Prefeitura Municipal de Itaboraí - Saúde - Fev 2015

4
SAÚDE Superada meta de vacinação contra pólio e sarampo Prefeitura terá guia de saúde pública Como evitar que seus filhos se acidentem nas férias Boletim Informativo da Secretaria Municipal de Saúde Fevereiro 2014 O fim de um sofrimento Conheça a história da vendedora que venceu a batalha contra a tuberculose e saiba como e onde é feito o tratamento

description

 

Transcript of Prefeitura Municipal de Itaboraí - Saúde - Fev 2015

Page 1: Prefeitura Municipal de Itaboraí - Saúde - Fev 2015

SAÚDE

Superada meta de vacinação contra

pólio e sarampo

Prefeitura terá guiade saúde pública

Como evitar que

seus filhos se acidentem

nas férias

Boletim Informativo da Secretaria Municipal de Saúde Fevereiro 2014

O fim de um sofrimentoConheça a história da vendedora que venceu a batalha contra a tuberculose e saiba como e onde é feito o tratamento

Page 2: Prefeitura Municipal de Itaboraí - Saúde - Fev 2015

Itaboraí prepara 10ª Conferência Municipal de Saúde

Durante 22 dias, equipes técnicas realizaram uma série de pré-conferências que reuniram trabalhadores, usuários, gestores e prestado-res de serviços de saúde. Ao todo, 220 par-ticipantes elaboraram 130 propostas, que foram homologadas e serão indicadas para discussão na 10ª Conferência Municipal de Saúde que será realizada entre os dias 27 e 29 de março.

Troca de experiências

Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas das cidades de Itaboraí, Maricá, Silva Jardim, Rio Bonito e Tanguá trocaram informações e experiên-cias durante a II Capacitação em Ostomia, realizada no auditório da Secretaria Muni-cipal de Saúde. Itaboraí foi a primeira cida-de do Estado do Rio a implantar o serviço aos pacientes ostomizados, de acordo com as diretrizes do ministério e da Secretaria Esta-dual de Saúde.

Humanização do atendimento hospitalar

A Secretaria Municipal de Saúde entregou certificados de qualificação profissional para 168 concluintes do curso “Humaniza-ção no atendimento hospitalar”. As aulas fo-ram oferecidas gratuitamente e fazem parte do processo de construção da política muni-cipal de humanização (PMH), o Humaniza Itaboraí.

Itaboraí supera meta de vacinação contra pólio e sarampo

População realiza testes para detectar vírus HIV e a sífi lis

A 35ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Polio-mielite e Sarampo em Itaboraí superou as expectativas da Se-cretaria Municipal de Saúde.Ao todo, 26.773 crianças com idades entre 6 meses e 5 anos incompletos foram vacinadas, o que representa mais de 100% de cobertura para sarampo, rubé-ola e caxumba, e 108,95% para pólio. A meta do Ministério da

Saúde era de que fossem imuni-zados 95% do público alvo nas duas campanhas. Itaboraí foi a única cidade da região que atingiu a marca. Os pais e res-ponsáveis que não conseguiram participar da campanha devem comparecer à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de casa, das 8h às 17h, munidos da caderneta de vacinação da criança.

A Secretaria de Saúde de Itaboraí realizou a campanha “Fique Sabendo”, do Ministério da Saúde, de testagem rápida do vírus HIV (causador da Aids) e da sífilis. As ações aconteceram no Centro da cidade e fizeram parte da mobilização pelo Dia Internacional de Luta Contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro. Todas as pessoas que passaram pelo exame receberam aconselhamento, antes e depois da testagem. A medida garante

que o tratamento ocorracom mais rapidez, diminuindo as chances de transmissão dos vírus das doenças, por desco-nhecimento dos portadores.

itaborai.rj.gov.br

O secretário Edilson Santos comemorou as mais de 26 mil vacinas

SAÚDE

Por dentro da saúde

Números

735pacientes em tratamento contra Aids em Itaboraí

250exames realizadospor mês

Page 3: Prefeitura Municipal de Itaboraí - Saúde - Fev 2015

Uma história de luta e superação

Itaboraí recebe pesquisadoras americanas

Se adquirir tuberculose uma vez já é ruim, imagine ser infecta-da três vezes? Foi o que acon-

teceu com a vendedora Selma Borges Ferreira, 42 anos. Paciente do progra-ma de Controle da Tuberculose de Ita-boraí, a moradora do bairro Amaral lutou incansavelmente contra a doen-ça por 16 anos e ficou curada.A história de Selma começou em 1998, com uma tosse seca, cansaçoexcessivo, dor no corpo e emagreci-mento acentuado. Logo que recebeu odiagnóstico de tuberculose, fez o tra-tamento e ficou bem. Dez anos depois ficou doente novamente pelo mesmo motivo. Tomou os medicamentos e conseguiu superar mais uma vez a doença. Em 2012, foi surpreendida novamente com a mesma enfermi-dade. E desta vez, o bacilo de Koch, causador da tuberculose, estava mais resistente. Os medicamentos básicos não conseguiam fazer mais efeitos.“Os médicos sempre me falaram que a bactéria poderia voltar, mas eu

itaborai.rj.gov.br

Selma Borges voltou a sorrir depois de passar pela doença três vezes até a cura

A Universidade de Columbia, uma das dez melhores dos Estados Unidos, iniciou pesquisa inédita e pioneira no Brasil sobre o tratamento da depres-são em portadores de tuberculose, ten-do a cidade de Itaboraí como modelo. O estudo piloto resultará em um mapa

completo dos serviços da atenção bá-sica e da saúde mental do município,

que poderá servir de referência para ser utilizado em todo o Brasil e tam-bém em outros países. Esta é a segun-da vez que a cidade é alvo de pesquisa da mesma universidade, a primeira foi em 2010 sobre a incidência do vírus da Aids em menores entre 13 e 18 anos.

Três vezes infectada pelo bacilo da tuberculose, vendedora se livra da doença após persistir em tratamento oferecido pela prefeitura

achava que estava curada e que nunca mais iria ter a doença de novo. Da úl-tima vez foi pior. Tive que tomar unsremédios diferentes, junto com inje-ções, durante 27 meses, sem parar. Foi um sofrimento muito grande”, conta Selma, que agora respira aliviada. Em julho do ano passado, ela teve alta, após descobrir que estava livre de vez da doença.

A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito na rede pública, dura seis meses e não pode ser interrompido. Mais informações pelo telefone 3639-1852.

Números

85pacientes em tratamento na rede pública

34pessoas sendo medicadas preventivamente

75%é o índice de cura da tuberculose em Itaboraí

6%abandonam o tratamento

85% para cura e 5% para abandono é a meta da OMS

O estudo piloto resultará em um mapa completo dos serviços da atenção básica e da saúde mental do município

Page 4: Prefeitura Municipal de Itaboraí - Saúde - Fev 2015

Durante o período de férias escolares, os passeios a praias e piscinas, os pedidos para dormir na casa dos colegas e as visitas a parques e shoppings costumam tirar o sono de muitos pais que se preocupam com a segurança dos filhos. Com tanta diversão, o ris-co de acidentes pode aumentar e, como diz o ditado, com criança, todo cuidado é pouco!Basta olhar ao redor para identi-ficar situações, substâncias e ob-jetos potencialmente perigosos. Por isso, o programa municipal de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (PAIS-CA) de Itaboraí faz um alerta aos pais, alunos e profissionais de cin-co centros municipais de educa-ção infantil e também do Abrigo

Institucional Dr. Ewaldo Sarama-go Pinheiro, sobre prevenção de acidentes na infância e primeiros socorros. As palestras foram apresentadas nas instituições por César Bastos Nunes, instrutor da Cruz Verme-lha de Itaboraí, que ensinou no-ções básicas de primeiros socorros e prevenção de acidentes. Segundo o socorrista, nos bebês de até qua-tro meses os casos mais comuns são asfixia, queimaduras, quedas e afogamentos. As crianças de até um ano costumam sofrer mais com quedas, intoxicações e cho-ques elétricos. Já nas crianças de 3 a 5 anos, os acidentes mais fre-quentes são atropelamentos, além de quedas costumeiras de bicicle-ta, patins e skate.

Queimaduras - Normalmente ocorrem ao lado do fogão, quando crianças derrubam panelas. Use as “bocas” de trás do fogão e evite cabo de panela voltado para fora. Brincadeiras com álcool e fogo, uso de fogos de artifício e ferro de passar roupa também devem ser evitados.

Afogamentos - Para bebês e crianças pequenas, até baldes, banheiras e vasos sanitários podem oferecer riscos. Um adulto deve sempre supervisionar as crianças e adolescentes onde houver água. É primordial cercar piscinas em casas onde há crianças.

Quedas - Além de observar e fornecer as orientações de comportamento e segurança para as crianças, os pais devem tomar providências sobre como usar protetores nas tomadas elétricas e nas quinas dos móveis; não deixar cadeiras, camas e bancos perto de janelas; e providenciar antiderrapantes nos tapetes para evitar escorregões.

Intoxicação - Em casos de ingestão de inseticidas, chumbinho, medicamentos, álcool, produtos de

higiene, limpeza e outras substâncias tóxicas, a primeira providência é levar a criança para uma emergência hospitalar, para que os profi ssionais identifi quem a substância e o tratamento adequado.

Brinquedos - Na hora de escolher os brinquedos, considere a idade e o nível de habilidade da criança, seguindo as recomendações do fabricante. Procure brinquedos com o selo do Inmetro. Fique atento àqueles que podem oferecer risco de engasgamento (peças pequenas para bebê e crianças menores), de estrangulamento (correntes, tiras e cordas) e de corte (pontas, bordas afi adas).

Trânsito - No carro, crianças com menos de 10 anos devem se sentar no banco de trás, em cadeiras de segurança de acordo com o seu tamanho e até 36 Kg. Acima de 1,45m de altura, elas devem usar sempre o cinto de segurança de 3 pontos. Ensine a criança a se comportar com segurança no trânsito: parar na calçada e olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, somente sobre a faixa de pedestres e com o sinal aberto para elas.

Saúde investe na prevenção de acidentes com crianças nas férias

Dicas para prevenção de acidentes

Expediente: Prefeito: Helil Cardozo, Vice-Prefeito: Audir Santana, Secretário de Saúde: Edilson dos Santos, Coordenação: Comunicação da Prefeitura, Reda-ção: Renata Nery (Mtb/RJ 22.173), Fotos: Sandro Giron e Edmilson Domingos, Edição, revisão e diagramação: DS Comunicação / www.itaborai.rj.gov.br - Tel.: 21 3639-1401 / [email protected]

itaborai.rj.gov.brSAÚDE

Lougan Paes participou do curso de prevenção

Guia Básico da Saúde

Todos os serviços oferecidos pela rede pública de saúde de Itaboraí reunidos em um só informativo. Este é o objetivo do guia que está sendo elaborado pela Prefeitura para facilitar o acesso à rede municipal de saúde.

Fonte: Cruz Vermelha