PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO...

2
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR NOME DA DISCIPLINA: Ética e moral na formação humana: em busca de sentido PROFESSOR RESPONSÁVEL: Luciene Regina Paulino Tognetta CRÉDITOS: 06 EMENTA: Estuda os aspectos que compõem a natureza humana e que participam da construção de uma personalidade moral e ética. OBJETIVO: GERAIS: Compreender a gênese da moralidade humana segundo diferentes autores. Constatar nessa gênese a evolução no desenvolvimento moral culminando na construção da personalidade ética. ESPECÍFICOS: Discutir as principais tendências nas teorias e situar historicamente as discussões e diferenças entre moral e ética. Refletir sobre as relações entre inteligência e afetividade e sua indissociabilidade apresentada na construção da gênese da moral e ética. Distinguir o conceito de personalidade ética e compreender a importância dos aspectos afetivos, sobretudo o que se chama autorrespeito para sua formação. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1- Ética e moral – em busca de sentidos. Kant, Aristóteles, Hegel, MacIntyre 2- As relações entre inteligência e afetividade presentes nas concepções de Moral e Ética Piaget e Freud em discussão: a complementaridade entre dois autores Kohlberg e sua orientação à moral Turiel, Eisenberg, Blasi – o que compõe a moral. 3- A construção da personalidade ética O autorrespeito.

Transcript of PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO...

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR

NOME DA DISCIPLINA: Ética e moral na formação humana: em busca de sentido PROFESSOR RESPONSÁVEL: Luciene Regina Paulino Tognetta CRÉDITOS: 06 EMENTA: Estuda os aspectos que compõem a natureza humana e que participam da construção de uma personalidade moral e ética. OBJETIVO: GERAIS:

Compreender a gênese da moralidade humana segundo diferentes autores.

Constatar nessa gênese a evolução no desenvolvimento moral culminando na construção da personalidade ética.

ESPECÍFICOS:

Discutir as principais tendências nas teorias e situar historicamente as discussões e diferenças entre moral e ética.

Refletir sobre as relações entre inteligência e afetividade e sua indissociabilidade apresentada na construção da gênese da moral e ética.

Distinguir o conceito de personalidade ética e compreender a importância dos aspectos afetivos, sobretudo o que se chama autorrespeito para sua formação. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1- Ética e moral – em busca de sentidos. Kant, Aristóteles, Hegel, MacIntyre

2- As relações entre inteligência e afetividade presentes nas concepções de Moral e Ética Piaget e Freud em discussão: a complementaridade entre dois autores Kohlberg e sua orientação à moral Turiel, Eisenberg, Blasi – o que compõe a moral.

3- A construção da personalidade ética O autorrespeito.

BIBLIOGRAFIA: Parte 1- Ética e Moral na Filosofia. TUGENDHAT, E. Lições sobre ética. Petrópolis: Vozes, 1996. Parte 2 – Ética e Moral na Psicologia LA TAILLE, Y. Prefácio: O juízo moral na criança. Jean Piaget. São Paulo: Summus Editorial, 1994. KOHLBERG, L. The Development of Children’s Orientations Toward a Moral Order . Sequence in the Development of Moral Thought. Human Development, 2008; 51:8–20 . GILLIGAN. C. Uma voz diferente. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 1982. KOLLER, S. H. BERNARDES, N.M C. Desenvolvimento moral pró-social: Semelhanças e diferenças entre os modelos teóricos de Eisenberg e Kohlberg Estudos de Psicologia, 1997, 2 (2) 226-262. TURIEL, Elliot. The Development of Children's Orientations toward Moral, Social, and Personal orders: More than a Sequence in Development. In Human Development. Vol. 51. p.21-39. 2008. Traduzido por: Valéria Silva Rosa de Almeida. Revisão técnica: Priscila Osawa Massari. 2012. BLASI, A. The development of identity: some implications for moral functioning. In: NOAM, C. G.; WREN, E. (org). The moral self. Cambridge: The Mit Press, 1993, p. 99-122. RICOEUR, P. O si mesmo como outro. São Paulo: Martins Fontes, 2014. p. 186-273 CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: A avaliação será a apresentação de seminário em pequenos grupos e autoavaliação. Será considerada a frequência mínima de 75% nas aulas presenciais.