Produção de histórias BRANQUINHO O DOGNAUTA pela A14

6
Produção de histórias pela A14 Estou estudando e aplicando a metodologia do GEEMPA numa turma de A20 em minha escola. Mas resolvi aplicar uma parte com uma turma de A10 em que sou volante. Cada livro que trabalhamos possui um glossário (palavras-chave do texto básico) e um baralho deste glossário com cartas de figuras, cartas com palavras em letra bastão, cartas com palavras em letra cursiva e cartas com a letra inicial de cada palavra. Iniciei o trabalho entregando as cartas com figuras para os grupos e pedi que eles tentassem identificar o significava cada uma. Depois solicitei que criassem uma história com as cartas. Quando as histórias ficaram prontas fui ouvir a história de cada grupo e fui anotando o que eles diziam. Todos conseguiram realizar a atividade solicitada. Mas fiquei encantada com a criatividade de alguns grupos e, por isso resolvi publicar todas neste blog. Organizei o material da seguinte forma: coloquei os textos conforme o número do grupo (de 1 a 6). Primeiro apresento a história contada e depois a história com a tradução: em laranja as palavras usadas, pelo grupo, para cada figura. Entre parênteses o significado de cada figura segundo o Glossário do livro. Grupo 1 Era uma vez uma casa que tava tocando o telefone. O menino atendeu. O cachorro saiu correndo e viu uma fumaça porque era um alienígena batendo na árvore. Tinha um cara numa nave seguindo o cachorro. A nave caiu na cabeça do cachorro. Depois o alienígena saiu da nave, chamou o médico para ajudar o cachorro e levaram o cachorro para o hospital. Era uma vez uma casa que tava tocando o telefone. O menino atendeu. O cachorro(Pretinho) saiu correndo e viu uma fumaça porque era um alienígena (nave) batendo

Transcript of Produção de histórias BRANQUINHO O DOGNAUTA pela A14

Page 1: Produção de histórias  BRANQUINHO O DOGNAUTA pela A14

Produção de histórias pela A14

Estou estudando e aplicando a metodologia do GEEMPA numa turma de A20 em minha escola. Mas resolvi aplicar uma parte com uma turma de A10 em que sou volante.

Cada livro que trabalhamos possui um glossário (palavras-chave do texto básico) e um baralho deste glossário com cartas de figuras, cartas com palavras em letra bastão, cartas com palavras em letra cursiva e cartas com a letra inicial de cada palavra.

Iniciei o trabalho entregando as cartas com figuras para os grupos e pedi que eles tentassem identificar o significava cada uma. Depois solicitei que criassem uma história com as cartas. Quando as histórias ficaram prontas fui ouvir a história de cada grupo e fui anotando o que eles diziam.

Todos conseguiram realizar a atividade solicitada. Mas fiquei encantada com a criatividade de alguns grupos e, por isso resolvi publicar todas neste blog.

Organizei o material da seguinte forma: coloquei os textos conforme o número do grupo (de 1 a 6). Primeiro apresento a história contada e depois a história com a tradução: em laranja as palavras usadas, pelo grupo, para cada figura. Entre parênteses o significado de cada figura segundo o Glossário do livro.

Grupo 1

Era uma vez uma casa que tava tocando o telefone. O menino atendeu. O cachorro saiu correndo e viu uma fumaça porque era um alienígena batendo na árvore. Tinha um cara numa nave seguindo o cachorro. A nave caiu na cabeça do cachorro. Depois o alienígena saiu da nave, chamou o médico para ajudar o cachorro e levaram o cachorro para o hospital.

Era uma vez uma casa que tava tocando o telefone. O menino atendeu. O cachorro(Pretinho) saiu correndo e viu uma fumaça porque era um alienígena (nave) batendo naárvore. Tinha um cara numa nave (capacete) seguindo o cachorro (Branquinho). A nave(foguete) caiu na cabeça do cachorro. Depois o alienígena saiu da nave (rabo), chamou omédico (veterinário) para ajudar o cachorro e levaram o cachorro para o hospital.

Grupo 2

Era uma vez um homem que pegou o foguete e foi viajar para o espaço para derrotar os alienígenas que eram do mal. Veio um ET e pousou a sua nave. Saiu um ET de chapéu da nave. O doutor tava saindo da enfermagem para ir embora para casa. O filho dele também viu o ET e entrou pra casa, mas tropeçou numa pedra e machucou o joelho. O seu cachorro ligou pra enfermagem. Daí veio o doutor para pegar o seu filho e levou para enfermagem. Quando chegou lá, o joelho já tinha curado porque eles demoraram demais.

Era uma vez um homem que pegou o foguete (nave) e foi viajar (mostraram a árvore como se fosse fumaça) para o espaço para derrotar os alienígenas que eram do mal.

Page 2: Produção de histórias  BRANQUINHO O DOGNAUTA pela A14

Veio um ET e pousou a sua nave (disco voador). Saiu um ET (Branquinho) de chapéu (capacete) da nave. O doutor (veterinário) tava saindo da enfermagem (hospital) para ir embora para casa. O filho (menino) dele também viu o ET e entrou pra casa, mas tropeçou numa pedra e machucou o joelho. O seu cachorro (Pretinho) ligou (telefone) pra enfermagem. Daí veio o doutor para pegar o seu filho e levou para enfermagem. Quando chegou lá, o joelho já tinha curado porque eles demoraram demais. (Não souberam o que fazer com a figura do rabo).

Grupo 3

Era uma vez um cachorro normal igual aos outros. Ele quis trabalhar e deu um chute no chefe. Daí ele foi para uma nave espacial e saiu voando para o médico. Depois o dono do cachorro foi procurar ele. O dono achou e foi para casa. O médico ligou para o dono para falar com o cachorro. O dono disse que o cachorro não tava. Daí o dono foi procurar o cachorro e passou por uma árvore. O cachorro tinha saído do foguete.

Era uma vez um cachorro (Pretinho) normal igual aos outros. Ele quis trabalhar e deu umchute (rabo) no chefe (Branquinho). Daí ele foi para uma nave espacial (nave) e saiu voando(capacete) para o médico (hospital). Depois o dono (menino) do cachorro foi procurar ele. O dono achou e foi para casa. O médico (veterinário) ligou (telefone) para o dono para falar com o cachorro. O dono disse que o cachorro não tava. Daí o dono foi procurar o cachorro e passou por uma árvore. O cachorro tinha saído do foguete (disco voador).

Grupo 4

Era uma vez um menino indo para casa. Aí ele viu que o cachorro dele tinha se machucado numa árvore. Ele levou para o hospital. O médico viu que era uma doença bem ruim. O telefone tocou. O cachorro foi atender e quase caiu. Ele viu o alienígena descendo e a nave pousou. Depois todo mundo, quem era da família ou não, foi andar de foguete. O médico é que dirigiu.

Era uma vez um menino indo para casa. Aí ele viu que o cachorro (Pretinho) dele tinha se machucado numa árvore. Ele levou para o hospital. O médico (veterinário) viu que era uma doença bem ruim. O telefone tocou. O cachorro (Branquinho) foi atender e quase caiu(rabo). Ele viu o alienígena (capacete) descendo e a nave (disco voador) pousou. Depois todo mundo, quem era da família ou não, foi andar de foguete (nave). O médico é que dirigiu.

Grupo 5

Era uma vez um homem que tava dentro da nave para ir para o Planeta Terra. O gurizinho tava indo para a casa dele e passou por uma árvore de pitanga. Pegou um monte de pitanga e botou no pote para levar para o lanche da escola. O cachorro dele foi atrás dele. Eles encontraram outro cachorro e queriam brigar. O pai do gurizinho tava indo para casa e encontrou os dois cachorros brigando. A professora ligou para o pai dizendo que o filho não foi para a aula. Apareceu o pezinho do cachorro para derrubar o pai. O homem que tava na nave estragou a nave e ele voltou para casa com o foguete. Mas bateu em outro foguete no ar e foram pro hospital.

Page 3: Produção de histórias  BRANQUINHO O DOGNAUTA pela A14

Era uma vez um homem que tava dentro da nave (disco voador) para ir para o Planeta Terra. O gurizinho (menino) tava indo para a casa dele e passou por uma árvore de pitanga. Pegou um monte de pitanga e botou no pote para levar para o lanche da escola. O cachorro(Pretinho) dele foi atrás dele. Eles encontraram outro cachorro (Branquinho) e queriam brigar. O pai (veterinário) do gurizinho tava indo para casa e encontrou os dois cachorros brigando. A professora ligou (telefone) para o pai dizendo que o filho não foi para a aula. Apareceu o pezinho (rabo) do cachorro para derrubar o pai. O homem que tava na nave estragou a nave e ele voltou para casa com o foguete (nave). Mas bateu em outro foguete(capacete) no ar e foram pro hospital.

Grupo 6

Era uma vez uma linda casa que tinha um menino que tinha um cachorro. O menino subiu na árvore, machucou o pé e foi para o hospital. O enfermeiro ligou para o cachorro. O menino entrou no foguete. Veio um ET e depois o chapéu caiu do céu.

Era uma vez uma linda casa que tinha um menino que tinha um cachorro (Pretinho). O menino subiu na árvore, machucou o pé (rabo) e foi para o hospital. O enfermeiro(veterinário) ligou (telefone) para o cachorro (Branquinho). O menino entrou no foguete(nave). Veio um ET (disco voador) e depois o chapéu caiu do céu.

Page 4: Produção de histórias  BRANQUINHO O DOGNAUTA pela A14

RABO PRETINHO MENINO

HOSPITAL DISCO VOADOR ÁRVORE

NAVE CASA CAPACETE

TELEFONE BRANQUINHO VETERINÁRIO

Page 5: Produção de histórias  BRANQUINHO O DOGNAUTA pela A14