Prof. Jefferson. Características Naturais Relevo – Predomina os planaltos e depressões com...

12
Prof. Jefferson

Transcript of Prof. Jefferson. Características Naturais Relevo – Predomina os planaltos e depressões com...

Page 1: Prof. Jefferson. Características Naturais Relevo – Predomina os planaltos e depressões com ocorrência de serras, chapadas e a planície do pantanal.

Prof. Jefferson

Page 2: Prof. Jefferson. Características Naturais Relevo – Predomina os planaltos e depressões com ocorrência de serras, chapadas e a planície do pantanal.

Características Naturais

• Relevo – Predomina os planaltos e depressões com ocorrência de serras, chapadas e a planície do pantanal

Page 3: Prof. Jefferson. Características Naturais Relevo – Predomina os planaltos e depressões com ocorrência de serras, chapadas e a planície do pantanal.

Características Naturais

• Hidrografia – predomina os rios de planalto com grande aproveitamento hidrelétrico, exceto na planície do pantanal;

Page 4: Prof. Jefferson. Características Naturais Relevo – Predomina os planaltos e depressões com ocorrência de serras, chapadas e a planície do pantanal.

Características Naturais

• Clima – predomina o clima tropical típico com verão chuvoso e inverno seco

Page 6: Prof. Jefferson. Características Naturais Relevo – Predomina os planaltos e depressões com ocorrência de serras, chapadas e a planície do pantanal.

Expansão e ocupação do Centro-Oeste

• No século XVII, os bandeirantes partiram em direção ao interior do Brasil com a finalidade de aprisionar indígenas e procurar pedras e metais preciosos.

Page 7: Prof. Jefferson. Características Naturais Relevo – Predomina os planaltos e depressões com ocorrência de serras, chapadas e a planície do pantanal.

A criação de gado

• Com o declínio do ouro na região no Século XVIII, a principal atividade econômica passou a ser o gado que não gerou grandes atrativos populacionais, mantendo a região Centro-Oeste ainda pouco habitada.

Page 8: Prof. Jefferson. Características Naturais Relevo – Predomina os planaltos e depressões com ocorrência de serras, chapadas e a planície do pantanal.

Abertura de novos caminhos e fundação de novas cidades

• No final do século XIX início do século XX fora feitas várias expedições de reconhecimento do Centro Oeste.

Page 9: Prof. Jefferson. Características Naturais Relevo – Predomina os planaltos e depressões com ocorrência de serras, chapadas e a planície do pantanal.

A marcha para o Oeste

• Com o objetivo de colonizar o interior do país a partir de 1940 vários projetos são criados para atrair colonizadores e promover o desenvolvimento do interior.

Page 10: Prof. Jefferson. Características Naturais Relevo – Predomina os planaltos e depressões com ocorrência de serras, chapadas e a planície do pantanal.

Brasília

• Inaugurada em 21/04/1960 Brasília levou o progresso e a integração nacional ao Centro-Oeste, com a abertura de novas e excelentes estradas e frentes e migração.

• 1960 – 150 mil habitantes

• 2000 – 2 milhões de habitantes.

Page 11: Prof. Jefferson. Características Naturais Relevo – Predomina os planaltos e depressões com ocorrência de serras, chapadas e a planície do pantanal.

As migrações internas

Page 12: Prof. Jefferson. Características Naturais Relevo – Predomina os planaltos e depressões com ocorrência de serras, chapadas e a planície do pantanal.

Capital brasileira