Projeto Casa da Criança 2015 - CAVIVER

6
CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO VISUAL VER A ESPERANÇA RENASCER CAVIVER

description

Memorial do Projeto da MenescalARQ para o Vestiário Feminino Médico do Projeto Casa da Criança - CAVIVER.

Transcript of Projeto Casa da Criança 2015 - CAVIVER

Page 1: Projeto Casa da Criança 2015 - CAVIVER

CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO VISUAL VER A ESPERANÇA RENASCER

CAVIVER

Page 2: Projeto Casa da Criança 2015 - CAVIVER

CAVIVER (Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperença Renascer) é um projeto que busca diagnosticar, previnir, tratar e reabilitar crianças carentes com baixa visão, em especial a Catarata Congênita e a Retinopatia da Prematuridade (ROP).É uma organização não-governamental com apoio e credibilidade internacionais.Fundada, em 2002, pela médica Dra. Islane Verçosa, a ONG CAVIVER vem realizando inúmeras prevenções e cirurgias infantis em Catarata, desde então no Hospital Geral de Fortaleza. A intenção primordial da ação é prevenir a cegueira infantil, atingindo o sonho da criança em enxergar melhor.Em 2013, a ONG CAVIVER recebe o apoio do Projeto Casa da Criança para a construção de um

CAVIVER (Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a

Esperança Renascer)Rua Tenente Benévolo, 1002, Meireles, Fortaleza

(85) 30661422

CAVIVERPROJETO CASA DA CRIANÇA

espaço ideal para a prática clínica e atendimentos ambulatoriais.Através de uma doação internacional do edifício e com apoio de arquitetos, construtoras e patrocinadores locais, o sonho vem realizando-se de forma altruísta e voluntária. O Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer (CAVIVER) ocupará 425,40 m2 de um edifício localizado na Rua Tenente Benévolo, 1002, no Bairro Meireles, em Fortaleza, bem próximo à Paróquia de Santa Luzia, coincidentemente a padroeira daqueles com problemas de visão.

Page 3: Projeto Casa da Criança 2015 - CAVIVER

O Projeto Casa da Criança é uma organização que nasce em Recife, Pernambuco, com os arquitetos Patrícia Chalaça e Marcelo Souza Leão em 1999. Tem o reconhecimento federal e é qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que defende o direito das crianças e adolescentes em território nacional através de reformas e construções que auxiliem no bem-estar e na

qualidade de tratamentos em unidades favorecidas.Atua também na influência de políticas públicas cobrando de seus governos ações eficientes e urgentes para a

melhoria do atendimento do câncer infantil

brasileiro. O Projeto Casa da Criança inicia sua caminhada com o Projeto Casa da Carolina, em Recife/Pe, onde atuaram arquitetos e decoradores, 27 construtores e mais de 500 empresas beneficiando 100 crianças. Hoje atua em 15 estados brasileiros, além do Distrito Federal, em todas as regiões do país. São mais de 3 mil arquitetos e decoradores, 1500 construtores e 30 mil empresas construindo juntos o sonho do Projeto Casa da Criança ao transformar abrigos, creches, espaços para adolescentes, atendimento ao câncer infanto-juvenil e portadores de necessidades especiais.

Desde 1999, oferece à milhares de crianças e adolescentes melhores condições de saúde em todo Brasil.

ABRIGO TIA JÚLIA (2002) !

Localizado no Bairro Parangaba, em Fortaleza, abriga 110 crianças de zero a seis anos de idade, nas quais 25 delas apresentam necessidades especiais de cuidado. Mantido pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Trabalho e Ação Social - SETAS.

LAR AMIGOS DE JESUS (2006) !

É uma casa de apoio para crianças e adolescentes contra o câncer. São 445 pacientes entre zero e dezessete anos cuidados diariamente. Localizado no Bairro Piedade, em Fortaleza, conta com a doação e apoio da iniciativa privada.

CENTRO PEDIÁTRICO DO CÂNCER (2010) !

Atende crianças e jovens desfavorecidos socialmente em tratamento contra o câncer. Mantido pela Associação Peter Pan e a iniciativa privada, tem seu espaço físico no Bairro Vila União, em Fortaleza.

CAVIVER (2015)!

O Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer (CAVIVER) tem como sonho realizar a prevenção e o tratamento clínico e cirúrgico oftalmológico de crianças e adolescentes com deficiência visual. São 150 crianças, de zero a quinze anos, tratadas pelo CAVIVER. Localizado no Bairro Meireles, em Fortaleza, unirá forças para a extinção da cegueira infantil no estado do Ceará.

PROJETO CASA DA CRIANÇA

“ A casa é sua (...) para os pássaros voltarem a cantar e a nuvem desenhar um coração flechado, para o chão voltar a se deitar e a chuva batucar no telhado”—! Arnaldo Antunes

Page 4: Projeto Casa da Criança 2015 - CAVIVER

Menescal Arq - Studio de Arquitetura sonhou junto com o Projeto CAVIVER/Casa da Criança

VESTIÁRIO DAS FADAS MADRINHAS

O primeiro encantamento com o projeto de reforma de um antigo edifício localizado no Bairro Meireles para a instalação do Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer (CAVIVER) foi a oportunidade de ajudar as crianças a enxergar o mundo com outros olhos. A escolha do ambiente, no caso o Vestiário das Médicas, dentre tantos ambientes, nos escolheu em primeiro lugar. “O que será que esse ambiente nos reserva?”- pensamos. Realmente uma infinidade de possibilidades. Contanto que a essência daqueles que viveriam tal espaço fosse enaltecida. O conforto, o convívio íntimo, o aconchego. O ambiente pensado para as médicas, antes de algum substantivo, trazia o predicado da alegria. De um espaço íntimo e reservado, geralmente áspero e frio em certas unidades de saúde, surgia um lugar até mesmo de encontro entre as “fadas madrinhas”.

Fadas são seres fantásticos, que protegem os seres humanos ou intervém magicamente nos seus destinos para evitar malefícios, desfazer encantamentos ou

feitiços provocados pelos seres do mal.

Page 5: Projeto Casa da Criança 2015 - CAVIVER

O vestiário das médicas, um ambiente de 4,77 m2, contempla um banheiro com os equipamentos necessários para o espaço (pia, vaso sanitário, chuveiro, ducha higiênica, torneira e misturadores), além de um acabamento com pastilhas de vidro, uma bancada de pedra para a pia, divisórias de pedra e vidro para o box. O mobiliário existente é mínimo, mas bastante útil. Um móvel de madeira com acabamento em MDF branco para guardar exclusivamente o material de uso pessoal das médicas e um móvel do mesmo padrão do anterior, abaixo da

bancada , para armazenar produtos de limpeza e correlatos. O arremato final do vestiário das médicas fica por conta do espelho que se sobressai num plano de pastilhas de vidro vermelhas. “Espelho, espelho meu...”

E a lembrança que o árduo trabalho das médicas devem, antes de tudo, ter leveza e doçura são as fadas madrinhas que passam esse recado.

“E as crianças puderam ver e viveram felizes para

sempre...”

VENHA SONHAR COM A GENTE!

Saiba como...Você pode participar desse projeto como patrocinador tanto como pessoa física como pessoa jurídica, através da doação de materiais de construção e/ou decoração, na fase das obras da estrutura física das Franquias Sociais. São serviços voluntários como arquitetos, paisagistas, artistas plásticos, engenheiros, construtores, publicitários, jornalistas, empresas de eventos, gráficas, entre outros serviços.Com o projeto em mãos, chegou a etapa de construção do sonho. As doações podem ser feitas tanto com os materiais de construção propriamente ditos ou recursos financeiros que serão revertidos em materiais para a execução do ambiente.

Todos ganham...como?

As crianças e profissionais do CAVIVER com um ambiente adequado para o tratamento e a prática clínica. Os arquitetos, engenheiros, construtoras e você, patrocinador local, na construção desse sonho.

Page 6: Projeto Casa da Criança 2015 - CAVIVER

PATROCINADOR MASTER

COLABORADOR

PATROCINADORES NACIONAIS