Processos de tratamento do petroleo

17
Processos de Tratamento.

description

 

Transcript of Processos de tratamento do petroleo

Page 1: Processos de tratamento do petroleo

Processos de Tratamento.

Page 2: Processos de tratamento do petroleo

Trabalho de Refino.

Equipe técnica:Lidiane Reis,Luiz Henrique, Valnei,

Mariana e Irineu.

Page 3: Processos de tratamento do petroleo

Introdução

• No Refino de petróleo, os tratamentos químicos são usados para eliminar ou modificar as propriedades indesejáveis associados à presença das diversas contaminações que o óleo bruto apresenta, especialmente aquelas oriundas de compostos que contém, enxofre, nitrogênio ou oxigênio em suas moléculas.

Page 4: Processos de tratamento do petroleo

Principais Tratamentos.

• Tratamento Bender.• Lavagem Cáustica.• Tratamento Merox.• Tratamento com DEA.• Hidrotratamento/hidroprocessamento.

Page 5: Processos de tratamento do petroleo

Objetivos do Tratamento.

Os seguintes objetivos podem ser alcançados:

• a) melhoramento da coloração;• b) melhoramento do odor;• c) remoção de compostos de enxofre;• d) remoção de goma, resinas e materiais asfálticos;• e) melhoramento da estabilidade à luz e ao ar.

Page 6: Processos de tratamento do petroleo

Tratamento Bender.

• O Tratamento Bender é caracterizado como “ de adoçamento” , isto é, é um processo que tem por finalidade transformar compostos agressivos de enxofres em outros menos prejudiciais sem retirá-los dos produtos.A carga é aquecida e misturada com soda cáustica, formando uma emulsão com a a mesma, seguindo para um precipitador eletrostático onde é promovida sua quebra e separação. Um catalisador no reator bender promove as reações de adoçamentos desejados.

Page 7: Processos de tratamento do petroleo

Imagem do processo Bender.

Page 8: Processos de tratamento do petroleo

Lavagem Cáustica.

• É usado para a remoção de mercaptans e H2S dos produtos, mas também elimina outros compostos ácidos que possam eventualmente estar presente no derivado que será tratado, utilizado em frações leves, cujas densidades sejam bem menores que a da solução cáustica, tais como GLP e a gasolina e devido a razões econômicas o tratamento de lavagem cáustica só será empregado quando o teor de enxofre não for muito elevado.

Page 9: Processos de tratamento do petroleo

Imagem do processo de lavagem cáustica.

Page 10: Processos de tratamento do petroleo

Tratamento Merox.• Processo mais moderno, aplicável a frações leves, tais

como GLP e nafta, e intermediárias, tais como querosene e diesel.Baseia-se na extração cáustica que posteriormente são oxidados a dissulfetos, ao mesmo tempo em que a solução cáustica é regenerada. Inicialmente o derivado a ser tratado passa por uma etapa de lavagem cáustica, a fim de que sejam eliminados o gás sulfídrico e outros compostos ácidos indesejáveis, em seguida a carga segue para torre de extração para retirada dos mercaptans logo após segue para um vaso decantador onde fica retida a soda que tenha sido por ventura arrastada.

Page 11: Processos de tratamento do petroleo

Tipos de catalisadores.

• As reações são promovidas por um catalisador organometálico( ftalocianina de cobalto), que pode estar em leito fixo (quando a carga é mais pesada, consistindo basicamente de querosene e diesel) ou dissolvido na solução de soda cáustica (quando a carga é de frações leves)

Page 12: Processos de tratamento do petroleo

Processo de tratamento Merox.

Page 13: Processos de tratamento do petroleo

Tratamento com DEA.

• Remove o ácido sulfídrico do gás combustível e do GLP, afim de que tais frações possam atender as especificações relacionada a corrosividade e ao teor de enxofre. Uma solução de dietanolamina (DEA) é injetada e devido as diferenças de densidades, estabelece um escoamento contracorrente dentro da torre. A torre possui um recheio que facilita o contato entre as correntes, o que permite a absorção do H2S pela DEA.

Page 14: Processos de tratamento do petroleo

Imagem do Processo DEA.

Page 15: Processos de tratamento do petroleo

Hidrotratamento/Hidroprocessamento.

• O hidrotratamento ou hidroprocessamento são utilizados para retirar impurezas tais como enxofre,nitrogênio,oxigênio,haletos e traços de metais ,que podem desativar os catalisadores dos processos anteriormente descritos, envenenado-os O hidroprocessamento também craqueia as moléculas mais pesadas em moléculas mais leves e vendáveis.Aparentemente pelo fato de tratarem em menores volumes, a economicidade do processo se torna melhor.É necessário altas pressões e temperaturas para que ocorra reações entre carga e o gás.

Page 16: Processos de tratamento do petroleo

Imagem do processo hidrotratamento.

Page 17: Processos de tratamento do petroleo

FIM.