Prova 1 - Estudos Socioeconômicos

2
1- a) A maioria de nós vê o mundo a partir de características familiares a nossas próprias vidas, mas para aprendermos a pensar sociologicamente devemos assumir uma visão mais ampla sobre o porque somos como somos e porque agimos como agimos, nos libertando da imediatidade das circunstâncias pessoais. Na música “Sou Classe Média” de Max Gonzaga, é mostrado exatamente o oposto do que foi afirmado por Giddens, ou seja, um individuo que não desenvolveu uma imaginação sociológica e que se prende a identidade do grupo a qual pertence (Classe Média). b) O individuo como unidade equivale a uma pessoa humana com suas características particulares. Grupo é uma associação de pessoas de um todo social que confere unidade e identidade ao conjunto de pessoas, ou seja, é algo mais do que somente uma coleção de indivíduos isolados. A parte (individuo) e o todo (grupo/sociedade), compõem juntos uma forma de relacionamento onde não existe um mais ou menos importante. 2- Socialização é o processo pelo qual as pessoas aprendem a sua cultura. Elas o fazem adotando e abandonando uma série de papeis e tornando-se conscientes de si próprias enquanto interagem com os outros. A interação social capacita indivíduos quando criança a começar a desenvolver uma auto-imagem ou sentido de self- um conjunto de atitudes e de ideias acerca de quem são como seres independentes. Ou seja, a socialização influencia na formação da personalidade humana (self) em um processo que se inicializa na infância e continua por toda a vida. 3- -Ritmo de mudança de rapidez extrema em condições de modernidade. -Emergência de estados-nação que estruturava a sociedade moderna. -O desenvolvimento do poder militar no contexto da industrialização de guerra. -Economia capitalista com a produção para mercados de escopo nacional e internacional, onde uma variedade indefinida de bens materiais e a força de trabalho humano são mercadorias. -Industrialização que impulsiona uma complexa divisão de trabalho, aproveitando a produção para necessidades humanas através da exploração da natureza.

description

sociologia

Transcript of Prova 1 - Estudos Socioeconômicos

1- a) A maioria de nós vê o mundo a partir de características familiares a nossas próprias vidas, mas para aprendermos a pensar sociologicamente devemos assumir uma visão mais ampla sobre o porque somos como somos e porque agimos como agimos, nos libertando da imediatidade das circunstâncias pessoais. Na música “Sou Classe Média” de Max Gonzaga, é mostrado exatamente o oposto do que foi afirmado por Giddens, ou seja, um individuo que não desenvolveu uma imaginação sociológica e que se prende a identidade do grupo a qual pertence (Classe Média).

b) O individuo como unidade equivale a uma pessoa humana com suas características particulares. Grupo é uma associação de pessoas de um todo social que confere unidade e identidade ao conjunto de pessoas, ou seja, é algo mais do que somente uma coleção de indivíduos isolados. A parte (individuo) e o todo (grupo/sociedade), compõem juntos uma forma de relacionamento onde não existe um mais ou menos importante.

2- Socialização é o processo pelo qual as pessoas aprendem a sua cultura. Elas o fazem adotando e abandonando uma série de papeis e tornando-se conscientes de si próprias enquanto interagem com os outros.A interação social capacita indivíduos quando criança a começar a desenvolver uma auto-imagem ou sentido de self- um conjunto de atitudes e de ideias acerca de quem são como seres independentes. Ou seja, a socialização influencia na formação da personalidade humana (self) em um processo que se inicializa na infância e continua por toda a vida.

3- -Ritmo de mudança de rapidez extrema em condições de modernidade. -Emergência de estados-nação que estruturava a sociedade moderna.-O desenvolvimento do poder militar no contexto da industrialização de guerra.-Economia capitalista com a produção para mercados de escopo nacional e internacional, onde uma variedade indefinida de bens materiais e a força de trabalho humano são mercadorias.-Industrialização que impulsiona uma complexa divisão de trabalho, aproveitando a produção para necessidades humanas através da exploração da natureza.-Controle racionalizado da informação expressa na tecnologia e na organização das atividades humanas.

4- Giddens diz que desencaixe é o “deslocamento” das relações sociais de contextos locais de interação e sua restruturação através de extensões indefinidas de tempo-espaço. Portanto nos mecanismos de desencaixe se retira a atividade social dos contextos localizados, reorganizando as relações sociais através de grandes distancias tempo-espaciais. Esses mecanismos envolvem confiança enquanto distinta crença baseada em conhecimento fraco.-Fichas simbólicas: Meios de intercâmbio que podem ser “circulados” sem ter em vista as características especificas dos indivíduos ou grupos que lidam com eles em qualquer conjuntura particular.- Sistemas peritos: Sistemas de excelência profissional que organizam grandes áreas dos ambientes materiais e social em que vivemos hoje.