Projeto de Intervenção

11

Click here to load reader

description

ed fisica

Transcript of Projeto de Intervenção

Page 1: Projeto de Intervenção

3. PROJETO 

3.1. Tema/TemáticaFesta Junina3.2. Turma1º período3.3. DuraçãoDo dia 20 ao dia 28 de junho de 20113.4. JustificativaO mês de junho é marcado por grandes comemorações, das quais se destacam o dia de Santo Antônio, São Pedro e São João. O que isto significa para as crianças? Qual o significado dos festejos juninos? A festa junina é uma excelente oportunidade de trabalhar com as crianças atividades interdisciplinares, explorar diversos tipos de linguagens, resgatar brincadeiras e cantigas típicas, dentreoutros. É também importante por ajudar as crianças a conhecer um pouco mais da cultura, costumes e tradições do Brasil. 4.5. Objetivo geralIncentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de socialização e ampliação dos conhecimentos através de atividades diversificadas, brincadeiras, etc.4.6. Objetivo Específico- Desenvolver ritmo e habilidade motora;- Ouvir com interesse informações trazidas pelos colegas;- Desenvolver linguagem oral e escrita;- Ampliar vocabulário;- Estimular a criatividade através de atividades relacionadas ao tema;- Conscientização sobre os fogos de artifício;- Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras;- Conhecimento de cores e formas;- Trabalhar a memorização e socialização.

4.7. Referencial Teórico do ProjetoAtualmente, há em todos os segmentos de nossa sociedade a preocupação com o meio ambiente, pois a cada dia que passa temos visto que nosso planeta está ameaçado pela poluição, devastação, caça e pesca ilegal, matança desgovernada de animais e o pior de tudo isso, nós, seres humanos, somos os responsáveis por esse grande mal. “O homem, de forma inconseqüente, tem provocado diariamente a destruição de seu habitat natural, o que tem colocado em risco a sua própria existência nesse planeta.”. (SALERA, 2009). O desenvolvimento do “Projeto Animais” de forma articulada e interdisciplinar apresentou grandes reflexões sobreas questões ambientais que encontramos em nosso cotidiano. Pois o mesmo que está interligado à educação ambiental desperta nos alunos uma maior preocupação com o meio ambiente. Sendo este uma nova cultura na conservação da biodiversidade para as gerações futuras.Acredito que, projetos assim, devem ser executados em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.Hoje a educação ambiental nas escolas é essencial para o conhecimento, aprendizado e socialização das crianças, pois trabalham as questões ambientais através

Page 2: Projeto de Intervenção

dinâmicas, práticas e ações para a preservação do meio ambiente; visando uma melhor responsabilidade das novas gerações. O projeto desenvolvido na turma do 2° Período teve como finalidade desenvolver a sensibilização das crianças, conhecer diversos tipos de animais e suas características buscando um melhor aprendizado e interação das crianças com o meio ambiente e recursos naturais.A fauna, assim como os demais recursos ambientais, exerce uma função no ecossistema, e são indispensáveis para o seu equilíbrio. É dizer que cada um dos elementos do ecossistema tem uma missão a cumprir para mantê-lo estruturado e em harmonia. Nesse sentido, se todas as espécies são insubstituíveis nesse complexo, a ausência de qualquer uma delas altera toda a dinâmica do sistema. (LIMA, 2007. p. 135).A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais. 

* Em primeiro lugar juntar várias bibliografias que falem sobre o tema do seu projeto.*Leia muito sobre o tema.* Escreva de duas a três folhas com as suas palavras, depois de ter realizado as leituras citadas acima.* Faça citações (reveja o seu material de Instrumentalização Científica), onde ensina como fazer a citação.3.8. Conteúdos propostos a serem trabalhadosAtendendo à grade curricular sistematizada a professora desenvolve trabalhos nas áreas de: Português, Matemática, Ciências, História, Artes e Educação Religiosa. Tais conteúdos têm como referenciais teóricos os PCN`s e RCNEI destinados à Educação Infantil.Ao desenvolver os conteúdos citados percebemos que os mesmos são trabalhados de forma interdisciplinar pela professora, favorecendo um desenvolvimento produtivo e de qualidade.Todas as disciplinas possibilitam essa interdisciplinaridade, visto que as mesmas viabilizam a formação integral do ser humano em seus aspectos: físico, cognitivo, sociocultural, afetivo, psicomotor o que é refletido em seus atos, atitudes, valores e convicções.

3.9. MetodologiaAs atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação

Page 3: Projeto de Intervenção

Projeto

Festa Junina

1° Tema: festa junina e suas danças

2° Turma: Pré 1 e pré 2

3° Duração: 10 Dias

4° Justificativa: Dançar faz parte de todos os povos e suas civilizações, desde o

homem primitivo até o homem moderno. Através da dança podemos transmitir

nossos pensamentos e nossas emoções, ela está presente em todos os

acontecimentos, é uma forma de expressar sentimentos, estimular a

criatividade e o conhecimento do próprio corpo. Hoje a dança deixou de ser

ritualista para ser arte.

5° Objetivo geral:

Estimular a criatividade.Trabalhar ritmos e a coordenação motora do individuo.

Desenvolver expressão corporal. Estimular a participação de alunos e pais na

festa junina, através das apresentações. Elaborar trabalhos decorativos em

sala de aula, tendo estes com a função de ornamentar a festa e a escola.

6° Objetivo específico:

Possibilita a criança conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do

Brasil, seus símbolos, pratos típicos, trajes e suas danças.

Perceber a importância do trabalho em equipe e a união dos mesmos.

Resgatar as tradições da festa junina.

Page 4: Projeto de Intervenção

Socialização dos alunos

7° Referencial teórico do projeto:

A festa junina surgiu em países

católicos da Europa para homenagear São João, um dos países que mais influenciaram o Brasil na danças foi a França com suas danças marcadas e pratos típicos, no Brasil a região que cultua esta festa é o nordeste do país, um dos ingredientes mais usados em seus pratos é o milho juntamente com as tradições de fogueiras, balões e o mastro de São João. No principio a festa era conhecida como joanina, mas com o passar do tempo mudou pra junina, por ser comemorada no mês de Junho. Esta festividade com relato de historiadores foi trazida para o Brasil pelos portugueses, durante o período colonial, logo com o passar do tempo os costumes passaram a ser misturados com os aspectos culturais do Brasil, dos indígenas e dos afros brasileiros.Junho por ser o mês da colheita de milho influenciou nos pratos típicos desta festa. Grande parte do cardápio como canjica, cuzcuz, pamonha, milho cozido, pipoca, cural, bolo de milho etc, mas não só receitas de milho fazem parte do cardápio, temos também pé de moleque, quentão, vinho quente, arroz doce entre outros.Uma das principais tradições da festa junina é a fogueira e os balões, a fogueira serve como centro para a dança das quadrilhas, já os balões em alguns lugares compõe este cenário que cada vez encontra se mais escasso

em função das leis que proíbem sua pratica, devido aos grandes riscos de incêndio que eles podem causar.A dança denominada quadrilha tem vestimenta caipira para os homens e vestidos rodado de chita para as mulheres, as danças são coreografadas e marcadas, seu enredo é desenvolvido em uma linguagem do interior os instrumentos que são utilizados em suas musicas são á zabumba, sanfona e o triângulo.

8° Conteúdos a serem trabalhados:

• Recorte de papel colorido e colagem.• Colagem com palitos de fósforos.• Pontilhado.• Pintura.• Trabalhando a música ( pula fogueira ).

9° Metodologia:

1° Semana ( 20/06 á 24/06 )

Os alunos chegam, fazem oração e cantam uma música infantil; Logo entram em sala

Page 5: Projeto de Intervenção

de aula, cada um se organiza em seus lugares.Nesta semana os alunos trabalharam em cima da proposta festa junina, recortaram papéis coloridos e colaram em desenhos de quadrilha, colaram palitos de fósforo na fogueira e ensaiaram a música ( pula fogueira ).

2° Semana ( 27/06 á 01/07 )

Nesta semana além da rotina de chegada da oração e de cantarem a música, as crianças trabalharam com o pontilhado de um casal de caipira e com a pintura dos mesmos, depois colaram em um espaço dentro da sala de aula os desenho pintados por

eles, que servirão de enfeite na sala para a data festiva, em seguida cantaram a música ( pula fogueira ).

10° Aplicação metodológica para analise sobre a docência:

A realidade de uma sala de aula vai além da nossa imaginação, pois quando somos alunos não temos a noção de como é estar lecionando para uma sala de aula, não damos tanto valor e atenção aos professores como eles nos dão, logo estando á frente de uma turma vemos que é bem diferente, é uma sensação de “ poder “, Não o poder de mandar ou impor, mais sim de ensinar, fazer as crianças se estimularem com o aprender e fazer parte da vida de cada uma.Portanto com a aplicação deste projeto percebi que houve um acréscimo em meu conceito de como é trabalhar em uma sala de aula. Pude identificar que temos que ser criativos, paciente, ter desenvoltura e coordenação na aplicação da metodologia dos projetos a serem aplicados.

11° Avaliação:

A avaliação foi feita em cima da criatividade e participação dos alunos nas atividades em sala de aula e na colaboração de cada um na ornamentação da sala para comemorar a data festiva.

12° Referências bibliográficas:

Lopes, Patrícia, Brasil escola.Mendes, Miguel p. 116/117.Brandão, Toni p. 27/29.Amaral, Rita Cássia de Mello Peixoto p. 45/46.

Projeto Festa Junina 

Justificativa: Este projeto visa integrar os alunos do 2º e 3º período com o projeto de quadrilha junina que a escola EDUCAR já vem desenvolvendo a alguns anos : Este projeto está dividido em duas etapas: os ensaios com os alunos em algumas aulas de educação física e outros horários livres e a apresentação no dia que haverá o evento

Page 6: Projeto de Intervenção

com a presença dos pais e convidados.

Objetivos:•Conhecer as características das festas juninas;•Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;•Promover interesse e participação na gincana e na festa junina;•Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;•Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;•Promover uma festa junina para uma creche;

Etapas do desenvolvimento:

Atividades em sala de aulaOs professores de todas as disciplinas participarão do projeto desenvolvendo atividades em sala relacionadas com a data que estamos comemorando.

De Educação Infantil a 1ª série:

Português: Explorar a leitura de textos informativos, de poesias, músicas juninas, de texto formal e informal, bem como quadrinhas, caça-palavras e cruzadinhas. Montar um livrinho com as comidas e bebidas típicas juninas.

História: Conhecer a origem das festas Juninas e os Santos do mês. Conhecer o significado das danças típicas da festa junina, como a dança do-pau-de-fitas, quadrilha e outras.

Matemática e Ciências: Conhecer as comidas típicas junina e explorá-las no que se refere à quantidades, preços, tempo de duração da culinária, medidas de massa e fração.Fazer, como culinária, algumas das comidas típicas. Criar desafios envolvendo situações da festa junina, bem como a gincana que estamos desenvolvendo.

Artes: Produzir cartazes com as simpatias, receitas típicas e representações

Projeto Festa Junina

Justificativa:

Favorecer a criança quanto à ampliação de seu universo lingüístico, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens.

Objetivo Específico:

Possibilitar a criança conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, seus símbolos, Santos, pratos típicos, trajes e danças. Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.

Page 7: Projeto de Intervenção

Objetivos Gerais:

•Incentivar o trabalho cooperativo;•Propiciar as crianças à participação em diversas brincadeiras;•Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho ao homem e a vida do campo;•Conhecer as características da festa;•Conhecer os costumes e valorizar a tradição;•Incentivar a apreciação pelas festas;•Promover festa no CEI

Conteúdos:

•Poemas, músicas, convites, brincadeiras, dança de quadrilha, confecções de bandeiras, degustação de pratos típicos, trajes, etc.•Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos;•Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.

Metodologia:

•Socialização do tema e do conhecimento que cada criança possui sobre ele;•Letras em caixa altas com nome da festa: qual letra começa quais as letras que tem, quantas letras têm qual a última letra do tema, etc.•Ensaio de dança/quadrilha;•Confecção de convites p/festa;•Confecção de balões de papel;•Símbolos, Santos, origem da festa; (visualização da figura dos Santos – semelhanças e diferenças);•Cantar e dançar músicas e canções de festa junina;•Brincar de desfile (caracterização de um casal);•Exploração de maquiagem;•Simular, e ensaiar casamento caipira;•Degustação de pratos típicos: Amendoim, milho verde, batata doce, pipoca, pamonha, pé-moleque, etc.•Jogo de bingo;•Receitas com rótulos;•Confecção de decoração;•Localizar no globo os países que deram origem á festa: França e Portugal;•Localizar no mapa Estado e cidades onde há maior concentração das festas;•Brincadeiras de roda;•Enfeites: Tamanho, metros, formas geométricas, quantidade de enfeites;

No pátio:•Construir fogueira;•Simular pular fogueira;•Brincar de cabo de guerra; cobra cega, corrida do saco, boliche.

Na brinquedoteca:

Page 8: Projeto de Intervenção

•Confecção de docinho p/degustação: beijinho, cajuzinho, pé-moleque, Maria - mole.•Confecção de livro de receitas;•Confecção de material de pesca;•Confecção de cavalo e vaga, tamanhos grande, com suas partes separadas, crina, rabo, patas, olhos, boca, orelhas, chifres. (), para brincadeira no dia da festa.•Confecção de pista p/derrubar bonecos; (Jogo).

Na cozinha:

Bolo fubá, cenoura e chocolate, cachorro quente, quentão, canjica.

Recursos:

Livro recreio; CDs, aparelho de som, papeis diversos, cola, tesoura, caixa de papelão, chapéus, maquiagem, giz cera, tinta guache, sulfit mimeografada, corda, argola, saco estopa, área, anzol, faixa tecido, jogo boliche, dardos de flecha, bolinhas plásticas, forminhas de papel, prendas e brindes, produtos para docinho, pratos típicos,

Avaliação:

Será observados, o interesse da criança, e sua participação nas atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto e a participação na festa.