PRINCE2 Agile FOUNDATION - GLOSSÁRIO · 2019-10-24 · DevOps. Uma abordagem ... Isso se relaciona...

14
TREINAMENTO PRINCE2 Agile FOUNDATION - GLOSSÁRIO

Transcript of PRINCE2 Agile FOUNDATION - GLOSSÁRIO · 2019-10-24 · DevOps. Uma abordagem ... Isso se relaciona...

Page 1: PRINCE2 Agile FOUNDATION - GLOSSÁRIO · 2019-10-24 · DevOps. Uma abordagem ... Isso se relaciona com a cultura e as atitudes das pessoas na equipe e precisa ser gerenciado com

TREINAMENTO

PRINCE2 Agile FOUNDATION -GLOSSÁRIO

Page 2: PRINCE2 Agile FOUNDATION - GLOSSÁRIO · 2019-10-24 · DevOps. Uma abordagem ... Isso se relaciona com a cultura e as atitudes das pessoas na equipe e precisa ser gerenciado com

Termo Definição

Agilômetro

O Agilometer é uma ferramenta que avalia o nível de risco associado ao usodo Agile em combinação com o PRINCE2. Isso permite que o PRINCE2 sejaadaptado de forma a minimizar o nível de risco. O Agilômetro deve evoluirpara atender às necessidades de cada organização.

Análise de IntervaloUma atividade que compara dois conjuntos de dados e identifica asdiferenças. A análise de intervalo é comumente usada para comparar umconjunto de requisitos com a entrega real.

Análise de sensibilidade

Uma técnica para testar a robustez de um cálculo ou modelo, avaliando oimpacto da variação da entrada, para refletir o risco de que o cálculo oumodelo não seja preciso.

Análise SWOTAcrônimo de "pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças". Umatécnica para determinar fatores favoráveis e desfavoráveis em relação àmudança de negócios ou estado atual.

Aprendizado validado

A ideia de aprender através da utilização de experiências realizadas de umaforma científica: isto é, usando uma série de passos cuidadosamentedesenhados e usando medidas para provar se a experiência foi bemsucedida ou não.

Autoridade de mudança

Uma pessoa ou grupo ao qual o comitê do projeto pode delegarresponsabilidade pela consideração de solicitações de mudança ouespecificações fora do padrão. A autoridade de mudança pode receber umorçamento de alteração e aprovar as alterações nesse orçamento.

Backlog

Uma lista de novos recursos para um produto. A lista pode ser composta dehistórias de usuários que são estruturadas de uma maneira que descrevequem quer o recurso e por quê. É um termo genérico que pode ser definidoem termos de lançamentos, sprints e produtos.

Baseado em fluxo

Isso evita o uso do trabalho de particionamento em timeboxes e gerencia otrabalho usando uma fila. O trabalho é então continuamente puxado paradentro do sistema (que pode ser um timebox de alto nível) e passa porvários estados de trabalho até que seja feito.

Baseline Um nível de referência em relação ao qual uma entidade é monitorada econtrolada.

BenefícioA melhoria mensurável resultante de um resultado percebido como umavantagem por um ou mais stakeholders, e que contribui para um ou maisobjetivos organizacionais.

Brainstorming

Uma técnica que ajuda uma equipe a gerar ideias. As ideias não sãorevisadas durante a sessão de brainstorming, mas em um estágio posterior.Brainstorming é freqüentemente usado pelo gerenciamento de problemaspara identificar possíveis causas.

Burn ChartUma técnica para mostrar o progresso (por exemplo, com uma timebox) emque o trabalho é concluído e o trabalho ainda a ser feito é mostrado comuma ou mais linhas atualizadas regularmente / diariamente.

Business CaseA justificativa para uma atividade organizacional (estratégica, programa,projeto ou operacional) que normalmente contém custos, benefícios, riscose prazos, e contra os quais a continuidade da viabilidade é testada

Page 3: PRINCE2 Agile FOUNDATION - GLOSSÁRIO · 2019-10-24 · DevOps. Uma abordagem ... Isso se relaciona com a cultura e as atitudes das pessoas na equipe e precisa ser gerenciado com

Classe de serviço

Categoria amplamente definida para diferentes tipos de trabalho. Asclasses influenciam as decisões de seleção, porque diferentes classes deserviço são tipicamente associadas a perfis de risco qualitativamentediferentes, especialmente no que diz respeito ao risco do cronograma eao custo do atraso. Quatro classes genéricas de serviço são amplamentereconhecidas: "padrão", "data fixa", "Expedited" e "intangível".

Comportamentos ágeisAqueles comportamentos que são vistos como tipificando o trabalho deuma forma ágil, por ex. ser colaborativo, auto-organizado, focado nocliente, empoderado, confiar sem culpar.

Contingência

Algo que é mantido em reserva, tipicamente para lidar com variações detempo e custo, ou riscos. O PRINCE2 não defende o uso de contingênciaporque a estimativa de variações é gerenciada pelo estabelecimento detolerâncias, e os riscos são gerenciados por meio de respostas de riscoapropriadas (incluindo a resposta de fallback que é contingente ao riscoque ocorre).

Critério de aceitação

Uma lista priorizada de critérios que o produto do projeto deve atenderantes que o cliente o aceite, ou seja, definições mensuráveis dosatributos necessários para o conjunto de produtos serem aceitáveis paraos principais stakeholders (definição do PRINCE2). Os critérios deaceitação são comumente usados em ágil para avaliar se uma históriade usuário foi atendida

Critério de qualidadeUma descrição da especificação de qualidade que o produto deveatender e as medidas de qualidade que serão aplicadas por aqueles queinspecionam o produto acabado.

Definição de "Preparado"

Um conjunto de critérios usado para determinar se um trabalho estápronto para ser iniciado.

Definição de "Pronto"Um conjunto de critérios usado para determinar se um trabalho ou umacoleção de itens de trabalho foi concluído. Algo está "pronto" ou "nãoestá pronto".

Demo

Abreviação de "demonstração", trata-se de um evento em que umproduto ou produto intermediário, em qualquer estado de prontidão, éexibido para uma pessoa ou grupo (por exemplo, para um cliente) paraobter feedback e mostrar progresso. O produto que é "demonstrado"pode ser estático (por exemplo, um design específico) ou dinâmico (porexemplo, um protótipo de trabalho).

Descrição do produtoUma descrição dos critérios de finalidade, composição, derivação equalidade de um produto. É produzido no momento do planejamento, omais rápido possível, após a identificação do produto.

Descrição do produto do projeto

Um tipo especial de descrição do produto usado para obter oconsentimento do usuário no escopo e nos requisitos do projeto, paradefinir as expectativas de qualidade do cliente e para definir os critériosde aceitação do projeto.

DevOpsUma abordagem colaborativa entre o desenvolvimento e as operaçõesdestinadas a criar um produto ou serviço onde os dois tipos de trabalhoe até mesmo as equipes se fundem ao máximo.

Dinâmica do time

As interações interpessoais entre os indivíduos em uma equipe. Isso serelaciona com a cultura e as atitudes das pessoas na equipe e precisaser gerenciado com cuidado, pois pode ser uma força muito positiva epoderosa quando está funcionando bem, mas pode ser destrutivoquando se rompe.

Page 4: PRINCE2 Agile FOUNDATION - GLOSSÁRIO · 2019-10-24 · DevOps. Uma abordagem ... Isso se relaciona com a cultura e as atitudes das pessoas na equipe e precisa ser gerenciado com

Direcionado a teste O conceito de escrever testes ou verificações de qualidade antes deconstruir o produto ou subproduto em vez de faze-lo depois.

Disruptivo

Um termo amplamente utilizado que tem mais de uma definição, masem termos gerais refere-se a situações em que há altos níveis deincerteza (por exemplo, com inovação de produto) e o produto que estásendo desenvolvido mudará significativamente (intencionalmente ouacidentalmente) o ambiente ou mercado existente (por exemploimpressao 3D).

Documentação de iniciação do projeto

(PID)

Um conjunto lógico de documentos que reúne as principais informaçõesnecessárias para iniciar o projeto em uma base sólida e transmite asinformações a todos os envolvidos no projeto.

Dynamic System Development Method

(DSDM)

Uma estrutura ágil de entrega de projetos desenvolvida e depropriedade do consórcio DSDM.

Embaixador do negócioUma função no DSDM que é a função central (mas não a única função)na compreensão da visão de negócios de um projeto. Às vezesconhecido como engenheiro de requisitos ou analista de negócios.

Emergente

Um conceito ágil que se refere à criação de soluções e à tomada dedecisões de forma a convergir gradualmente para uma solução precisa eque não envolva muito trabalho antecipado. O oposto seria gastartempo e tentar prever como as coisas vão acontecer. Um exemplo seriaa "arquitetura emergente", pela qual muito trabalho poderia ser feitoantecipadamente para decidir como o produto seria construído ou otrabalho poderia ser iniciado no produto e, então, a melhor arquiteturasurgiria à medida que o produto se desenvolvesse.

Empírico / Empirismo Pensamento que associa a tomada de decisão baseada em evidências eda experiência, em vez de raciocínio ou intuição.

ÉpicoUma definição de alto nível de um requisito que ainda não foisuficientemente refinado ou entendido. Eventualmente, um épico serárefinado e dividido em várias histórias do usuário / requisitos.

Especialista do Assunto do Cliente (CSME)

A função atribuída à equipe de entrega, para atuar como umrepresentante de todas as stakeholders do cliente, com aresponsabilidade de garantir que os produtos do projeto sejamcompreendidos e estejam corretos no nível detalhado.

Especialista do Assunto do Fornecedor (SSME)

Um especialista no assunto do fornecedor (SSME) é atribuído à equipede entrega e fornece as habilidades técnicas apropriadas para construire verificar inicialmente a qualidade dos produtos do projeto.

Estágio (estágio de gerenciamento)

Um termo do PRINCE2 que descreve uma seção do projeto que umgerente de projeto está gerenciando em qualquer momento. Ele é, naverdade, uma timebox de alto nível e geralmente contém uma ou maistimeboxes de nível inferior, como lançamentos ou sprints. O conceito deum estágio PRINCE2 não tem um equivalente exato comumente usadoem agile.

Estratégia de gestão da comunicação

Uma descrição dos meios e frequência de comunicação entre o projetoe os stakeholders.

Estratégia de gestão da configuração

Uma descrição de como e por quem os produtos de um projeto serãocontrolados e protegidos.

Page 5: PRINCE2 Agile FOUNDATION - GLOSSÁRIO · 2019-10-24 · DevOps. Uma abordagem ... Isso se relaciona com a cultura e as atitudes das pessoas na equipe e precisa ser gerenciado com

Estratégia de gestão de riscos

Descreve os objetivos de aplicar o gerenciamento de riscos à atividade, oprocesso que será adotado, as funções e responsabilidades, os limites derisco, o momento das intervenções de gerenciamento de riscos, asentregas, as ferramentas e técnicas que serão usadas e os requisitos derelatórios. Também pode descrever como o processo será coordenadocom outras atividades de gerenciamento.

Exceção

Uma situação em que pode ser previsto que haverá um desvio além dosníveis de tolerância acordados entre o gerente de projeto e o comitê deprojeto (ou entre o comitê de projetos e o gerenciamento corporativo oudo programa).

Executivo

O único indivíduo com responsabilidade geral por garantir que umprojeto atinja seus objetivos e forneça os benefícios projetados. Esseindivíduo deve garantir que o projeto mantenha o foco nos negócios, quetenha autoridade clara e que o trabalho, incluindo os riscos, sejagerenciado ativamente. O executivo é o presidente do comitê do projeto.Ele ou ela representa o cliente e é responsável pelo business case.

Experimento

Uma investigação sobre algo que é realizado em uma série de etapasespecíficas (que podem envolver pesquisa), a fim de provar ou refutaruma teoria ou idéia. Isso pode ser usado para validar uma ideia ou paratentar melhorar algo como o funcionamento de uma equipe.

Feature

Um termo genérico que é amplamente usado para descrever algo queum produto faz ou do jeito que faz alguma coisa. Um recurso pode terqualquer nível de detalhe (por exemplo, é à prova d'água, faz um tomquando desligado) e pode se relacionar a um requisito específico, umahistória de usuário ou épico. Outro termo similar é "função".

Feliz! Triste ! Irritado!

Essa é uma técnica de feedback que pode ser usada por uma equipe emuma retrospectiva. Cada membro da equipe escreve uma ou mais notasadesivas e as coloca na coluna apropriada. Isso permite que todos saibamo que os deixou "felizes" durante a última timebox, o que os deixou"tristes" e até mesmo o fizeram "loucos".

Garantia de Qualidade (QA)

Um processo independente, planejado e sistemático. A garantia dequalidade é usada para fornecer confiança de que as saídascorrespondem aos critérios de qualidade definidos.

Garantia do projeto

As responsabilidades do comitê do projeto para assegurar-se de que oprojeto está sendo conduzido corretamente. Cada um dos membros docomitê de projeto tem uma área específica de foco para a garantia doprojeto, ou seja, garantia do negócio para o executivo, garantia dousuário para o (s) usuário (s) sênior (s) e garantia do fornecedor para o (s)fornecedor (es) sênior.

Gerenciar por exceçãoUma técnica pela qual as variações do plano que excedem um limite decontrole predefinido são escaladas para ação - por exemplo, quando asdespesas excederem o orçamento em 10%.

Page 6: PRINCE2 Agile FOUNDATION - GLOSSÁRIO · 2019-10-24 · DevOps. Uma abordagem ... Isso se relaciona com a cultura e as atitudes das pessoas na equipe e precisa ser gerenciado com

Gerente de projetosA pessoa com autoridade e responsabilidade para gerenciar um projetono dia a dia para entregar os produtos necessários dentro dos limitesacordados pelo comitê do projeto.

Gerente do time

A pessoa responsável pela produção dos produtos, alocada pelo gerentedo projeto (conforme definido em um pacote de trabalho) para umaqualidade, prazo e custo aceitáveis para o comitê do projeto. Este papelreporta e toma a direção do gerente de projeto. Se um gerente deequipe não for designado, o gerente de projeto assumirá asresponsabilidades do papel de gerente de equipe.

Gestão da configuraçãoAtividades técnicas e administrativas relacionadas à criação,manutenção e mudanças controladas de configuração durante a vida doproduto.

Gestão de projetos

O planejamento, delegação, monitoramento e controle de todos osaspectos do projeto, e a motivação dos envolvidos, para atingir osobjetivos do projeto dentro das metas de desempenho esperadas paratempo, custo, qualidade, escopo, benefícios e riscos.

Gráfico Burndown

Um gráfico burndown é um gráfico de execução de trabalho dentro detimebox. Fornece aos times uma visão de progresso em relação àestimativa inicial para a execução do trabalho planejado. Veja tambémBurn Chart

Gráfico BurnupUm gráfico burnup é um gráfico de execução do trabalho concluído,mostrando a cadência de entregas e crescente das demandas, notempo. Veja também gravar gráfico.

Gráfico Gantt

Uma técnica comumente usada para planejar atividades de trabalho emrelação ao tempo na forma de linhas horizontais ou barras mostrandoquando as atividades começam e terminam. Isso pode ser usado paraagendar dependências entre as atividades. É uma técnica mais aplicávelao contexto do gerenciamento de projetos do que à entrega ágil.

História de usuário

Uma ferramenta usada para escrever um requisito na forma de quem, oquê e por quê. É uma forma mais simples e amigável de descreverfeatures e requisitos em geral, fornecendo a times e áreas de negóciouma linguagem comum.

Horizonte de planejamento O período de tempo para o qual é possível planejar com precisão

IssueUm evento relevante que aconteceu, porém não foi planejado e requeração de gerenciamento. Pode ser um problema, benefício, consulta,preocupação, solicitação de mudança ou risco que ocorreu.

Item de configuraçãoUma entidade (ativo) que está sujeita ao gerenciamento deconfiguração. A entidade (ativo) pode ser um componente de umproduto, um produto ou um conjunto de produtos em uma release.

Item do backlogUma entrada em um backlog. Isso pode estar na forma de uma históriado usuário ou tarefa e pode ser mantido em várias formas, como emuma planilha ou exibido em um quadro branco.

Page 7: PRINCE2 Agile FOUNDATION - GLOSSÁRIO · 2019-10-24 · DevOps. Uma abordagem ... Isso se relaciona com a cultura e as atitudes das pessoas na equipe e precisa ser gerenciado com

Kaizen

Uma filosofia japonesa que literalmente significa "boa mudança",mas é amplamente entendida como uma melhoria contínua. Envolvetodos que contribuem regularmente para fazer pequenas mudançasbenéficas que se acumulam ao longo do tempo melhorar a eficiênciana forma de trabalho de uma equipe ou organização.

Kanban

Uma maneira de melhorar o fluxo e provocar a melhoria do sistemaatravés da visualização e controle do trabalho em andamento.Escrito em kanji (caracteres chineses), significa "sinal" ou "quadrovisual grande". Escrito em hiragana (caracteres japoneses), significa"cartões de sinal" (singular ou plural). Em apresentações técnicas damecânica dos sistemas Kanban, geralmente significa o último. Usadoinformalmente, refere-se ao uso de sistemas Kanban (visual ou não)e do método Kanban.

Kano

Um modelo desenvolvido por Noriaki Kano, usado para ajudar aentender as preferências do cliente. O modelo Kano consideraatributos de um serviço agrupados em áreas como fatores básicos,fatores de excitação e fatores de desempenho.

Kick-off do projeto

Geralmente, um único evento em que atividades de visionamentopodem ocorrer e a equipe se reúne pela primeira vez. O evento podeser realizado como workshops e requer preparação para garantir queo tempo seja usado da forma mais eficaz possível. (Veja tambémvisão)

Lead time / cycle time

Interpretados de forma diferente por muitos na comunidade Kanban(alguns vêem esses dois termos como representando coisasdiferentes), mas em termos simples, refere-se a quanto tempo umitem de trabalho leva para percorrer o sistema ou o timebox.

LeanUma abordagem que se concentra na melhoria dos processos,maximizando o valor através da eliminação do desperdício (comodesperdício de tempo e esforço desperdiçado).

Lean StartupOriginalmente uma abordagem para criar e gerenciar empresasiniciantes, mas agora aplicada a qualquer negócio, para ajudá-lasentregar produtos aos clientes rapidamente.

Lei de Little

L = λWEm termos simples - o número médio de itens em um sistema: L é igual à taxa média de chegada, λ, multiplicada pelo tempo médio que um item gasta no sistema, W (supondo que isso seja por um período longo o suficiente e o sistema é estável).

Limite de Trabalho em Progresso / andamento

(WIP)

Uma restrição na quantidade de WIP permitido em umadeterminada parte (ou coluna) do sistema a qualquer momento.Tipicamente expresso como um número (ou seja, o número máximode itens de trabalho permitidos), cria o conceito de um sistemapuxado.

Método KanbanMétodo Kanban. Uma abordagem evolutiva para a mudança descritapor David J. Anderson em Seis Práticas Essenciais e Quatro PrincípiosFundamentais.

Page 8: PRINCE2 Agile FOUNDATION - GLOSSÁRIO · 2019-10-24 · DevOps. Uma abordagem ... Isso se relaciona com a cultura e as atitudes das pessoas na equipe e precisa ser gerenciado com

Método Waterfall

Uma abordagem de desenvolvimento linear e sequencial, com objetivosdistintos para cada fase de desenvolvimento. Uma vez concluída a fasede desenvolvimento, o desenvolvimento prossegue para a fase seguintee as fases anteriores não são revisitadas (daí a analogia de que a águaque flui por uma montanha não pode voltar).

MoSCoW

Essa técnica é usada para categorizar itens como requisitos ou tarefas em um dos quatro níveis seguintes de como eles se relacionam com um prazo:> Precisa ter> Deveria ter> Poderia ter> Não terá por enquanto.

Nível de qualidadeO nível de qualidade geral de um produto, conforme definido peladescrição do produto do projeto (expectativas de qualidade do cliente ecritérios de aceitação).

Pacote de trabalho

O conjunto de informações relevantes para a criação de um ou maisprodutos. Ele conterá uma descrição do trabalho, a (s) descrição (ões)do produto, detalhes de quaisquer restrições na produção econfirmação do acordo entre o gerente de projeto e a pessoa ougerente da equipe que implementará o pacote de trabalho que otrabalho pode ser. feito dentro das restrições.

Pioneiro

Um termo dado a um cliente que é um dos primeiros a comprar ou usarum produto. Eles normalmente podem gostar de produtos inovadores e,portanto, podem esperar pagar mais por eles, embora esses produtospossam não estar em um nível de qualidade que os clientes posterioresreceberão. Esse tipo de cliente é muito útil para o feedback inicial doproduto.

Plan-Do-Check-Act(PDCA)

Um ciclo de quatro estágios para o gerenciamento de processos,atribuído a W. Edwards Deming. Plan-Do-Check-Act também é chamadode Ciclo de Deming. Planejar - projetar ou revisar processos quesuportem os serviços de TI; Executar - implementar o plano e gerenciaros processos; Verificar - meça os processos e serviços de TI, comparecom os objetivos e produza relatórios; Agir - planejar e implementarmudanças para melhorar os processos

Planejamento baseado no produto

Uma técnica que leva a um plano abrangente com base na criação eentrega dos resultados necessários. A técnica considera produtos depré-requisito, requisitos de qualidade e as dependências entre produtos.

Plano de projeto

Um plano de alto nível mostrando os principais produtos do projeto,quando eles serão entregues e a que custo. Um plano de projeto inicialé apresentado como parte da documentação de iniciação do projeto.Isso é revisado à medida que as informações sobre o progresso realaparecem. É um documento de controle importante para o comitê doprojeto medir o progresso real em relação às expectativas.

Plano de revisão de benefício

Um plano que define como e quando uma medição da realização dosbenefícios do projeto pode ser feita. Se o projeto estiver sendogerenciado dentro de um programa, essas informações podem sercriadas e mantidas no nível do programa.

Page 9: PRINCE2 Agile FOUNDATION - GLOSSÁRIO · 2019-10-24 · DevOps. Uma abordagem ... Isso se relaciona com a cultura e as atitudes das pessoas na equipe e precisa ser gerenciado com

Plano do estágio Um plano detalhado usado como base para o controle de gerenciamentodo projeto ao longo de um estágio

Planos ágeis

recursos) e sua ordem e suas dependências, e provavelmente foramcriados de forma colaborativa por aqueles que realizarão o trabalhoplanejado. Os planos ágeis tendem a ser informais ou de baixa tecnologiano nível da equipe de entrega, e isso pode ser altamente eficaz, mesmoque eles não sejam mais do que listas de tarefas ou pendências. Oplanejamento baseado em produtos ainda pode ser usado em todos osníveis do projeto (incluindo a entrega do produto)

Product Owner A função atribuída ao gerenciamento do backlog do produto para obter omáximo valor dele, ordenando e priorizando-o.

Produto Mínimo Viável (MVP)

Em um contexto do PRINCE2 Agile, o termo MVP alinha amplamente coma visão Lean Start-up de que é uma "versão do produto final que permiteo máximo de aprendizado validado com o mínimo de esforço". Isso nãodeve ser confundido com a viabilidade do projeto como um todo.Normalmente, um MVP seria entregue o mais cedo possível durante o

projeto.É importante notar que um MVP é sobre aprendizado e pode não entrarem uso operacional; pode ser na forma de um simples experimento ouprotótipo.

Programa Várias atividades ou projetos planejados e gerenciados juntos, muitasvezes focando no mesmo objetivo.

Projeto Uma organização temporária criada com a finalidade de entregar um oumais produtos de negócio de acordo com um caso de negócios acordado.

Protótipo

Algo criado para ajudar a provar ou refutar uma ideia ou para ajudar amelhorar o entendimento geral de uma situação (por exemplo, asnecessidades do cliente). Pode ser algo que evolua para um produto realou seja descartado.

Quadro kanban

Uma ferramenta usada no Kanban para exibir visualmente o trabalho nosistema (ou timebox). Geralmente, ela é composta de uma série decolunas e possivelmente de linhas nas quais os itens de trabalho semovem da esquerda para a direita à medida que se movem por váriosestados para serem concluídos.

RACI Um modelo usado para ajudar a definir papéis e responsabilidades. RACI significa responsável, prestador de contas, consultado e informado.

Radiador de informação

Um termo geral usado para descrever o uso de paredes ou quadros contendo informações que podem ser prontamente acessadas por

pessoas trabalhando no projeto. Ele pode conter qualquer informação, embora normalmente mostre coisas como trabalho a fazer e como o

trabalho está progredindo.

Page 10: PRINCE2 Agile FOUNDATION - GLOSSÁRIO · 2019-10-24 · DevOps. Uma abordagem ... Isso se relaciona com a cultura e as atitudes das pessoas na equipe e precisa ser gerenciado com

Registro de item de configuração

Um registro que descreve o status, a versão e a variação de um item deconfiguração e quaiquer detalhes importantes sobre a relação entreeles.

Registro de riscoUm registro de todos os riscos identificados relacionados a umainiciativa, incluindo seu status e histórico. Também chamado de log derisco.

Relatório de highlights Um relatório baseado no tempo, vindo do gerente de projeto para ocomitê do projeto sobre o progresso do estágio.

Relatório de lições

Um relatório que documenta todas as lições que podem ser aplicadas aoutros projetos. O objetivo do relatório é provocar ações para que aslições positivas de um projeto sejam incorporadas ao modo de trabalhoda organização e a organização possa evitar as lições negativas emprojetos futuros.

Relatório de verificaçãoUm relatório de progresso das informações reunidas em um ponto deverificação, que é fornecido por uma equipe ao gerente de projeto e quefornece dados de relatório conforme definido no pacote de trabalho.

Release (liberação / Lançamento)

O conjunto de produtos em uma entrega. O conteúdo de uma versão égerenciado, testado e implementado como uma única entidade. NoPRINCE2 Agile, um release é normalmente um contêiner para mais deum timebox de baixo nível (por exemplo, um sprint). No entanto, estenão é necessariamente o caso, pois o ato de liberar recursos em usooperacional pode acontecer com mais regularidade (por exemplo, apóscada sprint ou várias vezes durante um sprint).

RequisitoUm termo para descrever o que um produto faz e / ou como ele faráisso. Um requisito pode ser escrito na forma de uma história de usuário,se desejado, e existirá com outros requisitos na forma de uma lista.

Restrição Uma restrição ou limitação à qual o projeto deve seguir. Pode serdesafiada durante um estudo de MoV.

Resumo do projeto

Declaração que descreve os requisitos de finalidade, custo, tempo edesempenho e as restrições de um projeto. Ele é criado antes doprojeto durante o processo Starting up a Project e é usado durante oprocesso Initiating a Project para criar a documentação de iniciação doprojeto e seus componentes. É substituído pela documentação deiniciação do projeto e não é mantido.

Retrospectiva

Um evento regular que analisa como o processo de trabalho pode sermelhorado. De acordo com o conceito ágil de "inspecionar e adaptar",esses eventos ajudam as equipes a melhorar continuamente suaspráticas de trabalho, pouco a pouco, com o tempo.

Reunião Stand-upUma breve reunião para avaliar o progresso. Normalmente com duraçãode 15 minutos ou menos, eles envolvem descrever o trabalho que foifeito, será feito e quaisquer problemas encontrados.

Page 11: PRINCE2 Agile FOUNDATION - GLOSSÁRIO · 2019-10-24 · DevOps. Uma abordagem ... Isso se relaciona com a cultura e as atitudes das pessoas na equipe e precisa ser gerenciado com

Risco

Um evento incerto ou conjunto de eventos que, caso ocorra, afetará oalcance dos objetivos.Um risco é medido por uma combinação da probabilidade de ocorrência deuma ameaça ou oportunidade percebida e a magnitude de seu impacto nosobjetivos.

Roadmap do produto

Um diagrama ou documento que mostra o caminho de desenvolvimentopretendido para um produto. Isso normalmente seria um plano de longoprazo que pode cobrir vários meses, se não anos. Ele existe fora do contextodo projeto, mas pode ser usado para acionar o trabalho do projeto.

SAFe( Scaled AgileFramework) Aplicação em larga escala de agilidade em toda a organização.

Safe-to-fail (erro seguro)

Um experimento seguro para falha é aquele projetado para ter impactolimitado no sistema ou no plano em caso de falha.

Scrum

Uma abordagem iterativa de tempo limitado para a entrega de produtos,descrita como "uma estrutura na qual as pessoas podem abordar problemasadaptativos complexos, ao mesmo tempo em que oferecem de maneiraprodutiva e criativa produtos do mais alto valor possível"

Scrum MasterEste é um papel do Scrum que é responsável por garantir que o Scrum sejacompreendido e encenado e que o Time Scrum possa aderir à teoria,práticas e regras do Scrum.

Scrumban A aplicação do Kanban ou do método Kanban no contexto de umaimplementação existente do Scrum.

Sistema empurrado O ato de colocar o trabalho em um sistema ou atividade sem a devidaatenção à sua capacidade disponível. Veja também Sistema puxado.

Sistema Kanban Um "pull system" implementado limitando o número de Kanban (cartões)em circulação.

Page 12: PRINCE2 Agile FOUNDATION - GLOSSÁRIO · 2019-10-24 · DevOps. Uma abordagem ... Isso se relaciona com a cultura e as atitudes das pessoas na equipe e precisa ser gerenciado com

Sistema puxado

Uma maneira de trabalhar em que o trabalho é iniciado ou "puxado" domontante, mas apenas quando a capacidade se torna disponível. Ossistemas Kanban são sistemas puxados. A disponibilidade de capacidadee a capacidade de puxar o trabalho são indicadas pela lacuna entre otrabalho atual em andamento e o limite correspondente. Veja tambémsistema empurrado.

Spike ou Spiking

Um trabalho temporário usado para entender mais sobre umadeterminada situação. Pode assumir a forma de um protótipo ou algumapesquisa e é frequentemente usado para reduzir a incerteza do ponto devista técnico ou do cliente. As experiências são semelhantes.

Sprint Um prazo fixo (normalmente de 2 a 4 semanas) para criar featuresselecionados do backlog

Sprint zeroUm sprint específico no início de um trabalho para abordar muitas atividades iniciais (por exemplo, formar uma equipe, visualizar, definir a arquitetura). Também conhecido como iteração zero ou (a) descoberta (fase).

Suporte do projeto

Uma função administrativa na equipe de gerenciamento de projetos. Osuporte do projeto pode ser na forma de aconselhamento e ajuda comferramentas de gerenciamento de projetos, orientação, serviçosadministrativos, como arquivamento, e a coleta de dados reais.

Técnica de revisão de qualidade

Uma técnica de inspeção de qualidade com funções definidas e umaestrutura específica. Ele é projetado para avaliar se um produto queassume a forma de um documento (ou similar, por exemplo, umaapresentação) é completo, adere aos padrões e atende aos critérios dequalidade acordados para ele na descrição do produto relevante. Osparticipantes são escolhidos dentre aqueles com a competêncianecessária para avaliar sua adequação à finalidade.

Time-box

Um período finito de tempo em que o trabalho é realizado para atingiruma meta ou atingir um objetivo. O prazo não deve ser movido, pois ométodo de gerenciar um timebox é priorizar o trabalho dentro dele. Emum nível baixo, um timeboxes será uma questão de dias ou semanas (porexemplo, um sprint). Timebox de alto nível funcionam como timeboxesagregadas e contêm timeboxes de nível inferior (por exemplo, estágios).

Page 13: PRINCE2 Agile FOUNDATION - GLOSSÁRIO · 2019-10-24 · DevOps. Uma abordagem ... Isso se relaciona com a cultura e as atitudes das pessoas na equipe e precisa ser gerenciado com

Tolerância

O desvio permitido acima e abaixo da meta de um plano para tempo ecusto sem escalar o desvio para o próximo nível de gerenciamento.Também pode haver níveis de tolerância para qualidade, escopo, benefícioe risco.A tolerância é aplicada nos níveis de projeto, estágio e equipe.

Tolerância de qualidade

A tolerância identificada para um produto para um critério de qualidadeque define um intervalo aceitável de valores. A tolerância de qualidadeestá documentada na descrição do produto do projeto (para a tolerânciade qualidade no nível do projeto) e na descrição do produto para cadaproduto a ser entregue.

Trabalho em progresso /

andamento (WIP)

Trabalho que foi iniciado mas ainda não foi entregue no sistema ou notimebox. Também pode indicar o status de incidentes, problemas,alterações, etc.

Transparência

Um comportamento ágil fundamental que envolve tornar tantas coisas einformações visíveis quanto possível, a fim de ajudar a maneira como aspessoas trabalham. Isso pode envolver a exibição de progresso em umaparede ou a entrega freqüente de produtos. É importante ressaltar que atransparência também abrange áreas como abertura e honestidade.

Troca ou negociaçãoO ato de lidar com a mudança substituindo um ou mais requisitos (ourecursos ou histórias do usuário) por outros de tamanho semelhante emtermos de esforço

Usuário seniorUma função do comitê de projeto responsável por garantir que asnecessidades do usuário sejam especificadas corretamente e que asolução atenda a essas necessidades.

Valor Os benefícios entregues em proporção aos recursos colocados em adquiri-los.

Velocidade

Uma descrição da taxa de progresso que uma equipe está fazendo. Porexemplo, se uma equipe está completando 20 histórias de usuários porsemana, então esta é a velocidade delas e pode ser usada para preverempiricamente sua futura taxa de progresso (supondo que as condiçõespermaneçam as mesmas).

Page 14: PRINCE2 Agile FOUNDATION - GLOSSÁRIO · 2019-10-24 · DevOps. Uma abordagem ... Isso se relaciona com a cultura e as atitudes das pessoas na equipe e precisa ser gerenciado com

Visão A declaração de um estado futuro desejado (ver também visionando).

Visionando

Um exercício ou fase que visa entender o objetivo abrangente de algo(por exemplo, um projeto). Ele tentaria responder a perguntas como: Porque esse trabalho está acontecendo? para quem é isso? O que poderiaparecer? Veja também o início do projeto.

Workshop / oficina

Um evento em que as pessoas se reúnem em uma sala para alcançar umobjetivo (por exemplo, criar uma lista de requisitos ou resolver umproblema) usando interação e criatividade para trabalhar com rapidez eprecisão.