Programação Setembro 2015

36
Setembro | 2015 PROGRAMAÇÃO São José dos Campos FAVELAS: AS CIDADES DO AMANHÃ 4ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL

description

Caderno de programação do Sesc São José dos Campos - Setembro 2015

Transcript of Programação Setembro 2015

Page 1: Programação Setembro 2015

Setembro | 2015Programação

São José dos Campos

favelas: as cidades do amanhã

4ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL

Page 2: Programação Setembro 2015

INFORMAÇÕESTrabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo com registro na carteira profissional pode credenciar-se no Sesc.

CREDENCIAL PLENA

• trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho assinada em empresas que pagam a contribuição para manter o Sesc, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• aposentados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho, carta de concessão, extrato trimestral do INSS, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• pensionistas de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho do cônjuge falecido, extrato trimestral do INSS, certidão de óbito, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• desempregados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho com o último registro, comprovando estar desempregado há menos de 12 meses, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• dependentes

cônjuge: documento de identidade, CPF, foto 3x4*, certidão de casamento, ou certidão de nascimento de filho havido em comum, ou ainda declaração de união estável mencionando nomes do casal e documentos de ambos. Neste caso, deverão constar ainda os nomes e documentos de identidade de duas testemunhas maiores de 18 anos. As quatro pessoas deverão assinar a declaração e reconhecer firma.

filhos até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF efoto 3x4*.

filhos até 24 anos: documento de identidade, foto 3x4*, comprovante de matrícula em curso regular de qualquer grau, declaração de imposto de renda do titular ou outro documento que comprove ser dependente economicamente dos pais.

tutelados até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF e comprovante de tutela e foto 3x4*.

pais do titular, padrasto ou madrasta: documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Padrasto ou madrasta, apresentar certidão de casamento ou declaração de união.

A inscrição é gratuita e tem validade em todo território nacional

CREDENCIAL ATIVIDADES

A emissão da Credencial Atividades é gratuita e individual, permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculos associativos.

• Documento de Identidade, CPF e foto 3x4*.

*A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento.

Page 3: Programação Setembro 2015

Venda de ingressos apenas para as atividades da semana seguinte, de terça a domingo

Internet Na internet, todas as terças, as vendas começam a partir das 15h pelo portal sescsp.org.br

Bilheterias Nas unidades do Sesc do Estado de São Paulo, todas as quartas, as vendas começam a partir das 17h30.Em caso de feriado as vendas terão início no dia útil posterior

Legendas

Classificação Indicativa

Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e dependentes(Credencial Plena)

Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante

Credencial Atividades

Livre para todos os públicos

Não recomendado para menores de 10 anos

Não recomendado para menores de 12 anos

Não recomendado para menores de 14 anos

Não recomendado para menores de 16 anos

Não recomendado para menores de 18 anos

especial 06

crianças 14

turismo 21

idosos 20

artes visuais 15

música 08

alimentação 20

cinema e vídeo 18

circo 13

esporte e atividade física 23

teatro 12

arte mídia e cultura digital

19

serviços permanentes

34

literatura 11

jovens 15

meio ambiente 16

10feriado

dança 10

Page 4: Programação Setembro 2015

ESPETÁCULOS

INTERVENÇÕES

PERFORMANCES

AÇÕES FORMATIVAS

INSTALAÇÕES

realizaçãoapoio

SESCSP.ORG.BR/BIENALDEDANCA

17 A 27SETEMBRO CAMPINAS

Page 5: Programação Setembro 2015

O Brasil se prepara para sediar um dos maiores eventos esportivos mundiais, os Jogos Olímpicos. A consequente atenção dada ao esporte foi o principal motivo para a criação da campanha Move Brasil, que tem por objetivo principal contribuir para aumentar o número de pessoas, de todas as idades, praticando esportes e atividade física no país, até 2016.

Ao longo da Semana Move Brasil, que acontecerá no período de 19 a 27/09, serão realizadas várias atividades com o intuito de estimular as pessoas a descobrirem os benefícios da prática regular de esporte e atividades físicas, e a encontrar a modalidade com a qual mais se identificam.

Na programação da Semana Move, destacam-se o bate-papo sobre mobilidade urbana, o passeio ciclístico com customização de bicicletas, a avaliação física em empresas da região e o Encontro de Educação Física Escolar. O público será nosso convidado para a balada aquática, o triatlon por equipes e para os festivais esportivos.

Em setembro também daremos início à Copa Sesc do Comércio e Serviços, que reunirá funcionários de empresas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para participação em diversas modalidades esportivas.

As atividades não param por aí! Na programação de cinema, a Itinerância do 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo promove um intercâmbio entre a produção brasileira e a internacional; e a 4ª Mostra Ecofalante de cinema ambiental reúne diversificada produção cinematográfica sobre assuntos do cotidiano de diversos lugares do planeta. A Mostra pretende estimular a reflexão sobre temas socioambientais da atualidade.

O projeto Shakespeare para Crianças traz espetáculos adaptados dos clássicos do escritor inglês William Shakespeare, realizados e encenados pela Cia Vagalum Tum Tum, como O Bobo do Rei, O Príncipe da Dinamarca, Othelito e Bruxas da Escócia.

Bandas, Trupes e Orquestras destaca as grandes formações musicais com interpretações de vários ritmos, como salsa, funk, jazz, carimbó, baião, xote, calango, samba rural, guarânia e arrasta-pé. É música pra todos os gostos!

O Sesc apoia a FLIM, Festa Literomusical de fomento à literatura realizada pela AJFAC - Associação Joseense para o Fomento da Arte e Cultura. O evento acontecerá

no Parque Vicentina Aranha no período de 18 a 20/09, com uma série de programações que discute o tema Literatura para quê?

No projeto Ínfimas Cenas, o espetáculo O Homem do Subsolo, com Cacá Carvalho, exibe os lados obscuros da consciência humana, e propõe uma reflexão sobre quem ou o que somos na realidade.

Um mês divertido, movimentado, dançante e cheio de novas experiências. Setembro promete!

editorialTudo é movimento

Page 6: Programação Setembro 2015

especial

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARO encontro aborda a Educação Física Escolar como base e motivação para que crianças e jovens tornem-se adultos mais ativos. Propõe a reflexão da teoria e prática, apresentando novas possibilidades de atuação frente aos atuais desafios. Objetiva, sobretudo, contribuir para que professores atuem como mediadores na construção coletiva do conhecimento e gosto pela prática de atividades físicas, recreativas e esportivas para além dos muros da escola. Para graduandos e professores de educação física.Com Mauro Betti, doutor em

WORkShOp 2 pEDAgOgIA DO ESpORtEReflexão sobre os procedimentos pedagógicos nos processos de iniciação e treinamento em esporte. Discussão sobre as novas tendências desta prática levando em conta as múltiplas possibilidades do fenômeno.Com Roberto Rodrigo Paes, doutor em Educação pela Unicamp e líder do GEPESP/Unicamp.

X Tuma 1, dia 18, sexta, às 14h30. Tuma 2, dia 19, sábado, às 10h30.Ginásio. Vagas limitadas Grátis. Inscrições de 01 a 12 na Central de Atendimento.

A 3ª edição da Semana Move Brasil acontece entre os dias 19 e 27 de setembro. O evento conta com atividades que evidenciam a importância da prática regular de esportes e atividades físicas, além de possibilitar que as pessoas encontrem a modalidade com a qual mais se identificam.

Move Brasil

Educação pela UNICAMP. Com Roberto Paes, doutor em Educação pela UNICAMP.

X Dias 18 e 19, sexta, das 9h às 13h, sábado, das 10h às 17h30.Auditório. Vagas limitadas. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento, de 1 a 12/09.

WORkShOp 1JOgOS COOpERAtIVOS NO CONtExtO ESCOLAROs Jogos Cooperativos como ferramenta para promover o exercício da convivência e o trabalho em equipe entre os alunos.Com Roberto Gonçalves Martins, docente no PPG em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Cooperativas.

X Dia 18, sexta, às 14h30.Espaço Corpo e Arte. Vagas limitadas.Grátis. Inscrições de 01 a 12 na Central de Atendimento.

Foto

: Div

ulga

ção6

Page 7: Programação Setembro 2015

WORkShOp 3JOgO, EStRAtégIAS DE ENSINO E CONtEúDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARO jogo pode ser ao mesmo tempo conteúdo da Educação Física e também estratégia didático-pedagógica para o ensino de outros conteúdos, tais como o esporte, atividade rítmica, lutas e ginásticas.Com Marcos Roberto So, mestre em Educação pela UNESP e professor da Faculdade Orígenas Lessa.

X Dia19, sábado às 14h30.Ginásio. Vagas limitadas Grátis. Inscrições de 01 a 12 na Central de Atendimento.

FEStIVAL SESC DE gINÁStICA RÍtMICAO Festival reúne crianças e jovens dos centros esportivos da prefeitura municipal de São José dos Campos e escolas convidadas para um momento de confraternização e troca de experiências.

X Dia 20, domingo, às 15h.Ginásio. Grátis.

MOVE EMpRESABLItZ DA SAúDEAvaliação física e postural para funcionários de diferentes empresas do Comércio de Bens e Serviços, com a proposta de orientação para a prática da atividade física. Após a avaliação, será distribuído aos participantes o Programa de Treinamento

Move Brasil Corridas. Com VMN Assessoria Esportiva.

X Dias 22 e 23, terça e quarta, das 9h às 18h.Grátis.

COMO VOCê SE MOVE?Bate-papo sobre mobilidade urbana e a utilização das bicicletas como meio de transporte. O encontro aborda o plano de mobilidade urbana de São José dos Campos.Com Daniel Guth, diretor da Ong Ciclocidade/SP

X Dia 23, quarta, às 19h30.Auditório. 126 lugares. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

BALADA AqUÁtICAAula de hidroginástica ao som de DJ, combinando atividades recreativas, exercícios de coordenação e ritmos.Com instrutores do Sesc.

X Dias 23 e 24, quarta e quinta, às 20h.Piscina. 70 pessoas. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Para participar é necessário ter a Credencial Plena do Sesc e exame dermatológico atualizados.

pASSEIO CICLÍStICO NOtURNOEvento com o objetivo de promover a prática de esporte e atividade física com foco na mobilidade urbana e o uso da bicicleta como meio de transporte seguro. Antes da saída, às 19h, será realizada a oficina de customização das

bicicletas com luzes de Leds, para os participantes.

X Dia 24, quinta, às 20h.Praça. Grátis. Vagas limitadas. Inscrições de 05 a 15 na Central de Atendimento.

tRIAtLON DE EqUIpEAdaptação da prova de triatlon, com equipes de três participantes, na qual cada um realizará uma das três etapas da prova: 5km de bicicleta, 2,1Km de corrida e 250m de natação. Serão premiados as três primeiras equipes e os três melhores tempos individuais em cada modalidade.Com instrutores do Sesc.

X Dia 26, sábado, das 10h30 às 12h30.Sala de GMF, Parque Santos Dumont e Piscina. Vagas limitadas.Grátis. Inscrições de 5 a 15 na Sala de GMF. Necessário apresentar atestado médico de aptidão física e Credencial Sesc. Exame dermatológico atualizado do participamte da etapa de natação.

OFICINA BIkE SEgURADicas de ergonomia para a utilização de bicicletas, ajustes, sinalização e orientação para uma pedalada segura.

X Dia 27, domingo, às 10h30.Praça. Vagas limitadas. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento.

7

Page 8: Programação Setembro 2015

música

Zico LimaO cantor e compositor de São José dos Campos apresenta um panorama de sua obra musical com influências de Rock, Reggae, MPB, Blues e Soul. O repertório do show traz canções como “Mala”,” O sol na estrada”,”Portas abertas” e “Mãos na massa” premiada no Festival SESI Música/2011.Com Zico Lima ( Violão e voz), Jonnhy Jow (Teclado e voz),Thales Borba (Contrabaixo e voz),Raoni Brascher (Guitarra e voz),Ricardo Pakal Costa (Bateria).

XDia 5, sábado às 18hConvivência. 450 pessoas. Gratis.

QoWaSiConsiderado um novo expoente da música popular, o cantor e compositor chileno apresenta sua pesquisa sobre as sonoridades de diferentes grupos étnicos da América Latina, promovendo a fusão de elementos que vão desde o pré-colombiano, passando pela cultura andina, até o folk urbano. No palco é acompanhado por dois músicos e mais de

15 instrumentos, além de modernos loops e efeitos eletrônicos.

XDia 12, sábado, às 18h.Convivência. 450 pessoas. Grátis.

LETRa E mÚSicaEncontro mensal com o objetivo de fomentar o processo criativo musical, abrangendo letra e composição, com espaço para a troca de ideias sobre inspirações artísticas, experimentações, produção, circulação de trabalhos e a cena autoral na região. Participações de Max Gonzaga, Danilo Fogo, Pedro Palma, Deo Lopes, Dö, Nadiejo, Bella Nogueira, Edson Penha. Uma iniciativa do Coletivo da Árvore.

XDia 19, sábado, às 15h.Espaço Corpo e Arte. Vagas limitadas. Grátis.

FRaNciSco, EL HomBREApresentação do novo disco La Pachanga. O grupo possue um gênero próprio batizado de Pachanga Folk: uma combinação de sonoridades tradicionais e regionais latino-americanas, cantada

em espanhol com sotaque brasileiro, português com sotaque latino e inglês a la mexicana. As produções mais recentes ganharam novos temperos como coco, cumbia, maracatu, salsa, samba e sopros de ciranda. Com Sebastián Ugarte (voz/percussão/violão), Mateo Ugarte (voz/violão), Juliana Strassacapa (voz/percussão), Andrei Kozyre (guitarra), Rafael Gomes da Silva (contrabaixo/vocal)

XDia 19, sábado, às 18h.Convivência. 450 pessoas. Grátis.

FELiPE coRDEiRoDepois da elogiada estreia solo com Kitsch Pop Cult, o compositor e multi-instrumentista paraense apresenta seu segundo disco solo - Se Apaixone Pela Loucura do seu Amor. O repertório condensa a tradição musical paraense, seu carimbó/lambada e o eletromelody das aparelhagens de Belém.

XDia 26, sábado, às 18h.Convivência. 450 pessoas. Grátis.

Foto

: Div

ulga

ção

- Q

owas

i

8

Page 9: Programação Setembro 2015

BaNDaS, TRUPES E oRQUESTRaSSérie de shows que destaca grupos musicais com grandes formações.

XDe 4 a 25, sextas, às 19h30. Solário. 650 pessoas. Grátis.

oRQUESTRa LYRa LaTiNaRepertório inspirado na fase clássica da Salsa. Sob a direção de saxofonista Sérgio Lyra, formado em harmonia/jazz na Bill Evans Piano Academy (Paris), a Orquestra promove a mistura do jazz com a percussão cubana em músicas autorais e releituras para temas de Ruben Blades, Oscar D’Leon, Ray Barreto e Eddie Palmieri.

XDia 4, sexta, às 19h30.

TRUPE cHÁ DE BoLDoCom quase dez anos de estrada, a banda paulistana lança seu terceiro disco, Presente, que apresenta as transformações da banda após Bárbaro (2010), Nave Manha (2012) e as participações nos últimos dois discos de Tom Zé - Tribunal do Feicebuqui (2013) e Vira Lata na Via

Láctea (2014). O grupo segue seu trabalho coletivo de experimentação com sons variados, tendo como ponto de partida a invenção de sonoridades híbridas de carimbó, rock, música pop, eletrônico, entre outros.

XDia 11, sexta, às 19h30.

NÔmaDE oRQUESTRaO grupo desenvolve trabalho autoral instrumental que transita entre os universos do funk, jazz, dub, rock, afro beat, hip-hop, ethiogrooves, entre outros. Além disso, incorpora elementos da música eletrônica, quebrando as barreiras entre música tradicional e música contemporânea. Toda essa peculiaridade vem do providencial encontro entre Guilherme Nakata (bateria), Ruy Rascassi (contrabaixo), Fabio Prior (percussão), Luiz Eduardo Galvão (guitarra), Marcos Mauricio (teclado), Beto Malfati (sax/flauta/ pick-ups), Bio Bonato (sax baritono),

Marco Stoppa (trompete), André Calixto (sax/flautas) e Victor Fão (trombone).

X Dia 18, sexta, às 19h30.

cÉU DE LamPaRiNaO grupo de São Luiz do Paraitinga (SP) foi concebido para exaltar os ritmos típicos das festas juninas. O show viaja por ritmos como baião, xote, calango, samba rural, guarânia e arrasta-pé, e pela influência cultura musical luizense. Em junho de 2015 a banda lançou o CD Céu de Lamparina por meio do PROAC (da Secretaria de Estado da Cultura), e com produção de André Magalhães - diretor técnico do grupo Barbatuques e integrante do grupo A Barca. Com Netto Campos (teclado/voz/arranjos), Leonardo Couto (saxofone/cordas/voz/arranjos), Rafael Cabello (sanfona/arranjos), Thar Ferreira (contrabaixo/voz/arranjos), Nhô Frade (bateria), Fábio Gomes (percussão), Mara Rúbia (voz/percussão), Patricia Guimarães (voz Galvão Frade (viola/voz).

XDia 25, sexta, às 19h30.

Foto

: Div

ulga

ção

- Tru

pe C

há d

e B

olo

Page 10: Programação Setembro 2015

feriado

aLimENTaçãoé DE MACAxEIRA, AIpIM OU MANDIOCA?Na oficina, as crianças aprendem sobre a história dessa raiz que é consumida de Norte a Sul do país. Após a história, preparam uma inusitada receita de brigadeiro de mandioca. Ou será macaxeira? Ou aipim?Com Bonnutri.

XDia 7, segunda, às 10h30 e às 15h.Oficina. Vagas limitadas. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento. Para crianças de 5 a 10 anos. É preciso o acompanhamento de um responsável.

ESPoRTE E aTiviDaDE FíSicahIDRORECREAtIVAAtividades recreativas e exercícios aeróbios.Com instrutores do Sesc.

XDia 7, segunda, às 10h30.Piscina. Grátis.

mÚSicaBRINCANDO DE ChORINhOO espetáculo convida o público para uma roda de

choro, com performances e improvisações cênicas, e também com um pouco sobre a história do Choro e de seus principais compositores.Com Santiago Steiner (bandolim/violão 7 cordas), Jorge Elias (violão 7 cordas) e Lucila Ferrine (flauta transversal).

XDia 7, segunda, às 12h.Convivência. 450 pessoas Grátis.

TEaTRoJOgANDO NO qUINtALO espetáculo é realizado por palhaços-atletas divididos em dois times, um árbitro-palhaço e uma banda de músicos-palhaços que cria sons e melodias ao vivo. O que torna cada jogo tão especial é o fato de todas as cenas serem criadas na hora. Por esse motivo, cada “partida” é um espetáculo único, que jamais se repete. Com Cia do Quintal.

XDia 7, segunda, às 16h.Ginásio. 180 lugares.Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

dança

GiZ DE cENa Toca PRa DaNçaROs participantes serão impulsionados ao movimento pelas músicas tocadas ao vivo. Numa grande brincadeira dançada, cantada e improvisada, crianças de todas as idades experimentam movimento e som.Com Cia. Giz de Cena.

XDia 27, domingo, às 16h30.Solário. 650 pessoas. Grátis.

Foto

: Div

ulga

ção

- É d

e M

acax

eira

, Aip

im o

u M

andi

oca

Foto

: Naa

va B

assi

Programação especial em comemoração ao feriado da Independência, no dia 07/09.

10

Page 11: Programação Setembro 2015

vERSoS DivERSoSEncontros mensais com escritores convidados que apresentam livros e autores com os quais se identificam ou em que se inspiram.

Neste encontro, a convidada Sônia Gabriel apresenta o livro “Memorial do Convento”, de José Saramago.

Sônia Gabriel é professora e pesquisadora. Desenvolveu e realizou o projeto cultural Mistérios do Vale, que resultou na publicação Mistérios do Vale - Histórias que o povo conta no Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Idealizou e fez parte da equipe organizadora do Almanaque Rui Dória. Em 2014, publicou No Quintal da Bruxa. Atualmente desenvolve uma pesquisa sobre J.B. de Mello e Souza.

XDia 17, quinta, às 19h30.Sala de Leitura. 40 pessoas. Grátis.

FLim – FESTivaL LiTERomUSicaLO Sesc apoia a FLIM, festival de fomento à literatura, realizado pela AJFAC - Associação Joseense para o Fomento da Arte e Cultura. Realizada no Parque Vicentina Aranha no período de 18 a 20/09, traz uma série de programações que discute o tema “Literatura para quê?”. Confira a programação completa em pqvicentinaaranha.org.br

mESa LiTERÁRiaLETRa DE mÚSica É PoESia?Em conversa com João Bandeira, o poeta, cantor e compositor Arnaldo

Antunes lê seus poemas e discorre sobre os principais momentos de sua trajetória na música e na literatura.Com Arnaldo Antunes.

XDia 19, sábado, às 17h30.Parque Vicentina Aranha. Vagas limitadas. Grátis. Retirada de convites com 1h de antecedência no Pavilhão Central do Parque Vicentina Aranha.

TEaTRomEmóRia Do mUNDoO espetáculo não se concentra só nos aspectos biográficos de Jorge Luís Borges, mas também nas passagens mais oníricas e poéticas do escritor. Um único ator conduz a plateia pelos labirintos e espelhos presentes no intrincado universo de Borges por meio de uma delicada composição de palavras e imagens.Com João Paulo Lorenzon.

XDia 19, sábado, às 19h30.Parque Vicentina Aranha. Vagas limitadas. Grátis. Retirada de convites com 1h de antecedência no Pavilhão Central do Parque Vicentina Aranha.

literatura

LaNçamENToSELo SERTão BRaSiLEiRoLançamento dos livros Pelos Ditos e não Ditos, Corixo Saudade e Margem Grande, de Rita Elisa Sêda. Os livros da série SerTão Brasil abordam questões sobre a cultura popular e identidade regional, além de prestarem homenagem ao Vale do Paraíba e à terra natal da autora, Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais.Com Rita Elisa Sêda.

X Dia 1/10, quinta, às 19h30.Auditório.126 lugares. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

Foto

: Div

ulga

ção

- Sel

o Se

rtão

Bra

sile

iro

11

Page 12: Programação Setembro 2015

teatro

oFiciNaoFiciNa DE iNTERPRETaçãoOs espetáculos criados pela Cia. Hiato nascem de questionamentos muito pessoais: “qual a distância entre o que eu digo e o que você entende/quer entender, do que eu disse? Qual o tamanho da lacuna que existe entre a minha experiência e a linguagem?”. A Companhia acredita que transformar essas perguntas em processo criativo é uma forma de, mais do que responder, compartilhar tais incertezas.Com Cia. Hiato.

X Dias 4 e 5, sexta às 18h, e sábado às 10h30.Auditório. Vagas limitadas.Grátis. Inscrições na Central de Atendimento.

Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba. Um dos maiores festivais de teatro do país com o objetivo de despertar talentos, formar plateias e promover a troca de experiências entre artistas, profissionais das artes cênicas e o público em geral.

Festivale

TEaTRoa mERDa (La mERDa), DE cRiSTiaN cERESoLiArrebatada por seu fluxo de consciência, uma mulher luta com obstinação, coragem e resistência, se manifestando em sua bulímica e revoltada confidência pública, para abrir seu próprio espaço como celebridade. Sentada como um animal, em um pedestal circense, nua, sob os holofotes, com sua voz amplificada por um microfone, a fêmea protagonista, avança com ferocidade brutal e fúria assassina rumo ao “mundo que conta”, disposta a tudo para alcançar seu objetivo de chegar lá e acontecer. Baseado em criação original de Silvia Gallerano e Cristian Ceresoli. Apresentado em acordo com Frida Kahlo Productions, Richard Jordan Productions e Produzioni Fuorivia em Associação com Summerhall.

Direção e interpretação de Christiane Tricerri.

X Dias 5 e 6, sábado às 20h, domingo às 19h.Auditório. 126 lugares.Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

ciRcoo PoNTo aLTo Da FESTaHoje é o dia da tradicional “Festa de todos os cantos”, comemorada há anos por Tienô, com a ajuda de Zita, no jardim Ponto Alto. Dois malandros da vizinhança, que não perdem tempo em se aproveitar das fraquezas humanas, criam as maiores confusões com os moradores do bairro para evitar que Tienô festeje, pois assim, interesseiros que são, podem se aproximar dos ricos convidados de Dona Adelaide.Com Grupo Barracão Teatro.

X Dia 5, sábado, às 16h.Praça. Grátis.

Foto

: Nea

nder

_H

erin

ger -

O P

onto

alt

o da

fest

a

12

Page 13: Programação Setembro 2015

circo

mUcHo mÁS QUE ciRcoNo centro do picadeiro Peperina e Harry, dois clowns vindos diretamente da Argentina. O espetáculo apresenta uma divertida sucessão de números de malabarismo excêntricos, acrobacias arriscadas, equilíbrios vertiginosos e um fino humor para toda a família. Com Compañia Simpañia.

XDia 13, domingo, às 16h30.Praça. Capacidade 450 pessoas. Grátis.

ciRco PoEmaSUm palhaço-poeta, Marcolão Antonio, que com a ajuda de sua assistente Piaçava, está prestes a ver se concretizar a tão esperada oportunidade de apresentar o seu espetáculo de poesias, canções e números circenses. Com Circo de Trapo.

XDia 20, domingo, às 16h30.Convivência. Capacidade 450 pessoas. Grátis.

Foto

: Div

ulga

ção

HoJE TEm ESPETÁcULo!Trabalho criado a partir dos clássicos de palhaços, números, entradas e piadas que são vistas no circo há pelo menos uns 200 anos. O improviso dos palhaços e convite para a participação do público marcam esta montagem.Com Grupo Rosa dos Ventos.

X Dia 6, domingo, às 16h30.Praça. Grátis.

íNFimaS cENaS Espetáculos intimistas, solos ou em dupla de atores, que têm como principal destaque a atuação do ator.

vivêNciao SUBSoLo PRoDUTivo Do aToRAtivdade formativa e interativa, com imersão na obra “Memórias do Subsolo”, de Dostoiévski, explorando as diferentes camadas do discurso na perspectiva do trabalho de um ator, da consciência interna e externa de sua visão de mundo. Público alvo: profissionais de teatro e estudante de teatro.É necessária a leitura da obra para realizar a vivência.Com Cacá Carvalho.Os interessados devem encaminhar currículo artístico e carta de intenção para o e-mail [email protected], até o dia 12 de setembro. A confirmação da inscrição será feita após análise do material enviado.

XDia 19, sábado, às 10h30.Espaço Corpo e Arte. Vagas limitadas.

R$ 5,00 R$ 8,50 R$17,00

TEaTRo2 X 2 = 5: o HomEm Do SUBSoLo Espetáculo baseado na obra Memórias do Subsolo, do escritor russo Fiódor Dostoievski, e com dramaturgia de Stefano Geracci. Em cena um homem cínico, cruel, solitário, que sofre do fígado e que vive em estado de depressão profunda. Tem dificuldades em se relacionar com os outros, e grita contra o mundo verdades e não verdades. Estar de acordo com ele é difícil. Porém, os pontos que ele toca nos revela e nos guia na direção de uma descida escura na consciência. Com Cacá Carvalho.

XDia 19, sábado, às 20h.Auditório. 126 lugares.

R$ 5,00 R$ 8,50 R$17,00

Foto

: Div

ulga

ção

13

Page 14: Programação Setembro 2015

crianças

QUiNTaL DE BRiNcaDEiRaS Circuitos lúdicos de atividades físicas e artísticas livres e dirigidas. É necessário o acompanhamento de pais ou responsáveis durante as atividades. Com instrutores do Sesc.

X Dia 5, sábado, às 17h. X De 6 a 27, sábados às 16h e

domingos às 17h30. Praça. Grátis.

ESPaço DE BRiNcaREspaço voltado para pais e filhos brincarem juntos. Com instrutores do Sesc.

X De 6 a 27, domingos, às 10h30.Oficina. 20 pessoas Grátis.

TEaTRoSHaKESPEaRE PaRa cRiaNçaSAdaptações dos clássicos do escritor inglês William Shakespeare, realizadas e encenadas pela Cia Vagalum Tum Tum, trupe comandada por Angelo Brandini.

X De 6 a 27, domingos, às 15h. Auditório. 126 lugares.

R$ 5,00 R$ 8,50 R$17,00

o BoBo Do REiLivre adaptação de Rei Lear, a peça conta a história de um velho rei que decide dividir seu reino entre as três filhas. A partilha será feita de acordo com as declarações de amor que elas lhe fizerem. As filhas mais velhas capricham em suas manifestações, mas quando chega a vez de Cordélia, a mais jovem, o rei fica desiludido com as expressões de afeto que ela lhe dedica e a renega como filha. Não demora, porém, para que as duas filhas mais velhas se mostrem falsas e ardilosas, abandonando o rei à sua própria sorte.

X Dia 6, domingo, às 15h.

o PRíNciPE Da DiNamaRcaA versão infantojuvenil de Hamlet conta a história de dois divertidos coveiros que são surpreendidos por simpáticas caveirinhas. Elas os ajudam a contar, com muito humor, a história do príncipe da Dinamarca, que alertado por um fantasma, segue em busca de vingança contra seu tutor Claudio, pela morte do pai.

X Dia 13, domingo, às 15h.

oTHELiToO espetáculo, uma adaptação do clássico Othelo, conta o tumultuado romance entre a jovem Desdêmona e o capitão mouro Othelito, que supera o preconceito do pai da moça, o senador Brabâncio, mas esbarra nas intrigas do amigo Iago. Máscaras, mímica, piruetas e cambalhotas compõem o arsenal que a trupe usa para revelar a faceta cômica do personagem de Shakespeare.

X Dia 20, domingo, às 15h.

BRUXaS Da EScóciaLivremente inspirado em Macbeth, a peça conta a história de um nobre e valoroso escocês que, após vencer uma batalha, é surpreendido por três bruxas que fazem a previsão que ele será o futuro rei. Ao tomar conhecimento do ocorrido, sua ambiciosa esposa convence-o a cometer todo o tipo de traição. E para eliminar seus inimigos eles inventam a catapulta espacial, que lança todos ao espaço infinito!

X Dia 27, domingo, às 15h.

Foto

: Fel

ipe

Den

uzzo

14

Page 15: Programação Setembro 2015

artesvisuaisjovens

moSTRa DoS cURSoS DE PRoDUção aUDioviSUaL Na JUvENTUDEExibição dos trabalhos dos participantes dos seis cursos que compuseram os módulos do projeto Produção Audiovisual na Juventude, promovido pelo Sesc no 2º semestre de 2014 e 1º semestre de 2015.

XDia 26, sábado, às 15h.Auditório. 126 pessoas Grátis. Retirada de convites com 1h de antecedência.

EXPoSiçãocaNTEiRo DE oBRaS Panorama dos trabalhos de Claudio Tozzi, do início de sua carreira na década de 60, quando venceu o concurso de cartazes do XI Salão Paulista de Arte Moderna, em 1963, até as obras mais recentes, permitindo ao espectador realizar conexões e sínteses das imagens produzidas neste período. Claudio Tozzi formou-se em arquitetura e urbanismo

pela Universidade de São Paulo (USP). Ainda como estudante, produziu suas primeiras serigrafias no ateliê da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. Em 1963, venceu o concurso de cartazes do Salão de Arte Moderna. Foi um dos expoentes do movimento de vanguarda do Novo Realismo.

Xaté 18/09.Visitação nos horários de funcionamento do Sesc. Área de Exposição. Grátis.

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

15

Page 16: Programação Setembro 2015

meioambiente

iNSTaLaçãoHomEm REFLUXo Essa instalação é a roupa que o performer paulistano Peri Pane utilizou para armazenar os resíduos por ele gerados num período de sete dias. Os restos, antes esquecidos com um gesto automático nas lixeiras, se transformaram em parte do seu corpo. A cada passo, o lixo revelava seus hábitos, suas escolhas materiais e seu lugar na sociedade.

X De 12 a 27. visitação nos horários da unidade.Hall do Auditório.

ciNEma E víDEoTRaSHED - PaRa oNDE vai o NoSSo LiXo? O filme olha para os riscos causados pelo lixo para a cadeia alimentar e o meio ambiente através da poluição do nosso ar,

Realizada pelo Sesc e pela ONG Ecofalante, a Mostra reúne diversificada produção cinematográfica sobre assuntos do cotidiano de diversos lugares do planeta. Os filmes pretendem estimular a reflexão sobre temas socioambientais da atualidade.Auditório. 126 lugares. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

4ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL

terra e mar. Revela fatos surpreendentes sobre os perigos reais e imediatos para a nossa saúde. É uma conversa global, da Islândia à Indonésia, entre o astro de cinema Jeremy Irons e cientistas, políticos e pessoas comuns, cuja saúde e meios de subsistência foram fundamentalmente afetados pela poluição de resíduos. Dir. Candida Brady | Reino Unido | 2012 | Documentário | 97 min.Mediação de Peri Pane, compositor, performer e repórter. Criou a performance Homem Refluxo e apresentou o programa Ecoprático (TV Cultura).

X Dia 15, terça, às 19h30.

FavELaS: aS ciDaDES Do amaNHãHoje, uma em cada seis pessoas vive em favela, ocupação ou outra habitação precária. Por meio de uma perspectiva sociológica e filosófica, o filme observa estruturas construídas em uma escala humana e proporciona um olhar íntimo em seus habitantes. A produção nos leva em uma viagem através dos continentes: a Mumbai, Índia, onde existe a maior favela da Ásia; a Rabat, Marrocos, no que antes foi uma fértil área agrícola; a uma ocupação em Lakewood, New Jersey; a um bairro de trailers em Marseille, França; e a uma comunidade nativa em Kitcisakik, Quebec. Dir. Jean Nicolas Orhon | Canadá | 2013 | Documentário | 81 min.

Foto

: Div

ulga

ção-

Fav

elas

: as

cida

des

do a

man

16

Page 17: Programação Setembro 2015

4ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL

Mediação de Lívia Rodrigues Tomás, doutora pelo INPE. Possui experiência em geoprocessamento para subsidiar estudos urbanos, e atua na equipe do IPPLAN em São José dos Campos.

XDia 16, quarta, às 19h30.

o vENENo ESTÁ Na mESa 2Após o impacto do primeiro filme, este filme atualiza e avança na abordagem das terríveis consequências para a saúde pública, causadas pelo uso dos agrotóxicos dentro do modelo agrícola nacional atual. O filme enfoca a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores. Com este documentário, vem a certeza de que o país precisa tomar um posicionamento diante do dilema que se apresenta: em qual mundo queremos viver? O mundo envenenado do agronegócio ou o da liberdade e diversidade agroecológica?Dir. Silvio Tendler | Brasil | 2014 | Documentário | 70 min.Mediação de João Marcelino, agrônomo e diretor do Sindicato Rural de Monteiro Lobato.

X Dia 17, quinta, às 19h30.

maLDiTaS BaRRaGENSO filme explora a mudança na atitude dos cidadãos dos EUA a partir do orgulho em grandes barragens como maravilhas da engenharia à crescente consciência de que o nosso futuro está ligado à vida e à saúde de nossos rios. Com a remoção de barragens, rios voltam à vida, dando a peixes selvagens o direito de regresso às zonas de desova primordiais. A maravilhosa fotografia do filme e suas descobertas inesperadas percorrem não só paisagens alteradas por barragens, mas também por uma metamorfose de valores, de conquista do mundo natural ao reconhecimento de nós mesmos como parte da natureza.Dir. Travis Rummel e Ben Knight | EUA | 2014 | Documentário | 87 min.

X Dia 18, sexta, às 19h30.

ERa Uma vEZ Uma FLoRESTaO filme convida seu público para um nunca antes visto mundo de maravilha natural e beleza surpreendente. Pela primeira vez, seremos capazes de assistir a uma floresta tropical crescendo diante de nossos olhos. O filme nos fornece uma completa imersão sensorial no esplendor primitivo de um dos mais ricos mistérios da natureza, convocando o

público a entrar, descobrir e se maravilhar com um universo de tesouros incalculáveis, enquanto une sua voz à crescente consciência da necessidade de preservar nosso mundo. Dir. Luc Jacquet | França | 2013 | Documentário | 78 min.

X Dia 22, terça, às 19h30.

H2omXPode uma megacidade mobilizar seus 22 milhões de cidadãos para tornar seu consumo de água sustentável? A Cidade do México foi construída no meio de um lago; para abastecê-la com água fresca é uma tamanha tarefa que se torna obrigatório trazê-la de outros estados. Além disso, quando o esgoto deixa a cidade, sua água acaba na agricultura. Este filme é um caso de estudo ambiental do Vale do México em sua luta para salvar a si mesmo enquanto sua população cresce. Dir. José Cohen e Lorenzo Hagerman | México | 2013 | Documentário | 80 min.

X Dia 26, sábado, às 20h.

17

Page 18: Programação Setembro 2015

PRoGRama DESTaQUES iNTERNacioNaiSOutras gentes, outros hábitos, outros tudo, envolvidos em deslumbrantes descobertas, carinhos, afetos, ódios, diferenças, paz e guerras - tudo que cabe neste mundo. Diferentes histórias e diferentes maneiras de contá-las - este é o resumo da seleção de filmes desta mostra.

XDia 10, quinta, às 20h.

PRoGRama ENERc PRimEiRa EScoLa aRGENTiNa DE ciNEmaComemorando os 50 anos da ENERC, a primeira escola argentina de cinema, o programa apresenta um exclusivo retrato documental do escritor Jorge Luis Borges e curtas de faculdade de ex-alunos conhecidos mundo afora.

XDia 11, sexta, às 21h.

Organizado pela Associação Cultural Kinoforum, o Festival apresenta a produção de curtas-metragens, promove o intercâmbio entre a produção brasileira, a latino-americana e a internacional, e contribui para o desenvolvimento dos curtas quanto à linguagem, formato específico e forma de produção. Auditório. 126 lugares. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Itinerância do 26º Festival Internacional de Curtas - Metragens de São Paulo

PRoGRama iNFaNTiLEsta seleção foi elaborada a partir dos filmes inscritos no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e chega à sua 11ª edição trazendo produções de diversos estados do Brasil, além de três filmes estrangeiros dublados ao vivo Sonia Andrade e Fernando Matraga.

XDia 12, sábado, às 15h.

PRoGRama FoToFiLmES BRaSiLEiRoSA seleção inclui filmes históricos de Marcello Tassara, professor da ECA-USP e pioneiro da área no Brasil e produções experimentais do início da carreira de cineastas renomados. Após a exibição haverá bate-papo sobre o programa.

XDia 12, sábado, às 20h.

cinema e vídeo

PRoGRama DESTaQUES BRaSiLEiRoSO programa revela uma safra bem politizada, reflexo da efervescência política vivida no Brasil e no mundo.

XDia 13, domingo, às 18h.

oFiciNaa voZ NoS FiLmES: oFiciNa DE DUBLaGEm ao vivo PaRa cRiaNçaSAs crianças criam falas e sons para cenas de curtas-metragens que fazem parte dos programas infantis do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. No final, o público está convidado a participar da dublagem. Com Christian Saghaard, da Associação Cultural Kinoforum e participações de Sonia Andrade e Fernando Matraga.

XDia 12, sábado, às 16h. Grátis. De 6 a 10 anos. Inscrições na Sala de Internet Livre a partir de 03/09, quinta, às 19h. 40 vagas.

Foto

: Div

ulga

ção

- Pro

gram

a En

erc

18

Page 19: Programação Setembro 2015

PaNoRama Do ciNEma FRaNcêSRecorte temático que apresenta a produção francesa contemporânea. As exibições acontecem em setembro e outubro.

Xauditório. 126 lugares.Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

PaPa oU mamaNFlorence e Vincent Leroy formam um casal bem sucedido. Mas quando os dois recebem uma promoção dos sonhos no trabalho a vida em conjunto se transforma em um pesadelo. Em pé de guerra, eles decidem se separar e vão fazer de tudo para não ter a guarda das crianças. Dir. Martin Bourboulon | 2015 | França | Comédia | 85 min. | Blu-ray.

XDia 20, domingo, às 18h.

GEmma BovERY: a aRTE imiTa a viDaA inglesa Gemma Bovery se muda com o marido para uma pequena cidade francesa.Martin Joubert e sua esposa, acabam de chegar na cidade. Martin fica totalmente encantado com a beleza de Gemma, o que os leva ao adultério. O filme é naturalmente inspirado em Madame Bovary, de Flaubert.Dir. Anne Fontaine | 2015 | França | Comédia dramática | 99 min. | Blu-ray

XDia 27, domingo, às 18h

artemídia e culturadigital

NavEGação DiRiGiDaO programa Internet Livre do Sesc São Paulo marcou o acesso das pessoas às novas ferramentas no início do século XX. No momento atual, a Navegação Dirigida mobiliza a diversificação de possibilidades de uso e de realizações por meio dos computadores e das redes. O que você quer aprender? O que você deseja pesquisar?Com instrutor do Sesc.Sala de Internet Livre. Vagas limitadas. Menores de 10 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis em todos os horários de funcionamento do espaço. Após às 18h, menores de 16 anos também devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

cURSoSiNiciação E LETRamENTo DiGiTaLA popularização das novas tecnologias trouxe profundas modificações em diversos campos da vida cotidiana, em especial nos últimos cinco anos. Nesse contexto, o curso apresenta o universo digital por meio de atividades voltadas para iniciantes. Com instrutor multimídia do Sesc

XDe 15/9 a 27/10, terças, das 19h às 21h30. Não haverá aula no dia 13/10.Sala de Internet Livre. 15 pessoas.Grátis. Inscrições a partir de 10/09, quinta, às 19h, no espaço. A partir de 30 anos.

FoToGRaFia E imaGEm aLTERNaTivaA proposta é ensinar a compreensão do aparelho fotográfico a partir da construção de câmera obscura e câmera feita com caixa de fósforos, a fim de compreender a formação da imagem, os princípios técnicos de fotografia, tempo, luz e material fotográfico sensível. Aborda também os mecanismos de uma câmera digital e o ensino da linguagem visual, composição e iluminação. Com Elizabeth Lee.

XDias 16, 23, 30/09; 4, 11, 18/11, quartas, das 19h às 22h.

XDe 17/9 a 19/11, quintas, das 19h às 22h.Sala de Internet Livre. 15 Vagas. Inscrições a partir de 10/09, às 19h, no espaço. A partir de 16 anos. O curso é composto por uma única turma, sendo a inscrição válida para todas as datas informadas.

R$ 6,00 R$ 10,00 R$20,00

Verifique horário da Navegação Dirigida na pág. 34

19

Page 20: Programação Setembro 2015

alimentação idosos

oFiciNaQUiTUTES com aLimENToS Da SaFRaA estação das flores chegou, e junto com ela uma grande variedade de frutas, legumes e verduras. Na oficina, receitas com alimentos da safra criam uma culinária simples, cheia de sabor e

DaNça E EXPRESSão coRPoRaLPrática baseada nos diferentes ritmos dançantes e técnicas de expressão corporal, que tem por finalidade promover a consciência corporal, a coordenação motora, a socialização e a cultura do corpo. Com Mirella Bagdadi Sernaglia.

X De 08/09 a 29/10, terças e quintas, das 15h30 às 17h. Sala de Múltiplo Uso. Vagas limitadas. Grátis. 60 anos.Inscrições a partir de 1/9 na Central de Atendimento.

com ingredientes nutritivos. Com Paula Florio.

X Dia 22, terça, às 14h. Oficina. Vagas limitadas. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento.

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

20

Page 21: Programação Setembro 2015

Credenciado pleno: R$ 983,00Não credenciado: R$ 1475,00Valores por pessoa para apartamentos duplos.

Programaçãosetembro

Caminhos DrummonDianos itabira e belo horizonte - mGDe 22 a 27 de setembro. saída às 21h.Verifique disponibilidade de vagas na Central de atendimento Itabira, a cidade natal do poeta Carlos Drummond de andrade, pertence ao

Circuito do ouro e estrada real, preservando casarões coloniais e a memória

do poeta em seu memorial e no museu de território Caminhos Drummondianos.

o roteiro inclui visita a Itabira com sua história e paisagens e à capital mineira

das décadas de 1920 e 1930, onde Drummond estudou e começou sua carreira

como escritor e jornalista. Inclui pensão completa e hospedagens no Hotel Job

em Itabira e Hotel Cheverny em belo Horizonte.

22 a

27/

09

Foto

: Rod

rigo

San

tos

turismo e naturezaProgramação que procura valorizar os atrativos naturais em diversas regiões, ressaltando aspectos de sustentabilidade, preservação ambiental e convívio com a natureza.

rota literáriaturismo e Literatura se entrelaçam. Não só os livros nos transportam para inúmeros lugares e cenários, como as paisagens visitadas nos remetem às histórias e personagens de obras literárias. o projeto procura destacar lugares, escritores em geral e grandes nomes da literatura, seus cenários e suas obras, em passeios, excursões e atividades especiais.

CuLtura No roteIroo ato de viajar como forma de construção de conhecimento individual e coletivo, por meio do contato com diferentes culturas e lugares. a proposta apresenta um conjunto de roteiros interligados por um determinado assunto, como forma de ampliar não só o conhecimento sobre o tema, mas também a vivência da diversidade cultural nas muitas regiões visitadas.

ProJeto ViaJantesbertioGa - sPDe 31 a 4 de setembro; e de 28 de setembro a 2 de outubro.Proposta que integra o trabalho social com Idosos do sesc e que oferece ao

público uma programação de lazer no sesc bertioga, incluindo hospedagem,

alimentação, atividades diversas e dois passeios. Procura promover a

integração, socialização e atualização de conhecimentos.

Para grupos previamente agendados.

07 a

13/

10

Foto

: Div

ulga

ção

Page 22: Programação Setembro 2015

A palavra Movimento carrega em si diferentes significados: ato ou efeito de mover-se, mudança de lugar ou de posição, agitação, animação, gesto.

A flexão do verbo movimentar é o que dá sentido à programação esportiva deste mês Na Semana Move Brasil, você é nosso convidado para experimentar diferentes tipos de movimento corporal: jogar, correr, nadar, alongar, pedalar, enfim, pôr-se em movimento em prol de uma vida com mais qualidade e bem estar.

verbeteMovimento

Page 23: Programação Setembro 2015

esporte eatividade

física

ESPoRTE cRiaNça03 a 06 aNoS A proposta busca odesenvolvimento integral dacriança por meio do brincare exploração dos principaiselementos ginásticos comosaltos, rolamentos, ritmo eexpressão corporal. Com instrutores do Sesc.

XDomingos, às 10h30.Espaço Corpo e Arte. Grátis.

ESPoRTE cRiaNça06 a 10 aNoSTem como objetivo apresentar o universo da cultura corporal do movimento e despertar ointeresse pelo aprendizado do esporte e da atividade física para toda a vida. Com instrutores do Sesc.

XQuintas, às 14h.Ginásio. Grátis.Inscrições no setor de esportes.

A Educação do Esporte e para o Esporte nas unidades do Sesc.

ESPoRTE JovEm11 E 12 aNoSPossibilita a práticasistematizada de modalidades esportivas variadas, valorizando os aspectos educacionais e formativos dos esportes, tais como a competição e a ampliação do conhecimento esportivo. Terças e quintas às 17h.Ginásio. Grátis. Inscrições de 4 a 11/08 na Central de Atendimento. Com instrutores do Sesc. Central de Atendimento.

ESPoRTE JovEm13 a 15 aNoSPromove a aprendizagem deuma modalidade específica,o refinamento do gestoesportivo, a compreensãodo jogo, das regras, dacompetição e demaisvalores e aspectos queenvolvem o Esporte enquanto manifestação cultural. Inscrições na Central de

Atendimento.Com instrutores do Sesc.

BaSQUETE Xaté 26/11. Terças e quintas,às

17h. Ginásio. Grátis.vÔLEi

Xaté 27/11. Quartas e sextas, às 15h. Ginásio. Grátis.FUTSaL

Xaté 27/11. Quartas e sextas, às 18h. Quadra Externa. Grátis.

ESPoRTE aDULTo16 a 59 aNoScLUBE Do vÔLEiA valorização e promoção do jogo, incentivando a autonomia e melhoria da qualidade de vida. Com instrutores do Sesc.

Xaté 27/11. Quartas e sextas, às 17hGinásio. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento.

Foto

: Div

ulga

ção

23

Page 24: Programação Setembro 2015

iNiciação À coRRiDaOrientação e prática da corrida com o intuito de despertar o interesse por essa modalidade e contribuir para o desenvolvimento físico e mental dos participantes. Com instrutores do Sesc.

Xaté 27/11. Quartas e sextas, às 18h30.Praça. Grátis. Incrições na Central de Atendimento

ESPoRTE PaRa iDoSoSFavorece novas experiências, a vivência degestos motores e atividadesesportivas como forma deintegração. Com instrutores do Sesc.

Xaté 27/11. Quartas e sextas, às 17h.Ginásio. Grátis. 60 anos. Incrições na Central de Atendimento

ENcoNTRo ESPoRTivo DE voLEiBoL E FUTSaLOs alunos matriculados no Programa Sesc de Esportes visitam a unidade do Sesc Taubaté. O evento tem como objetivo promover a integração, o compartilhar de experiências e o fomento à prática esportiva participativa.

XDia 12, sábado, às 8h30.Grátis.

ENcoNTRo ESPoRTivo DE voLEiBoLEvento esportivo que reúne os alunos do Programa Sesc de Esportes e equipes convidadas.

XDia 26, sábado, às 10h.GináGrátis.

YoGa PaRa iNiciaNTESPara interessados na prática de um conjunto de técnicas,

tais como Ásanas (posturas), Pranayamas (respiração) e Meditação.Com instrutores do Sesc.

Xaté 30/12. Terças e quintas, às 14h30. Quartas e sextas, às 18h30.Espaço Corpo e Arte.

maNHã ZENT ai cHi cHUaN Esta milenar ate marcial chinesa é também reconhecida como uma forma de meditação em movimento. Sua prática proporciona vários benefícios: fortalecimento do sistema esquelético e muscular, ativação do sistema circulatório, e colaboração na produção de endorfinas.Com Thiago Wiilian Barros.

XDe 12 a 26, sábados, às 10h30.Espaço Corpo e Arte. Vagas limitadas.Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. É preciso trazer cadeado para guardar seus pertences nos armários e vestiários.

PRoGRama DEaTiviDaDES aQUÁTicaSDesenvolve a segurançado praticante no meiolíquido, a aprendizageme prática da natação, ocondicionamento físico, arecreação e o bem-estar.É necessário apresentarcredencial e exame médicodermatológico atualizados.

PRÁTicaS aQUÁTicaSProposta para quem quer aprender ou praticar a natação e melhorar seu condicionamento físico e técnico, além de atividades como vivências de polo aquático, mergulho, nado sincronizado, entre outros.

X De 6 a 12 anos. Sábados, às 10h10 e às 14h. a partir de 12 anos. Terça e quinta, às 19h. Sábados, às 11h. (inscrições abertas na central de atendimento para nova turma das 14h).

HiDRoGiNÁSTicaExercícios de força, resistência e flexibilidade,com o objetivo de melhoraro condicionamento físico epromover a sociabilização.

XTerças e quintas, às 13h30, 15h, 16h, 17h, 18h e 20h. Quartas e sextas, às 15h, 17h,18h e 19h. Piscina.

Idosos XTerças e quintas, às 13h30, 15h

e 16h. Quarta e sexta, às 13h30 e 15h. 60 anos.

JoGoS aQUÁTicoSJogos e brincadeirasna piscina. Com instrutores do Sesc.

XDomingos, às 14h. Piscina. Grátis.

HiDRoREcREaTivaAtividades recreativas e exercícios aeróbios de coordenação, ritmo e flexibilidade. Com instrutores do Sesc.

XSábados, às 15h. Domingos, às 10h30.Piscina. Grátis.

REcREação ESPoRTivaCom instrutores do Sesc

XTerças, quartas e sextas, às 19h.Ginásio. Grátis.

24

Page 25: Programação Setembro 2015

Programa dirigido às empresas do comércio de bens, serviços e turismo, que tem como objetivo promover a socialização, acesso ao lazer, promoção do bem-estar e desenvolvimento cultural, oferecendo um cardápio de atividades para os funcionários. Informações e solicitações devem ser encaminhadas para [email protected]

Sesc Empresa

Um Dia No SEScUm dia de lazer em família para conhecer e usufruir das instalações e atividades oferecidas pelo Sesc aos trabalhadores e seus familiares. Opção para uma manhã ou uma tarde, com uma programação especialmente desenvolvida para a empresa(atividades lúdicas, esportivas e artísticas)Agendamento prévio.

ToRNEio SiNDEEPRES DE FUTSaLEvento esportivo reunindo os funcionários das empresas de Prestação de Serviços e Terceiros, Colocação e

Administração de Mão de Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos do Estado de São Paulo.

XDe 1 a 3, terça a quinta, às 20h.Ginásio. Grátis.

REcREação ESPoRTivaEspaço destinado à prática esportiva dos trabalhadores, com agendamento prévio feito pela empresa junto ao Sesc.

XTerças, das 19h às 20h no Ginásio.

XQuartas e Sextas, das 19h30 às 21h30, na Quadra Externa.

ToRNEio E camPEoNaToS

6º oPEN DE XaDREZ DE São JoSÉ DoS camPoSTorneio aberto promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer de São José dos Campos. Inscrições e informações no site da Secretaria de Esportes da Prefeitura.

XDia 13, domingo, às 10h. Ginásio. Grátis.

ToRNEioS SUB 17 DE FUTSaLEvento esportivo reunindo alunos das escolinhas de futsal da região. Informações e inscrições no Setor de Esportes do Sesc pelo telefone 3904-2016.

XDia 27, domingo, às 10h30. Ginásio. Grátis.

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

25

Page 26: Programação Setembro 2015

Copa SescEvento esportivo que reúne funcionários de empresas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para participação em diversas modalidades esportivas, valorizando a prática do esporte e a integração entre os participantes como forma de lazer e promoção da saúde. Modalidades: futsal masculino e feminino, basquete, volei misto 4x4 e triatlon de revezamento.

XDe setembro a novembro de 2015.Ginásio. Informações no Setor de Esportes do Sesc . Terça a sexta, das 14h às 21h.Sábados e domingos, das 11h30 às 17h30. Telefone: (12) 3904.2016

REUNião TÉcNicaEncontro entre os representantes das equipes, no qual serão discutidos regulamentos, forma de competição e assuntos relacionados a programação.

X Dia 02, quarta, às 19h30. Auditório. Vagas limitadas.Grátis.

BaTE-PaPo como aTLETa NEToÍdolo da história do Corinthians, tendo recebido o apelido de xodó da fiel, sendo o principal condutor do clube ao seu primeiro título brasileiro, em 1990. Ficou conhecido por seu espírito de liderança, ótimos lançamentos e por

ser um exímio cobrador de faltas (foi considerado o melhor do Brasil em sua época). Ao longo de sua carreira disputou 470 jogos, tendo marcado 184 gols. Atualmente é comentarista esportivo da TV Bandeirantes.

X Dia 15, às 19h30.Convivência. Grátis.

Foto

: Div

ulga

ção

26

Page 27: Programação Setembro 2015

PRoGRAMA GInáStICA MuLtIfunCIonAL

AuLAS eM GRuPo

Programa de exercícios físicos do Sesc que desenvolve todas as capacidades físicas e habilidades motoras de maneira integrada, levando em consideração a faixa etária, o modo de vida, o histórico de saúde, os anseios e experiências em atividade física e esportiva do praticante.A Ginástica Multifuncional é para pessoas a partir de 12 anos e consiste na realização de um roteiro individual de exercícios físicos, bem como na participação em aulas em grupo (vide quadro abaixo).Inscrições na Central de Atendimento, mediante apresentação do Atestado Médico, liberando para a prática de atividade física.Vagas limitadas.

hora 2 4 9 11 16 18 23 25 30

14h30FORçA E

EqUILÍBRIO DO CORE

POSTURA E

EqUILÍBRIO ALONgAMENTO

POSTURA E

EqUILÍBRIO

FORçA E EqUILÍBRIO DO CORE

ALONgAMENTOPOSTURA E

EqUILÍBRIO ALONgAMENTO

FORçA E EqUILÍBRIO DO

CORE

17h30 AgILIDADE E VELOCIDADE

FORçA AERóBIO AgILIDADE E VELOCIDADE

AERóBIO FORçAAgILIDADE E VELOCIDADE

FORçA AERóBIO

19h30 AERóBIO ALONgAMENTO FORçA ALONgAMENTO FORçA AERóBIO ALONgAMENTO AERóBIO FORçA

hora 1 3 8 10 15 17 22 24 29

14h ALONgAMENTO POSTURA E EqUILÍBRIO

FORçA E EqUILÍBRIO DO CORE

POSTURA E EqUILÍBRIO

FORçA E EqUILÍBRIO DO CORE

ALONgAMENTOFORçA E

EqUILÍBRIO DO CORE

ALONgAMENTOPOSTURA

E EqUILÍBRIO

17h15 AERóBIO FORçAAgILIDADE E VELOCIDADE

FORçAAgILIDADE E VELOCIDADE

AERóBIO FORçAAgILIDADE E VELOCIDADE

AERóBIO

18h00 POSTURA E EqUILÍBRIO

ALONgAMENTO FORçA E

EqUILÍBRIO DO CORE

ALONgAMENTOPOSTURA E EqUILÍBRIO

ALONgAMENTOFORçA E

EqUILÍBRIO DO CORE

ALONgAMENTOPOSTURA

E EqUILÍBRIO

19h05 FORçAAgILIDADE E VELOCIDADE

AERóBIO AgILIDADE E VELOCIDADE

FORçA AERóBIO AgILIDADE E VELOCIDADE

AERóBIO FORçA

19h40 ALONgAMENTOFORçA E

EqUILÍBRIO DO CORE

POSTURA E EqUILÍBRIO

ALONgAMENTOPOSTURA E

EqUILÍBRIO ALONgAMENTO

FORçA E EqUILÍBRIO DO CORE

ALONgAMENTO

POSTURA E

EqUILÍBRIO

QUARTAS E SEXTAS

TERçAS E QUiNTAS

27

Page 28: Programação Setembro 2015

tAbeLA de AtIVIdAdeS fíSICASG

INÁ

STIC

aModalidade Faixa Etária 3ª e 5ª 4ª e 6ª Sábado Domingo

Ginástica Multifuncional***

(r$33,00/ r$74,00)12 anos

13h30 às 16h30 16h30 às 19h

18h30 às 21h30

13h30 às 16h30 16h30 às 19h

18h30 às 21h3010h às 14h 10h às 14h

Yoga para iniciantes(r$33,00/ r$74,00) 12 anos 14h30 18h30

aTIV

IDa

DES

aQ

UÁTI

CaS

hidroginástica(r$44,00/ r$100,00)

TerceiraIdade

13h3015h16h

13h3015h

hidroginástica(r$44,00/ r$100,00) 12 anos 17h, 18h e 20h 17h, 18h e 19h

hidroanimação para credenciados no Sesc

Grátis12 anos 15h 10h30

Práticas aquáticas(r$ 31,00 / r$ 70,00) 06 a 12 anos 10h10 e 14h

Práticas aquáticas(r$ 31,00 / r$ 70,00) 12 anos 11h

Práticas aquáticas(r$ 44,00 / r$ 100,00) 12 anos 19h 20h

*** oS ALunoS InSCRItoS tAMbéM PodeM fRequentAR A SALA AoS SábAdoS, doMInGoS e feRIAdoS, dAS 10h10 àS 14h.

deSConto de 50% PARA IdoSoS (CoM IdAde IGuAL ou SuPeRIoR A 60 AnoS) eM CuRSoS SoMente de 2ª A 6ª feIRA noS hoRáRIoS dAS 09h àS 17h59.

Esporte CriançaGrátis 03 a 06 anos 10h30

Pro

Gra

Ma

SES

C D

E ES

PorT

ES

Esporte Criança(vários esportes)

Grátis06 a 10 anos 14h

Esporte Jovem(vários esportes)

Grátis11 e 12 anos 17h

Esporte JovemBasquete

Grátis13 a 15 anos 17h

Esporte JovemVôleiGrátis

13 a 15 anos 14h

Esporte JovemFutsalGrátis

13 a 15 anos 18h

Esporte adultoClube do Vôlei 16 a 59 anos 17h

Esporte para IdososGrátis

A partir de 60 anos 17h

Esporte adultoIniciação à Corrida

Grátis16 a 59 anos 18h30

28

Page 29: Programação Setembro 2015

tAbeLA de ReCReAção eSPoRtIVA

o uso do ginásio e da quadra externa é restrito aos credenciados na categoria plenaO ginásio é um espaço múltiplo uso e a recreação livre ficará suspensa em casos de atividades especiais ou locação.

Vagas - Verifique disponibilidade de vagas na Central de Atendimento. Para efetuar a inscrição, é necessária a apresentação de atestado médico de aptidão para a prática física específica e credenciamento

Faltas - O aluno poderá ter no mês até 3 faltas não justificadas. As demais faltas deverão ser justificadas por meio de atestados médicos.

atestado Médico - A não apresentação de atestado médico atualizado implica em perda automática da vaga.

Piscina - O uso da piscina é restrito aos credenciados no Sesc com exame dermatológico válido.

atividades específicas para gestantes, pessoas com indicação de tratamento terapêutico e pessoas com deficiências, que necessitem de auxílio para a realização da atividade, não fazem parte da atual grade de cursos do Sesc São José dos Campos.

Mensalidade - O pagamento poderá ser efetuado até a data do vencimento em qualquer agência bancária conforme boleto, ou nas unidades do Sesc. Quando o pagamento da mensalidade não for efetuado até a data do vencimento, a vaga será disponibilizada.

Modalidade Faixa Etária 3ª 4ª 5ª 6ª Sábado Domingo

Basquete Ginásio

Exceto dias 05,06,07,13,19,20,26 e 27

15 anos 19h às 20h 14h às 15h30

15h15 às 17h

Street ball - Quadra 12 anos 19h30 às 21h30

10h30 às 12h30

10h30 às13h30

Vôlei - Ginásio

Exceto dias 05,06,07,13,19,20,26 e 27

15 anos 19h às 20h 12h às13h30

12h45 às 15h

Vôlei- Quadra 12 anos 13h às 16h30

16h15 às18h30

Futsal- Ginásio

Exceto dias 04,05,06,07,13,19,20,26

e 27

15 anos 19h às 20h 10h30 às12h30

Sesc Empresa - Ginásio 16 anos 19h às 20h

Sesc Empresa - Quadra 16 anos 19h30 às 21h30 19h30 às 21h30

Futsal - Quadra 15 anos15h às 17h

19h30 às 21h3015h às 17h 16h45 às

18h3013h45 às

16h

Quintal de Brincadeiras Pais e Filhos - Ginásio Livre 16h às

18h3017h30 às

18h30

Tênis de MesaSolário Livre 15h30 às

21h3015h30 às

21h3015h30 às

21h3015h30 às

21h3010h30 às

13h10h30 às

13h

raia Livre - recreaçãoPiscina Livre 13h às 21h30

13h às 21h30

Dia 23/09 até às 20h30

13h às 21h30

Dia 24/09 até às 20h30

13h às 21h30 10h às 18h30*

10h às 18h30*

raia Livre - NataçãoPiscina Livre 13h às 19h

20h às 21h30

13h às 20h

21h às 21h30

Dia 23/09 somente até

20h

13h às 19h

20h às 21h30

Dia 24/09 somente até

19h

13h às 20h21h às 21h30

10h às 18h30*

10h às 18h30*

*Somente para credencial plena

29

Page 30: Programação Setembro 2015
Page 31: Programação Setembro 2015

PREPARE-SE

o que vem por aí em

outubro

tEAtRO

Dia 12.

Festa! Banda Mirim

CIRCO

Dia 11.Piccolo Circo

ARtES VISUAISDia 12.

Ilustradores de Lobato

Page 32: Programação Setembro 2015

teRçA quARtA quIntAAGENDA

2ESPoRTE E aTiviDaDE FíSicaReunião Técnica Copa Sesc do Comércio e Serviços pág. 26

9ESPoRTE E aTiviDaDE FíSicaCopa Sesc do Comércio e Serviços pág. 26

16mEio amBiENTE Favelas: As cidades do amanhã pág. 16

23aRTEmíDia E cULTURa DiGiTaLFotografia e Imagem Alternativa pág. 19

ESPoRTE E aTiviDaDE FíSicaBalada Aquática pág. 7

30aRTEmíDia E cULTURa DiGiTaLFotografia e Imagem Alternativa pág. 19

10ciNEma E víDEoPrograma Destaques Internacionais pág. 18

17mEio amBiENTEO veneno está na mesa 2 pág. 17

aRTEmíDia E cULTURa DiGiTaLFotografia e Imagem Alternativa pág. 19

24mEio amBiENTE Homem Refluxo pág. 16

ESPoRTE E aTiviDaDE FíSicaPasseio Ciclístico Noturno pág. 7

3aRTES viSUaiSCanteiro de Obras pág. 15

1aRTES viSUaiSCanteiro de Obras pág. 15

ESPoRTE E aTiviDaDE FíSicaTorneio SINDEEPRES de Futsal pág. 25

8aRTES viSUaiSCanteiro de Obras pág. 15

15mEio amBiENTE Homem Refluxo pág. 16Trashed - Para onde vai o nosso lixo? pág. 16

22ESPoRTE E aTiviDaDE FíSicaBlitz da Saúde pág. 17

aLimENTaçãoQuitutes com alimentos da safra pág. 20

7, SEgUNDAaLimENTaçãoÉ de macaxareira, aipim ou mandioca? pág. 10

mÚSicaBrincando de Chorinho pág. 10

TEaTRoJogando no Quintal pág. 10

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Eliz

abet

h Le

e

Page 33: Programação Setembro 2015

12mEio amBiENTEHomem Refluxo pág. 16

ciNEma E víDEoA voz nos filmes: oficina de dublagem ao vivo para crianças pág. 18

mÚSicaQowasi pág. 8

19LiTERaTURaLetra de música é poesia? pág. 11

mÚSicaFrancisco, El Hombre pág. 8

TEaTRo2 X 2 = 5: O Homem do Subsolo pág. 13

26ESPoRTE E aTiviDaDE FíSicaTriatlon de equipe pág. 7

JUvENTUDEMostra dos Cursos de Produção Audiovisual na Juventude pág. 15

mÚSicaFelipe Cordeiro pág. 8

SeXtA SábAdo doMInGo

4TEaTRoOficina de interpretação pág. 12

mÚSicaOrquestra Lyra Latina pág. 8

5ciRcoO Ponto Alto da Festa pág. 12

mÚSicaZico Lima

TEaTRoA Merda ( La Merda), de Cristian Ceresoli pág. 12

6cRiaNçaSO Bobo do Rei pág. 14

TEaTRoHoje tem Espetáculo! pág. 13A Merda ( La Merda), de Cristian Ceresoli pág. 12

11mÚSicaTrupe Chá de Boldo pág. 9

ciNEma E víDEoPrograma ENERC - Primeira escola argentina de cinema pág. 18

18ESPoRTE E aTiviDaDE FíSicaSeminário de Educação Física Escolar pág. 6

mÚSicaNômade Orquestra pág. 9

mEio amBiENTEMalditas barragens pág. 17

25ESPoRTE E aTiviDaDE FíSicaCopa Sesc do Comércio e Serviços pág. 26

mÚSicaCéu de Lamparina pág. 9

16cRiaNçaSO Príncipe da Dinamarca pág. 14

ciRcoMucho más que Circo pág. 13

ciNEma E víDEoPrograma Destaques Brasileiros pág. 18

20ESPoRTE E aTiviDaDE FíSicaFestival Sesc de Ginástica Rítmica pág. 7

cRiaNçaSOthelito pág. 14

ciNEma E víDEoPapa ou Maman pág. 19

27ESPoRTE E aTiviDaDE FíSicaOficina Bike Segura pág. 7

cRiaNçaSBruxas da Escócia pág. 14

DaNçaGiz de Cena Toca Pra Dançar pág. 10

ciNEma E víDEoGemma Bovery: a arte imita a vida pág. 19

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Page 34: Programação Setembro 2015

Sesc São José dos CamposTerça a sexta, 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

CentRAL de AtendIMentoDe terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Caixas, bilheteria, Comedoriae Loja SescDe terça a sexta, das 13h às 21h30.Sábados, domingos e feriados,das 10h às 18h30.

ComedoriaA Comedoria do Sesc São José dos Campos foi planejada com a proposta de promover convivência social e familiar em um ambiente acolhedor, com higiene e alimentação saudável, valorizando a culinária popular da cultura brasileira.Visite nossa cozinha - Decreto 34.557, de 28/09/1994.A Comedoria do Sesc possui cardápio em braile.

exame Médico dermatológicoterça - 18h às 20h30quarta - 17h às 20hquinta - 15h às 18hSexta - 14h30 às 17h30(exceto dia 18, das 13h30 às 16h30)Sábados - 05 e 26 - 10h às 12h45domingos - 20 e 27 - 10h às 12h45

Clínica odontológicaTerça a sexta, das 13h às 21h30Sábados, das 10h às 18h30 (exceto feriados)

PiscinaDe terça a sexta, das 13h às 21h30.Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Crianças menores de 4 anos devem usar fralda plástica específica.Não é permitida a entrada e permanência de crianças com menos de 10 anos desacompanhadas de um responsável legal maior de 18 anos. Para uso dos armários dos vestiários é necessário trazer cadeado. Os armários que permanecerem fechados após o final do expediente serão abertos sem a devolução do cadeado. Para ter acesso à piscina, é obrigatório o uso de touca, a apresentação do cartão de matrícula e do exame médico atualizados. Utilize sunga, maiô, biquíni. Evite trajes transparentes.

VestiáriosDe terça a sexta, das 13h às 21h45.Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h45.

Ginásio e quadrasDe terça a sexta, das 13h às 21h30.Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. A recreação livre fica suspensa em caso de atividades especiais ou locação. É obrigatório o uso de trajes adequados para a prática esportiva no ginásio e quadra.

Internet LivreDe terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30.

navegação dirigida - Internet LivreTerças e quartas das 13h30 às 19h.Quinta, das 13h30 às 15h30; das 17h às 19h. Sexta, das 13h30 às 15h30; das 17h às 21h.

Sala de Leitura, espaço de Convivência, Solário e Praça do SescDe terça a sexta, das 13h às 21h45.Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h45.

banca AmbulanteSábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30.

Venda de IngressosINGRESSO SESC - você pode comprar os ingressos para os eventos doSesc São Paulo em qualquer unidade do interior e do litoral do Estado.

entrada proibida após o início dos espetáculos.

info

rmaç

ões e

hor

ário

s

bRIGAdA de InCÊndIoPara sua segurança, o Sesc São José dos Campos possui Brigada de Incêndio treinada com equipamentos de segurança e extintores de acordo com

a legislação vigente. O Sesc São José dos Campos possui, afixados em local público, o Alvará de Funcionamento e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB nº 154879), com validade até o dia 06/11/2015.

Não fazemos reserva de ingressos.

• Poderão ocorrer situações excepcionais, em que a venda e distribuição de ingressos terá início em dias e horários diferentes do orientado. Nesses casos, as informações constarão na descrição dos espetáculos. Consulte as atualizações no Portal sescsp.org.br

• Estudante, pessoa com deficiência, aposentado, pessoa com mais de 60 anos e professor da rede pública não possuem desconto de 50% nas atividades de Turismo Social.

• É imprescindível a apresentação de documento que comprove o desconto na entrada das atividades. Carteirinha de estudante (UNE, UBES) ou carteirinha estudantil do ano ou semestre em vigor, comprovante de matrícula ou de pagamento de mensalidade e documento de identidade, caso acima de 60 anos; professores da rede pública com a apresentação de comprovante.

impo

rtant

e

formas de pagamentoDinheiro, cheque (à vista), cartões Visa, Visa Electron, Mastercard, Maestro, Redeshop, Diners Club International, Aura e American Express (cartões de crédito somente à vista).

A não apresentação acarretará o pagamento da diferença.

A venda e distribuição dos ingressos acontecem da seguinte forma:• Na INTERNET, toda terça-feira, avenda começa a partir das 15h.Atenção: as atividades poderão ter horários diferentes para a compra, consulte a programação do seu interesse no Portal sescsp.org.br

• Nas UNIDADES DO SESC NO ESTADO DE SÃO PAULO, toda quarta-feira, a venda começa às 17h30.

• Para comprar ingressos online é necessário acessar o Portal sescsp.org.br e realizar um cadastro, gratuito, que também será útil para participar de promoções, inscrever-se em seminários, entre outros benefícios;• A venda online não contempla toda a programação do Sesc. Confira as apresentações disponíveis em sescsp.org.br;

• A cada semana, serão disponibilizados apenas os ingressos dasatividades que acontecerão na semana seguinte, de segunda a domingo, incluindo as apresentações de temporada.

política de devolução e troca de ingressos no Sesc:

• ingressos comprados nas bilheterias da Rede Sesc não poderão ser devolvidos ou trocados para outrosespetáculos, datas e horários;

• Ingresso comprado na categoria incorreta não terá devolução da diferença do valor;

• Ingressos comprados no Portal sescsp.org.br poderão ser devolvidos em até 7 dias após a data da comprae até 48 horas antes da realização do espetáculo. Fica impossibilitada a devolução do ingresso online jáimpresso.

Page 35: Programação Setembro 2015

Assista onlines e s c t v. o r g . b r / a o v i v o

A escrita, a leitura, a literatura,autores e leitores

ESTREIA 28/9às 21h

Free

Imag

es.c

om /T

hony

Cre

ativ

o

Nova série do

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

SescTV_interior.pdf 1 8/21/15 4:43 PM

Page 36: Programação Setembro 2015

sescsp.org.br/faleconosco

Apo

io9

772358

854000

ISSN

2358-8543

11

UNIDADES DO SESC

sescsp.org.br/faleconosco São

José

dos

Cam

pos

Av, D

r. Ad

hem

ar d

e Ba

rros

, 999

CEP

1224

5.01

0TE

L.: (

12) 3

904.

2000

sesc

sp.o

rg.b

r