Professora Sabrina Ribeiro. Rodas acopladas a um mesmo eixo têm mesma velocidade angular, mesmo...

11
Professora Sabrina Ribeiro

Transcript of Professora Sabrina Ribeiro. Rodas acopladas a um mesmo eixo têm mesma velocidade angular, mesmo...

Page 1: Professora Sabrina Ribeiro. Rodas acopladas a um mesmo eixo têm mesma velocidade angular, mesmo período e mesma freqüência; as velocidades lineares são.

Professora Sabrina Ribeiro

Page 2: Professora Sabrina Ribeiro. Rodas acopladas a um mesmo eixo têm mesma velocidade angular, mesmo período e mesma freqüência; as velocidades lineares são.

Rodas acopladas a um mesmo eixo têm mesma velocidade angular, mesmo período e mesma freqüência; as velocidades lineares são proporcionais aos respectivos raios.

Para rodas acopladas por correia, as velocidades lineares dos pontos das rodas, em contato com a correia, têm o mesmo valor; as velocidades angulares são inversamente proporcionais aos respectivos raios.

Page 3: Professora Sabrina Ribeiro. Rodas acopladas a um mesmo eixo têm mesma velocidade angular, mesmo período e mesma freqüência; as velocidades lineares são.

Podemos transmitir o movimento circular de duas formas, como pode ser visto nas figuras ao lado.

Page 4: Professora Sabrina Ribeiro. Rodas acopladas a um mesmo eixo têm mesma velocidade angular, mesmo período e mesma freqüência; as velocidades lineares são.

As engrenagens de dentes retos são o tipo mais comum de engrenagens. Elas têm dentes retos e são montadas em eixos paralelos. Cada vez que os dentes se encaixam, eles colidem e esse impacto faz muito ruído. Além disso, também aumenta a tensão sobre os dentes.

Engrenagens de dentes retos são utilizadas em muitos dispositivos como a chave de fenda elétrica, as figuras que dançam, o relógio de corda, a máquina de lavar roupas e a secadora de roupas.

Para reduzir o ruído e a tensão das engrenagens, a maioria das engrenagens de um carro é helicoidal.

Page 5: Professora Sabrina Ribeiro. Rodas acopladas a um mesmo eixo têm mesma velocidade angular, mesmo período e mesma freqüência; as velocidades lineares são.

Esse tipo de bicicleta ficou popular a partir de 1870, mas foi substituída pela "bicicleta segura" na virada daquele mesmo século. Uma bicicleta construída em 1900 ou 1910 tem quase a mesma aparência de qualquer bicicleta atual: com duas rodas com o mesmo tamanho, dois pedais no meio e uma corrente que conecta os pedais à roda traseira.

Em uma bicicleta daquele tipo, os pedais e a roda dianteira são conectados os pedais e a roda dianteira são conectados diretamente, da mesma maneira que em um triciclo de criançadiretamente, da mesma maneira que em um triciclo de criança. Isso quer dizer que, ao girar os pedais uma vez, a roda gira uma vez. E esse é um jeito bem barato de construir uma bicicleta, mas tem uma desvantagem.

Page 6: Professora Sabrina Ribeiro. Rodas acopladas a um mesmo eixo têm mesma velocidade angular, mesmo período e mesma freqüência; as velocidades lineares são.

Movendo-se duas vezes mais rápido: a 120 rpm, o triciclo se moveria a apenas 9 km/h e a criança ficaria com as pernas cansadas, pois 120 rpm corresponde a muitas pedaladas!

““O principal motivo pelo qual as bicicletas têm engrenagens O principal motivo pelo qual as bicicletas têm engrenagens é que elas permitem reduzir o tamanho das rodas.” é que elas permitem reduzir o tamanho das rodas.”

Engrenagens de bicicletas Engrenagens de bicicletas

Roda dianteira de 40 cm de diâmetro ou 40 * 3,14 = 127 cm de circunferência; A cada giro completo no pedal (e na roda dianteira), o triciclo se move 127 cm para frente. Gira-se a roda dianteira a 60 rpm (ou uma revolução por segundo), então o triciclo move-se a 127 cm por segundo, ou seja, a velocidade não passa de 4,5 km/h.

Exemplo: TRICÍCULOTRICÍCULO

Page 7: Professora Sabrina Ribeiro. Rodas acopladas a um mesmo eixo têm mesma velocidade angular, mesmo período e mesma freqüência; as velocidades lineares são.

MARCHA PESADA: MARCHA PESADA: A maior relação de transmissão pode ser uma engrenagem dianteira com 44 dentes e uma traseira com 11 dentes. Essa configuração fornece uma relação de 4 para 1. Essa bicicleta vai se mover 828 cm a cada pedalada, e se mantiver 60 rpm, pode atingir a velocidade de 30 km/h ou dobrá-la se duplicar também a taxa de pedalada (120 rpm) chegando aos 60 km/h.

Relações de transmissão

Exemplo de uma bicicleta normal tem rodas com 66 cm de diâmetro:

MARCHA LEVE MARCHA LEVE : : A menor relação de transmissão pode ser com uma engrenagem dianteira com 22 dentes e uma traseira com 30 dentes. Isso quer dizer que a relação é de 0,73 para 1 (a roda traseira gira 0,73 vezes a cada pedalada). Em outras palavras, para cada pedalada, a bicicleta se move 152 cm (cerca de 5 km/h se estiver pedalando a 60 rpm). 

Page 8: Professora Sabrina Ribeiro. Rodas acopladas a um mesmo eixo têm mesma velocidade angular, mesmo período e mesma freqüência; as velocidades lineares são.

srad /612

2 b)

smv

v

Rv

/

6.6

c)

a)

st

t

s

12

1

26/1

a) O seu período;b) A velocidade angular;c) A velocidade linear.

Page 9: Professora Sabrina Ribeiro. Rodas acopladas a um mesmo eixo têm mesma velocidade angular, mesmo período e mesma freqüência; as velocidades lineares são.

srad

Tf

/5

10

2

22

smv

v

Rv

/5

2

2.5

.

25

2

2

)5/2(

2

22

cp

cp

a

R

va

Page 10: Professora Sabrina Ribeiro. Rodas acopladas a um mesmo eixo têm mesma velocidade angular, mesmo período e mesma freqüência; as velocidades lineares são.

srad

sht

/43200

86400

2

24

2

hkmv

kmh

Rv

/3

1600

6400.12

.

Page 11: Professora Sabrina Ribeiro. Rodas acopladas a um mesmo eixo têm mesma velocidade angular, mesmo período e mesma freqüência; as velocidades lineares são.

rpmf

f

RfRf

vv

30

100.20.150

..

2

2

2211

21