Presentation Ronaldo Coisa Nossa

13

description

Apresentação do trabalho de Ronaldo Coisa Nossa

Transcript of Presentation Ronaldo Coisa Nossa

Page 1: Presentation Ronaldo Coisa Nossa
Page 2: Presentation Ronaldo Coisa Nossa

Ronaldo Antônio da Silva, conhecido como Ronaldo Coisa Nossa ou Ronaldo do Opção, nasceu em 1944, passou sua infância e parte da adolescência no bairro da Lagoinha.

Em sua adolescência Big Ronie, como era conhecido, foi seduzido pelo som dos Beatles e aderiu ao movimento do Rock e do Twist. Aventurou-se primeiro nesses ritmos com o grupo Os Turbulentos do compadre Zizza, que foi o primeiro incentivador, parceiro, arranjador e músico a gravar com Ronaldo, uma vez que no meio dos sambistas não tinha vez.

Desde 1963 trabalhava em um ferro-velho na Rua Rio Grande do Sul. Nessa época teve a influência do som de Jair Rodrigues, Simonal, Jackson do Pandeiro e outros mais, onde passou a compor sambas.

Casou-se em 1968 e foi morar no Caiçara. Na década de 70 gravou 10 composições suas com o grupo Os Turbulentos. Em 1975, colocou-as debaixo do braço e foi ao Rio de Janeiro, reencontrando com Vermelho, Claudinho, Sérgio Magrão, Eli ( o baterista) e Flávio Venturini, velho conhecido e ex-componente da banda Os Turbulentos.

Participou como membro na fundação de algumas escolas de samba como Bem-Te-Vi, Acadêmico das Alterosas e Unidos Guaranis, e hoje é integrante da Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte.  

Texto: Ronaldo e Silvana Vilela

Page 3: Presentation Ronaldo Coisa Nossa

Em 1982, Ronaldo e amigos criaram em Belo Horizonte o bloco carnavalesco “É Coisa Nossa”, juntando o útil ao agradável e reivindicaram através do mesmo, benefícios para o bairro Parque Pedro II, hoje Caiçara. O bloco desfilou por três anos, solidificando o pseudônimo do artista no samba da cidade.

Na década de 90, Ronaldo abriu um dos principais redutos do samba em BH, o Bar Del Rangos, mais conhecido como Opção.

Nos últimos anos, Ronaldo vem contribuindo no cenário musical mineiro, cedendo algumas de suas mais de 200 composições há músicos mineiros como: Dóris, Chapéu Panamá e outros mais que já estão na fila.

Em 2007, decidiu colocar algumas de suas composições em dois CDs: “Sob o Signo do Samba” e ”Gotas”, cada um deles com 12 composições, fazendo uma homenagem ao povo negro, à velha guarda e a todos amantes da MPB e que amam o Brasil.

Os CDs em princípio foram gravados no subsolo do bar, onde Ronaldo construiu um estúdio, batizado de Kilombo Coisa Nossa. O álbum foi gravado pelo grupo Essência e convidados.

Ronaldo inspira na vida do homem comum para fazer música e acredita no samba como instrumento de luta social.

Texto: Ronaldo e Silvana Vilela

Page 4: Presentation Ronaldo Coisa Nossa

O “Espetáculo Coisa Nossa” é o nome dado ao show de lançamento dos CDs: “Sob o Signo do Samba” e ”Gotas”, onde todas as músicas são de Ronaldo Coisa Nossa.

Parte do show, com formação instrumental diferenciada, apresentará outra face de Ronaldo, uma bem mais desconhecida até dos próprios amigos e intérpretes. O compositor de ritmos variados, boleros, baião e boas pitadas de funk, jazz, blues, rock, aquilo que certa vez se condicionou a chamar de “samba-rock”. Um estilo híbrido genuinamente brasileiro, dentre outros.

Um espetáculo totalmente novo, não só no sentido de músicas nunca ouvidas, nem se quer tocadas, mas que poderá lançar às vistas de Minas e do Brasil, um compositor inédito de extremo talento e versatilidade em toda sua plenitude.

Ronaldo Antônio da Silva poderá assim não ser apenas um autor raramente executado, e sim, mais falado que conhecido. Uma oportunidade singular de lançar um compositor e intérprete que é história viva de Belo Horizonte. Um homem de mais de 60 anos, mais de 40 de composição, com uma obra ainda desconhecida e valiosa.

Texto: Gilberto Mauro

Page 5: Presentation Ronaldo Coisa Nossa

Músicos: Ronaldo Coisa Nossa, João Batera, Airton Cruz,Marraia, Binha do Cavaco, Hélio Pereira, Daniel Rodrigues, Geovane Silva, Solange Caetano, Esdras "Neném" Ferreira, Ezequiel Lima, Marlon Santos, Gilberto Mauro.

Backing Vocals: Miriam, Dóris

SOB O SIGNO DO SAMBA

Produção e Direção Musical: Gilberto Mauro Arranjos de Metais e Cordas: Gilberto Mauro Harmonizações: Marlon Guerra e Gilberto Mauro Gravado, Mixado e Pré-masterizado no Estúdio Kilombo Coisa Nossa, por James Patrick Fotos: Marco Llobus Concepção do Encarte e Produção gráfica: Renato Rosa

Page 6: Presentation Ronaldo Coisa Nossa

1 - B.Q. (Favela) (Ronaldo Coisa Nossa - 1992)

2- Mercadão (Ronaldo Coisa Nossa - 1965)

3- Sarta fora que é rabis (Ronaldo Coisa Nossa - 1972)

4- Se você não quer voltar (Ronaldo Coisa Nossa - 1966)

5- Sem essa crioula (Ronaldo Coisa Nossa - 1966)

6- Sob o Signo do Samba (Ronaldo Coisa Nossa - 1984)

7- Que saudade me deu (Ronaldo Coisa Nossa - 1966)

8- Mariana (Ronaldo Coisa Nossa - 1965)

9- Pura Ilusão (Ronaldo Coisa Nossa - 1966)

10- Cafetinisse (Ronaldo Coisa Nossa - 1998)

11- Podes crer (Ronaldo Coisa Nossa - 1966)

12- Obrigado Astro Rei (Ronaldo Coisa Nossa - 1965)

 SOB O SIGNO DO SAMBA

Page 7: Presentation Ronaldo Coisa Nossa
Page 8: Presentation Ronaldo Coisa Nossa

GOTAS

Produção e Direção Musical: Gilberto Mauro Arranjos de Metais e Cordas: Gilberto Mauro Harmonizações: Marlon Guerra e Gilberto Mauro Gravado, Mixado e Pré-masterizado no Estúdio Kilombo Coisa Nossa, por James Patrick Fotos: Marco Llobus Concepção do Encarte e Produção gráfica: Renato Rosa

Músicos: Ronaldo Coisa Nossa, Esdras "Neném" Ferreira, Ezequiel Lima, Marlon Santos, Gilberto Mauro, João Batera, Berico, Zezé Gastão, Sr. .Oscar, Jorge "Jô”, Hélio Pereira, Getúlio Maziazeno, Sílvio Francisco, Mateus Bahiense, Airton Cruz, Binha do Cavaco, Backing Vocals: Miriam, Dóris, Gilberto Mauro Vocalize: Leopoldina

Page 9: Presentation Ronaldo Coisa Nossa

 GOTAS 1 - Minha herança sufrimento

(Ronaldo Coisa Nossa - 1990) 2 - Acorda Brasil

(Ronaldo Coisa Nossa - 1998) 3 - Glads (Rainha da Primavera)

(Ronaldo Coisa Nossa - 1996) 4 – Luz

(Ronaldo Coisa Nossa - 1996) 5 - Cartada

(Ronaldo Coisa Nossa - 1992) 6 - Meio-efeito

(Ronaldo Coisa Nossa - 1991) 7 - Trauma

(Ronaldo Coisa Nossa - 1994) 8 – Esperanto

(Ronaldo Coisa Nossa - 1966) 9 – Ozônio

(Ronaldo Coisa Nossa - 1998) 10 – Neném

(Ronaldo Coisa Nossa - 2000) 11 - Léo e Rosa

(Ronaldo Coisa Nossa - 2005) 12 - Fiz Segredo

(Ronaldo Coisa Nossa - 1992)

Page 10: Presentation Ronaldo Coisa Nossa
Page 11: Presentation Ronaldo Coisa Nossa

A casa foi fundada no começo da década de 90 para oferecer boa música e rango aos trabalhadores que estavam construindo o shopping da região.

Em pouco tempo, o bar tornou-se um reduto de compositores, artistas e apaixonados por música.

Nos fins de semana, um grupo de amigos fazia roda de samba. Um ponto de encontro da velha e da jovem guarda de B.H. E assim foi...

DEL RANGOS BAR “OPÇÃO” Rua Alabandina, 619 – Caiçara Tel.: 31 3415-6905

Page 12: Presentation Ronaldo Coisa Nossa

Solange Caetano – Voz e percussão João Batera – Voz e percussão Geovane Silva - Voz e Surdo

Airton Cruz - Voz e Violão de 7 Cordas Marraia – Voz e Violão de 6 cordas Rodrigo “Binha do Cavaco” - Voz e Cavaquinho

O grupo Essência é formado por Ronaldo Coisa Nossa e pelos músicos abaixo:

Page 13: Presentation Ronaldo Coisa Nossa

E eis que uma família cobrou, incentivou, somou, multiplicou o que um letrista guardava na gaveta havia mais de 40 anos e assim ficaram todos sob o signo do samba. Ronaldo Coisa Nossa

Dona Chica (mãe) a homenageada Nêm (esposa) e netos

Contatos:

www.ronaldocoisanossa.com.br www.baropcao.com.br

Email: [email protected] Tel.: 31 3415-6905