Projeto em Informatica Educativa

10
1 Informática Educativa I: Projeto em Informática Educativa Título: Projeto Em Informática Educativa – Planejamento para Execução Nome do Aluno: Alexandre Luiz Mazzei da Costa 1. Disciplina e anos envolvidos: A disciplina que será abordada neste projeto é a Matemática. O projeto é destinado aos alunos do Módulo 3 da Nova Educação dos Jovens e Adultos (NEJA) do Ensino Médio. Para os que estejam iniciando seus estudos na unidade 22 em Geometria Espacial. Serão elaborados, para as turmas, 6 encontros em 21 dias. Cada um com 2 horas/aula, totalizando uma carga horária de 12h/a por mês. O projeto será executado no segundo semestre, sendo que no início do módulo será trabalhado com os alunos os conceitos de plano cartesiano e o conceito de dimensão na unidade 22 que é a Introdução à geometria espacial. O presente projeto será iniciado no laboratório, sendo que os alunos já devem ter adquirido a base para o trabalho com funções do 1º grau, áreas e perímetros. É recomendável que seja realizado no mesmo semestre, um projeto para esfera, pirâmides e cones por se tratar de temas pertinentes à geometria espacial. 2. Tema central : Introdução ao Estudo da Geometria Espacial. 3. Temas de apoio: Estudo da Geometria Espacial através de uso de tecnologias da informática. 4. Justificativa: A prática pedagógica realizada através do desenvolvimento de projeto é um instrumento inovador e que envolve o Docente, o aluno, materiais e recursos disponíveis, incluindo as novas tecnologias, possibilitando que se estabeleça um ambiente propício para o processo de ensino-aprendizagem e interagindo com todos os elementos do contexto. É fundamentada nas ideias construtivistas sobre desenvolvimento e aprendizagem, entre outras linhas de pensamento sobre a educação. Alguns educadores apenas repassam informações e conhecimentos aos alunos. Por sua vez deixam de correlacionar os assuntos estudados em sala com a vida dos alunos. Nesses casos os alunos sentem-se frustrados perdem o interesse no aprendizado, pois acabam por não perceber que o conhecimento adquirido na escola deverá ajudá-los a se tornarem seres pensantes, que poderão aplicar os conhecimentos adquiridos e que este conhecimento contribuirá para se tornarem seres ativos e atuantes em uma sociedade contemporânea. Antunes (2002) afirma que: “Vão ficando para trás as lembranças de professores que ensinavam exclusivamente história ou geografia, língua portuguesa ou matemática. Urge revolucionar esse sistema, e talvez uma alternativa seria levar todos os nossos alunos a adquirir, além dos conteúdos curriculares específicos de cada disciplina, algumas qualificações essenciais para a vida, como saber pensar, saber falar, saber cheirar, saber ouvir, saber ver, saber fazer e muitos outros saberes. Essa revolução, desculpe a metáfora, corresponde a ensinar o aluno a andar antes de fazê-lo correr, invertendo um sistema que, colocando todos a correr, marginaliza os que não chegam à frente”.

Transcript of Projeto em Informatica Educativa

Page 1: Projeto em Informatica Educativa

1

Informática Educativa I: Projeto em Informática Educativa Título: Projeto Em Informática Educativa – Planejamento para Execução Nome do Aluno: Alexandre Luiz Mazzei da Costa 1. Disciplina e anos envolvidos: A disciplina que será abordada neste projeto é a Matemática. O projeto é destinado aos alunos do Módulo 3 da Nova Educação dos Jovens e Adultos (NEJA) do Ensino Médio. Para os que estejam iniciando seus estudos na unidade 22 em Geometria Espacial. Serão elaborados, para as turmas, 6 encontros em 21 dias. Cada um com 2 horas/aula, totalizando uma carga horária de 12h/a por mês. O projeto será executado no segundo semestre, sendo que no início do módulo será trabalhado com os alunos os conceitos de plano cartesiano e o conceito de dimensão na unidade 22 que é a Introdução à geometria espacial. O presente projeto será iniciado no laboratório, sendo que os alunos já devem ter adquirido a base para o trabalho com funções do 1º grau, áreas e perímetros. É recomendável que seja realizado no mesmo semestre, um projeto para esfera, pirâmides e cones por se tratar de temas pertinentes à geometria espacial.

2. Tema central : Introdução ao Estudo da Geometria Espacial.

3. Temas de apoio: Estudo da Geometria Espacial através de uso de tecnologias da informática.

4. Justificativa: A prática pedagógica realizada através do desenvolvimento de projeto é um instrumento inovador e que envolve o Docente, o aluno, materiais e recursos disponíveis, incluindo as novas tecnologias, possibilitando que se estabeleça um ambiente propício para o processo de ensino-aprendizagem e interagindo com todos os elementos do contexto. É fundamentada nas ideias construtivistas sobre desenvolvimento e aprendizagem, entre outras linhas de pensamento sobre a educação. Alguns educadores apenas repassam informações e conhecimentos aos alunos. Por sua vez deixam de correlacionar os assuntos estudados em sala com a vida dos alunos. Nesses casos os alunos sentem-se frustrados perdem o interesse no aprendizado, pois acabam por não perceber que o conhecimento adquirido na escola deverá ajudá-los a se tornarem seres pensantes, que poderão aplicar os conhecimentos adquiridos e que este conhecimento contribuirá para se tornarem seres ativos e atuantes em uma sociedade contemporânea. Antunes (2002) afirma que:

“Vão ficando para trás as lembranças de professores que ensinavam exclusivamente história ou geografia, língua portuguesa ou matemática. Urge revolucionar esse sistema, e talvez uma alternativa seria levar todos os nossos alunos a adquirir, além dos conteúdos curriculares específicos de cada disciplina, algumas qualificações essenciais para a vida, como saber pensar, saber falar, saber cheirar, saber ouvir, saber ver, saber fazer e muitos outros saberes. Essa revolução, desculpe a metáfora, corresponde a ensinar o aluno a andar antes de fazê-lo correr, invertendo um sistema que, colocando todos a correr, marginaliza os que não chegam à frente”.

Page 2: Projeto em Informatica Educativa

2

Observa-se nesta citação que os educadores que não buscam se aperfeiçoar nos seus métodos didáticos ou aqueles que não buscam recursos para modificação desse quadro estarão contribuindo para o distanciamento dos alunos ao ensino da Matemática. É importante ao educador fazer com que o aluno se sinta seguro e que mostre que ele tem capacidade de aprender e fazer construções com o novo conhecimento. Ao diferenciar as aulas, o professor mostrará seu interesse, ao propor uma nova forma de abordagem para o desenvolvimento da turma. Por isso, torna-se importante a utilização do software educacional, para buscar maiores potencialidades da turma. Os motivos para a escolha desse tema de apoio, para o projeto, foram as dificuldades encontradas pelas turmas do NEJA no estudo da Geometria Espacial. Dificuldade de compreensão e diferenciação entre o espaço e o plano, com suas respectivas figuras, com objetos planificados ou não e problemas de aplicações práticas. Deve-se fazer com que o emprego do computador não seja somente um mero objeto de interação. Ao realizar trabalhos em grupos, estimulamos a reflexão de situações reais. Deve-se também interagir interdisciplinarmente e discutir novas práticas para agregar o uso dessa ferramenta em sala de aula. Criar um ambiente interativo e facilitador da aprendizagem dos conceitos matemáticos são outras possíveis possibilidades que podemos destacar com a sua utilização do computador. Conforme afirma Silva (2001)

“A introdução de computadores implica em mudanças em que ocorrem alterações tanto no relacionamento professor-aluno, quanto nos objetivos e métodos de ensino e no processo de transformação. Cabe ao professor buscar saber qual é o seu papel, de forma crítica e participativa, perante essa rápida evolução tecnológica.”

Nesse contexto, entende-se que o uso das tecnologias possibilita uma maior dinâmica da aula, permitindo novas abordagens na explanação do conteúdo da matemática. Assim, os alunos podem estabelecer conjecturas, testando hipóteses, para que cheguem às suas conclusões. Conseguindo explorar algumas situações que não estariam disponíveis sem o uso das tecnologias. O programa de computador Régua e Compasso (R.e,C) é um software de computador de distribuição livre, de autoria de René Grothmann, professor da Universidade Católica de Berlin, Alemanha. Ele pode ser adquirido gratuitamente em vários sites. É considerado um software multiplataforma, pois poderá ser executado em diversos sistemas operacionais, como por exemplo, Microsoft Windows©, Linux e Macintosh©. É um programa de Geometria Dinâmica. Sua principal função é realizar trabalhos com construções geométricas que podem ser alteradas movendo um dos pontos básicos, permitindo a preservação das propriedades originais, conhecidas como Princípio da Propriedade Mantida (PPM). Este programa permite explorar diversos aspectos relativos à Geometria Plana Euclidiana e à Geometria Analítica. A proposta destas atividades desenvolvidas é que os alunos, juntamente com o professor, possam experimentar a visualização do plano e da geometria espacial e solucionar problemas, testando sua veracidade diretamente no aplicativo, analisando criticamente o resultado obtido, de acordo com as especificidades do software Régua e Compasso.

Page 3: Projeto em Informatica Educativa

3

Por fim, a proposta final deste projeto é verificar a importância do uso do computador no ensino de matemática, com o objetivo de discutir a utilização de um programa como uma ferramenta que irá auxiliar a construção do conhecimento matemático, espacial, em sala de aula. Por esse motivo deve-se utilizar o software (R.e.C) no ensino da Geometria Espacial em turmas do módulo 3 (NEJA) do Ensino Médio..

5. Objetivos gerais e específicos:

.Compreender o valor pedagógico do uso do recurso de aprendizagem “Régua e Compasso”

no ensino e na aprendizagem da Geometria Espacial e do Plano Cartesiano. . Utilização de tecnologias na sala de aula; .Obter situações de aprendizagem que levem os alunos da construção de conhecimento à criatividade. Estimulando o trabalho em grupo na intenção de resultar a construção dos conhecimentos e habilidades. .Dar oportunidades aos educadores de terem contato com novas experiências de aprendizagem. . Desenvolvimento nos discentes a capacidade interpretar a planificação e o espaço, além da possiblidade de construção de diversos prismas na geometria espacial. .Analisar qualitativamente o desenvolvimento das atividades dos alunos; .Relacionar, relatar e socializar os resultados obtidos no desenvolvimento do projeto.

6. Enfoque pedagógico: O programa “Régua e Compasso” pode ser utilizado em várias correntes Pedagógicas. Dependendo apenas como será conduzido o processo e da intuição do seu uso pelo Educador. Pode-se, por exemplo, limitar-se a substituir os desenhos geométricos planificados no caderno do aluno e utilizar construções de figuras planas pelos alunos com o uso da informática. Aumentando a aplicabilidade, com explanações e abordagens das propriedades mantidas na figura, elaboradas e abordadas pelo professor em sala de aula. Segue a citação de COSTA, SILVA, (2008):

“...o professor é o principal responsável por planejar os exercícios de reforço, através do ensino programado, dos estímulos positivos, do aprendizado observável através do comportamento apresentado e dos conteúdos organizados em grau de dificuldades crescentes.”

Quando o programa “Régua e Compasso” está inserido num projeto de ensino de Jovens e Adultos, pode ser inserido em um enfoque construtivista. Assim, o educador não será um simples conteudista, como citado por COSTA, SILVA (2008):

“O professor será não mais aquele que expões todo o conteúdo aos alunos, mas aquele que fornece as informações necessárias, que o aluno não tem condições de obter sozinho.”

Com isso, a corrente pedagógica é quem determina o uso do software. E este não irá definir o tipo de aula no qual estará inserido.

Page 4: Projeto em Informatica Educativa

4

7. Recursos tecnológicos: O projeto poderá ser desenvolvido utilizando a sala de informática. Os programas educacionais deverão ser instalados previamente. No caso específico deste projeto, o software Régua e Compasso, que será usado para a planificação e na introdução da geometria espacial. Deverá ser instalado também o programa JAVA, antes da instalação deste software educacional. Para apresentação dos trabalhos serão utilizados computadores com o programa “Régua e Compasso” instalado, datashow, videos de prismas e como utilizar o (R.e.C), disponibilizados no youtube..

8. Etapas e suas estratégias de realização: O projeto está com planejamento de 6 dias de aula. Abaixo segue um esboço de como seria cada uma destas aulas. Primeira aula Introdução ao tema e previsão de duas atividades.com realização de um Trabalho em grupo de 5 alunos. Nesta atividade será proposta uma apresentação em Pdf do livro: Planolândia: um romance de muitas dimensões. Escrito por Edwin A. Abbott. É importante ter uma ideia do conceito de dimensão. Através desse livro que se baseia em um romance, o aluno terá condições de relacionar os conceitos básicos de ponto, reta e plano. No livro, o autor usou um miundo bidimensional fictício de Flatland para fazer reflexões sobre a sociedade e uma importante análise sobre as dimensões. O livro será divido em 5 partes e cada grupo deverá elaborar suas apresentações. Segunda aula: Apresentação do trabalho Cada grupo deve apresentar a parte a qual foi direcionada e expor suas conclusões e considerações sobre o trabalho apresentado. O professor deverá pronunciar quando for necessário durante todas as apresentações e dará suas considerações finais. Terceira aula: Conceitos de Ponto, Reta e Plano, introdução a geometria espacial e suas aplicações. Será proposto para esta atividade, 3 vídeos relacionados a geometria espacial e suas aplicações em nosso dia-a-dia. Planolândia: https://www.youtube.com/watch?v=GkKT0OJUWew Aplicações da Geometria Espacial Métrica: https://www.youtube.com/watch?v=TMZIOzGqjBs Introdução aos Poliedros de Platão (Cubo Regular): https://www.youtube.com/watch?v=CZ15BXkV9OM Após ter assistido aos vídeos, o professor poderá fazer suas considerações finais em relação aos conceitos básicos da Geometria Espacial e tirar dúvidas, caso existam. Ao concluir esta atividade, os alunos terão condições de resolver reflexões relacionadas às aplicações de geometria espacial.

Page 5: Projeto em Informatica Educativa

5

Quarta aula: Para esta aula será proposto atividades constantes no Livro Didático. Com estas os alunos terão condições de diferenciar poliedros e não poliedros, identificar os poliedros de Platão, identificar posições relativas entre pontos, retas e planos. Estará relacionado o problema proposto, e a partir daí, resolver todos os problemas da lista do anexo (1). Quinta aula: Software Régua e Compasso Esta aula deverá ser lecionada no Laboratório de Informática. Deve-se reservar um tempo inicial da aula para apresentar o programa na intenção que os alunos se familiarizem com o mesmo. O aluno poderá utilizar para esta aula o tutorial do programa Régua e Compasso constante no link TUTORIAL RÉGUA E COMPASSO disponível na bibliografia.

Serão propostas atividades dirigidas, como a construção de um triângulo e outras duas figuras geométricas quaisquer. Determine os valores dos seus lados, ângulos, área e perímetro. Utilize a mesma área de trabalho, salve como atividade 1. O professor irá corrigir qualitativamente todos os exercícios desta aula com base nos conceitos apresentados à turma nos vídeos do Youtube. Sexta aula: Software Régua e Compasso Esta aula deverá ocorrer no Laboratório de Informática. O aluno deverá resolver as atividades propostas construindo dois quadriláteros semelhantes. Conforme exemplo da Figura 1 abaixo. Determine os valores dos seus lados, ângulos, área e perímetro. Salvando como atividade 2.

Figura 1 – Construindo dois quadriláteros no plano

Para avaliar o desenvolvimento do projeto, peça para que os alunos escrevam um breve texto sobre os conceitos geométricos estudados.

Page 6: Projeto em Informatica Educativa

6

9. Definição de papéis: No aspecto educacional, o aluno deve ter uma postura investigativa, interativa, construtor de sua estrutura cognitiva. Desta forma, conseguirá ser um agente de transformação sociocultural. Existe uma centralização do papel do aluno neste projeto, provocando sua participação ativa em todas as suas etapas. Devem-se registrar os resultados de suas experimentações e observações, em todas as etapas do projeto, a fim de obter um aprendizado do conteúdo abordado. O papel principal do professor é ser facilitador da aprendizagem. Este deixou de ser um mero detentor e centralizador do saber e atualmente é estimulador de novas experiências. Tendo um papel importante de orientador das etapas e métodos de aprendizagem, estimulando a investigação com metodologia, auxiliando na criação de infinitas, ou não, possibilidades e objetivando a assimilação e acomodação pelo aluno, interagindo e muitas vezes trocando de papéis com o mesmo.

10. Sites e bibliografia de apoio: ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar e novas formas de aprender. Porto Alegre; Artmed, 2002. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

ESCOLAR,GESTÃO. Tutorial Régua e Compasso. Disponível em:

<http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/regua_compasso.pdf>. Acesso em: 17 de Ago. de 2014. CPSCETEC. Curso de Matemática Instrumental - Software Re C-. Disponível em: < http://www.cpscetec.com.br/adistancia/regua_compasso/Atividade.htm >. Último acesso em: 18 de Ago. de 2014. COSTA, Rosa M. Ambientes Computacionais na Educação - Material de Estudo, 2008b. VALENTE, J.A. Informática na educação. Disponível em: <http://www.nte-jgs.rctsc.br/valente.htm>. Acesso em: 22 agosto. 2014. LIMA, B.L. Módulo 3 - MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS; Unidade 22, ISBN:978-85-7648-931-3. 2013. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo, Editora Paz e Terra.1970

11. Coleta de dados: Será coletado um livro gratuito da internet sobre dimensões e espaço para que os alunos, juntamente com o professor, façam uma análise do espaço e e suas dimensões . Também será exibido vídeos coletados do youtube sobre dimensões, introdução a geometria espacial e cubo regular e a sua aplicabilidade delas em nosso dia a dia.

Page 7: Projeto em Informatica Educativa

7

12. Seleção do material: .Para os encontros em sala de aula: papel A4 para anotações, data show, quadro branco. .Para as aulas no laboratório de informática: software (R.e.C) . Observação: como o software a ser utilizado é do tipo livre (disponível no endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2180) sem despesas para aquisição. Partindo do pressuposto que a escola possui uma sala de informática não será preciso comprar computadores novos, mas é importante que todos os computadores estejam em perfeitas condições para que os alunos consigam utilizá-los.

13. Programação visual: A programação visual será através da apresentação do livro Planolândia, na primeira aula, os vídeos sobre Planolândia, Introdução a Geometria Espacial e Cubo regular, sendo realizadas na terceira aula e a apresentação do resultado das atividades dos alunos em Power Point.

14. Meios para a execução:

Será imprescindível que a escola possua um laboratório de informática equipado com acesso a internet e que esteja disponível para essas aulas um projetor de imagens (data show).. Para ter acesso a utilização dos sites e a visualização dos plug's os computadores devem ter instalados os programas de plugins para flash, JAVA autalizado e possuir um navegador que comporte Java script (programa livre).

15. Avaliação: Será abordada uma avaliação qualitativa do objeto de aprendizagem proposto (R.e.C) e um conjunto de problemas do material didático do (NEJA). A educação desta modalidade, em caráter filosófico, terá um conteúdo político-sócio-educativo, mas sem a diminuição da qualidade do que será abordado. Cito a perspectiva de FREIRE (1983) para essa abordagem do Ensino de Jovens e Adultos:

“A educação de jovens e adultos – EJA - traz, em seu regulamento filosófico, um conteúdo político-sócio-educativo comprometido com a concretização mais pessoal da vocação humana de ser sujeito”.

Em conformidade a abordagem acima, segue os exemplos propostos para avaliação (ANEXO1):

Page 8: Projeto em Informatica Educativa

8

ANEXO 1

Questão 1:

Observe o prato representado na figura. Será que você consegue identificar elementos que possam ser um exemplo de ponto, reta e plano?

Questão 2: Suponha que você quer fazer uma visita à Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro.Para conhecer melhor as cercanias, você acessou o Google Maps, digitou “Biblioteca Nacional” e clicou em Ok. O site apresentou um mapa com 3 endereços, todos no centro do Rio: o da Fundação Biblioteca Nacional, marcado como A no mapa; o da Biblioteca Nacional, marcado como B, no mapa e o do escritório de direitos autorais da Biblioteca Nacional, marcado como C no mapa. Ao longo do percurso, você aproveitou o trajeto para responder com verdadeiro ou falso algumas dúvidas de um amigo.

Page 9: Projeto em Informatica Educativa

9

a.O ponto A (Fundação Biblioteca Nacional) pertence à Av. Rio Branco. b. O ponto C (escritório de direitos autorais da Biblioteca Nacional) não pertence à Av. Graça Aranha . c. O ponto B (Biblioteca Nacional) pertence à Av. Almirante Barroso. d. O ponto B (Biblioteca Nacional) pertence à rua Debret. e. O Museu Nacional de Belas Artes (logo acima do ponto A) pertence à Avenida Rio Branco. f. Os 3 endereços da Biblioteca Nacional (pontos A, B e C) são colineares. g. A estação do metrô Uruguaiana (representada pela letra M) não pertence à rua Uruguaiana. h. As estações do metrô Carioca e Cinelândia, representadas pelos pontos M no mapa, são colineares. i. As estações do metrô Carioca, Cinelândia e Uruguaiana, representadas pelos pontos M no mapa são colineares. Questão 3: Eis novamente o mapa da região do centro do Rio de Janeiro. Só que, desta vez, as perguntas dizem respeito à posição relativa das ruas. Escreva Verdadeiro ou Falso analisando o Mapa da questão 2. a. A Av. Almirante Barroso é perpendicular a Av. Rio Branco b. A Rua Debret e a Rua México são concorrentes c. A Av. Graça Aranha, a rua México e a Av. Rio Branco são paralelas d. A rua São José e a Av. Nilo Peçanha não são concorrentes e. A rua do Carmo é perpendicular à rua da Assembleia.

Page 10: Projeto em Informatica Educativa

1

0

Nestas questões, o professor vai fortalecer os conceitos básicos para aos alunos na construção de retas e poliedros, sem o uso do software Régua e Compasso. Abordando as atividades será usado o material didático previamente distribuído para esta modalidade.

16. Cronograma: O projeto está organizado para 6 encontros por turma, cada um com 2 horas/aula, totalizando uma carga horária de 12h/a por mês. A distribuição das aulas será acordada com as necessidades e cronogramas da Escola. Em conformidade com as atividades propostas no item: Etapas e suas estratégias de realização.