Princípios da ciência geográfica

14

Transcript of Princípios da ciência geográfica

Page 1: Princípios da ciência geográfica
Page 2: Princípios da ciência geográfica

PRINCÍPIO DA EXTENSÃO

Elaborado pelo alemão Friedrich Ratzel, esse princípio entende que um território se comporta como corpos orgânicos em plena seletividade natural das espécies, ou seja, um território que esteja em crescimento econômico, cultural e político, tem que se expandir. A ideia de expansão era associada ao tamanho do território e Ratzel entendia que todo território está em movimento, em crescimento ou desaparecendo.

Page 3: Princípios da ciência geográfica
Page 4: Princípios da ciência geográfica

DETERMINISMO GEOGRÁFICO

Também foi Ratzel que elaborou a teoria do determinismo. Essa teoria entende que o ser humano é fruto das características físicas do local onde vive, ou seja, a natureza determina as características do ser humano.

Page 5: Princípios da ciência geográfica

O homem é produto do meio.

Page 6: Princípios da ciência geográfica

PRINCÍPIO DA ANALOGIA

Karl Ritter e Paul Vidal La Blache, criaram a clássica escola francesa de Geografia. Esse princípio entende que a geografia deve descrever áreas (clima, vegetação, relevo, economia) diferentes e assim, iniciar a comparação. A ideia era de uma Geografia sem pretensões de julgar um país, apenas compará-los uns aos outros.

Page 7: Princípios da ciência geográfica

EXEMPLO: Na medida em que o Brasil tem clima tropical úmido em seu litoral, que possibilita o plantio de inúmeras frutas grandes e suculentas, a Europa com seu clima Temperado só permite o plantio de frutas menores, como amoras, cerejas e uvas nos locais mais quentes.

Page 8: Princípios da ciência geográfica

PRINCÍPIO DA CONEXIDADE OU INTERAÇÃO

Jean Brunhes elaborou a análise geográfica que parte da relação entre determinadas áreas e momentos históricos específicos.

Page 9: Princípios da ciência geográfica
Page 10: Princípios da ciência geográfica

PRINCÍPIO DA ATIVIDADE

Elaborada por Jean Brunhes, entende que a geografia deve analisar a realidade levando em consideração a continuidade dos fatos, que a relação sociedade x natureza é contínua e ininterrupta.

Page 11: Princípios da ciência geográfica

EXEMPLO: a Zona da Mata Nordestina foi seriamente derrubada e ao que parece continuará até que não sobre mais vestígio da vegetação natural. Isso se passa por que o processo colonial do país iniciou no litoral nordestino, formando várias cidades que hoje são as capitais dos estados. A cana-de-açúcar e o pró-álcool também tiveram seu papel na substituição da vegetação. Os novos investimentos do governo federal na região certamente terão seu papel nessa história. Na medida em que a região se capitaliza, cria-se mais empregos, mais mercado consumidor que atrai mais indústrias que consumirão mais matérias-primas e ocuparão mais espaços, talvez até a área hoje coberta com resquício de vegetação.

Page 12: Princípios da ciência geográfica

PRINCÍPIO DA CAUSALIDADE

O princípio da Causalidade foi elaborado por Humboldt, procurando mostrar os fatores que levaram à formação ou até mesmo à transformação do espaço. Também afirmou que paisagens semelhantes podem ocupar locais diferentes desde que tenham o mesmo fator de formação.

Page 13: Princípios da ciência geográfica
Page 14: Princípios da ciência geográfica

REFERÊNCIAS:

http://blog.educacaoadventista.org.br/ensinodegeografia/index.php?op=post&idpost=14&titulo=Principios+da+Geografia

http://coisasdecajazeiras.blogspot.com/2011/08/determinismo-geografico-um-paradigma.html

http://acienciageograficatoco.blogspot.com/2010/04/principais-metodos-do-ensino-de.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_von_Humboldt#Contribui.C3.A7.C3.B5es_de_Humboldt_.C3.A0_ci.C3.AAncia