Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

40
JUN16

description

 

Transcript of Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

Page 1: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

JUN16

Page 2: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016
Page 3: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

INTRODUÇÃONas primeiras décadas do século XX, uma dama da alta sociedade paulista encarou a problemática dos enfermos de tuberculose de frente e optou por não anestesiar sua consciência. Organizou-se com outras damas, promovendo quermesses, festas e leilões para a aquisição do terreno que se tonaria o maior sanatório para tratamento de tuberculose da América Latina. Mais do que um patrimônio histórico, o legado da Sra. Vicentina de Queiroz Aranha se opõe ao descaso, ele perpetua a importância do cuidar. Mais que um ato, o cuidar é uma atitude. No mês de Junho, o Quadrilhão do Vicentina resgata com música e cores a alvorada do Parque Vicentina Aranha. O lançamento da campanha educativa para o descarte de resíduos dentro do Parque, assim como as atividades propostas na Semana do Meio Ambiente, são atitudes de preocupação, responsabilização e envolvimento da comunidade no ato de cuidar. As flores só irão desabrochar se você tiver a coragem de cuidar das sementes.

Cuide do Parque Vicentina Aranha, ele é nosso.

Page 4: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

QUADRILHÃO DO VICENTINA

DESTAQUES DO MÊS

DIA DOS NAMORADOSCONCERTO AQUARIUS

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

RODA DE CONVERSA:Compostagem

CONTRAPONTO

MÚSICA NO PARQUE

CINEMA

EXPOSIÇÃO

LITERATURA

CURSOS E OFICINAS

DIA A DIA NO PARQUE

MAIS INFORMAÇÕES

VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

ORQUESTRA SINFÔNICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

05

06

08

10

13

14

17

21

23

24

34

38

30

32

ÍNDICE

4

Page 5: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

QUADRILHÃO DO VICENTINA

DESTAQUE

O Parque Vicentina Aranha convida você para o Quadrilhão do Vicentina! O show Rabeca no Pé de Serra com a banda Fuá Rabecado, promete animar a plateia com ritmos juninos e temas de Quadrilha, como folias, xotes, sambas de roça, baião e rastapé.

Venha de Caipira! E para que a festa fique completa traga o chapéu de palha e saia comprida! Não vai faltar bandeirinha nem animação, vem pro Quadrilhão!

Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de JesusDomingo - Concentração às 10h

COM FUÁ RABECADO

26/06

#QUADRILHÃODOVICENTINA

5

Page 6: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

CONCERTO DO DIA DOS NAMORADOS NA PRAÇA DO AQUARIUS

No Dia dos Namorados, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos realiza uma noite de ópera com árias famosas e duetos de amor de GIACOMO PUCCINI (1858-1924), incluindo trechos de La Bohème, Madame Butterfly, Tosca, Turandot e Gianni Schichi. Para esta apresentação, a OSSJC recebe os talentosos solistas Gabriella Pace (soprano) e Marcelo Vanucci (tenor). Um espetáculo que promete aquecer o coração do público presente em um dos principais pontos de encontro da cidade.

MÚSICA NO PARQUE

Domingo - 18h

Maestro e Diretor Artístico: Marcello StasiSolistas: Gabriella Pace (soprano) e Marcelo Vanucci (tenor)

Série Inverno das Vozes – Primeiro Encontro

12/06 Praça Ulisses Guimarães, Jd. Aquarius, São José dos Campos.

COM ORQUESTRA SINFÔNICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

#DIADOSNAMORADOS#DIADOSNAMORADOS

6

Page 7: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

7

Page 8: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente o Parque Vicentina Aranha, em parceria com a SEMEA promovem a Semana do Meio Ambiente com atividades para difundir e aprofundar conhecimentos sobre produção e consumo sustentáveis, tecnologias para reciclagem, tratamento e disposição de resíduos sólidos.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

#DIAMUNDIALPELOMEIOAMBIENTE

3ª Feira Nossa Terra: Produtos Agroecológicos e ArtesanaisEdição extra em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente com a participação especial de expositores extras convidados pelo SEMEA. Um incentivo ao pequeno produtor regional, à agricultura familiar e ao consumo consciente de alimentos saudáveis.

Domingo - 9h às 13h05/06

8

Page 9: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

Feira de Trocas - Livros, CDs, DVDs, Brinquedos e RoupasEspaço para trocas de produtos sem uso e em bom estado. Uma alternativa para reduzir o consumismo, gerando menos resíduos.

09h - Oficina Ecológica: Confecção de sacolas sustentáveis com reutilização de camisetasAprenda a confeccionar bolsas criativas dando um novo uso para peças que seriam descartadas.Traga sua camiseta usada!

Exposição de Composteiras DomésticasExposição e apresentação das composteiras domésticas de fácil reprodução e baixo custo, desenvolvidas no Curso de Compostagem do Parque.Parceria: ONG PUPA.

9h às 11h - Oficina “Recicle e Brinque” – Fórum da Agenda 21 Comunitária | LivreBusca promover a conscientização ambiental, através de atividades lúdico-pedagógicas sobre o descarte correto do lixo e o reaproveitamento de materiais recicláveis em oficinas-circuitos de confecção de brinquedos. Parceria: Fórum da Agenda 21 Comunitária

Descarte de óleo de cozinha e resíduos eletrônicosAs cooperativas São Vicente e Coopertch farão a destinação correta destes resíduos, promovendo também a economia de recursos naturais e a geração de trabalho e renda. Nesta data, as cooperativas receberão os descartes ao lado direito da Capela.

Domingo - 9h às 13h05/06

9

Page 10: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

RODA DE CONVERSA

RODA DE CONVERSA: COMPOSTAGEM

Uma pessoa produz em média um quilo de lixo por dia. Mais da metade disso são restos de comida e cascas de frutas. Preocupados em dar uma destinação mais correta a esses resíduos, três estudantes universitários resolveram montar um sistema de coleta domiciliar de lixo orgânico na Zona Sul do Rio de Janeiro e por meio da compostagem, transformar alimentos jogados fora em adubo. A iniciativa chamada de Ciclo Orgânico e atende hoje 30 famílias. Eles fazem a coleta de bicicleta e no fim do mês, seus clientes recebem uma cartinha informando quanto de resíduo foi recolhido, quanto de composto foi gerado e quantas emissões de CO2 foram evitadas. O ciclo termina com uma recompensa: as pessoas podem escolher entre receber adubo, uma muda de hortaliça ou doar o composto para um produtor orgânico.

Quinta - 9h às 11h02/06 Roda de Conversa

Quiosque Cia Paulista

O idealizador(es) do Ciclo Orgânico, Lucas Chiabi e o arquiteto Rubens Negrini Pastorelli Junior Coordenador do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município de SJC farão uma conversa com os participantes da roda para falarem a respeito dessa experiência social e responsável.

#VICENTINAQUALIDADEDEVIDA

10

Page 11: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

OFICINA DE COMPOSTAGEM

Encerrando o ciclo Cuidar da Terra, os alunos da Oficina de Compostagem estarão aptos a cuidar a transformar seus resíduos orgânicos em adubo. O Projeto Qualidade de Vida traz no próximo módulo o Curso Cuidar de Si, com a construção de um jardim de ervas nos meses de agosto e setembro.

Parceria: Secretaria do Meio Ambiente

Quinta - 9h às 11h09/06 Última aula do Curso de Compostagem

CURSOS E OFICINAS

Real

izaç

ão:

Patr

ocín

io

Ges

tão

#VICENTINAQUALIDADEDEVIDA

11

Page 12: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

O HOMEM REFLUXO

Vamos conhecer o Homem Refluxo, um habitante comum dos centros urbanos que ficou sete dias sem jogar seu lixo fora. Todos os resíduos foram guardados em uma roupa especial, transformando-se em partes do seu corpo. A cada passo, o lixo revelava seus hábitos e escolhas materiais, ou seja, seu lugar na sociedade. Com o diário “refluxo” de seu consumo intermitente, já não era possível esquecer o volume, a forma, o cheiro e, principalmente, o peso de seu próprio lixo acumulado por sete dias. Passado o tempo, o homem se converte naquilo que consome. Uma experiência poética e impactante.

Buscando ampliar suas práticas sustentáveis, o Parque Vicentina Aranha realiza o lançamento da campanha educativa para a correta separação dos resíduos orgânicos e recicláveis. Com a nova identificação das lixeiras, ficou mais fácil destinar o lixo corretamente. Lembramos ainda aos visitantes que é proibido alimentar os animais do Parque.

Domingo - 9h3005/06 Parque Vicentina Aranha

INTERVENÇÃO #DIAMUNDIALPELOMEIOAMBIENTE

12

Page 13: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

CONTRAPONTO: IDEIAS E DESAFINS

Poucas pessoas sabem, mas São José dos Campos foi assim batizado devido a presença de campos de Cerrado entremeados pela Mata Atlântica. Os dois biomas formavam a paisagem do município que foi sendo alterada ao longo do tempo pela ocupação urbana. O Contraponto Ideias e Desafins convida três especialistas para debater sobre a riqueza, as vulnerabilidades e as perspectivas de proteção aos campos de Cerrado remanescentes na cidade.

Palestrantes:Eng. Florestal Rogério Mazzeo - Engenheiro Florestal Voluntário Responsável pelo Parque Vicentina AranhaEng. Agrônomo Ricardo Novaes - Políticas públicas de proteção ao bioma Cerrado (Diretor de Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de SJC)Bióloga Letícia Domingues Brandão – Gestora da APA Mananciais do Rio Paraíba do Sul – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio

Parceria: Secretaria do Meio Ambiente

Tema: São José dos Campos de Cerrado - Desafios e estratégias de proteção do bioma Cerrado em nossa cidade.

Quinta - 19h3016/06 Sala de Leitura Réginaldo Poeta

DIÁLOGOS E DEBATES #VICENTINAQUALIDADEDEVIDA

13

Page 14: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

BRASIL RAÍZES

Brasil Raízes é o show que identifica o grupo Cordas da Mantiqueira, uma vez que todo o seu repertório nos remete à verdadeira música raiz. Fundado em 2009 e regido por Oliveira Neto, o grupo é formado por treze violeiros que amam e estudam constantemente a viola e sua história. A apresentação no Parque Vicentina Aranha promete perpetuar a beleza da cultura caipira do Brasil, onde o amor formoso, a contemplação da natureza, a celebração entre amigos e o espírito caboclo, repousam na alma de uma viola.

Domingo - 10h3005/06 Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

POR CORDAS DA MANTIQUEIRA

MÚSICA NO PARQUE

14

Page 15: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

FLAMENCOS DE IDA Y VUELTA

O espetáculo Flamencos de Ida Y Vuelta apresenta um passeio pelos ritmos e bailes mais envolventes do romantismo e da arte flamenca: Solea, Guajiras, Farruca, Sevillanas. Em um diálogo onde participam a bailarina Talita Sánchez e os violonistas flamencos Fernando de Marilia, Cléber Assumpção e Sergio Janick, unidos por uma causa comum: o ouvir, o cantar, o dançar que buscaram em suas experiências de idas y vueltas até a fonte: Espanha! Preparem-se para neste Dia dos Namorados amar, experimentar, aprender e sentir a verdadeira forma de viver Flamenco.

Domingo - 10h3012/06 Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

MÚSICA NO PARQUE #AMEVICENTINA#DIADOSNAMORADOS

15

Page 16: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

Kléber Albuquerque e Carlos Careqa sobem ao palco para um espetáculo musical que mistura poesia, (anti) romantismo e humor. Acompanhados pelos multi-instrumentistas Mário Manga (guitarra e violoncelo) e Rovilson Pascoal (violão, guitarra e ukelele), Kléber e Careqa apresentam ao Parque Vicentina Aranha canções de suas autorias.

Este projeto tem apoio do Programa de Ação Cultural (PROAC).

Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

SHOW LITEROMUSICALDomingo - 10h3019/06

MÚSICA NO PARQUE #BIBLIOTECAAOARLIVRE

COM KLÉBER ALBUQUERQUE E CARLOS CAREQA

16

Page 17: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

FESTIVAL CONTAÍ NO PARQUE VICENTINA ARANHAEntre os dias 02 e 06 de junho acontece a segunda edição do Contaí – Festival de Contações de Histórias de São José dos Campos. Nesta edição o Contaí traz o desafio do resgate das Histórias de Vida e das Histórias de Tradição valorizando as experiências individuais e coletivas, incentivando a busca de referências de identidade, a leitura e, principalmente, a apropriação da nossa história. Com acesso gratuito em todas as suas atividades, o Festival se fará presente nos mais diversos locais da cidade através de narrações, de espetáculos teatrais e de dança, shows musicais, cursos de formação de contação de histórias, exibição de filmes, intervenções, vivências, oficinas e debates.

O Parque Vicentina Aranha recebe parte dessa programação. Participe!

CINEMA #CONTAINOVICENTINA

17

Page 18: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

PEQUENAS HISTÓRIAS

Sinopse:Na varanda da fazenda, uma senhora (Marieta Severo) conta breves e encantadoras histórias enquanto corta e costura pedaços de pano que se unem em uma grande e colorida colcha de retalhos. As pequenas e divertidas narrativas contadas chamam-se: “E a Água Levou...”, “Procissão das Almas”, “O Espírito do Natal” e “Zé Burraldo”.

#CONTAINOVICENTINA#DIADOCINEMANACIONAL

CINEMA NO PARQUE

Sexta - 19h03/06 Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Direção: Helvécio Ratton | Gênero: ComédiaAno: 2007 | Duração: 1h e 20minClassificação: Livre

18

Page 19: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

CINEMA AO AR LIVRE ESPECIAL#AMEVICENTINA

#DIADOSNAMORADOS

Sábado - 19h11/06

Comemorando um ano da campanha #AmeVicentina, no dia que antecede o Dia dos Namorados, o Parque Vicentina Aranha celebrará o amor em uma Sessão Especial de Cinema ao Ar Livre.Você poderá escolher um dos seis clássicos românticos abaixo, e o mais votado será exibido no sábado (11) às 19h. Dê seu voto a partir do dia 01 de junho pela página do facebook do Parque. A votação se encerra na quinta-feira, dia 09 de junho às 12h.

I. Casablanca (1942)II. A Dama e o Vagabundo (1955)III. Meu Primeiro Amor (1991)IV. 10 Coisas Que Eu Odeio em Você (1999)V. Será que? (2013)VI. Cidades de Papel (2015)

19

Page 20: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

Sinopse:Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, 21 de outubro de 1967. Entre os candidatos aos principais prêmios figuravam Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista da célebre quebra da viola no palco. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos.

UMA NOITE EM 67

CINEMA NO PARQUE #DIADOCINEMANACIONAL

Terça - 19h21/06 Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Direção: Ricardo Calil, Renato TerraGênero: Documentário, Musical | Ano: 2010Duração: 1h e 25 min | Classificação: Livre

20

Page 21: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

EXPOSIÇÃO

Y-ART COLLECTION

Todos os dias - 9h às 21h

A ARTE PARA ALÉM DA LINGUAGEM

01/06 a 15/07

Pavilhão São José

Nesta exposição teremos a oportunidade de ver por primeira vez uma seleção de cerca de 30 obras da coleção de arte do Yázigi. Fazem parte da coleção artistas como Lúcia Py, Fernando Coelho, Cildo Oliveira entre tantos outros com larga trajetória artística. Artistas do Vale do Paraíba como George Gutlich, Regis Machado e Paulo Pacini, estão também representados.A exposição inédita tem a curadoria de Célia Barros - artista, curadora, produtora e educadora, Mestre em Produções artísticas e investigação pela Facultat de Belles Arts da Universidat de Barcelona.

Obr

a: K

ira

Bur

ro

Apo

io C

ultu

ral

21

Page 22: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

A biblioteca itinerante do Parque Vicentina Aranha, repleta de livros infanto-juvenis, é um convite para adultos e crianças experimentarem o prazer da leitura ao ar livre.

Veja como funciona:• Escolha um livro.• Que tal ler para alguém?• Depois da literatura, guarde o livro de volta da Biblioteca.• Trate os livros com carinho.

BIBLIOTECA AO AR LIVRE #BIBLIOTECAAOARLIVRE

Todos os Domingos9h às 12h30

Ges

tão

Cultu

ral:

Real

izaç

ão:

Parc

eria

22

Page 23: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

Ges

tão

Cultu

ral:

Real

izaç

ão:

Parc

eria

#BIBLIOTECAAOARLIVRE

PÉ DE SONHOS E OUTRAS HISTÓRIASDomingo - 9h30

COM GRUPO EBA

12/06 Quiosque Alfredo Galvão

LITERATURA

Acessívelem Libras

Uma ideia sonhada que virou um livro, que virou um espetáculo de narração de histórias. Assim foi criado o espetáculo “Pé de sonho e outras histórias”, que busca encantar e estreitar o vínculo afetivo através do livro e da contação de histórias. Neste espetáculo infantil, o grupo Eba traz ao Parque Vicentina Aranha as histórias “Pé de Sonho”, “O avô da minha avó” e “O fantasma amarelo”.

23

Page 24: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

CURSOS E OFICINAS

DANÇAS BRASILEIRASTodas as Quartas - 19h

POR ANA MARIA CARVALHO

Quiosque Alfredo Galvão

A mestra em cultura popular Ana Maria Carvalho, ministra essa oficina voltada para a pesquisa e transmissão dos mais variados cantos e danças do norte e nordeste do país, como o cacuriá, a ciranda de roda, bumba-meu-boi, tambor de crioula, e outras brincadeiras tradicionais.Venha dançar!

CICLO DE ESTUDOS “ARTE E CONTÁGIO”

Sextas - 18h03, 10 e 17/06

Centro de Formação Profissional de Artes e Ofício

Coordenação: Marcus Groza, Marco Antônio Machado, mais convidados.

O ciclo de estudos “Arte e Contágio” colocará em pauta a história da tuberculose em São José dos Campos, para então apresentar um olhar para a criação artística a partir da noção de “contágio”, estudando artistas e obras em que se pode visualizar tal questão. O ciclo “Arte e Contágio” faz parte do projeto “Zonas de Contágio – A criação de uma Anti-ópera”. Uma obra composta em um híbrido de música, texto, dança, teatro e instalação.

Este projeto tem o apoio do Fundo Municipal de Cultura.

24

Page 25: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

OFICINA E VIVÊNCIA DE BIOJOIA

CURSOS E OFICINAS

O Brasil é rico por sua diversidade natural. São flores, folhas, sementes e frutos que tornam a nossa flora, exótica e exuberante. Com tanta matéria- prima, os brasileiros, aos poucos, desenvolveram técnicas de aproveitamento desses materiais. Nessa oficina, mais que a confecção de um colar de sementes de açaí, vamos vivenciar de forma lúdica a lenda do açaí, que nos remete ao feminino, ao cuidado e doação maternal - um verdadeiro amuleto de prosperidade e amor.

O Paraense Guataçara Monteiro é artista plástico formado em Artes Visuais. Radicado no Vale do Paraíba desde 2003, já realizou 6 exposições individuais de artes plásticas. Organiza eventos e viagens relacionados à cultura popular. Ministrou cursos de sua autoria em 9 estados brasileiros, na Argentina e México.

COM GUATAÇARA MONTEIRO

#CONTAINOVICENTINA

Sexta - 16h03/06 Sob as árvores, ao lado da Capela

Vagas limitadas! 30 vagas a partir de 15 anos.Informações e inscrições: (12) 3011-7090

25

Page 26: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

CURSO “A CIDADE E SEUS ARTISTAS”CIDADE DO MÉXICO - COM PROF. IRIÊ SALOMÃO DE CAMPOS

Sábado - 16h04/06 Centro de Formação Profissional de Artes e Ofícios

O curso objetiva a popularização da arte, aproximando as pessoas da história de importantes cidades que tiveram grande desenvolvimento artístico, e também das obras de artes e monumentos que podem ser vistos nestes locais. Com-preendendo ainda os estilos que prevaleceram em cada uma das cidades, os motivos que levaram a realização das obras arquitetônicas, monumentos e obras de arte presentes em cada uma delas. Ministrada pelo professor Iriê Salomão Jr, mestre em História e Crítica de Arte e editor-chefe da Revista Tecnog-raphy, inicia de forma descontraída e inusitada essa viagem pela Cidade do México, seus artistas e sua arte.

Vagas limitadas! 30 vagas a partir de 15 anos.Informações e inscrições: (12) 3011-7090

CURSOS E OFICINAS #CONTAINOVICENTINA

26

Imagem: Siqueiros y la Revolución Mexicana. Obra: “La Marcha de la humanidade”. Autor: David Alfaro Siqueiros

Page 27: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

CURSOS E OFICINAS #CONTAINOVICENTINA

CONFECÇÃO DE BONECAS ABAYOMI

A pequena comunidade quilombola do Cafundó ficou famosa por ter sobrevivido como um pedaço do passado no coração de São Paulo. Localizado a apenas 125 km da capital, o Cafundó ainda possui falantes de uma língua própria, a cupópia. A representante da Associação Kimbundu de Cafundó, Regina Aparecida Pereira, dividirá conosco a importância dos ancestrais quilombolas e as antigas lideranças do Cafundó na luta pelas terras e a preservação da cultura da sua comunidade. Ao mesmo tempo teremos a oportunidade de aprender a técnica das bonecas Abayomi, verdadeiro símbolo de resistência e vínculo materno.

COM REGINA PEREIRA

Domingo - 10h05/06 Quiosque Alfredo Galvão

Vagas limitadas! 30 vagas a partir de 15 anos.Informações e inscrições: (12) 3011-7090

27

Page 28: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

CURSOS E OFICINAS

WORKSHOP: ARRANJO E COMPOSIÇÃO COM FERNANDO MOLINARI

Quinta - 19h09/06 Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Fernando Molinari tem em seu currículo projetos com grandes músicos nacionais e internacionais, o que o mantém em evidência no mercado instrumental como baixista e compositor. Lançando seu segundo álbum solo intitulado Built by Elements Fernan-do traz ao Parque Vicentina Aranha um workshow sobre o processo criativo, sua forma de pensar, composições e linhas de arranjo, relacionando-o com suas novas composições, que vão do fusion rock à música brasileira.

28

Page 29: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

OFICINA DE ESCRITACOM MARCELINO FREIRE

Quarta e Quinta - 19h22 e 23/06

Centro de Formação Profissional de Artes e OfíciosInscrições encerradas.

Dando continuidade à Oficina de Escrita iniciada no dia 28 de abril, Marcelino Freire volta ao Parque Vicentina Aranha. Trata-se de uma oficina de criação que abordará desde mini-contos até romances e poemas, chamando a atenção para o cuidado que se deve ter com a linguagem. Além disso, o curso proporciona contato direto com um dos mais renomados autores nacionais. Destinado a aspirantes a escritores e poetas, estudantes, professores e todos aqueles que amam a literatura.

Sobre Marcelino FreireIdealizador da ‘Balada Literária’. Principais obras: “Angu de Sangue” (Atelie Editorial), “Contos Negreiros” (Record – Prêmio Jabuti 2006), “Nossos Ossos” (Record – Prêmio Machado de Assis 2014, Melhor Romance).

Este projeto tem apoio do Programa de Ação Cultural (PROAC).

CURSOS E OFICINAS#BIBLIOTECAAOARLIVRE

29

Page 30: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

CONHEÇA AS ÁRVORES DO PARQUE

VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

Copaíba - Copaifera langasdorfiiAs Copaíbas são árvores comuns na América Latina, e hoje está na lista das espécies quase ameaçadas de extinção. Chegam a viver cerca de 400 anos e podem atingir até 40m de altura. O Parque possui três árvores dessa espécie.

Ela é famosa pelo óleo medicinal que produz em seu tronco. Esse óleo era utilizado pelos índios brasileiros para cicatrizar ferimentos, e também no cordão umbilical de recém-nascidos. Os índios observaram que animais feridos se esfregavam no tronco dessa árvore em busca do óleo. Suas propriedades medicinais vem sendo comprovadas cientificamente, como atividade antimicrobiana e antinflamatória. Hoje, o óleo de copaíba pode ser encontrado em farmácias e loja de produtos naturais.

30

Page 31: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

Roda Bebedubem11/06 e 25/06 às 10h30Local: Quiosque Cia Paulista

Práticas Posturais com Simone Bomediano04/06 - Sábado | 9h30Local: Bambuzal | Realização: Círculo Saudável

Pilates Solo com a Fisioterapeuta Thainá Eurich18/06 - Sábado | 9h30Local: Bambuzal | Realização: Centro de Soluções em Saúde

Dança Circular 04/06 - Sábado | 10h às 12hLocal: Quiosque da Cia PaulistaTodos os primeiros sábados do mês.Realização: Grupo Cirandança

Artes Corporais da Medicina Tradicional ChinesaTodas as quintas e sábados das 8h30 às 9h30Local: ao lado da Capela | Realização: Via Cinco

Apo

io

Feira AgroecológicaTodo segundo e quarto domingo do mês | *Entrada pelo portão da Av. São João

12/06 e 26/06 das 09h às 14hAlimentos e produtos agroecológicos, cultivados por produtores regionais. Não esqueça de trazer a sua sacola ecológica.

31

Page 32: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

www.orquestrasjc.org.br | Facebook.com/orquestrasjc

Marcelo Stasi

Com sua Temporada Artística 2016 referenciada pelas estações do ano, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos conta com as vozes para aquecer a todos com boa música neste inverno na Série Inverno das Vozes. A voz humana é o instrumento mais antigo e mais natural por meio do qual é possível produzir música e, assim como os instrumentos, é classificada de acordo com os elementos que a singularizam: extensão, o timbre e o temperamento vocal.

Na estação mais romântica do ano, vamos celebrar juntos o Dia dos Namorados. Uma noite de ópera com árias famosas e duetos de amor de GIACOMO PUCCINI (1858-1924), incluindo trechos de La Bohème, Madame Butterfly, Tosca, Turandot e Gianni Schichi em um concerto ao ar livre na Praça do Aquarius.

LANÇAMENTO DA SÉRIE:INVERNO DAS VOZES

Saúde com Qualidade

Patr

ocín

io

Apo

io

32

Page 33: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

Maestro e Diretor Artístico: Marcello StasiSolistas: Gabriella Pace (soprano) e Marcelo Vanucci (tenor)

CONCERTO DO DIA DOS NAMORADOSCOM A ORQUESTRA SINFÔNICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Domingo - 18h12/06 Praça do Jardim Aquárius. Rua Dr. Tertuliano Delphim

Júnior - Parque Res. Aquarius,SJC – SP

Entrada Franca. Mais informações na página 6.

Corr

ealiz

ação

Rea

lizaç

ão

33

Page 34: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

DIA A DIA NO PARQUEVIVÊNCIAS E ATIVIDADES RECREATIVAS

HistóriaExposição “Cenários: Ocupação Humana em São José dos Campos e Fase Sanatorial”Todos os dias das 08h às 18h | Local: Pavilhão Alfredo Galvão

Visita MonitoradaAgende uma visita em grupo e conheça as histórias da cidade e desse patrimônio cultural!Agendamento para escolas e grupos: (12) 3911 7090Grupos de até 35 pessoas.

Viagem Literária no VicentinaTraga um livro que você já leu e leve outro que alguém deixou disponível para a viagem!Todos os dias | 05h às 22hLocais: Entrada da Sala de Leitura e Quiosques São João, São José e Alfredo Galvão

Ciência no Parque05 e 19/06 - Domingos | 9h às 12hAgendamento para escolas e grupos: (12) 3911 7090

Sala de Leitura Réginaldo PoetaTerças, Quintas, Sextas e Finais de Semanadas 10h às 12h e das 13h às 17h.Realização: Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Centro de Xadrez AranhaLocal: Pavilhão Marina CrespiQuintas (Jogo Livre) – das 18h às 20hSábados (Aulas e Jogo Livre) – das 09h às 12hAulas – Modulo 2 e 3 (Intermediário e Avançado) – das 09h às 10hMódulo 1 e 4 (Iniciantes e Competição) – das 10h às 11h Informações: www.xadrezaranha.com

34

Page 35: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

25/06 - Sábado | 9h

BORDANDO NA PRAÇAQuiosque Alfredo Galvão

Feira de Artesanato “Mãos e Arte”Todos os domingos das 09h às 14hLocal: ao lado da Capela

Capela Sagrado Coração de JesusVisitação de Terça a Sábado - das 07h às 10h e das 17h às 20h Celebração: Quarta às 18hMissa: Sexta às 07h e Domingo às 12h

Exposição e Venda de Orquídeas12/06 e 26/06 – Domingo a partir das 10hLocal: Quiosque São João | Realização: União Joseense de Orquidófilos

Roda de Tricô - Quadradinhos que AcolhemTodos os Domingos | Horário: 09h às 12hLocal: Ao lado da Capela

Yoga no ParqueSegundas, quartas e sextas-feiras| Horário: 18h30Local: Quiosque Cia Paulista | Vagas Limitadas. Realização: Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos

Oficina de Viola CaipiraTodas às terças-feiras | das 9h às 11h Local: Pavilhão Central | Vagas LimitadasRealização: FCCR – Fundação Cultural Cassiano RicardoParceria: AJFAC

35

Page 36: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

CALENDÁRIO | JUNHODIA 01QUARTA18h30 Yoga no Parque19h Danças Brasileiras

DIA 02QUINTA08h30 Práticas Chinesas09h Oficina de Compostagem

DIA 03SEXTA16h Oficina de Biojoia18h Ciclo de Estudos Arte e Contágio18h30 Yoga no Parque19h Cinema: Pequenas Histórias

DIA 04 SÁBADO08h30 Práticas Chinesas09h30 Práticas Posturais10h Dança Circular16h Curso: A cidade e seus artistas

DIA 05 DOMINGO09h Semana no Meio Ambiente

09h 3ª Feira Nossa Terra09h Feira Mãos e Arte09h Quadradinhos que Acolhem09h Biblioteca ao Ar Livre 09h30 Intervenção: O Homem Refluxo10h Oficina de confecção de bonecas Abayomi10h30 Música no Parque: Cordas da Mantiqueira

DIA 06SEGUNDA18h30 Yoga no Parque

DIA 07TERÇA09h Curso de Viola

DIA 08QUARTA18h30 Yoga no Parque19h Danças Brasileiras

DIA 09QUINTA08h30 Práticas Chinesas09h Oficina de Compostagem

19h Workshop Arranjo e Composição

DIA 10SEXTA18h30 Yoga no Parque18h Ciclo de Estudos Arte e Contágio

DIA 11SÁBADO08h30 Práticas Chinesas10h30 Roda Bebedubem19h Cinema ao Ar Livre: Namorados

DIA 12DOMINGO09h Feira Agroecológica09h Feira Mãos e Arte09h Quadradinhos que Acolhem09h Biblioteca ao Ar Livre 09h30 Contação de Histórias com o Grupo Eba10h30 Música no Parque: Flamencos de Ida y Vuelta

36

Page 37: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

18h Concerto de Dia dos Namorados com a OSSJC na Praça do Jardim Aquárius

DIA 13SEGUNDA18h30 Yoga no Parque

DIA 14TERÇA09h Curso de Viola

DIA 15QUARTA18h30 Yoga no Parque19h Danças Brasileiras

DIA 16QUINTA08h30 Práticas Chinesas19h30 Contraponto: São José dos Campos do Cerrado

DIA 17SEXTA18h Ciclo de Estudos Arte e Contágio18h30 Yoga no Parque

DIA 18SÁBADO08h30 Práticas Chinesas09h30 Pilates Solo

DIA 19DOMINGO09h Feira Mãos e Arte09h Quadradinhos que Acolhem 09h Biblioteca ao Ar Livre 10h30 Música no Parque: Kleber Albuquerque e Carlos Careqa

DIA 20SEGUNDA18h30 Yoga no Parque

DIA 21TERÇA09h Curso de Viola19h Uma noite em 67

DIA 22QUARTA18h30 Yoga no Parque19h Danças Brasileiras19h Oficina de Escrita com Marcelino Freire

DIA 23QUINTA08h30 Práticas Chinesas19h Oficina de Escrita com Marcelino Freire

DIA 24SEXTA18h30 Yoga no Parque

DIA 25SÁBADO08h30 Práticas Chinesas10h30 Roda Bebedubem

DIA 26 DOMINGO09h Feira Agroecológica09h Feira Mãos e Arte09h Bordando na Praça09h Quadradinhos que Acolhem09h Biblioteca ao Ar Livre 10h30 Música no Parque: Fuá Rabecado

DIA 28TERÇA09h Curso de Viola

DIA 29QUARTA19h Danças Brasileiras

DIA 30QUINTA08h30 Práticas Chinesas

37

Page 38: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

MAIS INFORMAÇÕES

ORQUESTRA SINFÔNICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS NO FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO

Acesse o calendário completo da programação:www.pqvicentinaaranha.org.br

Curta e siga o Parque nas redes sociais:Facebook/parquevicentinaaranhaInstagram @parque_vicentina#AmeVicentina

Contato:Email: [email protected]: (12) 3911-7090

* Programação sujeita a alterações.

Horário de Funcionamento:Todos os dias das 05h às 22hEndereço: R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302Vila Adyana, São José dos Campos | SP

VEM AI!

38

Page 39: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016
Page 40: Programação Cultural PVA - JUNHO 2016

apoi

o co

rrea

lizaç

ão

gest

ão

real

izaç

ão

prom

oção