PROPÓSITOS DE DEUS PARA A FAMÍLIA FAMÍLIA NA · PDF fileComo tudo o que...

3

Click here to load reader

Transcript of PROPÓSITOS DE DEUS PARA A FAMÍLIA FAMÍLIA NA · PDF fileComo tudo o que...

Page 1: PROPÓSITOS DE DEUS PARA A FAMÍLIA FAMÍLIA NA · PDF fileComo tudo o que Deus criou é perfeito, o Jardim do Éden é o maior símbolo de um habitat de pura perfeição, tudo harmonicamente

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / 2013 - REVISTA CPAD

LIÇÕES BÍBLICAS - A FAMÍLIA CRISTÃ NO SÉCULO XXI

PROTEGENDO SEU LAR DOS ATAQUES DO INIMIGO

LIÇÃO 1 - FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS

A - MAPA DIDÁTICO DA AULA

PROPÓSITOS DE DEUS PARA A FAMÍLIA

EVITAR A SOLIDÃO BEM ESTAR SOCIAL

BEM ESTAR EMOCIONALA MULTIPLICAÇÃO DA

ESPÉCIE

FAMÍLIA NA ATUALIDADE

AMEAÇAS PARA DESINTEGRAÇÃO

ADULTÉRIO ABANDONO DOS FILHOS

B - LEITURA DA INTRODUÇÃO DA LIÇÃO - PÁGINA 5 DA REVISTA CPAD- MESTRE

I - A FAMÍLIA NO PLANO DIVINO

1. O PROPÓSITO DE DEUS PARA CRIAÇÃO DA FAMÍLIA

1.1. EVITAR A SOLIDÃO

Quando Deus criou o homem já tinha como propósito que ele não vivesse só e por isso mesmo criou uma companheira de modo a ter com ela uma comunhão e vida a dois (Gn 2:18-24; Sl 68:5-6; Sl 113:5-9; Ec 4:9-12).

1.2. BEM ESTAR SOCIAL

O homem pela sua própria natureza é um ser que necessita agregar-se para formar famílias, e a partir desta uma comunidade, e uma sociedade, vivendo relações interpessoais para presumidamente se organizarem, e viverem com o intuito de alcançar um bem estar social. (2 Co 6:14-18).

1.3. BEM ESTAR EMOCIONAL

Marido e mulher, pais e filhos vivendo harmonicamente de maneira equilibrada terão um bem estar emocional, pois, o homem é um ser social, biológico, psicológico e espiritual. Ao ter equilíbrio nestas quatro plataformas, o psicológico que representa o modo de vida emocional estará em bem estar. A família é um grande centro de apoio para proteção e segurança do ser humano (Sl 128:1-6)

1.4.MULTIPLICAÇÃO DA ESPÉCIE

Deus ao criar Adão e Eva estabeleceu através de um ordenança que se multiplicassem tendo muitos filhos mostrando o padrão familiar de pais (homem e mulher) e filhos para uma família, sendo este modelo único e aceitável diante do Senhor. Casamentos ou formação de pais com mesmo gênero não é o modelo preceituado pela Bíblia Sagrada (Gn 1:27-28)

2. A PRIMEIRA FAMÍLIA

A Constituição da primeira família no planeta terra foi gerada através da criação de Adão ( Gn2:4-7), depois criou Eva, sua mulher, a partir da costela de Adão (Gn 2:21-22). Como foram os primeiros seres humanos criados , foram também os únicos que não deixaram pai e mãe para se unirem como uma só pessoa (Gn 2:24). Tiveram muitos filhos, mais os três primeiros foram Caim, Abel e Sete ( Gn 4:1-2; Gn 5:1-3). Estas passagens bíblicas consagram o modelo único de família projetada por Deus.

3. JARDIN DO ÉDEN - LOCAL DE PROTEÇÃO E SUSTENTO

3.1. O AMBIENTE PERFEITO DO ÉDEN

Page 2: PROPÓSITOS DE DEUS PARA A FAMÍLIA FAMÍLIA NA · PDF fileComo tudo o que Deus criou é perfeito, o Jardim do Éden é o maior símbolo de um habitat de pura perfeição, tudo harmonicamente

Como tudo o que Deus criou é perfeito, o Jardim do Éden é o maior símbolo de um habitat de pura perfeição, tudo harmonicamente equilibrado, céu, terra, mar, vegetação, animais do campo, peixes do mar, aves do céu e inserido nele o homem. Lugar onde não havia medo, maldade no coração do homem. O Éden foi a perfeita casa que Deus preparou para o homem. (Gn 2:4-17).

3.2. O CUIDADO DE DEUS

O habitat edênico é o padrão ecológico que o homem deve realizar no cuidado com o planeta terra. Deus após criar todas as coisas ordena ao homem que cuide do seu lar. Deus na manifestação de seu infinito amor cuida muito bem de todos nós e também da sua criação. (Sl 40:17; Sl 74:12-17).

3.3.O TRABALHO NO ÉDEN

A ociosidade é um fator que leva o homem a sentir-se inútil, e por sua natureza, o homem precisa de atividade física para o corpo e também de exercício mental, e então, o Senhor, sabendo disto ordenou que o homem cuidasse do jardim para o exercício do corpo e da alma, para que se sentisse saudável. (Gn 2:15).

3.4. A PRESENÇA DE DEUS NO LAR

Um lar sem a presença de Deus é incompleto, porque é pela presença do Senhor que um lar se enche de paz e de alegria permanente independente das circunstâncias. No Jardim do Éden, Deus estava todas as tardes face a face com Adão e Eva conversando. Deus deseja ter um relacionamento íntimo com cada um de nós. (Sl 33:11-15)

II - A QUEDA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A FAMÍLIA

Adão e Eva antes do pecado da desobediência conheciam profundamente o Senhor, nosso Deus, recebiam pessoalmente as bênçãos de paz, alegria, segurança. felicidade das mãos de Yahweh, não experimentaram doenças, distúrbios emocionais ou físicos, não conheciam o medo, tinham no seu trabalho uma forma de satisfação, enfim viviam num paraíso.

Ao desobedecerem ao Senhor, maldições lhe foram impostas, sendo as mais pesadas a morte física e espiritual (perda da vida eterna), acompanhadas das nefastas consequências deste tresloucado gesto de desobediência, que foram:

- o conhecimento de que estavam nus dando encaminhamento para as relações sexuais ilícitas;

- o conhecimento do medo, um distúrbio de ordem emocional que origina as doenças nervosas;

- perderam a autoridade sobre a criação, que promove a devastação da natureza e a sua própria fragilidade diante de um inseto que através de uma picada pode matá-lo.

- o conhecimento da desarmonia experimentado quando após o erro da desobediência Adão e Eva culparam outrem para justificar seus próprios erros;

- a terra foi amaldiçoada, sua perfeição foi decaída, e ela começou a produzir ervas daninhas, espinhos que a posterior foram cravados no crânio de Nosso Senhor Jesus Cristo.(Gn 3:1-24)

III - A FAMÍLIA NO NOVO TESTAMENTO

1. JESUS E A FAMÍLIA

- Jesus, nosso Senhor e Salvador, veio a esse mundo por meio de uma família e tinha irmãos e irmãs (Mt 13:53-58)

- Gostava de viver em família. (Lc 10:38-42)

- Demonstrou muito cuidado com a família (Lc 7:11-16)

- Enfatizou o quarto mandamento como ordenança de proteção para a família.(Mt 15:1-9)

2. A FAMÍLIA NAS EPÍSTOLAS

Guardou o mesmo modelo da família do antigo testamento (1Co 5:1). Paulo lista uma série de fatores que ameaçam o equilíbrio da formação e existência da família que eram práticas comuns naquela época (Rm 1:24-32)

Page 3: PROPÓSITOS DE DEUS PARA A FAMÍLIA FAMÍLIA NA · PDF fileComo tudo o que Deus criou é perfeito, o Jardim do Éden é o maior símbolo de um habitat de pura perfeição, tudo harmonicamente

3. A MONOGAMIA DECLARADA

Em o Novo Testamento a monogamia é a regra doutrinária (1Co 7:1-2)

4. A PRESERVAÇÃO DA FAMÍLIA

A família é a célula "mater" da sociedade, sem família não existe sociedade estruturada e por consequência não existirá igreja. Mesmos nos casamentos mistos, o Apóstolo Paulo busca preservar a unidade e existência da família em amor e santidade. ( 1Co 7:12-14)

IV - A CONSTITUIÇÃO FAMILIAR AO LONGO DOS SÉCULOS

1. FAMÍLIA PATRIARCAL (At 7:9-10)

È o modelo familiar em que a figura do pai era um líder inconteste de uma comunidade familiar com grau de parentesco entre si. Em grande parte no Antigo Testamento, a família patriarcal era poligâmica por duas razões básicas:

- O grande número de homens alistados nos exércitos tombavam mortos nos campos de batalhas deixando viúvas e filhas desamparadas formando uma superpopulação de mulheres que se casavam ou se juntavam aos homens remanescentes em busca de proteção e sustento.

- Muitos reis faziam questão de ter muitas mulheres para ao terem muitos filhos, se houvesse usurpação de seu trono por outrem, com morte de seu herdeiro direto, então, teria muitos outros herdeiros que poderiam reivindicar o trono, mantendo assim a perpetuação de sua dinastia.

Vale salientar que este não era o modelo familiar que Deus estabelecera no Éden.

2. FAMÍLIA NUCLEAR (Gn 2:24)

É a família tradicional formada por pai, mãe e filhos, sendo este modelo, o padrão familiar desenhado por Deus e que deve ser seguido pelos homens como referencial familiar.

3. FAMÍLIA NA ATUALIDADE (2 Co 10:1-6)

É a instituição mais visada para os ataques satânicos, pois a sua desagregação, implica na destruição do homem no estado biológico, social, psicológico e espiritual, desvirtuando todo o propósito de Deus para a vida em família.

Sem família, não temos sociedade, sem sociedade saudável não temos igreja. Podemos mencionar claramente hoje dois fatores, dentre muitos, que desintegram uma unidade familiar, quais sejam: o Adultério e o abandono da criação moral e social dos filhos.

V -CONCLUSÃO

Nunca a família foi tão devastada pelas forças malignas como em nossos dias. Somente na presença do Senhor é que a família pode garantir vitória face aos grandes desafios da sociedade pós-modernidade. Temos que estabelecer a seguinte assertiva em nossa família: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor"