Programa Geral de Gestão

14
OUT 2013 / FEV 2014 1 a EDIÇÃO / AVEIRO A ESCOLHA CERTA PARA A SUA CARREIRA. PROGRAMA GERAL DE GESTÃO em AVEIRO

description

As empresas e os seus quadros são confrontados diariamente com grandes desafios estratégicos e operacionais, influenciados pelo contexto envolvente complexo e em constante mutação. Atentos a estas dificuldades, a Porto Business School e a Academia VLM juntaram-se na organização do Programa Geral de Gestão, totalmente realizado em Aveiro, no Aveiro Business Center. A aposta na qualidade do serviço, na seleção de formadores e oradores altamente qualificados e criteriosamente selecionados, bem como o estabelecimento de parcerias com entidades de referência nas mais diversas áreas, são o ponto de partida para aquele que acreditamos ser o nível de excelência exigido pelos nossos clientes. Nunca um programa tão bom esteve tão perto. Agarre-o! Faça a escolha certa para a sua carreira. Inscreva-se! Inscrições e mais informações: Cristina Lopes | Academia VLM Aveiro Business Center | T 234378610 | E [email protected] | www.academiavlm.pt

Transcript of Programa Geral de Gestão

OUT 2013 / FEV 2014 • 1a EDIÇÃO / AVEIRO

A ESCOLHA CERTAPARA A SUA CARREIRA.

PROGRAMA GERAL DE GESTÃO

em AVEIRO

2 / PROGRAMA GERAL DE GESTÃO

ACADEMIAVLM® E PORTO BUSINESS SCHOOL

A AcademiaVLM® juntou-se à Porto Busi-ness School na organização do Programa Geral de Gestão com o objetivo de criar co-nhecimento e munir os seus participantes de competências decisivas para a sua carreira.

A Porto Business School tem a experiência e a excelência que só uma escola considerada pelo Financial Times como uma das melho-res Business Schools do mundo pode ter.

Caracterizada pelos seu corpo docente diver-sificadamente experiente, a Porto Business School conta com gestores com formação aca-démica de topo, profissionais com sólidas car-reiras empresariais e ainda com docentes de universidades estrangeiras, nomeadamente norte-americanas (Central Florida, Massachu-setts, Miami, Cranfield University e New Orle-ans), e europeias (London Business School, Instituto de Empresa, e Rotterdam School of Management). Esta ligação a escolas congé-neres estrangeiras, que em alguns casos per-dura desde 1988, assegura um elevado grau de internacionalização das suas atividades.

A Porto Business School conta ainda com o apoio de um conjunto de empresas e outras organizações de referência com uma partici-pação decisiva na constituição dos seus ór-

gãos de gestão, e que asseguram uma efetiva ligação ao universo empresarial português, contribuindo para a criação de conhecimentos sólidos para alcançar a excelência na área da gestão.

Por tudo isto, a AcademiaVLM® associa-se à Porto Business School num programa total-mente realizado em Aveiro.

A aposta na qualidade do serviço, na seleção de formadores e oradores altamente qualifi-cados e criteriosamente selecionados, bem como o estabelecimento de parcerias com entidades de referência nas mais diversas áreas, são o ponto de partida para aquele que acreditamos ser o nível de excelência exigido pelos nossos clientes.

Na AcademiaVLM® inspiramos pessoas para que desenvolvam as suas competências, com-portamentos e atitudes, criando assim mais va-lias para as organizações.

Uma das melhores escolas de negócios da europa # 59 no ranking mundial de formação à medida para executivos

ACADEMIAVLM® / 3

MENSAGEM DO COORDENADOR

As empresas e consequentemente os seus quadros são confrontados diariamente com grandes desafios estratégicos e operacionais, fortemente influenciados por um contexto en-volvente muito complexo e em rápida mutação.

Estes desafios exigem ao gestor competên-cias nas suas funções críticas: planear, orga-nizar, liderar e controlar e monitorizar.

A Porto Business School, com um percurso de 25 anos de grande sucesso neste tipo de iniciativas, oferece-vos um curso designado Programa Geral de Gestão e que está orien-tado para o desenvolvimento e reforço des-sas competências.

Foi com este objetivo que o Programa Geral de Gestão foi estruturado em três áreas fun-damentais:• Competências funcionais nas áreas das

finanças, planeamento e controlo de ges-tão, do marketing, das operações e proje-tos, das cadeias de abastecimento, e da gestão de equipas;

• Competências pessoais associadas à li-derança de equipas e gestão da mudança, comunicação, negociação, criatividade e inovação;

• Visão estratégica da atividade empresa-rial, componente decisiva para a compre-ensão dos fatores críticos de sucesso do negócio e para a prática da gestão empre-sarial orientada para resultados.

Com uma estrutura curricular atual e equili-brada, com um corpo docente caracterizado por graus muito elevados de competência científica, experiência empresarial, capaci-dade de comunicação e eficácia pedagógi-ca, estamos profundamente convictos que o Programa Geral de Gestão acompanha o que de melhor se pratica nas escolas de gestão a nível nacional e internacional.

Agradecemos o seu interesse e seja bem--vindo ao Programa Geral de Gestão.

José Luís Alvim

Açores, Santander de Negócios Portugal, Grupo Amorim e Tabaqueira, entre outros. Atualmente é docente universitário, consultor de empresas e administrador (não executivo) de várias empre-sas e grupos empresariais.

“O Programa Geral de Gestão acompanha o que de melhor se pratica nas escolas de gestão a nível nacional e internacional.”

JOSÉ LUÍS ALVIMLicenciado pela Faculdade de Economia do Porto. Foi Administrador do IAPMEI e de várias empresas e grupos empresariais, nomeadamen-te no Banco Pinto e Sotto Mayor, Banco Totta e

4 / PROGRAMA GERAL DE GESTÃO

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

DESTINATÁRIOS

CALENDÁRIO

O Programa Geral de Gestão decorre ao longo de oito semanas [duas por mês, de sexta a sábado], proporcionando aos participantes uma visão ampla e atual e um conjunto de conhe-cimentos relevantes em diferentes áreas funcionais da empresa, sensibilizando-os para os fatores humanos, sociais, tecnológicos e ambientais que condicionam a vida empresarial atual.

Os destinatários preferenciais do Programa Geral de Gestão são quadros que tenham eviden-ciado capacidade para ocuparem, no médio prazo, lugares de chefia funcional ou plurifuncio-nal. Os participantes terão normalmente formação universitária ou, na falta desta, uma longa experiência empresarial.Nível Recomendado: Quadros intermédios e juniores.

DATAS

11 e 12 de outubro 25 e 26 de outubro 8 e 9 de novembro22 e 23 de novembro6 e 7 de dezembro17 e 18 de janeiro31 de janeiro e 1 de fevereiro14 de fevereiro

DURAÇÃO

8 semanas 2 semanas por mês, de 6.ª feira a sábado,das 09h00 às 18h00.

LOCAL

Aveiro Business CenterRua da Igreja, 79 E1 N. Sra. Fátima3810-744 Aveiro

PROGRAMA GERAL DE GESTÃO

ACADEMIAVLM® / 5

ESTRUTURA

O Programa Geral de Gestão compreende 120 horas de formação em sala, distribuídas por 15 módulos de 8 horas cada:

Conteúdos Horas

Estratégia e Planeamento Estratégico 8

Economia para Gestores 8

Tópicos Financeiros 8

Controlo de Gestão 8

Criatividade e Inovação 8

Gestão de Projetos 8

Financiamento e Análise Financeira 8

Negociação 8

Liderança de Equipas 8

Análise de Investimentos 8

Gestão da Cadeia de Abastecimento 8

Comunicação 8

Marketing 8

Comportamento do Consumidor 8

Gestão da Mudança 8

6 / PROGRAMA GERAL DE GESTÃO

METODOLOGIA

AVALIAÇÃO E RECONHECIMENTO

As várias sessões do Programa Geral de Gestão são estruturadas de modo a que, após um primeiro enquadramento, o tema a abordar seja analisado em mais detalhe a partir de casos ou ilustrações práticas.

No final do curso, os participantes interessados na obtenção de um certificado de “frequência com aproveitamento” poderão submeter-se a um exame individual que abrangerá as matérias lecionadas em todas as disciplinas do Programa Geral de Gestão.

Aos participantes que não se submetam a esse exame, ou que, submetendo-se-lhe, não ob-tenham aprovação e que, em qualquer caso, tenham frequência mínima de 80%, será emitido um certificado de “frequência”.

A Porto Business School irá submeter à Reitoria da Universidade do Porto uma proposta para a atribuição de ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System) aos participantes no Programa Geral de Gestão, com aproveitamento no exame individual compreensivo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ESTRATÉGIA E PLANEAMENTOESTRATÉGICOA primeira parte do módulo centra-se na aná-lise estrutural das indústrias e no estudo do posicionamento competitivo das empresas num dado setor. Este ponto inclui tópicos como: estrutura de indústrias e concorrência, segmentação do mercado, estratégias de di-ferenciação e liderança de custos, barreiras à entrada e à saída, dinâmica de concorrên-cia em preços, investimentos estratégicos e posicionamento competitivo. Introduz ain-da a análise da empresa, ou seja, dos seus recursos estratégicos, discutindo a relação entre recursos únicos e criação de valor, a dinâmica de competição na acumulação de recursos e a sustentabilidade dos lucros eco-nómicos das empresas.A segunda parte do módulo centra-se nas metodologias de disseminação do pensa-mento estratégico dentro de uma organização – comummente referidas como Planeamento Estratégico – introduzindo a metodologia de Planeamento baseado em Aspirações Estra-tégicas ou ABP-Aspirations Based Planning e conclui com a metodologia de controlo Balan-ced Scorecard of KPI’s e a sua construção e utilização eficaz dentro de uma organização moderna dirigida por objetivos.DOCENTE: JOSÉ LUÍS ALVIM

ECONOMIA PARA GESTORESNo que se refere aos temas da macroeco-nomia, que atuam como fatores de enqua-dramento de toda a atividade empresarial, a ênfase será posta na compreensão das mo-tivações e dos procedimentos das entidades com poder de intervenção (Bancos Centrais, Ministérios das Finanças e outras), e num melhor conhecimento do funcionamento dos mercados onde se concretiza a intervenção destas entidades, sempre com o objetivo de, na medida do possível, antecipar os seus comportamentos e as suas decisões, per-mitindo melhorar a decisão empresarial. No que se refere aos temas da microeconomia, a ênfase será posta em questões como pro-dutividade e competitividade, aplicadas aos processos em que os participantes se encon-

tram envolvidos, de novo com o objetivo de carrear elementos que permitam melhorar o seu processo de decisão.DOCENTE: PAULO FERREIRA

TÓPICOS FINANCEIROSContabilidade: noção e objeto. Posição finan-ceira e o Desempenho. Principais demons-trações financeiras: Balanço, Demonstração dos Resultados, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Demonstração das Alterações do Capital Próprio. Anexo ao Balanço e à De-monstração dos Resultados. Desenvolvimen-to de alguns aspetos particulares: amortiza-ções e depreciações, provisões, perdas por imparidade, o conceito de justo valor, entre outros. Os aspetos económicos e financeiros das organizações. Análise da rendibilidade e do equilíbrio financeiro. Principais indicado-res de risco.DOCENTE: RUI PADRÃO

CONTROLO DE GESTÃOEnquadramento e considerações metodoló-gicas: Papel, objetivos, destinatários e instru-mentos de um sistema de controlo de gestão e de avaliação de performance; Proposta me-todológica; Alavancas de controlo e Aspetos comportamentais do controlo de gestão.Gestão orçamental no contexto do processo de planeamento e controlo: Potencialidades, virtualidades e debilidades da gestão orça-mental; Processo de elaboração de orça-mentos; O controlo operacional e a análise de desvios.A construção e utilização de um painel de gestão: Aspetos metodológicos: tableaux de bord e balanced scorecard; Construção de um mapa estratégico; Seleção e avaliação da qualidade dos indicadores. Indicadores-cha-ve de desempenho (KPI’s); A implementação e utilização dos instrumentos de controlo.DOCENTE: VASCO VIANA

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃODinâmica da Inovação; Trabalho em equipa: perceber os comportamentos que aumentam

ACADEMIAVLM® / 7

8 / PROGRAMA GERAL DE GESTÃO

a possibilidade de atingir soluções realmen-te inovadoras. Papéis e responsabilidades no contexto da inovação e da criatividade. Geração de ideias: Gerar ideias novas e in-trigantes para solucionar problemas difíceis, e aprender novas ferramentas para gerar ideias “frescas” quando necessário. Desen-volvimento da ideia: Descobrir como transfor-mar ideias intrigantes e apelativas, mas não exequíveis, em possibilidades, desenvolven-do a exequibilidade da solução de uma forma sistemática. Resolução de problemas: Prati-car diferentes técnicas de criatividade e de desenvolvimento de novos conceitos. Imple-mentação: Iniciativas especificas para pro-mover a criatividade com o envolvimento de todos os stakeholders. Exemplos de suces-so. Próximos passos: Criar planos de ação específicos para aplicar as aprendizagens e realizar resultados. Facilitação: Como apoiar as equipas que dirige a desenvolver todo o processo de inovação e implementação.DOCENTE: FRANCISCO TEIXEIRA E MELO

GESTÃO DE PROJETOSO módulo deverá proporcionar uma visão in-tegrada da gestão de projetos e uma aborda-gem a técnicas de preparação, planeamento, execução, controlo e fecho de projetos. Será utilizado o método de casos.Serão abordados os seguintes temas: Con-textualização da gestão de projetos; Planea-mento de projetos; Implementação de proje-tos; Software de gestão de projetos e Outros aspetos.DOCENTE: EDUARDO SANTOS

FINANCIAMENTO E ANÁLISE FINANCEIRAEnquadramento Macroeconómico. A dimen-são bancária e creditício-financeira: Novos Produtos Financeiros (FRA’s/ Futu-ros/ Opções/ SWAP’s/ COLLAR’s). Meios de Cobrança/Pagamento Internacionais. Vanta-gens e Inconvenientes. Principais técnicas de financiamento.DOCENTE: JOSÉ ANTÓNIO MOREIRA

NEGOCIAÇÃOConflitos e estratégias de gestão construtiva dos mesmos. Negociação como oportunida-de de gestão construtiva de conflitos. Estraté-gias e táticas de negociação eficaz. Negocia-ção racional e inteligência emocional.DOCENTE: PEDRO CUNHA

LIDERANÇA DE EQUIPASOs paradigmas recentes da liderança. O lí-der do futuro. Do líder herói ao network de líderes. Desafiar, motivar, inspirar, modelar, desenvolver…Core Competences de um lí-der de alto desempenho. O líder de sucesso procura constantemente oportunidades e de-safios. Risk Assessment no trabalho do líder. Gestão de prioridades e stress management. Importância de ter uma visão de futuro. A co-municação como skill fundamental de um lí-der. A arte da colaboração. Desenvolvimento dos membros da equipa. O líder de elevado desempenho como role model. A importância de celebrar as vitórias. A gestão do talento.DOCENTE: MILTON SOUSA

ANÁLISE DE INVESTIMENTOSConceito de cash-flow; cálculo e estimativa dos cash-flows relevantes. Critérios de ava-liação de projetos de investimento. Técnicas de análise de risco em projetos de investi-mento. Seleção entre projetos de investimen-to alternativos. Financiamento e custo do ca-pital de projetos de investimento.DOCENTE: LUÍS MIRANDA DA ROCHA

GESTÃO DA CADEIA DE ABASTECIMENTOGestão de redes de suprimento: conceitos estratégicos fundamentais. Outsourcing glo-bal estratégico. Gestão de riscos em redes de suprimento.DOCENTE: JOÃO DIAS DA SILVA

COMUNICAÇÃOMomentos de Comunicação. Identificação dos níveis de desempenho. Diagnóstico. Estraté-gias para comunicações de sucesso. Apre-sentar a informação de forma lógica e inte-ressante. Conhecer e desenvolver o seu estilo pessoal. Comunicação verbal e não-verbal. Níveis de atenção e interação com a audiên-cia - Melhorar o conteúdo da apresentação e manter a atenção da audiência. Usar lógica persuasiva para preparar discursos divertidos e informativos. Estratégia para entrevistas. Aprender a lidar com perguntas incómodas e a controlar as entrevistas. Exercícios práticos e feedback. Plano de desenvolvimento pessoal (planear áreas de melhoria).DOCENTE: MARIA JOÃO COSTA

MARKETINGO Marketing nas Organizações. Desenvolvi-mento da Estratégia de Marketing: Segmen-tação e Targeting; Posicionamento. Gestão do Marketing Mix: Produto; Preço; Promoção e Distribuição. Plano de Marketing.DOCENTE: LUÍS CARDIA

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDORDefinição / enquadramento. Perceção. Me-mória. Motivações. Interpretação. Cognição social. Comunicação. Segmentação. Consu-midor em mudança. Consumidor e a marca.DOCENTE: JOÃO DIONÍSIO

GESTÃO DA MUDANÇAO conceito da mudança e inovação: relevân-cia estratégica e dinâmica no contexto atual das organizações. A Mudança Contínua e a Mudança Radical. Principais resistências e determinantes da Mudança Organizacional: os sete pecados capitais das empresas. O que diferencia as empresas de excelência: Modelo LOOP (Liderança, Orientação Es-tratégica, Competências Organizacionais e Gestão de Performance). Learning Organiza-tions: Benchmark e best practices nacionais

ACADEMIAVLM® / 9

e internacionais. A dinâmica de mudança para produzir resultados de médio prazo. A dinâmica de mudança para produzir resulta-dos de curto prazo. Gestão da Mudança em contextos de crise: a agenda da mudança, o papel do líder e do agente de mudança.DOCENTE: LUÍS SÍTIMA

10 / PROGRAMA GERAL DE GESTÃO

CORPO DOCENTE

gestão de operações, obtida com a colabo-ração que teve, durante vários anos, com a Philips Components, assim como com o gru-po Altran.

JOÃO DIAS DA SILVA Licenciatura em Gestão e Engenharia Indus-trial (FEUP, 1998), Pós-graduação em Lo-gística (EGP-UPBS, 2001), Investigador de Doutoramento na área de Supply Chain Ma-nagement (FEUP, em curso). Frequentou vá-rios cursos de especialização em Marketing Estratégico, Comércio Internacional e Value Based Pricing. Na Porto Business School, é responsável pelo departamento de Acredita-ção e Melhoria Contínua, para além de de-sempenhar funções como docente e consul-tor na área de Supply Chain Management & Operations. Participação em vários projetos, de âmbito nacional e internacional, contem-plando a reconfiguração física, processual e organizativa de cadeias de abastecimento e o apoio à decisão relativamente a investi-mentos industriais. Experiência empresarial de 10 anos em Direção de Operações, Plane-amento, Coordenação de Projetos Tecnológi-cos e de Business Development. Experiência setorial nos serviços (logística, transportes), na indústria (embalagem, enchimento, refina-ção) e no comércio a retalho especializado (moda, alimentar, farmácias).

JOÃO DIONÍSIOLicenciado em Psicologia Social pela Univer-sidade de Lisboa. Foi Partner e Diretor de Pro-jetos Qualitativos na Multivaria – Estudos de Mercado e Chief Operating Officer na Agência STRAT – Comunicação Integrada. Atualmen-te, é Partner e Diretor de Projetos Qualitativos na Dendrite – Marketing Research. Docente no Master de Gestão Marketing da Develop-ment Systems e da Teamview. Colaborador na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Psicologia do Consumidor) e no Insti-tuto Superior de Economia e Gestão de Lisboa (Metodologias Qualitativas).

JOSÉ ANTÓNIO MOREIRALicenciado em Economia (1987) e Mestre em Economia (1995) pela Faculdade de Eco-

EDUARDO SANTOS Especialista em Gestão de Projetos. Licen-ciado em Gestão e Engenharia Industrial pela FEUP. Coordenador e Docente da Por-to Business School – MBA Executivo, Pós--Graduações, Programas de Executivos e de Formação à medida nas áreas de gestão de projetos, gestão de compras, planeamen-to integrado, gestão da cadeia de abasteci-mento, operações e logística / distribuição. Responsável por mais de 30 Projetos de Consultoria de planeamento estratégico e organizacional, melhoria de processos, reor-ganização de operações, e implementação de sistemas de informação em empresas na-cionais e multinacionais em diversos setores de atividade. Foi responsável pela área de Operations Management da divisão de con-sultoria de gestão da PricewaterhouseCoo-pers. Experiência relevante de formação e consultoria em diversos setores de atividade, nomeadamente industrial, serviços, produtos de grande consumo, retalho, alimentar e be-bidas, high-tech, têxtil, automóvel, consumer and packaged goods, farmacêutico, saúde, educação e transportes.

FRANCISCO TEIXEIRA E MELO Atualmente é consultor em inovação em-presarial e vice-presidente da multinacional Americana Avery Dennison com responsabi-lidade global ao nível de desenvolvimento de mercado. Com formação base em Engenha-ria Eletrónica, é detentor de um M.Sc. (Mas-ter of Science – UMIST, UK) em desenho e aplicação de instrumentos. Colabora com a Porto Business School de forma regular desde 2006 nas áreas de criatividade e ino-vação empresarial. Foi partner da Synectics em Portugal, onde o seu trabalho incidia principalmente em programas relacionados com organização empresarial, focando em mudança organizacional, estratégia, equipas criativas, desempenho e novos produtos/ser-viços. Durante esse período, trabalhou com empresas como o Grupo RAR, Grupo Sonae e Unilever em Portugal, assim como com a Coca-Cola e a Diageo, a nível internacional. Tem experiência em desenvolvimento e ges-tão de novos produtos, gestão de projetos e

ACADEMIAVLM® / 11

nomia do Porto (FEP), Pós-Graduado em Análise Financeira (1989), Doutorado em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Lancaster, no Reino Unido (2002). Exer-ceu funções técnicas na banca, funções de direção na ex-Bolsa de Valores do Porto e na Interbolsa, e consultoria em empresas. Desenvolveu atividade docente variada, no-meadamente no ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão e na Universidade Moderna, sendo atualmente professor na FEP. É autor de livros sobre Análise Finan-ceira e Análise de Investimentos, e de artigos nas áreas de Contabilidade e de Finanças.

JOSÉ LUÍS ALVIMLicenciado pela Faculdade de Economia do Porto. Foi Administrador do IAPMEI e de várias empresas e grupos empresariais, no-meadamente no Banco Pinto e Sotto Mayor, Banco Totta e Açores, Santander de Negó-cios Portugal, Grupo Amorim e Tabaqueira, entre outros. Atualmente é docente universi-tário, consultor de empresas e administrador (não executivo) de várias empresas e grupos empresariais.

LUÍS CARDÍA Licenciado em Medicina Dentária pela Fa-culdade de Medicina Dentária da Univer-sidade do Porto (1992). MBA pelo ISEE (1995). Docente responsável pela disciplina de Marketing do Curso Geral de Gestão da Porto Business School, desde 2005. Do-cente no departamento de Marketing do ISCET – Instituto Superior de Ciências Em-presariais e do Turismo. Docente da Facul-dade de Ciências da Universidade do Porto (1999-2005), na área de gestão. Docente no Instituto Português de Administração de Ma-rketing (1996-2002), na área de marketing. Exerceu funções de gestão em diversas or-ganizações de economia social. Consultor de empresas nas áreas de estratégia e de marketing. Colaborou em diversos progra-mas de consultoria empresarial promovidos pela AIP e pelo IAPMEI. Formador profissio-nal nas áreas de estratégia, marketing e ino-vação, colaborando entre outras entidades com a ANJE, com a Competinov, com o IPN - Instituto Pedro Nunes e com a SPI – Socie-dade Portuguesa de Inovação.

LUÍS MIRANDA DA ROCHALicenciado em Gestão (1994) pela Faculda-de de Economia da Universidade do Porto (FEP). Mestre em Ciências Empresariais, com especialização em Finanças (2001), pela FEP. Aluno de Doutoramento em Ciên-cias Empresariais na FEP. Diretor de Planea-mento e Controlo de Gestão do Grupo Têxtil Nortenha (1994-1999). Consultor de Empre-sas. Docente na FEP (desde 1997) e na EGP, atual Porto Business School (2002-2008).

LUÍS SÍTIMALicenciatura em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portu-guesa. Mestrado em Estratégia e Desenvol-vimento Empresarial pelo ISCTE. A partir de 1997, Consultor, Consultor Sénior e Respon-sável de Área no Hay Group Portugal, onde desempenha, desde 2004, a função de Dire-tor da Unidade de Negócio de Organisational Effectiveness and Change Management. Do-cente da Universidade Católica Portuguesa e formador regular nas ações de formação pro-movidas pelo Hay Group em Portugal. Autor do livro “Loop – Organizações em Mudança”, Edições Sílabo, 2005.

MARIA JOÃO COSTA Coach com o grau de PPC - Professional Cer-tified Coach, pela ICF - International Coach Federation. Desenvolve atividades como in-dependente em coaching, acompanhamento de processos e desenvolvimento de compe-tências, na consultoria e formação. Licencia-da em Gestão e Administração Pública com especialização em Gestão de Recursos Hu-manos. Desde 2007 faz parte do corpo de docentes residentes da Escola Europeia de Coaching, no Programa de Certificação em Coaching Executivo, um programa ACTP reconhecido pela ICF, faz coaching e super-visão. Desde 2005 é docente convidada em diversos programas para executivos, intra e inter empresa e nas Pós Graduações da Por-to Business School na área da Comunicação e do Coaching. É Senior Associate da Man-naz (www.mannaz.com) com quem trabalha desde 2005.

12 / PROGRAMA GERAL DE GESTÃO

MILTON SOUSAÉ sócio fundador da Leaders2Be, uma em-presa dedicada ao desenvolvimento de lide-rança. Milton Sousa é também o Presidente da Comissão Executiva da Conferências do Estoril. É um consultor experiente, tendo trabalhado em vários projetos de estratégia, inovação e desenvolvimento organizacional. É orador no Programa de Mestrado em Ino-vação e Empreendorismo da Universidade do Porto e encontra-se a completar o doutora-mento no Centro de ERASMUS para os Es-tudos em Liderança. Detém uma licenciatura em Engenharia pela Universidade do Porto e um MBA pela University of Bradford.

PAULO FERREIRALicenciado (2001) e Mestre (2006) em Eco-nomia, pela Faculdade de Economia do Porto (FEP). No passado, foi Técnico da Direção--Geral dos Impostos, com desempenho de funções na Divisão de Apoio e Planeamento da Inspeção Tributária da Direção de Finan-ças do Porto. Foi ainda, Assessor do Minis-tro de Estado e das Finanças do XVII e XVIII Governo Constitucional, especialista em macroeconomia e finanças públicas, tendo integrado a delegação responsável pela dis-cussão técnica do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal, o Grupo de Trabalho responsável pela apresentação da proposta legislativa de revisão da Lei de Enquadramento Orçamental e o Grupo de Trabalho de Estatísticas das Administrações Públicas. Em 2011, foi Professor auxiliar convidado do Instituto de Ciência Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, responsável pela disciplina de Economia da Saúde e em 2012, foi Membro do Grupo de Trabalho responsável pela apresentação das propostas de revisão das Leis de Finanças Regionais e Locais. Atualmente, é Presiden-te do Conselho Fiscal da Águas de Portugal, SGPS, SA. e Técnico Assessor do Departa-mento de Estatística do Banco de Portugal. Docente convidado da Porto Business School.

PEDRO CUNHA Professor Associado com Agregação na Uni-versidade Fernando Pessoa. Prof. Convidado na FEP e na Porto Business School. Licen-ciado em Psicologia e em Sociologia, Mestre

em Psicologia Clínica e da Saúde e Pós-Dou-torado em Psicologia do Conflito e Negocia-ção pela Universidade de Santiago de Com-postela. Especialista em gestão de conflito, negociação e gestão de recursos humanos.

RUI PADRÃOLicenciado em Gestão (1995) pela Faculda-de de Economia do Porto (FEP). Mestre em Ciências Empresariais, com especialização em Finanças (2003), pela FEP. Entre 1995 e 1997 desempenhou as funções de assessor para a área financeira de um grupo de empre-sas ligado ao setor da Construção e Obras Públicas, tendo depois passado pela banca comercial. Docente do ensino superior desde 1998, é atualmente assistente convidado na Faculdade de Engenharia do Porto (DGEI) e colabora com a FEP e com a Porto Business School na formação de executivos, lecionan-do conteúdos relacionados com as Finanças Empresariais. Como consultor tem desenvol-vido vários projetos nas áreas de Corporate Finance (gestão financeira interina, avaliação de empresas, Project Finance e Parcerias Público-Privadas) e de Controlo de Gestão (Balanced Scorecard e Operacionalização estratégica).

VASCO VIANALicenciado em Economia pela FEP e MBA pelo ISEE-UP, atual Porto Business School. Tem colaborado, desde 1990, como assis-tente convidado da FEP, nas cadeiras de Contabilidade de Custos, Contabilidade de Gestão e Informática de Gestão. Monitorizou também, vários cursos de formação profis-sional na área da Gestão. Foi Senior Mana-ger da Divisão de Consultoria de Gestão da PriceWaterhouse. Desempenhou cargos de Administração e Direção, em empresas in-dustriais e de serviços, baseadas no norte do país. Fez parte da equipa que criou e iniciou a Sociedade Portuguesa de Inovação, S.A. Foi ainda responsável pela equipa de implemen-tação de um software ERP na Amorim Re-vestimentos, S.A. É consultor independente nas áreas de estratégia empresarial, cola-borando com o Centro de Estudos da Porto Business School.

ACADEMIAVLM® / 13

PREÇO E MODALIDADES DE PAGAMENTO

POLÍTICAS DE CANCELAMENTO E ADMISSÃO

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

O valor do curso é de 3.300 Euros + IVA e inclui material de apoio às aulas, coffee breaks e certificado de frequência.O pagamento poderá ser efetuado nas seguintes modalidades:a) Pagamento na íntegra no momento da inscrição (desconto de 5%);b) Pagamento de forma faseada. Neste caso, o primeiro pagamento deverá ser efetuado até dia 20 de setembro (900 Euros); o segundo pagamento até ao final do mês de novembro (1.600 Eu-ros); e o restante até ao último dia do curso (800 Euros). Para qualquer uma das modalidades, a inscrição só será considerada após pagamento. Os cheques deverão ser emitidos à ordem da VLM Consultores, S.A. ou transferência bancária para BPI-NIB: 0010.0000.43162520001.09 ou CGD-NIB: 0035.2004.00029056930.45. É importante o envio do comprovativo do pagamento para o e-mail: [email protected] men-cionando o nome do curso e do participante.Participantes da mesma empresa beneficiam de condições especiais.

O cancelamento da inscrição deverá ser comunicado por escrito à Academia VLM® com pelo

menos três semanas de antecedência em relação ao início do curso.

Em caso de cancelamento com um aviso inferior a três semanas ou em caso de não comparên-

cia sem aviso, não haverá lugar a reembolso do custo da inscrição.

A Academia VLM® poderá, em determinadas circunstâncias, optar por adiar ou cancelar a

realização do Programa Geral de Gestão. Em caso de cancelamento, procederá à devolução

na íntegra das verbas recebidas a título de inscrição.

A admissão final no Programa Geral de Gestão poderá pontualmente ser sujeita à aprovação

do coordenador do curso, de maneira a assegurar o nível adequado de todos os participantes

e assim maximizar a aprendizagem do conjunto de formandos. DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: 20 DE SETEMBRO 2013

CRISTINA LOPES | Academia VLM

Aveiro Business Center | Rua da Igreja, 79 E1, N. Sra. Fátima | 3810.744 Aveiro

T 234 378 610 | F 234 378 619 | E [email protected] | www.academiavlm.pt

ACADEMIAVLM® / 13

www.academiavlm.pt