Profetas menores lição 10 - Sofonias

27
ESCOLA BÍBLICA 30/07/13 Os Profetas Menores Advertências e consolações para a santificação da Igreja de Cristo

Transcript of Profetas menores lição 10 - Sofonias

Page 1: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

ESCOLA BÍBLICA30/07/13

Os Profetas Menores Advertências e consolações para a

santificação da Igreja de Cristo

Page 2: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

LIÇÃO 10

Page 3: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

Page 4: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

Page 5: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

LEITURA DIÁRIA

• Jr 30.7 - Um tempo de angústia para Jacó

• Dn 12.1 - Daniel profetizou o tempo de angústia

• Lc 21.25,26 - Uma convulsão geral na sociedade

• 2 Pe 3.10 - Os céus passarão com grande estrondo

• 1 Ts 5.2,3 - Um tempo de destruição

• Mt 25.31,46 - O juízo final

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

Page 6: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Sofonias 1.1-10

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

Page 7: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

INTERAÇÃO

Se Deus é bom, por que Ele castigará algumas pessoaseternamente? Esta é a indagação de muitos. NasEscrituras, Deus é descrito como o justo juiz. No AntigoTestamento Ele pronunciou juízos contra Israel e outrasnações. Em o Novo Testamento o Altíssimo julgou Ananiase Safira (At 5.1-11). E no fim dessa era o Eterno, atravésde seu Filho, julgará todos os homens da terra, de acordocom as obras de cada um. Esses fatos demonstram umDeus que ama o bem e odeia o mal. Isso mesmo! A justiçade Deus é uma resposta retumbante contra o mal criadopelo Diabo e praticado pelos homens. O Dia do Senhorvem!

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

Page 8: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

INTRODUÇÃO

Nesta lição, estudaremos o conteúdode Sofonias. Ele se destaca pelaintrepidez do juízo divino contra Judá eos gentios. O profeta anuncia ojulgamento universal descrito como areação de Deus aos pecadoscometidos pelos moradores de toda aterra. Sofonias, porém, aborda ojulgamento divino numa perspectivaescatológica de restauração.

.OBJETIVOS DA AULA:

• Explicar a estrutura e a mensagem do livro de Sofonias.• Compreender a linguagem predominante no livro de Sofonias.• Saber que juízo de Deus é uma doutrina bíblica irrevogável.

Palavra Chave : Juízo: Ato, processo ou efeito de julgar; julgamento.

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

Page 9: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

O LIVRO

• 1. Contexto histórico: Sofonias exerceu o seuministério “nos dias de Josias, filho de Amom, reide Judá” (v.1). Josias reinou entre 640 e 609 a.C. Areforma religiosa do rei de Judá aconteceu em621 a.C, “no ano décimo oitavo” do seu reinado (2Rs 22.3). Quando ocorreu a reforma, Jeremiasexercia o ofício de profeta há cinco anos. O seuchamado deu-se “no décimo terceiro ano do [...]reinado” de Josias (Jr 1.2).

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

Page 10: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

• 1. Contexto histórico: Esse período corresponde a 627 a.C.

É possível que, na reforma, o rei fora encorajado por essesprofetas. Evidências internas apontam para um tempo de pré-reforma em Judá, denunciando os desmandos dos reis Manassés eAmom (2 Rs 21.16-24).

Page 11: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

• 2. Genealogia: É comum a menção do nome paterno noslivros dos profetas. Isaías, Jeremias, Ezequiel, Oseias, Joele Jonas, trazem essa informação. Sofonias, porém,descreve a sua genealogia: “Sofonias, filho de Cusi, filhode Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias” (v.1). Acitação do nome do pai estabelecia o direito tanto àherança quanto à posição social ou aquisição de poder. Aausência de paternidade demonstra que tal profeta nãoadveio de família tradicional. Sofonias era trineto deEzequias, que também fora rei de Judá. Isso lhe garantialivre acesso no governo real, bem como noutrossegmentos da sociedade.

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

Page 12: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

• 3. Estrutura e mensagem: Os meios de comunicação dosoráculos divinos aos profetas eram a palavra e a visão. Os porta-vozes do Eterno deixam isso claro no prólogo de seus livros (v.1a).O estilo poético predomina em todo o livro de Sofonias. O oráculoestá organizado em três partes principais: a primeira anuncia ojuízo contra as nações da terra, incluindo Judá (1.1-2.3).

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

Page 13: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

• 3. Estrutura e mensagem: A segundaespecifica os povos nesse julgamento global— Filístia, Moabe, Amom, Etiópia e Assíria(2.4-15). E a terceira parte trata do castigode Jerusalém e da restauração dosremanescentes fiéis (3.1-20). O tema do“Dia do Senhor” ocupa todo o oráculodivino.

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

Page 14: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

SINOPSE DO TÓPICO (I)

O livro de Sofonias apresenta juízo divino contra as nações e Judá; o julgamento global; o castigo de Jerusalém e a restauração do

remanescente fiel.

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

Page 15: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

O JUÍZO VINDOURO

1. Toda a face da terra será consumida (v.2).: Após odilúvio, Deus prometeu não mais destruir a terra com água(Gn 9.11-16). Desde então, a palavra profética anunciou ojuízo vindouro pela destruição através do fogo (1.18; 3.8; Jl2.3; 2 Pe 3.7; Ap 16.8). A declaração “inteiramenteconsumirei tudo sobre a face da terra” (v.2) refere-se àtragédia global referida em 3.6-8. Note que a expressão“face da terra” é igualmente usada no anúncio da tragédiado dilúvio (Gn 6.7; 7.4).

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

Page 16: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

2. A linguagem de Sofonias: A hipérbole é umafigura de linguagem que consiste em dar à suasignificação uma ênfase exagerada. Ela, porém,aparece na Bíblia e, por isso, alguns expositoresdefendem o uso de uma linguagem hiperbólica parao livro de Sofonias. Eles consideram forte demais adescrição do aniquilamento natural de aves, peixes,animais, seres humanos, nações e cidades (1.3; 3.6).

Page 17: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

3. Descrição detalhada. É verdade que na Bíblia há oemprego de hipérbole (Mt 11.23; Jo 12.19, etc). Mas não éo caso, aqui, em Sofonias! A descrição “os homens e osanimais, consumirei as aves do céu, e os peixes do mar”(v.3) representa o reverso da criação registrada em Gênesis(1.20-26). Ela corresponde à destruição universal e literalda criação (Ap 16.1-21). O dilúvio, por exemplo, foi literal eglobal, mas a família cie Noé foi salva (1 Pe 3.20), assimcomo os filhos de Israel foram poupados das pragas doEgito (Êx 9.4; 10.23; Nm 3.13).

Page 18: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

SINOPSE DO TÓPICO (II)

A proclamação do juízo vindouro é o anúncio da tragédia global descrita em

Sofonias 3.6-8.

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

Page 19: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

OBJETIVO DO LIVRO

1. Sincretismo dos sacerdotes. A expressão “quemarins com os

sacerdotes” (v.4) aponta para o sincretismo da religião de Israelcom o paganismo. “Quemarins” é o plural do hebraico komerusado para “sacerdote pagão” e aparece apenas três vezes noAntigo Testamento (2 Rs 23.5; Os 10.5). Apesar da origem levítica,os sacerdotes estavam envolvidos no sincretismo religioso pagão.

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

Page 20: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

2. Sincretismo do povo. Sabeísmo é a prática

pagã dos sabeus; o povo da rainha de Sabá. Seuculto resumia-se na prática de adivinhação e naastrologia. Judá envolveu-se nesse tipo depaganismo (2 Rs 23.5; Jr 8.2; 19.13). Malcã ouMilcom (ARA e TB), ou ainda Moloque (NVI), era odeus nacional dos amonitas (1 Rs 11.5-7).Sofonias denunciou o povo por adorar a Jeovánuma cerimônia comum com essa asquerosadivindade (v.5). Isso exemplifica a realidade doritual sincrético no meio do povo escolhido.

Page 21: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

• 3. O modismo do povo e a violência dos príncipes. Nãohavia nada de errado em alguém vestir a roupa doestrangeiro. O problema da “vestidura estranha” (v.8) erao compromisso religioso de tal indumentária com opaganismo (2 Rs 10.22). Os príncipes de Judá,provavelmente filhos de Manassés ou Amom (pois Josiasera bem novo para ter filhos nessa idade), serãoduramente castigados por causa da violência e doengano (v.9). O objetivo do castigo divino é exterminar obaalismo, o sincretismo, as práticas divinatórias e asinjustiças sociais.

Page 22: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

SINOPSE DO TÓPICO (III)

O objetivo do livro de Sofonias é anunciar o juízo de Deus sobre as

nações e as mazelas sociais e religiosas praticadas pela

humanidade.

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

Page 23: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

“O DIA DO SENHOR”

1. Significado bíblico. O termo hebraico para “dia” é

yom, que pode ser “dia” no sentido literal (Jó 3.3) ouperíodo de tempo (Gn 2.4). Assim, “o dia do SENHOR”(v.7) ou as fraseologias similares “dia da ira do SENHOR”(2.2,3) e “naquele dia” (1.10), indicam o períodoreservado por Deus para o acerto de contas com todos osmoradores da terra (Is 13.6,9; Ez 13.5; Jl 1.15; 2.1). Esseperíodo também é chamado de Grande Tribulação (Ap7.14). O julgamento de Judá e das nações vizinhas é oprenúncio do juízo vindouro.

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

Page 24: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

2. O sacrifício e seus convidados. A profecia afirma que

Jeová “preparou o sacrifício e santificou os seusconvidados” (v.7). Aqui, essa sentença é chamada de“sacrifício”, uma metáfora usada pelos profetas paraindicar o juízo (Is 34.6; Jr 46.10; Ez 39.17-20). O verbohebraico para “santificar” é qadash, cuja ideia básicaconsiste em “separar, retirar do uso comum” (Lv 10.10).Assim, os babilônios foram separados por Deus para aexecução da ira divina sobre o povo de Judá (v.10).

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

Page 25: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

SINOPSE DO TÓPICO (IV)

A expressão o “Dia do Senhor” indica o período para o acerto de contas entre Deus e todos os moradores da terra. Esse período é chamado também de

Grande Tribulação.

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

Page 26: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

CONCLUSÃOO juízo vindouro não é assunto descartável. Osprofetas trataram dele, bem como o Senhor JesusCristo e seus apóstolos. Fica aqui um alerta paraos promotores da teologia da prosperidade (Fp3.19-21). Infelizmente, entre muitos cristãos, osassuntos escatológicos são motivos de chacotas erisos. No entanto, Deus não se deixa escarnecer. Oseu juízo é certo e verdadeiro e virá sobre todosos que praticam a iniquidade.

Page 27: Profetas menores   lição 10 - Sofonias

Lição 10: SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO