Prelimiar Botafogo #14

16
Preliminar sábado 12 de agosto de 2011 botafogo x américa-mg distribuição gratuita - produto licenciado pelo botafogo de futebol e regatas 14 uma edição em preto e branco

description

Revista Preliminar Botafogo - Edição 14- Botafogo 107 Anos - 13/08/2011

Transcript of Prelimiar Botafogo #14

Page 1: Prelimiar Botafogo #14

Preliminarsábado

12 de agostode 2011

botafogo x américa-mg

distribuição gratuita - produto licenciado pelo botafogo de futebol e regatas

14

uma edição em preto e branco

Page 2: Prelimiar Botafogo #14
Page 3: Prelimiar Botafogo #14

No dia 12 de agosto de 1904, a partir de um bilhete trocado entre meninos durante uma aula de álgebra, teve início uma das bonitas histórias do futebol mundial. Ali nascia o Botafogo Football Club. Nessa semana de aniversário, nada mais apropriado do que preparar uma edição especial da revista Preliminar na partida deste sábado, contra o América-MG. Saboreie aqui uma pequena homenagem à nossa história.

Conheça nas próximas páginas alguns capítulos importantes dessa trajetória mais do que encantadora. São 107 anos repletos de glórias, craques, títulos, orgulho e paixão. Orgulho de Mané e Nilton Santos. Paixão pela estrela solitária. Uma história que só nós alvinegros temos. E adoramos contar. Não é verdade?

Seja bem-vindo, e solte lá do fundo da garganta todo o orgulho de ser botafoguense.

E que venha mais uma vitória hoje à noite.

Bom jogo!

Saudações alvinegras

Carlo Carrion

EDITORIAL

EXPEDIENTEa revista preliminar botofogo é publicada por stadium comunicação

sob licença do botafogo de futebol e regatas

BOTAFOGOpresidente: mauricio assumpção

vice presidente geral: antônio carlos mantuano sabatovice presidente social e de comunicação: carlos thiago cesário alvim

diretor de marketing e comercial: marcelo guimarãesgerente de comunicação: carlo carrion

coordenador de novos produtos: daniel gastaldoniconteúdo: danilo santos, júlio gracco, luana motta,

maria julia cancella, rodrigo paradellaarte: pedro padilha

STADIUM COMUNICAÇÃOjornalista responsável: gustavo machado drt 7637/pr

redação: bruno rolim, daniel moraes e marcos monteiro

para anunciar entre em contato com [email protected] - (41) 3082-8783

preliminar 3a p r e s e n t a ç ã o

BOTAFOGO ENTRE OS MELHORES TIMES DO SÉCULO xx10 - ODE À NOSSA HISTÓRIA

7 - CATARSE ALVINEGRAO INESQUECIVEL TÍTULO DO CARIOCA DE 1989

6 - OS MELHORES DO MUNDO

4 - NASCE UMA PAIXÃOem 1907 um grupo de estudantes do rio de janeiro decide fundar uma das maiores equipes do país

Agi

f

facebook.com/preliminar

@preliminar_

SIGA A REVISTA PRELIMINAR NAS REDES SOCIAIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO A VERSÃO DIGITAL DO GUIA DE JOGO

A CONQUISTA DO BRASILEIRão de 19958 - IMENSO PRAZER

VELHO LOBO GANHARÁ ESTÁTUA NA ENTRADA DO STADIUM RIO13 - PARABÉNS ZAGALLO

Page 4: Prelimiar Botafogo #14

1 9 0 4 - 1 9 3 04

Na última quarta-feira (10/8), o Botafogo inaugurou na sede social de General Severiano o Memorial dos Fundadores, uma homenagem aos descendentes diretos dos precursores da paixão alvinegra. Tudo começou em 1904, quando surgiu no bairro de Botafogo um novo clube de futebol, o Electro Club, primeiro nome dado ao Botafogo Football Club. A associação nasceu de uma conversa entre dois amigos durante uma aula. Flávio Ramos e Emmanuel Sodré estudavam no colégio Alfredo Gomes e, durante uma aula de álgebra, nascia a primeira ideia de fundar um clube, através de um bilhete passado por Flávio a Emmanuel, que dizia: “O Ithamar tem um clube de football na Rua Martins Ferreira. Vamos fundar outro no Largo dos Leões? Podemos falar aos Werneck, ao Arthur César, ao Vicente e ao Jacques”. E assim tudo começou.

Na tarde de 12 de agosto de 1904, o clube seria formado por um grupo de colegiais com idades entre 14 e 15 anos. O nome Electro Club só durou até o dia 18 de setembro, quando foi feita outra reunião na casa da avó de Flávio, Dona Chiquitota, que se assustou ao saber o nome do clube e então argumentou: “Ora, morando onde vocês moram, o clube só pode se chamar Botafogo”, aconselhou Dona Chiquitota. E assim foi feito. O clube então passou a se chamar Botafogo Football Club.

Em 1906, o time faturou a Taça Caxambu e, no ano seguinte, conquistou o seu primeiro título Carioca, dividido com o Fluminense.

Maior goleadaEm 30 de maio de 1909, o Botafogo

aplicou aquela que viria a ser a maior goleada da história do futebol brasileiro: 24 a 0 sobre o Mangueira. Gilbert Hime (9

gols), Flávio Ramos (7), Monk, Luiz Martins da Rocha “Lulú” (2), Dinorah, Emmanuel Sodré, Raul Rodrigues e Henrique Teixeira (1) foram os autores dos gols.

General SeverianoEm 1913, o Botafogo expandiu seu

patrimônio. Deixou o Largo dos Leões, no Humaitá, e se mudou para General Severiano, onde construiu sua sede e o estádio de futebol. Mas foi 1928, com um grande baile, que o clube inaugurou o seu palacete colonial, atualmente tombado pelo patrimônio histórico.

NASCEUMAPAIXÃO

Page 5: Prelimiar Botafogo #14

preliminar 5

UMAPAIXÃO

As décadas de 30 e 40 foram de muitas conquistas para o Glorioso. Veio o tetracampeonato, único entre os clubes do Rio de Janeiro: 1932, 1933, 1934 e 1935. O Botafogo tornou-se a base da Seleção Brasileira nas Copas de 1930, 1934 e 1938, revelando para o mundo craques e mais craques. O clube contratava os que surgiam em outros clubes do Rio, do restante do país e do futebol argentino e uruguaio.

Em 1936, o Botafogo, cuja fama já atravessara o continente, fez sua primeira excursão internacional, com uma campanha gloriosa. Além de acumular vitórias no exterior, o clube montou grandes times, recheados de craques e ídolos, como Heleno de Freitas, Nilton Santos, Geninho, Gerson Santos, Ávila, Juvenal, Oscar Basso, Paraguaio, Pirilo, Oswaldo Baliza, Rubinho e Octávio.

O Botafogo de Futebol e Regatas nasceu oficialmente no dia 8 de dezembro de 1942, como resultado da fusão de dois clubes com o mesmo nome: o Club de Regatas Botafogo e o Botafogo Football Club. Os dois clubes tinham suas sedes no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e se uniram depois de um triste fato.

No dia 11 de junho de 1942, os dois clubes disputavam uma partida de basquete pelo Campeonato Estadual e o jogador Albano, do Botafogo F.C., durante o intervalo, caiu em quadra, vítima de um ataque fulminante. O corpo de Albano saiu da sede de General Severiano e, quando passava em frente ao Mourisco

Mar, o então presidente do C.R.Botafogo, Augusto Frederico Schimidt, disse: “Comunico nesta hora a Albano que a sua última partida resultou numa nítida vitória. O tempo que resta do jogo interrompido os nossos jogadores não disputarão mais”. O então presidente do Botafogo Football Club, Eduardo Góis Trindade, respondeu: “Nas disputas entre os nossos clubes só pode haver um vencedor, o Botafogo!” Schimidt então selou a fusão: “O que mais é preciso para que os nossos dois clubes sejam um só?”. Estava feita a fusão.

Biriba

Mais forte, o Botafogo se destacava no cenário nacional. Em 1948, surgiu o mascote do Campeonato Carioca de 1948, o cachorro Biriba, um vira-lata branco com uma mancha preta, que entrava em campo com o time nos jogos e que se tornou uma lenda mundial. A fama do mascote chegou ao ponto de o Botafogo ter suas cotas em dólares, nas excursões ao exterior, aumentadas graças a uma cláusula que exigia a presença de Biriba. Com a força do mascote, o Botafogo venceu o Vasco por 3 a 1 e faturou mais um título regional.

GLÓRIAS E SUPERSTIÇÕES

1 9 3 0 - 1 9 6 0

Page 6: Prelimiar Botafogo #14

OS MELHORES DO MUNDO

1 9 6 0 - 1 9 8 06

Com a conquista do primeiro título mundial da Seleção Brasileira, em 1958, na Suécia, sendo que o time do técnico Vicente Feola tinha, além de Zagallo, três gênios alvinegros, Nilton Santos, Didi e Garrincha, os anos 60 viriam a se transformar na década de ouro do Glorioso.

O Botafogo de Mané foi bicampeão carioca de 1961/62, campeão do Rio-São Paulo de 1962 e 1964 e ganhou inúmeros torneios internacionais. Juntamente com o Santos, abriu de vez as portas do mercado europeu

para os jogadores brasileiros. Esses clubes tornaram-se a base da Seleção Brasileira, na época chamada de “A pátria de chuteiras”, expressão criada por Nelson Rodrigues.

Mas a “Universidade do Futebol” de General Severiano não parou por aí: ao fim da geração de Garrincha, revelou outra para a história do Glorioso e do futebol mundial: a de Jairzinho, Paulo César Caju, Roberto, Rogério, Nei Conceição, Carlos Roberto, Ferreti, Afonsinho, Cao, Moreira, Valtencir, Othon Valentim, entre outros, formada

em torno de três feras, Manga, Gérson e Sebastião Leônidas, tendo Zagallo como técnico.

O Botafogo ganhou outro bicampeonato carioca em 1967/68, foi bi da Taça Guanabara também em 1967 e 1968 e conquistou a Taça Brasil de 1968. Voltou a ser a base da Seleção Brasileira que viria a conquistar o tricampeonato mundial na Copa do México, em 1970. Os dois treinadores da gloriosa campanha também eram da casa: João Saldanha nas Eliminatórias e Zagallo no México.

Page 7: Prelimiar Botafogo #14

OS MELHORES DO MUNDO

CATARSE ALVINEGRA

Não são poucos os alvinegros de coração que tratam 21 de junho de 1989 como um dos dias mais marcantes de suas vidas. Um longo período de infortúnios, exatos 21 anos com o grito de campeão entalado na garganta, encerrado com um gol redentor de Mauricio. Naquela noite apoteótica no Maracanã, uma série de coincidências reforçou a superstição como característica inerente aos botafoguenses.

Aos 12 minutos do segundo tempo, Luisinho Quintanilha acionou Mazolinha no lado esquerdo, que por sua vez observou Mauricio avançando em profundidade e cruzou. O camisa 7, com grande oportunismo, se livrou do marcador e chutou para o fundo do gol: explosão alvinegra no estádio, fim de anos e mais anos na espera. Uma catarse coletiva, um dia singular para toda uma geração. No ar, um indisfarçável sabor especial por ter sido sobre o Flamengo, o maior rival.

O dia 21 de junho foi marcado por uma série de coincidências. Além de não ser campeão há 21 anos, o jogo foi disputado no dia 21, o gol foi marcado aos 12 minutos do segundo tempo (21 ao contrário), os números de Mazolinha e Mauricio 89 eram, respectivamente, 14 e 7 (que somados dão 21). A temperatura no estádio marcava 21 ºC e o Botafogo usou 12 jogadores na partida (21 ao contrário). Com todas essas coincidências, impossível aquele título não ter sido nosso.

preliminar 7

Sáti

ro S

odré

/AG

IF

Maurício decidiu e acabou com a espera de 21 anos

acimaelenco botafoguense

treinou pesado para a partida desta noite no

stadium rio

Page 8: Prelimiar Botafogo #14
Page 9: Prelimiar Botafogo #14

O Rio de Janeiro parou em 17 de dezembro de 1995. Uma recepção histórica e calorosa no aeroporto, catarse coletiva, uma mobilização histórica de alvinegro nas ruas. A festa da torcida diz bem o que representou o título do Campeonato Brasileiro de 1995. Com o empate em 1 a 1 com o Santos, no Pacaembu, o Botafogo se sagrava campeão brasileiro, já que vencera a primeira partida da final por 2 a 1, no Maracanã. E o Botafogo era bicampeão brasileiro! O gol do título foi marcado por Túlio Maravilha, artilheiro daquele campeonato, com 23 gols.

Mas o caneco não seria possível sem as defesas de Wágner, os cruzamentos de Wilson Goiano, a consistência e a liderança de Gonçalves e Wilson Gottardo, o apoio constante de André Silva, o equilíbrio de Leandro Ávila e Jamir, a categoria de Sérgio Manoel, as arrancadas de Beto, o ímpeto de Iranildo, a velocidade de Donizete e o faro de gol de Túlio, além um grupo forte comandando pelo brilhante Paulo Autuori.

Há exatos 16 anos, o Botafogo conquistou um título histórico, vivo até hoje na cabeça dos alvinegros. A campanha teve 27 jogos, com 14 vitórias, 9 empates e 4 derrotas. Foram 46 gols a favor e apenas 25 contra.

No total, 25 jogadores participaram da campanha. O time titular é decorado por todo botafoguense: Wágner, Wilson Goiano, Gonçalves, Wilson Gottardo e André Silva; Leandro Ávila, Jamir, Sérgio Manoel e Beto; Donizete e Túlio. Além deles, Carlão, Cláudio, Wilson Mineiro, Márcio Theodoro, Eliomar, Grotto, Guto, Moisés, Julinho, Iranildo, Marcelo Alves, Narcízio, Dauri e Niki jogaram aquele campeonato.

IMENSOPRAZER

Page 10: Prelimiar Botafogo #14

História é o que não falta ao Botafogo. Clube de grandes tradições, coleciona lendas e casos que se renovam todos os anos. A grande quantidade de ídolos e glórias orgulhou o torcedor alvinegro ao longo dos anos e, inevitavelmente, gerou admiração dos adversários. No dia 11 de dezembro de 2000, a FIFA reconheceu a importância do Glorioso para o futebol mundial.

A entidade divulgou uma lista oficial na qual constava os maiores clubes de futebol do Século XX, e o Botafogo foi apontado o 12º. A pesquisa foi feita exclusivamente por treinadores e capitães das principais seleções do mundo, além de leitores da revista bimestral da FIFA em Dezembro de 2000. Um reconhecimento justo a incontáveis gerações vitoriosas.

E N T R E O S M A R I O R E S

ODE À NOSSAHISTÓRIA

Page 11: Prelimiar Botafogo #14

n o s s a c a s a 1 1

Em 2004, após inaugurar o CT João Saldanha, o CT mais moderno do Rio de Janeiro, o Botafogo mirou naquele que era da grandeza de suas tradições, o Estádio Olímpico João Havelange, que ostenta a fama de ser o mais moderno da América Latina. No dia 3 de agosto de 2007, o Botafogo foi declarado vencedor da licitação para administrar o estádio.

Botafogo e Fluminense fizeram a inauguração do estádio no dia 30 de julho em clássico disputado pelo Campeonato Brasileiro. O Glorioso venceu a partida por 2 a 1, com dois gols de Dodô. Alex Dias, atacante tricolor, foi o autor do primeiro gol do estádio.

Herrera é o maior artilheiro do estádio, com 24 gols, seguido por Loco Abreu e Lucio Flavio, am-bos com 23. Alessandro, com 102 jogos, é o atleta que mais jogo no Stadium Rio e a maior goleada do estádio é a vitória do Botafogo sobre o Macaé por 7 a 0, em 2008.

LAR,DOCELAR

Page 12: Prelimiar Botafogo #14

2 0 1 012

A CAVADINHA TRIUNFAL

acimaelenco botafoguense

treinou pesado para a partida desta noite no

stadium rio

Eram 27 minutos do segundo tempo, final da Taça Rio, pênalti para o Botafogo. Loco Abreu se posiciona. Um toque sutil na bola, uma cavadinha que caprichosamente beija a trave e balança as redes. Um gol histórico sobre o Flamengo. O fim de três

anos seguidos de infortúnios. Foi assim o dia 18 de abril de 2010, no Maracanã, que o Botafogo sagrou-se campeão da Taça Rio e, de quebra, do Campeonato Carioca de forma direta.

O jogo começou com o Botafogo abrindo o placar. Herrera tabelou com Renato e foi derrubado por Toró, que já tinha amarelo, na entrada da área. Renato bateu, Bruno espalmou para escanteio. Na cobrança, Fábio Ferreira foi agarrado por Ronaldo Angelim. Pênalti que Herrera converteu aos 23 minutos: 1 a 0. O time rubro-negro conseguiu o empate

após um bate-rebate, uma grande defesa de Jefferson e a finalização de Vágner Love, aos 45.

O Botafogo voltou a ficar na frente do placar da mesma forma do primeiro tempo. Cruzamento para a área, agarrão, desta vez de Maldonado e pênalti! Maldonado ainda foi expulso. Na cobrança, Loco Abreu ameaçou bater forte e deu um toquinho no meio do gol. A bola ainda bateu no travessão e entrou, aos 27.

Jefferson ainda defendeu um pênalti, o que deu um sabor especial à conquista. Um jogo histórico.

Loco Abreu decide com cobrança histórica

Page 13: Prelimiar Botafogo #14

A CAVADINHA TRIUNFAL

PARABÉNS, VELHO LOBO!

acimaelenco botafoguense

treinou pesado para a partida desta noite no

stadium rio

Mário Jorge Lobo Zagallo completou 80 anos na última terça-feira (9/8) e será homenageado do clube com uma estátua na entrada do Setor Oeste. Ele nunca foi um jogador comum. Visionário, na década de 50 já vislumbrava que o futebol mundial nunca seria plástico e visualmente bonito como o brasileiro. E percebeu que os adversários usariam artifícios para anular suas virtudes. E, mostrando uma filosofia pioneira, correndo por todos os cantos do gramado, Zagallo conseguiu destaque, tornando-se armador, ponta-esquerda, auxiliar de lateral-esquerdo. Numa equipe em que atuavam mitos como Mané Garrincha

e Didi, além do consagrado Amarildo, Zagallo mostrou sua importância e consciência tática garantindo sua vaga de titular nesse lendário ataque, que levou o Botafogo ao bicampeonato estadual nos anos de 1961 e 1962.

Zagallo, chamado carinhosamente de Velho Lobo, por sua perspicácia, nasceu em Maceió, em 9 de agosto de 1931, e mudou-se para o Rio de Janeiro aos 8 meses de idade. Sua história no Botafogo começou logo após a Copa de 1958, na Suécia. Em General Severiano, já chegou respeitado pelo novo jeito de jogar na ponta-esquerda, marcando no meio-campo. Pendurou as chuteiras em 1965, aos 34 anos. A partir de então, o ponta-

esquerda eficiente deu lugar ao treinador estudioso e estrategista, que contribuiu para a modernização do futebol brasileiro e conquistou pelo Botafogo dois títulos estaduais e uma Taça Brasil.

Um dos raros profissionais a conquistar Copas do Mundo como jogador (em 1958 e 1962) e treinador (1970), Zagallo dirigiu a seleção brasileira na campanha do tricampeonato mundial, no México, substituindo o lendário botafoguense João Saldanha. Foi treinador na Copa de 74 e coordenador no tetracampeonato, em 1994. Atualmente Zagallo exerce o cargo de coordenador das divisões de base do Botafogo.

Page 14: Prelimiar Botafogo #14

b r a s i l e i r ã o - 1 6 . ª r o d a d a4

No dia seguinte ao aniversário de 107 anos de seu futebol, o Botafogo tem diversas motivações para buscar a vitória sobre o América-MG neste sábado, a partir das 21h. Além de fechar com chave de ouro as comemorações, o time pretende manter a boa sequência, com 4 vitórias no últimos 5 jogos, e se aproximar do G-4 e dos líderes do Campeonato Brasileiro.

Entretanto, entre os jogadores, não há qualquer clima de festa antes da partida. A concentração é total, principalmente porque o grupo sabe a importância da vitória.

“Esse são os jogos mais perigosos. O adversário vem com uma proposta de jogar fechado e tentar surpreender. Temos que encarar de frente e procurar vencer. Queremos alcançar nossos objetivos e, com todo respeito, precisamos passar pelo América-MG”, afirma Felipe Menezes, que, independentemente de começar como titular ou reserva, pensa em ajudar o Botafogo sempre que puder.

O que também anima e motiva os jogadores alvinegros é o ótimo retrospecto no Stadium Rio. Invicto, o time tem cinco vitórias e dois empates. Para derrotar o América-MG, o Botafogo confia no trabalho desenvolvido por Caio Júnior e pelo elenco.

“Caio Júnior sempre deixou bem claro desde que chegou que queria um time que tocasse bem a bola e finalizasse

bastante. Agora, entrando nos eixos e vencendo, todos que não têm o nosso convívio diário enxergam melhor o que o Caio quer. Tomara que o Botafogo continue com essa sequência boa, mas vamos precisar de atenção e jogar bem para vencer o América-MG”, diz Antônio Carlos, que tem 49 gols na carreira e espera fazer seu 50º neste sábado.

No dia seguinte ao aniversário de 107 anos do Botafogo e na véspera do Dia dos Pais, o melhor presente para os alvinegros será a vitória em casa.

campeonato brasileiro 2011: 16ª rodada, sábado, 13/08stadium rio, rio de janeiro

arbitragem:andré luiz de freitas castro(go)

assistentes:fabrício vilarinho da silva (go)cristhian passos sorence (go)

x

FESTA COMPLETA

Agi

f

Page 15: Prelimiar Botafogo #14
Page 16: Prelimiar Botafogo #14