Projeto de cartazes São Paulo Companhia de Dança

5
Discur a importância da dança na sociedade é algo complexo, pois ao longo da historia da sociedade ela foi usada para diferentes objevos, rituais, celebrações, lazer, status, e etc. E ainda hoje temos essa diversidade de uliza- ções. Mas analisando sua totalidade, a dança vem ao mundo como uma forma de expressão do ser. Seja para expressar a necessidade de uma intervenção divina, a felicidade do momento, a vontade de relaxar ou mostrar habilidades, com a dança mostramos o que o corpo precisa dizer, o que a mente inconsci- ente precisa expor. Para chegar a entender qual é essa expressão do corpo, os pracantes da dança acabam passando por etapas que à torna mais importante para sociedade, a dança necessita de disciplina, força de vontade, trabalho em equipe, coordenação, um cuidado especial com o próprio corpo, um autoco- nhecimento e autocontrole, entre muitas outras coisas. E para quem aprecia a arte, desenvolve e aguça seus sendos, visão e audição. Essas experiências, para cada um de maneira diferente, são transferidas para o dia a dia, desenvol- vendo um cidadão melhor. A São Paulo companhia de dança (SPCD) tem o objevo de difundir a dança em todos os sendos, comprometendo-se com o desenvolvimento da sociedade. Dentro desse objevo a companhia trabalha com um tripé definido e arculado, que se baseia em: Produção e circulação de espetáculo, seu nucleo principal; Memória e pesquisa da dança, nos levando ao conhecimento da dança, com publicações e documentarios; Projetos educavos e de formação de platéia, abrindo espaço para todos descobrirem e entenderem a dança. Ao criar um sistema de cartazes para São Paulo Companhia de Dança a-tentamos à importância da difusão , educação e compreensão da dança, lem- brando que é uma companhia aberta para todos, todas as classes, todas as faixa etárias e todas as tribos. Apresentação Professores Andréa de Souza Almeida - Metodologia Leila e Djalma - Desenho Zuleica Schincariol - Tipografia Rafael Myashiro - Computação Grafica III Arthur Verga - Desing e Teoria III Grace Kishimoto - Materiais e Processos Graficos I Grupo Jaqueline Marques 31069381 Monica Gouveia 31085032 Natália Faria 31014747 3C3

description

Projeto Integrado de cartazes, para São paulo companhia de dança, do 3ºsemestre. O objetivo era apresentar a companhia pelos cartazes.

Transcript of Projeto de cartazes São Paulo Companhia de Dança

Page 1: Projeto de cartazes São Paulo Companhia de Dança

Discutir a importância da dança na sociedade é algo complexo, pois ao longo da historia da sociedade ela foi usada para diferentes objetivos, rituais, celebrações, lazer, status, e etc. E ainda hoje temos essa diversidade de utiliza-ções.

Mas analisando sua totalidade, a dança vem ao mundo como uma forma de expressão do ser. Seja para expressar a necessidade de uma intervenção divina, a felicidade do momento, a vontade de relaxar ou mostrar habilidades, com a dança mostramos o que o corpo precisa dizer, o que a mente inconsci-ente precisa expor. Para chegar a entender qual é essa expressão do corpo, os praticantes da dança acabam passando por etapas que à torna mais importante para sociedade, a dança necessita de disciplina, força de vontade, trabalho em equipe, coordenação, um cuidado especial com o próprio corpo, um autoco- nhecimento e autocontrole, entre muitas outras coisas. E para quem aprecia a arte, desenvolve e aguça seus sentidos, visão e audição. Essas experiências, para cada um de maneira diferente, são transferidas para o dia a dia, desenvol-vendo um cidadão melhor.

A São Paulo companhia de dança (SPCD) tem o objetivo de difundir a dança em todos os sentidos, comprometendo-se com o desenvolvimento da sociedade.

Dentro desse objetivo a companhia trabalha com um tripé definido e articulado, que se baseia em: Produção e circulação de espetáculo, seu nucleo principal; Memória e pesquisa da dança, nos levando ao conhecimento da dança, com publicações e documentarios; Projetos educativos e de formação de platéia, abrindo espaço para todos descobrirem e entenderem a dança.

Ao criar um sistema de cartazes para São Paulo Companhia de Dança a-tentamos à importância da difusão , educação e compreensão da dança, lem- brando que é uma companhia aberta para todos, todas as classes, todas as faixa etárias e todas as tribos.

Apresentação

ProfessoresAndréa de Souza Almeida - MetodologiaLeila e Djalma - DesenhoZuleica Schincariol - TipografiaRafael Myashiro - Computação Grafica IIIArthur Verga - Desing e Teoria IIIGrace Kishimoto - Materiais e Processos Graficos I

GrupoJaqueline Marques 31069381Monica Gouveia 31085032Natália Faria 31014747

3C3

Page 2: Projeto de cartazes São Paulo Companhia de Dança

Sinteses dos painéis

Educação

Pesquisa

Difusão

Page 3: Projeto de cartazes São Paulo Companhia de Dança

Painel Conceitual

Page 4: Projeto de cartazes São Paulo Companhia de Dança

Estudos do Sistema

A principio os cartazes mostrariam a dança no cotidiano das pessoas, dentro da idéia do tripé da companhia. Seguimos por dois caminhos diferentes, mas ambos foram des-cartados. Um por causa da linguagem que trazia livros e dava uma sensação acadêmica, outro por não condizer completamente com a proposta.

Após mais alguns estudos surgiu o nanquim na água, que se encaixa perfeitamente para a SPCD, pois assim como o nanquim se difunde na água, a companhia difunde a dança.

Muitas fotos tiradas e conseguimos imagens espe-taculares. Testamos formatos, cores, linguagens, e tipografias.

Depois de desenvolver muitos cartazes testes, des-cartamos algumas coisas que não funcionaram para o projeto: As cores das imagens, pois imagem PB, além de ser canônica e universal como a companhia pre-tende, é clássica como a SPCD; As imagens que não seguiam a linguagem do movimento, nem o contexto das palavras usadas (definidas a partir do tripé); A tipografia escrita reta, que conflitavam com os de-senhos, pois não acompanhava o movimento; Entre outros detalhes.

Esses estudos levaram a um sistema onde começa em um cartaz com mais interferência, o primeiro contato com a dança, uma “descoberta”, já no se-gundo com mais informações e “conhecimento” se enxerga algo mais limpo, e no terceiro se “sente” a dança no estado mais puro, fechando o tripé. Os logos seguiram os cartazes do mais fechado para o mais aberto.

Page 5: Projeto de cartazes São Paulo Companhia de Dança

Projeto Final

Dimensão 40x60 cm Sistema de cores 1x0Processo de impressão OffisetPapel e gramatura Couche fosco 180gAcabamento Refile

A exposição dos cartazes será feita em: metrôs, bibliotecas, escolas, universidades, casas de espetáculos, centro culturais, teatros, etc.

Aproveitamento do formato BB (96x66 cm)para impressão do cartaz

Dimensão 40x60 cm Sistema de cores 1x0Processo de impressão OffisetPapel e gramatura Couche fosco 180gAcabamento Refile

Dimensão 40x60 cm Sistema de cores 1x0Processo de impressão OffisetPapel e gramatura Couche fosco 180gAcabamento Refile