Prótese de joelho anatômica cimentada

20
Técnica Cirúrgica 28.30 - Prótese de Joelho Anatômica Cimentada AKS - ANATOMIC KNEE SYSTEM

description

 

Transcript of Prótese de joelho anatômica cimentada

Page 1: Prótese de joelho anatômica cimentada

Técnica Cirúrgica28.30 - Prótese de Joelho Anatômica Cimentada

AKS - ANATOMIC KNEE SYSTEM

Page 2: Prótese de joelho anatômica cimentada

2

28.30 - Técnica CirúrgicaPrótese de Joelho Cimentada

Prótese de Joelho Anatômica Cimentada

MateriaisLiga de Cr Co Mo ASTM F-75 ou ISO 5832-4Polietileno – UHMWPE ASTM F-648 ou ISO 5834-2

Indicações• Osteoartrite Primária do Joelho• Osteoartrite Pós – Traumática• Artrite Reumatóide• Necrose Avascular Asséptica Traumática e Não Traumática• Doenças Articulares Degenerativas do

Joelho com Comprometimento Pan – Articular

Códigos das Bandejas:Códigos das Bandejas:Códigos das Bandejas:Códigos das Bandejas:Códigos das Bandejas: CG.150, CG.151, CG.152.1 e CG.154

Page 3: Prótese de joelho anatômica cimentada

3

28.30 - Técnica CirúrgicaPrótese de Joelho Cimentada

BR.24

ME.20

FG.27.2

Furo inicialFaça o orifício central com a broca inicial BR.24 naregião intercondílea, com aproximadamente 10mmanterior ao ponto de inserção do ligamento cruzadoposterior.

Colocação do guia intramedularColoque o guia ME.20 no orifício até que o mesmoencoste na face distal do fêmur. Em seguida, apoie oguia na cortical anterior e nos côndilos posteriores. Façaa leitura do tamanho do fêmur. Se a marcação estiverentre dois tamanhos, escolha o tamanho menor.

Para obter a rotação externa de 3o, coloque o prego defixação FG.27.2 no furo apropriado, de acordo com olado afetado. Impacte o prego até que o mesmo façao orifício no osso.

Planejamento – Pré-OperatórioTrace no raio- X o eixo mecânico e o eixo no centro de fêmur. Com o template, determine o ângulo entre o centro dofêmur e o eixo mecânico. Em seguida, com o auxílio dos templates, determine o tamanho dos implantes a seremutilizados. Após definição dos implantes utilize os instrumentais correspondentes para fazer os respectivos cortes.

Via de acessoApós o acesso cirúrgico, de acordo com a preferência do cirurgião e do correto equilíbrio de partes moles quedeverão obedecer aos princípios estabelecidos na literatura, proceda da seguinte maneira:

Observação: A rotação externa não será obtida quandoos côndilos estiverem deformados

Page 4: Prótese de joelho anatômica cimentada

4

28.30 - Técnica CirúrgicaPrótese de Joelho Cimentada

GS.76.A/B

Alinhamento correto

Alinhamento incorreto

GS.76.A/B

GS.89GS.77

IP.60

Guia de alinhamentoO guia intramedular está disponível em 2 comprimentosde haste, sendo guia curto GS.76.B e o guia longoGS.76A, este último o mais indicado para um perfeitoalinhamento.

Coloque o guia GS.76.A/B no orifício, posicione o guiacom rotação externa 3o usando os furos previamentefeitos, coloque o prego FG.27.2 no rasgo do guia e nofuro. Impacte o guia com o impactor IP.60 até que omesmo encoste no côndilo, fixe-o com os respectivospregos.

Guia de corte anteriorMonte o apalpador GS.89 no guia de corte anteriorGS.77. Encaixe o guia de corte no guia de alinhamentoGS.76.A/B, até que o apalpador encoste na corticalanterior, fixe-o e faça o corte anterior.

Page 5: Prótese de joelho anatômica cimentada

5

28.30 - Técnica CirúrgicaPrótese de Joelho Cimentada

GS.76.A/B

GS.79

FG.27.2

GS.75.A/B

GS.79

GS.82

GS.76.A/B

Guia de corte distalMonte o guia de corte distal GS.79 no guia dealinhamento GS.76.A/B, deixando a indicação “D“(Direito) ou “E“ (Esquerdo) para cima de acordo com olado afetado.Encaixe o pino guia no furo do Guia de alinhamento, emseguida encaixe o prego FG.27.2 no ângulo ( 2o, 3o, 4o,5o, 6o, 7o, 8o, 9o, 10o e 11o ) determinado no pré-operatório.Fixe o guia com os respectivos pregos.

Alinhamento opcionalCom o pino guia encaixado no furo do guia dealinhamento, monte o guia GS.82 sobre o guia de cortedistal GS.79. Em seguida, encaixe a haste móvelGS.75.A/B no guia GS.82. O centro da haste devecoincidir com o centro da cabeça do fêmur. Dessa formao guia de corte GS.79 estará posicionado para fazer ocorte distal.Remova o guia de alinhamento GS.76.A/B com o auxiliodo extrator EX.16.

Page 6: Prótese de joelho anatômica cimentada

6

28.30 - Técnica CirúrgicaPrótese de Joelho Cimentada

RasgoProximal

GS.79

RasgoDistal

GS.78

ME.21

FG.27.2

Face distalpreviamentecortada

Corte distalFaça o corte distal do fêmur utilizando o rasgo distaldo guia GS.79. Este corte remove a mesma quantidadede osso que será preenchida com o componentefemoral definitivo. O rasgo proximal remove 3,5mm amais de osso que o rasgo distal. Este corte pode serusado caso exista contratura na flexão ou se o cirurgiãoprecisar ressecar mais osso devido a outros motivos.

Opcional – recorte distalO guia de recorte distal de fêmur GS.78, possibilita orecorte de 3 ou 5mm a mais de osso distal. Coloqueos pregos FG.27.2 nos respectivos orifícios de 3 ou5mm para recorte, apoie o guia na face anterior dofêmur e os pregos na face distal previamente cortada,fixe o guia com os pregos ou com os parafusos FG.27.3e faça o recorte através do rasgo apropriado.

Definição do tamanho docomponente femoral definitivoColoque o medidor ME.21, apoiado na face distal doFêmur previamente cortada, com as duas garrasapoiadas nos côndilos e o pino de apoio na faceanterior. Verifique o tamanho do componente femoral.Se a marcação estiver entre dois tamanhos, escolha otamanho menor.

Page 7: Prótese de joelho anatômica cimentada

7

28.30 - Técnica CirúrgicaPrótese de Joelho Cimentada

GS.81.Ref.

FG.27.3

GS.81.Ref.

GS.81.Ref.

1 2

3 4

FG.27.3

CH.75.B

Guia de corte posterior,chanfros e recorte anteriorSelecione o guia de corte final GS.81.3/4/5/6 de acordocom o determinado no procedimento anterior. Apoienas faces anterior e distal do fêmur e centralize-o médio– lateralmente. Fixe o guia pelos furos centrais comdois pregos FG.27.1.

Para uma melhor estabilização do guia, coloque osparafusos FG.27.3 nos orifícios laterais. Os parafusospodem ser colocados manualmente com o auxílio dachave CH.75.B, ou com o mandril FG.28 acoplado auma furadeira.

Para uma maior estabilidade do guia de corte duranteas ressecções, faça os cortes finais do fêmurobedecendo a seguinte sequência:1- Corte Posterior;2 - Chanfro Posterior;3 - Corte Anterior;4 - Chanfro Anterior.

Page 8: Prótese de joelho anatômica cimentada

8

28.30 - Técnica CirúrgicaPrótese de Joelho Cimentada

GS.80.Ref.

FG.27.3

Use o rasgo central do guia para fazer o corte da baseda tróclea. Utilize uma lâmina estreita e longa.

Use os rasgos da face anterior do guia para fazer ocorte da lateral da tróclea.

Corte central para prótese comestabilização posteriorSelecione o guia de corte central GS.80.3/4/5/6 deacordo com o tamanho estabelecido pelo guia anterior.Apoie o guia na face anterior e na face distal do fêmur,centralize usando como referencia o corte da trócleacom o centro do guia.Fixe o guia com o auxílio dos parafusos FG.27.3 oudos pregos FG.27.1 e FG.27.2. Faça o corte central,lateral / medial, e em seguida a base intercondilar.

Page 9: Prótese de joelho anatômica cimentada

9

28.30 - Técnica CirúrgicaPrótese de Joelho Cimentada

GS.83

GS.86

GS.88

FG.28

FG.27.3

Colocação e extração doparafuso de fixaçãoCOLOCAÇÃOCOLOCAÇÃOCOLOCAÇÃOCOLOCAÇÃOCOLOCAÇÃO – Encaixe o sextavado do parafusoFG.27.3 no sextavado do mandril FG.28 e rosqueie noosso até que o sextavado do mandril se desprenda dosextavado do parafuso.

EXTRAÇÃOEXTRAÇÃOEXTRAÇÃOEXTRAÇÃOEXTRAÇÃO – Empurre a capa até que o sextavadodo mandril encaixe no sextavado do parafuso. Gire omandril no sentido anti horário para retirar o parafuso.

Corte tibial proximalguia intramedularFaça o orifício na tíbia com a broca BR.21.B na posiçãoanterior a inserção do ligamento cruzado anterior ecentralizado na posição médio lateral.

Coloque a haste intramedular GS.83 no orifício da tíbia,até o ponto de diâmetro maior da haste. Monte aconecção GS.86 no guia de corte GS.88, em seguidamonte o conjunto do guia sobre a haste intramedular.Ajuste o guia na haste e encoste o guia de corte naface anterior da tíbia.

Page 10: Prótese de joelho anatômica cimentada

10

28.30 - Técnica CirúrgicaPrótese de Joelho Cimentada

GS.75.A

ME.19

Utilize a haste guia GS.75.A para verificar se o guia decorte tibial esta perpendicular ao eixo mecânico da tíbia.Se necessário, ajuste o ângulo guia até que fique per-pendicular.

Observe que o apalpador ME.19 possui duas abas,uma aba marcando 2mm que é utilizada para checar aprofundidade do platô tibial com defeito e fazer aressecção mínima, e uma aba marcando do 10mmque é utilizada para checar a medida do platô integroe fazer um corte anatômico.Encaixe a aba de 2mm no rasgo do guia de corte eapoie o apalpador no ponto mais profundo do platôtibial.

Page 11: Prótese de joelho anatômica cimentada

11

28.30 - Técnica CirúrgicaPrótese de Joelho Cimentada

EX.16

GS.83

GS.86GS.88

ME.19

FG.23.3

Fixe o guia de corte com os parafusos FG.23.3. Emseguida retire a haste intramedular GS.83 com o auxiliodo extrator EX.16 e o conector GS.86.

Faça o corte proximal da tíbia através do rasgo doguia.

Page 12: Prótese de joelho anatômica cimentada

12

28.30 - Técnica CirúrgicaPrótese de Joelho Cimentada

GS.87Corte tibial proximalguia extramedularO guia extramedular de corte tibial GS.87 permitevariação da espessura do corte do osso, após oalinhamento do mesmo. Alinhe o guia extrator tendocomo referência o eixo mecânico da tíbia.

Após o guia estar fixado na parte distal da tíbia. Oguia de corte tibial proximal pode ser ajustadomanualmente de acordo com a deformidade da tíbia.

Page 13: Prótese de joelho anatômica cimentada

13

28.30 - Técnica CirúrgicaPrótese de Joelho Cimentada

GS.87

ME.19

GR.90

Encaixe a aba de 2mm no rasgo do guia e apoie oapalpador ME.19 no ponto mais profundo do platô tibialpara fazer o corte mínimo, ou encaixe a aba de 10mmno rasgo do guia e apoie o apalpador no platô integropara fazer um corte anatômico. Fixe o guia de cortecom o auxilio dos parafusos FG.27.3.

Com o guia de ressecção GR.90, verifique a posiçãode corte na parte medial, lateral e posterior da tíbia.

Faça o corte proximal da tíbia através do rasgo doguia.

Page 14: Prótese de joelho anatômica cimentada

14

28.30 - Técnica CirúrgicaPrótese de Joelho Cimentada

GS.84

GS.85

TT.30.Ref.

CH.80

Opcional – recortedo platô tibialUtilize o guia de recorte paralelo 2mm GS.84 para cortarmais 2mm do platô tibial.

Utilize o guia de recorte angulado GS.85 para fazer orecorte em ângulo.

Preparaçãodo platô tibialSelecione o guia do platô tibial TT.30.3/4/5/6 de acordocom o tamanho dos guias utilizados no corte femoral.Monte o guia do platô no cabo dos guia CH.80, puxe opino guia do cabo e monte através da conexão em“V“.

Page 15: Prótese de joelho anatômica cimentada

15

28.30 - Técnica CirúrgicaPrótese de Joelho Cimentada

GS.75.A/B

TT.30.Ref.

GS.73

BR.21.A

Coloque o guia do platô tibial sobre a face cortada datíbia, o guia deve cobrir completamente o platô tibial.Utilize a barra de alinhamento GS.75.A/B para verificaro alinhamento de varo ou valgo. Fixe o guia com 02pregos pequenos FG.27.1.

Encaixe o guia de broca GS.73 nos dois pinos fixosexistentes sobre o guia do platô tibial.Faça o orifício central da tíbia com a broca BR.21.Aaté a marcação coincidir com a face do guia de brocaGS.73.

Page 16: Prótese de joelho anatômica cimentada

16

28.30 - Técnica CirúrgicaPrótese de Joelho Cimentada

CH.79

RP.14.A/B

Marcação

Encaixe o alargador RP 14.A/B no cabo do alargadorCH.79. O alargador pode ser montado somente pelafrente. Puxe o pino trava, engate e monte o conjunto.

Encaixe a base do impactor no guia do platô tibial eimpacte o alargador até a marcação coincidir com aface do cabo, em seguida retire o alargador.

Page 17: Prótese de joelho anatômica cimentada

17

28.30 - Técnica CirúrgicaPrótese de Joelho Cimentada

TT.30.Ref.

TT.26.Ref.Tíbia NãoBloqueada

TT.27.Ref.TíbiaBloqueada

TT.23.Ref.Fêmur NãoBloqueado

TT.24.Ref.FêmurBloqueado

TT.25.Ref.

IP.57.A

TT.30.Ref.

TT.26.Ref.Tíbia NãoBloqueada

TT.27.Ref.TíbiaBloqueada TT.23.Ref.

Fêmur NãoBloqueado

TT.24.Ref.FêmurBloqueado

Teste dos componentes – IMonte o componente femoral bloqueado de testeTT.24.3/4/5/6.D/E no fêmur e monte o teste docomponente tibial bloqueado de polietileno TT.27.34/56.10/12/14/17/20, ou então o componente femoral nãobloqueado de teste TT.23.3/4/5/6.D/E no fêmur e monteo teste do componente tibial não bloqueado depolietileno TT.26.34/56.10/12/14/17/20 e verifique ocorreto funcionamento do conjunto durante a flexo-extensão do joelho.

Teste dos componentes – IISelecione o teste do componente tibial metálico TT.25.3/4/5/6, rosqueie no impactor IP.57.A e impacte na tíbia.Para extrair o teste, rosqueie o cabo extrator IP.57.B efaça a extração com o extrator EX.16.

Teste dos componentes – IIIMonte o componente femoral bloqueado de testeTT.24.3/4/5/6.D/E no fêmur e monte o teste docomponente tibial bloqueado de polietileno TT.27.34/56.10/12/14/17/20, ou então o componente femoral nãobloqueado de teste TT.23.3/4/5/6.D/E fêmur e monte oteste do componente tibial não bloqueado de polietilenoTT.26.34/56.10/12/14/17/20 e verifique o corretofuncionamento do conjunto durante a flexo-extensãodo joelho.

Page 18: Prótese de joelho anatômica cimentada

18

28.30 - Técnica CirúrgicaPrótese de Joelho Cimentada

TT.29.Ref.

GS.75.B

GS.75.A

Verificação do alinhamento e testede altura

Verifique a altura e o alinhamento dos cortes com ojoelhoem flexão e extensão. Com o joelho fletido,encaixe o espaçador TT.29.10/12/14/17/20 entre assuperfícies ressecadas do fêmur e da tíbia. Em seguidacoloque a haste guia GS.75.A e verifique o alinha-mento. Remova o espaçador, e extenda o joelho, encaixeo espaçador e coloque as hastes guias GS.75.A/B everifique o alinhamento, onde a haste deve coincidircom o eixo mecânico. Se a altura dos espaçadoresnão estiver correta em flexão e extensão, remova ossoadicional ou faça a soltura de tecido mole, o quantonecessário.

Page 19: Prótese de joelho anatômica cimentada

19

28.30 - Técnica CirúrgicaPrótese de Joelho Cimentada

Corte e furação da patelaCom a pinça de corte da patela CH.77, fixe a mesmaapoiando no batente de 10mm.

Corte a superfície da articulação da patela.

Coloque o guia de broca GS.74 sobre a superfíciecortada, centralize o guia e faça o furo central com abroca BR.22. Utilize o componente patelar de testeTT.28.32/34/36 para fazer os testes.

Implantação do componentefemoral, tibial e patelarDepois de selecionar os implantes definitivos, verifiquese os tamanhos escolhidos 3 / 4 / 5 e 6, sãocompatíveis entre si, e que a altura do polietileno estejacorreta, em seguida verifique se as etiquetas coloridasda caixa estão com a cor coincidente.

CH.77

CH.77GS.74

BR.22

Page 20: Prótese de joelho anatômica cimentada

20

28.30 - Técnica CirúrgicaPrótese de Joelho Cimentada

CH.73

Para iniciar a montagem, coloque o componente tibialde polietileno definitivo sobre o componente tibialmetálico definitivo, no sentido do encaixe da chaveta,forçando com a mão. Encaixe a pinça de impacção depolietileno CH.73 no rebaixo do componente tibialmetálico definitivo, e em seguida trave a pinça noimplante através da aba inferior, e pressione o polietilenoaté encaixar.Certifique com a absoluta certeza o sucesso do encaixe.

Coloque o implante final na tíbia, fêmur e patela,seguindo as técnicas de cimentação convencional.

Rev.2006.06

Baumer S.A.Customer Service/Comercial: 55(11)3670.0000 • Fax: 55(11)3670.0053 • www.baumer.com.br • e-mail: [email protected]/Fábrica: Av. Pref. Antonio T. Leite,181 • Pq. da Empresa • 13.803-330 • Mogi Mirim • SP • Brasil • Tel: 55(19)3805.7655 • Fax: 55(19)3805.7551

E C REPGi. Bi. S.a.s. Di Bisegna TatianaVia di Villa Braschi, 101 - Tivoli - Roma - ItalyP. IVA 05513281005 - 39 0774 33 3997