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Mídias Sociais são ambientes virtuais onde as pessoas, assim como as empresas, interagem por meio de perfis pessoais e de páginas. As pessoas utilizam redes sociais para se divertir, manter contato com amigos, compartilhar interesses, e até encontrar emprego. Para as empresas, principalmente aquelas que atuam no varejo, tudo indica que a presença nesses ambientes se torna quase uma necessidade. Aqui estão 10 bons motivos para sua empresa fazer o chamado Social Commerce:

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Sites de mídias sociais têm milhões de usuários, e estão entre os sites mais visitados do mundo. Um grande número de usuários acessa seus perfis diariamente para ver o que está acontecendo. Se você estiver lá, poderá ter contato diário com eles.

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Estes sites vão colocá-lo em comunicação direta com seus clientes, e não há simplesmente nada melhor para divulgar seu negócio. E seus clientes podem ter um diálogo pessoal com você.

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As mídias sociais também oferecem oportunidades de pesquisa de mercado eficientes. Quadros de mensagens, atualizações, grupos e comentários permitem que você descubra exatamente o que o seu mercado alvo gosta, ou não gosta. Poderá usar esses recursos para conhecê-los melhor, e criar produtos e campanhas mais direcionados.

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Você pode usar sites de mídias sociais para conseguir mais clientes. As pessoas vão ver as suas mensagens, vão ouvir sobre você e seus amigos e gradativamente, por ter alcance global, a rede social vai se expandindo, não só para seus fãs, mas para os fãs de seus fãs, e assim por diante...

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Seo é a otimização de uma página para ser melhor indexada pelas ferramentas de busca, se possível classificando-a como top 10. Atualmente, sites de busca como o Google levam em consideração a presença nas mídias sociais e computam os links para efeito de determinação do ranking.

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Sua presença na mídia social e as interações com sua base de fãs dão ao negócio um toque pessoal. É isso que está faltando hoje para tantas empresas. As pessoas gostam de saber quem está vendendo os produtos e serviços que adquire.

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Sites de mídia social oferecem a maneira mais fácil de chegar a todos que possam estar interessados em suas vendas e promoções. Com uma atualização, todas as pessoas que estão conectadas com você vão saber instantaneamente da existência de uma oferta especial, por exemplo.

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Você pode usar sites de mídia social para recompensar a fidelidade de seus fãs, oferecendo descontos e brindes que estarão disponíveis apenas para eles.

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Não há necessidade de criar um novo site quando você pode simplesmente fazer um perfil ou página. Mas é imperativo atualizá-lo, e melhorá-lo com regularidade de forma a manter o conteúdo atualizado. Na maioria desses sites de mídia social, leva-se apenas alguns minutos para se inscrever e começar. É fácil e você terá também os benefícios de SEO citados acima.

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Você ganha publicidade, marketing e ferramentas de divulgação ao seu alcance, sem pagar um centavo por isso. Mas antes de começar, é importante ter metas claras. O que você quer fazer com a sua presença naquela mídia social? O que você deseja de seus seguidores? Mantenha-se focado nos objetivos e dedique algum tempo todos os dias para a construção de uma presença cada vez mais forte nas mídias sociais.

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A maior parte das campanhas de divulgação na internet utiliza o sistema de cobrança PPC – Pay Per Click. Esse é o caso dos links patrocinados no Google Adwords e também dos anúncios no Facebook. Trata-se de um sistema mais inteligente e interessante do que o CPM – Custo por Mil impressões (visualizações) que era a única alternativa nos primórdios da publicidade on-line.  No entanto, existe um certo relaxamento dos anunciantes com relação ao impacto do custo por clique no ROI (retorno de investimento) das campanhas.

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Em parte, isso deve a uma visão mais cômoda por parte dos canais de divulgação e dos responsáveis pela publicidade de que o sucesso de uma campanha seja mensurado pela visitação. Na verdade, a visitação é uma métrica fundamental nas campanhas de marketing digital, mas não é um fim em si mesmo e sim um meio de se realizar uma venda. O objetivo de qualquer campanha de divulgação, em última instância, é o lucro.

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Tendo a lucratividade como parâmetro, a questão passa a ser: até quanto posso pagar por um clique sem perder dinheiro? É isso que devemos descobrir, antes de disparar a campanha. Veja a seguir a fórmula mais fácil de se fazer esse cálculo. Com ela, qualquer anunciante pode ter uma boa referência de até quanto pode pagar por um clique mantendo o ROI positivo.

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Vamos usar como exemplo uma loja virtual que queira fazer uma campanha para divulgar um livro. O preço de venda deste livro é 40 R$ e o seu custo direto para a loja é 25 R$. Para calcular o CPCmax, precisamos apenas de duas informações: 1) O lucro bruto por pedido e 2) A taxa de conversão da loja.

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O lucro bruto é o preço de venda menos o custo da mercadoria vendida. No nosso exemplo: 40,00 – 25,00 = 15,00 R$.

A Taxa de conversão da loja é calculada dividindo-se quantidade de vendas de determinado período pela quantidade de visitantes. Supondo que a nossa loja virtual de livros realize 120 vendas por mês e receba 12.000 visitantes no período, chegamos ao seguinte resultado: 120/12.000 = 0,01 ou TC = 1%

De posse desses dois dados, o cálculo do Custo Por Clique Máximo se torna extremamente simples, basta multiplicar o Lucro Bruto obtido com o livro pela Taxa de Conversão, assim:

[ CPCmax =  Lucro Bruto x TC ]

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Substituindo os valores do exemplo na fórmula, temos:

CPCmax = 15,00 R$ x 0,01 = 0,15 R$

Com vimos, no caso de nosso exemplo da loja virtual de livros, o valor máximo que o lojista pode pagar por um clique é 15 centavos.  Se ele pagar mais do que isso, o lucro não vai cobrir o investimento realizado na campanha. Por exemplo: se pagar 20 centavos por clique terá um custo de 20,00 R$ para trazer os 100 visitantes necessários para realizar uma venda. Como o lucro da venda é 15 R$ ficará com um prejuízo de 5 R$ em cada venda.

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Essa fórmula pode ser utilizada em qualquer tipo de loja virtual ou produto. No caso de empresas em projeto ou startups, pode-se utilizar a taxa de conversão de 1%. Essa é a taxa média de conversão no ecommerce, e é relativamente segura em termos de estimativa. No que se refere ao lucro, para se utilizar a fórmula na venda de mais de um produto basta utilizar o valor médio dos pedidos (ticket médio) menos o custo médio desses pedidos.