, no qual é dito que o governo Bolsonaro re-presenta uma ameaça à democracia e à liberdade de expressão no Brasil. O abaixo-assinado traz as assinaturas dos músicos Chico Buarque, Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, do fotógrafo Sebastião Salgados, dos escritores Djamila Ribeiro (colunista da Folha) e Paulo Coelho, entre outros 2.700 nomes.

Também há estrangei-ros entre os signatários, como o cantor Sting e o ator William Dafoe. A pe-tição está sendo organiza-da por um grupo de pro-fessores universitário e artistas desde o início do ano.

O texto faz referência a diversas medidas do go-verno no ano passado. Diz, por exemplo, que membros do governo es-timularam estudantes a filmarem seus professo-res em sala de aula para denunciá-los por doutri-

nação ideológica. E que o governo está atuando contra instituições cul-turais, científicas, educa-cionais e também contra órgãos de imprensa. In-titulado “Democracy and Freedom of Expression Are Under Threat in Brazil”

(“Democracia e Liberda-de de Expressão Estão Sob Ameaça no Brasil”), o tex-to também faz menção ao documentário “Democra-cia em Vertigem”, que está concorrendo ao Oscar –o resultado será anunciado neste domingo.

Prefeitura realiza evento de inovação para pais e filhos Em mais uma ação

de inovação da Prefei-tura de Manaus, o Es-critório do Empreende-dor, coordenado pela Secretaria Municipal da Trabalho, Empre-endedorismo e Inova-ção (Semtepi), realizou na manhã deste sába-do, 8/2, a primeira edi-ção do Creative Day, no Grupo Digital Center, zona Centro-Sul.

Voltado para mães,

pais, responsáveis e seus respectivos filhos, o evento promoveu en-contros inspiradores

entre a comunidade de inovação e criativi-dade, com a proposta de transformar a forma de pensar, agir e de se relacionar com diver-sos temas. O objetivo foi desenvolver a cria-tividade das crianças e adolescentes e orientar aos pais sobre educa-ção empreendedora.

A assistente social Maria das Graças, mãe de um dos participan-tes das oficinas, conta que a interação entre pais e filhos nesse tipo de evento é muito im-portante.

Page 4: Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao abuso e … · um decreto anule uma le-gislação. Política MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020 OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS EDIÇÃO

MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020JustiçaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 4

TJAM declara inconstitucional Lei Estadual que extinguiu o pagamento de adicionais por tempo de

serviço a ocupantes de cargos de confiançaO Pleno do Tribunal

de Justiça do Amazonas (TJAM) declarou a incons-titucionalidade material e formal da Lei Estadual n.º 2.531/99 que eximiu o Es-tado da obrigatoriedade do pagamento de adicio-nais, por tempo de serviço e por tempo de exercício, dos ocupantes de cargo ou função de confiança na Administração Pública Es-tadual e cujos pagamen-tos haviam sido suspensos em 1999.

A Ação Direta de In-c o n s t i t u c i o n a l i d a -de (n.º 4004359-44.2017.8.04.0000) teve como relatora a desembar-gadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes, cujo voto julgou procedente o pleito contido na inicial do pro-cesso evidenciando que, no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado (Ale-am), o rito que aprovou a lei combatida deixou de atender ao que é estabele-cido no art. 38, parágrafo único da Constituição do Estado do Amazonas.

Na análise da eficácia material da lei combatida,

esta contrariou o que está disposto no art. 110, pará-grafo 2.º e incisos I e II da Constituição do Estado.

O art. 38 da Constituição Estadual aponta que as leis complementares se-rão aprovadas por maio-ria absoluta dos membros da Assembleia Legislati-va, obedecendo ao mes-mo rito as leis que dispu-serem sobre os Estatutos do Servidor Público Civil e outros. Já em seu art. 110 (parágrafo 2.º e incisos I e II) a Constituição do Ama-zonas diz que, nos termos

da lei, servidores ocupan-tes de cargo público po-dem usufruir de direitos que visem à melhoria de sua condição social e à produtividade no serviço, especificamente: adicio-nal por tempo de serviço e promoção para os cargos organizados em carreira.

De acordo com a rela-tora da ADI, consoante o Regimento Interno do Po-der Legislativo Estadual à época da aprovação da lei, na proclamação do resul-tado da votação (pelos de-putados) deveria constar

o específico número dos votos favoráveis, contrá-rios, abstenções, nulos e brancos. “Intimada a apre-sentar, especificamente, o registro dos votos da apro-vação da Lei 2.531/99, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas trou-xe aos autos, tão somente a Ata da 20.ª sessão ordi-nária e a relação dos de-putados que integraram a 14.ª legislatura, documen-tos dos quais a informa-ção requisitada não cons-ta com precisão”, apontou a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Gue-des Moura.

Acerca da inconstitu-cionalidade material do diploma legal, a relatora salientou que “ao extin-guir os quintos, a Lei n.º 2.531/99 contrariou direi-to garantido no art. 110, § 2.º, II da Constituição do Estado do Amazonas em sua redação original, sen-do imperiosa, portanto, a declaração da inconstitu-cionalidade”, apontou a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura.

Justiça Estadual condena a indenizar dependente da Manausmed que não teve procedimento cirúrgico autorizado

Cônjuge de servidor pú-blico, paciente, foi diag-nosticada com obesidade mórbida; tendo risco imi-nente de óbito pelo agra-vante de portar hérnia de disco; pressão arterial sis-têmica e infiltração gordu-rosa no fígado. A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas desproveu Embargos de Declaração opostos pelo Município de Manaus e confirmou decisão que o

condenou a indenizar, em R$ 10 mil, a título de danos morais, uma dependente do Serviço de Assistên-cia à Saúde dos Servido-res Públicos do Município de Manaus (Manausmed) que teve procedimento cirúrgico não autorizado.

Conforme os autos do processo n.º 0005427-29.2019.8.04.0000, a au-tora da Ação – cônjuge de um servidor público mu-nicipal – foi diagnosticada

“com obesidade mórbida, sofre dores insuportáveis decorrentes desta doen-ça; é portadora de hiper-tensão arterial sistêmica (HAS), doença crônica de-generativa; possui infil-tração gordurosa no fíga-do com acúmulo elevado de gordura no órgão (…) trazendo risco iminente de óbito.

Além dessas, que tra-mam contra a vida da au-tora, tem o agravante de

possuir hérnia discal”.Em 2.ª instância, no jul-

gamento da Apelação do Município resignado com decisão a ele desfavorável em 1.ª instância, o proces-so teve como relator o de-sembargador Elci Simões de Oliveira, cujo voto pela manutenção da sentença favorável à autora da Ação foi seguido pelo colegia-do de desembargadores que compõe a Segunda Câmara Cível do TJAM.

Page 5: Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao abuso e … · um decreto anule uma le-gislação. Política MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020 OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS EDIÇÃO

MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020EconomiaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 5

Decreto do Governo do Amazonas incentiva produção no PIM de motocicletas

O segmento de motoci-cletas de até 450 cilindra-das do Polo Industrial de Manaus, que representa 90% da produção do setor, ganha um novo estímulo com a edição de Decre-to do Governo do Esta-do, que estabelece dife-rimento no recolhimento de imposto nas operações de saída de mercadoria, o que na prática representa um ganho no processo de produção dos fabricantes do parque local.

O secretário de esta-do de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tec-nologia e Inovação Jório Veigas, disse nesta quin-ta-feira (06.02), em reu-nião com representantes da Associação Brasileira dos Fabricantes de Mo-tocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), que a medida é mais uma ini-

ciativa do Governo do Amazonas para fortalecer um setor que é essencial para o Polo Industrial de Manaus, não só por ge-rar empregos e renda mas, sobretudo, por im-

plementar processos de industrialização de exce-lência, comparável aos si-milares de outros grandes centros de produção no mundo, em toda a cadeia de operações.

A medida destina-se so-mente a produção de ci-clomotores, motonetas, triciclos, quadriciclos, motocicletas de até 450 cilindradas.

Número de brasileiros endividados cai no primeiro

mês de 2020O percentual de famílias

com dívidas diminuiu, em janeiro de 2020, para 65,3%, após ter alcançado o maior patamar da série histórica (65,6%) em dezembro. Os da-dos são da Pesquisa de Endi-vidamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), reali-zada pela Confederação Na-cional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Houve alta, porém, na com-paração com janeiro do ano passado, quando o indicador alcançou 60,1%.

Também foram registradas quedas em relação ao total de famílias com dívidas ou con-tas em atraso (de 24,5% para 23,8%) – pelo terceiro mês consecutivo – e no percentu-

al de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, per-maneceriam inadimplentes (de 10% para 9,6%). Os dois indicadores, contudo, apre-sentaram alta em relação a janeiro do 2019.

Custo da cesta básica sobre em 11 capitais, diz Dieese

O custo da cesta básica em janeiro subiu em 11 ca-pitais pesquisadas e caiu em seis, de acordo com a Pesquisa Nacional da Ces-ta Básica de Alimentos, re-alizada mensalmente pelo Departamento Intersindi-cal de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em 17 cidades.

As maiores altas foram registradas em Aracaju (4,75%), Salvador (4,43%), João Pessoa (3,87%) e Belo Horizonte (2,57%). Já as quedas mais expressivas ocorreram em Florianópo-lis (-4,41%), Rio de Janeiro (-1,89%), Curitiba (-1,43%) e Vitória (-1,41%).

A capital com a cesta

mais cara foi São Paulo (R$ 517,51), seguida pelo Rio de Janeiro (R$ 507,13) e por Porto Alegre (R$ 502,98). Os menores valores mé-dios foram observados em Aracaju (R$ 368,69) e Sal-vador (R$ 376,49).

Page 6: Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao abuso e … · um decreto anule uma le-gislação. Política MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020 OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS EDIÇÃO

MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020TurismoOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 6

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS RESPONSÁVEIS

COMERCIAL

Ana Caroline MoraesMT 1164/AMÍtalo Ramos

PROJETO GRÁFICO:Luiz Alves - MT 1169/[email protected]

Enygleuce (92) 99231-3820Lina Castro (92) 99177-3821Erlan Silva (92) [email protected]

55 (92) 3020-7514 99231-3820 99810-9860www.onjornal.com

CNPJ 28.321.315/0001-50Rua H, nº 10 Cj Eldorado

Manaus - AM - Brasil

CNPJ 28.321.315/0001-50

Parque Nacional da Tijuca recebe quase 3 milhões de turistas em 2019

O Parque Nacional da Ti-juca recebeu, no ano pas-sado, 2.959.444 turistas, confirmando a liderança que exerce há cerca de 10 anos como a unidade de conservação mais visita-da do país. Foram 202.236 visitantes a mais em com-paração com 2018, ano em que 2.757.208 pessoas foram ao parque.

O Morro do Corcovado, localizado no Setor Ser-ra da Carioca do parque, onde está a estátua do Cristo Redentor, foi o pon-to mais visitado em 2019, com 1.940.327 turistas. Em segundo lugar, ficou a Vista Chinesa, também dentro do Setor Serra da Carioca, com 389.977 visi-tantes, e em terceiro, o Se-tor Floresta, que recebeu 355.082 pessoas, 85.432 a

mais que no ano anterior (269.650). Nessa área, fica o Mirante da Cascatinha, inaugurado em março de 2014, que permite ver a queda d’água de 35 me-tros da Cascatinha Tau-nay.

Excluindo o Corcovado, os lugares mais visitados no Parque da Tijuca no ano passado foram a Vis-ta Chinesa, o Setor Flores-ta e a Pedra Bonita, onde fica a rampa de voo livre de asas-delta, tipo de ae-

ronave composta por tu-bos de alumínio e uma vela feita de tecidos.

Esse tipo de material sofre forças aerodinâmi-cas que proporcionam a sustentação da asa-delta no ar.

ICMBio autoriza pesca esportiva em unidades de

conservação ambiental

Aeroportos do país tem a melhor avaliação desde 2013,

diz pesquisaO Instituto Chico Mendes de Conservação

da Biodiversidade (ICMBio) autorizou a pesca esportiva no interior das unidades de conser-vação federais de uso sustentável. Os proce-dimentos que os praticantes terão que respei-tar constam da Portaria nº 91, publicada no Diário Oficial da União desta semana. O ICM-Bio administra 334 unidades de conservação.

Além de permitir que visitantes que possu-am licença pratiquem a pesca esportiva ama-dora (modalidade na qual o peixe fisgado é devolvido ao mar ainda com vida), as novas regras autorizam o consumo do pescado no próprio local, desde que a possibilidade este-ja prevista nos planos de manejo da reserva.

A autorização se limita à captura de peixes, não envolvendo outros recursos pesqueiros, e só poderá ser realizada se for compatível com o plano de manejo ou outros instrumentos de ordenamento da unidade de conservação.

A portaria assinada pelo presidente do ins-tituto, Homero Cerqueira, também autoriza a pesca esportiva em unidades de conservação de proteção integral, desde que ocorra em pontos localizados em território de popula-ções tradicionais (indígenas, quilombolas, ri-beirinhos etc).

Os 20 principais aeroportos brasilei-ros tiveram 94% de aprovação, entre outubro e dezembro de 2019. A cons-tatação é da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, divulgada na quinta-feira (6), pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestru-tura. Em uma escala de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom), os locais receberam uma nota média de 4,49, o melhor ín-dice desde 2013, quando foi iniciado o levantamento.

No ranking geral, Campinas (SP), Flo-rianópolis (SC) e Curitiba (PR) tiveram as maiores avaliações pelos passageiros, sendo que o aeroporto da capital cata-rinense foi o que apresentou o maior crescimento (+22,5%), comparado com o mesmo período de 2018. Quando divi-didos pelo número de visitantes, Brasília (DF) foi o mais bem avaliado dos que re-cebem mais de 15 milhões de passagei-ros/ano. Nos que transportam de 5 a 15 milhões, o aeroporto de Campinas (SP) foi o destaque, e nos que movimentam até 5 milhões, Florianópolis (SC) tam-bém aparece no topo da avaliação.

Page 7: Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao abuso e … · um decreto anule uma le-gislação. Política MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020 OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS EDIÇÃO

MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020PesquisaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 7

Indígenas Tupiniquim de Aracruz (ES) são descendentes

diretos de povo que viu chegada dos portugueses

Análises genéticas rea-lizadas por cientistas da USP permitiram traçar a trajetória dos indígenas Tupiniquim que habitam Aracruz, no Espírito Santo, e concluir que eles têm a mesma linhagem genéti-ca do grupo que povoava o litoral brasileiro na épo-ca da chegada dos portu-gueses, no século 16. Eles possuem 51% de DNA na-tivo americano, 26% eu-ropeu e 22% africano.

Comparados com ou-tros grupos étnicos ana-lisados, os Tupiniquim de Aracruz não apresentam miscigenação com outras etnias indígenas, o que indica que são descen-dentes diretos dos primei-ros Tupiniquim. Com os dados, também foi possí-vel estimar as datas em que ocorreram os prin-cipais eventos de misci-genação do grupo com europeus e africanos, en-

tre os séculos 18 e 19. O levantamento traz novos indícios de como se de-ram as transformações nas populações indígenas brasileiras, passando pela política de extermínio do período pós-colonização, que dizimou grande parte delas.

Os resultados estão no artigo publicado na Pro-ceedings of the Natio-nal Academy of Sciences (PNAS).

Cientistas buscam formas inovadoras para

tratar a raiva

Estudo da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP propõe forma inovadora para tratar a raiva, doença negligenciada que, anu-almente, mata mais de 60 mil pessoas no mundo, a grande maioria na África e na Asia.

Os cientistas do Labo-ratório de Raiva da FMVZ usaram um composto de proteínas – espécie de “cavalo de Troia do bem” – para carregar os anticor-pos contra o vírus da raiva até dentro das células ce-rebrais de camundongos infectados. Os anticorpos conseguiram inibir a ação do vírus de modo intra-celular, impedindo a re-plicação e a infecção das outras células.

O “cavalo de Troia” foi uma estratégia usada pe-los gregos para vencer a Guerra de Troia, narrativa que mescla história e mi-tologia e que teria ocor-rido entre os séculos 12 e 11 a.C. Soldados gregos teriam se escondido em uma grande estátua de madeira, em forma de ca-valo. Acreditando se tratar de um presente que sim-bolizava a rendição dos ri-vais, os troianos levaram a estátua para dentro da ci-dade. À noite, os soldados saíram da estátua, abri-ram os portões de Troia e a cidade foi tomada pelos gregos, que venceram a guerra.

A proposta da pesquisa de Agostinho, Transfec-ção de anticorpos como terapia antiviral para a raiva, foi desenvolver um tratamento para quando os sintomas da doença já estão instalados.

Ômega-3 reduz morte de neurônios pelo vírus Zika, revela pesquisa

Testes clínicos reali-zados no Laboratório de Imunologia e Inflamação (Limi) da Universidade de Brasília (UnB) indicam que o ômega-3 – um áci-do graxo normalmente encontrado em peixes que reduz o colesterol ruim no organismo – combate a inflamação dos neurônios causada pelo vírus Zika. A substância também auxi-lia na redução da carga

viral nas células do siste-ma nervoso humano.

O vírus Zika acarreta em complicações neuro-lógicas, como encefali-tes, síndrome de Guillain Barré e microcefalia. Com a infecção do vírus Zika, as mitocôndrias das cé-lulas nervosas, que cap-turam energia e funcio-nam como uma espécie de “pulmão celular”, são atacadas e sofrem estres-

se oxidante. O desfecho é a morte dos neurônios.

“Quando o Zika infecta um neurônio, ele faz com que esse neurônio pro-duza série de moléculas inflamatórias, citotóxi-cas e radicais livres que vão causar dano ao DNA”, descreve a coordenadora do Limi/UnB e professora do Depastamento de Bio-logia Celular, Kelly Maga-lhães.

Page 8: Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao abuso e … · um decreto anule uma le-gislação. Política MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020 OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS EDIÇÃO

MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020Ciência & TecnologiaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 8

Portaria dá partida à implantação do 5G no Brasil, afirma Marcos Pontes

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) publicou nesta semana, no Diário Oficial da União, uma portaria que estabe-lece as diretrizes para o leilão das faixas de radio-frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, que serão destinadas à im-plantação da quinta gera-ção da telefonia móvel no Brasil, conhecida como 5G.

“Essa portaria dá parti-da a todo o processo de implantação da tecnolo-gia 5G no Brasil”, afirmou o ministro Marcos Pontes. De acordo com ele, a nova tecnologia é uma das prio-ridades do governo federal e as diretrizes estabeleci-das têm o objetivo de que a chegada do 5G no país ocorra de forma segura e sólida.

A portaria traz uma sé-rie de medidas e orienta-ções para a licitação das faixas de frequência, que será realizada pela Agên-

cia Nacional de Telecomu-nicações (Anatel). Além disso, o documento define critérios para a proteção dos usuários que recebem

sinais de TV aberta e gra-tuita por meio de antenas parabólicas na Banda C satelital, adjacente à faixa de 3,5 GHz.

NASA adota sistema de previsão do tempo criado por

brasileiro

Painel solar “reverso” gera energia mesmo à noite

A NASA começou a usar, desde o final de janeiro, um novo modelo de previsão do tempo. Criado por um físi-co brasileiro, o sistema, que é mais preciso e confiável, pode contribuir para a pre-venção de desastres naturais e orientar melhor o segmento agropecuário.

Intitulado GF, o sistema criado pela equipe de cientis-tas liderada pelo físico Saulo Freitas, pesquisador do Ins-tituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), aperfeiçoa o atual modelo utilizado pela agência espacial americana, conhecido como NASA Geos, analisando o desenvolvimen-to das nuvens e a formação de gotículas de água.

Feita com base em mode-

los matemáticos que usam as leis da física, esta nova forma de prever o tempo tem maior eficiência no curto prazo, de acordo com Freitas, forne-cendo projeções de como as condições meteorológicas vão evoluir, mostrando aon-de vai chover e também os locais que terão temperaturas mais altas e mais baixas.

O novo sistema, que pode ter os aspectos relacionados à umidade, temperatura e dire-ção dos ventos aprimorados, ajuda a prevenir desastres naturais nos centros urbanos, pois indica quando rios e en-costas estão perto de inun-dar, além de poder ser utili-zado para planejar o plantio e a colheita, entre várias outras áreas.

O professor da facul-dade de Engenharia Computacional e Elé-trica da Universidade da Califórnia (cidade de Davis/EUA), Jeremy Munday, criou um pai-nel “solar” que pode gerar energia mesmo quando não há ne-nhum resquício de luz , como à noite.

O funcionamento desse painel é parecido com os solares conven-cionais, só que é como se o processo fosse in-vertido.

Basicamente, os pai-néis solares convencio-nais transformam o ca-

lor gerado na captação da luz solar em ener-gia. Isso significa que, à noite, eles são pratica-mente inúteis.

O painel criado por Munday usa o mes-mo princípio de gerar energia a partir do ca-lor, mas usando células termoativas que podem ser aquecidas mesmo na ausência de luz.

As células termo-ativas irradiam calor como luz infraverme-lha, usando uma abor-dagem semelhante aos painéis solares que co-nhecemos, mas funcio-nando ao contrário.

Page 9: Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao abuso e … · um decreto anule uma le-gislação. Política MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020 OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS EDIÇÃO

MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020Meio AmbienteOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 9

Técnica pode tornar produção de plásticos mais sustentável a partir do bagaço de cana

O carbono é um elemen-to químico fundamental para a produção de diver-sos produtos, como cos-méticos, plásticos e medi-camentos. Normalmente, ele é obtido a partir do pe-tróleo, fonte não renová-vel e que leva milhares de anos para se formar. Pen-sando em uma solução para obter moléculas de carbono de forma simples, sustentável e com menor risco ao meio ambiente, o professor Antonio Burto-loso, do Instituto de Quí-mica de São Carlos (IQSC) da USP, criou uma técni-ca inédita que permite a construção de moléculas de interesse industrial por meio do aproveitamen-to do bagaço da cana-de-açúcar.

Empregando algumas

reações químicas, o pes-quisador chegou a um composto que possui dez átomos de carbono (C10) e que tem potencial para ser utilizado na fabricação de plásticos. Isso foi possível depois que ele conseguiu

juntar duas moléculas da valerolactona – líquido in-color obtido a partir do ba-gaço da cana. Cada molé-cula da substância possui cinco átomos de carbono. “Utilizamos transforma-ções simples e fáceis de

serem reproduzidas, que podem ser aplicadas de forma rápida, robusta e com baixo custo”, explica o docente. Segundo o es-pecialista, o procedimen-to para a criação do C10 leva apenas um dia.

USP cria plano de urbanismo focado em comunidade

vulnerávelIr além da formação técni-

ca, capacitando profissionais para atuar em prol da socie-dade. Foi com base nessa filosofia que um grupo nas-cido no Instituto de Arqui-tetura e Urbanismo (IAU) da USP em São Carlos decidiu criar o PExURB – sigla para Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão em Urbanismo.

No final do ano passa-do, o grupo foi reconhecido quando um de seus princi-pais projetos venceu o IA-BSP 2019, prêmio oferecido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo.

Com o auxílio de um dro-ne, os pesquisadores utili-zaram tecnologias de pro-cessamento e análises de dados geográficos para dar visibilidade à comunidade

do Banhado, em São José dos Campos, que está amea-çada de remoção.

Coordenado pelos profes-sores Marcel Fantin e Jefer-son Tavares, ambos do IAU, o trabalho teve como foco a regularização da terra, da moradia e da infraestrutu-ra da comunidade, situada em uma área de preservação ambiental. A ideia foi propor múltiplas reflexões sobre o cenário, especialmente em termos de cartografia social, que pode auxiliar na cons-trução de alternativas para o problema. Além disso, o pro-jeto colocou alunos em con-tato com demandas reais da sociedade.

Finalizado em julho de 2019, o projeto no Banha-do “reuniu muitos esforços”, conta o professor Tavares.

97% dos Estudos de Impacto Ambiental são insatisfatórios

O programa Ambien-te É o Meio desta semana conversa com a bióloga e pesquisadora Silvia Sayuri Mandai, da Escola de Ar-tes, Ciências e Humanida-des (EACH) da USP, sobre a inclusão da biodiversida-de em Estudos de Impacto Ambiental (EIAs) realiza-dos no Estado de São Pau-lo.

Os EIAs são relatórios técnicos, efetuados du-rante o licenciamento am-biental, que avaliam as consequências que em-preendimentos ou ativida-des podem causar ao meio ambiente. A pesquisadora analisou 59 estudos divul-gados entre 2005 e 2016, durante seu mestrado em Sustentabilidade pela EACH. Silvia conta que

buscou entender como es-ses estudos contemplaram a biodiversidade do Esta-do.

A análise aconteceu por meio de um sistema de pontos que levou em consideração a aborda-gem de aspectos, como os níveis de biodiversida-de, biologia da paisagem, conectividade ecológica e as principais ameaças re-correntes nos ambientes, como perda de hábitat e fragmentação da paisa-gem. Segundo a bióloga, 97% dos estudos foram feitos de forma insatisfa-tória, não ultrapassando a média da avaliação, e 61% foram considerados inter-mediários, ou seja, “não estavam nem muito bons e nem muito ruins”.

Page 10: Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao abuso e … · um decreto anule uma le-gislação. Política MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020 OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS EDIÇÃO

MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020MundoOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 10

Grécia detecta primeiro surto de peste suínaAs autoridades veteri-

nárias gregas detectaram o primeiro surto de peste suína africana numa pe-quena criação domésti-ca de suínos na região de Serres, no norte do país. Segundo o Ministério da Agricultura grego, o caso foi confirmado na quarta-feira pelo laboratório na-cional de referência para doenças virológicas em Atenas, que analisou os tecidos do porco infecta-do.

As autoridades ativaram imediatamente o protoco-lo previsto para esses ca-sos, que contempla a proi-bição absoluta de saída de animais vivos, carne, sêmen, óvulos e embriões de porco daquela região.

Os produtos derivados de porco, alimentos para animais, ferramentas ou resíduos também não po-dem sair dessa região se não tiverem permissão do

centro local de prevenção de doenças.

No ano passado houve surtos desta doença, que não é transmitida aos seres humanos, em nove países

da União Europeia: Romê-nia, Estônia, Hungria, Le-tônia, Lituânia, Polônia e Bulgária, República Checa e Bélgica.

A peste suína africana

(PPA) foi detectada pela primeira vez no Quênia em 1910 e permaneceu li-mitada a África até 1957, quando um primeiro surto foi registrado em Portugal.

Jornalista é agredida por divulgar tortura de

homossexuais na Chechênia

Pequim proíbe frequentar restaurantes em grupo

Uma jornalista russa e uma advogada alegam ter sido agredidas em um hotel, na Grósnia, capital da Chechênia. A agres-são acontece depois de a jornalista Yelena Milashi-na ter exposto o rapto e tortura de homens ho-mossexuais.

As mulheres revelam ter sido abordadas por um grupo de homens e mulheres no átrio do ho-tel. As autoridades estão investigando o inciden-te, revelou a BBC, que cita o concelho dos di-reitos humanos.

No depoimento que prestou à polícia e que,

segundo a mesma publi-cação, divulgou no Face-book, a jornalista reve-lou que não tem dúvidas de que o ataque é uma resposta à sua atividade profissional, uma vez que já tinha sido ameaçada pelas autoridades che-chenas e pelo presidente da Chechênia, Ramzan Kadyrov.

Após a agressão, as víti-mas foram transportadas ao hospital e reportaram o incidente às autorida-des. O ataque aconteceu pouco depois da meia-noite, esta quinta-feira (6), e foi filmado pelos atacantes.

Autoridades em Pe-quim proibiram que pes-soas frequentem restau-rantes em grupo, com o objetivo de conter a disseminação das infec-ções pelo novo corona-vírus.

A medida foi anuncia-da nessa semana, com a determinação de que proprietários de restau-rantes e pessoas em ge-ral cancelassem reservas para refeições em grupo ou adiassem idas aos es-tabelecimentos. Pessoas que vivem em zonas ru-rais são orientadas a não fazer festas por ocasião de aniversários ou ou-tras celebrações.

As autoridades adver-tem que quem violar a ordem será punido com

rigor. Um grande núme-ro de restaurantes per-maneceu fechado após o período de feriado do Ano- Novo Lunar. Há preocupação nos es-tabelecimentos com a possibilidade de que a atividade se torne mais difícil com a proibição.

Page 11: Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao abuso e … · um decreto anule uma le-gislação. Política MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020 OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS EDIÇÃO

MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020EsportesOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 11

Faar oferece atividades esportivas para todas as idades em Manaus

Com atividades espor-tivas e de lazer para to-das as idades, a Fundação Amazonas de Alto Rendi-mento (Faar) deu início à participação na segunda edição do “Muda Manaus”, aberta oficialmente na quinta-feira (06/02) pelo governador Wilson Lima, no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Eli-sa Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira I, zona les-te. As ações do programa, criado com o objetivo de reduzir a vulnerabili-dade social e melhorar a qualidade de vida da po-pulação na capital, serão realizadas até o próximo sábado (08/02).

Presença garantida du-rante os três dias de even-

to, a Faar preparou uma série de atividades para a população, dentre elas

um minitorneio de fute-bol de campo, nas mo-dalidades Sub-9, Sub-11,

Sub-13, Sub-15 e Sub-17, masculino, para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, e torneio de fute-bol feminino. Além disso, também haverá aulas de dança e hidroginástica, para todas as idades, mas de forma especial para o público idoso que for ao local receber os atendi-mentos. Já no primeiro dia, as atividades pro-gramadas pela Faar mo-vimentaram o campo de futebol do Ceti, com as disputas nas categorias Sub-15 e Sub-17 masculi-nas e com o torneio de fu-tebol feminino. Ao todo, foram 10 jogos bastante acirrados, que mostraram o talento e a paixão da co-munidade pelo esporte.

Caso Flamengo: CPI pede condução coercitiva de

dirigentes do clube

Fisiculturista amazonense participa de competição

internacionalDirigentes e ex-diretores

do Flamengo foram con-vocados, mas não compa-receram nesta sexta-feira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Ja-neiro (Alerj) para prestar depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura o incên-dio no CT Ninho do Urubu, que matou dez jogadores das categorias de base em 8 de fevereiro de 2019.

O Flamengo informa ter enviado o diretor jurídico Antonio Cesar Dias Panza e o advogado William de Oli-veira como representantes do clube. Entre os intima-dos estavam o ex-presi-dente Eduardo Bandeira de Mello e o atual mandatário Rodolfo Landim. Nenhum dos dois apareceu.

O presidente da CPI en-tão ordenou a condução coercitiva dos dirigentes. O pedido ainda tem de ser protocolado para começar a valer. Landim, Bandeira de Melo e demais membros da diretoria envolvidos no inquérito deverão prestar depoimento na próxima sexta-feira. Se não compa-recerem, oficiais de Justiça irão buscá-los em casa.

Além dos dirigentes, fa-miliares de três das vítimas também foram convoca-dos para a CPI. O pai de Pablo Henrique, Wedson Candido de Matos, compa-receu como representante das vítimas.

A família de Wedson e de outros seis jogadores ainda não fizeram acordo com o Flamengo.

O cuidado com o corpo é prática comum entre atletas, principalmente entre fisicul-turistas que precisam apre-sentar um shape definido nas competições. Dessa forma, o amazonense Adriano Vas-concelos, 30, terá o apoio da Prefeitura de Manaus em sua primeira disputa profissional na modalidade pelo aberto mundial Angela Borges Fit-ness Cup, no período de 14 a 16/2, em Balneário Camboriú (SC).

Desde 2014 inserido no mundo do bodybuilder, o amazonense compete pela categoria Men’s Physique, que preza pela simetria mus-cular, desenvoltura na apre-sentação e cuidados com a estética. Por ela, Adriano é tetracampeão amazonense e em 2018 foi campeão overall brasileiro, a conquista garan-tiu a entrada dele nas compe-

tições profissionais.“Minha preparação está

muito boa, espero chegar lá no meu máximo para repre-sentar o Estado do Amazonas e o Brasil nesse aberto mun-dial. A expectativa é de que nessa estreia possamos con-seguir um ótimo resultado e quero agradecer a Prefeitura de Manaus pelo apoio que vai agregar bastante na minha preparação”, contou o atleta.

Page 12: Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao abuso e … · um decreto anule uma le-gislação. Política MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020 OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS EDIÇÃO

MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020Dicas de SaúdeOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 12

A diferença entre surto, epidemia e pandemiaOrganização Mundial da

Saúde (OMS) já anunciou que o novo coronavírus que surgiu na China não é ainda uma pandemia. “Atualmente, não estamos em situação de pandemia”, disse Sylvie Briand, dire-tora do departamento de preparação global para os riscos infecciosos da OMS. Segundo a mesma, “esta-mos numa fase epidêmi-ca com múltiplos surtos”. A pandemia é usada para descrever situações em que uma doença infeccio-sa ameaça muitas pessoas em simultâneo e em todo o mundo.

Veja as diferenças:Surto: acontece quan-

do há o aumento repenti-no do número de casos de uma doença numa região específica.

Epidemia: a epidemia caracteriza-se quando um surto acontece em diver-sas regiões.

Pandemia: a pandemia é o pior dos cenários. Acon-tece quando uma epide-mia se espalha por diver-sas regiões do planeta.

SURTOEPIDEMIA PANDEMIA

Quantas vezes posso reutilizar o óleo para fritar alimentos?

Lavanguardia explica que o melhor óleo é aque-le que já aqueceu e fritou por duas ou três vezes, isto porque se torna gradual-mente mais apurado. Mas atenção que tudo depende do tipo de alimento frito, já que quanta mais gordura exigir, menor será a quali-dade do óleo que será uti-lizado no preparo de fritu-ras posteriores.

Ao fim da terceiro, quar-to uso no máximo, o óleo já deu o que tinha a dar. Será mesmo assim?

Os especialistas garan-tem que não. Se separar o óleo utilizado dos resídu-os desagregados durante a fritura, e deixá-lo esfriar antes de o voltar a guardar, o óleo de fritar as batatas pode durar até sete meses, aponta Brígida Jiménez,

professora doutorada em farmacologia.

Tal como acontece espe-cificamente com as bata-tas, por serem um alimento com baixo teor de gordura que não ‘sujam’ muito o óleo. Entretanto, o mesmo não ocorre ao fritar peixe

ou carne, em que ocorre a libertação de várias gordu-ras que põem em causa a próxima utilização daque-le mesmo óleo. Adicional-mente, para saber caso a caso, quando é que o óleo já deu o que tinha a dar, tenha em atenção a quan-

tidade de bolhas formadas durante a fritura em si: se forem muitas, poderá es-tar no momento de mudar o óleo. O próprio sabor do alimento sofre alterações quando é frito num óleo com pouca qualidade ou que já passou do prazo.

Page 13: Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao abuso e … · um decreto anule uma le-gislação. Política MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020 OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS EDIÇÃO

MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020OportunidadesOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 13

Estágios- Amanco Wavin

CEO for One Month

GRSA|Compass

Safira Energia

A Amanco Wavin está com inscrições aber-tas para o Programa de Estágio Jovens Talen-tos 2020. Os interessa-dos podem se inscre-ver por meio do site vagas.com. Ao todo,

são 21 vagas em todo o Brasil, com a data de início do estágio pre-vista para o dia 18 de fevereiro. As oportuni-dades de estágio são oferecidas nas cida-des de São Paulo (SP),

Sumaré (SP), Joinville (SC), Suape (PE) Aná-polis (GO) e São José dos Campos (SP).

Inscrições: até 18 de fevereiro pelo Vagas.com.br

CEO for One Month - é uma iniciativa do grupo Adecco que se-leciona universitário de qualquer área para atuar ao lado do CEO, CFO e diretor executi-vo em vaga remunera-da.

Estão abertas as ins-crições para o progra-ma CEO for One Mon-th, do Grupo Adecco, que selecionará uni-

versitário brasileiro para uma vaga remu-nerada ao lado de seus principais líderes no Brasil pelo período de um mês. O programa da companhia multi-nacional que geren-cia recursos humanos acontece em 46 países e também conta com uma fase internacio-nal, em que o vence-dor poderá acompa-

nhar o CEO global, Alain Dehaze.

Para participar, os estudantes devem es-tar matriculados em qualquer curso uni-versitário e ter inglês fluente. As inscrições para a edição de 2020 estão disponíveis até 19 de março pelo site global.ou inscreva-se pelo site do www.ceo-foronemonth.com

A empresa busca de-senvolver jovens ta-lentos para gestão de restaurantes corpora-tivos. Não é necessá-rio saber cozinhar ou ser chefe de cozinha. Há vagas disponíveis nas cidades de São

Paulo e Rio de Janeiro e podem participar es-tudantes que estejam cursando a partir do 3º ano dos cursos de Nutrição, Hotelaria, Ciência dos Alimentos e Administração. As oportunidades estão

abertas também para pessoas com deficiên-cia.

Inscrições: até dia 12 de fevereiro ou pelo site www:walljobs.com.br

Podem se inscre-ver alunos de gra-duação que estejam matriculados no pe-núltimo ou último ano dos cursos de Administração, Sis-temas de Informa-

ção, Gestão de TI, Matemática, Física, Engenharia(s), Eco-nomia, Estatística, Marketing, Publici-dade, Design e áreas correlatas. Os candi-datos devem domi-

nar as ferramentas de produtividade do Office e serem fluen-tes em inglês.

Inscrições: até 14 de fevereiro ou pelo site www.estagios-safraenergia.com.br

O Programa tem como objetivo aper-feiçoar cada vez mais a qualidade dos ser-viços prestados pela Unimed Curitiba ofe-recendo mentorias, networking, oportu-nidades de negócios e apoio no desenvol-vimento de soluções.

Inscrições: Até 29 de fevereiro de 2020

Acesse: https://www.conectauni-med.com.br/

Ufam oferece 136 vagas para

movimentação de pessoal entre

órgãosA Universidade Federal

do Amazonas (Ufam) di-vulga, por meio da Pró-Rei-toria de Gestão de Pessoas (Progesp), Edital n° 4/2020 referente à movimentação de pessoal entre órgãos. O Edital é voltado para ser-vidores ou empregados públicos e foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), na última terça-fei-ra, 28. Há 136 vagas, dis-tribuídas em 26 cargos, para atender demandas da capital e fora da sede.

O Edital completo você encontra AQUI: https://ufam.edu.br/

Page 14: Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao abuso e … · um decreto anule uma le-gislação. Política MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020 OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS EDIÇÃO

MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020ConcursosOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 14

AMAZUL abre Processo Seletivo para profissionais de Níveis Médio e Superior

para diversas áreasA Amazônia Azul Tecno-

logias de Defesa (AMAZUL) torna pública a realização de Processo Seletivo Sim-plificado destinado a con-tratação de profissionais para atenderem a serviços transitórios ou de prazo determinado.

O Processo visa o provi-mento de 67 vagas e Ca-dastro Reserva para cargos de Nível Médio e Superior para o quadro temporá-rio da AMAZUL, os cargos estão distribuídos nas es-pecialidades de: Arqui-teto (03); Contador (02);

Químico (01); Físico (03); Analistas: Administrativo (01), de Desenvolvimento de Sistemas (01), de Ne-gócios (01), de Relações Institucionais, de Sistema (03); Engenheiros: Civil (03), Químico (03), Eletri-cista (04), Eletrônico (01), Mecânico (11), Naval (02), para atuar na área Nuclear (02), de Automação e Con-trole (01), de Energia (01), de Materiais, de Produção (07), de Telecomunicações (01), para atuar em Ins-trumentação e Controle (01), para atuar em Prote-

ção e Combate a Incêndio (01), para atuar na área de Gestão da Qualidade (01); Proteção Radiológica (01); Pesquisador em Historia; Projetistas: Civil (02), Me-cânico (05), de Eletricida-de (02), de Instrumentação e Controle (01); Técnicos: Eletrônica, Mecânica, Quí-mica; Tecnólogo em Proje-tos Mecânicos (01) e Web-designer (01).

Caso selecionado, o can-didato deve atender a uma Carga Horária de 40 horas semanais e fazer jus à re-muneração inicial de R$

3.859,98 a R$ 15.987,74 va-riável de acordo com o car-go e nível de escolaridade.

As inscrições devem ser realizadas somente via In-ternet por meio do Ende-reço Eletrônico específico, no período de 13 de janei-ro às 23h59 do dia 09 de fevereiro de 2020.

A taxa de inscrição para este certame é de R$ 70,00 para cargos de Nível Mé-dio e R$ 100,00 para car-gos de Nível Superior, que deve ser quitada através da GRU.eletrônico www.mpm.mp.br.

UFAM retifica Concurso Público

Prefeitura de Novo Airão - AM retifica Processo Seletivo com

221 vagasA Fundação Universida-de do Amazonas - UFAM retifica Concurso Público para preenchimento de vagas para Professor.

Para mais informações consulte os editais dispo-níveis em nosso site.

As inscrições podem ser realizadas a partir das 10h do dia 27 de janeiro de 2020 até às 17h do dia 28 de fevereiro de 2020 atra-vés do site da UFAM me-diante pagamento de taxa de R$ 90,00 a R$ 180,00.

Objetivo é o preenchi-mento de 35 vagas para as áreas de: Educação/ Psico-logia (01); Fundamentos da Educação (02); Ciências Agrárias (01); Tecnologia do Pescado (01); Esportes Coletivos (01); Gastroen-terologia (01); Anatomia Patológica Geral e Espe-cífica (01); Medicina (02); Design (01); Engenharia de Petróleo e Gás (01); Pe-trologia Metamórfica (01);

Serviço Social (01); Farmá-cia (01); Letras (01); Comu-nicação (01); Língua Por-tuguesa, Comunicação e Prosa Moderna, Português Instrumental (01); Letras: Língua Portuguesa e Ensi-no da Língua (01); Educa-ção (01); Saúde da Família/ Propedêutica (01); Clíni-ca Médica (02); Anatomia (01); Matemática (01); Ci-ências da Saúde (04); Epi-demiologia (01); Cirurgia Vascular (01); Cirurgia de Cabeça e Pescoço (01); Geografia/ Geografia Hu-mana (01); Farmácia (01) e Pediatria (01).

Os contratados terão carga horária que varia de 20 a 40 horas semanais ou em regime de dedicação exclusiva, remuneração que varia de R$ 2.236,31 a R$ 9.600,92 e os requisi-tos para se inscrever são: Superior, Especialização, Mestrado e Doutorado nas áreas específicas.

A Prefeitura de Novo Ai-rão, do Estado do Amazo-nas, retificou o Processo Seletivo destinado ao pre-enchimento de 221 vagas.

Houve modificações no quantitativo de vagas, in-clusão de vagas e a no-menclatura de algumas das oportunidades oferta-das.Para obter mais infor-mações acesse os docu-mentos disponibilizados para consulta em nosso site.

Cabe ressaltar que as oportunidades são para os cargos de: Pedagogo (6); Nutricionista (1); Agen-te Administrativo (7); Mo-nitor de Aluno (13); Vigia (14); Serviços Gerais (15) e Merendeira (25).

Além de que há ainda chances para Professo-res de: 6º ao 9º Ano (21); Educação Física (7); Arte (5); Língua Portuguesa (5); Matemática (3); NEE

(8); Jovens e Adultos - EJA (12); Língua Inglesa. (5); Pré I e II (17); 1º ao 5º Ano (48); Ciências (2); Geogra-fia (3) e História (1).

É necessário que os inte-ressados tenham entre os níveis de escolaridade do fundamental, médio e su-perior.

Os profissionais que fo-rem efetivados terão o vencimento de R$ 1.045,00 a R$ 2.500,00 em regime de 20 a 40 horas semanais.

As inscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico da organizado-ra Instituto Merkabah, du-rante o período de 3 a 9 de fevereiro de 2020, sendo que não há pagamento de taxa de inscrição.

Como método de avalia-ção dos concorrentes será aplicado a somatória de pontos por meio de Análi-se de Curriculum Vitae.

Page 15: Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao abuso e … · um decreto anule uma le-gislação. Política MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020 OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS EDIÇÃO

MANAUS, DE 8 A 10 DE FEVEREIRO DE 2020Atos LegaisOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 15

O Município de Barreirinha/AM, através da CPL/BAE torna público que estará reunida na sede da Representação do Município, à R. Aurora, nº 01, Pq. das Laranjeiras - Manaus/AM, para abertura de envelopes do se-guinte certame: PREGÃO PRESENCIAL Nº 006/2020-CPL/PMB. Objeto: Contratação de Empresa para Fornecimento de 01 (um) Veículo do tipo Van, para atender as demandas de transporte dos profissionais da Secreta-ria Municipal de Educação no Município de Barreirinha/AM, na fiscalização das Escolas Municipais, no Município de Barreirinha, em atendimento ao Termo de Convênio nº 07/2019- SEDUC/PMB, de acordo com o Plano de Trabalho e demais anexos. Tipo: “Menor preço por item”. Data da abertura: 21/02/ 2020, às 10h. Embasamento legal: Lei n° 10.520/2002, Lei Com-plementar nº 123/2006 e Lei nº 8.666/1993, e suas alterações posteriores. Informações: O edital e seus anexos poderão ser analisados e retirados na sede da Prefeitura Sala de Reunião da CPL, localizada na Rua Militão Dutra, nº 242 - Centro - Barreirinha/AM - CEP: 69.160000, das 08h às 12h e/ou na Representação do Município, Rua Aurora, nº 01, Parque das La-ranjeiras - Manaus/AM - CEP: 69.058-404, valor da reprodução é de R$ 50,00 ou gratuitamente mediante a apresentação de uma mídia de CD-RW ou Pen Drive.

BARREIRINHA - AM, 06 de fevereiro de 2020. JUCINEY DA SILVA BRITO- Pregoeiro Municipal

AVISO DE LICITAÇÃO- PREGÃO PRESENCIAL Nº006/202

ESTADO DO AMAZONASPrefeitura Municipal de Barreirinha

Gabinete do PrefeitoComissão Permanente de Licitação - CPL

A Prefeitura Municipal de Careiro da Várzea/AM, atra-vés da CPL torna público a realização de licitação, tipo menor preço por item, cujo objetivo é a eventual con-tratação de pessoa jurídica na Aquisição Combustível e Derivados de Petróleo, a realizar-se às 8hs do dia 13/02/2020, na sede oficial da Prefeitura, na Av. José Ribamar Barbosa, nº 04, Centro, Cep: 69.255-000 - Ca-reiro da Várzea/AM. O EDITAL está disponível a partir do 24/01/2020 no endereço acima citado e poderá ser adquirido, gratuitamente ou diretamente no local no ho-rário das 7:00 as 12:00, situação em que a licitante de-verá portar mídia (pen-drive ou cd) para a gravação dos arquivos, custo de sua reprodução é de 60,00 (sessenta reais) Fundamentação Legal: Lei nº 8.666/93, e de suas alterações posteriores, Lei 10.520/2002, Lei Comple-mentar 123 de 2006 e Lei Complementar 147 de 2014.

Careiro da Várzea/Am, 23 de janeiro de 2020Mario Jorge Brandão De Lima- Presidente da CPL

A Prefeitura Municipal de Careiro da Várzea/AM, atra-vés da CPL torna público a realização de licitação, tipo menor preço por item, cujo objetivo é a eventual con-tratação de pessoa jurídica na Aquisição dos gêneros alimentícios da merenda escolar – PNAE, exercício de 2020, a realizar-se às 08hs do dia 14 de fevereiro de 2020, na sede oficial da Prefeitura Municipal, na Av. José Ribamar Barbosa, nº 04, Centro, Cep: 69.255-000 - Ca-reiro da Várzea/AM. O EDITAL está disponível a partir do 24/01/2020 no endereço acima citado e poderá ser adquirido, gratuitamente ou diretamente no local no ho-rário das 7:00 as 12;00, situação em que a licitante de-verá portar mídia (pen-drive ou cd) para a gravação dos arquivos, custo de sua reprodução é de 60,00 (sessenta reais) Fundamentação Legal: Lei nº 8.666/93, e de suas alterações posteriores, Lei 10.520/2002, Lei Comple-mentar 123 de 2006 e Lei Complementar 147 de 2014.

Careiro da Várzea/Am, 23 de janeiro de 2020Mario Jorge Brandão De Lima- Presidente da CPL

AVISO DE LICITAÇÃO PÚBLICA - PREGÃO PRESENCIAL N° 003/2020

AVISO DE LICITAÇÃO-PREGÃO PRESENCIAL N° 004/2020

ESTADO DO AMAZONASPrefeitura Municipal de Careiro da Várzea

Poder ExecutivoComissão Permanente de Licitação - CPL

ESTADO DO AMAZONASPrefeitura Municipal de Careiro da Várzea

Poder ExecutivoComissão Permanente de Licitação - CPL

Posto Letícia Ltda, torna público que re-cebeu do IPAAM, a Licença de Operação N°087/08-09, que autoriza a comercialização de combustíveis derivados de petróleo (gaso-lina, diesel, óleo lubrificante) e álcool combus-tível, localizada na Av. Parque, n°555, Pedrei-ras, Itacoatiara-AM, para Comercialização de Combustível, com validade de 02 ano

A HERMASA NAVEGAÇÃO DA AMAZÔ-NIA LTDA. Torna público que protocolou no IPAAM a solicitação de renovação da Licença de Operação nº 461/14-02 1ª alteração que autoriza a atividade de Manutenção Reparo e Guarda de Embarcações, por meio do proto-colo nº0117/2020 de 13/01/2020.

LICENÇA DE OPERAÇÃO Nº 087/08-09

RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO Nº 461/14-02