Problem at Iza Cao

3
Problematização na Elaboração de Projetos PROBLEMATIZAÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS e METAS METODOLOGIA: O QUE? PERGUNTA (sobretudo com interrogação) . Não é “a questão de...X”. É a questão sua sobre X, a problematizaç ão construída por você sobre o “palco” ou “cenário” onde atuam os atores sociais. COM QUEM? Interlocut ores, atores sociais, pesquisado r (es) COM QUE? Objetos, produtos, instituiç ões, Interaçõe s. ONDE? CONTEXTO. Espaço (socialmente construído) e lugar (o que tem os seus próprios, propriedades do lugar) QUANDO? Tempos (linear, circular, outros) e ritmos RITMOS PRÓPRIOS DO CONTEXTO PESQUISADO! Ritmos observáveis no “palco” e não os ritmos do observador durante a pesquisa. POR QUE? Relevância do problema. Como se situa diante de abordagens anteriores (referências) . PARA QUE? NOTA: Apresentar por itens iniciados por verbos no infinitivo. COMO? Métodos e procedimentos. Materiais e equipamentos. Orçamento. Cronogramas de trabalho (ritmos do observador durante a pesquisa) e de desembolso NOTAS: 1) Preencher o quadro abaixo de forma extremamente sucinta e segundo as indicações acima. ATENÇÃO: O quadro deve ser preenchido na forma como apresentado, mantendo-se a estrutura de colunas lado a lado . Ele deve estar integralmente contido em uma só página como mostrado adiante. Isso é muito importante para que se

description

pa

Transcript of Problem at Iza Cao

P R O J E T O

Problematizao na Elaborao de ProjetosPROBLEMATIZAOJUSTIFICATIVAOBJETIVOS e

METASMETODOLOGIA:

O QUE?

PERGUNTA(sobretudo com interrogao).

No a questo de...X. a questo sua sobre X, a problematizao construda por voc sobre o palco ou cenrio onde atuam os atores sociais.COM QUEM?

Interlocutores,

atores sociais, pesquisador(es)

COM QUE?

Objetos, produtos, instituies, Interaes.ONDE?

CONTEXTO. Espao (socialmente construdo) e lugar (o que tem os seus prprios, propriedades do lugar)

QUANDO?

Tempos (linear, circular, outros)

e ritmos

RITMOS PRPRIOSDO CONTEXTO PESQUISADO!

Ritmos observveis no palco e no os ritmos do observador durante a pesquisa.POR QUE?

Relevncia do problema.

Como se situa diante de abordagens anteriores (referncias).PARA QUE?

NOTA:

Apresentar por itens iniciados por verbos no infinitivo.COMO?

Mtodos e procedimentos.

Materiais eequipamentos. Oramento.Cronogramas de trabalho (ritmos do observador durante a pesquisa) e de desembolso

NOTAS:

1) Preencher o quadro abaixo de forma extremamente sucinta e segundo as indicaes acima. ATENO: O quadro deve ser preenchido na forma como apresentado, mantendo-se a estrutura de colunas lado a lado. Ele deve estar integralmente contido em uma s pgina como mostrado adiante. Isso muito importante para que se perceba possveis inconsistncias quanto a misturas ou confuses entre as diferentes categorias de anlise em jogo entre as colunas.2) O quadro preenchido servir de orientao para a elaborao do texto corrido, propriamente dito, do projeto.

PROBLEMATIZAOJUSTIFICATIVAOBJETIVOS e

METASMETODOLOGIA:

O QUE?

COM QUEM?

COM QUE?

.ONDE?

QUANDO?

POR QUE?

PARA QUE?

COMO?

CategoriaEm lgica, um termo usado para denotar os tipos mais gerais ou elevados de formas de pensamento ou entidades, ou para denotar qualquer distino tal que, se uma forma ou entidade que pertence a uma categoria substituda em uma afirmao em lugar de uma pertencente outra, uma assero sem sentido deve resultar.

O termo era usado por Aristteles para denotar um tipo de predicado, i.e., as muitas coisas que podem ser ditas (ou predicadas) sobre um assunto constituem-se em classes - tais como quantidades, substncias, relaes, e estados s quais Aristteles denominou categorias. Para os gregos, a clarificao das categorias de predicado ajudou a solucionar questes que pareciam ser paradoxos. No curso de um ano ou mais, por exemplo, Scrates poderia deixar de ser mais alto e vir ser mais baixo que Alcibades; assim ele no mais agora o que ele era num tempo anterior. Ainda assim ele no deixa de ser um ser humano. Pode-se perguntar como ele no pode ser o que ele era (mais alto) e mesmo assim ainda ser o que ele era (um ser humano). A resposta que as categorias so diferentes: uma mudana de relao no uma mudana de substncia. Quais as idades respectivas de Scrates e Alcibades? Alcibiades uma criana em crescimento? ...