Projeto Redesign ACIC

12
ACIC ASSOCIAÇÃO CATARINENSE PARA INTEGRAÇÃO DO CEGO

description

Projeto do Re-design do website da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC)

Transcript of Projeto Redesign ACIC

Page 1: Projeto Redesign ACIC

ACICASSOCIAÇÃO CATARINENSE PARA

INTEGRAÇÃO DO CEGO

Page 2: Projeto Redesign ACIC

ACIC

Fundada em 18/6/77 na cidade de Florianópolis e é uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada e dirigida por cegos.

Promover ações que visem a inclusão social da pessoa portadora de deficiência visual

Localização SC 401

Page 3: Projeto Redesign ACIC

IHC e Usabilidade

Human Computer Interation, ou Interação Humano-Computador tem o foco primordial localizado em duas partes distintas do processo: a primeira no usuário e a segunda no sistema.

A ligação entre o usuário e o sistema é identificada como o meio de comunicação entre estes dois entes: a interface.

Uma nova categoria de avaliação ergonômica é criada, verificando a qualidade e o grau de satisfação destas interfaces: a Usabilidade.

Page 4: Projeto Redesign ACIC

Acessibilidade é definida como “...condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equ ipamen tos u rbanos , das edif icações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.” (Senado, 2007)

Acessibilidade

Page 5: Projeto Redesign ACIC

Requisitos para um design acessível

O Virtual Vision pode ser utilizado para ler informações presentes na Internet mas algumas regras devem ser consideradas para que os sites fiquem completamente acessíveis e nos padrões mais utilizados na Web.

Regras para criação de páginas acessíveis pelo Virtual Vision:

1. Evitar a utilização de frames nas páginas: os frames não são proibidos, porém dificultam demais a navegação dos Deficientes Visuais na Internet porque quando a página é carregada, o primeiro frame é focado e, ao navegar com a tecla TAB o foco nos links permanece circulando dentro do mesmo frame. Pressionando CTRL + TAB o usuário consegue passar para o próximo frame e continuar a navegação, contudo ele não tem como saber que há outros frames na página a não ser que você coloque um aviso no primeiro frame indicando que há outros frames na página e que pressionando CTRL + TAB o usuário pode navegar por eles.

2. Colocar um descrição para cada imagem no "ALT" das mesmas: o leitor de telas lê essa descrição. Isso ajuda a transmitir uma boa noção do conteúdo gráfico nas paginas.

3. Colocar um "link" em todas as imagens da pagina: o Windows só da foco através do TAB, em imagens que possuam "hyperlinks". Esse link pode apontar para a própria pagina. Ele só tem que estar presente na imagem para que o usuário consiga focá-la e, através da descrição colocada no "ALT", saber do que se trata.

Page 6: Projeto Redesign ACIC

4. Não utilizar o recurso "IMAGE MAP", ou seja, uma única imagem com um mapeamento para diversos links: o leitor de telas não consegue ler o ALT dos links de um "IMAGE MAP".

5. Evitar o uso de "applets java": os applets java não são proibidos porém, para serem acessíveis, precisam ser construídos de uma forma especial:

5.1. Precisam conter no canto superior esquerdo da janela do applet um aviso (este aviso pode ser invisível ao usuário comum) indicando que o usuário esta dentro do applet e dizendo o que este applet faz e como opera-lo.

5.2. Ao lado de cada campo do applet, colocar um label invisível com a descrição do campo.

Basicamente, estas são as cinco regras que permitem criar páginas totalmente acessíveis aos deficientes visuais.

Requisitos para um design acessível

Page 7: Projeto Redesign ACIC

Interface Atual

Page 8: Projeto Redesign ACIC

Primeira Proposta

Page 9: Projeto Redesign ACIC

Segunda Proposta

Page 10: Projeto Redesign ACIC

Proposta final

Page 11: Projeto Redesign ACIC

Código atual

<html>

<head><meta http-equiv="Content-Language" content="pt-br"><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=windows-1252"><meta name="GENERATOR" content="Namo WebEditor v5.0(Trial)"><meta name="ProgId" content="FrontPage.Editor.Document"><title>ACIC - Missão</title><meta name="author" content="123Net.com.br"></head>

<body text="#008000" link="#008000" vlink="#008000" alink="#008000" topmargin="0" leftmargin="0">

<table border="0" width="100%" background="images/banner_topo.jpg" height="100"> <tr>

<td width="100%" height="96">&nbsp; <p>&nbsp;</p> </td> </tr></table><table border="0" width="100%"> <tr> <td width="100%"><iframe src ='menu.html' width='800' height='26' frameborder='0' border='0' marginheight='0' marginwidth='0' scrolling='no' ></iframe></td>

</tr>

Page 12: Projeto Redesign ACIC

Código ideal

Usar CSS+HTML, ou seja, montar o site todo no código do CSS e depois estruturar o site por meio de DIV

@charset "utf-8";/* CSS Document */

body {font:12px "Trebuchet MS", "Myriad Pro";font-variant:normal;text-decoration:none;color:#000000;}

a{color:#000000; text-decoration:none;}a:hover{color:#FF0000;}

#site{width:1024px;height:768px;margin:0;float:left;position:relative;}

#topo{width:1024px;height:130px;margin:0;float:left;

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"><html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"><link href="estilo.css" rel="stylesheet" type="text/css" /><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />

<title>Untitled Document</title></head>

<body>

<div id="site">

<div id="topo"> <div class="marca"> </div> </div> </div>

</body>