Projeções

3
1º ANO Introdução a Cartografia e Projeções Cartografia = ciência voltada para o estudo e elaboração de mapas. O mapa é uma das mais antigas formas gráficas de comunicação, precedendo a própria escrita. O mapa mais antigo que se tem notícia é o de Ga-Sur encontrado em 1930, 300 Km ao norte da antiga Babilônia e estima-se que tenha sido feito por volta de 2500 a. C. Na Idade Média a igreja começou a ter grande influência e os mapas passaram a ser confeccionados com Jerusalém ao centro e a Terra deixou de ser esférica. O mapa é a representação da Terra ou de parte dela numa superfície plana. Componentes de um mapa: escala, legenda, símbolos ou convenções, projeções cartográficas e título. Os símbolos e cores são a linguagem visual do mapa. Exemplo: azul = hidrografia, castanho o relevo, etc. A escala nos informa quantas vezes o objeto real foi reduzido pode ser numérica ou gráfica. A escala numérica estabelece a relação entre a distância no mapa e a distância no terreno. Ex.: 1:200.000 podendo ser calculada pelas fórmulas: D = E x d, d = D ÷ E ou E = D ÷ d, onde D é a distância real, d é a distância no mapa e E é o denominador da escala. A escala gráfica é apresentada sob a forma de um segmento de reta graduado. Quanto maior é o denominador, menor é a escala porque apresentará menos detalhes. Ex.: uma escala de 1: 50.000 é maior que a de 1: 500.000. Diferença entre carta e mapa: são sinônimos, mas mapa é para representações mais generalizadas, áreas maiores e carta para representações mais detalhadas e precisas de áreas menores. Projeção cartográfica é a projeção de uma superfície esférica (Terra) em um plano (mapa), como a esfera é um sólido não achatável, todas as projeções apresentam deformações. São três os métodos de projeção originais: cilíndrica, cônica e plana ou azimutal. - projeção cilíndrica: possibilita a representação total da Terra; é tangente a linha do Equador, ou seja, quando mais próximo aos pólos maior é a deformação. - projeção cônica: usado para representação de países ou regiões de latitudes intermediárias. Contem uma única linha que apresenta grandezas reais, o paralelo de tangência.

Transcript of Projeções

Page 1: Projeções

1º ANO Introdução a Cartografia e Projeções

Cartografia = ciência voltada para o estudo e elaboração de mapas.

O mapa é uma das mais antigas formas gráficas de comunicação, precedendo a própria escrita.

O mapa mais antigo que se tem notícia é o de Ga-Sur encontrado em 1930, 300 Km ao norte da antiga Babilônia e estima-se que tenha sido feito por volta de 2500 a. C.

Na Idade Média a igreja começou a ter grande influência e os mapas passaram a ser confeccionados com Jerusalém ao centro e a Terra deixou de ser esférica.

O mapa é a representação da Terra ou de parte dela numa superfície plana.

Componentes de um mapa: escala, legenda, símbolos ou convenções, projeções cartográficas e título.

Os símbolos e cores são a linguagem visual do mapa. Exemplo: azul = hidrografia, castanho o relevo, etc.

A escala nos informa quantas vezes o objeto real foi reduzido pode ser numérica ou gráfica. A escala numérica estabelece a relação entre a distância no mapa e a distância no terreno. Ex.: 1:200.000 podendo ser calculada pelas fórmulas: D = E x d, d = D ÷ E ou E = D ÷ d, onde D é a distância real, d é a distância no mapa e E é o denominador da escala. A escala gráfica é apresentada sob a forma de um segmento de reta graduado. Quanto maior é o denominador, menor é a escala porque apresentará menos detalhes. Ex.: uma escala de 1: 50.000 é maior que a de 1: 500.000.

Diferença entre carta e mapa: são sinônimos, mas mapa é para representações mais generalizadas, áreas maiores e carta para representações mais detalhadas e precisas de áreas menores.

Projeção cartográfica é a projeção de uma superfície esférica (Terra) em um plano (mapa), como a esfera é um sólido não achatável, todas as projeções apresentam deformações. São três os métodos de projeção originais: cilíndrica, cônica e plana ou azimutal.

- projeção cilíndrica: possibilita a representação total da Terra; é tangente a linha do Equador, ou seja, quando mais próximo aos pólos maior é a deformação.

- projeção cônica: usado para representação de países ou regiões de latitudes intermediárias. Contem uma única linha que apresenta grandezas reais, o paralelo de tangência.

Page 2: Projeções

- projeção plana ou azimutal: muito utilizado para representar as regiões polares. As linhas e proporções se deformam a medida que se afastam do ponto de tangência.

Muitas tentativas continuam buscando maior precisão. - A Projeção cilíndrica de Mercátor é ainda muito utilizada em atlas e livros, pois nela os paralelos e meridianos são linhas retas que se cruzam formando ângulos retos. Esta projeção mantem a forma dos continentes, mas distorce as suas áreas com o aumento da latitude.

- Projeção de Peters: as áreas da Terra conservam o tamanho proporcionalmente correto, mas encontram-se esticadas.

- Na projeção de Aitoff a América ocupa o centro do planisfério.

- A Projeção Interrompida de Goode tem a finalidade de mostrar a equivalência das áreas continentais e oceânicas.

Page 3: Projeções

- anamorfose: para converter números e estatísticas em mapas onde as áreas assumem o tamanho proporcional ao dado que se quer mostrar.

Anamorfose de habitantes.

O que são curvas de nível? São linhas que unem pontos do relevo que tem a mesma altitude. Na carta, permitem a visualização da declividade. Quanto mais próximas são as linhas, maior a declividade.

O perfil topográfico é uma representação gráfica de um corte vertical do terreno segundo uma direção previamente escolhida.