PROCEDIMENTOS BÁSICOS

13

description

PROCEDIMENTOS BÁSICOS

Transcript of PROCEDIMENTOS BÁSICOS

Page 1: PROCEDIMENTOS BÁSICOS
Page 2: PROCEDIMENTOS BÁSICOS

Muitos são os equipamentos de umacozinha e cada um com sua utilidade espe-cífica. Conhecer e saber usá-los é necessá-rio, pois eles foram projetados para facilitarseu trabalho. Visite periodicamente algumaslojas especializadas em utensílios de cozi-nha que você se surpreenderá com a infini-dade de novidades lançadas a cada mês.Outra alternativa é navegar pela Internet,nos sites que comercializam estes objetos.Deste modo você poderá pesquisar as novi-dades e os preços comparando-os em dife-rentes estabelecimentos.

Antes de iniciarmos com fotos e expli-cações, aprenda que pratos, talheres, pa-nelas, tábuas, cortadores, escorredores eoutros apetrechos são considerados osutensílios de cozinha; enquanto que forno,fogão, liquidificador, batedeira e outros sãoequipamentos de cozinha.

O ideal, para quem resolve se dedicara qualquer especialidade de cozinha, é terum espaço reservado para esta atividadeúnica e exclusivamente. No entanto, muitaspessoas utilizam a própria cozinha de casapara cozinhar e comercializar seus produ-tos, fazendo desta atividade uma maneirade complementar sua renda, ou mesmo umaprofissão. Aquela pessoa que resolve traba-lhar na própria cozinha deve ter em menteque todos os cuidados anteriormente expli-cados sobre higiene e contaminação são im-portantes e devem ser seguidos em suaresidência também, principalmente se for tra-balhar profissionalmente.

A seguir daremos algumas considera-ções gerais àqueles que escolheram trabalharna própria cozinha de casa, fazendo bolos.

• Para realizar as receitas tanto de mas-sas quanto de recheios, pode-se trabalhar naprópria cozinha de casa, tomando, porém, ocuidado de utilizar utensílios e equipamentosdiferentes daqueles utilizados para outraspreparações evitando assim a contaminaçãocruzada que acontece quando um micro-or-ganismo é transferido de um alimento, cozidoou cru, para outro.

• Para realizar a receita de pasta ame-ricana, é ideal que se trabalhe em uma ban-cada, ou mesmo na pia da cozinha, contantoque ambas sejam feitas de material lisocomo mármore, fórmica ou qualquer pedrapolida. Estas bases devem estar perfeita-mente limpas, desinfetadas e secas.

• A limpeza da cozinha deve ser fre-quente e a desinfecção feita sempre quefor necessário, lembrando que os micro-or-ganismos se multiplicam nos resíduos dealimentos deixados em utensílios, equipa-mentos e bancadas. Faça a limpeza antesde iniciar seu trabalho e quando terminar,mantendo, assim, seu ambiente semprelimpo. Use uma bucha exclusivamente paraa limpeza do local, diferente da utilizada nalimpeza dos utensílios. Comece limpandotudo com detergente e água sanitária, es-fregando todas as bancadas e objetos utili-zados. Em seguida passe um pano limpocom álcool em tudo. Caso use a cozinhasomente para fazer os bolos, não sendoesta a cozinha de sua casa, antes de iniciarseu trabalho, e estando o local já desinfe-tado, passe um pano limpo com álcool noslugares e utensílios que usará.

Equipamentos, Utensílios eMateriais Básicos

Lembre-se de que deve haver umatomada compatível com a voltagem dabatedeira próxima à pia ou à bancada emque irá preparar as massas dos bolos

Curso de Bolos Decorados Instituto Universal Brasileiro2

Page 3: PROCEDIMENTOS BÁSICOS

• Todo produto guardado no refrigera-dor deve ser protegido com filme PVC(filme plástico) ou em vasilhas com tampaprópria e etiquetadas. A etiqueta é impor-tante para a identificação do produto e desua data de validade, portanto, nela deveconter o nome do responsável pela mani-pulação, nome do produto, data de mani-pulação e data de validade.

• É muito importante que os utensíliosque você utilizará para fazer os bolos e re-cheios sejam de uso exclusivo para este fim,não os utilize na elaboração de outro pratoque não seja doce, bolo ou recheio, princi-palmente se for salgado. Separe os utensí-lios dos bolos dos de uso doméstico, sepossível, em um armário diferente, umacaixa com tampa, ou prateleiras, e instruaas outras pessoas que usam a cozinha anão utilizá-los também. O ideal é separar,também, os panos de prato e limpeza da-queles usados na limpeza geral da casa.

A seguir daremos a lista com os utensí-lios, materiais e equipamentos necessáriospara a elaboração dos bolos, dos recheios eda decoração.

Refere-se às facas utilizadas na cozinha,de diversos modelos, tamanhos e tipos de ser-rilhado. Não importa o modelo ou tamanho, asfacas devem ter sempre os cabos de fácil hi-gienização.

Faca com serra. Utilizada para dividir ascamadas de bolo antes de recheá-lo, bemcomo para reparar as laterais deste depois derecheado, preparando-o para o recebimentoda cobertura e decoração.

Muito usadas na confeitaria para aju-dar a rechear e cobrir o bolo. Utilizadas,também, no momento de se preparar apasta americana, ajudando na mistura dosingredientes secos com os líquidos. A espá-tula grande é ideal para espalhar a pastaamericana, a pequena para rechear e a es-pátula de plástico para preparar o bolo parareceber a pasta americana.

Material de limpeza

Lembre-se de trabalhar com organi-zação e, a cada nova etapa, higienizar apia, as bancadas, os equipamentos eutensílios, para evitar a contaminaçãocruzada. Lave sempre as mãos com sa-bonete líquido antibactericida antes decomeçar qualquer trabalho.

Utensílios de cozinha

Cutelaria

Espátulas

Curso de Bolos Decorados Instituto Universal Brasileiro3

Page 4: PROCEDIMENTOS BÁSICOS

Nas mais variadas larguras, são consti-tuídos por tubos de fibra fixados na extremi-dade de um cabo. O pincel culinário é indicadopara pincelar massas com geleias, gemas, ouuntar formas para assar a massa. O pincelcomum é utilizado para colar peças de deco-ração feitas em pasta americana no bolo co-berto com pasta.

Em fios de aço e formato de espiral,preso a um cabo firme, é indicado parabater claras de ovos. Também é muito utili-zado para misturar a massa de nozes e orecheio dos bolos evitando que formem pe-lotas nestes.

Em formato cilíndrico, com cabo nasduas extremidades, ou não, e feito em polieti-leno. Há modelos de vários tamanhos e es-pessuras dependendo do uso. É indicado paraabrir massas diversas.

O modelo com cabos nas extremidadesserve para abrir a pasta americana, o modelosem cabo nas extremidades é utilizado no mo-mento de se cobrir o bolo com a pasta, quandoa pasta, depois de aberta, é enrolada no rolosem cabos, e colocada no bolo.

As tábuas de madeira são usadas comosuporte para os bolos. Normalmente são feitasde madeira e cobertas com fórmica branca epossuem quatro pés de sustentação. Estas tá-

Pincéis

Batedor de claras ou fuet

Rolo para massa

Tábuas de madeira

Curso de Bolos Decorados Instituto Universal Brasileiro4

Page 5: PROCEDIMENTOS BÁSICOS

buas devem ter, pelo menos, 5 cm de diâme-tro a mais que os bolos que sustentarão, edevem ter o mesmo formato deles, ou seja, re-tangulares, redondos ou quadrados.

Confeccionadas em plástico, de fácil hi-giene, servem como modelo de medidas-pa-drão de xícaras e colheres, muito empregadasna doceria.

Usada para peneirar farinha, açúcar eoutros ingredientes, entre outros usos. Terpeneiras de tamanhos diferentes é muito útilna elaboração de doces em geral.

De preferência de inox, servem para opreparo de claras em neve, misturar as mas-sas, os recheios, os glacês etc. Tenha vá-rios tamanhos de tigelas para facilitar seutrabalho.

Feito em polietileno, é o instrumento idealpara retirar a massa da tigela da batedeira,mexer e distribuir massa, recheios e cobertu-ras. Há vários modelos e tamanhos deste ape-trecho muito útil.

Xícaras e colheres-medidas

Peneira

Bacias, ou tigelas, diversas

Pão-duro

Curso de Bolos Decorados Instituto Universal Brasileiro5

Page 6: PROCEDIMENTOS BÁSICOS

Feitas em polietileno, servem para mistu-rar massas e recheios. De grande utilidade,por isso é aconselhável ter pelo menos três emsua cozinha, de uso exclusivo para doces. Ascolheres de pau, ou de madeira, são desacon-selháveis, pois são difíceis de higienizar e con-tribuem para a proliferação de bactérias; evitesua utilização.

As formas de bolo, de vários tamanhose modelos, servem para assar as massas.Dependendo do tipo de bolo a ser feito, em-prega-se um modelo de forma de bolo, porisso tenha vários tamanhos para poder fazerbolos de tamanhos diferentes de acordocom a ocasião ou pedido do cliente. Há for-mas finas, ideais para rocamboles, formas

pequenas, médias e grandes. Para bolos emandares, é preciso ter pelo menos três for-mas com tamanhos diferentes, de preferên-cia redondas e com, pelo menos, 5 cm dediâmetro de diferença entre elas. Nas qua-dradas, tenha, pelo menos, três formas com5 cm de diferença entre elas também.

São formas especiais para se assar amassa de cupcakes, tipo de bolinho individual,muito em moda nas festinhas.

De vários tamanhos para misturar mo-lhos e recheios, ou para banho-maria.

Colheres diversas

Formas

Formas para cupcake

Panelas

Curso de Bolos Decorados Instituto Universal Brasileiro6

Page 7: PROCEDIMENTOS BÁSICOS

É o utensílio ideal para cortar a pastaamericana. Há diversos tipos de carretilhasque possibilitam diferentes tipos de corte.

Utensílio usado para alisar a pasta ame-ricana quando o bolo for coberto por esta, tor-nando-a bem homogênea e facilitando afixação desta no bolo.

Utilizado para cortar a pasta americanaou fazer mini-bolos em formatos diversos.

São sacos próprios para confeitar o bolo,colocando-se dentro dele a pasta usada paraeste fim e o bico com o formato desejado. Há nomercado sacos de papel e de plástico descartá-veis, e outro feito em vinil que pode ser lavado,desinfetado e reutilizado várias vezes.

Há vários modelos de bicos para confeitar,com diferentes tamanhos e desenhos que ser-vem para fazer a decoração dos bolos adapta-dos ao saco diretamente ou com adaptador .

Alisador de pasta

Carretilha

Cortador

Sacos de confeitar

Bicos para confeitar

Curso de Bolos Decorados Instituto Universal Brasileiro7

Page 8: PROCEDIMENTOS BÁSICOS

Feito de metal, é o utensílio adequadopara abrir latas; muito útil na cozinha.

Escovinha usada para limpar os bicos deconfeitar.

Os palitos de madeira serão utilizadoscomo estacas em bolos com mais de um andar,com o objetivo de dar firmeza aos andares infe-riores que receberão o peso dos superiores. Épossível utilizar os palitos de churrasco para estefim, caso não encontre palitos próprios.

É uma fita maleável e utilizada para unir4 palitos de madeira, deixando-os mais fortespara serem usados como estaca nos boloscom mais de um andar.

Para armazenar farinha, açúcar e produ-tos secos. Podem ser armazenados, também,em porta-mantimentos.

Abridor de latas

Escova para limpar bicos

Palitos de madeira

Flower Tape

Potes transparentes com tampa

Curso de Bolos Decorados Instituto Universal Brasileiro8

Page 9: PROCEDIMENTOS BÁSICOS

São formas para se fazer os bolos falsos.

Pode ter de 2 a 6 bocas, ou mais, de altaou baixa pressão e ser equipado com forno,chapa e banho-maria. O importante é que oseu fogão tenha um bom forno e que este es-teja sempre regulado e limpo.

Muito utilizado em cozinhas domésticas ecomerciais, serve para aquecer alimentos. Usa-se este equipamento para esquentar e amolecera pasta americana, quando necessário.

É o equipamento ideal para bater mas-sas de bolos e claras em neve com rapidez.

Ideal para processar e picar alimentos.

Ideal para medir com precisão os ingre-dientes tanto da massa quanto do recheio. Éimportante ter uma balança de cozinha, poisvárias receitas possuem as medidas de seusingredientes em quilogramas.

Formas de isopor

Fogão profissional

Forno de micro-ondas

Equipamentos da cozinha

Batedeira Planetária

Multiprocessador

Balança de cozinha

Curso de Bolos Decorados Instituto Universal Brasileiro9

Page 10: PROCEDIMENTOS BÁSICOS

Além dos instrumentos e equipamentoscitados, alguns materiais fazem parte da con-fecção de bolos, ajudando na montagem e nadecoração destes. Veja quais são:

• Fita de cetim com 9 cm de espes-sura. Utilizada para decorar a tábua de su-porte do bolo. Será colada na lateral desta comcola branca, decorando-a de acordo com a de-coração ou motivo da festa. Tenha fitas de vá-rias cores para usar na decoração.

• Cola branca. Usada para colar as fitasna lateral das tábuas de suporte e em outrosserviços decorativos.

• Pincel comum. Usado para colar a fitae outros elementos decorativos.

• Sacos plásticos de tamanhos diver-sos. Utilizados no momento de rechear o bolo,facilitando esta tarefa. Servem, também, paraarmazenar a pasta americana.

• Papelão em diversos tamanhos e for-matos.Sãoutilizados comosuporte para osbolos,facilitando o manuseio e transporte destes até atábua de madeira. Nos bolos com mais de umandar, ele é extremamente necessário, pois ajudacada andar a suportar o peso dos demais.

• Papel-manteiga. Utilizado para assar obolo e facilitar seu deslocamento da forma.

• Tesouras. Usadas para cortar os pape-lões nos formatos compatíveis com as formas debolos e cortar as fitas usadas na decoração, po-dendo ser uma tesoura comum, de cortar papel.

Materiais

Cola branca, fita de cetim e pincel.

Curso de Bolos Decorados Instituto Universal Brasileiro10

Page 11: PROCEDIMENTOS BÁSICOS

Para trabalhar na confecção, decoraçãoe montagem dos bonequinhos e outros ele-mentos decorativos dos bolos, utilizamos ma-teriais específicos para estas finalidades. Sãoeles:

• Bisturi. Utilizado para cortar a pastaamericana com precisão em peças pequenas.

• Palito de madeira. Ideal para prenderos bonequinhos no bolo. Utilize os mesmospalitos usados como estacas.

• Alicate. Usado para cortar os palitos demadeira.

• Espaguete cru. Utilizado para colar osbraços dos bonequinhos funcionando comouma estaca, bem como para se fazer o dese-nho dos olhos dos bonequinhos.

• Marcador de boquinha. Utilizado paradesenhar as boquinhas dos bonecos.

• Ejetor de massa. Usado para fazer ocabelo dos bonequinhos.

• Pino para flor. Tipo de suporte usadopara se fazer desenho de flor com glacê.

Curso de Bolos Decorados Instituto Universal Brasileiro11

Page 12: PROCEDIMENTOS BÁSICOS

• Pino e almofadas para bolear. Ape-trecho ideal para se fazer pétalas de flores edar formato às flores diversas.

• Corantes. Corantes alimentícios usa-dos para tingir a pasta americana e o glacê.Há corante em pó e em gel, devendo ser diluí-dos em álcool de cereais.

• Álcool de cereais. Específico para di-luir o corante em pó usado para tingir a pastaamericana e o glacê.

• Formas de papel para cupcakes.São formas de papel próprias para seremcolocadas dentro das formas no momentode assar a massa.

• Boleador. Utensílio próprio de con-feitaria que auxilia a dar o formato maisnatural dos elementos modelados compasta americana como pétalas de rosa,babados etc.

Pino e almofadas para bolear flores.

Corante e álcool de cereais.

Curso de Bolos Decorados Instituto Universal Brasileiro12

Page 13: PROCEDIMENTOS BÁSICOS