Projeto Campo de Memórias

16
Ações de Educação Patrimonial no Município de Senador Pompeu

description

Ações de Educação Patrimonial no Município de Senador Pompeu

Transcript of Projeto Campo de Memórias

Ações de Educação Patrimonial noMunicípio de Senador Pompeu

Senador Pompeu, 2013

«Nas memórias de um passado subtraídoecoa a dor de tudo o que se deixou perder.»

FÉ, HISTÓRIA E ASPECTOS GEOGRÁFICOSO Casarão representando os elementos materiais da

história. A serra do Patú como símbolo e testemunha viva dos fatos ocorridos no ano de 1932.

USINA GÓTICALocal de funcionamento de uma estação geradora de eletricidade. Situada próximo ao cemitério da barragem e a serra do Patú. É um dos belíssimos trabalhos dos ingleses, o estilo é Gótico, inspirado no Parlamento Inglês, com seus belos arcos ogivais.

APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA

O Projeto Campo de Memórias: ações de Educação Patrimonial no município de Senador Pompeu visa suprir uma lacuna de formação e ação preservacionista junto ao patrimônio cultural da cidade, cujo inestimável valor ultrapassa seus limites físicos, geográficos e administrativos. Os fatos ali ocorridos na década de 1930, mais precisamente durante a Seca de 1932 são de extrema importância para a memória e a história do Ceará. Foi esta catástrofe natural que fez surgir outra catástrofe social: os Campos de Concentração. Em Senador Pompeu foi instalado o Campo do Patú, aproveitando as edificações construídas uma década antes para abrigar os arquitetos e engenheiros ingleses que vieram para construir a Barragem do Patú, obra que só seria concluída no final da década de 1980. Ali foram “concentrados” mais de 16.000 flagelados que se dirigiam à Fortaleza. Destes, aproximadamente um terço morreria aprisionado em virtude da epidemia de Cólera que assolou o Campo do Patú.

A memória do Campo de Concentração e seus desdobramentos estão presentes no cotidiano dos senadorenses, e dos cearenses, mas a sua preservação encontra-se ameaçada. Sobrevivem ainda duas senhoras remanescentes da Concentração, estas narram, sempre que procuradas, as histórias que ali se desenrolaram. No último ano foi iniciado o processo de tombamento dos casarões que ainda se encontram erigidos naquela região, bem como o processo de reconhecimento do valor cultural da Caminhada da Seca, evento religioso surgido em devoção às Almas da Barragem, ou seja, as almas dos mortos no Campo. Ali um Cemitério simbólico abriga os devotos diariamente e no segundo domingo de novembro recebe milhares de fiéis que caminham motivados pela fé.

A cidade de Senador Pompeu tem um passado marcado também pelo progresso, na época áurea da produção de algodão foi o segundo maior produtor do Brasil, o que veio a enriquecer e embelezar a cidade, além de desenvolvê-la. Desenvolvimento este que foi embora com a derrocada desse ciclo econômico. Ficarão os Galpões Industriais, a Estação Ferroviária e a Ponte Férrea, marcas de um tempo passado que também está presente na vida dos senadorenses.

5

Do patrimônio imaterial existem diversas manifestações, destacando-se os grupos de Reisado e os Cantadores Repentistas, que mantêm viva uma tradição popular bem própria dos sertões brasileiros.

O Campo de Memórias é composto por quatro ações distintas, a saber: Conhecendo e Aprendendo com o Patrimônio Cultural; Capacitação em Patrimônio Cultural para Educadores; Nosso Patrimônio tem Valor e Levantamento de Acervos Culturais e Registros de Memória.

O projeto envolve toda a sociedade senadorense, em especial, o público escolar formado por gestores, professores e alunos da rede pública e de instituições culturais. Cada ação tem seu público específico, objetivos, metodologias e resultados previstos, entre eles, diversos produtos culturais que darão suporte e continuidade às ações de preservação do patrimônio local: publicação de cartilhas, inventários, documentários, fotografias e vídeos de registro.

OFICINAPrédio que possui um bonito Brasão na entrada. Local destinado para consertos e manutenções das máquinas e equipamentos utilizados nas obras da Barragem.

6

OBJETIVO GERAL

Realizar ações de educação patrimonial no município de Senador Pompeu, através das diversas linguagens artísticas que contemplam o escopo de atuação da Fundação Santa Terezinha, sendo elas, fotografia, teatro, audiovisual e patrimônio cultural, na perspectiva de promover a preservação do dos bens culturais locais, materiais e imateriais, e contribuir para a formação da identidade e da memória de uma nova geração de senadorenses.

OBJETIVOS/METAS ESPECÍFICAS

Atender diretamente 80 jovens e adolescentes nas ações centrais do Projeto;

Atender 20 professores da Rede de Pública de Ensino de Senador Pompeu no Curso de Capacitação em Patrimônio Cultural;

Atender diretamente 800 jovens, alunos das escolas e instituições culturais de Senador Pompeu, nas ações acessórias do Projeto: Trilhas Patrimoniais, Concursos e Gincanas Culturais;

Realizar 04 Exposições Temáticas referentes ao resultado de cada projeto específico do Programa de Educação Patrimonial de Senador Pompeu;

Realizar 04 Oficinas temáticas sobre Patrimônio Cultural em suas diversas vertentes;

Publicar e distribuir em instituições públicas, educativas e culturais, o Guia Patrimonial de Senador Pompeu (2000 unidades);

Realizar 01 Campanha Promocional, através de cartazes temáticos, a serem distribuídos em toda a cidade, na sede e nos distritos;

Publicar e distribuir em instituições públicas, educativas e culturais, a Cartilha de Educação Patrimonial de Senador Pompeu (2000 unidades);

Organizar o Inventário de Acervos Culturais de Senador Pompeu (Levantamento);

Realizar uma série de registros audiovisuais da memória local através de depoimentos e histórias de vida.

7

ATIVIDADES PREVISTAS

Ação 1 – Conhecendo e Aprendendo com o Patrimônio CulturalVoltado aos estudantes da rede escolar e das instituições culturais, a ação visa sensibilizar o público participante para a compreensão do patrimônio cultural local através do conhecimento direto dos bens culturais e da realização de atividades dirigidas de cunho lúdico-educativas por meio de Gincanas e Concursos Culturais, Exposições Temáticas, Trilhas e Jogos, entre outras.

Ação 2 – Capacitação em Patrimônio Cultural para EducadoresVisa oferecer ao público da rede escolar (gestores, professores, alunos) e aos integrantes de instituições culturais (profissionais e alunos) uma formação consistente sobre o tema do Patrimônio Cultural. A capacitação terá formato regular de Curso de Extensão com duração de 20h/a, apresentando conteúdo teórico, metodológico e empírico.

Ação 3 – Nosso Patrimônio tem ValorVisa promover a divulgação do patrimônio cultural por meio de campanhas publicitárias em rádio (spots e participação em programas), mídias digitais (newsletter e ação em redes sociais, entre outros) e material gráfico promocional (cartazes, guias patrimoniais, entre outras), proporcionando o seu amplo conhecimento e a sua consequente valorização por toda a sociedade senadorense.

Ação 4 – Levantamento de Acervos Culturais e Registros de MemóriaVisa realizar o levantamento (localização e identificação) de acervos culturais, públicos e privados, que contenham fontes orais, escritas e visuais sobre o patrimônio cultural de Senador Pompeu, e ainda realizar registros atuais da memória local através da coleta de depoimentos, documentos e outros objetos que contribuam para a construção da história local.

8

.........................................................................

.........................................................................

.........................................................................

.........................................................................

CA

RT

ÃO

PO

ST

AL

En

dereço

Casarão da In

spetoriaC

onjun

to Histórico da B

arragem do P

atu - Sen

ador Pom

peu - Brasil

PLANO DE MÍDIA

CRONOGRAMA DE AÇÕES

11

ORÇAMENTO GERAL

CRONOGRAMA FÍSICO - FINANCEIRO

FICHA TÉCNICA

Glauber Matos SáDiretor da Fundação Santa TerezinhaCOORDENAÇÃO TÉCNICA

Aterlane MartinsProfessor, Historiador, Especialista em Patrimônio Cultural e Educador de MuseusCOORDENAÇÃO GERALPEDAGÓGICA & PRODUÇÃO EXECUTIVA

FACILITADORES

ASSISTENTES DE PRODUÇÃO

PROMOÇÃO: REALIZAÇÃO:

APOIO CULTURAL:

Ana Carolina RodriguesHistoriadora e Restauradora

Marcos Uchôa da Silva PassosHistoriador e Museólogo

Anderson SousaHistoriador e Educador de Museus

Washington AlvesFotógrafo e Educador

Nonata BarrosGestora e Agente Cultural

Jaçon SoaresAssistente Técnico

CASA DE PÓLVORAUma das duas Casas da Pólvora. Fica situada a margem esquerda da CE 040, é construída

basicamente de pedras e cimento, com paredes bastante grossas, resistentes, e teto rústico.

HOSPITALO Hospital é uma construção muito atraente em forma de L. Foi construído bem afastado do caminho. Sua construção aparentemente não foi concluída. Por falta de conscientização se encontra atualmente em ruínas.

Março de 2013