Proposta redacao1

4

Click here to load reader

Transcript of Proposta redacao1

Page 1: Proposta redacao1

1"A leitura engrandece a alma." Voltaire

TEMA: LEITURA E ESCRITA

Texto I O SER HUMANO E A PALAVRA

A palavra (está) como portadora de um constante dinamismo, e o ser humano, como agente, isto é, ele não apenas é influenciado pelo meio, como também age ativamente sobre o mesmo,

transformando-o (por meio da palavra).

[...] O ser humano seria considerado um intertexto, na medida que não existe isolada-mente, já que a sua vida se tece, entrecruza-se e interpenetra-se com a experiência do outro. Os enunciados de um falante estão, sempre e inevitavelmente, atravessados pelas palavras do outro: o discurso elaborado pelo falante constitui e se constitui também do discurso do outro que o atravessa, condicionando o discurso do"eu".[...]Em Bakhtin, o"sujeito" emerge na relação com o outro. É um sujeito dialógico e seu conhecimento é fundamentado no discurso que ele produz. O sujeito dialógico bakhtiniano é solidário das alteridades de seu discurso ao ser con-cebido em uma partição de vozes concorrentes, posto que a palavra do outro se transforma, dialogicamente, tendo um caráter criativo. Tal sujeito é incompleto, não está acabado, mas mantém uma busca eterna de completude que se apresenta como inconclusiva, de tal modo que se torna impossível uma formação individual sem alteridade, pois o outro delimita e constrói o espaço de atuação do sujeito no mundo. No entanto, o outro constitui o sujeito ideologicamente e proporciona-lhe o acabamento.

FONTE:<http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0104-12822010000300009&script=sci_arttext> Acesso em 20 de dezembro de 2011.

Texto II A LEITURA E O BINÔMIO FAMÍLIA-ESCOLA

Folheto destinado aos pais de estudantes em uma escola de Portugal:

Senhor(a) Encarregado(a) de Educação,

Vem aí o Natal! Na qualidade de professor(a) de Português venho ter consigo para, se mo permite,

lhe dar uma sugestão e lhe fazer um apelo: Quer que o seu filho desenvolva a sua sensibilidade, o seu gosto pela palavra e pelas

histórias? Que cresça por dentro com valores como a solidariedade, a justiça, o amor, a verdade? Que aumente o seu saber? Que não conheça a solidão? Se quer isto e muitas coisas mais, compre, neste Natal que se avizinha, um bom livro para o seu filho.

Page 2: Proposta redacao1

PRATIQUE REDAÇÃO Nº 1 2012

2 OSG 0171/12

Como diz Sophia de Mello Breyner, «o livro é uma festa!». Torne mais festivo o Natal do seu filho, oferecendo-lhe um bom livro que passará de mão em mão, de geração em geração, sempre mais valioso e mais amado.

Se quiser antecipar a sua prenda, pode comprar uma obra de Matilde Rosa Araújo – uma das nossas maiores escritoras de literatura infantil e juvenil – que virá à nossa Escola, no dia 10 de Dezembro. Ela, que sente e compreende as crianças como ninguém, não deixará de autografar o livro do seu filho – e ele terá, por isso, muito mais valor.

Se preferir surpreendê-lo mesmo na Festa de Natal, deixo-lhe uma lista de bons autores para o ajudar na sua escolha.

Colabore com o (a) professor(a) de Português! Ajude-nos a incentivar, no seu filho, o gosto pelos livros e pela leitura. E ele será, um dia, um adulto mais sábio, mais responsável, mais solidário e, de certeza, mais feliz.

Com os melhores cumprimentos,

O (a) professor(a) de Português

Disponível em: http://pagina-de-vida.blogspot.com/2007/05/leitura.html Acesso em 20 de dezembro de 2011.

Texto III

LEITURA: PONTE PARA A EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Fonte: http://www.diaadia.pr.gov.br. Acesso em 20 de dezembro de 2011. Texto IV

O AMOR PELA LEITURA

[...] Foi então que, finalmente se refazendo, disse firme e calma para a filha: “Você vai emprestar o livro agora mesmo”. E para mim: "E você fica com o livro por quanto tempo quiser." Entendem? Valia mais do que me dar o livro: "pelo tempo que eu quisesse" é tudo o que uma pessoa, grande ou pequena, pode ter a ousadia de querer.

Page 3: Proposta redacao1

PRATIQUE REDAÇÃO Nº 1 2012

3OSG 0171/12

Como contar o que se seguiu? Eu estava estonteada, e assim recebi o livro na mão. Acho que eu não disse nada. Peguei o livro. Não, não saí pulando como sempre. Saí andando bem devagar. Sei que segurava o livro grosso com as duas mãos, comprimindo-o contra o peito. Quanto tempo levei até chegar em casa, também pouco importa. Meu peito estava quente, meu coração pensativo.

Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter. Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clan-destina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia. Como demorei! Eu vivia no ar… Havia orgulho e pudor em mim. Eu era uma rainha delicada.

Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo.

Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante.

Fragmento do Conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lipector, disponível em http://pagina-de-vida.blogspot.com/2007/05/felicidade-clandestina-clarice.html

Acesso em 20 de dezembro de 2011.

Proposta 1 (ENEM)

Leitura e escrita não são processos estáticos. Fazem parte de um ciclo. O hábito de ler é cultivado na criança pelo contexto social onde esta está inserida, assim, em uma sociedade em que pouco se escreve e pouco se lê, poucos serão os frutos de e para um povo; ao contrário, em uma sociedade onde essas práticas estão arraigadas, o costume de ler e escrever desenvolve mentes aptas a transformar sua própria realidade, fomentando mais ambientes onde tais hábitos desenvolver-se-ão. Assim, em uma sociedade mais culta, mais espaços como bibliotecas, livrarias, escolas e universidades existem, produzindo pessoas críticas e conscientes de sua condição e aptas para transformá-la.

Posto isso, com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, em norma culta escrita da língua portuguesa, sobre o tema: O AJUSTE SOCIAL PROMOVIDO, NO INDIVÍDUO, PELO CICLO DA LEITURA E DA ESCRITA

Apresente experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

ATENÇÃO ALUNOS DO 3o ANO

A proposta 1 deste Pratique Redação deve ser feita para o TA1. O TA1 (análise e reanálise) deverá ser apresentado entre os dias 23 de janeiro e 18 de fevereiro, sendo

a análise de 23 de janeiro a 4 de fevereiro e a reanálise de 6 a 18 de fevereiro. O agendamento para a entrega do TA1 no Laboratório de Redação deve ser feito, na Internet, imedia-

tamente após a aula de divulgação dos temas. Essa recomendação é feita a fim de se evitarem “con-gestionamentos” e consequente falta de horários para o atendimento, pois aqueles alunos que não conseguirem fazer a correção de seu texto alegando que, na última semana, não há mais horários terão ZERO como nota nesta atividade.

Leve ao Laboratório de Redação o texto à caneta (preta), na folha oficial, pelo menos dez minutos antes do horário marcado.

Procure marcar a reanálise com o mesmo professor com quem fez a análise. O aluno deverá levar a análise quando for apresentar a reanálise. Lembrem-se: organização e comprometimento são essenciais ao sucesso nos estudos.

Page 4: Proposta redacao1

Proposta 2

Ede um pai qO conteúdo

Proposta 3

CDISSERTAT

Na avaliaçãa) clarezab) coesãoc) domín

(Serão ace29/09/2008

Aceitar-se-ádade cultur

2 (UECE)

Escreva uma CARTA cque se sentiu tocado o de sua missiva deve

LEITURA: A FRON

3 (ITA)

Considere a charge reTIVO defendendo um p

Fonte: <http://ler-pen

ão de sua redação, sea e consistência dos ao e coerência do textoio do português padr

eitos os dois Sistem8.)

á qualquer posicionamral e os valores human

“Estamos iniciando os

PRATIQUE R

4

como resposta ao Propositiva ou negativam

erá desenvolver um po

NTEIRA ENTRE O NEC

eproduzida abaixo, idponto de vista relaciona

nsar-e-escrever.blogspot.com/20

rão considerados: rgumentos em defesao; e rão.

mas Ortográficos e

mento ideológico do canos.

s procedimentos de pouso

REDAÇÃO Nº 1 2

ofessor do Texto II, cmente pelo conteúdo onto de vista sobre a

CESSÁRIO E O PRAZ

dentifique seu tema ado à questão em foco

011/04/leitores-em-breve-futuro.

a de um ponto de vist

m vigor, conforme

andidato, desde que s

o. Por favor, desliguem se

2012

OSG 0171/12

colocando-se no lugada carta apresentadaseguinte perspectiva:

ZEROSO

e elabore um TEXTOo.

.html> Acesso em: 20 dez. 2011

ta sobre o assunto;

Decreto 6.583, de

se respeitem a diversi

OAO.12112/Rev.: Na

eus livros.”

2

r . :

O

1.

e

-

ay