Projeto força jovem sumário executivo

5
CLUBE DA CIDADANIA Projeto FORÇA JOVEM: Agentes de Transformação SUMÁRIO EXECUTIVO Força Jovem: Agentes de transformação, um projeto educativo inédito e original O Observatório Social de Itajaí é uma instituição apartidária, de trabalho voluntário, pertencente à sociedade civil organizada de nossa Cidade. Estamos há oito anos em Itajaí, com os objetivos de: 1) educar as pessoas para o combate à corrupção; 2) educar as pessoas para a transparência; e 3) educar as pessoas para a cidadania fiscal. Estas são as nossas grandes finalidades. O Observatório Social é uma solução original e diferenciada, e que tem apresentado excelentes resultados, na busca de soluções para os problemas concretos da administração pública do nosso Município. O Projeto FORÇA JOVEM é inédito e original, por ser uma proposta inteiramente elaborada e dirigida a Itajaí, e por ser um grande esforço coletivo de muitas pessoas, um projeto que envolve grandes forças dentro do nosso Município, a começar pelas equipes do Observatório Social de Itajaí, fundado pela Associação Empresarial, pela Intersindical, pela CDL, pela OAB, pela Associação dos Distribuidores e Atacadistas Catarinenses – ADAC, pelo SINCADI e Sindicato dos Contabilistas de Itajaí – SINDICONT. Grandes entidades de nosso meio. É importante, também, e principalmente, pelo fato de ser um projeto educativo, isto é, por oportunizar uma série de iniciativas cidadãs, envolvendo adolescentes e jovens e suas famílias, e impulsionando o protagonismo juvenil. O Força Jovem quer educar as pessoas para a liderança positiva e construtiva, direcionando as energias dos jovens para soluções concretas e 1

Transcript of Projeto força jovem sumário executivo

Page 1: Projeto força jovem   sumário executivo

CLUBE DA CIDADANIA

Projeto FORÇA JOVEM: Agentes de Transformação

SUMÁRIO EXECUTIVO

Força Jovem: Agentes de transformação, um projeto educativo inédito e original

O Observatório Social de Itajaí é uma instituição apartidária, de trabalho voluntário, pertencente à sociedade civil organizada de nossa Cidade. Estamos há oito anos em Itajaí, com os objetivos de: 1) educar as pessoas para o combate à corrupção; 2) educar as pessoas para a transparência; e 3) educar as pessoas para a cidadania fiscal. Estas são as nossas grandes finalidades.

O Observatório Social é uma solução original e diferenciada, e que tem apresentado excelentes resultados, na busca de soluções para os problemas concretos da administração pública do nosso Município.

O Projeto FORÇA JOVEM é inédito e original, por ser uma proposta inteiramente elaborada e dirigida a Itajaí, e por ser um grande esforço coletivo de muitas pessoas, um projeto que envolve grandes forças dentro do nosso Município, a começar pelas equipes do Observatório Social de Itajaí, fundado pela Associação Empresarial, pela Intersindical, pela CDL, pela OAB, pela Associação dos Distribuidores e Atacadistas Catarinenses – ADAC, pelo SINCADI e Sindicato dos Contabilistas de Itajaí – SINDICONT. Grandes entidades de nosso meio.

É importante, também, e principalmente, pelo fato de ser um projeto educativo, isto é, por oportunizar uma série de iniciativas cidadãs, envolvendo adolescentes e jovens e suas famílias, e impulsionando o protagonismo juvenil. O Força Jovem quer educar as pessoas para a liderança positiva e construtiva, direcionando as energias dos jovens para soluções concretas e capazes de despertar na comunidade os melhores sentimentos de cidadania e de participação.

Os problemas que queremos ajudar a solucionar:

A falta de zelo e o desinteresse com os assuntos coletivos; A apatia e falta de participação na condução da coisa pública; O desconhecimento de direitos e deveres; A corrupção enraizada na base das relações entre as pessoas.

A falta de participação e transparência, a crise moral que vivenciamos hoje, a corrupção crescente, e tantos outros fatores, assustam e dificultam nossas vidas em sociedade. Essas e muitas outras coisas que nos afligem, são consequências da falta de educação das pessoas para a cidadania, especialmente a falta de educação para a cidadania em seu aspecto fiscal,

1

Page 2: Projeto força jovem   sumário executivo

que nos leva a todos ao afastamento impensado da política e da participação na solução dos nossos problemas comuns.

A solução que propomos

A solução que o Observatório Social de Itajaí apresenta para elevar o nível de consciência fiscal de nossas comunidades vem através do Projeto FORÇA JOVEM: Agentes de Transformação.

Como vai funcionar o Força Jovem?

Vai aproximar e unir as equipes do Observatório Social de Itajaí, com as equipes das escolas locais que participarem, com as equipes de empresas socialmente responsáveis e parceiras.

Como operacionalizar o Projeto?

O Observatório Social fará, formalmente, um Convite às escolas e empresas, aproximando-as, oportunizando-lhes o cumprimento de suas respectivas missões institucionais.

Como será feita a avaliação do Projeto?

As avaliações serão dinâmicas e permanentes, feitas pela coordenação do Projeto, por colaboradores voluntários indicados pelas empresas, pelo Sindicato dos Contabilistas de Itajaí – SINDICONT, que indicará um escritório de contabilidade para fazer o controle do Capital Semente investido, e pelas escolas participantes.

Como será feita a divulgação?

O Projeto terá um Blog e uma Fanpage no Facebook, construídas e mantidas por alunos voluntários dos cursos de Comunicação da UNIVALI, e publicará constantemente os resultados dos projetos escolares.

A oportunidade que se abre aos participantes

A proposta do Observatório abre para a escola a oportunidade de realizar sua missão educativa, através de um trabalho efetivo e diferenciado de extensão à comunidade. O Projeto Força Jovem pode ajudar a escola a romper seu isolamento em relação à comunidade. Abre também a mesma chance para os pais, professores e alunos, elevados à condição de Agentes de Transformação do bairro ou localidade onde moram.

Abre, ainda, às empresas situadas na vizinhança, ou que já tenham ligação com a escola, a oportunidade de desenvolver um marketing de causa positivo e propositivo, bem como para o investimento social.

2

Page 3: Projeto força jovem   sumário executivo

Abre aos demais participantes, e às Equipes de Apoio, formadas por outros tantos jovens multiplicadores a oportunidade de um forte e efetivo exercício da cidadania.

Nossa vantagem competitiva

O Projeto que aqui se propõe é original e inédito, além disso, traz consigo a vantagem única de ser apresentado e executado por uma instituição que, por sua constituição e natureza, pode oferecer de forma, também única, esta chance de participação: O Observatório Social de Itajaí tem a missão institucional de “educar pessoas para a cidadania fiscal”, algo que o diferencia e destaca dentre as demais instituições que atuam em nossa Cidade.

O modelo

O Projeto FORÇA JOVEM: Agentes de Transformação foi elaborado dentro das técnicas convencionais de formatação de projetos, tornando-o plenamente viável do ponto de vista econômico.

O esforço que ora fazemos em Itajaí pode ganhar escala estadual, ou até nacional, pois todos os Observatórios Sociais hoje existentes no Brasil operam do mesmo modo, utilizando-se das mesmas metodologias.

O trabalho desenvolvido pelas escolas selecionadas, certamente, atingirá um número expressivo de pessoas e de famílias à sua volta. É essa performance que se espera atingir, anualmente, para os próximos anos de aplicação deste Projeto.

A equipe

O Observatório Social de Itajaí desenvolve suas atividades utilizando-se do trabalho voluntário de pessoas e instituições que doam, espontaneamente, horas e conhecimentos necessários.

A equipe permanente e preparada para ser, realmente, uma equipe vencedora conta com os seguintes apoios:

Nunes Consultoria Educacional e Serviços Ltda., empresa que administra o Observatório;

Presidência, na pessoa do empresário Paulo Sabatke Filho, que desempenha funções de natureza institucional e estratégica;

Estudantes bolsistas do curso de Direito, que fazem o papel de Agentes de Monitoramento;

Estudantes bolsistas da área de Comunicação Social, que fazem o marketing e a divulgação através das redes sociais;

3

Page 4: Projeto força jovem   sumário executivo

Voluntários provenientes da Ordem DeMolay, Filhas de Jó, grupos de Pastorais, Jovens Multiplicadores, que participam de projetos de protagonismo juvenil no Parque Dom Bosco, no Projeto Crescer, dentre outros, que integram as equipes de coordenação e de apoio;

Equipe Gestora, composta por educadores, que pensam e supervisionam o projeto; Outros associados Voluntários, inclusive on-line e internacionais (via AIESEC); Órgãos colegiados (Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Assembleia Geral),

que cumprem atribuições específicas.

4