Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me...

19
ATUALIDADES Prof. Orlando Stiebler Transcrição | Aula 04 CEF

Transcript of Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me...

Page 1: Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento

ATUALIDADESProf. Orlando Stiebler

Transcrição | Aula 04

C E F

Page 2: Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento
Page 3: Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento

www.acasadoconcurseiro.com.br 3

Atualidades

AULA 4

Parte 1

Bom, eu tava falando sobre a questão dos direitos humanos, dos direito civis e tal. Acabei embolando tudo isso em um assunto só, então agora vou comentar sobre a comunidade LGBT, Q, I, + (mais). LGBTQI+ é a última sigla, eles ficam variando, vai trocando. Na minha época de estudante era GLS, eu falo hoje isso brincando, mas é porque hoje existem tantas formas de exercer o seu gênero, sua sexualidade, que acaba tendo uma sigla ampla para representar esses grupos que curiosamente, se observar, eles brigam entre eles. Digo isso com um certo distanciamento e sem nenhum preconceito, mas há uma disputa em diferenciar o transexual, que não é exatamente a mesma coisa que o operado, que por sua vez não é a mesma coisa que “não sei o que”, enfim eles têm grupos que se digladiam muitas vezes por seus direitos e tal, por isso tem a sigla mais ampla.

A questão não é só problema, a questão é que houve vitórias do movimento LGBT ao longo da história do Brasil, até a pouco era chamado de homossexualismo, e homossexualismo indica doença, tanto é que agora se fala homossexualidade.

Orientação Sexual é um outro termo que hoje se usa sendo politicamente correto.

A visibilidade é muito maior, apesar de o Congresso Nacional hoje ter pouquíssimos, para não dizer quase ninguém, que represente os gays de forma declarada. Tinha o Jean Wyllys que abriu mão do seu mandato e acabou abrindo a vaga para o seu suplente que também é gay, o David Miranda casado com o Edward Snowden (Aquele que revelou as informações que a Dilma foi Espionada e trabalhava para o jornal The Washington Post, hoje está na Rússia sendo protegido

Page 4: Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento

www.acasadoconcurseiro.com.br4

pelo Vladimir Putin). Então o David Miranda iniciou como vereador no Rio de Janeiro, depois virou suplente do Jean e hoje é deputado federal, ele é o único declaradamente gay.

O movimento conseguiu união e casamento civil, com casamento civil temos os testamentos facilitados, também facilitou a adoção, sobrenome, status social. O casamento civil na verdade é um status social e os gays também querem se considerar casados legalmente.O nome social também é uma vitória, poder trocar de nome, ter uma identidade social, poder usar uma outra sexualidade. Abrindo um parêntese e falando de política, agora nessa eleição foi eleita a primeira Deputada Estadual transsexual do Brasil, eleita no estado de São Paulo, Érica Malunguinho da Silva que tem um nome social e uma identidade social.

Agora vamos falar da História do movimento gay no Brasil.

O Primeiro Jornal Gay foi o lampião da esquina, que eram coloca-dos junto aos outros jornais nas bancas sem que o jornaleiro tives-se conhecimento, e quando o jornaleiro via, o jornal era rasgado e a polícia era comunicada. Era um jornal para homens gays, porém para mulheres gays também tinha, era o jornal Xana com Xana. Existe um livro, “Devassos no Paraíso”, que conta a História do mo-vimento gay.

No Brasil existe um grupo forte na Bahia, representado por um his-toriador fantástico chamado Luiz Mott, que faz afirmações que di-versos nomes famosos da história eram gays, sem ter como provar essas afirmações.

Um dos desejos do movimento é qualificar a homofobia como um racismo, para torná-la como crime inafiançável, imprescritível, e insuscetível de graça e anistia, porém como falamos antes por pouca representação essa questão não será aprovada tão cedo, pois a bancada conserva-dora está muito forte no Congresso.

Page 5: Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento

CEF (Superação) – Atualidades – Prof. Orlando Stiebler

www.acasadoconcurseiro.com.br 5

Outro ponto que o movimento aborda é a violência sofrida. A violência direcionada às pessoas gays, e isso acontece no mundo, pois posso apontar aqui o caso da Boate Pulse, nos Estados Unidos, que foi o segundo maior atentado na história dos EUA, matando 50 pessoas e ferindo 53, em uma boate gay. Outro exemplo é o que aponta a revista “Isto é”, onde divulgou uma reportagem que diz que na Chechênia existe campos de concentração para torturar gays, reportagem divulgada em abril de 2017. Isso foi noticiado, porém a Rússia desmentiu.

Vamos listar agora os países da América do Sul que aprovaram o ca-samento gay. Em primeiro lugar, o vanguardista Uruguai, depois a Ar-gentina mesmo sendo um país ofi-cialmente católico, o Chile e o Brasil onde quem aprovou não foi o Con-gresso, e sim o Supremo Tribunal Federal. Começou com uma deci-são do Conselho Nacional de Justi-ça e logo decidido pelo STF, ainda assim há juízes que se negam a ce-lebrar casamentos gays, porque o Congresso ainda não aprovou com uma lei e por isso tem uma certa resistência de alguns magistrados.

Nos Estados Unidos tem uma história interessante porque lá cada estado decide sua legislação, só que a Suprema Corte Americana decidiu que os 50 estados são obrigados a celebrarem o casamento gay e isso repercutiu muito no mundo, e lembro até que o Facebook fez campanha para aprovação dessa decisão por lá, isso em 2015. Já na Suécia criaram o gênero neutro, com a criação de um pronome neutro que permite falar e escrever sobre uma pessoa sem definir seu gênero.

Já no Brasil, mais especificamente, no Rio uma escola causou polêmica quando distribuiu provas e, no cabeçalho, onde o aluno deveria colocar o nome, vinha escrito aluno com um “x”, alunx, uma escola muito tradicional carioca, quem fez isso foi um professor de História (Risos, pois o professor Orlando ministra a mesma matéria) e não foi com o aval da escola. Vamos falar rapidamente de mais alguns países que liberaram o casamento gay. Na França, a liberação foi polêmica, e aí vem um preconceito meu, porque eu sempre imaginei a França como um país liberal, onde todos são moderninhos, que esse tipo de coisa não teria problema, então eu nunca imaginei que teria na Av. Champs-Élysées uma confusão daquelas que aconteceu. Foi uma confusão danada na França. Já a Inglaterra liberou, a Escócia liberou, e a Nova Zelândia também. Outra coisa, Chefe de estado gay é uma novidade, pode ser que tivemos durante a história, mas nunca foi assumido. A primeira a se assumir foi a da Islândia, e depois Bélgica e de Luxemburgo.

Page 6: Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento

www.acasadoconcurseiro.com.br6

Parte 2

Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento aprovou o casamento gay.

O tema LGBT no esporte é tabu ainda, você ver xingamento em jogo de vôlei, no estádio o jogador vai bater o tiro de meta e a torcida grita “bicha”, isso a gente viu acontecer na Copa do Mundo e na Copa das Confederações. No caso da Rússia, nas Olimpíadas de Inverno de Sochi, Putin disse que quem fosse gay não se pronunciasse. Lembro que a Elena Isinbaeva concordou com a opinião de Putin e chocou o mundo, porém durante os jogos o Putin abrandou o discurso visto a polêmica gerada tendo vários atletas ativistas gays. E para amenizar a situação ele foi pessoalmente entregar a medalha a uma Holandesa Ativa gay.

E aqui temos o mapa mundi gay. Quero dar ênfase aos países em negrito, alguns desses ser gay é pena de morte, exemplos disso são a Arábia Saudita, e o Iêmen.

Page 7: Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento

CEF (Superação) – Atualidades – Prof. Orlando Stiebler

www.acasadoconcurseiro.com.br 7

Um tema que acho interessante também é os gays na terceira idade. Esse tema não para questão mas sim para cair na sua redação, porque se o jovem tem dificuldade em assumir a sexualidade, imagina na terceira idade, que o sexo já é visto de maneira preconceituosa por si só, agora imagina a homosexualidade. Especialistas, médicos e ativistas afirmam que o envelhecimento de pessoas LGBTI no país é invisível, pouco debatido ou valorizado. Faltam dados, há desconhecimento por parte de profissionais de saúde, não existem políticas públicas específicas.

Nosso próximo tema é tensão racial nos Estados Unidos, a violência contra os negros por lá é mais latente. Nos Estados Unidos, a violência policial é explícita, lá eles não escondem a raiva racial. Aqui no Brasil ainda é disfarçado e talvez seja até pior, mas o que eu quero mostrar são os casos que acontecem por lá.

Então, lembra que no ano passado em Charlottesville o caso de uma estátua de um general, chamado Robert Lee. Ele foi herói da Guerra de Secessão e defendia os estados do sul, sendo o Norte abolicionista e o Sul escravocrata, o general do Sul é um herói de guerra e em várias cidades do sul tem a estátua dele. Então, em Charlottesville foram retirar a estátua dele, porém os defensores do Robert Lee, que são ligados a grupos supremacistas brancos (KKK - Ku Klux Klan e outros grupos), se manifestaram contra a retirada da estátua, sob a proteção do direito à livre expressão existente nos Estados Unidos, por mais que sua opinião seja de ódio (e isso é até discutível, até que ponto você pode ter uma liberdade de expressar algo que desencadeia o ódio). Então, houve uma reunião dos anti-racistas. Daí aconteceu o confronto e em um desses

Page 8: Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento

www.acasadoconcurseiro.com.br8

episódios um homem branco pegou um carro e atropelou uma multidão, matando uma ativista branca, por sinal. Tudo isso piorou ainda mais porque o nome do presidente dos Estado Unidos é Donald Trump, e ele relativizou dizendo que tinha pessoas boas e ruins do dois lados (ipsis litteris conforme o Professor: Porra, não tem! não me venha dizer que do lado racista, supre-macista tem gente boa). Tanto é que o Presidente foi censurado pela filha dele, Ivanka Trump, pelo Twitter. E isso colocou mais lenha na fogueira.

Parte 3

Agora vou contar um pouco da história Americana, e da origem desse racismo para vocês. Então, a abolição da escravatura aconteceu em 1865, quando o presidente republicano chamado Abraham Lincoln venceu a guerra civil e assinou a décima terceira emenda que acabava com a escravidão. Só que concomitantemente com o fim da escravidão eles foram criminalizando atos dos negros e encarcerando essa turma toda.Tem vários documentários sobre isso, se você procurar encontrará, em alguns tem imagens sobre a violência de 2016, 2017 e 2018, imagens de câmeras de segurança que chegam a ser inacreditável. Voltando à história, o Lincoln morreu no mesmo ano em que ele aprovou a décima terceira emenda. Ele estava assistindo uma ópera do teatro quando um ator amador foi por trás dele e disparou uma arma, matando-o exatamente por causa da abolição. Recentemente, o Johnny Depp (que não bate bem da cabeça) disse que fazia muito tempo que um ator não matava um presidente americano. Então, se o Trumpp for assassinado, já sabemos quem foi, chamasse Johnny Depp ou Jack Sparrow.(Risos).

Agora vou falar um pouco dos movimentos que eu acho importante você saber, o “Black Lives Matter”, traduzindo Vidas Negras Importam surgiu mais recentemente depois dos casos de violência que aconteceu por policiais.

Page 9: Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento

CEF (Superação) – Atualidades – Prof. Orlando Stiebler

www.acasadoconcurseiro.com.br 9

Também tem o caso do Dylann Storm Roof. Storm é como todo “KKK” se denomina. Storm traduzindo do inglês é tempestade. Então, ele entrou em uma igreja onde o Martin Luther King fazia sua pregação, e pede aconselhamento aos líderes da igreja. Os nove líderes se reúnem e o recebem, sentam-se à mesa. O Dylann levanta e mata os nove, e em entrevista ele disse que nunca esperava que seria recebido por ser branco, mas mesmo assim ele tava ali para matar.

E um detalhe, essa bandeira representa os estados do sul, dos estados confederados, não é necessariamente uma bandeira racista, mas é ligada aos estados que lutavam pela permanência da escravidão. Está muito ligada à essa causa e muitos estados do sul como a Carolina, ainda usavam essa bandeira além da bandeira do Estado. Depois desses episódios constantes de racismo, quase todos os estados aboliram essa bandeira e colocaram num museu, que na minha opinião é o local correto, não acho que tem que destruir, a memória precisa ser mantida para que isso nunca se repita, mas o lugar dela não é sendo hasteada num parlamento qualquer que seja.

Page 10: Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento

www.acasadoconcurseiro.com.br10

Aqui no Brasil, em Santa Catarina, um grupo Neonazista entrou em contato lá com os americanos para se filiar ao grupo, porém foram negados. O professor diz: tomaram uma resposta assim: No dia em que nós, KKK, considerarmos vocês brasileiros branco puro, nós estaremos malucos.

Agora vocês podem ver nos slides algumas notícias que apareceram na mídia sobre a KKK.

O início da KKK foi no século dezenove, se vestiam todos de branco, queimavam cruzes e ne-gros, e enforcavam negros. Tem vários filmes sobre o tema, e um dos filmes que marcou a his-tória foi o do cineasta D. W. Griffith, em 1915, “O nascimento de uma nação”. Esse foi um filme que foi uma das maiores produções de Hollywood da época, e o ele foi feito por “black faces”, (atores brancos que se pintavam de preto para fazer os papéis de negros) e no filme todos os piores predicados eram dados aos negros. Isso estimulou a volta da “KKK”, e uma coisa curiosa da Black Face e que no passado era comum e hoje não existe mais isso, a gente vai evoluindo como sociedade e não nos damos conta disso.

Page 11: Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento

CEF (Superação) – Atualidades – Prof. Orlando Stiebler

www.acasadoconcurseiro.com.br 11

Existe também nos Estados Unidos, o grupo antifascistas intitulados como Antifas. É um grupo estilo os Black Blocs, que usam da violência para acabar com a violência, tipo assim, não vamos tolerar o racismos do outro não e vamos reagir com violência.

Agora a história não é feita só por movimentos e revoltas, a história é feita por gente. Nos anos 1950, Rosa Parks era uma costureira e ao entrar em um transporte público, que tinha áreas divididas para negros e para brancos, ela sentou em um lugar que era reservado para pessoas brancas, e com isso ela fez história! Porquê? Ela foi expulsa do ônibus, foi presa. A partir disso começou um boicote aos transporte público por parte da população negra. Diante do prejuízo financeiro causado o estado do Alabama deu o direito aos negros de sentarem onde quiserem nos transportes públicos. Então? Quem fez a História? A mulher, a costureira. Sendo que, até hoje o ônibus está conservado em um museu e o mais legal é que o ex-presidente Barack Oba-ma foi lá e sentou no mesmo lugar, mostrando ao mundo que “estamos na presidência dos Estado Unidos”(Os negros chegaram à presidência dos Estados Unidos).

Page 12: Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento

www.acasadoconcurseiro.com.br12

Um detalhe, a gente fala que o Brasil é tão democrático, mas qual o negro aqui no País chegou ao mais alto posto da política? Ao mais alto posto da nossa estrutura de poder? Foi o Joaquim Barbosa, ele foi presidente do Supremo Tribunal Federal, um único ministro negro que ocupou lugar no Supremo ao longo da história brasileira. Só para complementar o debate, a Bahia nunca elegeu um governador negro e é o lugar onde tem a maior população negra do Brasil, e Salvador é a cidade onde tem o maior número de negros do mundo, a segunda é Lagos, cidade da Nigéria.

Continuando, Linda Brown, essa aqui fez história também, digo, os pais dela fizeram, porque Linda cismou que queria estudar em uma universidade que na época era apenas para pessoas brancas. Seus pais entraram um uma ação judicial, que chegou até ao Supremo americano e obtiveram êxito. A vitória deles deu a Linda o direito de acessar a universidade. O documentário “A Décima Terceira Emenda” mostra ela indo para universidade e os brancos xingado-a de tudo que é nome, e ela caminhando impávida até a sala de aula. Mais uma que fez história!

Vou citar alguns ativistas mais importantes: o Martin Luther King Jr, organizou e liderou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei dos EUA com a aprovação da Lei de Direitos Civis (1964), e da Lei de Direitos Eleitorais (1965). Ele foi assassinado em 1968. Em 2018, completou 50 anos da sua morte; E ao contrário do Luther King, que era religioso, pacífico, temos o Malcolm X. Eles militavam pela mesma causa, mas por lado extremamente contrário, porque, além do Malcolm X ser muçulmano, ele defendia a violência como forma de reação para as discriminações; Temos também, mais atualmente, a Angela Davis, uma professora e filósofa ativista muito importante nos Estados Unidos; Muhammad Ali, pugilista americano, que nos anos 1960, falou contra o racismo e contra a Guerra do Vietnã. Em 1967, se recusou a servir o exército americano na Guerra do Vietnã e criticou o envio de militares para o conflito, ele morreu a pouco tempo e já vi cair em prova de concurso, sobre a morte dele; Temos também a ativista Aretha Franklin, cantora de jazz, uma das suas primeiras músicas chama-se “Respect”, que na época era um hino machista e ela trocou os pronomes e modificou o sentido original, onde então era a mulher que pedia que o marido a respeitasse ao chegar em casa. Ela morreu em 2018, e não podia estar de fora do meu roll de ativistas, primeiro pela negritude e também pelo feminismo.

Page 13: Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento

CEF (Superação) – Atualidades – Prof. Orlando Stiebler

www.acasadoconcurseiro.com.br 13

Agora, uma lista de filmes sobre o assunto:

• Histórias Cruzadas

• Selma

• 12 Anos de Escravidão

• Lincoln

• Eu Não Sou Seu Negro

• A Décima Terceira Emenda

• Estrelas Além do Tempo

• Moonlight (que aborda a questão gay e negra)

• Dear White People (Uma série do Netflix)

• Pantera Negra

• Corra!

Page 14: Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento

www.acasadoconcurseiro.com.br14

Parte 4

Page 15: Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento

CEF (Superação) – Atualidades – Prof. Orlando Stiebler

www.acasadoconcurseiro.com.br 15

OTAN

A Organização do Tratado do Atlântico Norte, Otan foi criada em 1949 para uma cooperação em âmbito militar. Ela é liderada pelos Estados Unidos, e o presidente dos Estados Unidos anda cobrando dos países, que fazem parte da OTAN, que paguem o valor para manter o funciona-mento do Órgão, na justificativa de que não vai ficar bancando a segurança dos outros. Só que o problema é que o maior interesse em manter a OTAN é dos Estados Unidos., pois ela foi cria-da para barrar os inimigos dos Estados Unidos.

A OTAN possui diversas alianças com os países da Europa principalmente. Vou citar aqui algu-mas ações dela:

• “Escudo Oceânico” é uma operação contra a pirataria, na Somália. Pirataria de navio mes-mo, de transoceânicos, de roubo de cargas.

• “KFOR” é uma missão da OTAN, responsável pelo estabelecimento de um ambiente seguro em Kosovo.

• “Apoio Decidido” é a operação no Afeganistão.

Page 16: Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento

www.acasadoconcurseiro.com.br16

G-20 Financeiro

É um grupo criado em 1999, e reúne as 19 maiores economias do mundo (medidas pelos PIBs) e mais a União Europeia. O objetivo do grupo é discutir a economia, porém sempre há um assunto político que desvirtua o debate, e no lugar de discutir economia acabam discutindo política. Entre os integrantes desse grupo temos dois países da América do Sul, a Argentina e o Brasil.

Uma observação importante é que o grupo representa cerca de 85% do PIB mundial, 80% do comércio mundial e dois terços da população mundial. Então, trata-se de um grupo realmente importante e representativo.

• Austrália sediou o encontro de 2014

• Turquia sediou o encontro de 2015

• China sediou o encontro de 2016

• Hamburgo sediou o encontro de 2017

• Argentina sediou o encontro de 2018

Parte 5

G-7 (Antigo G-8)

Surgiu em 1975, em um encontro informal de líderes do Japão, dos Estados Unidos, da Itália, da Alemanha e do Reino Unido. Todos convida-dos pelo presidente da França à época (G-6).

Em 1976, aconteceu a entrada do Canadá, tor-nando-se G-7. E apenas em 1998 ocorreu a en-trada da Rússia (G-8), mas a Rússia hoje não faz mais parte do grupo, pois foi expulsa em 2014.

Page 17: Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento

CEF (Superação) – Atualidades – Prof. Orlando Stiebler

www.acasadoconcurseiro.com.br 17

Atualmente é G-7, e todo ano eles têm uma reunião para tratar de determinado assunto. Já foi um grupo muito importante pelo poder econômico. M-as, hoje em dia, o G-20 é muito mais poderoso politicamente falando, por ter uma Índia, uma China entre eles.

Terrorismo

Vamos a um novo tópico: Terrorismo. Depois de 2001, o terrorismo ao longo da história tornou algo comum, mas terrorismo é algo antigo. Vários personagens da história foram mortos em atentados terroristas, um exemplo é o Czar Alexandre II que foi morto em atentado terrorista em 1881, no dia em que a Rússia receberia uma nova constituição e uma nova czarina consorte, ele foi assassinado por jovens anarquistas.

Os primeiros registros do uso da palavra datam do período do Terror na Revolução Francesa (1792-1794), quando os jacobinos assumiram o poder e levaram à guilhotina dezenas de milha-res de adversários. “Veja o paradoxo: o Estado era terrorista, o termo era usado pelos próprios jacobinos e não era pejorativo”.

Queria mostrar para vocês que existem tipos de terrorismo:

Terrorismo de estado consiste num regime de violência instaurado e mantido pelo estado, em que o grupo político que detém. Uma das formas do terrorismo de estado já aconteceu aqui no Brasil, o atentado Riocentro em 1981, onde um grupo do exército foi colocar uma bomba no Riocentro, que por sorte da população as bombas não explodiram no local desejado pelos Terroristas.

Terrorismo Comunal é um terrorismo doméstico. É quando há uma organização interna, den-tro do próprio país.

Terrorismo Virtual, modernidade, isso aqui é o que o Maduro da Venezuela diz que está acon-tecendo lá, com os “blackouts”. Os Estados Unidos, Índia e China têm um poder descomunal. Um país desses hoje pode sabotar uma usina nuclear e causar um acidente nuclear. Eu vi um general americano falando que as guerras hoje podem ser feitas pelo exército, marinha, aero-náutica e cibernética.

Terrorismo Nacionalista é feita por grupos que querem criar o seu país. Os Curdos, por exem-plo, têm um partido político considerado terrorista, chamado Partiya Karkerên Kurdistan - PKK que é Partido dos Trabalhadores do Curdistão. Eles atuam com atentados terrorista na Turquia em prol do estado Curdo.

Page 18: Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento

www.acasadoconcurseiro.com.br18

Terrorismo Jihadista é feito por fundamentalistas islâmicos que dizem enfrentar uma “jihad” (guerra santa). Todavia, no Alcorão, guerra santa é convencimento do outro da sua fé, mas não pela violência. Mas, os Jihadista justificam sua violência dizendo que estão indo para a guerra na defesa da sua fé. O atentado que todos nos lembramos é o 11 de setembro de 2011 da Al-Qaeda, mais de 3 mil mortos.

Vou listar para vocês pesquisarem os últimos atentados da história:

• MADRI 2004, 191 MORTOS

• LONDRES 2005, 52 MORTOS

• BOMBAIM 2008, 195 MORTOs

• NAIRÓBI 2013, 67 MORTOS

• PARIS 2015, atentado do Charlie Hebdo

• NICE 2016

• BERLIM 2016

• BRUXELAS 2016

• ISTAMBUL 2016

• LONDRES 2017

• MANCHESTER 2017

• ESTOCOLMO 2017

• BARCELONA 2017

Em reação ao número de atentados, vários países proibiram o uso da burca. Primeiro por questão de segurança, e segundo por entenderem que as mulheres não são obrigadas a se vestirem assim.

Page 19: Prof. Orlando Stiebler - Amazon S3 · 2019-04-09 · Voltando ao assunto, a Alemanha outra que me surpreendeu, porque Angela Merkel foi contra o casamento gay, mesmo assim o Parlamento

CEF (Superação) – Atualidades – Prof. Orlando Stiebler

www.acasadoconcurseiro.com.br 19

Fontes de financiamento do terrorismo:

Petróleo, financiava principalmente o Estado Islâmico.

Contrabando

Doações

Sequestro

Vendas de mulheres

O por que da destruição? Porque a lógica deles é que seja apagada a história, pois ela começou feita por eles. E hoje eles operam com o uso da tecnologia, na deep Web, dark web, na próxima aula eu explicarei melhor essa parte porque nosso tempo já está se esgotando.

Moedas virtuais

Então pessoal, criptomoedas, isso aqui eu leio e releio e não consigo entender nada do que é essa moeda, porque é uma moeda que não tem lastro, que nenhum banco central mundial reconhece. É uma moeda que valoriza e desvaloriza muito rapidamente, e que é comercializada na internet.

Um corretor de bitcoins que gerenciava uma carteira de $ 700 milhões de dólares em Bitcoins morreu, com apenas 30 anos, de uma doença rara que ele não sabia que tinha. Então, os in-vestidores ficaram apavorados, e chamaram especialistas de segurança cibernética para tentar descobrir o acesso a seu dispositivo e nada. A última esperança era a esposa da vítima, mas ela também não tinha o acesso. E agora!? Voltamos na próxima aula.