Procura JS DELV - jorgedeamizade.files.wordpress.com · uma banda de latas e ferros e desafinaram...

6
Editorial Alô, pessoal. É tempo de frio em Maputo, mas todos os corações estão quentes. Tivemos a oportunidade de testemunhar a “maior declaração de amor de todos os tempos”. Chegou o momento de Romeu e Julieta procurarem outro emprego porque Malenga e Xiluva são os novos ícones do amor. estava na hora daquela história triste e antiquada ser arrumada na gaveta. Quando fui convidado para editar este jornal eu não queria porque a agência paga mal e os jornalistas são parvos e inexperientes. Porém, sou chefe pela primeira vez e isso anima. Por exemplo, tenho café de borla e já posso entrar no Conconaites sem djecar. Perdoem-me pelo trabalho mal feito dos meus homens. Eles são indisciplinados porque recebem menos do que eu. É por isso que, por exemplo, o desenho de Malangatana mais se parece com o Pai Natal. Saudações, Jorge de Amizade O nome da sortuda é Xiluva Langa. Ela é filha de Castigo da Cruz, mais conhecido como o “gordulai”, e uma tal de dona Solange. De acordo com fofocas de um vizinho chulo, os sereneiros montaram uma banda de latas e ferros e desafinaram tanto que chamaram a atenção dos arredores. “O evento foi grandioso”, disse o vizinho. “As pessoas fizeram churrasco e comeu-se muito. “Só não trouxeram ovos e tomates porque estavam a reservar para o espetáculo de Emci Rodjer no dia seguinte.” Convidamos Malenga e Xiluva para uma entrevista exclusiva. Nos finais de Junho, Malenga Tana foi autor de uma serenata que envolveu milhares de pessoas em Maputo. O jovem Dj do Conconaites Láive admite que não estava bem da cabeça quando fez tudo o que fez mas valeu a pena. Estimados piratas, este jornal deve ser distribuído gratuitamente. Não há necessidade de imprimir às escondidas nem de fugir quando a Polícia estiver por perto. Façam quantas cópias quiserem e divirtam-se com os vosso bradas. Procura Malenga Tana no facebook e partilha as cenas que ele publica com os teus bradas. DELV Maputo, Julho de 2012 Editor: Jorge de Amizade jorgedeamizade.com Malenga de Malanga e Langa sem lengalenga Por Aparêncio Deputante de Mentíria Não é preciso limusinas para se chamar a atenção. Eis o momento mais romântico da História de Moçambique. Foto de: um puto qualquer que tirou do celular e cobrou muito. JS Brevemente!

Transcript of Procura JS DELV - jorgedeamizade.files.wordpress.com · uma banda de latas e ferros e desafinaram...

Editorial Alô, pessoal.

É tempo de frio em Maputo, mas todos os corações estão

quentes. Tivemos a oportunidade

de testemunhar a “maior declaração de amor de todos os tempos”. Chegou o momento de Romeu e Julieta procurarem outro emprego porque Malenga e Xiluva são os novos ícones do amor. Já estava na hora daquela história triste e antiquada ser arrumada na gaveta.

Quando fui convidado para editar este jornal eu não queria porque a agência paga mal e os jornalistas são parvos e inexperientes. Porém, sou chefe pela primeira vez e isso anima. Por exemplo, tenho café de borla e já posso entrar no Conconaites sem djecar.

Perdoem-me pelo trabalho mal feito dos meus homens. Eles são indisciplinados porque recebem menos do que eu. É por isso que, por exemplo, o desenho de Malangatana mais se parece com o Pai Natal.

Saudações,

Jorge de Amizade

O nome da sortuda é

Xiluva Langa. Ela é filha de Castigo da Cruz, mais conhecido como o “gordulai”, e uma tal de dona Solange.

De acordo com fofocas de um vizinho chulo, os sereneiros montaram uma banda de latas e ferros e desafinaram tanto que chamaram a atenção dos arredores.

“O evento foi

grandioso”, disse o vizinho. “As pessoas fizeram churrasco e comeu-se muito. “Só não trouxeram ovos e tomates porque estavam a reservar para o espetáculo de Emci Rodjer no dia seguinte.”

Convidamos Malenga e Xiluva para uma entrevista exclusiva.

Nos finais de Junho, Malenga Tana foi autor de uma serenata que envolveu milhares de pessoas em Maputo. O jovem Dj do Conconaites Láive admite que não estava bem da cabeça quando fez tudo o que fez mas valeu a pena.

Estimados piratas, este jornal deve ser distribuído gratuitamente. Não há necessidade de imprimir às escondidas nem de fugir quando a Polícia estiver por perto. Façam quantas cópias quiserem e divirtam-se com os vosso bradas.

Procura Malenga Tanano facebook e partilha as cenas que ele publica com os teus bradas. DELV

Maputo, Julho de 2012 Editor: Jorge de Amizade

jorgedeamizade.com

Malenga de Malanga e Langa sem lengalenga

Por Aparêncio Deputante de Mentíria

Não é preciso limusinas para se chamar a atenção. Eis o momento mais romântico da História de Moçambique. Foto de: um puto qualquer que tirou do celular e cobrou muito.

JS

Brevemente!

Jorgedeamizade.com 2 Julho de 2012

  DELV  

   

DELV: Porque é que tranças o cabelo?

Malenga Tana: O que é que isso tem a ver com a entrevista?

D: É que antes de virares famoso não trançavas.

MT: Isso é mentira. Eu já trançava antes.

D: Deixa para lá. A próxima pergunta é para Xiluva. Conta-nos a tua vida de xidácua.

Xiluva: Quem? Eu? D: Não, Barack Obama.

Claro que estamos a falar de ti.

X: Vocês chamaram-nos para saber da história de amor ou fazer perguntas pancadas?

D: Da história já sabemos porque lemos o site de Jorge de Amizade. Quanto às perguntas pancadas, obrigado pela parte que nos toca. Agora, diga-nos como é que indivíduos tão feios como vocês tornaram-se famosos?

X: Perguntem ao corcunda de Notre Dame, Lil Weine e Hermínio.

Desculpe, enganei-me. Podem tirar o corcunda da lista.

D: Concordamos. Ou melhor, corcundamos. Ah! Ah! Ah! E acho que Lil Weine devia-se chamar Molweine.

X: O senhor é parvo. MT: Eu também acho.

Vamos embora, querida. As barracas do Museu nos aguardam.

D: Não, por favor. Não interrompam a entrevista porque o meu chefe não vai gramar. Depois até podemos beber juntos.

MT: Mas ainda é de manhã e o senhor está a djobar.

D: Não há problema. Ninguém vai notar se eu bater uma Laura Preta.

O chefe: Eu ouvi isso! D: Sorry, boss. Estava a

brincar. Agora diz-nos, Malenga, porque é que vocês têm cara de pinturas de Malangatana e porque o teu nome se parece com o dele?

MT: Mas a tua cara também parece...

D: Deixa para lá. Agora,

uma pergunta de cultura geral. O que acham do aquecimento global?

MT: Eu... na verdade... quero dizer... Xiluva, sabes o que dizer sobre essa coisa do globo?

X: Não faço a mínima ideia. Nunca ouvi falar na globalização do calor.

D: Mas não é importante. Acho que alguns cientistas e políticos só querem ganhar dinheiro. Malenga, estás a fazer gestos estranhos. Vais aparecer mal nas fotos.

MT: Ainda estou com sono.

D: Malenga, não era suposto estares a viajar para o castingo do Famba Show?

MT: Vocês não souberam o que aconteceu? O concurso foi adiado porque o diretor da Ess Tevê estava a tentar fazer fraude. Apanharam um camião cheio de pacotes iniciais, recargas e panfletos que diziam para votar no sobrinho dele, Nelton Machungo.

D: Ele foi preso? MT: Vocês sabem que

essas pessoas nunca vão à cadeia. Os polícias têm medo de não ver mais televisão.

X: E pior. Não telefonar mais. Agora o governo tem uma lista de todos os clientes das operadoras.

D: É verdade. Vou sugerir ao boss que publique algo sobre essa fraude ainda nesta edição do DELV. Muito obrigado pela vossa presença aqui e boa bebedeira. Mandem cumprimentos ao gordulai. D

Digam, leitores, se essa pose não é imitação do filme “Mr. and Mrs. Smit” de Bred Pita e Angelina Júlia. Depois negam quando dizemos que a fama subiu à cabeça.

Jorgedeamizade.com 3 Julho de 2012

  DELV  

   

O estudo envolveu estudantes de quatro escolas secundárias da Cidade de Maputo. Para garantir a qualidade dos resultados, foram excluídos os burros e cabuleiros, copiadores, drogados e xidácuas, racistas e potenciais mentirosos (não queiram saber como foi feita a seleção).

O BUNDA pediu a um pintor da zona do shopping para desenhar o busto do mestre Malangatana em troca de uma boina original de Laky Dube (na verdade, compramos no Estrela).

Como não tínhamos fotocopiadora, pedimos a Editora Música do Globo para piratear a figura. A escolha dos piratas foi feita com base numa entrevista direta a

vendedores de rua de DVDs.

Para o inquérito, entregaram-se as cópias aos alunos e pediu-se que vissem bem e identificassem o sujeito do retrato.

As opiniões foram diversas, partindo de Ngungunhana a Momed Galibo ou Jonas Savimbi. Ainda assim, a Agência do BUNDA Não Contendo Instinto Atrapalhado (ABUNDANCIA) notou certas semelhanças nas opiniões dos Alunos.

“Alguns nomes foram mencionados com mais frequência”, disse o Dr. Navio Afundado da Beira, Diretor da agência. “Os padrões mostram que os jovens (e alguns adultos do curso noturno) basearam-se na barba

para opinarem”. O mais crítico é que

ninguém mencionou o mestre Malangatana.

O BUNDA concluiu que os jovens conhecem as nossas celebridades mas conhecem melhor as estrangeiras. Além disso, recomendou aos artistas a comerem antes de sair de casa para desenharem bem. D

Inquérito sobre Malangatana Por Aldrabôncio Fofoque

O Boreau Universitário Nacional do DELV e Associados (BUNDA) realizou uma pesquisa durante os últimos seis meses para saber se os jovens (e alguns adultos) conhecem as nossas figuras públicas. Uma delas foi o falecido Malangatana Valente Ngwenha.

dicas para reconhecer celebridades do nosso país

Especialistas em celebridografia deixaram para o DELV as seguintes dicas:

1. Barba ou barriga grande – político, terrorista, artista ou Momed Galibo;

2. Óculos de sol e armalhão – repista, R&Bista ou pandzista;

3. Tranças/rasta – Dj, reguista ou Malenga Tana;

4. Aldrabão e ambicioso – comerciante nigeriano ou polícia de trânsito;

5. Óculos de vista e antipático – intelectual ou deputado.

Há obviamente algumas exceções porque certas pessoas têm dois ou três empregos.

Tentativa de representação de Malangatana. Este foi o desenho usado no estudo. O autor preferiu ocultar a identidade para não levar porrada.

Os cinco nomes mais mencionados na pesquisa

Bin Laden

Pai Natal

Hércules

Fidel Castro

Bonga

Gráfico mostrando 99,9% dos nomes mencionados pelos alunos na tentativa de reconhecer o sujeito da figura. Note-se que houve mais nomes de entidades políticas e religiosas que preferimos não escrever para não ferir sensibilidades. © BUNDA (2012).

Jorgedeamizade.com 4 Julho de 2012

  DELV  

   

“Ele é uma sombra”, disse o motorista, com um olho inchado. “Rápido e silencioso como um fantasma. É a primeira vez que acordo na cadeia por ter levado porrada. Da última vez foi por causa de álcool.”

Como provas, só temos a foto tirada pelo sobrinho do motorista e autocolantes amarelos escrito “JS” que o anti-herói grudou na testa das vítimas.

O inspetor Zunguze da Polícia de Investigação Criminal (PIC) diz que não pode ser Lurdes Mutola nem Batménio ou Dari Devel “porque esses vivem na América. As pessoas com motivos para tal vandalismo têm barriga grande e não se encontram no perfil mostrado na foto, apesar de serem feias como o xipoco”.

Mas o caso é ainda mais sério. Consta que a grande viatura assaltada pertence à Ess Tevê e

carregava toneladas de recargas para telemóvel, panfletos e cartazes indicando “vota Nelton Machungo”. Por esta razão, o concurso foi adiado até que o caso esteja esclarecido.

Várias fontes afirmam que o jovem mencionado é suposto vir a ser candidato do concurso e tem laços de parentesco com o diretor do canal.

“É mentira”, disse o diretor na jaula, depois de termos interrompido o jogo de damas com um dos seus trabalhadores. “Nunca ouvi falar desse rapaz. A minha irmã tem um filho com o mesmo nome, mas não é ele”.

Ele esqueceu-se de mencionar que o dito sobrinho tem também a mesma cara e gosta de cantar. Coincidência? De qualquer forma, dizem que somos inocentes até que se prove ao contrário.

E a Ess Tevê não ficou parada. Está prestes a

substituir o diretor e foi, como sempre, a primeira a reportar sobre o escândalo.

“Sempre soubemos que ele era corrupto”, disse o vice-diretor. “Estávamos à espera de uma oportunidade. Agora os nossos filhos também terão oportunidades”. Resta saber se os “nossos” refere-se ao público em geral ou aos patrões das empresas envolvidas no “Famba Show”. E resta saber se a oportunidade era para denunciar o chefe ou ser promovido.

A reação do público é estranha. As pessoas estão encantadas com o anti-herói mascarado e felizes com apreensão do diretor. “Por fim, chegou alguém para fazer justiça”, disse uma mamana do bazar. “Se a polícia não faz, que seja esse rapaz. O povo está com ele”.

De onde ele veio e para onde vai? Mistério! D

Sujeito mascarado assalta camião da Ess Tevê

Na sexta-feira passada, um camião da Ess Tevê foi abordada por um indivíduo autointitulado “JS”. Mais tarde, descobriu-se que a viatura transportava material destinado a favorecer um suposto candidato do concurso Famba Show chamado Nelton Machungo. O diretor do canal nega qualquer envolvimento com o processo, apesar das provas irrefutáveis. De qualquer maneira, não escapou das grades geladas da esquadra.

É um pássaro? Morcego? Uma escultura de pau preto? Não! O vulto escuro em cima do camião é o tal de “JS”. Qual o significado? Ainda não sabemos! A foto foi tirada do celular por um dos delinquentes segundos antes de ser imobilizado.

Por Bocagrândio Cárcere de Albergue

Jorgedeamizade.com 5 Julho de 2012

  DELV  

   

“O que escrevo é pura ficção”, disse o editor do nosso jornal. “Qualquer semelhança entre o conteúdo da minha obra e a realidade é fruto de mera coincidência”.

Estudo recente do BUNDA confirmou que grande parte das celebridades do nosso país (87,4%) não aprecia obras alheias. As razões mais prováveis, de acordo com o porta-voz da equipe de sociólogos, são:

1. Inveja; 2. Medo; 3. Ignorância. “Este facto é muito

preocupante porque as celebridades têm poder sobre a opinião pública”, disse o porta-voz, trincando um volumoso hambúrguer.

“Por exemplo, se os cotas tivessem dado oportunidade aos jovens nos times das músicas ligeiras não teriam sido atropelados por repistas e pandzistas. Se na música foi assim, isso também vai acontecer na literatura e nas artes gráficas”.

De facto, os tempos mudam. A internet está a dar às pessoas o espaço que as editoras nunca concederam.

“Ninguém tem o direito de boicotar a liberdade de expressão”, disse Jorge de Amizade. “Muitos deviam estar orgulhosos por saber que alguém está a dar vida às cabeças que Malangatana estampava nas telas e a maioria nem sequer entendia o significado. Eu só estou usar o seu estilo

para conferir algum sentindo mais quotidiano à arte do mestre”.

Não é bom recordar o juiz que engoliu um

mosquito em frente às câmaras da TV? Mesmo que Jorge de Amizade estivesse a falar de alguém que existe, a intenção nunca seria de ofender.

“Vamos processá-lo”, disse um músico de panque e óculos de sol sem revelar a identidade. “Eu não canto assim tão mal como ele disse. Pelo menos sou melhor do que Vladimiro Josefa”.

Os juízes ainda não deram o parecer sobre o caso mas é provável que estejam a dar voltas porque gostam do site. Eles sabem que

se a cena bazar não terão mais o que ler durante as tardes de domingo. Ninguém quer ver o programa daquele pastor que foi expulso da Universal e usou uma rifa para roubar dinheiro do povo.

Jorge de Amizade diz que está optimista sobre a decisão dos juízes. D

Artistas tentam processar Jorge de Amizade

Tudo começou com ameaças anónimas, mas o padrão de erros ortográficos permitiu identificar o ofensor: “Está Basílio”. Em seguida, começaram a aparecer frases pejorativas no facebook na tentativa de denigrir a imagem do nosso editor. Depois, diferentes organizações de artistas e intelectuais criaram fóruns para partilhar o sentimento de incómodo por causa do trabalho de Jorge de Amizade. No fim de tudo, uniram-se para tentar dar um fim nas suas publicações. Eles acusam-no de difamação e calúnia. Mas todos sabemos que nada vai acontecer porque até mesmo os juízes devem ser fãs de Malenga Tana.

Por Agradecido Portudo Quifiz

Procu

rado

Não nos espantemos se virmos cartazes como este pelas ruas. Se o mano Azagaia quase foi torturado, é possível que o nosso editor esteja na lista de espera.

Jorgedeamizade.com 6 Julho de 2012

  DELV  

   

Ficha técnica Editor Chefe: Jorge de Amizade Diretor Boato-fofoquístico: Venênio Nametoques Coordenador Maldesenhístico: Cabêncio Vazio Mãotorta Jornalistas: Aparêncio Deputante de Mentíria, Aldrabôncio Fofoque, Bocagrândio

Cárcere de Albergue e Agradecido Portudo Quifiz Atenção: Isto é uma obra de ficção. Qualquer semelhança entre o conteúdo e elementos morais,

materiais e intelectuais previamente conhecidos é fruto de mera coincidência. O autor permite que a obra seja reproduzida e partilhada sem alteração do conteúdo ou separação de qualquer componente.

Jorge de Amizade

No fim de todo o processo criativo, algumas coisas merecem ser recordadas. Os desenhadores do DELV fizeram uma seleção dos melhores trabalhos para expor no jornal em gesto de despedida. Todas estas imagens podem ser encontradas no site do Malenga Tana no Flickr, para quem quiser usar como pano de fundo ou para outros fins não comerciais. A equipe agradece pela atenção e recorda que tudo isto não passa de uma extensa dedicatória ao grande mestre pintor Malangatana Ngwenya. Ninguém deve levar o DELV a peito porque é tudo brincadeira

Galeria

Pessoalmente, Jorge de Amizade dedica esta edição a: • Carol Nhavoto, a primeiríssima leitora do DELV, há

muitos anos na Escola da Polana e Josina Machel; • Valter Tembe, o primeiríssimo colaborador; • Tu, que estás a ler com muito gosto.

Obrigado!!!!!

Mãe e irmão de Malenga Tana.

Os meninos de Tete. Está de parabéns quem conseguir interpretar.

Malenga no dia da serenata

Mendes e Nhelêti.