Projeto Mais Educação

6
Projeto mais educação Abigail Somavilla Criado durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT), através da Portaria Interministerial nº 17/ 2007 do Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE). É uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, e Diversidade (SECAD/MEC), em conjunto com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e as secretarias municipais e estaduais de educação. Sua operação é feita através do Programa Dinheiro Direto na Escola, o PDDE(do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE), que consiste em uma ajuda financeira às escolas públicas de educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal, e à algumas escolas de educação especial sem fins lucrativos.  Na prática, o aluno permanece no mínimo 7 horas na escola, e desenvolve atividades que foram divididas nos seguintes macrocampos: -Meio ambiente; -Cultura e artes; -Esporte e lazer; -Direitos humanos; -Cultura digital; -Prevenção e promoção da saúde; -Educomunicação; -Educação científica e econômica Educação Integral  O Programa Mais Educação tem por princípio maior, o conceito de Educação Integral: “Aristóteles já falava em educação integral. Marx preferia chamá -la de educação omnilateral. A educação integral, para Aristóteles, era a educação que desabrochava todas as potencialidades humanas. O ser humano é um ser de múltiplas dimensões que se desenvolvem ao longo de toda a vida. Educadores europeus como o suíço Eduard Claparède, mestre de Jean Piaget, e o francês Célestin Freinet, defendiam a necessidade de uma educação integral ao longo de toda a vida” ( Gadotti, 2008) A educação integral, consiste na tentativa de desenvolver o aluno em sua totalidade, reorganizando espaços, e conteúdos, e dividindo a tarefa da educação em um triângulo escola-pais-comunida de.

Transcript of Projeto Mais Educação

Projeto mais educaoAbigail SomavillaCriado durante o segundo mandato do presidente Luiz Incio Lula da Silva(PT), atravs da Portaria Interministerial n 17/ 2007 do Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE). uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao, e Diversidade (SECAD/MEC), em conjunto com a Secretaria de Educao Bsica (SEB/MEC) e as secretarias municipais e estaduais de educao. Sua operao feita atravs do Programa Dinheiro Direto na Escola, o PDDE(do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE), que consiste em uma ajuda financeira s escolas pblicas de educao bsica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal, e algumas escolas de educao especial sem fins lucrativos. Na prtica, o aluno permanece no mnimo 7 horas na escola, e desenvolve atividades que foram divididas nos seguintes macrocampos: -Meio ambiente;-Cultura e artes;-Esporte e lazer;-Direitos humanos;-Cultura digital;-Preveno e promoo da sade;-Educomunicao;-Educao cientfica e econmicaEducao IntegralO Programa Mais Educao tem por princpio maior, o conceito de Educao Integral: Aristteles j falava em educao integral. Marx preferia cham-la de educao omnilateral. A educao integral, para Aristteles, era a educao que desabrochava todas as potencialidades humanas. O ser humano um ser de mltiplas dimenses que se desenvolvem ao longo de toda a vida. Educadores europeus como o suo Eduard Claparde, mestre de Jean Piaget, e o francs Clestin Freinet, defendiam a necessidade de uma educao integral ao longo de toda a vida ( Gadotti, 2008)

A educao integral, consiste na tentativa de desenvolver o aluno em sua totalidade, reorganizando espaos, e contedos, e dividindo a tarefa da educao em um tringulo escola-pais-comunidade.Foi realizada um estudo pela Fundao Ita Cultural, o Fundo das Naes Unidas para a Infncia (Unicef), e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educao Cultura e Ao Comunitria (Cenpec), estudo este chamado de Tendncias para a Educao Integral, em que foram levantados alguns pontos considerados bsicos para este tipo de educao:-Estender a jornada escolar:O estudo prope uma jornada diria de no mnimo sete horas, para que as crianas se envolvam realmente na tarefa da aprendizagem, dado que o tempo escolar normal, muitas vezes no permite passar nem o contedo curricular proposto normalmente.-Coerncia entre turno e contraturno:No adianta apenas oferecer atividades para ocupar o tempo da criana, essas atividades devem estar interligadas com o contedo oferecido normalmente.-Ter um projeto pedaggico bem definido-Integrar espaos, saberes e agentes educadoresO espao da cidade pode auxiliar nas atividades escolares, , pois a educao integral considera a cidade como territrio educador.-Valorizar a diversidade cultural-Valorizar a famlia e a comunidadeO aluno hoje no quer apenas se ocupar com os contedos dados em sala, mas com outras reas, e apenas a escola no consegue conter essa demanda.-Fazer parcerias com a comunidade-Expandir a educao para outros setoresAfinal, quem disse que a educao deve ser apenas dentro da escola? Existe sim aprendizagem fora da sala de aula, pois no h mais sentido em passar todo o ano escolar dentro de uma sala de aula.

Vantagens da educao integral-Melhora do rendimento do aluno-Suprimento das necessidades extracurriculares do aluno-Tranquilidades aos pais-Aproveitamento do tempo ocioso-Formao de melhores cidados-Afastamento do risco social

Desvantagens da educao integralA educao integral, exige investimentos em infraestrutura, professores, materiais, etc, investimento este que deveria ser feito com o dinheiro do PDDE, que segundo algumas escolas que participam deste, nem sempre repassado s escolas, no se sabendo onde vai.A educao integral tambm pode ser vista com uma viso capitalista: o aluno, possuindo mais conhecimento, em diversas reas, se torna uma pea chave no mercado, o famoso trabalhador que sabe um pouco de tudo.Ou ainda, pelo seguinte ponto de vista: Segundo a lei nmero 12.796, publicada no Dirio da Unio, no dia 5 de abril de 2013, os pais so obrigados a matricular a criana na pr-escola, agora com 4 anos (a lei anterior definia a idade de 6 anos). Se essa criana for matriculada em uma escola de educao integral, ela passar no mnimo 7 horas dentro da escola. Com to pouco tempo de convivncia, ser que o papel de educar, que sem dvida alguma da famlia, no passa agora para a escola? A escola tem esse papel de educar? Ou tem o papel de ensinar?

Histrico[footnoteRef:1] [1: Tpico retirado do texto "Reflexes sobre a educao integral na perspectiva da escola unitria de Antonio Gramsci", de Sandra Valria Limonta Rosa -UFG ]

Segundo Cavaliere (2002), as primeiras tentativas de escolas com a perspectiva de educao integral, aconteceram no ano de 1950, com influncias das ideias de Ansio Teixeira e Fernando de Azevedo, com a criao do Centro Educacional Carneiro Ribeiro na Bahia, e de cinco escolas primrias na Bahia.Na dcada de 60, criado tambm no Rio de Janeiro o Projeto Educao de Crianas na Favela, com forte apelo higienista e assistencialista. Nos anos de 1980, tambm no Rio de Janeiro, a idia ser retomada com a criao dos Centros Integrados de Educao Pblica (Cieps), idealizados por Darcy Ribeiro e seguindo ainda a tradio do pensamento de Ansio Teixeira, segundo Coelho e Cavaliere (2003). Neste mesmo perodo, em So Paulo o governo estadual implementou o Programa de Formao Integral da Criana (Profic), com o objetivo de ampliar o tempo de permanncia das crianas mais pobres na escola e tomando por pressupostos epistemolgicos as idias de Paulo Freire.No mbito federal, entre 1991 e 1994 o governo Collor construiu diversos Centros de Educao Integral da Criana (Caic), cujos princpios pedaggicos retomam os ideais anisistas com pinceladas patriticas do movimento integralista, mas que no chegaram a ser totalmente implementados. Durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), sob a gide do movimento de globalizao econmica e cultural do capitalismo contemporneo e dos organismos internacionais, as grandes reformas educacionais que foram implementadas na educao brasileira reavivaram no nvel do discurso poltico e em projetos-piloto pontuais a educao integral e a escola de tempo integral como ideal a ser alcanado num perodo posterior urgente universalizao da Educao Bsica.

IntroduoEste trabalho visa definir o conceito de educao integral a partir do Programa Mais Educao, suas vantagens e desvantagens, seu histrico, a partir de textos (monografias, e textos oficiais) e dados buscados principalmente na internet.

ConclusoConcluo, dizendo que a educao, seja ela em tempo integral ou no, fundamental, sendo direito e dever de todos. No se educa apenas na escola, mas esse papel em primeiro lugar da famlia e depois da comunidade.