Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na...

28
Profª Vivian Zaboetzki Dutra

Transcript of Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na...

Page 1: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

Profª Vivian Zaboetzki Dutra

Page 2: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

O recém-nascido necessita realizar O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver extra-uterina, isso para sobreviver independente da mãe.independente da mãe.

Este conteúdo é de extrema importância Este conteúdo é de extrema importância pois nos ajuda a reconhecer algumas pois nos ajuda a reconhecer algumas anormalidades.anormalidades.

Page 3: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

Transição das trocas gasosas e circulação da placenta Transição das trocas gasosas e circulação da placenta para os pulmões.para os pulmões.

Processos cardiopulmonares principais:Processos cardiopulmonares principais:Inicio da respiração, expansão pulmonar com Inicio da respiração, expansão pulmonar com

redução concomitante da resistência vascular pulmonar e redução concomitante da resistência vascular pulmonar e aumento do fluxo sanguíneo pulmonar;aumento do fluxo sanguíneo pulmonar;

Aumento do conteúdo sanguíneo de oxigênio reduz Aumento do conteúdo sanguíneo de oxigênio reduz a resistência vascular pulmonara resistência vascular pulmonar

Perda da circulação placentária com aumento da Perda da circulação placentária com aumento da resistência vascular sistêmica – resistência vascular sistêmica – fechamento dos shunts.fechamento dos shunts.

Page 4: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

Fechamento dos Shunts:Fechamento dos Shunts:Forame oval: Forame oval: Permanece pérvio, sem fluxo Permanece pérvio, sem fluxo

por semanas ou meses.por semanas ou meses.Ducto Arterioso:Ducto Arterioso: fechamento funcional nas fechamento funcional nas

primeiras 72hs de vida e fechamento permanente primeiras 72hs de vida e fechamento permanente ou anatômico demora dias a semanas realizado ou anatômico demora dias a semanas realizado por destruição endotelial. Pode reabrir em pré-por destruição endotelial. Pode reabrir em pré-termos pequenos causando descontrole termos pequenos causando descontrole fisiológico.fisiológico.

Ducto Venoso: Ducto Venoso: fechamento no final da fechamento no final da primeira semana de vida.primeira semana de vida.

Page 5: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.
Page 6: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.
Page 7: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.
Page 8: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

Frequência Cardíaca: Frequência Cardíaca: ocorre o aumento de ocorre o aumento de cerca de 50bpm.cerca de 50bpm.

120 a 180 bpm – 120 a 130 bpm120 a 180 bpm – 120 a 130 bpm

Volemia: Volemia: 80 a 85 mL/kg do peso do RN a termo 80 a 85 mL/kg do peso do RN a termo – devido o clampeamento do cordão podemos – devido o clampeamento do cordão podemos ter redução desse valor, alem disso, pode ter redução desse valor, alem disso, pode ocorrer anemia fisiológica.ocorrer anemia fisiológica.

Page 9: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

Aumento do fluxo sanguíneo arterial e redução Aumento do fluxo sanguíneo arterial e redução da resistência vascular pulmonar nas 24hs.da resistência vascular pulmonar nas 24hs.

Três fatores contribuem para o aumento do Três fatores contribuem para o aumento do fluxo sanguíneo pulmonar:fluxo sanguíneo pulmonar:

Ventilação dos pulmões;Ventilação dos pulmões;Aumento da oxigenação;Aumento da oxigenação;Surfactante (líquido que atua nos alvéolos de forma a Surfactante (líquido que atua nos alvéolos de forma a

permitir a respiração em todos os seres vivos que permitir a respiração em todos os seres vivos que respiram pelos pulmões. Quando não há a presença do respiram pelos pulmões. Quando não há a presença do surfactante os alvéolos diminuem de tamanho, ao surfactante os alvéolos diminuem de tamanho, ao ponto de causar a impossibilidade de respirar).ponto de causar a impossibilidade de respirar).

Page 10: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

Diferenciação do parto Vaginal X parto CesárioDiferenciação do parto Vaginal X parto Cesário

Frequência respiratória: é irregular, Frequência respiratória: é irregular, superficial, variando entre 30 e 60mrpm.superficial, variando entre 30 e 60mrpm.

Pode apresentar TTRN (taquipnéia Pode apresentar TTRN (taquipnéia transitória do RN) nas primeiras 12 horas, com transitória do RN) nas primeiras 12 horas, com os intimas: batimento de asas de nariz, pele os intimas: batimento de asas de nariz, pele rósea, gemência, tiragem, sudoreserósea, gemência, tiragem, sudorese.

????

Page 11: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

Incapacidade de manter a temperatura:Incapacidade de manter a temperatura:Pele fina com vasos sanguíneos próximos a superfície;Pele fina com vasos sanguíneos próximos a superfície;Ausência da capacidade de tremer para produzir calor;Ausência da capacidade de tremer para produzir calor;Reservas limitadas (glicose, glicogênio, gordura);Reservas limitadas (glicose, glicogênio, gordura);Uso limitado de atividade muscular voluntária;Uso limitado de atividade muscular voluntária;Grande superfície corporal;Grande superfície corporal;Ausência de gordura subcutânea, isolamento;Ausência de gordura subcutânea, isolamento;Dificuldade em conservar o calor, mudança de postura Dificuldade em conservar o calor, mudança de postura (fetal);(fetal);Comunicação restrita.Comunicação restrita.

Page 12: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

Mecanismos de transferência de Calor:Mecanismos de transferência de Calor:CONDUÇÃO:CONDUÇÃO: Transfere o calor de um Transfere o calor de um

para o outro.para o outro.

Page 13: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

CONVECÇÃO:CONVECÇÃO: perde calor por ar brisa e perde calor por ar brisa e ventovento

Page 14: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

EVAPORAÇÃOEVAPORAÇÃO: perda de calor quando o : perda de calor quando o líquido vira vaporlíquido vira vapor

Page 15: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

RADIAÇÃORADIAÇÃO: perda de calor para uma : perda de calor para uma superfície fria próxima sem contato direto superfície fria próxima sem contato direto (janela, ar condicionado).(janela, ar condicionado).

Page 16: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.
Page 17: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

Funções:Funções:Armazenamento de ferro: do nascimento dura Armazenamento de ferro: do nascimento dura

de 4 a 6 meses.de 4 a 6 meses.Metabolismo de carboidrato: o fígado libera a Metabolismo de carboidrato: o fígado libera a

glicose das reservas de glicogênio nas primeiras 24h glicose das reservas de glicogênio nas primeiras 24h para estabelecer a alimentação oral.para estabelecer a alimentação oral.

Coagulação do sangue:Coagulação do sangue:Conjugação de bilirrubina: quebra de hemácias Conjugação de bilirrubina: quebra de hemácias

convertida em bilirrubina não conjugada, lipossolúvel. convertida em bilirrubina não conjugada, lipossolúvel. No fígado esta bilirrubina é processada e convertida No fígado esta bilirrubina é processada e convertida em conjugada e deverá ser excretada nas fezes.em conjugada e deverá ser excretada nas fezes.

Page 18: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

Icterícia Neonatal:Icterícia Neonatal:caracterizada pelo aparecimento de uma cor caracterizada pelo aparecimento de uma cor

amarelo-alaranjada na pele, nas mucosas, na amarelo-alaranjada na pele, nas mucosas, na conjuntiva e em outros tecidos do corpo, que ocorre conjuntiva e em outros tecidos do corpo, que ocorre do segundo ao quinto dias de vida do bebê. Ela do segundo ao quinto dias de vida do bebê. Ela comumente desaparece ao final do sétimo dia de vida.comumente desaparece ao final do sétimo dia de vida.

Ela é um fenômeno fisiológico normal que afeta Ela é um fenômeno fisiológico normal que afeta cerca de 80% dos recém-nascidos, sendo mais cerca de 80% dos recém-nascidos, sendo mais frequente e intensa naqueles bebês nascidos frequente e intensa naqueles bebês nascidos prematuramente. Embora seja um acontecimento prematuramente. Embora seja um acontecimento simples não deve dispensar o simples não deve dispensar o acompanhamento médico em virtude da possibilidade acompanhamento médico em virtude da possibilidade de complicações graves.de complicações graves.

Page 19: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.
Page 20: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

O aumento da frequência das O aumento da frequência das amamentações e do número de evacuações amamentações e do número de evacuações ao dia ajuda na eliminação da bilirrubina ao dia ajuda na eliminação da bilirrubina acumulada.acumulada.

Page 21: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

Casos em que essa acumulação é mais Casos em que essa acumulação é mais intensa (acima de 12mg/dL nas primeiras 24 intensa (acima de 12mg/dL nas primeiras 24 horas ou 18mg/dL a partir do terceiro dia de horas ou 18mg/dL a partir do terceiro dia de vida), o bebê deve ser internado para ser vida), o bebê deve ser internado para ser submetido a uma fototerapia (conhecido submetido a uma fototerapia (conhecido popularmente como “banho de luz”), popularmente como “banho de luz”),

Page 22: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

Uma exsanguineotransfusão (transfusão de Uma exsanguineotransfusão (transfusão de substituição do sangue do bebê por substituição do sangue do bebê por um sangue compatível) ou a outra técnica um sangue compatível) ou a outra técnica terapêutica específica.terapêutica específica.

Page 23: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

Nascimento ph do conteúdo gástrico Nascimento ph do conteúdo gástrico levemente ácido – líquido amnióticolevemente ácido – líquido amniótico

Em 4 a 6 dias o intestino será colonizado Em 4 a 6 dias o intestino será colonizado por bactérias sendo necessários para produzir a por bactérias sendo necessários para produzir a vitamina Kvitamina K

Leite materno protege contra colonizações Leite materno protege contra colonizações lesivaslesivas

Capacidade: 30 a 90 mL esvaziamento em 2 Capacidade: 30 a 90 mL esvaziamento em 2 a 4ha 4h

Refluxo gastro-esofágico (RGE) – Refluxo gastro-esofágico (RGE) – imaturidade esfincterianaimaturidade esfincteriana

Perda de 5 – 10% do peso de nascimentoPerda de 5 – 10% do peso de nascimento

Page 24: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

O desenvolvimento do sistema imunológico O desenvolvimento do sistema imunológico do RN inicia-se no começo da gestaçãodo RN inicia-se no começo da gestação

Respostas imunológicas:Respostas imunológicas:defesa: defesa: proteção contra microorganismos proteção contra microorganismos invasoresinvasoreshomeostase: homeostase: eliminação de células do eliminação de células do hospedeiro – Manter o corpo em equilíbriohospedeiro – Manter o corpo em equilíbriovigilância: vigilância: reconhecimento e remoção de células reconhecimento e remoção de células inimigasinimigas

Page 25: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.
Page 26: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

Pele: função de barreira protetoraPele: função de barreira protetoraLimita a perda de água, evita a absorção de Limita a perda de água, evita a absorção de

agentes nocivos e protege contra traumatismo agentes nocivos e protege contra traumatismo físicofísico

PH neutro no nascimento e no 3º ou 4º dia PH neutro no nascimento e no 3º ou 4º dia manto ácidomanto ácido

Page 27: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

Principais capacidades sensoriais:Principais capacidades sensoriais:• Audição: Audição: bem desenvolvido, responde a ruídos bem desenvolvido, responde a ruídos

virando-se para o somvirando-se para o som• Paladar: Paladar: em 72h distingue o azedo do doceem 72h distingue o azedo do doce• Olfato: Olfato: distingue entre o leite da mãe e de outras distingue entre o leite da mãe e de outras

mãesmães• Toque: Toque: sensibilidade a dor, responde à estímulossensibilidade a dor, responde à estímulos• Visão: Visão: capacidade de focalizar objeto a 25-30cm, capacidade de focalizar objeto a 25-30cm,

acompanha da linha média.acompanha da linha média.

Page 28: Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.