Programa de Desenvolvimento Para Estagiários (PDE) …s.igdrh.org.br/sesisenai/provas/prova.pdf ·...

10
SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA – SESI – SP SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI – SP CADERNO DE QUESTÕES Programa de Desenvolvimento Para Estagiários (PDE) SESI – SP e SENAI – SP LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES. 1 Confira se, além deste CADERNO DE QUESTÕES referente ao cargo escolhido, que contém 50 questões objetivas, você recebeu a FOLHA DE RESPOSTAS destinada à marcação das respostas da prova. 2 Verifique se o seu nome e o número de sua inscrição conferem com os que aparecem na FOLHA DE RESPOSTAS. Em caso de divergência, notifique imediatamente o fiscal. 3 Após a conferência, assine seu nome nos espaços próprios da FOLHA DE RESPOSTAS, utilizando caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 4 Não dobre, não amasse e nem manche a FOLHA DE RESPOSTAS. Ela somente poderá ser substituída caso esteja danificada na barra de reconhecimento para leitura óptica. 5 Na FOLHA DE RESPOSTAS marque, para cada questão, a letra correspondente à opção escolhida para a resposta, preenchendo todo o espaço compreendido no retângulo à caneta esferográfica de tinta preta ou azul. Preencha os campos de marcação completamente, sem deixar espaços em branco. 6 Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 opções, identificadas com as letras A, B, C, D e E. Apenas uma responde adequadamente à questão. Você deve assinalar apenas uma opção em cada questão. A marcação em mais de uma opção anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta. 7 O tempo disponível para esta prova é de três horas. 8 Sugerimos que reserve os 30 minutos finais para marcar sua FOLHA DE RESPOSTAS. Os rascunhos e as marcações assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES não serão considerados na avaliação. 9 Quando terminar a prova, entregue ao fiscal este CADERNO DE QUESTÕES e a FOLHA DE RESPOSTAS. Você somente poderá deixar o local após 1 hora do início da aplicação da prova. 10 Você será excluído do exame caso utilize, durante a realização da prova, telefones celulares, Pager, Notebook, Tablet, iPod, e outros aparelhos que permitam a comunicação de informações e dados. 11 Ao final da prova deverão permanecer em sala no mínimo 3 (três) candidatos para o encerramento da aplicação, sendo somente liberador após presenciarem o lacre de todo o material. INFORMAÇÕES IMPORTANTES: Data de Publicação do Gabarito: 14/12/2015 A folha de número 2 (dois) do Caderno de Questões da Prova Objetiva, denominada FOLHA DE RASCUNHO, poderá ser utilizada para anotação do gabarito. Não será permitido o uso de folhas de rascunho próprias. Para água ou banheiro: levante a mão e aguarde sentado até que o aplicador autorize sua saída com o apoio de corredor.

Transcript of Programa de Desenvolvimento Para Estagiários (PDE) …s.igdrh.org.br/sesisenai/provas/prova.pdf ·...

Page 1: Programa de Desenvolvimento Para Estagiários (PDE) …s.igdrh.org.br/sesisenai/provas/prova.pdf · 7 O tempo disponível para esta prova é de ... (Marque suas respostas no quadro

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA – SESI – SP SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI – SP

CADERNO DE QUESTÕES

Programa de Desenvolvimento Para Estagiários

(PDE) SESI – SP e SENAI – SP

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES.

1 Confira se, além deste CADERNO DE QUESTÕES referente ao cargo escolhido, que contém 50 questões objetivas, você recebeu a FOLHA DE RESPOSTAS destinada à marcação das respostas da prova.

2 Verifique se o seu nome e o número de sua inscrição conferem com os que aparecem na FOLHA DE RESPOSTAS. Em caso de divergência, notifique imediatamente o fiscal.

3 Após a conferência, assine seu nome nos espaços próprios da FOLHA DE RESPOSTAS, utilizando caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

4 Não dobre, não amasse e nem manche a FOLHA DE RESPOSTAS. Ela somente poderá ser substituída caso esteja danificada na barra de reconhecimento para leitura óptica.

5 Na FOLHA DE RESPOSTAS marque, para cada questão, a letra correspondente à opção escolhida para a resposta, preenchendo todo o espaço compreendido no retângulo à caneta esferográfica de tinta preta ou azul. Preencha os campos de marcação completamente, sem deixar espaços em branco.

6 Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 opções, identificadas com as letras A, B, C, D e E. Apenas uma responde adequadamente à questão. Você deve assinalar apenas uma opção em cada questão. A marcação em mais de uma opção anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta.

7 O tempo disponível para esta prova é de três horas.

8 Sugerimos que reserve os 30 minutos finais para marcar sua FOLHA DE RESPOSTAS. Os rascunhos e as marcações assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES não serão considerados na avaliação.

9 Quando terminar a prova, entregue ao fiscal este CADERNO DE QUESTÕES e a FOLHA DE RESPOSTAS. Você somente poderá deixar o local após 1 hora do início da aplicação da prova.

10 Você será excluído do exame caso utilize, durante a realização da prova, telefones celulares, Pager, Notebook, Tablet, iPod, e outros aparelhos que permitam a comunicação de informações e dados.

11 Ao final da prova deverão permanecer em sala no mínimo 3 (três) candidatos para o encerramento da aplicação, sendo somente liberador após presenciarem o lacre de todo o material.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Data de Publicação do Gabarito: 14/12/2015

A folha de número 2 (dois) do Caderno de Questões da Prova Objetiva, denominada FOLHA DE RASCUNHO, poderá ser utilizada para

anotação do gabarito.

Não será permitido o uso de folhas de rascunho próprias.

Para água ou banheiro: levante a mão e aguarde sentado até que o aplicador autorize sua saída com o apoio de corredor.

Page 2: Programa de Desenvolvimento Para Estagiários (PDE) …s.igdrh.org.br/sesisenai/provas/prova.pdf · 7 O tempo disponível para esta prova é de ... (Marque suas respostas no quadro

Página 2 CADERNO DE QUESTÕES – PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA ESTAGIÁRIOS (PDE) SESI – SP E SENAI – SP – 13/12/2015

FOLHA DE RASCUNHO O Candidato poderá levar esta folha.

RASCUNHO DO GABARITO (Marque suas respostas no quadro abaixo para posterior consulta/conferência)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

Reservados todos os direitos. É proibida a publicação ou reprodução

total ou parcial deste documento, sob quaisquer formas ou sob quaisquer meios, sem permissão expressa do Instituto de Gestão e

Desenvolvimento de Recursos Humanos – Desenvolver RH

Page 3: Programa de Desenvolvimento Para Estagiários (PDE) …s.igdrh.org.br/sesisenai/provas/prova.pdf · 7 O tempo disponível para esta prova é de ... (Marque suas respostas no quadro

Página 3 CADERNO DE QUESTÕES – PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA ESTAGIÁRIOS (PDE) SESI – SP E SENAI – SP – 13/12/2015

NOME DO CANDIDATO: _____________________________________________________________________________________________________________

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto para responder às questões de 01 a 15. Cairo

Cairo oferece atrações de diversos períodos da história

Cairo parece uma São Paulo encravada no mundo árabe. São construções verticais de cimento por todos os lados, viadutos cortando avenidas cinzentas, carros amontoados em um trânsito interminável, milhões de pessoas nas ruas e uma poluição que, de tão visível, é quase palpável. Tudo muda, porém, quando o primeiro chamado às orações é ouvido pelo visitante. A voz do muezim, ecoada do alto dos minaretes das mesquitas, conclama os muçulmanos para rezar - e traz o turista para uma nova realidade. Subitamente, ele começa a notar os senhores barbudos negociando nas vendas, as mulheres de véu caminhando nas calçadas, o casal fumando a narguilé em um café antigo. Nas barracas de rua, comida farta e apetitosa. Nas lojas dos bazares, roupas de seda coloridas e chamativas. E no horizonte, atrás de edifícios feios e encardidos, um mundo a ser descoberto, cheio de templos centenários e cortado pelo rio Nilo. Atrações não faltam: das pirâmides de Gizé (a 45 minutos de distância do centro da capital) às ruas medievais do bairro islâmico, o Cairo oferece passeios por diversos períodos da história da humanidade, e para todos os gostos turísticos: para uma imersão no mundo muçulmano, visite a mesquita Al-Azhar (uma das mais importantes do Oriente Médio). Para compras, ande pelo mercado de rua Khan al-Khalili, o mais tradicional da cidade. E para um encontro com o mundo dos faraós, faça um tour pelo Museu Egípcio, que abriga mais de 110 mil relíquias do Egito Antigo, entre elas algumas dezenas de múmias e a máscara de ouro de Tutankhamon. Números de dança do ventre e passeios de barco pelo rio Nilo também podem fazer parte do cardápio. No meio de tantas distrações, entretanto, o visitante não pode se descuidar: ao sair para a rua, é sempre necessário se informar sobre a situação na Praça Tahrir e adjacências: situado no coração da cidade, ao lado do Museu Egípcio, o local ainda é o principal palco de protestos do país. O turista também deve saber que, aos olhos de muitos egípcios, ele é apenas uma agência bancária ambulante. Pedidos por baksheesh (gorjeta) e produtos vendidos a preços extorsivos serão uma constante em qualquer tour pela cidade. Pechinche antes de comprar qualquer coisa na rua e nunca tome um táxi sem combinar o preço da corrida antes.

Fonte: http://viagem.uol.com.br/guia/egito/cairo/index.htm

Questão 01 Acerca do texto, pode-se afirmar que o autor: I Tenta transferir ao leitor a sua visão acerca do local. II Dá ao leitor informações técnicas, precisas e objetivas. III Não apresenta no texto resquícios de sua própria opinião

sobre o local. IV Concentra-se no eu-lírico, que expressa seus fortes

sentimentos no decorrer do texto. Está CORRETO o afirmado em: A I, II, III e IV. B I, II e III, apenas. C II, III e IV, apenas. D I, apenas. E II, apenas.

Questão 02 Sobre o Cairo, assinale a alternativa MENOS ADEQUADA, com base no que se pode inferir a partir das informações do texto. A Abriga um tráfego intenso. B Possui mais de uma mesquita. C Não possui apenas um mercado. D Tem muita poluição, que não é invisível. E Não possui prédios, apenas algumas construções e

pirâmides.

Questão 03 De acordo com o que se depreende do texto, muitos egípcios: A Aproveitam para pedir gorjetas e cobrar caro dos turistas

pelos seus produtos. B Aceitam que lhes peçam baksheesh (gorjeta) e que lhes

vendam produtos a preços extorsivos, em qualquer tour pela cidade.

C Pensam que os turistas possivelmente sejam funcionários de bancos, uma profissão de status entre os egípcios.

D Veem o turista como aqueles que são mesquinhos e que não gostam de gastar.

E Veem a possibilidade de serem extorquidos pelos turistas.

Questão 04 (...) São construções verticais de cimento por todos os lados, viadutos cortando avenidas cinzentas, carros amontoados em um trânsito interminável, milhões de pessoas nas ruas e uma poluição que, de tão visível, é quase palpável. No trecho acima prevalece: A A narração. B A sugestão. C A descrição. D A recomendação. E A defesa de uma ideia.

Questão 05 Cairo parece uma São Paulo encravada no mundo árabe.

O sentido exprimido pela palavra sublinhada, neste contexto, é de: A Ser incrustada. B Ser cravejada. C Ser arenosa. D Estar inserida. E Estar encoberta.

Questão 06 Subitamente, ele começa a notar os senhores barbudos negociando nas vendas.

O pronome sublinhado no trecho acima está fazendo referência: A Ao autor. B Ao muezim. C Ao visitante. D Aos vendedores. E Aos muçulmanos.

Questão 07 Uma das marcas linguísticas frequentes neste texto, que provam a intenção do autor de dar indicações ou dicas ao leitor, é o uso de verbos: A No gerúndio. B No imperativo. C No pretérito perfeito. D Flexionados na primeira pessoa do plural. E Flexionados na primeira pessoa do singular.

Page 4: Programa de Desenvolvimento Para Estagiários (PDE) …s.igdrh.org.br/sesisenai/provas/prova.pdf · 7 O tempo disponível para esta prova é de ... (Marque suas respostas no quadro

Página 4 CADERNO DE QUESTÕES – PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA ESTAGIÁRIOS (PDE) SESI – SP E SENAI – SP – 13/12/2015

Questão 08 (...) Números de dança do ventre e passeios de barco pelo rio Nilo também podem fazer parte do cardápio. No meio de tantas distrações, entretanto, o visitante não pode se descuidar (...) A palavra sublinhada acima, no contexto, ajuda a estabelecer que tipo de relação com o trecho anterior? A Comparação. B Conclusão. C Finalidade. D Contraste. E Exclusão.

Questão 09 Cairo parece uma São Paulo encravada no mundo árabe.

Sobre o uso do artigo feminino ‘uma’ antes do nome próprio masculino ‘São Paulo’, neste contexto, pode-se afirmar CORRETAMENTE que: A É uma forma bela e poética de tratar São Paulo. B É uma estratégia do autor para deixar o texto menos

informal. C Está implícita a palavra feminina ‘cidade’ antes de ‘São

Paulo’. D É uma forma de fazer uma distinção entre ‘o Cairo’ e ‘a

São Paulo’. E Há, na verdade, um grave erro que compromete a

interpretação do trecho.

Questão 10 (...) e traz o turista para uma nova realidade.

Pelo tempo em que foi empregado, o verbo sublinhado no excerto acima, em relação contexto, indica um(a) A fato que poderá acontecer. B fato que ainda se realizará. C ação realizada em um tempo anterior. D fato que ocorre na mesma época em que se dá o texto. E ação que está se realizando e que ainda não se finalizou.

Questão 11 No trecho A voz do muezim, ecoada do alto dos minaretes das mesquitas, conclama os muçulmanos para rezar, a palavra destacada, dentro do CONTEXTO da reportagem, significa: A Um homem que canta convocando os muçulmanos para

rezar. B Um instrumento musical que toca uma canção

interessante. C A voz de uma religiosa que faz uma oração do alto do

templo. D Um chamado às orações diárias dos hebreus. E Um som que ecoa do alto das sinagogas para lembrar o

povo das orações.

Questão 12 No texto afirma-se que, em determinado momento da visita ao Cairo, o turista é transportado a uma “nova realidade”. O que esse turista começa a observar nesse novo momento? A Os cânticos religiosos. B Os moradores locais. C As grandes construções da cidade. D O grande comércio da região. E As muitas ruas da cidade.

Questão 13 O texto NÃO informa a existência, na cidade do Cairo, de: A Barracas de rua que oferecem opções gastronômicas. B Shoppings onde se encontram roupas de seda coloridas. C Templos antigos e ruas medievais. D Um “mundo” cortado pelo Nilo. E Passeios que transitam pela história da humanidade.

Questão 14 No trecho (...) e passeios de barco pelo rio Nilo também podem fazer parte do cardápio, a palavra sublinhada poderia ser substituída, mantendo-se seu efeito de sentido e considerando as alterações de concordância que possam se fazer necessárias, por: A ordem B índice C inventário D opções E guia

Questão 15 Quanto à tonicidade da sílaba mais forte das palavras, qual das dispostas a seguir e encontradas no texto recebe acento grave por ser oxítona? A árabe B visível C egípcios D narguilé E centenários

Considere o excerto da canção a seguir para responder à questão 16: (...) Ai quando eu vim da minha terra despedir da 'parentaia' Eu entrei no Mato Grosso bem em terras Paraguaias lá tinha revolução, enfrentei forte 'bataia' A tua saudade corta como aço de 'navaia' o coração fica 'afrito', bate uma e a outra 'faia' E o 'zoio' se enchem d'água que até a vista se 'atrapaia' (...)

(Bento Costa, Cuitelinho)

Questão 16 Acerca da linguagem utilizada no trecho acima, assinale a alternativa MAIS ADEQUADA: A Trata-se de uma variedade regional e é um exemplo da

diversidade linguística brasileira. B Trata-se de uma incorreção, oposta à variedade de maior

prestígio na sociedade brasileira. C Trata-se do uso de palavras baixas e grosseiras que

desvalorizam socialmente quem as emprega. D Trata-se de um registro oral da língua, descompromissado

com as regras gramaticais e o padrão, e comum a todas as partes do país.

E Trata-se do uso de códigos linguísticos muito específicos de um grupo sociocultural ou profissional, no caso, os compositores e cantores.

Questão 17 Dependendo do contexto em que se encontra, uma palavra pode apresentar sentido denotativo ou conotativo. Sendo assim, aponte a alternativa em que a palavra sublinhada está sendo empregada em seu sentido denotativo. A A raiz das palavras apedrejar, pedregulho e empedrado é

-pedr. B Maria ama escutar seu pai tocando e cantando música

caipira de raiz. C Por mais que viaje pelo mundo, Ricardo não se esquece

suas raízes. D Por conta de sua grande raiz, o ipê teve de ser removido

da calçada. E Acredito que o todo mal deve ser cortado pela raiz.

Page 5: Programa de Desenvolvimento Para Estagiários (PDE) …s.igdrh.org.br/sesisenai/provas/prova.pdf · 7 O tempo disponível para esta prova é de ... (Marque suas respostas no quadro

Página 5 CADERNO DE QUESTÕES – PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA ESTAGIÁRIOS (PDE) SESI – SP E SENAI – SP – 13/12/2015

Questão 18 É um gênero textual pertencente ao âmbito jornalístico e tem por finalidade a exposição do ponto de vista acerca de um determinado assunto.

O enunciado acima se refere a qual gênero textual? A Dissertação. B Artigo de opinião. C Crônica. D Notícia. E Reportagem.

Leia o texto abaixo para responder as questões 19 e 20.

Campinas, 15 de novembro de 2009.

Prezados acionistas da Global Transportes.

Como é de conhecimento dos senhores, assumi o cargo de gerência do departamento de logística há 15 dias. Aceitei o desafio acreditando na solidez dessa empresa e nas possibilidades de realização profissional que um ambiente como este pode proporcionar. Já conhecia o perfil de negócios aqui realizados e, durante o período de ambientalização, procurei conhecer todos os departamentos visto acreditar que o conceito de gestão participativa poderá alavancar nossos negócios. Sou formado em engenharia de transportes pela USP e fiz MBA em gestão empresarial na Universidade Harvard. Esta formação, caros acionistas, possibilitou-me o contato com o que há de mais moderno na administração e, principalmente, no campo de ampliação de mercado. Tendo analisado todo fluxo de informações da Global, notei que o excesso de burocracia tem diminuído a agilidade nas entregas e na captação de novos clientes. Outra necessidade que, a meu ver, é essencial refere-se ao conceito de sustentabilidade, não aplicado em nenhum dos setores e que, se adotado nessa corporação, ampliará nossa carta de clientes. Pode parecer ousadia propor tais mudanças a uma empresa com mais de 50 anos de existência. Entretanto, na era da globalização, aqueles que não se modernizam acabam perdendo seu lugar no mercado. Além disso, apesar do radicalismo de muitos gestores da nova geração, minha proposta não é mudar, totalmente, o perfil da empresa, haja vista que o sistema de gestão de pessoas tem sido bastante elogiado e a maioria dos funcionários revela a identificar-se com a essa empresa e sentirem-se reconhecidos por seu trabalho. Dentro dessa perspectiva e considerando que a troca de saberes, entre as gerações atual e passada, possibilita uma transformação mais enriquecedora e produtiva, proponho que a Global Transportes entre na nova era da informação tendo seus antigos colaboradores como mola propulsora. É fato, prezados senhores, que haverá embates entre as gerações afinal, conforme o filósofo Karl Mannheim afirmava, a história, as experiências vividas num certo momento são compartilhadas por indivíduos que coexistiram nesse espaço-tempo. Concordo com ele e reafirmo: na gestão empresarial isto é aplicável. Por isso, comprometo-me em mediar possíveis atritos e minimizar, com capacitações, o constrangimento daqueles que não dominam as novas tecnologias, entendendo que são elementos importantes na história dessa empresa. Após essas considerações, proponho as seguintes mudanças: renovação de todo o sistema informacional, mudando do padrão manual/verbal para o informatizado a fim de agilizar a transmissão dos dados; trocar o combustível utilizado para biodiesel, tendo em vista o menor impacto ambiental deste; trocar, gradualmente, a frota de caminhões, pensando em motores menos poluentes e mais econômicos. Todas essas mudanças, os senhores pensarão, implicam em gastos que, a curto prazo, não serão repostos, entretanto, o mercado está mais exigente e, com as mudanças propostas

atrairemos um nicho crescente do mercado – o das empresas com título de "sustentáveis". Além disso, manteremos nossas velhas parcerias ao melhorar a agilidade das respostas e entregas. Estou convencido de que esse é o caminho para a modernização da Global Transportes e espero ter convencido esse renomado corpo acionista – que a mantém de pé há mais de 50 anos – a embarcar nesse projeto. Mantenho-me à disposição para quaisquer esclarecimentos e aproveito para manifestar meu agradecimento pela confiança depositada em meu trabalho.

Atenciosamente, I.S.P.

Fonte: https://www.comvest.unicamp.br/vest_anteriores/2011/download/comentadas/redacao.pdf. Adaptado.

Acesso: 27/10/2015

Questão 19 Esse texto se enquadra no gênero textual carta argumentativa. Das opções abaixo, qual NÃO justifica o enquadramento dele nesse gênero? A Ela é um documento que conta uma história aos seus

destinatários, no caso sobre o histórico do novo gerente. B Há nessa carta uma interlocução explícita, ou seja, ela é

destinada a um ou mais destinatários de forma específica. C O autor dessa carta procura persuadir seu interlocutor por

meio do seu ponto de vista sobre um determinado assunto.

D O grau de formalidade dela é impessoal e, nesse sentido, sua linguagem é clara, coesa e objetiva.

E Sua estrutura apresenta um cabeçalho e um vocativo explícitos, bem como um termo de despedida.

Questão 20 Das opções abaixo, qual MELHOR explicita a estratégia argumentativa utilizada nessa carta? A Chantagem, pois o gestor afirma que a empresa não tem

futuro caso sua gerência não se efetive. B Comoção, porque o gerente elogia a todo momento seus

acionistas e usa palavras afetivas na carta. C Intimidação, pois o novo gerente ameaça os acionistas

caso estes não concordem com suas ideias. D Provocação, uma vez que o emissor instiga seus

interlocutores a considerarem que há constrangimentos na empresa.

E Sedução, já que o novo gerente demonstra que o fato de ter uma formação sólida e conhecer a empresa será vantajoso para a mesma.

CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS E RACIOCÍNIO LÓGICO

Questão 21 Em determinada farmácia há 32 prateleiras iguais, e cada uma delas armazena 42 caixas de remédios disponíveis. Recentemente, o dono da farmácia quadriplicou o número de caixas de remédios disponíveis. Sendo assim, quantas novas prateleiras iguais às já existentes foram necessárias para armazenar as novas caixas de remédios nessa farmácia? A 55 B 84 C 38 D 96 E 42

Questão 22 Durante 9 meses mantive a aplicação de um capital de R$ 1230,00 sob o regime de juros simples à taxa de 2% ao mês. Sendo assim, qual o valor do montante gerado? A R$ 1247,60 B R$ 1655,20 C R$ 1451,40 D R$ 1959,70 E R$ 1172,30

Page 6: Programa de Desenvolvimento Para Estagiários (PDE) …s.igdrh.org.br/sesisenai/provas/prova.pdf · 7 O tempo disponível para esta prova é de ... (Marque suas respostas no quadro

Página 6 CADERNO DE QUESTÕES – PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA ESTAGIÁRIOS (PDE) SESI – SP E SENAI – SP – 13/12/2015

Questão 23 Determinada tinturaria utiliza uma mistura de água, tinta e líquido fixador para tingir os tecidos. A coloração dos tecidos é

feita em recipientes que têm 3

8 de seu volume preenchidos com

tinta, 5

16 de seu volume preenchidos com líquido fixador e o

volume restante é preenchido com água. Dessa forma, se a coloração foi realizada em um recipiente cujo volume é igual a 96 litros, qual volume (em litros) de água deve ser adicionado nesse recipiente? A 30 B 50 C 20 D 10 E 40

Questão 24 Na rua em que moro há seis casas e estas são numeradas de forma que o número de cada uma corresponde a um dentre seis números inteiros consecutivos e formados por três algarismos. A soma dos três algarismos que formam o primeiro número resulta em 9. Além disso, sabe-se que 3 é o primeiro dos três algarismos que formam o número da quarta casa e 7 é o último dos três algarismos que formam o número da sexta casa. Considerando que eu moro na terceira casa, pode-se afirmar que a soma dos três algarismos que formam o número da minha casa resulta em: A 17 B 10 C 18 D 11 E 15

Questão 25 Durante 48 meses mantive a aplicação de um capital de R$ 3000,00 sob o regime de juros compostos a uma taxa de 20% ao ano. Sendo assim, o montante gerado corresponde a: A R$ 5280,00 B R$ 3540,00 C R$ 4320,00 D R$ 6190,00 E R$ 7080,00

Questão 26 Em uma prova de corrida, o primeiro colocado completou a prova com um tempo de 84 minutos e quinze segundos. Já o segundo colocado demorou 15 minutos e 75 segundos a mais para completar a mesma prova. Sabendo que 1 hora corresponde a 60 minutos e que 1 minuto corresponde a 60 segundos, qual foi o tempo aproximado necessário, em horas, para que o segundo colocado completasse a prova? Considere somente duas casas decimais. A 1,40 h. B 1,54 h. C 1,29 h. D 1,67 h. E 1,32 h.

Questão 27 Para construir uma pipa, utilizarei três varetas. A primeira tem 53,32 cm de comprimento, já a segunda possui metade do comprimento da primeira, e a terceira vareta, por sua vez, possui comprimento igual ao triplo do comprimento da segunda vareta. Sendo assim, o comprimento da terceira vareta é igual a: A 79,98 cm B 95,72 cm C 82,35 cm D 67,26 cm E 58,54 cm

Questão 28 Durante 5 dias um hospital realizou uma campanha de doação de sangue, de forma que, a cada dia em que a campanha era mantida, o número de doadores aumentava de acordo com uma progressão aritmética de razão igual a 97. Sendo assim, se no primeiro dia de campanha contou-se com 102 doadores, qual o número de doadores no último dia de campanha? A 570 B 380 C 650 D 760 E 490

Questão 29 Determinado cosmético é composto por 10% de cera de abelha, 70% de glicerina e 20% de vários óleos. Além disso, dentre esses vários óleos, 25% correspondem a óleo de coco. Sendo assim, a cada 100 ml de volume desse cosmético, o volume correspondente a óleo de coco é igual a: A 5 ml B 2 ml C 1 ml D 8 ml E 4 ml

Questão 30 Em uma loja, a razão entre o número total de itens vendidos na primeira semana de determinado mês e o número total de

itens vendidos no mês resulta em 3

8. Sabe-se que o número

total de itens vendidos no mês foi igual a 3120. Sendo assim, qual o número total de itens vendidos na primeira semana desse mês? A 2560 B 1320 C 2730 D 1170 E 1890

Questão 31 A tabela a seguir apresenta as notas obtidas por determinado aluno nas quatro provas de matemática realizadas no ano:

Nota Peso

Prova 1 5,0 1

Prova 2 4,5 2

Prova 3 ??? 2

Prova 4 9,0 3

Média 7,0

Sabe-se que a média é calculada somando-se o produto da nota obtida em cada prova pelo peso correspondente, e dividindo esta soma pela dos pesos de todas as provas. Sendo assim, qual o nota da Prova 3? A 6,0 B 5,5 C 7,5 D 8,0 E 4,0

Questão 32 Determinado produtor sabe que com uma massa de 700 kg de uvas ele é capaz de produzir 500 litros de vinho. Sendo assim, qual massa de uvas necessária para produzir 1500 litros de vinho? A 2100 kg B 2400 kg C 1300 kg D 1200 kg E 1500 kg

Page 7: Programa de Desenvolvimento Para Estagiários (PDE) …s.igdrh.org.br/sesisenai/provas/prova.pdf · 7 O tempo disponível para esta prova é de ... (Marque suas respostas no quadro

Página 7 CADERNO DE QUESTÕES – PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA ESTAGIÁRIOS (PDE) SESI – SP E SENAI – SP – 13/12/2015

Questão 33

Após um temporal, somente uma fração correspondente a 3

25

das hortaliças de uma horta pôde ser vendida, pois o restante ficou impróprio para consumo e, por isso, será usado como adubo. Sendo assim, a quantidade de hortaliças que serão usadas como adubo corresponde a uma porcentagem de: A 65% B 88% C 47% D 72% E 56%

Questão 34 Pretendo revestir uma parede colando fitas coloridas de forma que a espessura dessas fitas cresça de acordo com uma progressão aritmética de razão 2. Sabe-se que a última fita deve possuir 320 cm de largura e que serão necessárias 5 fitas. Sendo assim, qual será a espessura da primeira fita? A 60 cm B 80 cm C 40 cm D 50 cm E 20 cm

Questão 35 Determinado caderno contém um total de 1800 receitas culinárias, de forma que, a cada 6 receitas, 4 correspondem a receitas de doces, e as demais correspondem a receitas de salgados. Sendo assim, qual o número de receitas de salgados contidas nesse caderno? A 800 B 500 C 700 D 600 E 400

CONHECIMENTOS GERAIS

Questão 36 A crise da imigração acendeu um grande debate na Europa enquanto países ainda tentam descobrir a melhor maneira de lidar com o número gigantesco de refugiados que desembarcam no continente todos os dias. Segundo estimativas, cerca de 500 mil imigrantes chegaram à Europa somente neste ano – e esse número pode ser bem maior.

Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015. Acesso em: 26.Out.2015.

Dentre as ações tomadas por países europeus acerca do destino dos refugiados, está um acordo denominado “Regulamento de Dublin”. Sobre ele, assinale a alternativa CORRETA. A É uma norma que permite aos refugiados fixar moradia

em qualquer país da Europa. B É considerado um tratado que limita a quantidade de

famílias que chegam à União Europeia. C É um tratado que exige que os imigrantes sejam homens

e jovens. D O tratado é uma espécie de programa “Bolsa Família”

europeu que prevê pagamentos mensais a refugiados. E É um regulamento que estabelece que os refugiados

devem pedir asilo no primeiro país onde chegarem.

Questão 37 Uma pessoa que use cadeira de rodas tem dificuldades de andar na calçada ou de pegar um táxi. Um deficiente auditivo não consegue se comunicar no atendimento por voz de bancos, empresas e serviços públicos. Um cego depende da ajuda de outras pessoas para pegar ônibus ou, caso precise usar um computador, nem sempre encontra lan houses bem equipadas. Esses são exemplos simples, do dia a dia, dos obstáculos que pessoas com diferentes tipos de deficiência enfrentam no Brasil. Segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o país tem 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, ou seja, cerca de 24% da população brasileira. Para reduzir a falta de acessibilidade a essas pessoas, a presidente Dilma Rousseff sancionou, em julho de 2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Nacional Nº13.146). Trata-se de um conjunto de leis que garantem benefícios e medidas para maior igualdade e para inclusão na sociedade de pessoas com deficiência. A previsão é que as leis entrem em vigor em janeiro de 2016.

Disponível em: http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/estatuto-da-pessoa-com-deficiencia-marco-na-defesa-dos-direitos-ele-abre-outros-debates.htm. Acesso em: 27. Out.2015.

De acordo com o texto, a Lei n° 13.146 foi sancionada e prevê algumas mudanças. Dentre as inovações do Estatuto está(ão) A o pagamento de auxílio-inclusão, apenas às pessoas com

deficiência moderada que entrarem no mercado de trabalho.

B a proibição de cobrança de valores adicionais de qualquer natureza nas mensalidades escolares, anuidades e matrículas a partir do momento em que a lei entrar em vigor.

C a oferta do ensino da Libras e do Sistema Braille, que será facultativa, posto que é necessário que o aluno considerado especial entre em contato com a língua portuguesa.

D a liberação de recurso do FGTS para compra de veículos adaptados, bem como o desconto de até quarenta por cento de IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) na concessionária.

E a permissão de cobranças de valores extras nas mensalidades dos alunos portadores de necessidades especiais, já que as instituições terão gastos com professores especializados.

Questão 38 A violência contra a criança e o adolescente sempre esteve presente na sociedade e em diferentes classes sociais. No Brasil, um avanço importante para reconhecer crianças e adolescentes como cidadãos com direitos e deveres foi a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado pela Lei 8.069, e que em julho de 2015 completou 25 anos. Disponível em: http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/eca-estatuto-da-crianca-e-

do-adolescente-completa-25-anos.htm. Acesso em: 27. Out.2015. No que tange ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o qual, de acordo com o texto, completou 25 anos, assinale a alternativa CORRETA. A O ECA tem como princípio fundamental proteger crianças

e adolescentes até os 21 anos de idade. B O ECA representa um marco jurídico que instaurou a

proteção integral e uma carta de direitos fundamentais à infância e à juventude.

C O ECA é um instrumento que garante a impunidade em relação aos adolescentes em conflito com a lei.

D O ECA tem por objetivo ser um marco jurídico aliado ao código civil e penal para se fazer cumprir as penas de jovens infratores.

E Segundo o ECA, crianças e adolescentes não são responsáveis pelos delitos e infrações que cometem até os dezoito anos.

Page 8: Programa de Desenvolvimento Para Estagiários (PDE) …s.igdrh.org.br/sesisenai/provas/prova.pdf · 7 O tempo disponível para esta prova é de ... (Marque suas respostas no quadro

Página 8 CADERNO DE QUESTÕES – PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA ESTAGIÁRIOS (PDE) SESI – SP E SENAI – SP – 13/12/2015

Questão 39 Na quarta-feira (28 de outubro de 2015), o presidente da Anatel, João Rezende, voltou a falar de assuntos que interessam aos usuários de internet no Brasil. Segundo o representante da agência reguladora, a entidade prepara suas propostas de exceções à neutralidade da rede prevista no Marco Civil da Internet. Segundo ele, o projeto deve ir ao conselho da entidade até o fim deste ano. Durante todo o ano de 2015, a regulamentação do Marco Civil vem sendo discutida por diferentes órgãos e entidades que participaram da confecção do documento, aprovado em 2014 pela presidente Dilma Rousseff.

Disponível em: http://tecnologia.ig.com.br/2015-10-28/anatel-deve-propor-excecoes-a-neutralidade-da-rede-ate-o-fim-do-ano.html. Acesso em: 30.out.2015.

Sobre a neutralidade da rede, pode-se afirmar que: A É a garantia de que os pacotes de dados que circulam na

Internet sejam tratados de forma isonômica (igualitária), sem distinção por conteúdo, origem, destino ou serviço.

B Afeta os serviços de velocidade e pacotes das operadoras de conexão e banda larga, além de garantir ao cliente o excelente atendimento durante todo o período de assinatura.

C Tem como objetivo manter informações dos usuários para armazená-las em órgãos governamentais e informar os órgãos a respeito de tentativas de grandes manifestações contra o Estado.

D É a certeza de que todos os usuários, sobretudo os de baixa renda, terão acesso amplo e ilimitado à rede de internet.

E Prevê que os provedores se responsabilizem por aquilo que seus internautas fizerem na rede, sendo que isso já está previsto no serviço de cobrança da mensalidade.

Questão 40 A Agência Nacional de Saúde divulgou na última semana as novas regras para a realização de partos no Brasil. O objetivo da ANS e do Ministério da Saúde é estimular a realização dos partos normais. Segundo Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país onde mais se realizam cesáreas no mundo. As taxas chegam a 84% no sistema privado e a 40% no SUS -- o recomendado pela OMS é 15%.

Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/saude/parto-normal-7111.html. Acesso em: 27. out.2015.

De acordo com o texto, o Brasil é um dos países onde mais se realizam cesáreas no mundo. Com as novas medidas citadas no excerto acima, o governo pretende: A Fomentar o parto natural, pois a cesárea é um

procedimento extremamente caro para a rede de saúde pública e privada.

B Reduzir o número de cesáreas na rede pública e manter os índices da rede privada inertes.

C Reduzir o tempo do trabalho de parto no SUS, visto que cesáreas são longas, e o parto normal dura cerca de duas horas.

D Reduzir a mortalidade materna nos partos cesarianos decorrente de hemorragias e infecções.

E Tornar o parto natural um novo meio para humanizar a equipe médica, a gestante e o bebê.

Questão 41 Belo Monte, uma usina de promessas. O Brasil está prestes a ver mais um reservatório de usina hidrelétrica ocupar espaços que antes eram destinados a múltiplos usos. A história se repete, com nuances de diferenças e muitas similaridades. A hidroeletricidade é apontada como uma das energias ambientalmente mais limpas do planeta, no entanto, não se pode dizer o mesmo de seus impactos sociais. (...) Se há 35 anos Altamira vivia a construção da nova rodovia no meio da selva amazônica, hoje a cidade está envolvida com as polêmicas obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a terceira maior do mundo.

Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/belo-monte-uma-usina-de-promessas-8007.html. Acesso em: 30. out.2015.

Sobre os possíveis impactos sociais negativos resultantes da instalação e do funcionamento da usina de Belo Monte em um bioma amazônico, analise os itens a seguir: I Aumento da imigração de trabalhadores para as regiões e

impacto sobre os serviços públicos. II Aumento das taxas de violência, decorrente do elevado

crescimento populacional, carente de infraestrutura, e alta do custo de vida.

III Crescimento da taxa de desmatamento nas regiões de construção da usina.

IV Alteração do regime de escoamento do rio Xingu, com redução do fluxo de água, afetando a flora e fauna locais.

V A região permanentemente alagada deverá impactar na vida de árvores, cujas raízes irão apodrecer. Estas árvores são a base da dieta de muitos peixes.

Acerca dos impactos sociais, está CORRETO o que se afirma em: A I, II, III, IV e V. B I e II, apenas. C III, IV e V, apenas. D I, II, IV e V, apenas. E I, II e IV e V, apenas.

Questão 42 O presidente americano Barack Obama anunciou na quarta-feira 17 de dezembro de 2014, às 15 horas no horário de Brasília, um novo capítulo nas relações entre os Estados Unidos e Cuba, assinalando que já é hora de acabar com "um enfoque antiquado sobre a ilha comunista". "Através dessas mudanças, tentamos criar mais oportunidades para os povos americanos e cubanos e iniciar um novo capítulo", afirmou. Falando em cadeia nacional, Obama também anunciou que os Estados Unidos vão revisar a designação de Cuba como Estado patrocinador do terrorismo e que vai discutir no Congresso a suspensão do embargo aplicado contra Havana, destacando que isolar a ilha não atingiu seus objetivos.

Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/internacional/eua-e-cuba-iniciam-aproximacao-historica-1706.html. Acesso em: 27. out.2015.

No final de 2014, Estados Unidos e Cuba deram início a um novo capítulo na história dos dois países. Após impor um duro embargo econômico à ilha caribenha por 55 anos, os americanos sinalizaram que pretendem retomar relações com Cuba. Dentre os acontecimentos que marcam essa reaproximação histórica, destaca-se: A A adesão e simpatia do Papa Francisco ao sistema

político e econômico comunista. B O envio de médicos cubanos para auxiliar os médicos

americanos no combate à epidemia do vírus Ebola na África.

C A reabertura das embaixadas em Washington e Havana, sendo esse um passo fundamental para reavivar as relações entre os dois países.

D O fim do regime comunista em Cuba, a abertura comercial e a liberação de vistos para turistas americanos visitarem a ilha.

E A libertação de presos políticos de ambos os países e o fim do embargo comercial.

Page 9: Programa de Desenvolvimento Para Estagiários (PDE) …s.igdrh.org.br/sesisenai/provas/prova.pdf · 7 O tempo disponível para esta prova é de ... (Marque suas respostas no quadro

Página 9 CADERNO DE QUESTÕES – PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA ESTAGIÁRIOS (PDE) SESI – SP E SENAI – SP – 13/12/2015

Questão 43 O relatório final da Comissão Nacional da Verdade foi entregue em 14 de dezembro de 2014, em cerimônia oficial no Palácio do Planalto à presidenta Dilma Rousseff. Dividido em três volumes, o relatório é o resultado de dois anos e sete meses de trabalho da Comissão Nacional da Verdade, criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012.

Disponível em: http://www.cnv.gov.br/index.php/outros-destaques/574-conheca-e-acesse-o-relatorio-final-da-cnv. Acesso em: 28. out.2015.

A Comissão Nacional da Verdade foi estabelecida com a finalidade de: A Investigar os crimes cometidos por membros do partido

comunista durante o Regime Militar. B Apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas

entre 1946 e 1988 a fim de efetivar o direito à memória, à verdade histórica e promover a reconciliação nacional.

C Apresentar números da economia “Café com leite” e os efeitos do “Crack” da bolsa de Nova Iorque no Brasil.

D Investigar as razões que motivaram o golpe contra o ex-presidente João Goulart em 1964.

E Analisar a evolução do processo democrático do período regencial ao presidencialismo, bem como elucidar o grande crescimento econômico que o país vivera durante o governo Médici.

Questão 44 O Simples Doméstico alcançou a marca de 744.751 empregadores às 17 horas da terça-feira, 27 de outubro de 2015, informa a Receita Federal. A expectativa é que o cadastramento envolva um milhão de empregadores. O balanço aponta que 660.921 empregados também tinham realizado o cadastro no portal do eSocial. Ao todo, são 1.405.672 cadastramentos.

Disponível em: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2015/10/simples-domestico-alcanca-1-4-milhao-de-cadastros. Acesso em: 28.out.2015.

O Simples Doméstico é um regime A unificado de pagamento de todos os benefícios e INSS do

trabalhador doméstico. B que objetiva simplificar o pagamento do FGTS e vale

transporte do trabalhador doméstico. C que tem por finalidade fiscalizar os recolhimentos e

encargos do trabalhador doméstico. D que tem por finalidade proteger os trabalhadores

domésticos de eventuais processos trabalhistas por parte de seus empregadores.

E unificado de pagamento de todas as contribuições e encargos do trabalhador doméstico.

Questão 45 A maioria dos eleitores gregos decidiu pelo "não" às exigências dos credores do país para pagar sua dívida, segundo os primeiros resultados do referendo no país. Com 85% dos votos apurados, o "não" tinha 61,54% dos votos.

Disponível em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/07/nao-lidera-em-votacao-na-grecia-com-50-dos-votos-apurados.html. Acesso em: 30.out.2015.

Em relação ao fato exposto no excerto acima, a vitória do “Não” (Oxi) no plebiscito realizado na Grécia em julho de 2015 significa que os gregos A opuseram-se à elevação da carga tributária sobre o setor

de turismo e aumento dos juros da instituições financeiras europeias credoras instaladas no país grego.

B rejeitaram a proposta de socorro internacional feita pelos credores, no caso, FMI (Fundo Monetário Internacional), BCE (Banco Central Europeu) e o bloco europeu.

C posicionaram-se contra o aumento dos impostos sobre artigos de luxo como carros, barcos e piscinas.

D rechaçaram a proposta do governo grego de elevar progressivamente a idade mínima para aposentadoria, até chegar aos 67 anos idade em 2025.

E reprovaram a ideia de o país permanecer na zona do Euro, bem como pagar juros elevados da dívida externa a credores.

Questão 46 A direção do Partido Comunista Chinês (PCC) decidiu abolir totalmente a política de "um casal, um filho", permitindo a todos os casais ter um segundo filho, informou hoje (29) a agência oficial de notícias chinesa Xinhua. A decisão foi anunciada após uma reunião de quatro dias a portas fechadas do Comitê Central do PCC, a cúpula do poder na China, e que serviu para delinear as prioridades do 13º plano quinquenal (2016-2020). Em 2013, a direção do Partido Comunista Chinês decidiu aliviar a política de "um casal, um filho", permitindo aos casais formados por cônjuges que são filhos únicos ter um segundo filho. A China tem atualmente 1,370 bilhão de habitantes. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-10/china-decide-abolir-politica-

de-um-filho-por-casal. Acesso em: 29.out.2015.

No que tange ao controle de natalidade evidenciado no texto acima, a China pretende relaxá-lo por qual razão? A A flexibilização da lei ocorreu porque a população chinesa

está cada vez mais envelhecida, fator este que ameaça a sustentabilidade do sistema de segurança social chinês.

B O governo chinês decidiu relaxar a lei porque a China atingiu a meta de ter, em 2015, 1,370 bilhão de habitantes.

C A medida visa controlar a quantidade de mortes por abortos clandestinos, bem como o número crescente de infanticídios.

D A permissão objetiva elevar a quantidade de recrutamento de jovens para o exército bélico do partido comunista.

E A nova lei objetiva reduzir, daqui a 50 anos, o déficit da Previdência social, assim como pretende perpetuar determinadas linhagens, consideradas tradicionais, na China.

Questão 47

O próximo verão promete ser um dos mais insuportáveis de todos os tempos no Brasil, com as temperaturas ultrapassando facilmente os 40ºC por vários dias seguidos nos locais tradicionalmente mais quentes, como Rio de Janeiro, Piauí e Tocantins. Segundo meteorologistas, os termômetros podem registrar calor até 4ºC acima da média. (...) Para piorar, a previsão para este ano é de que tenhamos um super El Niño, ou mesmo um El Niño monstro, como já vem sendo chamado; dos mais intensos já registrados. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/150930_verao_calor_rj_rm. Acesso em:

29. out. 2015.

De acordo com o texto, a elevação das temperaturas de alguns estados do Brasil também está relacionada ao El Niño. Sobre esse fenômeno, é CORRETO afirmar que: A Consiste na diminuição da temperatura da superfície das

águas do Oceano Pacífico, Índico Tropical Central e Oriental.

B É causado, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis e pelo desmatamento, que, em excesso, causam superaquecimento, provocando consequências desastrosas para o planeta.

C É um conjunto de tornados induzidos pelo fogo e, muitas vezes, feitos de chamas que ocorrem quando ar quente encontra ar turbulento.

D Caracteriza-se pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Pacífico Equatorial Oriental.

E Forma-se em torno do sol e é causado por cristais de gelo, sendo refratado pelos raios solares na atmosfera superior.

Page 10: Programa de Desenvolvimento Para Estagiários (PDE) …s.igdrh.org.br/sesisenai/provas/prova.pdf · 7 O tempo disponível para esta prova é de ... (Marque suas respostas no quadro

Página 10 CADERNO DE QUESTÕES – PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA ESTAGIÁRIOS (PDE) SESI – SP E SENAI – SP – 13/12/2015

Questão 48 Com queda no nível dos reservatórios e poucas chuvas, a região metropolitana de São Paulo deve continuar a enfrentar grave crise no abastecimento de água. O Sistema Cantareira opera na reserva técnica, e tem armazenados 12,3% da capacidade total das represas. São necessários 131,4 bilhões de litros de água para o sistema voltar ao índice positivo. Em 26 de julho, o sistema tinha 10,4% de déficit. Em um ano, o Cantareira perdeu 85,14 bilhões de litros de água, queda de 6,7 pontos percentuais em relação ao volume total. Outro sistema importante, o Alto Tietê, também opera em níveis baixos, apenas 14,4% da capacidade. Há um mês, esses reservatórios tinham armazenados 18,5% da capacidade.

Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-09/com-queda-dos-reservatorios-e-poucas-chuvas-crise-hidrica-deve-perdurar-em-sp. Acesso em: 29. out.2015.

Em relação à crise hídrica destacada no texto acima e vivenciada pela população da cidade de São Paulo e da Região Metropolitana, é CORRETO afirmar que o colapso dos reservatórios é, entre outros, de ordem A ecológica e urbana, posto que a alta pluviosidade não foi

suficiente para reabastecer os sistemas de distribuição de água, assim como o excessivo consumo doméstico (em torno de setenta por cento) foi um fator determinante para praticamente extinguir os recursos naturais do estado.

B natural e industrial, uma vez que as elevadas temperaturas mundiais globais decorrentes do aquecimento global foram determinantes para o período de seca, tanto quanto a poluição total do reservatório Billings pelas indústrias do estado.

C demográfica, posto que, no início da urbanização da cidade, ocorreu grande incentivo para que populações fossem ocupar o espaço e, como não previsto, muitos dos que foram ali morar fixaram moradias em regiões próximas a mananciais e poluíram suas águas.

D econômica, pois a agricultura é responsável pelo consumo de 90% da água disponibilizada para população urbana.

E climática e política, visto que se tem usado suas águas num ritmo muito maior do que o das recargas naturais, bem como planejamento governamental, uma vez que, historicamente, poluiu-se os recursos hídricos disponíveis e não se desenvolveu capacidade técnica para despoluir numa velocidade suficiente para atender à demanda.

Questão 49 O exército da Nigéria informou na quarta-feira (28 de outubro) ter resgatado 338 reféns do grupo extremista Boko Haram. As operações foram realizadas na região da floresta de Sambisa, ao nordeste do país. As informações são de O Globo. Entre os sequestrados estavam 192 crianças e 138 mulheres, principais alvos do grupo. O exército diz ter matado mais de 30 integrantes do Boko Haram. Eles confiscaram armas e munições, além de bombardear depósitos de veículos e combustíveis, em uma tentativa de destruir os recursos do grupo. Disponível em: http://epoca.globo.com/tempo/filtro/noticia/2015/10/mais-de-

300-refens-do-boko-haram-sao-resgatados-na-nigeria.html. Acesso em: 29.out.2015.Adaptado. De acordo com o texto, o grupo Boko Haram aterroriza a Nigéria. Sobre ele, é CORRETO afirmar que: A Parte para uma estratégia militar focada na conquista de

territórios com o objetivo de instaurar um estado judaico. B Prega uma versão do Islã que proíbe que os muçulmanos

tomem parte em qualquer atividade política ou social relacionada com a sociedade ocidental.

C É um partido político de direita que objetiva realizar mudanças econômicas e sociais na Nigéria utilizando recursos financeiros oriundos dos sequestros realizados.

D É um grupo religioso que tem como principal fundamento propagar o cristianismo e enfraquecer as religiões de matrizes africanas na Nigéria.

E Pleiteia que a situação de miserabilidade da Nigéria seja aniquilada pelos países ocidentais que a ocasionaram durante o período de colonização.

Questão 50 A Alemanha iniciou em 9 de novembro de 2014 os festejos para celebrar o 25º aniversário da queda do Muro de Berlim e homenagear todos que, em novembro de 1989, ajudaram a derrubar a ditadura do leste alemão. É no cidadão que se encontra no centro das comemorações sob o lema 'Valor da Liberdade', ao contrário do 20º aniversário, que se concentrou nos chefes de Estado e de governo de todo o mundo.

Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/11/alemanha-festeja-o-25o-aniversario-da-queda-do-muro-de-berlim.html. Acesso em: 28. out.2015.

Em 2014, os alemães comemoraram vinte e cinco anos da queda do Muro de Berlim. O Muro é conhecido mundialmente como um símbolo do(a) A Segunda Guerra Mundial. B União Soviética. C Guerra Fria. D Primeira Guerra Mundial. E Nazismo.