Produto 4 Metodologia e convidados seminário

8
______________________________ Proposta de metodologia para oficina sobre orientações para a gestão de corredores PRODUTO 4: PROPOSTA PARA A OFICINA DE CONSULTA SOBRE METODOLOGIAS DE GESTÃO DE CORREDORES ECOLÓGICOS NO BRASIL 1. Contexto O Ministério do Meio Ambiente, no âmbito do PROBIO, e o IBAMA estão desenvolvendo um projeto para a harmonização das estratégias de planejamento, implementação e monitoramento dos corredores ecológicos no Brasil, com o qual se prevê a elaboração de um roteiro metodológico para a gestão de corredores. Nesse contexto, foram contratados serviços de consultoria para realizar a compilação de informações sobre as experiências em andamento, a análise comparativa entre as diversas estratégias já desenvolvidas e uma proposta preliminar de documento orientador para a gestão de corredores. Inicialmente, têm sido identificados 20 corredores no Brasil em diferentes estágios de implementação, cujas informações gerais foram sistematizadas no documento “Síntese de experiências de corredores no Brasil”. A análise comparativa das diversas estratégicas subsidiou a elaboração do documento ”Orientações para a Gestão de Corredores no Brasil”, o qual se encontra na sua versão preliminar. Agora, esse documento deve ser analisado e refinado pelos diferentes técnicos que trabalham nos corredores para que sirva de proposta metodológica geral do planejamento, implementação, monitoramento e gestão dos corredores no Brasil. 2. Objetivos da Oficina O objetivo geral da Oficina é consultar aos principais atores que estão envolvidos com a gestão de corredores sobre a proposta de “Orientações para a Gestão de Corredores”, para que este documento contribua de forma eficiente e eficaz com a gestão dos corredores e seja condizente com as experiências que atualmente estão sendo desenvolvidas no Brasil. ________________________________________________________ ______________________________________________ 1

Transcript of Produto 4 Metodologia e convidados seminário

Page 1: Produto 4 Metodologia e convidados seminário

______________________________ Proposta de metodologia para oficina sobre orientações para a gestão de corredores

PRODUTO 4:PROPOSTA PARA A OFICINA DE CONSULTA SOBRE

METODOLOGIAS DE GESTÃO DE CORREDORES ECOLÓGICOS NO BRASIL

1. Contexto

O Ministério do Meio Ambiente, no âmbito do PROBIO, e o IBAMA estão desenvolvendo um projeto para a harmonização das estratégias de planejamento, implementação e monitoramento dos corredores ecológicos no Brasil, com o qual se prevê a elaboração de um roteiro metodológico para a gestão de corredores.

Nesse contexto, foram contratados serviços de consultoria para realizar a compilação de informações sobre as experiências em andamento, a análise comparativa entre as diversas estratégias já desenvolvidas e uma proposta preliminar de documento orientador para a gestão de corredores.

Inicialmente, têm sido identificados 20 corredores no Brasil em diferentes estágios de implementação, cujas informações gerais foram sistematizadas no documento “Síntese de experiências de corredores no Brasil”. A análise comparativa das diversas estratégicas subsidiou a elaboração do documento ”Orientações para a Gestão de Corredores no Brasil”, o qual se encontra na sua versão preliminar. Agora, esse documento deve ser analisado e refinado pelos diferentes técnicos que trabalham nos corredores para que sirva de proposta metodológica geral do planejamento, implementação, monitoramento e gestão dos corredores no Brasil.

2. Objetivos da Oficina

O objetivo geral da Oficina é consultar aos principais atores que estão envolvidos com a gestão de corredores sobre a proposta de “Orientações para a Gestão de Corredores”, para que este documento contribua de forma eficiente e eficaz com a gestão dos corredores e seja condizente com as experiências que atualmente estão sendo desenvolvidas no Brasil.

Os objetivos específicos da oficina são: Revisar e complementar as informações do documento “Síntese de experiências de

corredores no Brasil”; Analisar e discutir a proposta do documento “Orientações para a Gestão de

Corredores”; Fazer recomendações sobre o documento “Orientações para a Gestão de

Corredores” com base nas experiências de cada corredor.

3. Resultados esperados

Os resultados que se esperam atingir nesta oficina são: Produzir um documento com recomendações sobre a proposta de “Orientações

para a Gestão de Corredores”; Atualizar e complementar as fichas de cada corredor, no documento “Síntese de

experiências de corredores no Brasil”.

________________________________________________________ ______________________________________________

1

Page 2: Produto 4 Metodologia e convidados seminário

______________________________ Proposta de metodologia para oficina sobre orientações para a gestão de corredores

4. Metodologia

Após a preparação preliminar do documento “Orientações para a Gestão de Corredores” é necessário consultar aos principais atores que estão envolvidos com a gestão de corredores sobre a proposta, para que contribua de forma eficiente e eficaz com a gestão dos corredores e seja condizente com as experiências que atualmente estão sendo desenvolvidas no Brasil.

Como existem experiências que estão sendo implementadas em quase todos os biomas brasileiros, será necessário contar com a participação de pelo menos um convidado por corredor, para assim garantir um documento que contemple as particularidades de cada bioma e de cada corredor. Os participantes devem possuir experiência nos trabalhos de delimitação, envolvimento, planejamento e/ou gestão dos corredores. Também, deve-se manter um equilíbrio entre representantes de organizações governamentais e não-governamentais, pois na maioria dos corredores as organizações não-governamentais possuem um papel principal na sua implantação.

Como o objetivo da Oficina é o de consulta, a mesma será desenvolvida de forma que seja possível transmitir informações em dois sentidos: dos consultores aos participantes e dos diferentes participantes aos consultores. Para isso, a diretriz metodológica fundamental será a discussão em plenária dos documentos mediante diálogo aberto e registro de todas as recomendações realizadas. Porém, o consenso entre todos os participantes não será buscado em nenhum momento da Oficina; quando não existir o consenso, se deverão salientar as divergências encontradas entre os participantes nos assuntos levantados, destacando-se cada uma das opiniões.

A Oficina utilizará técnicas de dinâmica de grupo e visualização, visando a integração e a participação ativa de todos. Haverá sessões em plenária e, quando necessário, serão formados grupos de menor tamanho para assuntos específicos, com posterior apresentação dos trabalhos na plenária. O incentivo ao diálogo aberto, mediante trabalho em grupos menores e discussão dos resultados em plenária, será realizado com vistas à obtenção de efeito sinergético pelo envolvimento cruzado de todos os diferentes atores presentes, enriquecendo a interpretação e a avaliação posterior das informações. Para garantir a produtividade da Oficina e a participação ativa de todos os convidados, o número de participantes não deverá ser superior a 30.

As recomendações serão registradas no formato de matriz, da seguinte forma:

Nº da página Nº do item Onde diz: Recomenda-se:

A complementação das fichas do documento “Síntese de experiências de corredores no Brasil” será realizada individualmente. Preferencialmente, será enviada cada ficha por correio eletrônico com antecedência e depois recolhida no momento da Oficina.

________________________________________________________ ______________________________________________

2

Page 3: Produto 4 Metodologia e convidados seminário

______________________________ Proposta de metodologia para oficina sobre orientações para a gestão de corredores

5. Programação

1 º Dia:

Manhã: Abertura (15’) Apresentação dos objetivos e metodologia da Oficina (10’) Apresentação dos participantes (20’) Apresentação geral dos documentos “Síntese de experiências de corredores no

Brasil”, “Análise comparativa das metodologias existentes para a gestão de corredores” e “Orientações para a Gestão de Corredores” (30’)

Apresentação do marco conceitual de corredores (20’) Discussão sobre o marco conceitual de corredores (aprox. 2 h)

Tarde: Apresentação das orientações sobre a metodologia e instrumentos de

planejamento dos corredores (20’) Discussão sobre a metodologia e instrumentos de planejamento dos corredores

(aprox. 2 h) Apresentação das orientações sobre a metodologia e instrumentos para a

implementação de corredores (20’) Discussão sobre a metodologia e instrumentos para a implementação de

corredores (início) (aprox. 1 h)

2 º Dia:

Manhã: Discussão sobre a metodologia e instrumentos para a implementação de

corredores (continuação) (aprox. 1 h) Apresentação das orientações sobre a metodologia e instrumentos para o

monitoramento de corredores (20’) Discussão sobre a metodologia e instrumentos para o monitoramento de

corredores (aprox. 2 h)

Tarde: Apresentação das orientações para o sistema de gestão de corredores (20’) Discussão sobre o sistema de gestão de corredores (aprox. 2 h) Encaminhamentos (30’) Encerramento (15’)

6. Data proposta

18 e 19 de julho de 2006 (terça e quarta-feira).

________________________________________________________ ______________________________________________

3

Page 4: Produto 4 Metodologia e convidados seminário

______________________________ Proposta de metodologia para oficina sobre orientações para a gestão de corredores

7. Lista Preliminar de Convidados

A seguinte lista de participantes apresenta 35 convidados. O número proposto é maior do que o ideal para um evento desta natureza (ideal: 30) prevendo as possíveis desistências.

1. Alandy Patrícia Cavalcante Simas. IEPA.Tel: (96) 3223-8128; 96-9902-0654. e-mail: [email protected].

2. André Guimarães. Instituto BioAtlântica – Ibio.Tel: (21) 2533-3940. E-mail: [email protected]

3. Bernardo Brito. IBAMA/DIREC.Tel: (61) 316.1759. e-mail: [email protected]

4. Beto Mesquita. Instituto BioAtlântica – Ibio.Tel: (21) 2533-3940. E-mail: [email protected]

5. Beto Ricardo. ISA. Tel: (11) 3660 7949. Fax: (11) 3660-7941. Tel/Fax: (97) 3471-1156. e-mail: [email protected]

6. Carlos Fernando Anicet Fischer. IBAMATel: (61) 3316-1173. e-mail: [email protected]

7. Cláudio Pádua ou Laury Cullen. IPE.Tel: (61) 368.5646; (61) 368.8012. e-mail: [email protected].

8. Dione Corte. IBAMA/DIREC.Tel: (61) 316.1068. e-mail: [email protected]

9. Elaini Faquim. FEMA-MT.e-mail: [email protected]; [email protected]

10.Gisela Herrmann. Valor Natural.Tel: (31) 3342-4180. e-mail: [email protected]

11. Ivanete Bandeira Cardozo da Silva. Kanindé.Tel: (69) 3229-2826. e-mail: [email protected]

12.Jasy Abreu. SDS/AM.Tel: (92) 3643-2314; Cel: 92-9985-6681. e-mail: [email protected].

13.José Maria Cardoso. CI.Tel: (91) 3225-3707. e-mail: [email protected].

14.Júlio César Roma. MMA.Tel: (61) 4009.9573. e-mail:

15.Júlio Gonchorosky. IBAMA.Tel: (47) 9932-1565. e-mail: [email protected].

16.Laury Cullen Jr. IPE.E-mail: [email protected].

17.Leandro Ferreira. MPEG.

________________________________________________________ ______________________________________________

4

Page 5: Produto 4 Metodologia e convidados seminário

______________________________ Proposta de metodologia para oficina sobre orientações para a gestão de corredores

Tel: (91) 3217.6146. e-mail: [email protected].

18.Luiz Fernando. IBAMA. ?

19.Luiz Paulo Pinto. CI.Tel: (31) 3261-3889. e-mail:

20.Marcelo Araújo. IESB.Tel: (73) 3634-2179. e-mail:

21.Marcelo Mores. IEMA.Tel: (31) 36-3476; Fax: (31) 36-3475. E-mail: [email protected].

22.Marcos Roberto. WWF.Tel: (92) 3644-4697. e-mail: [email protected].

23.María Olatz Cases. PLANAMAZ.Tel/Fax: (92) 3236-1109. e-mail: [email protected]; [email protected].

24. Maridélia Liliany Z. Cardoso. IBAMATel: (48) 3334-3595; (48) 9902-8406. e-mail: [email protected].

25.Marina Antongiovanni da Fonseca. ISATel /Fax: (92) 3648-8114. e-mail: [email protected]

26.Marisete Catapan ou Laurent Micol. ICV.Tel: (65) 641-1550; (65) 641-5382; (66) 521-8555. e-mail: [email protected].

27.Maurício Galinkin. CEBRAC.Tel: (61) 3340-1020; 61-3340-1318. e-mail: [email protected].

28.Militão Ricardo. MMA/PCE.Tel: (61) 4009-9194; (61) 9645-1438. e-mail: [email protected].

29.Milson Batista. CRA.Tel: (71) 3237 9408. E-mail: [email protected]

30.Moacir Arruda. IBAMA/DIREC.Tel: (61) 316.1757. e-mail: [email protected]

31.Nanci Rodrigues. IBAMATel: (69) 233-3607. Fax: (69) 221-8021. e-mail: [email protected]

32. Plínio Bocchino ou Márcia Hirota. SOS Mata Atlântica.Tel: (11) 3055-7881. E-mail: [email protected]; [email protected]

33.Ricardo Machado. CI.Tel: (31) 3261.3889. e-mail :

34.Sônia Aline Roda. CEPAN.Tel: (81) 2126-8944; 3091.3690; 3061.6640. Fax: (81) 3325-4679. e-mail: [email protected]

35.Vincent Brackelaire. PLANAMAZ.Tel: (21) 3813.9747. Fax: (21) 2521.9662. e-mail: [email protected].

________________________________________________________ ______________________________________________

5