Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

40
ABR16

description

 

Transcript of Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

Page 1: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

apoi

o pv

a

corr

ealiz

ação

gest

ão

real

izaç

ão

prom

oção

Vicen�na Qualidade de Vida

apoi

o

Saúde com Qualidade

patr

ocín

io

ANIVERSÁRIO DO PARQUE VICENTINA ARANHA

apoi

o

parc

eria

ABR16

Page 2: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016
Page 3: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

introduçãoNo mês de abril o Parque Vicentina Aranha comemora 92 anos!Inaugurado como o maior sanatório para tratamento detuberculose da América Latina, foi um espaço de cura e hoje éum importante patrimônio histórico de São José dos Campos,polo de lazer, cultura e qualidade de vida. Por meio do Restauro e da ocupação cultural, seus pavilhões ganham cada dia mais vida, propondo um diálogo entre passado e futuro.

Além do aniversário, temos muito a comemorar! A inauguração do Centro de Formação Profissional de Artes e Ofícios marca a entrega da antiga lavanderia do Sanatório revitalizada e com o propósito de proporcionar conhecimento e capacitação profissional. O lançamento do Projeto Biblioteca ao Ar Livre reafirma o compromisso do Parque Vicentina Aranha em promover a leitura e a literatura de forma democrática e acessível. A celebração dessa festa será marcada pelo esperado e já tradicional Piquenique Sinfônico da OSSJC.

Preservar memórias e proporcionar novas experiências por intermédio da cultura é também uma forma de “descobrir o Brasil” que mora ao lado. A Prefeitura de São José dos Campos convida, venha comemorar os 92 anos do Parque Vicentina Aranha.

Page 4: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

ANIVERSÁRIO DE 92 ANOSDO PARQUE VICENTINAARANHA

LANÇAMENTO DO PROJETOBIBLIOTECA AO ARLIVRE

ESPETÁCULO INFANTIL

MÚSICA NO PARQUE

CINEMA NO PARQUE

CIÊNCIA NO PARQUE

TEATRO

DANÇA

CURSOS E OFICINAS

VICENTINAQUALIDADE DE VIDA

ORQUESTRA SINFÔNICA DE SJC

DIA A DIA NO PARQUE

MAIS INFORMAÇÕES

HISTÓRIA

LITERATURA

DIÁLOGOS E DEBATES

SARAU FCCR

05

06

08

09

10

14

19

20

21

26

31

34

36

38

30

23

24

22

ÍndiCEDESTAQUES DO MÊS

4

Page 5: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

inAuGurAção do CEntro dE ForMAção ProFiSSionAL dE ArtES E oFÍCioS

DESTAQUES DO MÊS

Após passar por um processo de recuperação, o edifício da antiga Lavanderia do Sanatório Vicentina Aranha passa a abrigar o Centro de Formação Profissional de Artes e Ofícios. As ações de manutenção e conservação, iniciadas em 2013, reabilitaram a edificação e a prepararam para um novo uso, o de ofertar cursos de formação profissional.

Esta realização da Prefeitura Municipal de São José dos Campos tem a parceria do SENAI, SENAC, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social, sob gestão da AJFAC – Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura.

Centro de Formação Profissional de Artes e OfícioDomingo - 9h17/04

5

Page 6: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

ALBERTO NEPOMUCENO (1864-1920) Abertura O Garatuja

FRANCISCO MIGNONE (1897-1986) Suíte Brasileira em 3 Movimentos

CANÇÕES JAzzíSTICAS NA VOz DO TENOR JEAN WILLIAMIncluindo trechos de West Side Story (Bernstein), Porgy and Bess (Gershwin) e homenagens a Frank Sinatra e à Era de Ouro do cinema americano.

PiQuEniQuE SinFÔniCo

Para comemorar o Aniversário de 92 Anos do Parque Vicentina Aranha, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos apresenta o tradicional Piquenique Sinfônico! No repertório duas peças brasileiras de Alberto Nepomuceno e Francisco Mignone. No terceiro momento, teremos a honra de receber o jovem talento Jean William, tenor que já arrebatou plateias nas principais salas de concerto do mundo, interpretando uma seleção de canções jazzísticas.

Maestro e Diretor Artístico: Marcello StasiSolista: Jean William (tenor)

ANIVERSÁRIO 92 ANOS PARQUE

Palco ao lado da Capela Sagrado Coração de JesusDomingo - 10h3017/04

Programa

6

Page 7: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

7

Page 8: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

No aniversário de 92 anos, o Parque e seus visitantes recebem de presente o Projeto Biblioteca ao Ar Livre. Uma iniciativa da AJFAC que tem como objetivo romper as barreiras invisíveis do acesso à leitura, com uma nova biblioteca itinerante e atividades diversas como oficinas, contações de histórias, leituras livres, teatro e espetáculos literomusicais. A lúdica literatura estará presente no Parque o ano todo!

Para este projeto, a AJFAC foi contemplada com os prêmios de Estímulo à Leitura do PROAC e recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMDICAD) por meio do CMDCA. Acessibilidade: O Projeto Biblioteca ao Ar Livre é democrático e acessível. Contempla a gratuidade e o atendimento às pessoas com e sem deficiência. A programação do projeto está disponível em braille e conta com algumas atividades com tradução simultânea em libras.

Domingo - 9h3017/04 Quiosque Alfredo Galvão

DESTAQUES DO MÊS

LANÇAMENTO DO PROJETO G

estã

o Cu

ltura

l:

Real

izaç

ão:

8

Page 9: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

Nesta apresentação, baseada nos livros “Amazonas”, de Thiago Mello, e “Lendas e Mitos do Brasil”, de Theobaldo Miranda Santos, o Grupo Passarinheiros convida a plateia para um passeio pelo Rio Amazonas e pela floresta, mostrando a importância de seus recursos naturais, como as águas, as plantas que curam, os peixes, entre outros, resgatando suas histórias através da música, da poesia e dos personagens que moram nas florestas brasileiras, como a Iara, o Boto e o Curupira.

Domingo - 9h3017/04 Quiosque Alfredo Galvão

Quiosque Alfredo Galvão

DESTAQUES DO MÊS

ESPEtáCuLo inFAntiL

“nA MArGEM do AMAZonAS”

9

#BIBLIOTECAAOARLIVRE

Este projeto tem o apoio do Programa de Ação Cultural (PROAC)

Page 10: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

MÚSICA NO PARQUE

BLuES E MArESiA CoM AMPLitudE VALVuLAdA

O show Blues e Maresia retrata o panorama dos mais de dez anos de carreira da Amplitude Valvulada, banda de Caraguatatuba que se firmou como referência do blues e rockabilly no Brasil. O grupo possui dois CDs lançados e um repertório com canções irreverentes, sem perder a sonoridade e o sentimento característico do blues tradicional.

03/04 Domingo - 10h30Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

10

Page 11: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

10/04 Domingo - 10h30Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

PÓ dE nuVEM noS SAPAtoS CoM PABLo SGAnZErLA

Contagiante e inspirador, Pablo Sganzerla apresenta uma mistura de ritmos brasileiros, com grande influência de elementos do reggae e sonoridades urbanas diversas. Suas letras expressam o sonho por um mundo mais justo e gentil, ingredientes marcantes em suas composições. Pó de Nuvem nos Sapatos é formado por Pablo Sganzerla (guitarra e voz), Pedro Bienemann (guitarra), Diego Aquino (baixo), Filipe Nogueira (bateria) e André Contrucci (percussão).

MÚSICA NA CAPELA

11

Page 12: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

MÚSICA NO PARQUE

SonS dA PAiXão CoM Coro JoVEM

O Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos apresenta o espetáculo Sons da Paixão. No repertório Johann Sebastian Bach (1685-1750), um dos maiores compositores de todos os tempos, com a Cantata 12, Weinen, Klagen, Sorgen, Zagen (Choro, lamentação, preocupação, apreensão), composta por ele para o terceiro domingo depois da Páscoa. E ainda o esplêndido Gloria em Ré Maior, RV 589, uma das obras mais conhecidas de Antonio Vivaldi (1678 –1741).

Domingo - 18h17/04 Capela Sagrado Coração de Jesus

Maestro e Diretor Artístico: Sergio Wernec

12

Page 13: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

MÚSICA NO PARQUE

Em clima de aniversário e em comemoração à Biblioteca ao Ar Livre, o músico Joca Freire vai apresentar poemas musicados de Cassiano Ricardo, interagindo com o público e despertando reflexões sobre a importância do autor, além de músicas autorais e sucessos que contemplam toda sua trajetória de 30 anos de carreira.

MÚSiCAS dE JoCA E PoESiAS dE CASSiAno CoM JoCA FrEirE 24/04 Domingo - 10h30

Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

13

#BIBLIOTECAAOARLIVRE

Este projeto tem o apoio do Programa de Ação Cultural (PROAC)

Page 14: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

SESSão dE CinEMA inCLuSiVA PArA ESPECiAiS:

toY StorY i – uM Mundo dE AVEnturASSexta - 15h01/04 Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Sinopse:Essa sessão é especial porque não exige silêncio absoluto e é adaptada para respeitar a sensibilidade sensorial de crianças especiais, como autistas e portadores da síndrome de down. Todos poderão aproveitar o cinema com liberdade e leveza. Será permitido brincar, se levantar, correr ou até gritar sem que a criança sofra nenhuma repressão ou cara feia.

• Luz parcialmente acessa • Som mais baixo • As crianças e seus acompanhantes poderão circular livremente • É permitido trazer alimentos e bebidas não alcoólicas • Não serão exibidos trailers.

Diferenciais

14

CINEMA NO PARQUEDireção: John Lasseter | Gênero: Animação,

Comédia, Família | Ano: 1995 | Duração: 1h e 17minClassificação: Livre

Page 15: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

CINEMA NO PARQUE

FLorES rArAS

Sinopse:1951, Nova York. Elizabeth Bishop (Miranda Otto) é uma poetisa insegura e tímida, que apenas se sente à vontade ao narrar seus versos para o amigo Robert Lowell (Treat Williams). Em busca de algo que a motive, ela resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary (Tracy Middendorf), que vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires). A princípio Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra. É o início de um romance acompanhado bem de perto por Mary, já que ela aceita a proposta de Lota para que adotem uma filha.

Terça - 19h05/04 Sala de Leitura Réginaldo Poeta - 70 lugares

15

Direção: Bruno Barreto | Gênero: Drama, Biografia, Romance | Ano: 2016 | Duração: 1h e 44min

Classificação: 12 anos

Page 16: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

MAd MAX: EStrAdA dA FÚriA

ESPECIAL CINEMA AO AR LIVRE

Sábado - 19h16/04 Telão de Cinema atrás do Pavilhão Marina Crespi

Depois de ser o grande vencedor do Oscar 2016, com dez estatuetas consagradas pelo Mad Max: Estrada da Fúria (2015), o Parque Vicentina Aranha preparou uma Sessão Especial de Cinema ao Ar Livre.Você escolherá um dos quatro filmes da saga e o mais votado será exibido! Dê o seu voto a partir do dia 01 de abril pela página do Facebook do Parque. A votação se encerra na quinta-feira, dia 14 de abril às 12h.

Escolha o que você quer assistir e vote!I: Mad Max (1979)II: Mad Max 2 – A Caçada Continua (1981)III: Mad Max 3 – Além da Cúpula do Trovão (1985)IV: Mad Max 4 – Estrada da Fúria (2015)

/parquevicentinaaranha

16

FOOd Truck

Page 17: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

17

Page 18: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

HErMÓGEnES, ProFESSor E PoEtA do YoGA

Sinopse:O longa apresenta conteúdo inédito, além de entrevistas sobre a trajetória do prof. Hermógenes, um dos pioneiros do Yoga e terapia holística no Brasil. Autor de trinta livros e personagem brasileiro que inspirou a vida de diversas pessoas por meio da filosofia oriental, Yoga e meditação.

Terça - 19h19/04 Sala de Leitura Réginaldo Poeta

18

CINEMA NO PARQUEDireção: Bárbara Tavares | Gênero: Documentário

Ano: 2015 | Duração: 1h e 44minClassificação: Livre

Page 19: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

EXPoSição CiÊnCiA do PArQuE

Responsável: Professor Roberto StempniakExposição: aos domingos das 09h às 12h

O Parque Vicentina Aranha, por meio do Projeto “Ciência no Parque”, têm realizado atividades temáticas e oficinas sobre Ciência e Tecnologia. A Exposição objetiva oferecer aos frequentadores um ambiente onde experimentos e temas científicos serão apresentados de forma lúdica e interativa, despertando a curiosidade do público para o universo da ciência. O Projeto Ciência no Parque conta com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação e de instituições de ensino da cidade.

Domingo - abertura da exposição: 9h24/04 Pavilhão Marina Crespi

CIÊNCIA NO PARQUE

19

Page 20: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

ESPEtáCuLo: A CEnA QuE toCASábado - 18hSexta - 20h 16/0415/04

A união de duas linguagens em um espetáculo. O processo de experimentação artística que resulta numa atmosfera altamente envolvente entre o público, a música e a cena. No primeiro espetáculo, o musical “Do Erudito ao Popular” tem a música entremeada por contos e causos. No segundo, “O Urso” do renomado dramaturgo russo Tchecov, a peça teatral é centrada no corpo do ator. Os atores foram buscar no “teatro físico” a base para compor as cenas da peça.

Este projeto foi contemplado pelo Edital PROAC/ARTES INTEGRADAS – 2015

Ingressos: Distribuição gratuita no local da apresentação com 1 hora de antecedência. Capacidade: 50 lugaresElenco: Andreia Lopes, Clevinho de Oliveira, Feu Andrade, Rodrigo Lopez e Vander Palma.Classificação: 12 anos

TEATRO

Local: Atrium Pavilhão São José

20

Page 21: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

Criado em 2011, este projeto propõe um encontro entre sapateadores profissionais e amadores para intercambio e aperfeiçoamento artístico, popularizando a arte do sapateado. O Parque recebe o encerramento do evento, com as “Batalhas de Sapateado” - um desafio de improviso de duplas, sem músicas, onde um mediador dá um andamento com passos de sapateado para iniciar o desafio. Neste dia também acontece o “Superando”, quando os sapateadores são desafiados a aprender uma coreografia disponibilizada em vídeo, competindo por vagas em grandes festivais nacionais e internacionais parceiros do evento.

Mais informações: www.encontrodosritmos.com.br

DANÇA

EnCErrAMEnto do EnContro doS ritMoS 2016:

duELo dE SAPAtEAdo Domingo - 15h3017/04 Quiosque Pavilhão São José

21

Page 22: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

22

SARAU FCCR

Para homenagear personagens anônimos, por meio dos quais, diariamente “descobrimos o Brasil”, o sarau recebe o cantor e compositor Deo Lopes, com suas canções que cantam a riqueza da nossa diversidade social e cultural. Acompanhado pelos músicos e parceiros Cauíque Bonsucesso (sanfona e voz) e Márcio Oliveira (arranjos, violão e voz) Deo mostrará composições próprias e com parceiros, de agora e de tantas outras caminhadas, depois de 40 anos de estrada. Haverá a participação especial da bailarina Eliete Santos.

Sábado - 15h09/04 Sala de Leitura Réginaldo Poeta

CrÔniCAS do BrASiL nA VoZ dE dEo LoPES

Page 23: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

23

LEiturA Ao PÉ dA árVorE

Quarta - 10h20/04 Local: Árvore Pau-Brasil

Ler é um ato de prazer, compartilhar a leitura é prazer em dobro.

No mês do descobrimento do Brasil o Parque Vicentina Aranha escolhe o Pau-Brasil para abrigar as nossas histórias! Ao pé de uma das árvores mais importantes do país, vamos apreciar a contação do livro “Árvores do Brasil” (2011) de Lalau e Laura Beatriz, um verdadeiro desfile de quinze espécies de árvores nacionais através de poemas, ilustrações e personagens que possuem uma relação de vida com cada espécie.

Árvores do Brasil - Cada poema no seu Galho

LITERATURA #BIBLIOTECAAOARLIVRE

Este projeto tem o apoio do Programa de Ação Cultural (PROAC)

Page 24: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

Mesa

24

DIÁLOGOS E DEBATES

O Contraponto: Ideias Afins e Desafins de abril, convida três artistas atuantes no espaço urbano para dialogar a respeito dos propósitos e das possibilidades que a arte pode fornecer à cidade enquanto lugar envolto de uma contemporaneidade composta por um misto de público e privado. Ainda que possa ser destinado a estudantes, artistas, arquitetos, designers, urbanistas e engenheiros, o convite extravasa tais fronteiras e incita à reflexão sobre a arte.

“O sentido de urbanidade, enquanto fator diferenciador e personalizado, está intrinsecamente associado à ideia de arte, à concepção de um esboço – aqui entendido no seu sentido mais abrangente – que tende a modelar ambientes, espaços”.

Mário Caeiro, autor de Arte na Cidade

Terça - 19h3026/04 Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Tema: Arte na cidade: sede de quê?

ContrAPonto: idEAS AFinS E dESAFinS

• Akira Umeda – historiador e artista visual• Ana Maria Bonfim Pitiu – designer, arte-educadora e artista plástica• Célia Barros - artista plástica e curadora

Page 25: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

25

DIÁLOGOS E DEBATES

Ariabo Kezo, indígena da tribo umutina-balatipon, considerada extinta, é estudante de letras de UFSCAR e autor do livro “Boloriê: A Origem dos Alimentos”. A narrativa vai além do livro infantil como forma de afirmação, resistência e resgate cultural de uma língua que não morreu. A experiência e conhecimento de Ariabo serão compartilhados em uma Roda de Conversa com os produtores rurais expositores e frequentadores da Feira Agroecológica do Parque Vicentina Aranha.

Domingo - 09h30

24/04Parque Vicentina Aranha - Entrada pela Avenida São JoãoConvidado: Ariabo Kezo

LAnçAMEnto do LiVro nA FEirA AGroECoLÓGiCA:

“BoLoriÊ” A oriGEM doS ALiMEntoS

#VICENTINAQUALIDADEDEVIDA#BIBLIOTECAAOARLIVRE

Este projeto tem o apoio do Programa de Ação Cultural (PROAC)

Page 26: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

CURSOS E OFICINAS

CurSo dE dAnçAS BrASiLEirAS CoM AnA MAriA CArVALHo

oFiCinA dE VioLA CAiPirA

Todas as Quartas - 19h

Todas as Terças - 9h às 11h

06, 13, 20 e 27/04

05, 12, 19 e 26/04

Quiosque Alfredo Galvão

Atrium do Pavilhão São José

A mestra em cultura popular Ana Maria Carvalho, ministra essa oficina voltada para a pesquisa e transmissão dos mais variados cantos e danças do norte e nordeste do país. Vista sua saia e venha dançar!

Faixa etária: A partir de 10 anos,sem limite de idade.Inscrições: (12) 3011 7090

Parc

eria

Rea

lizaç

ão

26

Page 27: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

CURSOS E OFICINAS

AuLAS dE YoGA

CuidAdoS CoM A VoZ“FALE, CAntE, dECLAME. SEJA AMiGo dA SuA VoZ!”

Segundas, quartas e sextas - 18h30

Quinta - 19h30

01/04

14/04

Quiosque Alfredo Galvão

Início

Sala de Leitura Réginaldo Poeta

O Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de Abril, foi uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, criado em 1999. Seu objetivo é promover a conscientização sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, além de divulgar os sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe. Venha aprender a ser amigo da sua voz no Parque Vicentina Aranha!

Inscrição Encerrada. Para lista de espera ligue: (12) 3911-7090 Realização: Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos

Palestrante: Fonoaudióloga especialista em voz Cláudia Mano.

27

Page 28: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

CURSOS E OFICINAS

oFiCinA dE ESCritA CoM MArCELino FrEirE

Quarta - 19h | Continuação 22 e 23/0627/04 Centro de Formação Profissional de Artes e Ofício

Trata-se de uma oficina de criação que abordará desde mini-contos até romances e poemas, chamando a atenção para o cuidado que se deve ter com a linguagem – como fazer para “enxugar” o texto, preparar um livro, como exercitar a síntese, entre outras técnicas. Além disso, o curso proporcionará contato direto com um dos mais renomados autores nacionais. Destinado a aspirantes a escritores e poetas, estudantes, professores e todos aqueles que amam a literatura.

Sobre Marcelino FreireIdealizador da “Balada Literária”. Principais obras: “Angu de Sangue” (Ateliê Editorial), “Contos Negreiros” (Record – Prêmio Jabuti 2006), “Nossos Ossos” (Record - Prêmio Machado de Assis 2014, Melhor Romance).

Vagas Limitadas.Classificação: A partir de 16 anosInscrições: (12) 3911 7090. Vagas limitadas.

Foto: Edson Kum

asaka

Este projeto tem o apoio do Programa de Ação Cultural (PROAC)

28

#BIBLIOTECAAOARLIVRE

Page 29: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

CURSOS E OFICINAS

Coordenação: Marcus Groza, Marco Antônio Machado e convidados.

Este projeto tem o apoio do Fundo Municipal de Cultura.

Foto: Acervo A

PM

FCCRCiCLo dE EStudoS “ArtE E ContáGio”

Sextas - 18h

08, 15, 22 e 29/05

Centro de Formação Profissional de Artes e Ofício

O ciclo de estudos “Arte e Contágio” colocará em pauta a história da tuberculose em São José dos Campos, para então apresentar um olhar para a criação artística a partir da noção de “contágio”, estudando artistas e obras em que se pode visualizar tal questão. O ciclo “Arte e Contágio” faz parte do projeto “Zonas de Contágio – A criação de uma Anti-ópera”. Uma obra composta em um híbrido de música, texto, dança, teatro e instalação.

29

Page 30: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

O Parque Vicentina Aranha foi um antigo centro de tratamento de tuberculose inaugurado em 1924. Conheça esse patrimônio histórico, construído pelo arquiteto Ramos de Azevedo um dos e considerado um importante patrimônio histórico tombado pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e CONDEPHAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).Agende uma visita em grupo e conheça as histórias da cidade e desse patrimônio cultural.

Agendamento para escolas e grupos: (12) 3911-7090Visitas em abril: 13 e 27 – às 8h e às 10h

ViSitA MonitorAdA

HISTÓRIA

30

Page 31: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

31

VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

A árvore que dá nome ao Brasil foi a primeira a ser explorada pelos portugueses após o descobrimento, para uso de sua madeira e resina. Nativa da Mata Atlântica pode chegar a até 30m de altura. Possui um tronco reto, coberto de acúleos. Seus frutos são vagens espinhentas. Ameaçada de extinção, existem poucos exemplares em ambientes naturais. O Parque possui vários exemplares desse símbolo nacional.

ConHEçA AS árVorES do PArQuE“PAU-BRASIL” (Caesalpinia echinata)

Page 32: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

10/04 e 24/04 das 9h às 14hAlimentos e produtos agroecológicos, cultivados por produtores regionais. Não esqueça de trazer a sua sacola!

Todo segundo e quarto domingo do mês

*Entrada pelo portão da avenida São João

Feira Agroecológica

roda Bebedubem09/04 e 23/04 às 10hLocal: Quiosque da Cia Paulista

dança Circular02/04 – Sábado | 10h às 12h Local: Quiosque da Cia PaulistaRealização: Grupo Cirandança

32

VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

Page 33: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

Exercícios leves de alongamento, respiração, relaxamento e meditação para o alívio e gerenciamento do estresse.

Artes tradicionais da Medicina tradicional ChinesaTodas as quintas e sábados das08h30 às 09h30

Práticas Posturais02/04 – Sábado | 09h30

Local: ao lado da CapelaRealização: Regina Nakamura

Local: Quiosque Alfredo GalvãoRealização: Círculo Saudável

Apoio

33

Page 34: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

www.orquestrasjc.org.br | Facebook.com/orquestrasjc

Maestro e Diretor Artístico: Marcello StasiSolista: Jean William (tenor)

A temporada da OSSJC será referenciada pelas estações do ano, destacando tópicos específicos do universo

sinfônico em cada uma delas. Convidamos para o segundo encontro da série: Outono das Palhetas!

34

PiQuEniQuE SinFÔniCo dE AniVErSário do PArQuE ViCEntinA ArAnHA

17/04Entrada Franca, mais informações pág.6

Domingo - 10h30Local: Parque Vicentina AranhaRua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302.

Regente e Diretor Artístico: Marcelo Stasi

Page 35: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

ALBERTO NEPOMUCENO (1864-1920) Abertura O Garatuja

FRANCISCO MIGNONE (1897-1986) Suíte Brasileira em 3 Movimentos

Canções jazzísticas na voz do tenor Jean WilliamIncluindo trechos de West Side Story (Bernstein), Porgy and Bess (Gershwin) e homenagens a Frank Sinatra e à Era de Ouro do cinema americano.

Programa

Apoio

Maestro e Diretor Artístico: Marcello StasiSolista: Jean William (tenor)

Saúde com Qualidade

35

ConCErto no tEAtro do SHoPPinG CoLinAS

28/04Quinta - 20hLocal: Shopping ColinasAv. São João, 2200 - Jardim das Colinas, SJC

Venda de Ingressos na bilheteria do teatro e no site:www.bilheteriadigital.com

Page 36: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

diA A diA no PArQuEVIVÊNCIAS E ATIVIDADES RECREATIVAS

Viagem Literária no VicentinaTodos os dias | 05h às 22hLocais: Entrada da Sala de Leitura e Quiosques São João,São José e Alfredo Galvão

Tire aqui o passaporte para a sua viagem literária! Traga um livro que você já leu e leve outro que alguém deixou disponível para a viagem! Desapegue-se! #vicentinaliteraria

Sala de Leitura Réginaldo PoetaTerças, Quintas, Sextas e Finais de Semana | das 10h às 12h e das 13h às 17h.Realização: Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Exposição de Orquídeas03/04 e 17/04Domingo a partir das 10h | Local: Quiosque Cia PaulistaRealização: União Joseense de Orquidófilos

Centro de Xadrez AranhaLocal: Pavilhão Marina CrespiQuintas (Jogo Livre) – das 18h às 20hSábados (Aulas e Jogo Livre) – das 09h às 12hAulas – Modulo 2 e 3 (Intermediário e Avançado)- das 09h às 10hMódulo 1 e 4 (Iniciantes e Competição) – das 10h às 11hInformações: www.xadrezaranha.com

Observatório de Pássaros09/03 – Domingo - 08h | Todo segundo e último domingo do mêsSaída do Quiosque Alfredo Galvão | Biólogo responsável: Vagner Luis Camilotti.

36

Page 37: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

Feira de Artesanato Mãos e ArteTodos os domingos das 09h às 12h | Local: ao lado da Capela

Capela Sagrado Coração de Jesus Visitação de Terça a Sábado - das 07h às 10h e das 17h às 20h Celebração: Quarta às 18hMissa: Sexta às 07h e Domingo às 12h

HistóriaExposição “Cenários: ocupação humana em São José dos Campos e Fase Sanatorial”Todos os dias das 08h às 18h | Pavilhão Alfredo Galvão

Roda de Tricô – Quadradinho que Acolhe03, 10, 17/04 e 24/04 – Todos os Domingos | Horário: 09h às 12hLocal: Ao lado da Capela

Os cobertores confeccionados pelo grupo serão doados a moradores de ruas.

Bordando no Parque 23/04 – Sábado | Horário: 09h | Local: Quiosque Alfredo GalvãoGrupo livre de bordado, venha!

NOVO!

NOVO!

diA MundiAL dA SAÚdE

37

07/04 Quinta8h às 13h

17h às 21h

Atividades físicas – Cuidados com o corpo e a mente

Circuito da Saúde com a Equipe Multiprofissional do IOV: enfermeira, nutricionista, psicóloga, assistente social, farmacêutica, fisioterapeuta e médica.

Page 38: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

MAiS inForMAçõES

Acesse o calendário completo da programação:www.pqvicentinaaranha.org.br

Curta e siga o Parque nas redes sociais:Facebook/parquevicentinaaranhaInstagram @parque_vicentina#AmeVicentina

Contato:Email: [email protected]: (12) 3911-7090

* Programação sujeita a alterações.

Horário de Funcionamento:Todos os dias das 05h às 22hEndereço: R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302Vila Adyana, São José dos Campos | SP

Acesse o novo site do Parque Vicentina Aranha!www.pqvicentinaaranha.org.br

38

Page 39: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

39

Page 40: Programação Cultural PVA - ABRIL 2016

apoi

o pv

a

corr

ealiz

ação

gest

ão

real

izaç

ão

prom

oção

Vicen�na Qualidade de Vida

apoi

o

Saúde com Qualidade

patr

ocín

io

ANIVERSÁRIO DO PARQUE VICENTINA ARANHA

apoi

o

parc

eria

ABR16