Prefeitura de VR Adão exige que Neto “exporta ... · uma visita, um abraço ou uma ligação...

12
Adão exige que Neto cumpra lei e exonere comandante da Guarda 10 a 16 de Maio de 2014 | Edição 188 | Ano 3 | Distribuição Dirigida Página 4 CSN confirma problema em teste na Aços Longos Página 7 POLUIÇÃO EM VR Prefeitura de VR “exporta” gestantes para hospital de BM Página 8 Poluição foi notada a olhos nu e deixou população de Volta Redonda preocupada na última semana Claro Mariano

Transcript of Prefeitura de VR Adão exige que Neto “exporta ... · uma visita, um abraço ou uma ligação...

Page 1: Prefeitura de VR Adão exige que Neto “exporta ... · uma visita, um abraço ou uma ligação daquele filho que está distante, decla-rando seu amor. E tudo ... Em sua justificativa

Adão exige que Netocumpra lei e exonere

comandante da Guarda

10 a 16 de Maio de 2014 | Edição 188 | Ano 3 | Distribuição Dirigida

Página 4

CSN confirma problemaem teste na Aços Longos

Página 7

POLUIÇÃO EM VR

Prefeitura de VR“exporta” gestantespara hospital de BM

Página 8

Poluição foi notada a olhos nu e deixou população de Volta Redonda preocupada na última semana

Claro Mariano

Page 2: Prefeitura de VR Adão exige que Neto “exporta ... · uma visita, um abraço ou uma ligação daquele filho que está distante, decla-rando seu amor. E tudo ... Em sua justificativa

NOTAS Volta Redonda, 10 a 16 de Maio de 2014 | www.folhadoacovr.com.br2 NOTAS

FERRINHOS Briga

O vereador Jorginho Fue-de (PROS) e o assessor le-gislativo Luiz Carlos Sarkisse estranharam no final dasessão de segunda-feira (dia5). O motivo do desentendi-mento teria sido um docu-mento entregue para todosos demais parlamentares,com exceção de Jorginho,tratando da Lei do RegimePróprio de Previdência Soci-al (RPPS), que substituirá oantigo Fundo de PrevidênciaSocial (Faps).

BoatoHá quem diga que os

dias de Sarkis como asses-sor legislativo do prefeitocassado Antônio FranciscoNeto (PMDB) estariam con-tados. Nos bastidores exis-te um lobby para que o ex-vereador Leonardo Nogueiraassuma o cargo. Atualmen-te, Léo do PT, como é co-nhecido, está nomeado naFevre, como assessor dapresidência.

ComissãoSerão empossados na

próxima segunda-feira (dia12), às 10h, os membros daComissão da Verdade deBarra Mansa. Na ocasiãoserá inaugurada a sala detrabalho da comissão. A ce-rimônia acontece no espaçoTulhas do Café, no Parque daCidade. A comissão terá pra-zo de funcionamento de doisanos para a conclusão dostrabalhos.

WorkshopEmpresários que fazem

exportações de até US$ 50mil podem realizar a operaçãode uma maneira mais sim-ples, com menos burocracia e

Anexação

O deputado estadual

Edson Albertassi (PMDB),autor do projeto de lei que

prevê o desmembramento

dos 11 bairros do Comple-

xo Califórnia e sua anexa-

ção ao município de Volta

Redonda, comemorou aaprovação no Senado do

Projeto de Lei (PLS) 104/

2014, que trata da anexa-

ção, fusão, desmembra-

mento e criação de muni-

cípios.Aprovado com 51 votos

a favor e dois contra, a ma-

téria ainda passará por três

votações nominais de

emendas apresentadas naComissão de Constituição,

Justiça e Cidadania e em

Plenário. A conclusão da

votação deve ocorrer na pró-

xima semana. O projeto foi

apresentado pelo senador Mo-

zarildo Cavalcanti (PTB-RR)

como alternativa ao PLS 98/

2002, que foi vetado integral-

mente pela presidente DilmaRousseff em outubro de 2013.

Segundo Albertassi, “a apro-

vação do PLS 104 é motivo de

comemoração, pois vai facilitar

o processo de anexação da

Califórnia. Nosso projeto estáem análise na Comissão de

Assuntos Municipais da

Alerj e estamos aguardando

a definição no Congresso

para discutir os próximos

passos. Ainda temos um

caminho a percorrer, outrasvotações acontecerão, mas

todos os resultados positi-

vos conseguidos até agora

representam uma vitória para

os moradores da Califórnia,

que sonham há anos com aanexação”.

menor custo. Para esclarecersobre o assunto, a Firjan pro-move na segunda-feira (dia12), às 17h, na sede da repre-sentação regional, localizadano Laranjal, em Volta Redon-da, o Workshop gratuito deComércio Exterior: ‘Exporta-ção Simplificada’.

MédicosA falta de médicos no Hos-

pital São João Batista está fa-zendo com que o diretor mé-dico da unidade, Alex Montei-ro, arregace as mangas e par-ta para o atendimento de pa-cientes. Segundo informações,o médico tem feito isso comfrequência.

ExemploEnquanto alguns integrantes

do governo municipal adotam o

silêncio, e em alguns casos atése escondendo dos contribuin-tes, a diretora do Hospital doRetiro, Márcia Cury, é adepta deouvir e tentar buscar soluções,até mesmo quando é criticada.Exemplo disso, é que ao tomarconhecimento de denúncias fei-tas no site www.caixapretadasaude.org.br ela utilizou omesmo espaço para expor a ver-são da unidade. #ficacadica.

OrquestraA Orquestra Sinfônica de

Barra Mansa, após apresentarum concerto aclamado derock, realiza neste mês umaviagem ao mundo da ópera,demonstrando mais uma vezsua versatilidade e capacidadetécnica. O concerto temático“Uma Noite de Ópera”, é o ter-ceiro da temporada oficial daOSBM e acontece na próxima

terça-feira (dia 13), às 20h, naIgreja Matriz de São Sebasti-ão. A entrada é gratuita.

EncontroO PR Jovem realiza, nes-

te sábado (dia 10), o Encon-tro da Juventude Republicanado Sul Fluminense. Com otema “Juventude e Política”, oevento servirá para debater te-mas importantes para o de-senvolvimento de políticas pú-blicas eficazes voltadas paraa juventude. A reunião come-ça às 14h, na Avenida SávioGama, no Dourados Shopping,no Retiro. Principal figura dopartido na região, o deputadofederal Jorge de Oliveira, o Zo-inho, confirmou presença.

CidadãA Ordem dos Advogados de

Volta Redonda promove nestesábado (dia 10), no horário de10h às 12h, mais uma ediçãodo “OAB Cidadã – Por um Diá-logo Social”. O projeto visitatransmitir a mensagem institu-cional da entidade, além de secolocar à disposição da comu-nidade. O evento acontece nasede da Associação de Mora-dores do bairro Santa Cruz, naAvenida Ex-combatentes.

EstranhoLeitores da Folha do

Aço estão achando estranha (erealmente é) a presença diáriade um guarda municipal noacesso ao Hospital da Unimed.

CriseAlegando aumento de cus-

tos, a empreiteira Andrade Gu-tierrez anunciou a demissãode 600 trabalhadores da Usinade Angra 3. Outros 500 ou 600empregados já teriam sido dis-pensados.

SegurançaA Polícia Militar do Rio de

Janeiro (PMERJ) formou, na úl-tima sexta-feira (9), 496 solda-dos que vão reforçar a seguran-ça do Estado. Os policiais -dentre eles 29 mulheres - pas-saram por um treinamento desete meses, que incluiu aulaspráticas e teóricas de tiro, abor-dagem, sobrevivência, políciacomunitária e direitos humanos.

A cerimônia de formaturaaconteceu no Centro de For-mação e Aperfeiçoamento dePraças (CFAP), em Sulacap,na Zona Oeste do Rio, e con-tou com a presença do gover-nador Luiz Fernando Pezão, docomandante geral da PMERJ,coronel Luís Castro e do Sub-secretário de Planejamento eIntegração Operacional da Se-cretaria de Segurança, Rober-to Sá.

Page 3: Prefeitura de VR Adão exige que Neto “exporta ... · uma visita, um abraço ou uma ligação daquele filho que está distante, decla-rando seu amor. E tudo ... Em sua justificativa

www.folhadoacovr.com.br | Volta Redonda, 10 a 16 de Maio de 2014 3VOLTA REDONDA

Obra está atrasada e não havia operários trabalhando no local

Mães com Mmaiúsculo

Por Rogério Loureiro

Eu sei que muita gen-te, principalmente quandomais jovem, já reclamoude sua mãe alguma vez,ou porque era rígida de-mais ou porque não aten-deu a um pedido. Ou “por-que minha mãe não meentende!”. Mas, tenho cer-teza que a maioria, maiscedo ou mais tarde, perce-beu que a “chatice” damãe, na verdade, era preo-cupação. Que a rigidez eranecessária em alguns mo-mentos, e que, na verda-de, nós é que muitas ve-zes não entendemos nos-sas mães.

Eu sou pai e nutro umamor imensurável pelosmeus filhos, mas acreditoque nada se compara aoamor materno. Mães quecarregam os filhos novemeses em seu ventre, oumães do coração, que sedoam integralmente e queentregariam suas própriasvidas pelos seus filhos.

Domingo é o Dia dasMães, e, mesmo que sejaum lugar comum, temosque dizer que o Dia dasMães é todos os dias.

Todo dia temos que reco-nhecer a sua importância,amar, cuidar. Mas, nestedomingo, é claro que elasestão esperando receberuma visita, um abraço ouuma ligação daquele filhoque está distante, decla-rando seu amor. E tudoque pudermos fazer, cer-tamente, ainda será pou-co para retribuir o carinhoe amor que elas nos de-ram durante toda vida.Aos que não têm maissua mãe, reservem umtempo do dia para fazeruma oração por ela.

Por fim, quero homena-gear todas as mães e pa-rabeniza-las por toda vidade dedicação pelos seusfilhos. Somos o que so-mos hoje, graças a vocês.E não poderia também dei-xar minha homenagem es-pecial para minha mãe, Al-vani, e para minha esposa,Cristiane. Mães com Mmaiúsculo a quem agrade-ço muito por fazerem parteda minha vida. Amo vocês

Feliz Dia das Mães!

Rogério é empresário epresidente licenciado doVolta Redonda Futebol Clube

Bar & Restaurante do Marquinho

Sem BalançaRua 41-C, 1135 - Vila Santa Cecília - VR - RJ

Aos Sábados:Feijoada

DISK ENTREGA:3348-0533

Self-Service

Obra da Praça da Colinacompleta 100 dias de atraso

Marca da gestão do prefei-to cassado Antônio FranciscoNeto (PMDB), o atraso emobras na cidade é novamen-te destaque na Folha doAço. Dando sequência a sé-rie de matérias que compro-vam a dificuldade do atual go-verno em concluir pequenos,médios e grandes projetos,mostraremos nesta ediçãoque nem mesmo um dos pon-tos mais frequentados de Vol-ta Redonda escapa da inér-cia da administração munici-pal. A revitalização da Praça

Celso Fortes de Castro, aprincipal da Colina, começouno dia 16 de dezembro de2013, com previsão de con-clusão de 45 dias. Na sexta-feira (dia 9) a obra completoua incrível marca de 100 diasde atraso.

O contrato para a execuçãodo serviço, orçado em R$56.345,88, foi assinado pelaprefeitura no dia 11 de dezem-bro do ano passado. A vence-dora da licitação foi a empre-sa AJL Construtora Ltda. A len-tidão na execução do projeto,

porém, estaria ligada ao redu-zido número de funcionários naempreitada. No entanto, a si-tuação pode estar ainda pior. Areportagem da Folha doAço esteve na Praça da Coli-na na quarta-feira (dia 7), porvolta das 10h, e não encontrounenhum funcionário da constru-tora no local. “Assim como aobra do Hospital Regional,está tudo parado em Volta Re-donda. É o nosso dinheiro indopelo ralo”, disse uma morado-ra da Colina, que não quis seidentificar.

Fotos: Claro Mariano

Page 4: Prefeitura de VR Adão exige que Neto “exporta ... · uma visita, um abraço ou uma ligação daquele filho que está distante, decla-rando seu amor. E tudo ... Em sua justificativa

Volta Redonda, 10 a 16 de Maio de 2014 | www.folhadoacovr.com.br4 VOLTA REDONDA

Vereador Adão, autor do projeto, quer que Neto cumpra a lei e nomeie um servidor de carreira para o cargo de comandante da Guarda

EXPEDIENTEC M DE LIMA FILHOJornais e RevistasInscrição Municipal: 052727009CNPJ: 13018923/0001-12Endereço: Rua Luiz Alves Pereira,nº 115, Sala 301,Ed. Maria Yabrudi - AterradoTelefone: (24) 3338-8341E-mail: [email protected]: Claro Mariano.Editor Responsável: Luiz Eduardo Passos.Diagramação: Bruna VianaGráfica: Diário do Vale. | Tiragem: 10.000.Distribuição: Semanal

Os artigos publicados no jornal Folha do Aço não refletem,necessariamente, a opinião do jornal.

Neto ignora lei e major seguecomandando a Guarda Municipal

O prefeito cassado Antô-nio Francisco Neto (PMDB)parece não se importar como cumprimento de leis e mui-to menos com as consequ-ências que tais desmandospodem causar. A postura éainda mais insolente quandoa lei é aprovada pelo PoderLegislativo da Volta Redon-da. É o caso da lei 5032/14,

que determina que a funçãode diretor do departamentode segurança patrimonialdeve ser ocupada por umservidor ocupante do cargode Guarda Municipal.

Se a lei fosse cumpridapelo município, o major PMLuiz Henrique Barbosa, de-veria ter sido exonerado docargo no dia 27 de março,

data em que a medida foipublicada no VR em Desta-que. Como o prefeito cassa-do insiste em descumprir oque foi aprovado pela Câma-ra, o autor da lei, vereadorAdão Henrique (PROS),apresentou um requerimentosolicitando que a presidên-cia da Casa tome providên-cias. “Não adianta nada

exist i r tantas le is e nãoacompanhar sua aplicabili-dade. O que queremos éque a lei seja cumprida”,afirmou Adão.

Em sua justificativa parao projeto, o parlamentar des-tacou que a lei “visa valorizaro servidor de carreira ocu-pante do cargo de GuardaMunicipal; bem como valori-

zando seus serviços presta-dos, visto que no quadro deservidores daquela corpora-ção podemos encontrar ser-vidores devidamente qualifi-cados para assumir o cargoconstante desta Lei”. O des-mando do prefeito cassadoNeto deve ser levado paraser apreciado pelo MinistérioPúblico nos próximos dias.

Page 5: Prefeitura de VR Adão exige que Neto “exporta ... · uma visita, um abraço ou uma ligação daquele filho que está distante, decla-rando seu amor. E tudo ... Em sua justificativa

SAÚDEwww.folhadoacovr.com.br | Volta Redonda, 10 a 16 de Maio de 2014 5VOLTA REDONDA

Após sancionada, aplicação do piso salarial dependerá do prefeito Neto

Agentes comunitários de saúde de VR tememque prefeitura descumpra piso nacional

O Plenário da Câmara dos Deputa-dos, em Brasília, aprovou na quarta-fei-ra (dia 7) proposta que fixa em R$1.014 o piso nacional para os agentescomunitários de saúde e de combatea endemias, com jornada de 40 horassemanais. Reajustes anuais tambémsão previstos no texto aprovado. O quepoderia ser uma boa notícia, no entan-to, pode se transformar em nova decep-ção dos ACS de Volta Redonda com oprefeito cassado Antônio FranciscoNeto (PMDB). O temor é que o gover-no municipal não coloque em prática opiso nacional.

O receio da categoria é baseado nahistória recente da atual administraçãomunicipal, que normalmente não segueas leis federais quando se trata depiso. É o que ocorre, por exemplo,com a lei nacional do piso do magisté-rio ainda não é cumprida na cidade doaço. “O prefeito não é de cumprir algu-mas leis, principalmente no que se re-fere a benefício aos trabalhadores, porisso, mesmo com a aprovação dos de-putados, tememos que no final das con-tas não iremos receber o piso”, disseuma agente, que pediu para não seridentificada.

A matéria aprovada em votação sim-bólica, e que ainda deve retornar aoSenado devido às mudanças feitas pelaCâmara, além de fixar o valor em R$1.014, emendas preveem, a partir de2015, aumento real equivalente à vari-ação positiva do Produto Interno Bruto(PIB) de dois anos antes. A sistemáti-ca é a mesma aplicada ao salário mí-nimo atualmente. Os valores tambémserão corrigidos anualmente pelo Índi-ce Nacional de Preços ao Consumidor(INPC).

Incentivo financeiro

O texto aprovado cria um incentivofinanceiro a ser pago pelo governo fe-deral aos estados, ao Distrito Federale aos municípios para fortalecimento depolíticas relacionadas à atuação deagentes comunitários de saúde e decombate às endemias. Segundo emen-da acatada, esse incentivo deverá serde, no mínimo, 5,3% do valor repassa-do pela União a cada entre federado e,no máximo, de 40% desse valor.

Um decreto deverá fixar os parâme-tros para a concessão do incentivo e

seu valor mensal para cada municípioou estado. Se o decreto não tiver sidoeditado, o seu valor será de 5,3%, omínimo estipulado.

O substitutivo da comissão especi-al para o projeto estipulava os índicesde 5% a 15% do valor repassado. Tan-to o complemento de salário quanto oincentivo serão repassados pelo FundoNacional de Saúde na forma de trans-ferências correntes, regulares, automá-ticas e obrigatórias. Essas transferên-cias serão em 12 parcelas mensaismais uma no último trimestre do ano.

Embora o dinheiro repassado aosentes federativos possa ser usado naspolíticas do setor como um todo, o pro-jeto permite seu uso no pagamento dossalários dos agentes comunitários, poisdetermina que, se isso ocorrer, a as-sistência financeira usada para essefim deverá constar como despesa depessoal na obediência aos limites pre-vistos na Lei de ResponsabilidadeFiscal (Lei Complementar 101/00).

Planos de carreira

O projeto dá o prazo de 12 meses,contados da publicação da futura lei,para que estados, Distrito Federal emunicípios elaborem ou ajustem os pla-nos de carreira dos agentes comunitá-

rios de saúde e dos agentes de com-bate às endemias segundo as novasdiretrizes estipuladas no texto. Entreessas diretrizes estão: remuneraçãodesses agentes; definição de metas;critérios de progressão e promoção; eadoção de modelos e instrumentos deavaliação adequados à natureza dasatividades.

Endemia ou epidemia

A partir da nova lei, a contrataçãotemporária ou terceirizada desses agen-tes, permitida pela Lei 11.350/06, pode-rá ocorrer somente no caso de comba-te a surtos epidêmicos – quando umadoença de caráter transitório ataca gran-de número de pessoas em um local aomesmo tempo. Atualmente, a contrata-ção é permitida apenas para surtos en-dêmicos – quando uma doença infecci-osa ocorre habitualmente e com incidên-cia significativa em certa região (malá-ria na Amazônia, por exemplo).

Page 6: Prefeitura de VR Adão exige que Neto “exporta ... · uma visita, um abraço ou uma ligação daquele filho que está distante, decla-rando seu amor. E tudo ... Em sua justificativa

Volta Redonda, 10 a 16 de Maio de 2014 | www.folhadoacovr.com.br6 VOLTA REDONDA

Córrego que passa ao lado do Fórum, no Aterrado, tem esgotamento a céu aberto

Sem Plano de Saneamento BásicoVR perde verbas federais para setor

Levantamento do InstitutoTrata Brasil feito de 24 de ja-neiro a 14 de abril, indica que,das 100 maiores cidades bra-sileiras, 34 ainda não têmPlanos Municipais de Sanea-mento Básico (PMSB), ne-cessário para receber recur-sos federais. Das que nãotêm, seis estão no estado doRio de Janeiro, incluindo VoltaRedonda.

O PMSB inclui ações deabastecimento de água, esgo-tamento sanitário, limpeza ur-bana e manejo de resíduos só-lidos e drenagem e manejodas águas pluviais urbanas.Das cidades analisadas, ape-nas 12 atendem integralmenteao marco regulatório do setor.São elas: Uberlândia e Juiz deFora (MG); Limeira, Franca,Piracicaba, Campinas, Mogidas Cruzes, Mauá e Itaqua-quecetuba (SP); Florianópolis(SC); Canoas (RS) e Juazeirodo Norte (CE).

Segundo o presidente exe-cutivo do instituto, ÉdisonCarlos, apesar da lei, não fo-

ram criados incentivos paraque os planos sejam elabora-dos. “O ruim da nova prorroga-ção é que ela não criou ne-nhum incentivo para aquelesmunicípios que se empenha-

ram em cumprir o prazo ante-rior nem punições aos quepouco fizeram, mesmo apósseis anos de vigor da lei. Osplanos não entregues prejudi-cam ainda mais a agilidade e

o planejamento do saneamen-to básico nas cidades, queprecisam atrelar os avançosàs regras de ocupação dosolo, expansão imobiliária e aproteção das áreas preserva-

das”, explicouDe acordo com dados da

pesquisa, apenas 34 municí-pios têm planos que contem-plem todas as áreas do sane-amento básico; 15 têm ape-nas plano com abastecimentode água e esgoto sanitário ecinco contemplaram abasteci-mento de água, esgoto sani-tário e manejo de resíduos só-lidos em seus PMSB. Nenhu-ma das outras cidades apre-sentou o plano completo e emtrês cidades, não foi possívelidentificar os componentescontemplados.

Dentre os planos elabora-dos cujos componentes forampossíveis de identificar (63planos), o esgotamento sani-tário foi contemplado em 58planos (92%), seguido peloabastecimento de água, queestava presente nos planosde 55 cidades (87%). O ma-nejo de resíduos sólidos foicontemplado em 44 planos(70% ), enquanto a drenagemurbana foi encontrada em 35planos (56%).

Neto tem até agosto paraacabar com lixão a céu aberto

Mesmo o governo federal

concedendo um prazo genero-

so para que os prefeitos aca-

bem com os lixões a céu aber-

to, pouco tem sido feito pelosmunicípios nos últimos meses.

Infelizmente, Volta Redonda se

encaixa nesse perfil. Até o mo-

mento o prefeito cassado An-

tônio Francisco Neto (PMDB)

parece não se importar com aspossíveis sanções que pode vir

a sofrer. Porém, é bom o che-

fe do Palácio 17 de Julho co-

meçar a se mover. É que a par-

tir do mês de agosto, as cida-

des que não acabarem com os

lixões a céu aberto vão respon-

der por crime ambiental e ain-

da podem receber multas que

chegam a R$ 50 milhões.Aprovada em 2010 pelo

Congresso Nacional, a Políti-

ca Nacional de Resíduos Só-

lidos (Lei 12.305/10) exige

que as cidades brasileiras

acabem com seus lixões.Para isso é preciso organizar

a coleta seletiva, instalar usi-

nas de reciclagem e deposi-

tar o material orgânico em

aterros sanitários.

Page 7: Prefeitura de VR Adão exige que Neto “exporta ... · uma visita, um abraço ou uma ligação daquele filho que está distante, decla-rando seu amor. E tudo ... Em sua justificativa

www.folhadoacovr.com.br | Volta Redonda, 10 a 16 de Maio de 2014 7VOLTA REDONDA

Céu de Volta Redonda ficou ainda mais cinza essa semana

Teste em equipamento da CSN aumentaemissão de fumaça e gera preocupação em VRNa última semana uma concentração

grande de nuvens escuras se formou so-bre o céu de Volta Redonda. Os maisatentos puderam perceber o aumento sig-nificativo, até mesmo para os padrões dacidade, na emissão de fumaça na UsinaPresidente Vargas (UPV). “Ontem (quin-ta-feira) houve uma emissão fora do pa-drão em aços longos, um descontrole porconta dos testes que ainda estão sendorealizados na planta”, revelou uma fonteda Folha do Aço, que pediu para não seridentificada.

A confirmação de que realmente aemissão de fumaça foi acima do habi-tual foi dada pela própria empresa, pormeio de nota oficial. “A nova fábrica deaços longos começou a testar seu pro-cesso produtivo em novembro de2013. Ajustes nesta fase do empreendi-mento já eram esperados, como é pa-drão em processos industriais desseporte. Todas as não-conformidades es-tão sendo analisadas em detalhes pe-los técnicos da Companhia e sanadasem tempo hábil”, diz o comunicado.

Com investimento na faixa de R$1 bilhão, a nova unidade terá capaci-dade de produzir 500 mil toneladas devergalhões e fio-máquina por ano, se-

gundo previsão da própria empresa.Em março do ano passado, o Institu-to Estadual do Ambiente (Inea) orde-nou que a CSN suspendesse “indefi-nidamente”, o trabalho de construçãoda usina, alegando que a empresanão havia pagado uma multa no pra-zo estabelecido.

A CSN concordou em pagar R$2,218 milhões em compensação pelo

impacto ambiental da expansão dasoperações em Volta Redonda. Mas, oprazo final do pagamento venceu, e oInea obrigou a companhia a interrom-per os trabalhos. Três dias depois, po-rém, autoridades ambientais do estadodo Rio autorizaram a retomada dasobras, após a companhia depositar omontante na conta do Fundo Brasilei-ro para a Biodiversidade (Funbio).

Nota à Imprensa

Em outra nota oficial, a CSN infor-mou que como parte da sua políticaambiental, “investe constantemente naadoção de práticas sustentáveis. Porconta disso, se comprometeu com ór-gãos ambientais a investir até 2015 cer-ca de R$ 27 milhões em controle deemissões atmosféricas nas seguintesações: reforma do sistema de pulveriza-ção de cal e captação de pó da calci-nação; substituição das coifas dos con-versores A, B e C e melhorias no siste-ma de captação da Aciaria; redimensi-onamento, aquisição e substituição dosdutos das sinterizações 2, 3 e 4; me-lhorias no sistema de acionamento dasportas (Doghouse) da Aciaria”.

Além dessas “ações preventivas ecorretivas”, a CSN informou que “moni-tora constantemente, em parceria comos órgãos ambientais, a qualidade doar em Volta Redonda. Durante o ano de2014, os sistemas de monitoramentoinstalados na cidade não registraram ín-dices inadequados. Ocorrências pontu-ais são sempre analisadas em detalhespelos técnicos da Companhia e sana-das em tempo hábil”.

Poluição agrava problemas respiratóriosÔnus e bônus. Assim pode ser clas-

sificada a relação entre a CSN e cida-de de Volta Redonda. Um dos benefí-cios é o fato da empresa ser uma dasprincipais geradoras de empregos domunicípio. Isso sem falar dos milhõesde reais em tributos repassados anu-almente aos cobres públicos. O ladoruim da história, porém, fica por contados danos ambientais que diretamen-te afetam o dia a dia da população.

A falta de uma política ambientalmais consistente por parte da prefeitu-ra é outro fator que contribuí para a ci-dade do aço ser também conhecidacomo a cidade da poluição. Apesar decontar com uma secretaria do Meio Am-biente, poucas ações são realizadaspara minimizar os danos ambientais nomunicípio. Novamente sobra para a po-pulação, principalmente quem sofre deproblemas respiratórios, “Com certeza apoluição da cidade influencia, e muito,nas doenças respiratórias que acome-tem a população. Com a chegada dooutono e inverno, os casos aumentamsignificativamente”, afirmou o médicootorrino e homeopata Cláudio Dalbone.

A Organização Mundial de Saúde(OMS) estima que, anualmente, maisde dois milhões de pessoas podemmorrer no mundo por problemas respi-ratórios causados pela poluição.

E não é necessário equipamento es-pecializado para constatar a qualidade doar da cidade, basta olhar para o céu oumesmo passar um pano úmido nas casaspara perceber a presença de pó preto.

“Todo dia é o mesmo problema, tenho quepassar pano duas vezes em casa para ti-rar esse pó preto que dizem que vem daCSN e tentar amenizar os problemas res-piratórios da minha filha”, analisou SamantaCordeiro, moradora do bairro Jardim Amá-lia. “Cadê a prefeitura para multar as em-presas que estão poluindo?”, completou.

A higienização é uma das medidas in-dicadas pelo otorrino Claudio Dalbone paraamenizar o aparecimento das doenças res-piratórias. “Primeiro deve-se fazer uma boahigiene e limpeza da casa todos os dias;lavar sempre o nariz com soro fisiológico,não importa a idade, e se hidratar bastan-te”, informou o especialista. “As criançase os idosos são os que mais necessitamde atenção e cuidados”, finalizou.

Pesquisa

O Movimento Ética na Política(MEP) realiza na terça-feira (dia 13), às10h30min, a apresentação do resulta-do de uma sondagem socioambientalrealizada no período de 5 a 8 de maio,em Volta Redonda. Especialistas naárea ambiental irão comentar a percep-ção da população da cidade quanto aotema abordado. O encontro é aberto aopúblico e será realizado na sala do pré-vestibular, no bairro Niterói.

Nota da redação: A reportagem dojornal Folha do Aço enviou e-mail paraa assessoria de comunicação da pre-feitura solicitando informações sobre asações da secretaria do Meio Ambien-te, mas não obteve resposta.

Claro Mariano

Page 8: Prefeitura de VR Adão exige que Neto “exporta ... · uma visita, um abraço ou uma ligação daquele filho que está distante, decla-rando seu amor. E tudo ... Em sua justificativa

VOLTA REDONDAPOLÍCIA Volta Redonda, 10 a 16 de Maio de 2014 | www.folhadoacovr.com.br8 SAÚDE

Prefeitura de VR “exporta” gestantespara realizar parto em Barra Mansa

Na véspera do Dia dasMães, comemorado neste do-mingo (dia 11), a Folha doAço revela as dificuldades en-frentadas por mulheres de Vol-ta Redonda que estão prestesa dar a luz. Em vários casos,a falta de médico ginecologis-ta ou obstetra na rede públicado município tem transformadoa alegria da proximidade doparto em verdadeiros momen-tos de aflição. A ausência deespecialistas no Hospital SãoJoão Batista já obriga a prefei-tura a recorrer à contrataçãode partos em hospitais parti-culares ou até mesmo expor-tar pacientes para municípiosvizinhos, como Barra Mansa.

Segundo informações, aprimeira medida do governomunicipal para tentar sanar oproblema foi encaminhar ges-tantes para o Hospital daUnimed. No entanto, o atra-so no pagamento das cirur-gias impossibilitou que a par-ceria tivesse continuidade. “A

prefeitura estaria devendocerca de R$ 30 mil a Unimed,valor esse referente somentea um final de semana”, reve-lou uma fonte da secretariade Saúde, que preferiu nãose identificar.

Com as portas fechadas naUnimed, a direção do HospitalSão João Batista agora temrecorrido ao Hospital da Mulherna vizinha Barra Mansa. “Es-sas transferências são feitasde ambulância ou até mesmono carro da própria família dagestante. Resta apenas rezarpara que nenhuma gestantetenha alguma complicaçãonesse percurso que não é tãocurto assim como no caso daUnimed”, analisou outra funcio-nária do HSJB.

Nota da redação: A prefei-tura de Barra Mansa, por meioda assessoria de imprensaconfirmou que o Hospital daMulher vem fazendo o atendi-mento de pacientes oriundasde Volta Redonda.

Baixo salário afasta especialistasA parte salarial é um dos

pontos que tem dificultado aprefeitura de Volta Redonda nahora de contratar médicoscom especialidade. Até mesmoprofissionais que ocupavamcargos de chefia estariam sedesligando do município. Con-forme a Folha do Aço revelouna edição 184, uma das recen-tes baixas foi a saída da mé-dica ginecologista e obstetraque respondia pela coordena-ção do setor no Hospital SãoJoão Batista, Débora Rabelo.

E não para por aí. Nos pri-meiros meses desse ano, todaa equipe de cirurgiões do hos-pital pediu demissão coletiva.Entre as alegações apresenta-das para tomada de decisão,

destaque para as de condiçõesde trabalho, a falta de vinculotrabalhista, além da baixa re-muneração.

Reunião

Na noite de terça-feira (dia6), a rádio corredor no Palácio17 de julho ficou no até maistarde no ar. Isso porque, repre-sentantes de um grupo de mé-dicos ginecologistas e obste-tras estavam reunidos com oprefeito cassado Antônio Fran-cisco Neto (PMDB). No encon-tro, com cerca de duas horasde duração, Neto teria tentadojustificar o motivo da remune-ração baixa oferecida pelo mu-nicípio. “Em outras palavras,

ele alegou que a prefeitura estáquebrada, sem dinheiro e emprofunda crise financeira”, reve-lou um médico.

Percebendo que sua jus-tificativa não convenceu ogrupo, Neto se viu obrigadoa fazer uma nova promessa.“Ele assegurou aos gineco-logistas e obstetras que iriaprovidenciar uma licitaçãopara atender uma das reivin-dicações dos profissionais,que é o vínculo trabalhista”,contou a mesma fonte. Paraa surpresa dos médicos, oprefeito cassado não tocouno assunto da implantaçãoda Fundação de Saúde, umadas promessas da época dacampanha.

Sem médicos obstetras, prefeitura manda gestantes para Barra Mansa

Page 9: Prefeitura de VR Adão exige que Neto “exporta ... · uma visita, um abraço ou uma ligação daquele filho que está distante, decla-rando seu amor. E tudo ... Em sua justificativa

www.folhadoacovr.com.br | Volta Redonda, 10 a 16 de Maio de 2014 9POLÍCIA

POLÍCIAResumo da Semana

• Preso IClayton dos Santos, 29

anos, por tentativa de roubo

a uma casa na Rua Raul de

Leoni, no São Lucas. Os

PMs Gilberto Viana e Davi

José foram acionados com a

informação de que um ho-

mem foi detido por populares

depois de invadir uma resi-

dência. Eles encontraram

Clayton sentado no chão,

sendo vigiado por moradores.

Ele havia invadido a casa da

comerciante Valkiria de Car-

valho Castelo Branco, 23

anos. De acordo com a víti-

ma, o suspeito a ameaçou

com uma tesoura. Quando

ela gritou por socorro, o ho-

mem tentou fugir levando

duas pequenas garrafas de

uísque, mas acabou sendo

impedido por vizinhos.

• Preso IILeandro Rocha Sena, o

Boca, 24 anos, por posse ile-

gal de arma. Na casa dele, na

Rua B, no Santo Agostinho,

agentes do serviço reservado

do 28º Batalhão apreenderam

um revólver calibre 38, uma

pistola calibre 765 e 11 mu-

nições, além de dois carrega-

dores, um rádio transmissor e

um aparelho celular. Leandro,

que ainda tentou fugir pulan-

do no telhado da casa vizi-

nha, mas foi capturado, tem

passagens pela polícia. Ele é

suspeito do assassinato, em

março de 2007, do metalúrgi-

co Fágner Rodrigues de Cas-

tro, 24 anos, no Sider Shop-

ping. Na época, Leandro che-

gou a ser preso, mas respon-

de em liberdade. Ele também

é suspeito de ter assassina-

do Thiago da Silva, em abril

de 2007, no bairro Santo

Agostinho.

• Preso IVO auditor da Receita Fede-

ral José Cassoni Rodrigues

Gonçalves, 59 anos. Ele foi

detido quando se apresentou

na sede da Polícia Federal em

Volta Redonda para retirar um

passaporte feito com uso de

documento falso, em nome de

Washington Luis Miranda.

Cassoni estava com mandado

de prisão expedido pela 2ª

Vara Federal Criminal de São

Paulo desde 30 de abril de

2012. O auditor, que trabalha-

ra, seis guardas tiveram dificul-

dades para dominar o dono da

caminhonete, que tentou dei-

xar o local. Ivone disse que foi

agredida e machucou o pulso,

além de ter arrebentado a pul-

seira do relógio. O caso foi re-

gistrado na Deam como deso-

bediência e resistência.

• RecuperadoO Gol branco, placa LNS

7217, de Duque de Caxias. O

veículo foi encontrado pela

guarda municipal estacionado

na Avenida Adeodato Pires, no

bairro Niterói. O carro havia

sido furtado em 2011.

• AssaltadoRomenique Marcos Macha-

do, 21 anos, por dois adoles-

centes. Ele foi rendido quando

passava pelo Jardim dos Ino-

centes, na Vila. A dupla se

aproximou e exigiu dinheiro.

Um deles enfiou a mão rapida-

mente no bolso da calça do jo-

vem e pegou a carteira com

documentos pessoais e R$ 20

em dinheiro.

• VítimaDe extorsão, o aposenta-

do José Angelo Pereira Filho,

63 anos. De acordo com re-

gistro na 93ª DP, ao deixar o

banco Santander, no Retiro, a

vítima ele foi abordada e ame-

açada por um rapaz, orde-

nando que ele voltasse à

agência e lhe fornecesse o

cartão e a senha. Temendo

por sua vida, José obedeceu.

O bandido sacou R$ 1.400.

• Preso IIIJosé Ferreira dos San-

tos, o Nino, 24 anos, acu-

sado de chefiar o tráfico

de drogas no Belo

Horizonte. Foragido do

sistema prisional desde

2012, quando cumpria

pena de cinco anos por

tráfico, ele é apontado pela

polícia civil como substitu-

to de Alexsandro da Silva

Oliveira, o Gordo, 42 anos,

que até ser preso, no dia

11 de abril deste ano, era

o chefe do bairro. A prisão

foi efetuada por policiais

civis da 93ª DP.

va na cidade paulista de

Osasco, é apontado como lí-

der de um esquema que teria

resultado, em 10 anos, num

rombo de mais de R$ 2 bi-

lhões nos cofres públicos. Em

agosto de 2013, o Tribunal

Regional Federal da 3ª Região

negou, por unanimidade, dois

habeas-corpus em favor dele.

Cassoni pedia a nulidade do

inquérito policial e de provas

produzidas por meio de escu-

tas telefônicas.

• DetidoUm homem, que não teve

nome e idade revelados, acu-

sado de agredir a inspetora

da guarda municipal Ivone. A

confusão aconteceu no Laran-

jal, no momento em que os

alunos do turno da tarde dei-

xavam as dependências do

Colégio Getúlio Vargas. Ivone

e o guarda Antônio foram aci-

onados pelo Ciosp para verifi-

car a informação de que havia

um veículo estacionado sobre

a calçada, praticamente na

entrada do colégio. Segundo

depoimento da inspetora, o

veículo era a caminhonete Nis-

san placa NQO 5446, cujo pro-

prietário teria se negado a ti-

rar de cima da calçada, onde

ele havia também colocado

mesas e um toldo para ofere-

cer um curso de idiomas. Ain-

da segundo a guarda, ela te-

ria sido desacatada e por isso

deu voz de prisão ao dono da

caminhonete, que teria

resistido. A partir daí houve

uma confusão. Foi solicitado

reforço e, segundo a inspeto-

Page 10: Prefeitura de VR Adão exige que Neto “exporta ... · uma visita, um abraço ou uma ligação daquele filho que está distante, decla-rando seu amor. E tudo ... Em sua justificativa

POLÍCIA Volta Redonda, 10 a 16 de Maio de 2014 | www.folhadoacovr.com.br10 SOCIAL

Nos [email protected] ••••• Julio Cesar

• O clima de montanha aliado

a uma das mais tradicionais

festas da região das Agulhas

Negras. Esses são os atrati-

vos da XXII Festa do Pinhãoque acontece neste final de

semana, dias 10 e 11, em Vis-

conde de Mauá.

• O espetáculo “E aí, comeu?”,

com Marcos Pasquim, Mouha-

med Harfouch, Renato Rabeloe Leona Cavalli chega a Volta

Redonda. A comédia terá duas

sessões, dias 22 e 23, a par-

tir das 20h30min, no Teatro

Gacemss.

• A peça “Há dois mil anos”será encenada no dia 17, às

19 h, no Teatro Gacemss I.

• Péricles, César Menotti &

Fabiano e Victor & Léo serão

• Em comemoraçãoao Dia das Mães,o Black Jack Pub

preparou um supershow para este sábado

(dia 10), com ocantor Milton Guedes.

• A sugestão para opróximo dia 18 é o

espetáculo“Os Backyardigansna Copa”, em duasapresentações, às11h e 16h30min,

no Teatro Gacemss.

as atrações do 25º aniversáriode Itatiaia, entre os dias 30 de

maio e 1º de junho.

• Segue até o dia 18, no Re-

sende Shopping, uma feira de

filhotes. Estão em exposição e

disponível para venda dezenasde cães e gatos de diversas

raças. A feira funciona de se-

gunda a sexta-feira, das 14h

às 21h. No sábado, o horário

é de 10h às 21h e no domin-

go, de 12h às 21h.

Zania Carvalho e Luis Ricardo

Ciléia Costa e Carolina Cardoso

Rafa de paula eJorge & Matheus

Bruna Miller , Daiane Carvalho , Dany Mendes , NaylaViana , Ana Clara , Bia Carreiro e Lívia Magalhâes

Ana Paula

Page 11: Prefeitura de VR Adão exige que Neto “exporta ... · uma visita, um abraço ou uma ligação daquele filho que está distante, decla-rando seu amor. E tudo ... Em sua justificativa

ESPORTEwww.folhadoacovr.com.br | Volta Redonda, 10 a 16 de Maio de 2014 11ESPORTE

Legenda Sub-14 faz os últimos preparativos para torneio internacional

[email protected]

Sub-14 ganha cinco reforços paraa disputa de torneio internacional

Por André Pinheiro

O time sub-14 do Voltaço,que disputará no Torneio Interna-cional da Cidade de Cremona,na Itália, ganhará mais cinco re-forços. Os atletas chegarão nes-ta quarta-feira, dia 7, e integra-rão o elenco comandado pelotécnico Virgílio Netto. O treina-dor viajou até Brasília-DF no úl-timo fim de semana e observoutreinos e jogos dos garotos, queatuam no Clube da Saúde, par-ceiro do Voltaço na disputa doTorneio. Outros três atletas doclube devem chegar ao Tricolorde Aço até o fim da semana.

De acordo com Virgílio Net-to, a visita ao time brasiliense foifundamental para o andamentoda preparação. “A viagem foi bas-tante produtiva. Conheci o belotrabalho feito pelo Clube da Saú-de e pude avaliar atletas com osquais iremos contar para essetorneio tão importante para o Vol-

taço. Conseguimos ainda anteci-par a vinda deles para que parti-cipem da reta final da preparaçãoe isso será essencial para o nos-so trabalho”, explicou.

Vírgilio tem uma longa histó-ria no Voltaço. O técnico traba-lha no time há mais de 20 anose conhece bem toda sua estru-

tura, desde as categorias debase até o profissional. No en-tanto, nos quatro primeiros me-ses de 2014, licenciou-se do Tri-color para assumir a preparaçãofísica do Águia Negra, comquem foi vice-campeão sul-mato-grossense. “Foi uma experiênciaótima. Trabalhei ao lado do téc-

nico Chiquinho Lima, ex-jogadordo Volta Redonda, e tivemos óti-mos resultados. Não há dúvidasde que tudo isso agregará ao tra-balho que estou fazendo agora.Considero o Volta Redonda mi-nha segunda casa e disputar umtorneio internacional será umgrande crescimento para mim e

para o clube”, concluiu.A diretoria está investindo

no sucesso da equipe sub-14no Torneio de Cremona. O Vol-ta Redonda está oferecendoaos atletas suporte médico, fi-sioterapêutico, nutricional e psi-cológico, bem como alimenta-ção, hospedagem, transporte,aulas de italiano, entre outrosbenefícios. Além disso, seusatletas seguem treinando nasdependências utilizadas peloelenco profissional, no Centrode Treinamento Oscar Cardoso.

A delegação do Voltaço via-ja para a Itália no dia 28 demaio. O Tricolor de Aço é o úni-co time brasileiro na competi-ção, que também será disputa-da pelas equipes italianas da U.S. Cremonese, Parma, Juven-tus, Internazionale e Atalanta,além de TSV Munique 1860, daAlemanha, Mônaco, do Princi-pado, Dragons Kashiva, do Ja-pão, e Brondby, da Dinamarca.

Voltaço inaugura mais trêsnúcleos no Sul Fluminense

O Voltaço terá mais trêsescolinhas de futebol na re-gião Sul Fluminense. Nestesábado (dia 10), a diretoria doTricolor de Aço inaugura umanova extensão no bairro VilaNova, em Barra Mansa. A ce-rimônia terá início às 9h eserá realizada no campo dacomunidade, onde funcionarãoas aulas, que atenderão cer-ca de 80 jovens. Na quinta-fei-ra (dia 15), às 17h, será a vez

de Piraí O núcleo funcionaráno campo do bairro Varjão,onde será a evento. A terceiraescolinha funcionará na cida-de de Resende. A inauguraçãoserá no sábado (dia 24), às9h, no campo Barra II (antigoFlamenguinho), onde ocorre-rão as aulas.

Os núcleos fazem partedo projeto Voltaço nos Bair-ros, que visa criar polos doclube na região destinado a

jovens. O objetivo é formar ci-dadãos através do esporte,aproximar-se das comunida-des, fortalecer a marca Volta-ço e gerar novos torcedores.Sem falar na possibilidade dedescoberta de novos talentos,que poderão ser encaminha-dos às categorias de base doTricolor de Aço.

O presidente em exercíciodo Volta Redonda, RonaldoLoureiro, falou sobre os novos

“filhos” do clube. “É um pro-jeto que tem levado o nomedo Voltaço a vários municípi-os da região. Sabemos que oesporte é um aliado importan-te para a saúde da populaçãoe tem aspectos sociais mui-to importantes, como afastarjovens das drogas, por exem-plo. Estamos muito felizesem inaugurar mais três esco-linhas em cidades diferentese pretendemos ampliar ainda

mais nosso alcance”, disseLoureiro.

Ao todo, serão nove exten-sões do clube na região. Alémdos três citados, o Voltaçomantém núcleos no bairroRoma II, no Clube dos Funcio-nários da CSN e no Recreio doTrabalhador da CSN, todos es-ses em Volta Redonda; os nú-cleos Califórnia e Dorândia,ambos em Barra do Piraí; e nobairro Vila Maia, em Itatiaia.

Page 12: Prefeitura de VR Adão exige que Neto “exporta ... · uma visita, um abraço ou uma ligação daquele filho que está distante, decla-rando seu amor. E tudo ... Em sua justificativa

Volta Redonda, 10 a 16 de Maio de 2014 | www.folhadoacovr.com.br12 POLÍTICA

Câmara adia novamente votação parainstalação de CPI da Saúde em VR

A criação de uma Comis-são Especial de Inquérito (CPI)para apurar o suposto esque-ma fraudulento envolvendo pro-fissionais lotados na secretariamunicipal de Saúde, propostaem requerimento verbal em2013, mas engavetada desdeentão, voltou a ser discutidapelos vereadores de Volta Re-donda. A matéria, no entanto,apesar de ser do conhecimen-to geral dos parlamentaresteve mais uma vez um obstá-culo que irá atrasar a sua vo-tação. Na sessão plenária dequinta-feira (dia 8), a vereado-ra América Tereza (PMDB) pe-diu vista do projeto.

A postura da parlamentardesagradou Maurício Batista(PPN), autor do pedido da cria-ção da CPI. Sem esconder suacontrariedade com a colega, overeador chegou a afirmar queestava cansado de esperar porinformações sobre o andamen-to das investigações. “Nós ve-readores é que temos que in-

formar a população o desfechodo caso. Nosso papel é o deinvestigar, independente do es-quema ser tema também deum minucioso levantamento daPolícia Federal”, disparou.

No entendimento de Maurí-cio Batista, não resta dúvidaque existem fortes indícios deirregularidades no repasse daGratificação de Incentivo aoDesempenho (GID). “A própriaprefeitura chegou a divulgarque o rombo seria de cerca deR$ 1 milhão. Queremos infor-mar a população quem são osresponsáveis pelo esquema.Precisamos saber ainda quan-tas pessoas foram demitidas equem são elas”, frisou.

Dois pesos

Na sessão de segunda-fei-ra (dia 5), o debate sobre umaemenda apresentada pelo vere-ador Pedro Magalhães (PSDB),fazendo acréscimo à Lei do Re-gime Próprio de Previdência

Social (RPPS), que substituiráo antigo Fundo de PrevidênciaSocial (Faps), acabou gerandoum tremendo mal-estar. Semser convencido por seus paresde que a emenda de sua auto-ria deveria ser retirada, Maga-lhães acabou solicitando vistasà votação. Foi a senha paraque seus pares se rebelassemcontra o veterano parlamentar.

Vereadores aliados do Palá-cio 17 de Julho chegaram a di-zer que “pedir vista é perda detempo, pois a população estáperdendo com isso”. Realmen-te os nobres têm razão quantoa isso. Só que a máxima deve-ria valer para todos os casos enão somente nos que podem,de alguma forma, ser de inte-resse do Poder Executivo.

Entenda o caso

Após a Folha do Aço divul-gar na edição 120, de dezem-bro de 2012, que um municípioda região teria funcionários sen-

do investigados, suspeitos dedesvio de verba do SUS, quedeveria ser utilizada para fazerpagamentos de pessoal, a pre-feitura de Volta Redonda resol-veu antecipar aos fatos e algunsdias informou que havia desco-berto um esquema fraudulentoenvolvendo um grupo de servi-dores da secretaria municipalde Saúde. Funcionárias do de-partamento de Recursos Huma-nos da secretaria estariam in-cluindo nomes indevidamentena lista de pessoas autorizadasa receberem a GID, um benefí-cio pago trimestralmente aosservidores do órgão por cumpri-mento de metas.

Cinco pessoas que traba-lhavam no RH da secretaria, eque eram responsáveis pelaelaboração da lista, foram de-mitidas, mas tiveram os nomespreservados para que a inves-tigação não fosse prejudicada,já que outros servidores públi-cos ainda poderiam estar en-volvidos. O Ministério Público

Federal instaurou procedimen-to investigatório e o inquéritoda Polícia Federal apontou quea fraude na saúde de Volta Re-donda não se restringiu apenasaos funcionários do órgão.

Na época, o Procurador deRepública João Luiz Villa do Miu,informou que o esquema teve aparticipação de servidores demais de um setor da prefeitura.“Já foram realizadas oitivas e oMPF aguarda o fim das diligên-cias policiais para promover asmedidas judiciais cabíveis”, afir-mou Miu, por meio de nota daassessoria de imprensa do MPF.

Confirmada a gravidade dosfatos, os autores da fraude po-dem responder pela prática decrime de peculato e de forma-ção de quadrilha, cujo as pe-nas vão de 2 a 12 anos de re-clusão no primeiro caso e de1 a 3 anos no segundo, e atode improbidade administrativa,com penas de perda do cargo,multa, suspensão dos direitospolíticos e indenização integral.