Proposta de Método Para Remoção de Sólidos e

11
PROPOSTA DE MÉTODO PARA REMOÇÃO DE SÓLIDOS E ÓLEOS DE ÁGUA DE LAVA JATO DE PALMAS/TO Kelly Márcia Rodrigues de Moura Palmas Março 2015

description

apresentação da proposta de metodo para remoção de oleo e graxa para agua de reuso de lava jato

Transcript of Proposta de Método Para Remoção de Sólidos e

Page 1: Proposta de Método Para Remoção de Sólidos e

PROPOSTA DE MÉTODO PARA REMOÇÃO DE

SÓLIDOS E ÓLEOS DE ÁGUA DE LAVA JATO DE

PALMAS/TO

Kelly Márcia Rodrigues de MouraPalmas

Março 2015

Page 2: Proposta de Método Para Remoção de Sólidos e

INTRODUÇÃO

Frota nacional é de aproximadamente 86 milhões de veículos.

Classificação da água de reuso da ABES: Potável e não potável.

O reuso pode ter os seguintes fins: reuso não potável para fins agrícolas, reuso não potável para fins industriais, reuso não potável para fins recreacionais, reuso não potável para fins domésticos, reuso para manutenção de vazões, reuso em aquicultura, reuso para recarga de aquíferos subterrâneos

Page 3: Proposta de Método Para Remoção de Sólidos e

MATERIAIS E MÉTODOS

1. Caracterização da área de estudo

Palmas: Estimativa do IBGE para o ano de 2014 era de aproximadamente 265 mil habitantes.

Em 2013 segundo dados do IBGE a capital possuía 60.132 automóveis

Page 4: Proposta de Método Para Remoção de Sólidos e

MATERIAIS E MÉTODOS

2. Foram entrevistados 10 trabalhadores e/ou donos de lava jatos de pequeno/médio porte

3. Pesquisa bibliográfica para determinar a quantidade de água utilizada na lavagem de veículos(Cabral, 2009)

Carro: 77,08LMotos: 24,75 L

Caminhões: 325 L** Média de 10 carros lavados por dia

Page 5: Proposta de Método Para Remoção de Sólidos e

RESULTADOS Todos os estabelecimento utilizam poços

Apenas um não é ligado a rede de esgoto

O tratamento primário consiste em um tanque onde ocorrerá a separação da areia; a segunda caixa possui de capacidade e ocorre a sedimentação e de óleos e graxas e o terceiro tanque de capacidade para a sedimentação final

A sedimentação ocorre de maneira natural sem adição de coagulantes e floculadores. Esse procedimento separa apenas a areia e óleos e graxas, detergentes e outros produtos químicos não são retirados da água e são lançados posteriormente na rede de esgotamento doméstico ou em sumidouros.

Os produtos utilizados não sofrem modificações químicas no processo de lavagem, e permanecem no efluente em grande quantidade (MARTINS, 1998).

Nenhum faz reuso da água

Page 6: Proposta de Método Para Remoção de Sólidos e

RESULTADOS

Page 7: Proposta de Método Para Remoção de Sólidos e

MÉTODO PROPOSTO

Os estabelecimentos utilizam 770 L de água por dia

Este sistema é constituído : pré sedimentação, sedimentação e sedimentação final. Para aumentar a eficiência deste processo será necessário adicionar coagulantes para unir partículas em suspensão que irão sedimentar com maior facilidade.

Para a total remoção das partículas é adicionado um filtro de areia para remoção de pequenos sólidos que podem ter restado após a passagem destes tanques e será enviado para o reservatório.

Para diminuir a concentração de sais é necessário diluir a água do efluente, essa água pode ser água do poço ou água da chuva.

Page 8: Proposta de Método Para Remoção de Sólidos e

MÉTODO PROPOSTO

Page 9: Proposta de Método Para Remoção de Sólidos e

CONCLUSÃO

O reuso de água tem papel fundamental nessa preservação se for realizado de maneira adequada, para isso é necessário à contratação de profissional qualificado e ainda é uma excelente maneira de economia financeira, já que estudos revelam a economia de 70% da água (MORELLI, 2005).

Page 10: Proposta de Método Para Remoção de Sólidos e

REFERENCIAS CABRAL, F. B.; GUMIEL, F.; SANTOS, I.; JUSTINO, T.. Impactos socioambientais dos lava jatos da cidade de Palmas –Tocantins. Universidade Católica do Tocantins. Palmas 2009.  COSTA, M. J. C.; SOUSA, J. T.; LEITE, V. D.; LOPES, W. S.; SANTOS, K. D. Impactos socioambientais dos lava-jatos em uma cidade de médio porte. Revista Saúde e Ambiente / Health and Environment Journal, v. 8, n. 1, jun. 07. http://periodicos.univille.br/index.php/RSA/article/download/94/149 MORELLI, E.B. Reuso de água na lavagem de veículos. 2005 Tese (Mestrado em Engenharia) – Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo 2011 NACE. The corrosivity of recirculating car wash water. NACE Publication 3N275. Estados Unidos da América 1975  TEXEIRA, P.C.Emprego da filtração por ar dissolvido no tratamento de efluentes no tratamento de veículos visando a reciclagem da água. Universidade Estadual de Campinas . São Paulo 2003.

Page 11: Proposta de Método Para Remoção de Sólidos e

FIM