Projeto cineclube

3
UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA Araraquara PROJETO DE INTEGRAÇÃO: USUÁRIOS DE SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL SERVIDORES DO SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL ALUNOS DE PSICOLOGIA CINECLUBE INTEGRAÇÃO Araraquara, Setembro de 2006.

Transcript of Projeto cineclube

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Araraquara

PROJETO DE INTEGRAÇÃO: USUÁRIOS DE SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL

SERVIDORES DO SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL ALUNOS DE PSICOLOGIA

CINECLUBE INTEGRAÇÃO

Araraquara, Setembro de 2006.

Objetivos do Projeto

Estabelecimento de um espaço de integração entre usuários dos serviços de saúde mental de Araraquara, alunos de psicologia e servidores municipais dos serviços de saúde mental para promover reflexões sobre cidadania, responsabilidade social, inserção social e saúde mental.

Objetivos Específicos

Oferecer aos usuários do serviço de saúde mental um momento de lazer e descontração.

Oferecer atividades externas à instituição de serviço de saúde mental, acompanhadas e monitoradas, com finalidade facilitadora à inserção e ao resgate de habilidades psíquicas do indivíduo com sofrimento psíquico.

Visualizar possibilidades terapêuticas.

Compreender as possibilidades e limites de inserção psicossocial.

Possibilitar aos alunos o reconhecimento das possibilidades de atuação do psicólogo em equipes multidisciplinares.

Possibilitar aos alunos saber avaliar a importância da inserção do trabalho do psicólogo no trabalho em saúde mental.

Gerar conhecimento a partir da integração entre universidade e serviço público de saúde mental.

Metodologia As atividades consistem na exibição de um filme longa-metragem sugerido pelos usuários do serviço de saúde mental do município de Araraquara acompanhados por alunos de graduação em psicologia matriculados no 8º semestre. Local: Anfiteatro da Universidade Paulista Unip, campus Araraquara. Horário: Período da tarde a ser definido em acordo entre usuários e alunos. Participantes:

10 a 15 usuários do serviço de saúde mental do município de Araraquara previamente selecionados pelos servidores municipais.

10 alunos de graduação em Psicologia matriculados no 8º semestre divididos em tarefas predeterminadas para a organização do encontro

Supervisão do docente responsável pela disciplina de psicopatologia Material:

Todo material necessário está instalado no anfiteatro da Universidade (Projetor e equipamento de som).

Pipoca e refrigerante

Procedimento:

Inicia-se com a definição dos usuários participantes que será realizada pelos servidores do serviço de saúde mental

Dois ou mais alunos acompanharão os outros usuários que se deslocarão do serviço de saúde mental ao anfiteatro da Universidade.

O grupo de usuários e alunos assistirão o longa-metragem juntos. Durante a exibição será servido pipoca e refrigerante aos usuários, exceto se houver orientação médica para que não ocorra.

Ao findar o longa-metragem os alunos abrem espaço para que os usuários conversem e comentem suas impressões sobre o filme e definam o filme da próxima semana.

Os alunos acompanham os usuários ao serviço de saúde mental. Dificuldades previstas:

Meios para o deslocamento dos usuários até o anfiteatro da Universidade Preocupações Éticas:

Alunos orientados para não expor as fragilidades dos indivíduos com sofrimento psíquico.

Alunos orientados para não realizarem exame psíquico, ou expor inadequadamente algum fenômeno específico do adoecimento que exponha a fragilidade do indivíduo.

Elaborar um calendário que garanta a continuidade dos encontros, independente das férias escolares, promovendo a efetivação de um vínculo sadio entre os usuários e os alunos.

Alunos orientados para cumprirem o calendário, o horário e o compromisso firmado entre os usuários, o serviço de saúde mental e seus servidores e com a Universidade.

Garantir que todos usuários firmem o termo de consentimento livre e esclarecido para participar dos encontros.

Que os alunos cumpram os princípios do Código de Ética Profissional dos Psicólogos.

Esse projeto é um esboço inicial para a realização de uma atividade de integração entre usuários, serviço e universidade, portanto demanda maior adequação e aprofundamento para que satisfaça a necessidades de todas as partes envolvidas.