Primavera

13
DIA MUNDIAL DA POESIA 21 de Março

Transcript of Primavera

Page 1: Primavera

DIA MUNDIAL

DA POESIA

21 de Março

Page 2: Primavera

Olhos postos na terra, tu virás no ritmo da própria primavera, e como as flores e os animais abrirás as mãos de quem te espera.

Eugénio de Andrade1923 — 2005 )

Page 3: Primavera

As Palavras

São como um cristal,as palavras.Algumas, um punhal,um incêndio.Outras,orvalho apenas.

Secretas vêm, cheias de memória.Inseguras navegam:barcos ou beijos,as águas estremecem.

Desamparadas, inocentes,leves.Tecidas são de luze são a noite.E mesmo pálidasverdes paraísos lembram ainda.

Quem as escuta? Quemas recolhe, assim,cruéis, desfeitas,nas suas conchas puras?

Eugénio de Andrade(1923-2005)

Page 4: Primavera

Ser Poeta

Ser poeta é ser mais alto, é ser maiorDo que os homens! Morder como quem beija!É ser mendigo e dar como quem sejaRei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendorE não saber sequer que se deseja!É ter cá dentro um astro que flameja,É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!Por elmo, as manhãs de oiro e cetim…É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente…É seres alma e sangue e vida em mimE dizê-lo cantando a toda a gente!

Florbela Espanca(1894 – 1930)

Page 5: Primavera

Há uma primavera em cada vida:é preciso cantá-la assim florida,pois se Deus nos deu voz, foi para cantar!E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada,que seja a minha noite uma alvorada,que me saiba perder...para me encontrar....

Florbela Espanca (1894 – 1930)

Page 6: Primavera

A FONTE

Com voz nascente a fonte nos convida A renascermos incessantemente Na luz do antigo sol nu e recente E no sussurro da noite primitiva.

Sophia de Mello Breyner Andresen (1919 – 2004)

Page 7: Primavera

GLÓRIA

Depois do Inverno, morte figurada, A primavera, uma assunção de flores. A vida Renascida E celebrada Num festival de pétalas e cores.

Miguel Torga (1907 -1995)

Page 8: Primavera

Cada árvore é um ser para ser em nós

Cada árvore é um ser para ser em nósPara ver uma árvore não basta vê-aa árvore é uma lenta reverênciauma presença reminiscenteuma habitação perdidae encontradaÀ sombra de uma árvoreo tempo já não é o tempomas a magia de um instante que começa sem fima árvore apazigua-nos com a sua atmosfera de folhase de sombras interioresnós habitamos a árvore com a nossa respiraçãocom a da árvorecom a árvore nós partilhamos o mundo com os deuses

António Ramos Rosa1924-

Page 9: Primavera

AUTOPSICOGRAFIA

O poeta é um fingidor.Finge tão completamenteQue chega a fingir que é dorA dor que deveras sente. E os que lêem o que escreve,Na dor lida sentem bem,Não as duas que ele teve,Mas só a que eles não têm. E assim nas calhas de rodaGira, a entreter a razão,Esse comboio de cordaQue se chama coração.

Fernando Pessoa (1888 — 1935)

Page 10: Primavera

Primavera

Abre-te, Primavera!Tenho um poema à esperaDo teu sorriso.Um poema indecisoEntre a coragem e a covardia.Um poema de lírica alegriaRefreada,A temer ser tardiaE ser antecipada.Dantes, nasciasQuando eu te anunciava.Cantava,E no meu canto aconteciasComo o tempo depois te confirmava.Cada verso era a flor que prometiasNo futuro sonhado...Agora, a lei é outra: principias,E só então eu canto confiado.

Miguel Torga(1907 -1995)

Page 11: Primavera

Flores

Era preciso agradecer às floresTerem guardado em si,Límpida e pura,Aquela promessa antigaDuma manhã futura.

Sophia de Mello Breyner Andresen (1919 – 2004)

Page 12: Primavera

Saudação à Primavera

Na hora certa.Disse que chegaria.Declarou dia e hora.Tão longe que ela moraque diabo, atése lhe perdoariaque, perdendo a maré,chegasse no outro dia.De tudo se abrigouna sorte ingratae à hora exacta“aqui estou!”disse da alta esfera.Bem-vinda Primavera!

Mário Castrim(1920 – 2002)

Page 13: Primavera

What A Wonderful World | Louis Armstrong

I see trees of green, red roses tooI see them bloom for me and youAnd I think to myself what a wonderful world.

I see skies of blue and clouds of whiteThe bright blessed day, the dark sacred nightAnd I think to myself what a wonderful world.

The colors of the rainbow so pretty in the skyAre also on the faces of people going byI see friends shaking hands saying how do you doThey're really saying I love you.

I hear babies cry, I watch them growThey'll learn much more than I'll never knowAnd I think to myself what a wonderful worldYes I think to myself what a wonderful world.