Projeto Colcha de Retalhos · Programa Municipal DST/HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose...

21
Projeto Colcha de Retalhos 1

Transcript of Projeto Colcha de Retalhos · Programa Municipal DST/HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose...

Projeto Colcha de Retalhos

1

Projeto Colcha de Retalhos

2

PREFEITURA MUNICIPAL DE LONDRINAPrefeito

Barbosa Neto

SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERESSecretária

Sueli Galhardi

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDESecretário

Marcio Makoto Nishida

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIALSecretária

Jacqueline Marçal Micali

SMPM - Secretaria Municipal de Políticas para as MulheresSMS - Secretaria Municipal de Saúde

SMAS - Secretaria Municipal de Assistência Social

Projeto Colcha de Retalhos

3

Idealização: Secretaria Municipal de Políticas para as MulheresSecretária Municipal :Sueli Galhardi

Coordenadora: Viviane dos Reis MartinsSupervisora: Professora Ms. Flávia Fernandes de Carvalhaes

Oficinas desenvolvidas pelas estagiárias do curso de psicologiada Faculdade

Pitágoras de Londrina:Bárbara Cardoso Fernandes

Caroline Gomes da SilvaCíntia Cristina Castilho

Danielly BireloErica Antunes Carlos

Juliana FariaKely Akemi Kuriki

Livia Maria Della Torre VianaPaula Gessuatto FurlanRenata Rafaela Dutra

Thaíssa Rodrigues de Carvalho

Parceiros: Secretaria Municipal de SaúdeCentro de Referência Dr Bruno Piancastelli Filho

Centro de Testagem e AconselhamentoPrograma Municipal DST/HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Gerente: Regina Marcia Cortez GouveiaSecretaria Municipal de Assistência Social

Faculdade Pitágoras de Londrina

Organização da Cartilha:Estagiárias do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras

Flavia Fernandes de CarvalhaesRaquel Francine Martins de Albuquerque

Regina Marcia Cortez GouveiaSueli Galhardi

Viviane dos Reis Martins

Projeto Colcha de Retalhos

4

Colaboradores:Claudia Marcia Libano

Drº Jan Walter StegmannMarlei Gonzales Storti (in memorium)

Rosangela Freitas Lemos ChagasSirlene Maria Ferreira Fonseca

Todos os coordenadores das unidades dos Programas VivaVida e Centro de Formação Cidadã.

Capa: Carlos Roberto Ruiz

Editoração Eletrônica: Geomar Sanches

Agradecimento especial à servidora Marlei que, durante a suavida profissional, atuou com dedicação e presteza, dividindo seu

vasto conhecimento sobre a temática.

1ª EdiçãoLondrina 2011

Projeto Colcha de Retalhos

5

CARTA DO PREFEITO

Prezadas londrinenses,

Todos sabemos que as ações do poder público devemestar em concordância com as reais necessidades da cidade e doseu povo. Saber avaliar corretamente as prioridades e concentraros esforços na solução dos problemas que mais afetam a popula-ção é um dos maiores desafios de uma administração municipal.

Desde que assumimos a Prefeitura de Londrina, esta temsido uma de nossas maiores preocupações. Para tanto, fizemosquestão de criar canais diretos de comunicação com a população,para nos informar com maior eficiência sobre as principais deman-das. Os programas "Prefeitura nos bairros" e o "Fale com o Prefei-to" foram desenvolvidos com esta finalidade e o retorno que obti-vemos do povo londrinense foi essencial neste processo. E muitomais que isso, nos mostrou que, em nossa cidade, temos cida-dãos e cidadãs conscientes e decididos a contribuir com o desen-volvimento de Londrina, o que nos deixa mais motivados a traba-lhar com maior determinação.

Entretanto, não são apenas os problemas internos destacidade que nos afetam. É preciso, também, ficar atentos ao queacontece no país e no restante do mundo, para agirmos localmen-te na prevenção e solução de problemas aos quais não estamosimunes.

E é sobre um desses problemas que tratamos nestacartilha. A femininização da Aids é uma questão que merece espe-cial atenção, pois o número de mulheres contaminadas pelo HIV

Projeto Colcha de Retalhos

6

tem atingido níveis alarmantes no Brasil e no mundo. Por afetar,principalmente, as mulheres que se encontram mais vulneráveisàs situações de pobreza e de violência, a Prefeitura de Londrina,por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, tem articula-do, em parceria com diversas secretarias e outros órgãos públicose da sociedade civil, a implementação de um plano municipal deenfrentamento e prevenção da femininização da Aids, conformepreconiza as diretrizes do Plano Nacional de Políticas para as Mu-lheres. Neste Projeto, contamos com a importante parceria da Fa-culdade Pitágoras.

Na nossa Gestão, procuramos adotar uma postura de to-tal comprometimento com a prevenção e solução dos problemasda nossa cidade. Neste sentido, damos especial apoio às açõesvoltadas à prevenção e promoção da saúde integral das mulhereslondrinenses.

Barbosa NetoPrefeito de Londrina

Projeto Colcha de Retalhos

7

CARTA DA SECRETÁRIA

Falar de prevenção da Aids é ainda um grande desafio,pois, em primeiro lugar, implica romper tabus e preconceitos. Amudança de atitude necessária para a adoção de práticas segurasnão depende apenas de informações sobre a doença e suas for-mas de contágio, mas, antes de tudo, autonomia para que as pes-soas possam tomar decisões sobre como viver sua sexualidade deforma livre, consciente e segura.

Nos últimos anos, temos observado um aumento signifi-cativo de casos de AIDS entre as mulheres. A chamada feminizaçãoda AIDS mostra que as estratégias de prevenção não estão atin-gindo satisfatoriamente a população feminina. A dificuldade emtratar deste assunto com as mulheres está relacionada à formacomo a sociedade constrói e determina o lugar social de cada sexo,estabelece papéis e comportamentos diferenciados e promove re-lações de poder desiguais. Neste contexto, as mulheres ocupamuma posição de subordinação aos homens, o que limita sua capa-cidade de tomar decisões em relação à sua vida sexual. Elas apren-deram que é obrigação da mulher agradar seu companheiro e,assim, não conseguem dizer não e sentem-se incapazes de solici-tar ao parceiro o uso do preservativo, expondo-se a práticas sexu-ais inseguras.

Para mudar esta realidade, é preciso, antes de tudo, pro-mover ações que visem ao fortalecimento das mulheres, levandonão só informação, mas também elementos que contribuam parao resgate da autoestima e para a construção da autonomia. Nestaperspectiva, desenvolvemos o Projeto Colcha de Retalhos. Resul-tado de parceria entre as secretarias municipais de Políticas para

Projeto Colcha de Retalhos

8

as Mulheres, de Saúde e de Assistência Social e FaculdadePitágoras, o projeto tem o objetivo de contribuir com a prevenção eredução da incidência de doenças sexualmente transmissíveis,principalmente a infecção pelo HIV, entre mulheres participantesdos projetos Viva Vida e Centro de Formação Cidadã na cidade deLondrina, Paraná.

Esta cartilha é resultado do processo educativo desenvol-vido pelo Projeto. Além de dar visibilidade ao trabalho realizado, apublicação pretende converter-se em instrumento de apoio às açõeseducativas voltadas à prevenção de DST/HIV/AIDS com mulheres.

Sueli GalhardiSecretária Municipal de Políticas para as Mulheres

Projeto Colcha de Retalhos

9

PROJETO COLCHA DE RETALHOS

Em uma colcha de retalhos, cada pe-daço de pano retrata símbolos, ideias, even-tos, encontros e desencontros marcantes natrajetória de vida de quem a idealizou. O in-teressante é que esses pedaços de vida es-tão todos conectados, através de costuras,diálogos, possibilidades e impasses.

O Projeto Colcha de Retalhos acredita que, no dia a diadas mulheres, discursos, imagens e contextos são costurados eproduzem diferentes vulnerabilidades a doenças, violências, entreoutros riscos. A feminização da AIDS aponta para realidades comoa violação de direitos humanos, desigualdades de gênero, classeraça/etnia, entre outros elementos, que atravessam o dia a dia demuitas pessoas e produzem diferentes (im)possibilidades de cui-dar da própria saúde.

Nesse sentido, esta proposta contribuiu na prevenção eredução da incidência de doenças sexualmente transmissíveis,principalmente a infecção pelo vírus HIV, entre mulheres na cidadede Londrina. Para tanto, foram empregadas técnicas participativas(dinâmicas de grupo), com aproximadamente 300 mulheres, divi-didas em grupos, mães de crianças e adolescentes que frequen-tam os projetos municipais "Viva Vida" e Centro de Formação Ci-dadã (CFC), a fim de construir espaços de debate e interlocuçãosobre noções de risco, saúde, gênero, sexualidade e cidadania.

O Projeto Viva Vida e CFC atendem crianças e adoles-centes em situação de vulnerabilidade social entre 6 e 15 anos,em regime de apoio socio-arte-educativo, devolvendo a essaspessoas a esperança que a pobreza e a exclusão social teimamem tirar.

A todo momento, nesta cartilha, citaremos falas das mu-lheres que participaram das oficinas. Para preservarmos suas iden-tidades, usaremos pseudônimos de flores.

Projeto Colcha de Retalhos

10

MULHERES E AIDS

Desde o começo da década de 90, o número de mulheresinfectadas pelo HIV no Brasil aumentou radicalmente, cujo proces-so chama-se FEMINIZAÇÃO DA AIDS. Dados da Organização Mun-dial da Saúde (OMS) mostram que, no ano de 1986, havia umamulher para cada quinze homens infectados pelo HIV, enquantoque, em 2006, para cada uma mulher existiam, aproximadamente,dois homens com HIV. Esse aumento de casos em mulheres ocor-re, devido à condição da vulnerabilidade feminina.

VULNERABILIDADE, o que é isso?

É o fato de que todas nós, mulheres, cor-remos o risco de nos infectar pelo vírusHIV, devido a uma série de fatores. Comas atribuições desiguais de poder entrehomens e mulheres, o que influencia nascondições socioeconômicas e na auto-nomia para tomar decisões, inclusive se-xuais (uso de camisinha) e reprodutivas(decidir sobre ter ou não filhos e quandotê-los)

Por que as mulheres são mais vulneráveis ao HIV?

As mulheres são extremamente vulneráveis, por umasérie de situações vivenciadas no seu dia a dia, tais como:

"Dificuldade de negociar o uso da camisinha. "Se eufalar pra ele usar a camisinha, ele vai achar que eu tô traindoele" (HORTÊNCIA)

"A ideia de que, no relacionamento fixo, ela está segura."Sou mãe, casada, tenho três filhos e meus filhos são tudo naminha vida". (ROSA)

Projeto Colcha de Retalhos

11

"Violência doméstica. "Não posso participar (do projeto),se for mais tarde, pois meu marido vai entender mal. Então, nãoquero procurar sarna para me coçar"; "Estamos vulneráveisdentro de casa, de sofrer violência doméstica" (VIOLETA)

"Incluir os homens (companheiros/maridos) nas açõesde prevenção. "Como eu vou falar pro meu marido que a genteprecisa usar camisinha? E ele vai me perguntar de onde eu tireiisso!" (MARGARIDA)

"A dificuldade em continuar os estudos. "Após ter doisfilhos, nunca mais voltei a estudar." (ACÁCIA)

"Informações erradas sobre a prevenção e a doença."Eu namoro e confio nele, se eu pegar essas coisas, eu mato elee ainda saio passando pra todo mundo" ; "Quem aqui gosta dechupar bala com papel? Eu não, prefiro correr o risco!" (JASMIM)

"Preconceitos. "Eu tenho um vizinho com AIDS e, nacasa dele, é tudo separado. E quando eu encontro ele e ele querme abraçar, eu fico com receio e não abraço" (MAGNÓLIA)

"Ah, todo mundo, né? Todo mundo tá vulnerável a pegaressas coisas" (DÁLIA)

FALAS DAS MULHERES QUE PARTICIPARAM DOPROJETO COLCHA DE RETALHOS

"Se eu não quero sexo porque não estoua fim, eu não faço e ele me respeita, não façonada forçada"

"Seria bom discutir mais sobre isso, essasdiscussões deixam a gente mais forte, é bacana"

"Tem que se proteger sim, nunca se sabe onde esses ho-mens andam e com quem andam"

Projeto Colcha de Retalhos

12

"Estamos vulneráveis dentro de casa, de sofrer violênciadoméstica"

"Estamos vulneráveis às drogas, principalmente na cria-ção dos nossos filhos, a gente nunca sabe o que eles fazem lá forasem a gente"

"As pessoas ficam vulneráveis, quando bebem também"

ASSIM PEGA

Contato com instrumentos não esterilizados, que furam ou cortam

Relações sexuais sem camisinha (sexo anal, vaginal ou oral)

Transfusão de sangue NÃO TESTADO

Compartilhar a mesma agulha e seringa

LEMBRE-SE:

A mãe infectada pode passar para seu filho o vírus daAids, o HIV, durante a gravidez, parto e/ou amamentação.

NÃO DEIXE DE FAZER O PRÉ-NATAL, É IMPORTANTEPARA SUA SAÚDE E A DE SEU FILHO!

Nas relações sexuais, a mulher pode contaminar o homeme o homem pode contaminar a mulher. Assim como umamulher pode contaminar outra mulher e um homem conta-minar outro homem.

Nunca compartilhe a mesma agulha e seringa com outraspessoas.

Projeto Colcha de Retalhos

13

ASSIM NÃO PEGA

Beijo no rosto

Abraço

Aperto de mão

Masturbação

Uso de copos, talheres ou pratos de uma pessoa HIV+

Contato com o suor, saliva e lágrimas de uma pessoa HIV+

Contato com sabonete, toalha, banheiro, piscina de uma pessoa HIV+

Picada de inseto

Doação de sangue em lugares adequados

Projeto Colcha de Retalhos

14

COMO EVITAR A AIDS E OUTRAS DST?

A AIDS é uma doença que NÃO tem cura; portanto, o melhoré a prevenção

Como me prevenir?

- Fazer sexo com camisinha masculina ou feminina

- Não reutilizar a mesma seringa ou agulha que outra pessoatenha usado

- Fazer teste para HIV, durante a gravidez, para prevenir ainfecção do bebê

- Não amamentar o bebê, caso você tenha o vírus

Mas lembre-se: apesarde não ter cura,

a AIDS tem tratamento.Se você tem dúvidas,procure os serviçose ORIENTE-SE!

Projeto Colcha de Retalhos

15

Masculino

Feminino

Projeto Colcha de Retalhos

16

"Eu nunca tinha parado prapensar em mim e, agora,

vejo como esse tempo para pensarfaz diferença"

Projeto Colcha de Retalhos

17

ALGUNS ENDEREÇOS E TELEFONES ÚTEIS

CENTRO INTEGRADO DE DOENÇAS INFECCIOSAS BRUNOPIANCASTELLI (COAS)Endereço: Alameda Manoel Ribas , 1Fone: (43) 3379-0144

ASSOCIAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE AIDSFone: (43) 3328-5967

NÚCLEO LONDRINENSE DE REDUÇÃO DE DANOSFone: (43) 3357 - 2306

CENTRAL DE ATENDIMENTO À MULHER (atendimento 24 horaspara denúncia de casos de violência contra as mulheres)Fone: 180

SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERESEndereço: Av. Duque de Caxias, 635 - Jd. Mazzei IIFone: (43) 3372-4106

CAM - CENTRO DE REFERÊNCIA E ATENDIMENTO À MULHEREndereço: Av. Luiz Rosseto, 317 - Bairro AeroportoFone: (43) 3341-0024

CASA DA MULHER - CENTRO DE FORMAÇÃO E AÇÕES INTE-GRADASEndereço: Rua Mário Bonalume, 633 - Jd. do LesteFone: (43) 3339-1233

Projeto Colcha de Retalhos

18

PROGRAMA ROSA VIVAEndereço: Av. Jacob Bartolomeu Minati, 350 - Centro (MaternidadeMunicipal "Lucila Ballalai") Fone: (43) 3339-8090

CENTRO DE SAÚDE MUNICIPAL DR. AROLDO MARQUESSARDENBERG“Unidade Básica de Saúde Vila Brasil”Endereço: Rua Argentina, nº 600 - Vila Brasil - CEP: 86010-260Fone: (43)3379-0882

CENTRO DE SAÚDE MUNICIPAL MARCIA ANDREONI DERBEDROSSIAN"Unidade Básica de Saúde João Paz".Endereço: Rua Francisco Marques de Oliveira nº 800 - Cj. João PazFone: (43) 3379-0892

CENTRO DE SAÚDE MUNICIPAL “PE. PEDRO JORDA”“Unidade Básica de Saúde Imagawa/Cabo Frio”Endereço: Rua Cacilda Nasrala Neme nº599Fone: (43) 3379-0886 / 3379-0885

CENTRO DE SAÚDE ORLANDO CESTARI“Unidade Básica de Saúde União da Vitória”Endereço: Rua 19 de Abril, nº 55 - Cj. União da VitóriaFone: (43) 3379-0765 / 3379-0766

CENTRO DE SAÚDE MUNICIPAL DR. PAULO ROBERTO MOITADA SILVA“Unidade Básica de Saúde Armindo Guazzi”Endereço: Av. São João, nº4321 - Conj.Armindo GuazziFone: (43) 3379-0861 / 3379-0862

CENTRO DE SAÚDE MUNICIPAL IRMÃ MARIA OSVALDA KNEER“Unidade Básica de Saúde Lindóia”Endereço: Rua das Maritacas, nº 1800 - Cj. Lindóia -CEP: 86031-070Fone: (43) 3379-0896 / 3379-0751

Projeto Colcha de Retalhos

19

CENTRO DE SAÚDE MUNICIPAL DR. CARLOS DA COSTABRANCO“Unidade Básica de Alvorada”Endereço: Rua Poços de Caldas, nº 85 - Pq AlvoradaFone: (43) 3379-0858

CENTRO DE SAÚDE MUNICIPAL HERBERT DE SOUZA -“BETINHO”“Unidade Básica de Saúde Leonor”Endereço: Rua Aroeira, nº 234 - Jd. LeonorFone: (43) 3378-0122 / 3379-0894

CENTRO DE SAÚDE MUNICIPAL DR. EDGAR BEZERRAVALENTE"Unidade Básica de Saúde Santiago"Endereço: Rua Aracy Soares dos Santos, 100 - JD SantiagoFone: (43) 3379-0761 / 3379-0762

CENTRO DE SAÚDE MUNICIPAL CARLOS AUGUSTO MUNGOGENEZ“Unidade Básica de Saúde Jd Tókio “Endereço: Rua Juhei Muramoto, 24 - Jd TókioFone: (43) 3379-0763 / 3379-076

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE SÃO LUIZEndereço: Rua General Osório, nº 296 - Distrito de São LuizFone: (43) 3398-6280

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE IRERÊEndereço: Av. Paraná, nº 178 - Distrito de IrerêFone: (43) 3398-6266

Fonte: MS/SVS/PN-DST/Aids, 2008

Projeto Colcha de Retalhos

20

Anotações _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Projeto Colcha de Retalhos

21