PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA CLIMÁTICA DE … · A alimentação dos quadros de...

12
1 8 5 8 1 9 3 2 PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA CLIMÁTICA DE CUNHA MEMORIAL DESCRITIVO OBJETO: MELHORIAS NO DEPARTAMENTO DE TRANSPORTE 1 – DEMOLIÇÕES: Será realizada a demolição da escada de acesso ao pavimento superior, com demolição das colunas e vigas e retirada do madeiramento de suporte e telhas de alumínio. Na parte administrativa, será demolida uma parte da parede de fechamento externo, com retirada de vitrô existente para colocação de porta de acesso externo. O banheiro dos funcionários será totalmente demolido, manualmente incluso retirada de batentes, vitrô, peças sanitárias e piso. O muro externo será demolido, assim como serão retirados os portões atuais de acesso externo, e alambrado para construção de muro de fechamento. Todo entulho deve ser transportado até o local de despejo. 2 – FUNDAÇÕES: Foi previsto fundação com broca de concreto de 20 cm , sob os pilares em vãos de no máximo 3,50 m de um até outro, com profundidade de 2 m. A ferragem da broca será composta por 4 ferros de ¼” (1metro) e estribos de 3/16” a cada 20. Sobre as brocas serão executadas vigas baldrames (30x30) com 4 ferros de 3/8” e estribo de 3/16” a cada 15 cm. Antes do lançamento do concreto das vigas deverá ser colocada uma camada de 7cm de brita. Na execução do concreto deverão ser observados os cuidados com os agregados e cimento a serem utilizados. Os agregados serão apresentados isentos de impurezas e as características dos agregados obedecerão a NBR-6118 (NB-1). O cimento que será empregado na execução do concreto para as fundações, serão armazenados em local seco e protegido. Toda a fundação deverá ser impermeabilizada com argamassa impermeável com aditivo hidrófugo. 3 – VEDAÇÃO: Todas as paredes de vedação serão constituída de bloco cerâmico de 09 cm . Recomendações: A alvenaria deverá ser executada conforme as recomendações das seguintes normas da ABNT: NBR 8545 - Execução de alvenaria sem função estrutural de tijolos e blocos cerâmicos. Para o levante da alvenaria a argamassa deverá ser plástica e ter consistência para suportar o peso dos tijolos e mantê- los alinhados por ocasião do assentamento. O traço deverá ser determinado em função das características dos materiais locais. Como dosagem inicial, recomenda-se a proporção 1:8 em volume, sendo uma parte de cimento e três partes de areia média ou grossa. O traço deverá ser ajustado, experimentalmente, observando-se a característica da argamassa quanto à trabalhabilidade. Adições poderão ser utilizadas desde que tenham

Transcript of PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA CLIMÁTICA DE … · A alimentação dos quadros de...

18 5 8 193 2

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA CLIMÁTICA DE CUNHA

MEMORIAL DESCRITIVO

OBJETO: MELHORIAS NO DEPARTAMENTO DE TRANSPORTE

1 – DEMOLIÇÕES:Será realizada a demolição da escada de acesso ao pavimento superior,

com demolição das colunas e vigas e retirada do madeiramento de suporte etelhas de alumínio. Na parte administrativa, será demolida uma parte da paredede fechamento externo, com retirada de vitrô existente para colocação de portade acesso externo. O banheiro dos funcionários será totalmente demolido,manualmente incluso retirada de batentes, vitrô, peças sanitárias e piso. O muroexterno será demolido, assim como serão retirados os portões atuais de acessoexterno, e alambrado para construção de muro de fechamento.

Todo entulho deve ser transportado até o local de despejo.

2 – FUNDAÇÕES:Foi previsto fundação com broca de concreto de 20 cm , sob os pilares em

vãos de no máximo 3,50 m de um até outro, com profundidade de 2 m. Aferragem da broca será composta por 4 ferros de ¼” (1metro) e estribos de 3/16”a cada 20.

Sobre as brocas serão executadas vigas baldrames (30x30) com 4 ferrosde 3/8” e estribo de 3/16” a cada 15 cm. Antes do lançamento do concreto dasvigas deverá ser colocada uma camada de 7cm de brita.

Na execução do concreto deverão ser observados os cuidados com osagregados e cimento a serem utilizados.

Os agregados serão apresentados isentos de impurezas e ascaracterísticas dos agregados obedecerão a NBR-6118 (NB-1).

O cimento que será empregado na execução do concreto para asfundações, serão armazenados em local seco e protegido.

Toda a fundação deverá ser impermeabilizada com argamassaimpermeável com aditivo hidrófugo.

3 – VEDAÇÃO:Todas as paredes de vedação serão constituída de bloco cerâmico de 09 cm .

Recomendações:A alvenaria deverá ser executada conforme as recomendações das

seguintes normas da ABNT: NBR 8545 - Execução de alvenaria sem funçãoestrutural de tijolos e blocos cerâmicos. Para o levante da alvenaria a argamassadeverá ser plástica e ter consistência para suportar o peso dos tijolos e mantê-los alinhados por ocasião do assentamento. O traço deverá ser determinado emfunção das características dos materiais locais. Como dosagem inicial,recomenda-se a proporção 1:8 em volume, sendo uma parte de cimento e trêspartes de areia média ou grossa. O traço deverá ser ajustado,experimentalmente, observando-se a característica da argamassa quanto àtrabalhabilidade. Adições poderão ser utilizadas desde que tenham

18 5 8 193 2

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA CLIMÁTICA DE CUNHA

compatibilidade com os aglomerantes empregados na fabricação da argamassae com o tijolo.

Procedimentos de Execução:Iniciar o serviço preferencialmente pelos cantos, assentando os tijolos

sobre uma camada de argamassa de cimento, cal hidratada e areia no traço1:2:8, previamente estendida, alinhados pelo seu comprimento. A largura dotijolo corresponderá à espessura da alvenaria.Utilizar o prumo de pedreiro para o alinhamento vertical da alvenaria. Esticaruma linha que servirá de guia, entre dois cantos ou extremos já levantados,garantindo-se o prumo e horizontalidade da fiada.Manter a espessura das juntas (12 mm) entre os tijolos, completamente cheias.

4 – SUPERESTRUTURA:Este item refere-se aos pilares, vigas e laje para a execução da garagem

e para a escada e patamar com expurgo.Para a execução dos pilares e vigas da edificação será executado em

concreto armado fck = 20 Mpa, preparo c/ betoneira, inclui forma, armação ca-50, lançamento e vibração. A dosagem do concreto será estabelecida emfunção da resistência característica no Fck 20 Mpa (traço 1:2:4), obedecendo-sea NBR-6118 (NB-1).

Na execução do concreto deverão ser observados os cuidados com osagregados e cimento a serem utilizados.

Os agregados serão apresentados isentos de impurezas e ascaracterísticas dos agregados obedecerão a NBR-6118 (NB-1).

O cimento que será empregado na execução do concreto para asfundações, serão armazenados em local seco e protegido.

Os pilares terão dimensões de 14x20 cm, e deverão ser utilizados 6ferros 3/8” com estribo 3/16” a cada 15 cm e terão as seguintes dimensões :

As vigas sobre a parede de lajota ceramica de 14 terão dimensão de14x30 e da sobre a lajota de 9 terão dimensões de 9x30, com 4 ferros de 3/8” eestribo de 3/16” a cada 15 cm.

A escada deverá ser executada conforme projeto apresentado ,sendo suaestrutura em laje H16 (12+8) e degraus em concreto armado e deverá serarmada com ferragens longitudinais e transversais , em ambos os sentidospositivo e negativo com ferro 3/8” e estribo 3/16”.O concreto preparado no localFck 20 Mpa.

Após a retirada das formas os degraus deverão receber cimentado liso.O corrimão será em barra chata 1 ½”x1/4” ou em ferro fundido com

desenhos atuais. O departamento de engenharia da prefeitura deverá serconsultado antes de sua confecção.

5 - PISOS REVESTIMENTOSApós o nivelamento da obra deverá ser executado um lastro de concreto

impermeabilizado , no traço 1:3:6 (cimento, areia e brita) com e= 7 cm..Sobre o lastro será executado uma argamassa de regularização no traço

1:3 (cimento e areia) com e= 4 cm.

18 5 8 193 2

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA CLIMÁTICA DE CUNHA

Todo o piso interno será tipo cerâmico esmaltado com textura semi-rugosa PEI-5 resistência química A, para áreas internas, assentado comargamassa colante industrializada.

O revestimento interno e externo deverá ser composto do seguinte: Tetos: chapisco no traço 1:3 (cimento e areia) , e=0,5 cm ; emboço

desempenado com espuma de poliester no traço 1:2:11 (cimento, cal eareia média) , e=1,5 cm; reboco no traço 1:2:9 (cimento, cal e areia fina),e=1,00 cm.

Paredes: chapisco no traço 1:3 (cimento e areia) , e=0,5 cm ; emboçodesempenado com espuma de poliester no traço 1:2:11 (cimento, cal eareia média) , e=1,5 cm; reboco no traço 1:2:9 (cimento, cal e areia fina),e=1,00 cm.

Azulejo h=2,7 até o teto no expurgo .

6 – COBERTURA:A estrutura deverá ser em madeira de boa qualidade pontaleteada sobre

a laje de cobertura existente com empenas de alvenaria e colunas em concreto esobre a estrutura de vigas e pilares a ser feita na escada e garagem. A telhaserá de barro tipo romana vermelha A área do expurgo será executada com forroem pínus.

7 – DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS:As calhas serão instaladas no beiral de cada água do telhado do setor

administrativo e garagem. Os condutores serão instalados em cada limite dascalhas e deverão ter saídas no piso preferencialmente em um local discretocomo sarjetas.

8 - ESQUADRIAS E FERRAGENSAs portas seguem os critérios:

Porta de entrada (segundo pavimento) em ferro de abrir; Porta de entrada (banheiro e expurgo) em ferro de abrir; Porta de entrada (administração) em ferro de correr com vidro;

Janelas serão de ferro e seguem os critérios: No banheiro e expurgo serão tipo “basculante”;

Os portões de acesso seguem estes critérios: O portão de pedestres será em ferro fundido de abrir; Os portões de entrada de veículos serão em ferro fundido de correr.

Nas esquadrias com vidro deverão ser instalados vidro de 4 mm.Os gradis da escada e varanda serão em barra chata 1 ½”x1/4” .

9 - INSTALAÇÕES HIDRÁULICASA instalação de água será feita em tubos de PVC rígido de diâmetros

variados que alimentarão todos os aparelhos sanitários e demais ambientes quepossuem lavatório e pias. A alimentação será feita pela rede de distribuição deágua potável implantada na rua, já existente no edifício.

18 5 8 193 2

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA CLIMÁTICA DE CUNHA

A instalação de esgoto será feita em tubos de PVC rígido de diâmetrosvariados ligados a rede existente.

Todos os acessórios do banheiro e expurgo deverão ser de boaqualidade.

10 – INSTALAÇÕES ELÉTRICASToda construção será provida de pontos de luz no teto e as tomadas

serão de acordo com necessidades locais.Todos os materiais deverão ser de boa qualidade e de acordo com os

padrões da Empresa Elektro.É proibida a passagem de fiação de telefone no mesmo eletroduto

corrugado da energia elétrica.Para o desenvolvimento das soluções apresentadas foram observadas

as normas, códigos e recomendações das entidades a seguir relacionadas:- ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.- Elektro – Concessionária de Energia Elétrica.- Informações Básicas para projeto.

GeneralidadesA distribuição de energia elétrica será feita através de circuitos em 220V /

127V para todas as cargas de iluminação, tomadas destinadas a uso geral e usoespecifico, 127v para as tomadas destinadas a uso geral e uso especifico.

A alimentação dos quadros de distribuição será feita através de cabos comisolação de cloreto de polivinila (PVC) (70 ºC) e tensão de isolamento de 1 KV, apartir das respectivas proteções instaladas no quadro geral de baixa tensão,sendo que os condutores terra possuirão tensão de isolamento de 750 V.

A distribuição de energia na edificação seguiu o seguinte critério:- Quadro Geral: localizado na circulação, atrás da porta da recepção.- Nas emendas dos eletrodutos serão utilizadas peças adequadas,

conforme especificação do projeto, e nas junções dos eletrodutos com osquadros, deverão ser utilizadas buchas e arruelas galvanizadas.

Foi adotado o seguinte critério para seleção do tipo de condutor a serutilizado:

- Circuitos terminais em baixa tensão - isolação 750v- Alimentadores de quadros em baixa tensão – isolação 1000v- Para condutores serão utilizados cabos flexíveis.A fiação deverá obedecer às cores padrão ABNT, fases ( preto, branco e

vermelho), neutro ( azul claro ), terra ( verde), retorno ( cinza ou amarelo ) e oscabos com duas isolações poderão ser pretos.

Quadros de distribuiçãoO quadro de distribuição será do tipo universal de embutir, para

disjuntores 34 DIN / 24 Bolt-on - 150 A - sem componentes:a- Porta com fechadurab- Placas aparafusadas nas partes inferiores e superiores, destinadas a

furações para eletrodutos

18 5 8 193 2

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA CLIMÁTICA DE CUNHA

c- Plaqueta identificadora com acrílico, aparafusadano centro superior doquadro contendo número e nome do quadro, potência, corrente e tensõesnominais (diagrama trifilar)

d- Barramento de cobre – 3/2 fases – neutro – PEe- Plaqueta identificadora de acrílico, aparafusada internamente com

gravação do nº de circuitosf- Quando instalados em local de circulação pública deverão Ter todos os

equipamentos de comando – botoeiras, chaves comutadoras, etc. – internas aomesmo, podendo permanecer à vista apenas os aparelhos de sinalização –lâmpadas piloto, cigarras, etc.

g- Porta aterradah- Diagrama elétrico fixado à porta pelo lado internoVer especificação dos equipamentos dos quadros (exceto disjuntores) nos

diagramas trifilares.O nível dos quadros de distribuição será regulado por suas dimensões e

pela comodidade de operações das chaves ou inspeção dos instrumentos, nãodevendo, de qualquer modo, Ter a borda inferior a menos de 0,5m do pisoacabado.

Além da segurança para as instalações que abriga, os quadros deverão ,também ser inofensivos a pessoas, ou seja, em suas partes aparentes nãodeverá haver qualquer tipo de perigo de choque, sendo para tanto isolados.

Disjuntores para circuitos de distribuição terão os seguintes dadosTipo – Caixa MoldadaTensão nominal – isolação – 500VFreqüência – 60 HzCorrente Nominal: 10 a 50A

Borne de entrada até –10mm2Calibração: 40 ºC- Capacidade de ruptura em redes de 220/380V 10KA.- Localização – Quadros de luz e força.

Pontos de força e tomadas de correnteA distribuição de energia para os pontos de força e tomadas de corrente foi

projetada em 220V e 127V (Uso geral e Uso específico) a partir dos quadros dedistribuição, obedecendo ao sistema geral de distribuição, conforme relatadoanteriormente.

Os pontos de força e tomadas de corrente foram lançados nos diversosambientes em consonância com as necessidades dos mesmos e planta dolayout do mobiliário aprovado pela CONTRATANTE.

As tomadas de tensão 220V deverão ser 2P+T 15A Universal e, astomadas de tensão127V deverão ser 2P+T – 15 A Pino Universal.

Os eletrodutos deverão ser de PVC rígido, roscável nas instalaçõesembutidas e de ferro zincado à quente nas instalações aparentes.

As instalações elétricas serão executadas com os materiais apresentadosnas especificações descritas a seguir:

18 5 8 193 2

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA CLIMÁTICA DE CUNHA

- Eletroduto de ferro zincagem eletrolítica conforme NBR- 10476, interna eexternamente, rosca conforme NBR-5597, em barras de 3m, com uma luva porbarra.

Fornecedores sugeridos: Tupy, Paschoal Thomeu, Apollo ou equivalentede mesma qualidade ou qualidade superior.

- Luvas para eletrodutos, em ferro zincagem eletrolítica, conforme NBR-10476

- Curva para eletroduto 90 graus em ferro zincagem eletrolítica, conformeNBR-10476, rosca conforme NBR-5597, com uma luva por peça.

- Conjunto bucha/arruela em zamack, para eletroduto.- Eletroduto de PVC rígido, pesado, rosca conforme NBR-5597, junta

soldável em barras de 3m PB classe 15.- Luva para eletroduto em PVC pesado, rosca conforme NBR-5597, PB -

classe 15 .- Parafuso de cabeça lentilha 3/8 x 3/4 , eletrolítico.- Arruela lisa 3/8 eletrolítico- Perfilados perfurados, zincagem eletrolítica conforme NBR-10476, em

chapa de aço nº 16 USG para 38 x 38 mm e 12USG para 76 x 76 mm.- Vergalhão com rosca nas pontas, 0 3/8, eletrolítico em barras de 6m.- Porca sextavada 0 3/8, eletrolítico- Parafuso cabeça sextavada 0 3/8, eletrolítico- Derivação lateral dupla para eletroduto- Arrucla lisa 3/8”, eletrolítica- Gancho para fixação de perfilado eletrolítico- Niple de aço zincagem eletrolítica conforme NBR- 10476, rosca conforme

NBR- 5597

Eletrodutos, perfilados, dutos e bandejasSerão instalados de maneira a apresentar um conjunto mecanicamente de

boa aparência, cuidando-se para que em nenhuma condição possam danificaros condutores elétricos neles contidos.

Os eletrodutos, perfilados, bandejas e dutos serão instalados de modo aconstituir uma rede contínua de caixa a caixa, na qual os condutores possam,em qualquer tempo, ser enfiados e desenfiados, sem prejuízo para seuisolamento e sem ser preciso interferir na tubulação. Os condutores só deverãoser instalados após conveniente limpeza e secagem dos eletrodutos, perfilados,bandejas e dutos de piso, por meio de uma bucha passada através de instalaçãoe utilização de aspiradores de pó para esta finalidade.

Os conduítes eletrodutos, perfilados, dutos piso e etc. deverão sercuidadosamente vedados, quando da construção e posteriormente limpos esoprados, a fim de comprovar estarem totalmente desobstruídos e isentos deumidade e detritos, devendo ser deixado fio-guia para facilitar futura passagemdos condutores.

Cada linha de eletrodutos entre caixas e/ou equipamentos deverá sereletricamente contínua.

18 5 8 193 2

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA CLIMÁTICA DE CUNHA

Eletrodutos embutidos em concreto (lajes, dutos subterrâneos), deverãoser rigidamente fixados, de maneira a evitar seu deslocamento durante aconcretagem e espaçados de maneira a dar passagem aos agregados doconcreto.

Os eletrodutos que se projetam de pisos ou paredes deverão estar emângulo reto em relação à superfície. É de inteira responsabilidade da Contratadaa previsão da furação exata para a passagem dos eletrodutos.

Toda perfuração em laje, parede ou viga, deverá ser previamente aprovadopela fiscalização.

Nas redes externas enterradas, os eletrodutos serão envoltos em concretoou diretamente enterrados, conforme indicações nos desenhos do projeto.

Os eletrodutos rígidos só deverão ser cortados perpendicularmente ao seueixo, abrindo-se nova rosca na extremidade e retirando-se cuidadosamentetodas as rebarbas deixadas nas operações de corte e abertura de rosca. Ostubos poderão ser cortados a serra, sendo, porém, escariados a lima pararemoção das rebarbas.

Os eletrodutos rígidos deverão ser emendados, quer por meio de luvasatarraxadas em ambas as extremidades a serem ligadas, as quais serãointroduzidas na luva até se tocarem para assegurar continuidade da superfícieinterna na canalização, ou por outro processo (tipo DAISA) que atenda:

A ) Perfeita continuidade elétrica;B ) Resistência mecânica equivalente a da luva.

Não deverão ser empregadas curvas com deflexão maior que 90.º Emcada trecho de canalização, entre duas caixas, ou entre extremidades ouainda entre extremidade e caixa, poderão ser empregadas, no máximo, 3curvas de 90.º ou seu equivalente até no máximo 270.º

Os eletrodutos rígidos, perfilados e bandejas expostos deverãoadequadamente fixados, de modo a construírem um sistema de boa aparência ede firmeza suficiente para suportar o peso dos condutores e os esforços quandoda enfiação.

Todos os eletrodutos e calhas deverão ser identificados de forma quequalquer pessoa possa rapidamente identificá-los quanto ao sistema e fiação.

Não é permitida emenda em tubos flexíveis estes tubos deverão formartrechos contínuos de caixa a caixa.

A instalação dos eletrodutos será feita por meio de luvas e as ligações dosmesmos com as caixas através de arruelas sendo todas as juntas vedadas como adesivo “não secativo”.

As bandejas deverão suportar perfeitamente as condições ambientais,sendo instalada de modo a não submeter os condutores elétricos a esforçosmecânicos e térmicos.

As bandejas só poderão conter condutores elétricos isolados e comcobertura.

Os cabos instalados deverão formar uma única camada de trifólio, ficandoos fios presos à estrutura.

Deverá ser instalado de maneira a apresentar um conjunto mecanicamenteconsistente com boa aparência e devidamente anilhados para apresentarem fácil

18 5 8 193 2

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA CLIMÁTICA DE CUNHA

identificação, observando-se para que em nenhuma condição possam danificaros condutores neles contidos.

CAIXASAs caixas de passagem deverão ser instaladas onde indicado nos

desenhos e nos locais necessários à correta passagem de fiação.Nas instalações embutidas, as caixas terão os seguintes tamanhos:- retangular 4” x 2” para tomadas ou interruptores.- Quadradas 4”x 4” para luminárias fixadas na laje, arandelas e piso (poste

decorativo).Nas ligações expostas, as caixas terão as dimensões indicadas nos

desenhos e deverão ser em alumínio fundido com tampa e grau de proteçãomínimo IP55 (fornecedores sugeridos: Daisa, Wetzel ou equivalente de mesmaqualidade ou qualidade superior).

As caixas expostas serão fixadas à estrutura ou parede doempreendimento, por estrutura apropriadas.

Cada linha de eletrodutos entre caixas e/ou equipamentos deverá sereletricamente contínua.

Todas as terminações de conduítes em caixas de chapa deverão conterbuchas e arruelas galvanizadas.

As caixas embutidas nas paredes deverão facear a alvenaria depois deconcluído o revestimento e serão niveladas e aprumadas.

As diferentes caixas de uma mesma sala serão perfeitamente alinhadas edispostas de forma a não apresentarem discrepâncias sensíveis no seuconjunto.

As caixas usadas em instalações subterrâneas serão de alvenaria,(revestidas com argamassa ou concreto, impermeabilizadas e com previsão paradrenagem.

Não será permitido a colocação de pedaços de madeira ou outro materialqualquer, dentro das caixas de derivação para fixação de blocos de madeira.

As caixas de alvenaria serão cobertas com tampas convenientementecalafetadas, para impedir a entrada d’água e corpos estranhos.

As caixas de alvenaria terão vinténs ou olhais para assegurar a fixação deeletrodutos, sendo permitida a abertura dos que se tornarem necessários.

ACESSÓRIOSBuchas, arruelas, caps, adaptadores, cruzetas, reduções, niples, “tes”,

joelhos, curvas, braçadeiras e outros acessórios, serão da linha e da mesmafabricação dos dutos, leitos de cabos, eletrodutos e etc.

REDE DE BAIXA TENSÃOO cabiamento de baixa tensão deverá ser executado conforme bitolas e

tipos indicados nas nos desenhos segundo o seguinte critério:

ALIMENTADORES DOS CIRCUITOS TERMINAIS- Cabo de cobre flexível, têmpera mole, classe 750V, isolação em

composto termoplástico de cloreto de polivinila (PVE) com características

18 5 8 193 2

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA CLIMÁTICA DE CUNHA

especiais quanto a não propagação e auto-extinção do fogo, cores padrãoABNT, temperatura de trabalho 70.ºC em regime contínuo, para os circuitosde distribuição.

Fornecedores sugeridos: Pirelli, Siemens, Alcoa ou equivalente demesma qualidade ou qualidade superior.

As conexões e ligações deverão ser feitas nos melhores critérios paraassegurar durabilidade, perfeita isolação e ótima condutividade elétrica.

Os cabos alimentadores dos circuitos terminais deverão seguir àseguinte coloração:

Fases: preto, branco, vermelho;Neutro: azul claro;Terra: verde.Não serão aceitas emendas nos circuitos alimentadores principais e

secundários e a interligação dos quadros deverá ser feita, sempre, em caboscom um só lance.

Todos os materiais e conectores serão de cobre de alta condutividade,estanhados com espessuras, conforme especificações do NEC.

No caso de os condutores serem puxados por métodos mecânicos, nãodeverão ser submetidos à tração maior que a permitida pelo fabricante docabo, responsabilizando-se a Contratada pelos eventuais danos ascaracterísticas físicas e/ou elétricas do condutor.

Os condutores deverão ser instalados de forma a evitar que soframesforços mecânicos incompatíveis com sua resistência, isolamento ourevestimento.

Nas deflexões os condutores serão curvados segundo raios iguais oumenores que o máximo admitidos para seu tipo.

As emendas e derivações dos condutores deverão ser executados demodo a assegurarem resistência mecânica adequada e contato elétricoperfeito e permanente por meio de conectores apropriados, as emendasserão sempre efetuadas em caixa de passagem e deverão ser soldadas comdimensões apropriadas. Igualmente o desencapamento dos fios, paraemendas será cuidadoso, podendo ocorrer nas caixas. As emendas só serãoaprovadas pela Fiscalização e ou junto com a projetista.

O isolamento das emendas e derivação deverá ter características nomínimo equivalente dos condutores usados onde à mesma deverá possuirdupla isolação onde a primeira camada devera ser com fita de alta fusão e asegunda camada com fita adesiva.

A fiação de seção igual ou menor que 10mm2 poderão ser ligadosdiretamente aos bornes, sob pressão de parafusos.

Os condutores de seção maior e que não se adaptem aos bornes serãoligados por meio de terminais adequados.

18 5 8 193 2

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA CLIMÁTICA DE CUNHA

A instalação dos condutores de terra será o mais curto e retilíneopossível, sem emenda e não deverá conter chaves ou quaisquer dispositivosque possam causar sua interrupção.

Os condutores destinados a aterramento dos computadores serãototalmente isolados da estrutura da edificação.

O condutor de ligação a terra deverá ser preso ao equipamento pormeios mecânicos tais como braçadeira, orelhas, conectores e semelhantes,que assegurem contato elétrico perfeito e permanente.

Não deverão ser usados dispositivos que dependam do uso de solda deestanho.

A instalação dos condutores só poderá ser procedida depois deexecutados os seguintes serviços.

A ) Limpeza e secagem interna da tubulação, pela passagem de buchasembebecidas em verniz isolante ou parafina.

B ) Pavimentação que levem argamassa.C ) Assemelhamento de portas, janelas e vedações que impeçam a

penetração de chuva.- Tomada monofásica polarizada F+N+T,- Tomada 2P+T 15 A Universal;Fornecedores Sugeridos: Pial, Bticino, Steck, Wetzel ou equivalente de

mesma qualidade ou equivalente de mesma qualidade ou qualidade superior.- Tomada 2P+T – 15 A Universal –. As tomadas 220V deverão possuir

identificação da tensão.Fornecedores Sugeridos: Daisa, Wetzel ou equivalente de mesma

qualidade ou qualidade superior.- Plug monobloco 15 A – 250V 2P + TFornecedores Sugerios: Pial, Bticino, Steck, Wetzel ou equivalente de

mesma qualidade ou qualidade superior.Caixa de passagem de chapa metálica galvanizada com bitola adequada

às dimensões dos mesmos de modo a garantir rigidez mecânicaao conjunto de instalação.

Fornecedores sugeridos: Paschoal Thomeu, Taunus, Cemar ouequivalente de mesma qualidade ou qualidade superior.

ILUMINAÇÃO GERALAs luminárias foram locadas de forma a atender aos níveis mínimos de

iluminância da norma NB-57 (ABNT), nos diversos ambientes.

18 5 8 193 2

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA CLIMÁTICA DE CUNHA

A distribuição de energia para iluminação foi projetada através decircuitos bifásicos na tensão 127V, (fase + neutro + terra), obedecendo aosistema geral de distribuição.

Nos ambientes fechados à iluminação será comandada através deinterruptores locais.

NORMAS COMPLEMENTARESOs serviços e equipamentos e todos os materiais, deverão atender e serem

cobertos pelas seguintes normas:NB-54 10 : instalações elétricas de baixa tensão.NBR.5413 : Iluminância de Interiores . EspecificaçõesNBR.5414 : Execução de instalações elétricas de alta tensão.NBR.10295: Transformadores de Potência Secos

11 - PINTURA→ As superfícies a pintar serão cuidadosamente limpas e

convenientemente preparadas para o tipo de pintura. A fim de cobrir a pinturaexistente, as paredes internas e externas deverão ser lixadas e aplicadas fundoselador para posterior pintura, só podendo serem pintadas quando perfeitamenteenxutas.

Cada demão de tinta só poderá ser aplicada quando a precedente estiverperfeitamente seca, observando-se o intervalo de 24 horas entre demãossucessivas, salvo especificação em contrário.

Igual cuidado deverá haver entre demãos de tinta e de massa, observando-se o intervalo mínimo de 48 horas entre demãos de massa.

Serão adotadas precauções especiais no sentido de evitar salpicaduras detinta em superfícies não destinadas a pintura, quais sejam: Isolamento com tiras de papel, cartolina, fita de celulose, pano, etc; Separação com tapumes; Enceramento provisório para superfícies destinadas à enceramento posterior edefinitivo; Pintura com preservador plástico que forme película para posterior remoção.

Os salpicos que não puderem ser evitados deverão ser removidos enquantoa tinta estiver fresca, empregando-se removedor adequado.

Os trabalhos de pintura em locais não abrigados serão suspensos em tempode chuva.

As pinturas só poderão ser iniciadas após autorizadas pela Fiscalização.Deverão ser executadas por profissionais habilitados e com acabamentoimpecável.Quando se fizer necessário, as tintas serão preparadas no local e em

compartimentos fechados, observando-se as instruções do fabricante para oproduto. Se necessário serão preparadas amostras em painéis de 1,00m x0,50m, nos próprios locais a que se destinam.

18 5 8 193 2

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA CLIMÁTICA DE CUNHA

As tintas deverão vir em embalagem lacrada de fábrica, sendoterminantemente vedada a adição de qualquer produto estranho às mesmas,que possam prejudicar o bom acabamento e a durabilidade da pintura.

Nas pinturas a base de óleo, esmalte e vernizes, deverão ser utilizadossolventes recomendados pelo fabricante da tinta, não sendo admitidas fissuras,bolhas ou marcas de pincéis.

Os compartimentos de peças pintadas e envernizadas serãocuidadosamente conservados, pelo Construtor, até a entrega da obra, devendoeste adotar as medidas necessárias para suas proteções.

Antes da entrega da obra, o Construtor fará os reparos de todos os defeitose estragos nas pinturas, qualquer que seja a causa que os tenha produzido,mesmo que esta reparação importe na renovação integral da pintura de um sócompartimento ou peças, não cabendo ao Construtor direito algum areclamações ou indenizações por este motivo.

Os tipos de pintura a empregar e as superfícies a serem pintadas serãoespecificadas, para cada caso particular, conforme projetos e caracterizaçãoabaixo:

Paredes internas , externas e tetos : uma demão de fundo selador e tintalatex acrilica na cor definita pelo setor de planejamento da prefeitura;

Nas esquadrias de ferro: tinta esmalte , inclusive preparo, duas demãos,na cor definida pelo setor de planejamento da prefeitura.

Nos beirais dos telhados, garagem e forro de madeira: 2 demãos de tintaverniz;

12 – LIMPEZA FINAL DA OBRA.Após o término da obra todo entulho deverá ser retirado, bem como a obra

totalmente limpeza.

Cunha, 27 de Julho de 2015

_____________________________________Ricardo Augusto de França Oliveira

Arquiteto e Urbanista – CAU/BR A722533-1Responsável e Gestor Técnico da Obra

RRT: 3712765